Oi pessoal! Vocês sabem se o Java tem atuação no ramo da aeronáutica, meteorologia, radares, etc. Sempre tive curiosidade em relação a isso, mas não achei muita coisa a respeito. Obrigado!
Tecnologia aeronáutica com Java
12 Respostas
Sansalone, tem sim!
A INDRA na Espanha trabalha no ramo aeronáutica com java!!!
abraços
Sei que a marinha do RJ também usa.
E o robo que foi a marte também: http://javafree.uol.com.br/topic-2982-Marte-via-Java.html
Na minha opinião, se você tem pretensão de trabalhar com software científico ou para engenharia, a linguagem de programação, como sempre, será a menor das dificuldades. Nesse caso, mais do que conhecer bem uma linguagem de programação, o mais importante é conhecer cálculo numérico e álgebra linear numérica, de forma que você possa simular esses fenômenos no computador.
Legaw saber que Java é usado pela NASA, e rmendes08, a lógica é a parte mais importante e é aí que a coisa complica! rsrsrsr
Você pode usar qualquer linguagem para desenvolver qualquer tipo de software. Quando eu digo qualquer tipo de software digo me referindo o que um programa deve realmente fazer independente de toolkits de janela ou bibliotecas gráficas. Na nasa eles usam várias linguagens incluindo python(na maioria), ada e diversas outras.
esse artigo sobre ada é legal
Eu me lembro que um colega meu que trabalhou na Embraer disse que o código a ser usado dentro dos equipamentos de controle do avião (ou seja, aquelas coisas que não podem dar problemas de forma alguma, senão o avião cai) é em C, mas é gerado a partir de modelos matemáticos através de programas geradores de código.
Dessa forma, se o avião cair, é porque o modelo matemático foi mal-feito ou não foi devidamente testado, não por uma falha humana do programador.
A NASA é uma organização gigantesca com milhares de projetos nas mais variadas áreas da ciência, com certeza ela usa dezenas de outras linguagens em seus projetos, desde lisp e fortran até (insira qualquer linguagem mais recente aqui), o fato de usar java em algum deles não quer dizer muita coisa. No site do python tinha o mesmo marketing “A NASA usa python”. Puro marketing. Concordo com o rmendes08, se você se interessa em trabalhar com esse tipo de aplicação, deveria estar preocupado em dominar coisas como equações diferenciais parciais, cálculo, algebra, teoria de controle, processamento de sinais e etc…, a linguagem de programação pouco importa, contanto que se use a linguagem adequada para o tipo de aplicação. Mas provavelmente devem ter te falado que essas coisas não servem para nada… e que o legal mesmo é aprender java e seus 20000 frameworks para criação de cadastros. Desculpe se o post parece ofensivo, não foi essa a intenção.
Esses hardwares científicos utilizam portas não muito convencionais. O Java ou o C# é um bom começo, mas vai perceber futuramente que C e um pouco de Assembly são essenciais se for trabalhar com microcontroladores.
Hehe, não importa quantas linguagens surjam ou desapareçam, as de baixo nível vão sempre existir rsrsrs.
Eu vi uma reportagem, mas perdi o link, em que um cara fez um sistema de controle aéreo em java. Ficou muito daora!! vou ver se acho o link e posto aqui!
Entretanto, veja a ressalva que existia na API do Java na época da Sun (negrito por minha conta):
http://java.sun.com/j2se/1.4.2/j2re-1_4_2_02-license.html
Hoje a Oracle removeu esse aviso:
http://java.com/license
Entretanto, veja a ressalva na API do Java (negrito por minha conta):
http://java.sun.com/j2se/1.4.2/j2re-1_4_2_02-license.html
huahuahua…poder fazer você pode. Mas se o foguete cair a culpa não será da sun microsystems.
Normalmente eles usam essas linguagens em projetos que não são críticos. Por exemplo, o spirit usa java para comunicação e processamento de imagem(depois da aquisição que não é em tempo real). O hardware é todo microcontrolado com software em assembly ou c. Esse hardware precisa ser muito(mas muito) bem desenhado porque quando o robô entra no lado escuro de marte ele está “por conta própria”. São quase 12hs sem comunicação. É aí que os sistemas mais críticos entram em ação(IA, Visão, etc…).
A NASA usa ADA em muitos projetos porque foi um padrão do Departamento de Defesa Norte Americana. Também é bem eficiente.