Tecnologia JINI - Alguém já usou?

6 respostas
A

Olá a todos!

Estou lendo o livro Use a cabeça! Java e me deparei com uma história em que diversos tipos de aparelhos se inter-comunicam utilizando java (ex, relógio com cafeteira, cafateira com torradeira, relógio com colar do cachorro). No final da história diz que isso é possível através da arquitetura substituta JINI.

Queria saber do pessoal se alguém ai já mexeu com isso, quais foram suas experiências, o que implementou e suas dificuldades.

Abraço!

6 Respostas

R

Estou meio perdido… é JNI ou JINI.

Se for JNI eu ja usei mas nunca para celular, agora JINI eu não sei, tem algum material ai pra conferir?

Abraços.
Ricoldi

S

ricoldi:
Estou meio perdido… é JNI ou JINI.

Se for JNI eu ja usei mas nunca para celular, agora JINI eu não sei, tem algum material ai pra conferir?

É Jini ( não JINI nem JNI). É uma tecnologia semelhante a webservices mas usando RMI.
Para ME só alguns perfis suportam isso já que é necessário reflection e criação de proxies.
Na prática é muitíssimo pouco usado, se for.

F

Eu já usei!
Muuuuuuuito tempo atrás, quando era bolsista na faculdade, lá por 2000.
Como era ‘guri novo’… verde ainda em java, não posso te ajudar muito.
Mas o que posso falar é não emplacou… se vai emplacar um dia… hmmm… não acredito.

A

Eu já to ouvindo falar sobre JAVA a mais de 4 anos ( universidade e amigos) e nunca tinha ouvido ninguém falar de Jini (pelo menos não me lembro). O que achei mais engraçado é que o Jini se propõe a fazer a função que o JAVA foi criado, que é interagir com aparelhos domésticos ou de pequeno porte e logo nisso que ao meu ver é mais interessante do que WEB, ele não emplacou. Será que é pelo grau de complexidade em seu desenvolvimento ou por algum outro motivo?

F

Pq um belo dia imaginaram que seria util que uma torradeira se comunica-se com uma geladeira. Mas a real necessidade disso até hj não apareceu, quem sabe um dia né?
Até quando inventaram o java queriam enfiar numa TV, ou focar em applets por exemplo, mas depois se tocaram que tinha um caminho ‘enterpise’ bem mais forte, por isso q emplacou.

Soluções que são criadas por necessidade tem bem mais chance de dar certo do que as soluções que são criadas pq um loco imagina alguma coisa. Como exemplo tem o Rails, o DHH tinha nas mãos um pepinão, um sisteminha pra fazer e a melhor coisa que ele tinha era PHP!

A

Eu acho que não apareceu ainda porque ninguém explorou essa fatia do mercado. Já imaginou como seria interessante a geladeira informar a torradeira que pode começar a torrar os pães por que os filhos do dono da casa tão chegando da escola e gostam de comer torradas feitas na hora? Ou então a geladeira e o frizzer identificam que mesmo sendo em época de verão a temperatura do dia não está tão quente e elas automaticamente se comunicam, mudam a temperatura e mandam uma mensagem de SMS para o dono informando que a temperatura foi alterada para economizar energia. OU até então um fogão que identifica que está escapando gás e não tem nenhuma boca acesa e manda um SMS para o dono informando isso. Ou quem sabe um carro que ao perceber que existe uma pessoa dentro dele por mais de 10 min, abre a janela e evita que morra como alguns casos que já ocorreram (esse eu acho que nem precisa ser com Jini). Por ultimo, um relógio de quarto ou celular se comunicando com o ar condicionado da casa e aquecedor de banheiro informando o ar condicionado que Pedrinho vai se acordar em 1h e ele pode ir ligando no quente e o aquecedor pode ligar 50 min após o ar pq a temperatura da casa gira em torno de 6ºC e o Pedrinho sofre de asma e precisa de um ambiente quente e agradável quando se acordar.

Creio que basta pensar e imaginar um pouco e se vê muitas opções úteis para o uso do Jini.

Criado 14 de janeiro de 2010
Ultima resposta 14 de jan. de 2010
Respostas 6
Participantes 4