Tower Defense Game (Java2D game)

172 respostas
M

How to play em: http://markyameba.wordpress.com/2010/10/16/tdgame-how-to-play/

Código fonte no git (v.28/12/2010)

Link para jogar via JWS no Ponto V! : http://www.pontov.com.br/files/java/mark/tdgame.html (Valeu ViniGodoy) Versão 28/12/2010

Com o tempo vou desenvolvendo esse projeto.

Changelog 28/12/2010
Game Over finalmente implementado, modifiquei a alteração que o jean.zunino fez e coloquei como uma imagem no jogo invés de um JOptionPane.
Creeps quando morrem mostram quanto gold ela rendeu (um +<gp> que sobe em cima delas), implementado com a API de particulas do JGF (Ty! ViniGodoy)

Changelog 01/10/2010
Menu de Build & Upgrade totalmente refeito.
Corrigido Bug do sell.
Corrigido Bug que fazia com que após vender as torres as creeps continuavam desviando do espaço vazio.
Mudei a forma que desenha o mapa para deixar o mapa mais rapido.

Changelog 16/09/2010
Arrumado a lentidão, ficou umas 20 vezes mais rapido, era um erro meio estupido que deixei sem querer depois que mudei como desenhava o mapa de background.
Só vou terminar outra coisa e depois posto a nova versão junto com o codigo.
Atualizado no Ponto V! : http://www.pontov.com.br/files/java/mark/tdgame.html (Valeu ViniGodoy)

Changelog. 19/02/2010
Possivel jogar via JWS http://www.pontov.com.br/files/java/mark/tdgame.html (Valeu ViniGodoy)
Bug corrigido do sell.
Arquivos graficos reduzidos (Cabe no download do GUJ denovo).
Novo balanceamento.
Pasta resource agora fica dentro do jar (desnecessario dezipar e executar).

Changelog. 09/02/2010
Código fonte junto com arquivo zipado.
Sell funciona.
Pequenos balanceamentos.

Changelog. 05/02/2010
Creeps não andam mais para as diagonais.
Nao é necessario mais apertar ESC para poder selecionar as torres do mapa. Mas ele ainda funciona para tirar a seleção do panel para construção.
Efeito “highlight” na torre selecionada.
Ajuste do area de visao das torres pois estava alguns pixels deslocado.
Creeps agora com animação.
Ice tower: Splash effect, 0 damage.
Slow creeps: life bar em azul para indicar que esta slow.
Fire tower: Splash damage, no effect.
Balanceamento no preço/damage/radius/fire rate das torres.

Changelog. 04/02/2010
Update nos graficos.
Novo desenho para as paredes do mapa.
Adição de “Boss” levels.
Levels na ScrollBar com numero em vermelho são Boss levels.
30 Levels.
Balanceamento dos parametros.

Changelog. 02/02/2010
Torres de buffs.
Creep imune.
Um LevelScrollBar
E um background.

Tudo para deixar com cara de jogo mesmo. E tudo ao paint-style!

Changelog. 01/02/2010
Sistema de upgrade.
As torres não ficam com sua area de visao desenhadas todo tempo (Aquilo enchia o saco)
Efeito High-light da torre selecionada para construção (cancelar com ESC para poder selecionar as torres no mapa para upgrade)
Sistema de path refeito acredito que agora não tem mais lag.

Por favor me digam se acharem bugs ou coisas esquesitas que nao deviam acontecer.

172 Respostas

M

Código fonte, baixar pelo github!

E

parabéns! excelente iniciativa!

e pelo que vi, toda a lógica base esta implementada e funcionando bem.

só a questão de copiar a pasta para o C:\ é q é chato, e em unix/linux comé?

por q q não lê a partir da pasta em que o jar esta sendo executado? ou coloca a pasta dentro do jar?

mas parabéns, esta ai um trabalho bacano que serve de base para muitas melhorias.

e vai ser opensource? :stuck_out_tongue:

M

eduveks:
parabéns! excelente iniciativa!

e pelo que vi, toda a lógica base esta implementada e funcionando bem.

Por partes está… mas ainda falta implementar o upgrade para torres e varias coisas…

Eu tava lendo a partir da pasta mas tava dando erro e eu pretendo arrumar em breve… sei que não é dificil.

Valeu!

eduveks:

e vai ser opensource? :P

Em breve, depois de eu fazer mais algumas coisas basicas e tirar algumas redundancias do código, vou liberar e colocar no site do ViniGodoy como exemplo de jogos em java 2D.

Mas meu projeto não se resume ao TD(Que será open-source) mas o resto é surpresa. XD
Daqui um tempo lanço outra versão beta.

E

Good news!

É louvável ter o intuito de distribuir como open source! Parabéns por isto também e já agora muchas gracias.

Se desse para jogar isto em rede era legal, imagina um que fica com a tarefa de defesa, e outro de ataque, e o que ataca poder mandar destruir defesas por exemplo, upgrades dos dois lados, e um esquema para ir ganhando pontos de ambos os lados, ou de recolha de recursos.

E baseado nisto até podia envolver mais de 2 jogadores, se fossem 4 por exemplo dois defendia e dois atacava.

Ou ainda, como já tem uma lógica de defesa e ataque, se combinasse isto nas opções de um jogador, poderia atacar e defender ao mesmo tempo com uma fonte de recursos, e ai ficava um jogo de estratégia espetacular em 2D! :stuck_out_tongue:

E também poderia poderia fazer um modo capture the flag, e por ai vai :stuck_out_tongue:

Claro que o âmbito do projeto não é este, e não sei quais são as tuas idéias, mas vejo muitas hipóteses para diversificar esta idéia inicial. Acho que isto tem potencial, e se for expandir o projeto mesmo como open source sou bem capaz de ficar mais interessado ainda e colaborar com o projeto :stuck_out_tongue:

Sempre quis me envolver com jogos, mas a minha vida profissional vai mais pro lado de servidores, serviços e web… tenho alguns projetos de servidores/clientes para TCP, no caso teria que ser UDP, mas nada de outro mundo!

Força nisto, e espero mesmo que chegue longo e não desanime! :wink:

M

HAUHAU… é mais ou menos essa a ideia… ser multplayer mas é a partir dai que nao vai ser open-source… mas quem tiver no projeto pode ajudar…

Mas o que penso é diferente envolve dois jogadores jogando contra o outro onde ele defende seu lado e envia creeps pro outro lado.

Voce estragou metade da surpresa =/

Mas depois conversamos sobre isso preciso sair. Flw.

Z

Parabéns, ficou legal o jogo

Vou ficar esperando a próxima versão

H

Hmm muito interessante, vou baixar e ver!

Inspirado nos maps do Warcraft? :smiley:

_

Mark_Ameba:
Olá… vim aqui compartilhar minha ultima falta de tempo ^^

É um jogo simples crie torres para matar as creeps que andam de um lado para o outro da tela.

Na versão que está não existe upgrade nas torres, nenhum modo de jogo nenhum monstro mais forte nem nada.
Apenas abram criem torres e matem ^^

PS: Para executar descompactar na pasta C:(Necessariamente nessa pasta pois o jogo procura um arquivo em C:/resource/ que já vem no arquivo zipado) e executar o TDGame.jar.

Cool! Só falta criar um DOTA agora :lol:

U

Mark_Ameba:

É um jogo simples crie torres para matar as creeps que andam de um lado para o outro da tela.

Na versão que está não existe upgrade nas torres, nenhum modo de jogo nenhum monstro mais forte nem nada.

PS: Para executar descompactar na pasta C:(Necessariamente nessa pasta pois o jogo procura um arquivo em C:/resource/ que já vem no arquivo zipado) e executar o TDGame.jar.

Po legal ja to jogando aki!!
Parabens!!
daki uns dias e o meu ta ae!!
so uma pergunta tem final?
vlw
abs

U

tem sim Zerei!!rsrsrs acabou
6480 de gold!!
vlw

M

E nós, Linux users? :shock:

M

Pode deixar vou colocar aqui quando eu tiver uma proxima versao.

AHuAHuA… sim… mais com o Line TD Wars e o TTD.
Mas eu tinha tirado a idéia de alguns jogos TD que eu joguei em flash mesmo.

Oha… eu jogo ein.

Tem final não… as creeps nem somem quando chegam do outro lado.

Que nem eu falei que é um pouco baseado em mapas de TD do war3 então pretendo no destino ter um King e o jogo termina quando o jogador derrotar o King do adversario. Para isso as creeps terão ataques também.

Mas sorry guys… isso não entrara na parte open-source. XD

Vou consertar isso logo para voces poderem testar ^^

E vlw todos pelo apoio.

E

E nós, Linux users? :shock:

Realmente não funciona no Linux…

Mesmo criando uma pasta C:/… e alterando o images.xml… não vai!

Da sempre: “Resource 'C:/resource/images/monster.PNG not found”

Será q não tem um apostrofo antes do C??? Pois o windows aceita caminhos com ’ no começo… :stuck_out_tongue:

Até fiz umas marteladas no images.xml e tentei com o wine! E sem chance :smiley:

M

Editado no primeiro post… versao que acredito que funciona no linux… nao testei.
Quem testar por favor me diga.

M

Mark_Ameba:
Editado no primeiro post… versao que acredito que funciona no linux… nao testei.
Quem testar por favor me diga.

Agora funciona! Obrigado!!

N

Mtu Legal!!!

Principalmente por ser feito com Java 2D apenas, preciso aprender a fazer jogo com java 2D, os q eu fiz, e estou fazendo estou utilizando um framework.

O único ponto foi que deu mtu lag aqui, na hora que vem muito inimigo, não chegou a travar o pc mas deu bastante lag, e meu pc naum eh taum lerdo: 2GB Ram e dua core de 3.2Ghz.

Parabens pelo jogo!

[]s

M

É eu fiz uma mudança nele que agora deixa lagando. Preciso arrumar denovo.

Anyway… alguem conseguiu ganhar dessa vez?

R

To usando Linux e nao abriu o jogo :frowning:

M

=/ descompactou os dois no mesmo lugar e executou?

o TDGame.jar tem que estar uma pasta abaixo na estrutura de resource.

N

Mark_Ameba:
É eu fiz uma mudança nele que agora deixa lagando. Preciso arrumar denovo.

Anyway… alguem conseguiu ganhar dessa vez?

Eu consegui ganhar, porque msm qnd dava lag(o lag durou um minutos +/-), dava pra vc posicionar as torres =D

[]s

M

Nuss… aqui deu esses lags mas é coisa de 0.3 sec… nada de mais… nao imaginei que fosse tanto.

Mas sem lag voce nao ia ter ganho de tanta creep correndo =/

Estou trabalhando na parte de upgrade das torres em breve posto uma nova versão.

N

Mark_Ameba:
Nuss… aqui deu esses lags mas é coisa de 0.3 sec… nada de mais… nao imaginei que fosse tanto.

Mas sem lag voce nao ia ter ganho de tanta creep correndo =/

Estou trabalhando na parte de upgrade das torres em breve posto uma nova versão.

Testei na hora do almoço, no pc aqui do serviço para ver se não era o meu pc que tava bichado, e aqui eh um core to duo, mais rapido =D, e ainda sim deu aquele lag de +/- um minuto.

[]s

A

Parabens, preciso tb começar a manipular Games com Java2D e largar dos sagrados JLabels, Hehe, pq a performance do jogo cai bastante.

Mas, em relação ao Jogo, bacana cara. Unico problema é o lag que esta aparecendo.

Meu Notebook:

3Gb Ram, Core 2 Duo 2.2;

Flw!

G

Mark_Ameba:

pow mano vem mtu bixo…

G

O jogo esta muito bom, os meus parabéns corre em linux um pouco de lag mas nada de especial :smiley:
Pode dificultar mais um pouco que fazendo um caminho de towers não hã mob que passe :smiley:
quando disponiblizar o jogo no site do viny fale ai :smiley:

M

Nao se preocupem… consultei o ViniGodoy e ele me deu uma ideia e acredito que não vai mais existir esse lag.

Aguardem.

V

Achei interessante aquela pasta JGF ali… :smiley:

By the way, o próximo passo do site é instalar um svn por lá. Aí esse projeto do mark e outros projetos (como a própria jgf) vão entrar por lá. :slight_smile:

M

Essa versao esta desatualizada. Espero que até o final dessa semana eu coloque a nova.

E o JGF é o seu sim, com algumas pequenas modificações que coloquei.

A ideia do svn é legal.

V

Opa, manda as modificações para eu atualizar no projeto \o/

M

Mando sim, quando eu lembra quais classes que mudei.
^^

S

Legal ^^
:-o
OBS> eu ganhei… 20 vidas ainda

M

Ahh… a versao com lag qualquer um ganha.

G

Show de bola, parabéns… Gold: 8250 Lives: 18 :smiley:

M

Up. Novas infos no 1° post para evitar criar outro topico.

S

Opa… e aew Ameba… o esquema do site la vai rola ??

M

Eu vou precisar de um site sim. E sou péssimo com isso.

Ta interessado em fazer?

S

Me add no msn aew…
So péssimo tmb… mas é meu Hobbie ^^
www.scoobydoogames.xpg.com.br
Ai ó… esse eu fix em 1 semaninha só pra brincar…

OBS: Nao ta mais laggando… show de bola… Mas o update fico esquisito…
Não aparece direito… devia mudar o Layout da torre…
e ainda ta facil

M

Não sei se alguem acompanha o desenvolvimento mas novo beta com uma cara de jogo mesmo.

S

Esquenta nao… Kiapoco chega a 1 MB ^^
Ta ficando lgl…

M

Hehe… vlw

Em breve vou lançar uma versao com modos realmente jogaveis e score.

Ai quero ver quem é o melhor.

M

Vou dar uma trabalhada no layout sim.

Ficou estranho a parte de upgrade.

M

Novo beta. Quase pronto e daqui poco tempo posto o código-fonte.
Valeu ai pra quem testou.

S

http://img94.imageshack.us/img94/6199/ganhei.jpg

\o/
Ganhei…
Pra quem quer saber o segredo…

D

Baixei aqui, mas ele não dá Game Over, só fica com as vidas valendo negativo.

M

É… eu sei.

Como são versões beta quero ver se [e possivel terminar o jogo sem perder todas vidas.

E pelo que vi ele começa dificil mas começa a ficar facil e sobra grana.

M

RC liberado. 1° post novas infos.

G

Cada vez melhor :slight_smile: :slight_smile:

O sell pareceu-me não estar a funcionar:X
vc tb podia fazer que ao carregar na tecla espaço aparecessem logo os bonecos em vez de ter de esperar aqueles segundos

Parabéns :-o

PS: Ganhei matei tudo :stuck_out_tongue:

M

Novo RC agora com fontes.
Sell funciona. Desculpe tinha esquecido disso ^^

L

Oi,

Ainda não consegui ter tempo para jogar… espero que no minimo seja melhor do que Dota. rs

Tchauzin!

M

Ahh…
Vai comparar um jogo que nem war3:TFT com essa perda de tempo minha?
Me deixa triste. =/

2D e paint-style rulez!

A

hehehehe…cada vez ta fikando dificil hein

muito loko msm, só naum entendi muito akeles botões

sell e upgrade shaushua mas ta da hr!!

M

Clica nas torres que voce criou e clica em sell e upgrade pra ver o que acontece.

A

hahaha entendi agora fiko bacana!!!

G

Está muito bom gostei muito do seu jogo :stuck_out_tongue: acabei com 20 Lives
Vc poderia por uns bonecos que voassem, que não tivessem de dar a volta que fossem a direito dificultaria um pouco mais o jogo :lol:

Parabéns

M

Hmm… vou ver se coloco isso também… fora o bug que descobri… o sell só tira a torre do mapa mas se voce clicar no lugar que ela deveria estar ela ainda esta la e nao é possivel colocar outra torre no lugar nem mesmo criar outra torre ali.

Fora o fato que da pra vender varias vezes… isso é algo que já arrumei na versão que tenho aqui e vou atualizar aqui quando tiver mais coisas novas a acrescentar.

Eu tava pensando em fazer um air level mesmo vou ver se implemento essa ideia.

S

Zerei, olha só o que eu fiz.

LOL :lol:

M

Preciso arrumar a torre de fogo… ela no lvl 3 arranca mais que a torre normal no lvl 3 na mesma velocidade mas é splash damage… sacanagem.

M

Novo RC. Arquivo unico!

G

Não está a funcionar

Quando carrego no launch aparece :

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> TDGame Marky Projects Studio Tower Defense Game by Mark_Ameba
V

Reinstale o JRE na sua máquina. Provavelmente o plugin do Java Web Start não está instalado.

M

O mesmo acontece aqui.

Na verdade o problema é no servidor. Ao invés de sugerir para abrir com o plugin o servidor está mandando o conteúdo para o navegador em texto puro.

Tanto que se baixar o arquivo e executar com o Java Web Start funciona.

M

Ué? No título diz: “Source Code liberado!”. Cadê?

Não sei qual o problema, mas posso traduzir essa versão em uma única palavra: lentidão. Está incrivelmente lento o jogo… É só comigo isso? JVM Sun 1.6.0_15, Ubuntu 9.10 32 bits (com a JVM do OpenJDK acontece o mesmo).

V

O mesmo acontece aqui.

Na verdade o problema é no servidor. Ao invés de sugerir para abrir com o plugin o servidor está mandando o conteúdo para o navegador em texto puro.

Se é no servidor, porque aqui e na máquina do Mark funcionou?
Nessas horas eu amo web. .-.

M

O mesmo acontece aqui.

Se é no servidor, porque aqui e na máquina do Mark funcionou?
Nessas horas eu amo web. .-.
Ou talvez seja no navegador. Ou talvez a combinação de ambas as coisas. Qual foi o navegador usado aí?

M

Estranho… eu reparei que quando rodei via JWS realmente ficou muito lento. Quando executei localmente o jar ficou legal.

E valeu Vini.

Se tiverem reclamações do servidor falem com o Vini :stuck_out_tongue_winking_eye:

E esqueci que tirei o source code para caber no attachment do GUJ e acabei esquecendo de fazer upload em outro lugar. Segunda eu faço isso do trampo.

P

mark, seria legal se voce colocasse o codigo num controle de versao publico!!

abracos e parabens!

H

Acabei de rodar aqui no linux, mas ta lentissimo é assim mesmo?

M

É… pior que quando rodo pelo browser reparei que fica lento mesmo. Mas não sei por que.

A

opa!

Muito legal o joguito ^^

Ainda estou aguardando pra ver se saem novas versões (Y)

E você disponibilizará o source dele?

Seria bem interessante :wink:

Parabens pelo game
Abraço!

L

Aqui na empresa, ele não rodou pelo JWS, só baixando o jar e executando :frowning:

PS: Ja reinstalei o JRE.

G

Adoro jogos nesse estilo, até pensei em fazer um usando a XNA ou GTGE. Há como você postar algumas screens na primeira página?

Preciso me atualizar no mundo do game programming, acho bacana!

M

Eu queria ter tempo de continuar trabalhando nesse joguinho.
Mas andei organizando meu tempo e acredito que continuarei em breve a implementa-lo e ainda colocarei o codigo fonte em um controle de versao publico.

M

Que interessante!

Você liberou mesmo o source? Onde fica? No TDGame.jar só tem os class.
De toda forma parabéns aí pelo esforço :slight_smile:

M

É… desde que subi essa versao foi sem os .java e sempre tive preguiça de atualizar… mas em breve mesmo eu irei fazer isso.

M

Up! Novas infos no 1° e 2° post.
Codigo fonte anexado.

D

Também não consegui abrir pelo JWS, aparece o xml do jnlp.
Baixei o jar pelo endereço do xml e rodei direto aqui na máquina, ficou leeeento… Mas deu pra pegar a idéia do jogo, ficou muito legal, parabéns! Gostei a I.A. devo precisar de uma parecida num jogo meu em breve.

M

Eu resolvi o problema de lentidão(era um problema bem estupido), só vou atualizar outra coisa quando tiver tempo e coloco a nova versão. :smiley:

M

Atualizei primeiro post.

Arrumado a performance.

V

Atualizei também no Ponto V!

Alguém pode testar? Estou sem o java plugin na máquina.

L

Oi,

Não sei jogar. Não sei como funciona. Não sei o que devo fazer. Sou burra? Sim. :cry:

Tchauzin!

M

heheheh… então, esse estilo de jogo é famoso em flash.

O esquema é o seguinte, as “creeps” saem de um lado, e vao em direção ao outro buraco.

Voce precisa impedir que elas cheguem lá, para isso voce deve criar torres, as torres atiram e também serve como obstaculo para as creeps.

A estrategia mais util é fazer um caminho com torres obrigando as creeps a passarem pelo vão.

Use sabiamente as torres, cada uma faz algo diferente.

L

Oi,

Tudo bem… chegou em um ponto aqui, que os monstrinhos não apareciam mais… e não sabia o que fazer?!

Tchauzin!

L

Oi,

Provavelmente é porque acabou né! dã Lina!

Então, consegui zerar! Modifica a dificuldade ai!

Tchauzin!

M

Hehe… não é tão dificil, e ainda tem um bug ai que nao tinha percebido.

Vou falar por que na proxima versao nao vai ter mais.

Crie uma torre qualquer(preferencialmente as mais caras) depois selecione-a, e fique apertando sell (free-money!)

E na proxima as coisas vao ser um pouquinho mais dificeis.

M

Só uma nova pic para verem como está o novo menu, e se alguem ter alguma dica de como melhorar (questao de cores e posicionamento) já ajuda muito.

L

Oi,

Em certos momentos, mesmo cercando com torres os monstrinhos compridinhos (aqueles que se parecem com minhoca) atravessam elas como se fossem transparentes ou algo do tipo…

Isso me lembra um BUG de um joguinho em java que fiz uma vez na faculdade… Onde o cascão da mônica ficava com um guarda-chuva e cada gota de chuva que batia nele retirava alguns pontos de vida. O problema é que em certos momentos a chuva ultrapassava o guarda-chuva! :wink:

Tá, preciso dormir… estou com sono.

Tchauzin!

L

Oi,

A proposito… o novo layout ficou excelente!
Aguardo uma versão. Estou ficando viciada!

Tchauzin!

M

Sério que as vezes eles passam? Nunca reparei isso.

Mas investigarei, obrigado.

Hehe… eu ja fui muito viciado em jogos desse tipo.

E o Layout antigo tava horrivel, eu tinha deixado só para funcionar, eu sempre imaginei em mudar para algo parecido com o que ta virando agora.

B

-19 é tolerável?

M

Hehe… ainda falta o Game Over. Voce percebeu que da pra dar upgrade nas torres? Clica nelas e da pra apertar sell e upgrade.

B

Vou testar!!! :smiley:

Outra coisa, ainda não olhei o código, mas como está para criar leveis adicionais?
Diria fácil, médio ou complicado?

M

Isso pra adicionar levels.

TDGame.getInstance().getWaveManager().add(new EmptyWave(0), 30);
		TDGame.getInstance().getWaveManager().add(
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Basic, 1, 500, 1), 10);
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Fast, 2, 500, 1), 1);
				new WaveLevel(20, MonsterTemplate.Basic, 3, 500, 5), 10);
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Fast, 4, 1000, 1), 10);
				new WaveLevel(15, MonsterTemplate.Imune, 5, 1000, 1), 10);
				new WaveLevel(10, MonsterTemplate.Fast, 6, 10, 1), 10);
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Basic, 7, 500, 1), 10);
				new WaveLevel(10, MonsterTemplate.Basic, 8, 1000, 1), 10);
				new WaveLevel(10, MonsterTemplate.Fast, 9, 500, 1), 10);
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Basic, 10, 1000, 1, true), 10);
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Fast, 11, 500, 1), 10);
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Imune, 12, 500, 1), 1);
				new WaveLevel(20, MonsterTemplate.Basic, 13, 500, 5), 10);
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Fast, 14, 1000, 1), 10);
				new WaveLevel(15, MonsterTemplate.Imune, 15, 1000, 1), 10);
				new WaveLevel(10, MonsterTemplate.Fast, 16, 10, 1), 10);
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Basic, 17, 500, 1), 10);
				new WaveLevel(10, MonsterTemplate.Basic, 18, 1000, 1), 10);
				new WaveLevel(10, MonsterTemplate.Imune, 19, 500, 1), 10);
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Fast, 20, 1000, 1, true), 10);
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Fast, 21, 500, 1), 10);
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Imune, 22, 500, 1), 1);
				new WaveLevel(20, MonsterTemplate.Basic, 23, 500, 5), 10);
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Fast, 24, 1000, 1), 10);
				new WaveLevel(15, MonsterTemplate.Imune, 25, 1000, 1), 10);
				new WaveLevel(10, MonsterTemplate.Fast, 26, 10, 1), 10);
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Basic, 27, 500, 1), 10);
				new WaveLevel(10, MonsterTemplate.Fast, 28, 1000, 1), 10);
				new WaveLevel(10, MonsterTemplate.Fast, 29, 500, 1), 10);
				new WaveLevel(5, MonsterTemplate.Imune, 30, 1000, 1, true), 10);
		TDGame.getInstance().getWaveManager().sortLevels();

Hehe… quando terminar outras coisas preciso fazer isso por script.

M

Nova versão disponivel. E Código fonte no 2° post do tópico.

Ainda preciso colocar GameOver função de Pause, um tutorial de como jogar e mais umas coisinhas que pensei. Quando tiver tempo eu termino.

T

Heeey Marky,

Que tal dificultar um pouco isso?
ASDHiuASHDIUhasIUDhiausd,

Vencer o game apenas com tower nvl1 is very bad =)
Sugestions ^^

M

Pronto, versão Hard Mode!

Em breve eu balançeio exatamente, mas por enquanto já ficou dificil.

T

vou analisar =)

M

Se nao tiver dificil o suficiente é só avisar que eu mudo.

T

HardMode? Wins at First time o/

T

Fire Tower Bugou ao uppar para nivel 3
and damage boost + nao da pra aumentar nivel

T

1 tentativa hard mode

M

. . .

Agora o Really Hard Mode, da menas grana e as torres foram balançeadas.

Se ficar facil agora ai eu vou partir pra ignorancia parametrica.

M

Postei um How-to-play, link no 1° post.

Para quem não está acostumado com Tower Defense Games, espero que ajude.

T

BUG detected ??

T

ps.: Hard Mode esta mto mto facil ;D

Alias, bug nos Damage Boost Damage, eles não dao upgrade

J

Marky,

Parabéns pela iniciativa, ficou legal o jogo.

Dica: Faça para não deixar dois monstros ocuparem o mesmo espaço.

Cheguei até essa parte e não aconteceu mais nada…

Quando o lives baixa de 0 não deveria perder o jogo?

Vlw,
Jean

L

Pela quantidade de programadores e testadores dispostos aqui no fórum…não pra fazer um power-ultra-mega jogo em java…tipo … daqueles jogos que daria pra concorrer com um Age Of Empires da vida… he he he … e lançar na net…garanto que em pouco tempo estaria no topo de downloads… he he he…garanto que as empresas de jogos iam ficar loucas da vida…

J

:slight_smile:

Marky ou ViniGodoy,

Onde consigo baixar o projeto JGF que está adicionado em projetos no java build path do projeto?

V

Você pode baixar aqui: Ponto V! - Meus Jogos

Basta baixar os fontes do Vikanoid. Dentro tem uma pasta chamada Java Game Framework.
Ela foi o resultado de um estudo que fiz sobre os livros do Dave Brackeen e do Andrew Davidson.

E o Vikanoid é um exemplo de projeto que usa o framework.
A parte de Partículas ainda não está nessa versão.

Aliás, estou pensando em trabalhar para valer nesse framework, então talvez haja novidade no próximo ano (isso é, se sobrar tempo com o mestrado).

M

É… realmente não existe Game Over. O desenvolvimento do jogo está meio parado por enquanto.

Mas pretendo termina-lo.

E sobre o novo JGF, esperem grandes novidades :smiley:

J

Marky,

Fiz a mensagem de Game Over, aparece, para o jogo, só que não atualiza lifes(continua em 1).

Para quem quiser colaborar coloquei o código no Google Code. Só falar que coloco o nome lá pra colaborar.
[url]https://towergame.googlecode.com/svn/trunk/[/url]

OBS: Não coloquei towerdefensegame pois já havia um projeto com esse nome.

Alterei na classe MapView esse método.

public void processLogics() {
                TDGame.getInstance().getPiecesManager().processPiecesAI();
                TDGame.getInstance().getWaveManager().proccess(graph);

for (HighUpDisplay hud : huds)
                        hud.render.processLogics();
                if(GameConfig.player.isOver()){
                        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Game Over!");
                        TDGame.getInstance().getMainLoop().stop();
                        return;
                }
        }
M

Hmm… cara, me coloca lá no projeto mark.vscs(at)gmail.com

Apesar que vou subir o código dele no github em breve.

J

OK,

Já está add.

M

Bem, como fui eu que fiz o projeto, não posso ser owner do projeto não?

M

Alias, aproveitei a deixa do amigo ai que fez algo que eu demorei para fazer.

E eu mesmo criei o projeto pelo github.

M

Nova versão disponivel!

P

Show de bola o jogo em… eae quando sai uma nova versão?

M

Preciso de um tempo pra isso, mas tem algumas coisas na frente do jogo ainda.
Por exemplo, mudar o core do game para usar o Alegria2D invés do JGF, mas antes precisamos implementar varias coisas no Alegria.

De qualquer jeito, a proxima versão vai ficar legal :smiley:

P

Opa…
Primeira vez que jogo… fiquei quase 1 hora aqui, nem vi o tempo passar! hUAUHuhA

1. Quando dá game over tem algum atalho para recomeçar o jogo??
  2. PELAMORDEDEUS, diminui a velocidade dakela minhoquinha!! hUAUHhHUA É muito rápido… Só perco por causa delas
  3. Podia esperar o usuário clicar “começar jogo” pra começar a sair bicho… Porque se não já começamos com desvantagem! rs
  4. Pra que serve o botão upgrade?

Muito dahora o jogo! xD

M

pedroroxd:
Opa…
Primeira vez que jogo… fiquei quase 1 hora aqui, nem vi o tempo passar! hUAUHuhA

1. Quando dá game over tem algum atalho para recomeçar o jogo??
  2. PELAMORDEDEUS, diminui a velocidade dakela minhoquinha!! hUAUHhHUA É muito rápido… Só perco por causa delas
  3. Podia esperar o usuário clicar “começar jogo” pra começar a sair bicho… Porque se não já começamos com desvantagem! rs
  4. Pra que serve o botão upgrade?

Muito dahora o jogo! xD

1. Ainda não.
  2. HAUhAUh… ok… vou balançear as coisas um pouco.
  3. Esqueci de deixar isso, nas outras versões tinha uma empty wave de começo para dar tempo para começar.
  4. Serve para deixar as torres mais fortes, mais rapidas, e com maior campo de visão. As torres com efeito também tem seus efeitos ampliados, a unica maneira de ganhar é fazer um bom uso dos upgrades.

No mais, obrigado pelo feedback.

J

Ops,

Voltei a jogar um pouco hoje a noite e resolvi alterar uma coisa que já havia observado antes mas não dei bola.
Quando você faz um caminho para “the monsters” passarem, e depois vc remove uma torre, eles continuam andando no mesmo caminho. Assim você conseguiria atrasar muito o caminho deles alteram o caminho removendo uma torre de um canto e depois quando eles chegassem na extremidade adicionar a torre para trancar o caminho. E depois remover essa torre novamente. Esperar eles chegarem na outra extremidade e trancar o caminho novamente. Assim sucessivamente…

Então fiz umas alterações para quando remover uma torre também recalcular o caminho.
Também alterei para aparecer os monstros aoiniciar o jogo, para ficar mais dificil. E as minhoquinhas deixei mais ligeiras…:slight_smile:

Vlw, Abraço.

http://code.google.com/p/towergame/

M

Verdade, esqueci de corrigir esse erro.

E não sei para que voce tirou a EmptyWave, se o cara quiser começar a criar pelo lado que elas saem que é o mais comum ele não vai poder, ou entao terá que correr muito.

E também seria legal voce commitar essas mudanças no repositorio do github, a não ser que voce queira apenas fazer um branch e evoluir o game pelo seu caminho.

P

Fala marky…

No intervalo da facul vim pro laboratório brincar um pouquinho…
Resultado:

Agora que o jogo ia ficar legal, pra eu poder só sentar e observar, parou de sair bixo! hUAUHhUA
Eu nem aproveitei o jogo, fikei soh socando torre, pra depois eu ver o resultado…

Agora não posso ver, porque parou de sair! que raiva!! hAUHuhuha

O botão de start game continuaria uma boa idéia…
A velocidade das minhoquinhas até que tá bom sim

Só tem um bug, que acontece aleatoriamente… Mas é bem raro, e não sei em que circunstancias…
O bixo acaba passando em cma da torre… Aconteceu umas 3 vezes, mas ae cerquei com torres, e parou de passar…
É difícil corrigir um bug que acontece assim né? kkkk

No mais, só coisas boas a comentar!

Muito dahora

M

NUSS… quanta torre AHuAHuAHUA

Vou criar um modo infinite waves para poder fazer essas coisas.

Eu já notei esse bug das creeps passando em cima das torres, mas não sei o que seja, vou dar uma melhorada no sistema de paths para ver se arrumo isso.

E tenho quase certeza que uma parte dessas torres nem sequer tem radius suficiente para acertar as creeps, voce deve ter um trabalho pra colocar tudo isso. hehehe

P

Marky.Vasconcelos:

Vou criar um modo infinite waves para poder fazer essas coisas.

Eu já notei esse bug das creeps passando em cima das torres, mas não sei o que seja, vou dar uma melhorada no sistema de paths para ver se arrumo isso.

E tenho quase certeza que uma parte dessas torres nem sequer tem radius suficiente para acertar as creeps, voce deve ter um trabalho pra colocar tudo isso. hehehe

HAUuhAUHuha
as lá de baixo eu dei o máximo possível de upgrade…
As > /\ também…

Acabo o espaço pras torres…
Mas da para fazer uns esquemas de tirar uma e colocar 3 em baixo em alguns lugares… rs

M

Como assim?

P

Marky.Vasconcelos:
pedroroxd:

Acabo o espaço pras torres…
Mas da para fazer uns esquemas de tirar uma e colocar 3 em baixo em alguns lugares… rs

Como assim?

Tipo, vai lá em baixo / <
Conta 7 espaços pra >
E um pra /\

Se eu tirar akela torre, dá pra eu colocar três encostadas na parede… Tendeu?

M

Ah sim, pensei que era um bug obscuro que dava pra voce criar tres torres em um lugar só. Heheheh

P

Marky.Vasconcelos:

²²²²²²²²²²²²²²

ahuiahuiauiauiaua Num sabia que dava para ir tão longe rss

boa

P

Nesta sexta fiz bastante coisa aqui no trampo, o java tava usando 97%+ da cpu… tudo bem que é um celeron D…

Pena que ao tentar escrever meu nome completo os bonecos sumirammm… rs

L

porcaria de jogo!

G

Que você provavelmente não é capaz de fazer!

P

Que você provavelmente não é capaz de fazer!²

Eu já fiquei viciadinho…
Esse cara deve tar morrendo de inveja…
Deve estar estudando o código fonte, pagando maior pau! huuHAHUHUA

G

É bem difícil o jogo, não consigo chegar na wave 10. :wink:

M

Mas depois de passar de umas 15 começa a sobrar bastante grana =/

Preciso equilibrar as coisas.

G

Mas depois de passar de umas 15 começa a sobrar bastante grana =/

Preciso equilibrar as coisas.

Peguei a manha, depois de ter visto uma foto que você tirou, então fiz de uma maneira semelhante e consegui passar das 29 waves.

Continue programando, jogos do tipo TD são sempre muito legais e o seu ficou muito bom.

L

Nem gostaria de ser capaz de fazer uma coisa tao ultrapassada dessa, sinceramente jogo ridiculo .

M

Nem gostaria de ser capaz de fazer uma coisa tao ultrapassada dessa, sinceramente jogo ridiculo .

Cada um tem seu gosto, fico feliz em não agradar a todos, isso mostra pelo menos que as pessoas pensam por si mesmas.

E a idéia não está no jogo ultrapassado, e sim na tecnologia usada para fazer. Pode não ser um gosto seu, mas eu particularmente adoro brincar com vetores, física e algoritmos interessantes que voce provavelmente deve achar MUITO ultrapassado.

E boa sorte tentando implementar uma idéia que voce ache legal e tomara que não venham falar mal da sua idéia principalmente se o que foi implementado for bom.

Think about it.

I

E a idéia não está no jogo ultrapassado, e sim na tecnologia usada para fazer. Pode não ser um gosto seu, mas eu particularmente adoro brincar com vetores, física e algoritmos interessantes que voce provavelmente deve achar MUITO ultrapassado.

E boa sorte tentando implementar uma idéia que voce ache legal e tomara que não venham falar mal da sua idéia principalmente se o que foi implementado for bom.

++ :smiley:

Eu mesmo me amarro em muitos desses “joguinhos ultrapassados”.Tava hiper animado em fazer uma nova versão de Knightmare em java, mas eu não tenho a habilidade necessária para fazer os sprites… :cry:

G

Ironlynx:

Eu mesmo me amarro em muitos desses “joguinhos ultrapassados”.Tava hiper animado em fazer uma nova versão de Knightmare em java, mas eu não tenho a habilidade necessária para fazer os sprites… :cry:

É o que me mata em programação de jogos, o design. Fazer sprites nem sei para onde vai, o lance mesmo é ficar procurando sprites de domínio público, que não é fácil.

M

Ironlynx:

Uma pessoa não faz um jogo sozinha, um amigo designer resolve o problema de sprites.

Depois que meu jogo estiver quase pronto vou ver se alguém faz a arte pra mim, por sorte Sound Designer eu já tenho :smiley:

Ou usar algum de dominio publico, tem bastante gente que faz por gosto mesmo e disponibiliza na internet.

L

Cada um tem seu gosto, fico feliz em não agradar a todos, isso mostra pelo menos que as pessoas pensam por si mesmas.

Think about it.

Não confundam as coisas , embora seja um jogo ultrapassado sei das dificuldades de se criar um jogo , nao acho o seu codigo e sua ideia uma porcaria , so o jogo em si que eh uma bosta.
Desculpe a sinceridade.

M

Não confundam as coisas , embora seja um jogo ultrapassado sei das dificuldades de se criar um jogo , nao acho o seu codigo e sua ideia uma porcaria , so o jogo em si que eh uma bosta.
Desculpe a sinceridade.

Voce não está me ofendendo, nem de longe. Voce generaliza falando que é uma bosta sem colocar nenhuma critica util.
Podia ser mais sincero e mandar um “não gostei dos graficos”, “não gostei da jogabilidade” ou seja lá o que for, como voce quer que eu melhore baseado em um feedback que só diz que meu jogo é um lixo?

E para ser exato, na época que começei esse game os TDGames estavam em alta, a diferença é que os outros terminaram seus projetos enquanto eu faço o meu durante o tempo que me sobra, que é quase nenhum.

G

Marky,

conhece algum bom site de sprites que seja de domínio público?

I

++!

Fazer Sprites é um saco.O engraçado é que eu desenho razoavelmente bem á mão livre.Uma vez eu fiz um mascote para um buscador que eu queria fazer que ficou incrivelmente bem feito(era um pônei de óculos escuros com sorriso á lá Joe Camel).Pena não ter essa capacidade com as ferramentas da informática… :roll:

M

Pior que não conheço. Por isso o TDGame tem essas imagens paint-style até hoje.

Mas assim que eu achar farei questão de avisá-los.

D

parabéns pelo jogo, muito bom

deve ser alienígena o desenvolvimento de um jogo assim: física, animações etc…

M

douglaskd:
parabéns pelo jogo, muito bom

deve ser alienígena o desenvolvimento de um jogo assim: física, animações etc…

Obrigado, mas nem é tão dificil depois que voce pega o jeito. E uma coisa eu digo, vetores resolvem quase qualquer parada. ViniGodoy que me ensinou. /hehehe

G

Verdade, há uma grande necessidade de estudo de vetores, grafos, e outras coisitas!

Bom trabalho, e parabéns para vocês, Mark e Vinícius.

V

Só para esclarecer, o Mark está falando de vetores da matemática.

Grafos são um bocado usados também, para busca de caminhos, mapeamento de menus, análise de requisitos, etc.

G

ViniGodoy:
Só para esclarecer, o Mark está falando de vetores da matemática.

Grafos são um bocado usados também, para busca de caminhos, mapeamento de menus, análise de requisitos, etc.

Eu sei, eu tinha entendido.

Eu acabei de ver os fontes, ficou realmente bom.

J

Marky.Vasconcelos:
Verdade, esqueci de corrigir esse erro.

E não sei para que voce tirou a EmptyWave, se o cara quiser começar a criar pelo lado que elas saem que é o mais comum ele não vai poder, ou entao terá que correr muito.

Tirei o EmptyWave, não me toquei pq sempre começo pela direita, e então tinha que ficar esperando muito.

Esse final de semana vou ver se comito no github( Se vc já não fez).

Ontem fiz mais uma funcionalidade que particularmente eu gostei, mas não comitei no repositório do google code ainda.

No início do jogo inicializo uma Thread que verifica se o nível passou de 15, então Com alguns tratamentos para não dar erro,
*Se passou do nível 15:
passo 1) - Pego e removo uma torre aleatória, que está no jogo;
passo 2) - Altero caminho dos monstros(Se possível, pois talvez ficará o mesmo caminho) .
passo 3) - A Thread dorme por 10 segundos e volta ao passo 1.

Resultado:

O jogo fica um pouco mais dinâmico e difícil, fazendo com que o jogador, após o nível 15, tenha que ficar mais atento as torres que são removidas e formaram “buracos” para os monstros passarem.

Idéia que pretendo fazer:

Pegando essa idéia, fazer com que a cada 10 segundos apareça um objeto (nave por exemplo atravessando de canto a canto da tela do jogo), e escolha uma torre aleatória e atire nela, removendo-a do jogo. :slight_smile:

Se vcs quiserem me ajudar, pois como vários citaram também sou péssimos em design e desenha imagens.

Vlw.

M

Hmm… interessante a idéia.

Mas o cara vai odiar caso ele tenha feito todos os upgrades na torre, vai ser muita grana perdida.

Sobre atacar torres acho bem legal, eu pretendia fazer algo desse tipo.

G

O que se pode fazer, fases. Criar fases com um número específico de waves, ou outros objetivos fixos.

J

Marky.Vasconcelos:
Hmm… interessante a idéia.

Mas o cara vai odiar caso ele tenha feito todos os upgrades na torre, vai ser muita grana perdida.

Acredito que não é problema pois isso só ocorre apartir do nível 15, então já tem ouro sobrando.

Acredito que o fato de ter feito todos os upgrades na torre,depois alguém matar ela é normal, você investe mas pode perdê-la.

Você pode me dar umas dicas de como fazer o que mecionei antes sobre uma navizinha aparecendo na tela,ou atravessando o jogo da esquerda para direita(acho mais interessante),após o nível 15, e atirando em alguma torre ?(Lembrando que a parte de escolher uma torre aleatória e remove-la já está feita)

Grinvon:
O que se pode fazer, fases. Criar fases com um número específico de waves,
ou outros objetivos fixos.

Também acho legal, já estava pensando nisso, quando passar do último nível dar uma mensagem que venceu e passar para próxima fase, inclusive até minha namorada quando jogou disse:
“A mas ta sem graça não tem fase…”, dai expliquei que era só inicio de uma idéia, e estava sendo desenvolvido.

Ah,
Esqueci de mencionar que ontem junto com as alterações que fiz, também coloquei mais alguns níveis após o 30, coloquei até o 40.
Amanhã ou hoje a noite estarei comitando o fonte.

Vlw

G

Estou fazendo dois towers defenses, um, já está quase pronto e o outro ainda está meio que no início. Porém não são em Java.

Na verdade, já tinha um tempo que queria fazer algum TD, sempre curti a ideia, e lembro uma vez, em 2009, acredito, tinha baixado mais de 10 jogos desse estilo, fiquei horas jogando. A ideia é antiga, e só agora estou dando continuidade. :wink:

M

jean.zunino:
Marky.Vasconcelos:

Acredito que não é problema pois isso só ocorre apartir do nível 15, então já tem ouro sobrando.

Mas o meu plano é equilibrar as coisas de modo que não tenha grana sobrando depois de um tempo.

É fácil também, como dica eu falo para voce ler o sistema de Paths no PathManager, a nave vai ter que passar por cima do A*, então é só dar um jeito dela viajar diretamente durante o tempo para chegar ao destino.
Estude também como as torres olham quem está a sua volta e atiram em alguém, voce vai fazer algo parecido para que as naves atirem.
Aproveitando, voce deve fazer com que a nave seja uma creep também, assim o usuario vai ter a chance de mata-la sem perder seu investimento.
Se tiver mais alguma duvida de como funciona tudo isso que implementei é só perguntar denovo.

jean.zunino:

Amanhã ou hoje a noite estarei comitando o fonte.
Vlw

Ainda preferia que fizesse isso no github, não vai ser fácil eu ficar fazendo merge das minhas alterações com as suas. Ou então voce vai acabar criando um branch totalmente novo para continuar o TDGame.

T

Relatando problema no start do game ;D

aquela barrinha inicial de 5s antes de começar sair creeps…
não esta sendo obedecida… ao iniciar game ja estão saindo creeps =-)

J

TheKill:

Relatando problema no start do game ;D

aquela barrinha inicial de 5s antes de começar sair creeps…
não esta sendo obedecida… ao iniciar game ja estão saindo creeps =-)

Sim conforme eu disse acima.

“Tirei o EmptyWave, não me toquei pq sempre começo pela direita, e então tinha que ficar esperando muito.”

Tem que colocar novamente.

J

Pessoal,

Implementei uma idéia, Vamos ver o que vcs acham…
O jogador inicia o jogo com uma qtd de tiros e depois ele deve comprar tiros para as torres poderem atirar. Se a qtd de tiros é == 0, as torres não atiram.

Isso junto com a alteração que citei anteriormente a respeito de remover a torre aleatóriamente a cada período, o resultado é esse na imagem.

Obs:Não comitei o fonte ainda…

J

o design não ficou muito aquelas coisas, mas hj eu consegui um tempinho meio dia e

implementei a parte da nave voando sobre o jogo e matando uma torre aleatória.

:slight_smile:

P

Na revista MundoJ de Mar/Abr 2011 escreveram um resumo deste proj entre outros…

M

Ainda to curioso para ver essa edição.

I

Wow!Esse cenário me lembra um bocado o campo de batalhas de Knightmare.Saudades… :slight_smile:

M

Hehe… agora vi a referencia na revista :smiley:

Gostei.

M

PAsseando aqui, achei teu post, e resolvi dar uma olhada, quando baixei o projeto e coloquei no eclipse, deu o seguinte erro:
Project ‘TD Game’ is missing required Java project: ‘Java Game Framework’

Aonde esta este projeto para download?

J

No google code tem.

http://code.google.com/p/jgf/

S

Também estou com o erro Project ‘TD Game’ is missing required Java project: ‘Java Game Framework’

Situação: baixei o código fonte (https://github.com/MarkyVasconcelos/TDGame ) e o Java Frame Work (http://code.google.com/p/jgf/ )

Extrai o código fonte, e o Java Frame Work para a pasta do código fonte

No eclipse eu importei essa pasta e enfim, deu esse erro …

Alguem pode me ajudar?

M

Na verdade, ele nao devia estar como biblioteca, já que o pacote jgf está junto com o src.

V

Não é esse JGF que ele depende. É de um projeto meu.

E como o Mark falou, ele está junto com o src.
Se precisarem, posso postar a última versão do projeto aqui.

Provavelmente vocês ainda estão com o vínculo do projeto no build path. Se o jgf já estiver nos fontes, entrem em Build Path->Configure Build Path e retire o Java Game Framework da lista de projects que sua aplicação depende.

A

Aê Marky, muito legal o joguinho. Baixei aqui pra ver e gostei
Olha o meu score, nao deixei nenhum monstrim escapar. rsrsrs

Imgur

Tenta por um menu inicial, tipo:

Iniciar jogo

Maiores pontuações
Creditos

Ia ficar da hora.

M

Up, depois de anos.

[CARTA RESSUCITAR DO YU-GI-OH]

PS: É muito mais dificil começar do lado direito, as creeps rapidas alcançam as lentas e chegam todas juntas. Infelizmente o jar não tem o delay para começar então se for pela esquerda umas passam.

M

Fim:

Criado 13 de janeiro de 2010
Ultima resposta 25 de set. de 2015
Respostas 172
Participantes 39