TCC - Sistema de gerenciamento de eventos

34 respostas
L

Olá pessoal.

Bom, estou no 2° semestre do curso técnico de Informática, e já temos a disciplina de TCC.

Meu grupo decidiu desenvolver uma aplicação que gerencie eventos.

Seria basicamente gerenciar: Calendário com datas de eventos, Contatos, Reserva de eventos, Gestor Financeiro, Fornecedores.

O cliente fária a solicitação do evento a partir do site, e nele teria esse sistema para ele fazer o cadastro, então o sistema seria integrado com Web.

Em si, o sistema será teoricamente simples.

E ai surgiu a dúvida, qual linguagem seria suficiente pra esses requisitos.

Como é um sistema simple PHP poderia dar conta do trabalho, mais o resultado final saíra tão bom quanto se for feito em Java por exemplo?

PHP foi a primeira opção que o grupo sugeriu, apesar de eu ter sido o único a falar de Java xD

Grato, Lucas

34 Respostas

A

meu amigo um conselho, verifique os requisitos da sua faculdade a respeito do TCC

pq simple php poderá não ser usado devido a não se enquadrar no MVC.

L

Não é faculdade, é curso técnico ^^

O professor também comentou de ser em PHP, mas estou com um pé atrás

B

Qual linguagem o grupo domina melhor? Penso que se as duas tecnologias cumprem bem com o objetivo use aquela que vocês dominam melhor, pois TCC é correria e um problema atrás de outro.

L

Então, esse é um problema, estamos no primeiro mês do 2° semestre, e só agora começamos a mexer com linguagem de programação, e PHP e Java é só no 3° semestre, então o grupo em si não tem dominio de uma das linguagens, no máximo um conhecimento em VB e Delphi, exceto eu que estudo Java já à algum tempo

A

Então, esse é um problema, estamos no primeiro mês do 2° semestre, e só agora começamos a mexer com linguagem de programação, e PHP e Java é só no 3° semestre, então o grupo em si não tem dominio de uma das linguagens, no máximo um conhecimento em VB e Delphi, exceto eu que estudo Java já à algum tempo

Seu curso oferece qual linguagem para aprendizado? O ideal seria vocês optarem por essa linguagem, pois é provável que terão mais “suporte” por parte dos professores. Por exemplo, se seu curso oferece VB… vá de VB.

A

alanbrasil1984:
meu amigo um conselho, verifique os requisitos da sua faculdade a respeito do TCC

pq simple php poderá não ser usado devido a não se enquadrar no MVC.

Sinceramente, não entendi sua afirmação…

Porque o PHP não se enquadra no MVC ??? Estás dizendo que é impossível utilizar o MVC em PHP ???

Até onde sei, MVC é um padrão de camadas que é totalmente descoplado de LPs específicas, ou seja, qualquer linguagem pode aplicar ou se enquadrar no MVC.

Att.

L

Seu curso oferece qual linguagem para aprendizado? O ideal seria vocês optarem por essa linguagem, pois é provável que terão mais “suporte” por parte dos professores. Por exemplo, se seu curso oferece VB… vá de VB.

A grade conta com VB, Delphi, PHP, Java

B

Muito completa a grade do seu curso, qual a insituicao?

L

Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti

ou

ETEVAV

B

Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti

ou

ETEVAV

Cacilds!
Sou professor de JAVA em um curso técnico em Londrina, aqui focamos mais na linguagem, o foco empresarial é mais Java e .net. Estamos mudando a grade de nosso curso técnico e vou propor que avaliem a inclusão de uma terceira linguagem, como a sua escola, parabéns!

L

o PHP é visto junto com as ferramentas de Web e HTML, mas é bem forte também a parte de PHP. Java, Delphi e VB tem um módulo especifico dentro do semestre, sendo que VB são 2 módulos

A

wellington.nogueira:
Crie WebServices que possam prover isso para qualquer sistema escrito em qualquer linguagem (incluindo sistemas mobile).
E faça uma aplicação funcional que consuma esse WebService na linguagem que desejar ;)

Não acha que isso é um tantinho exagerado pra um curso técnico, não? Além do mais, mesmo que ele fizesse com web services, ou até SOA, ele teria quatro problemas, ao invés de um: em que linguagem fazer o cliente, em que linguagem fazer o servidor, como criar clientes de web services na linguagem cliente e como criar web services na linguagem do servidor.

[]'s

M

não vejo problema nenhum em fazer em php…

para mim php sofre um puta preconceito, em especial devido a quantidade de “sobrinhos” que usam essa linguagem até hoje… mas o que pode dar conta ou não são os programadores ou no máximo a plataforma dependendo de certos requisitos relativamente específicos, mas a linguagem não.

I

asaudate:
wellington.nogueira:
Crie WebServices que possam prover isso para qualquer sistema escrito em qualquer linguagem (incluindo sistemas mobile).
E faça uma aplicação funcional que consuma esse WebService na linguagem que desejar ;)

Não acha que isso é um tantinho exagerado pra um curso técnico, não? Além do mais, mesmo que ele fizesse com web services, ou até SOA, ele teria quatro problemas, ao invés de um: em que linguagem fazer o cliente, em que linguagem fazer o servidor, como criar clientes de web services na linguagem cliente e como criar web services na linguagem do servidor.

[]'s

Claro que não.
Hoje em dia é muito fácil fazer web services, principalmente em uma linguagem como PHP, que é uma ótima linguagem.
Vejo até criança brincando com android criando web service ( em PHP mesmo) pra ser utilizado pelo android.

A

Insisto. É um curso técnico, não tecnólogo. Ele dificilmente vai usar em celulares, ou redes sociais, ou qualquer coisa além. Concordo que é um tema bastante interessante de se ver, mas deixa o menino estudar isso numa coisa um pouco menos crítica. Sou completamente contra pessoas sabotando a si próprias :wink:

Ah, respondendo à pergunta do autor do tópico: se você tem dois módulos de VB e um dos outros, sugiro que vá de VB (porque, afinal, seus colegas também vão ter que implementar algo e você não vai querer, na última hora, ter que fazer a parte de alguém que não conseguiu fazer).

[]'s

L

Insisto. É um curso técnico, não tecnólogo. Ele dificilmente vai usar em celulares, ou redes sociais, ou qualquer coisa além. Concordo que é um tema bastante interessante de se ver, mas deixa o menino estudar isso numa coisa um pouco menos crítica. Sou completamente contra pessoas sabotando a si próprias :wink:

Ah, respondendo à pergunta do autor do tópico: se você tem dois módulos de VB e um dos outros, sugiro que vá de VB (porque, afinal, seus colegas também vão ter que implementar algo e você não vai querer, na última hora, ter que fazer a parte de alguém que não conseguiu fazer).

[]'s

Entendo, então o sistema seria em VB e a integração em Web feita pro PHP né?

M

[]'s

eu até concordaria, acho este argumento válido, sugeriria evitar essa linguagem, não por ela ser ou deixar de ser ruim (não quero entrar nestes méritos), mas por que tem bem menos mercado que as outras sugiro fazer em PHP ou java (a que vocês se sentirem mais a vontade), pro quê são linguagens que tem mais mercado, especialmente java, vai agregar mais ao curriculum de vocês nesse momento e vocês podem fazer para a web, que também tem mais mercado que sistema desktop. Mesmo java tendo mais mercado que PHP no momento ainda sugiro ver bem qual vocês se sentem mais a vontade, para concluírem o projeto, acho isso que o asaude falou um argumento forte mas VB não vai agregar tanto para o grupo… bom é só opinião.

A

[]'s

Entendo, então o sistema seria em VB e a integração em Web feita pro PHP né?

Putz… desculpa, deixei passar esse requisito.

Seguindo minha linha de raciocínio (e do maior_abandonado, também), seria mais interessante, então, adotar uma linguagem já web (Java ou PHP). Só insisto que você deveria usar o que for mais simples possível, e que tivesse também o maior interesse das pessoas do seu grupo. O que elas acham?

[]'s

A

wellington.nogueira:
asaudate:

[]'s

Eu entendi que ele não faz um curso de tecnólogo e compreendo seu ponto de vista , mas no meu ponto de vista, a pessoa deveria buscar desafios. Se a linguagem em si já for um desafio (e entendi que isso não seria necessariamente o desafio), blz, concordo plenamente contigo; seguir minha dica vai atrapalhar, caso contrário, por que não? ;)

Puxa vida, para pessoas que ainda estão aprendendo os fundamentos de programação, desenvolver tudo com web services seria um tremendo desafio, você não acha?

[]'s

I

mas existe mesmo tanta diferença assim entre um curso de graduação e um curso tecnico?

A

Sim. Fiz os dois, e a diferença é absurda: num curso técnico, você aprende a programar - basicamente, você pode sair se considerando um programador, no melhor estilo “não pensa, faz” (sabe programar, mas não conhece paradigmas, não tem a menor idéia do que que um programa faz “por baixo dos panos”, não tem a menor idéia de como funciona programação multi-thread, etc.). Já num curso de graduação (especialmente bacharelado) você passa a saber tudo isso, ou seja, evolui de programador para cientista da computação.

Basicamente falando: técnico - sabe como fazer. Graduado - sabe porque fazer.

[]'s

M

essa parte de web services me parece ser um grande “depende”.

pode envolver algumas coisas um pouco mais complexas, na parte de segurança por exemplo, mas pode ser feito apenas o “feijão com arroz”, alguns serviços bem simples sem nada demais. Em PHP não posso falar (por que não sei como é) mas em java usando axis 2 ou jax-ws é bem facil transformar uma classe com métodos “utilitários” em web services, a minha opinião sobre isso é que deveria ser feito todo o resto primeiro, que não dependa dessa comunicação, ai se o grupo achar que da tempo de terminar com web services, usa web services se der tempo alguma parte do sistema em outra linguagem fazendo alguma coisa, mostrando apenas a possibilidade, é uma coisa legal de apresentar em um curso técnico (e um conhecimento a mais no cv também), mas se não der faz sem mesmo que também não é problema nenhum. OPINIÃO

A

maior_abandonado:
essa parte de web services me parece ser um grande “depende”.

pode envolver algumas coisas um pouco mais complexas, na parte de segurança por exemplo, mas pode ser feito apenas o “feijão com arroz”, alguns serviços bem simples sem nada demais. Em PHP não posso falar (por que não sei como é) mas em java usando axis 2 ou jax-ws é bem facil transformar uma classe com métodos “utilitários” em web services, a minha opinião sobre isso é que deveria ser feito todo o resto primeiro, que não dependa dessa comunicação, ai se o grupo achar que da tempo de terminar com web services, usa web services se der tempo alguma parte do sistema em outra linguagem fazendo alguma coisa, mostrando apenas a possibilidade, é uma coisa legal de apresentar em um curso técnico (e um conhecimento a mais no cv também), mas se não der faz sem mesmo que também não é problema nenhum. OPINIÃO

Axis2 NÃÃÃÃÃÃÃO!! =D

L

[]'s

eu até concordaria, acho este argumento válido, sugeriria evitar essa linguagem, não por ela ser ou deixar de ser ruim (não quero entrar nestes méritos), mas por que tem bem menos mercado que as outras sugiro fazer em PHP ou java (a que vocês se sentirem mais a vontade), pro quê são linguagens que tem mais mercado, especialmente java, vai agregar mais ao curriculum de vocês nesse momento e vocês podem fazer para a web, que também tem mais mercado que sistema desktop. Mesmo java tendo mais mercado que PHP no momento ainda sugiro ver bem qual vocês se sentem mais a vontade, para concluírem o projeto, acho isso que o asaude falou um argumento forte mas VB não vai agregar tanto para o grupo… bom é só opinião.

Entendo, é que o resto do grupo ficou com um pé atrás da idéia de ser Java porque ouvem falar que Java é difícil…

A

[]'s

Entendo, é que o resto do grupo ficou com um pé atrás da idéia de ser Java porque ouvem falar que Java é difícil…

“Ouve falar” é complicado… quantos deles já não ouviram que computação é difícil e, mesmo assim, fazem o curso de informática?

Peça a eles uma avaliação da linguagem (o Google está aí pra isso!), e depois, decidam qual usar, oras.

[]'s

L

[]'s

“Ouve falar” é complicado… quantos deles já não ouviram que computação é difícil e, mesmo assim, fazem o curso de informática?

Peça a eles uma avaliação da linguagem (o Google está aí pra isso!), e depois, decidam qual usar, oras.

[]'s

Então, esse é o problema, já tentei convencer eles sobre Java e parece que não deu muito certo… Um dos professores também disse que faria em PHP, por ser mais rápido e fácil de aprender, já que tanto Java quanto PHP é no último semestre do curso

O

Olá pessoal!
Apenas divulgando pois tem tudo haver com esse tópico.

http://odatech.com.br/

Para quem estiver com dificuldades em seu TCC - Já sabem uma ideia mas não sabe como começar ou não sabem se estão utilizando os frameworks da maneira correta !

A

Editado a pedido do usuário. Em MP, o seguinte mandou a nota:

B

Para quem estiver com dificuldades em seu TCC - Já sabem uma ideia mas não sabe como começar ou não sabem se estão utilizando os frameworks da maneira correta ou ainda esta sem ideias e precisa de um trabalho pra ontem.

Vale a pena conversar.

tem cada uma …

W

E faça uma aplicação funcional que consuma esse WebService na linguagem que desejar :wink:

W

asaudate:
wellington.nogueira:

[]'s

Sinceramente, não acho não. Quanto ao problema da linguagem. Faça tudo na mesma linguagem :wink: . Ele terá que aprender a fazer o serviço e o consumidor do serviço.

W

Apenas complementando, minha sugestão por web services é o fato de ser algo que possa ser, posteriormente, consultado em celulares, em redes sociais, além, claro, do site principal.

W

asaudate:

[]'s

Eu entendi que ele não faz um curso de tecnólogo e compreendo seu ponto de vista , mas no meu ponto de vista, a pessoa deveria buscar desafios. Se a linguagem em si já for um desafio (e entendi que isso não seria necessariamente o desafio), blz, concordo plenamente contigo; seguir minha dica vai atrapalhar, caso contrário, por que não? :wink:

W

Puxa vida, para pessoas que ainda estão aprendendo os fundamentos de programação, desenvolver tudo com web services seria um tremendo desafio, você não acha?

[]'sPor isso que escrevi “Se a linguagem em si já for um desafio (e entendi que isso não seria necessariamente o desafio), blz, concordo plenamente contigo :slight_smile:

Criado 31 de agosto de 2011
Ultima resposta 2 de set. de 2011
Respostas 34
Participantes 10