Tecnologia aeronáutica com Java

12 respostas
S

Oi pessoal! Vocês sabem se o Java tem atuação no ramo da aeronáutica, meteorologia, radares, etc. Sempre tive curiosidade em relação a isso, mas não achei muita coisa a respeito. Obrigado!

12 Respostas

S

Sansalone, tem sim!

A INDRA na Espanha trabalha no ramo aeronáutica com java!!!

abraços

H

Sei que a marinha do RJ também usa.

E o robo que foi a marte também: http://javafree.uol.com.br/topic-2982-Marte-via-Java.html

R

Na minha opinião, se você tem pretensão de trabalhar com software científico ou para engenharia, a linguagem de programação, como sempre, será a menor das dificuldades. Nesse caso, mais do que conhecer bem uma linguagem de programação, o mais importante é conhecer cálculo numérico e álgebra linear numérica, de forma que você possa simular esses fenômenos no computador.

S

Legaw saber que Java é usado pela NASA, e rmendes08, a lógica é a parte mais importante e é aí que a coisa complica! rsrsrsr

J

Você pode usar qualquer linguagem para desenvolver qualquer tipo de software. Quando eu digo qualquer tipo de software digo me referindo o que um programa deve realmente fazer independente de toolkits de janela ou bibliotecas gráficas. Na nasa eles usam várias linguagens incluindo python(na maioria), ada e diversas outras.

esse artigo sobre ada é legal

E

Eu me lembro que um colega meu que trabalhou na Embraer disse que o código a ser usado dentro dos equipamentos de controle do avião (ou seja, aquelas coisas que não podem dar problemas de forma alguma, senão o avião cai) é em C, mas é gerado a partir de modelos matemáticos através de programas geradores de código.
Dessa forma, se o avião cair, é porque o modelo matemático foi mal-feito ou não foi devidamente testado, não por uma falha humana do programador.

C

A NASA é uma organização gigantesca com milhares de projetos nas mais variadas áreas da ciência, com certeza ela usa dezenas de outras linguagens em seus projetos, desde lisp e fortran até (insira qualquer linguagem mais recente aqui), o fato de usar java em algum deles não quer dizer muita coisa. No site do python tinha o mesmo marketing “A NASA usa python”. Puro marketing. Concordo com o rmendes08, se você se interessa em trabalhar com esse tipo de aplicação, deveria estar preocupado em dominar coisas como equações diferenciais parciais, cálculo, algebra, teoria de controle, processamento de sinais e etc…, a linguagem de programação pouco importa, contanto que se use a linguagem adequada para o tipo de aplicação. Mas provavelmente devem ter te falado que essas coisas não servem para nada… e que o legal mesmo é aprender java e seus 20000 frameworks para criação de cadastros. Desculpe se o post parece ofensivo, não foi essa a intenção.

L

Esses hardwares científicos utilizam portas não muito convencionais. O Java ou o C# é um bom começo, mas vai perceber futuramente que C e um pouco de Assembly são essenciais se for trabalhar com microcontroladores.

S

Hehe, não importa quantas linguagens surjam ou desapareçam, as de baixo nível vão sempre existir rsrsrs.

S

Eu vi uma reportagem, mas perdi o link, em que um cara fez um sistema de controle aéreo em java. Ficou muito daora!! vou ver se acho o link e posto aqui!

V

Entretanto, veja a ressalva que existia na API do Java na época da Sun (negrito por minha conta):

http://java.sun.com/j2se/1.4.2/j2re-1_4_2_02-license.html

Hoje a Oracle removeu esse aviso:
http://java.com/license

J

Entretanto, veja a ressalva na API do Java (negrito por minha conta):

http://java.sun.com/j2se/1.4.2/j2re-1_4_2_02-license.html

huahuahua…poder fazer você pode. Mas se o foguete cair a culpa não será da sun microsystems.

Normalmente eles usam essas linguagens em projetos que não são críticos. Por exemplo, o spirit usa java para comunicação e processamento de imagem(depois da aquisição que não é em tempo real). O hardware é todo microcontrolado com software em assembly ou c. Esse hardware precisa ser muito(mas muito) bem desenhado porque quando o robô entra no lado escuro de marte ele está “por conta própria”. São quase 12hs sem comunicação. É aí que os sistemas mais críticos entram em ação(IA, Visão, etc…).

A NASA usa ADA em muitos projetos porque foi um padrão do Departamento de Defesa Norte Americana. Também é bem eficiente.

Criado 30 de julho de 2012
Ultima resposta 2 de ago. de 2012
Respostas 12
Participantes 9