Tema para tcc

8 respostas
R

Olá. Estou indo para o terceiro semestre de um curso tecnico voltado para area de programação. Porém não tenho idéia para fazer de tcc. A principio o desafio é fazer em uma linguagem que não aprendemos no curso. O meu curso ensino java. Alguém tem uma ideia que possa me ajudar?

8 Respostas

A

Sugestão:

1 - Procure fazer numa linguagem que você tenha afinidade, pois assim vai ter mais tempo pra focar na finalidade do sistema, caso contrario vai perder muito tempo procurando entender da ferramenta e vai faltar tempo pra construir as funcionalidades.

2 - Olhe em volta, perceba algum problema que você vivencie e seja possível você realizar a construção de uma solução.

M

Q doido, nunca vi técnico com tcc, mas pelo que descreveu, e pelo fato de ser um técnico acredito que por exemplo um sistema de frente de caixa web seria o bastante, nesse caso recomendaria a vc dar uma olhada em PHP, e um framework que facilitará muito seu trabalho, eu utilizaria Laravel, mais ai tem vários.

Se quiser ir mais a fundo, um app seria legal, da uma olhada em Ionic se já teve html, css e javascript, em uma tarde vc aprende a fazer apps, ao menos apps básicos.

Agora se vc quiser fazer algo pra garantir um 10, e ainda impressionar os professores, va de progressive web apps, este é o assunto do momento, vi uma banca de TCC de Ciência da Computação, ao menos metade dos TCCs envolvem PWA, e apesar do nome poder dar a impressão de ser algo meio complexo, não é nada de mais.

L

Fico imaginando a qualidade de um curso de Ciência da Computação onde os alunos tiram nota boa num TCC fazendo app web/mobile.

M

Envolver não é apenas o fazer, leia, interprete, depois disserte!

E é uma federal muito bem conceituada por sinal.

J

Seria aceitável para o curso de Sistemas de Informações, mas concordo que é bem estranho pra um curso de Ciência da Computação.

J

Conhece alguém que precise de algum tipo de sistema ou módulo? Fazer algo para uso real vai te dar mais credibilidade.

Dependendo do prazo, fazer em linguagem que não conheça é furada. Importante é a solução final.

M

Mas o que vcs acham que é Ciência da Computação? Uma das áreas dentro da Ciência da Computação é o desenvolvimento de sistemas, e principalmente o estudo de novas tecnologias a serem aplicadas ao desenvolvimento.

O estudo da aplicação de Progressive Web Apps em substituição a métodos tradicionais de desenvolvimento ou plataformas já aplicadas, metodologias e engenharias a serem aplicadas nestas, análises de ganhos e prejuízos está totalmente de acordo com a ementa do curso.

Não sei que fundamentação vcs tem por trás de seus comentários, mas se pesquisarem TCCs e pesquisas na área da ciência da computação, sejam de universidades brasileiras ou internacionais, verão que 90% é voltado ao desenvolvimento e tecnologias envoltas neste processo.

Pois se repararem no meu comentário:

ao menos metade dos TCCs envolvem PWA

Nunca disse que os TCCs eram o desenvolvimento de um PWA e sim que envolviam PWA, muito menos que estes teriam boas notas

E sim recomendo a ele, em um TCC de nível técnico, em um curso voltado a desenvolvimento, o desenvolvimento de um PWA tiraria uma ótima nota

Agora se vc quiser fazer algo pra garantir um 10, e ainda impressionar os professores, va de progressive web apps, este é o assunto do momento

E após a frase defendo a minha posição de ser o assunto do memento em meios acadêmicos

vi uma banca de TCC de Ciência da Computação, ao menos metade dos TCCs envolvem PWA, e apesar do nome poder dar a impressão de ser algo meio complexo, não é nada de mais.

E por isso que volto a reforçar

Envolver não é apenas o fazer, leia, interprete, depois disserte!

L

Ciência da Computação não é realmente ciência e depende tanto de computadores quanto Física depende de aceleradores de partículas. É um péssimo nome. (Essa frase fica melhor em inglês, porque o nome da parada é “Computer Science”)

É muito mais sobre a organização da razão e descrição formal de procedimentos. É muito mais sobre filosofia do que parece :slight_smile: Você está pensando em Ciência da Computação como Sistemas de Informação, e eu não te culpo. A maioria das faculdades aqui do Brasil trata CC como SI, por falta de capacidade, tanto de professores como de alunos. É muito difícil puxar uma turma lenta pra conteúdos avançados. O índice de reprovação nesses cursos já são altíssimos, imagina se pegasse pra valer mesmo.

Eu passei 1 ano na UC Berkeley e te garanto que a pesquisa lá é muito mais voltada pra assuntos mais teóricos do que desenvolvimento WEB, como machine learning, compiladores, data science, etc. Isso nem é abordado na grade oficial, só em eletivas (que nem contam pra tirar o grau de bacharel, você só faz se quiser).

Web Dev é algo muito trivial do ponto de vista da computação. É só uma consequência. Eu sei que existe todo um estudo a respeito de usabilidade, design, etc., mas isso tá muito mais ligado a SI do que CC. O conteúdo de CC é bem mais teórico e fundamental.

Se o cara quer programar um aplicativo pro TCC como uma extensão do trabalho dele, ótimo. Minha encrenca é com quem usa um aplicativo que faz um CRUD como principal do trabalho. Isso me dá vergonha alheia, por isso comentei. Eu pago imposto e posso me indignar com quem faz isso em universidade pública ¯\_(ツ)_/¯

E sobre o OP, é um curso técnico e nada disso importa hehe

Criado 20 de novembro de 2017
Ultima resposta 20 de nov. de 2017
Respostas 8
Participantes 5