“joseneuza”:
UMA PRINCIPAL que faz a interface gráfica
UMA CONECTA que faz a conexão com o banco de dados
UMA BANCO que pretendo fazer a inclusão alteração e consulta através desta. (no momento eu estou conectando e incluido na mesma classe mas vejo que não tem muito reuso).
Vamos começar do começo: dê nomes aos bois. Mas nomes tem que ser nomes próprios, ou quando muito substantivos. Entao, renomeando as suas 3 classes:
- InterfaceGrafica
- Conexao
- Banco
Ja melhorou um pouco. Mas, qual eh o relacionamento entre elas?
- InterfaceGrafica utiliza uma Conexao para manipular dados
- Conexao utiliza um Banco para… para o que?!
Epa. Pegamos um problema aqui. Qual a relacao entre Conexao e Banco? O que tem de tao especial em uma conexao ao banco de dados, quando o que eu quero eh manipular os dados?
De novo:
- InterfaceGrafica utiliza um Banco para manipular dados
- Banco utiliza a JDBC para manipular um recurso externo (o banco de dados, de fato)
Hmm, melhorou… mas vc nao acha esquisito uma InterfaceGrafica (que, como o nome diz, lida com o usuário) fazendo manipulacao de banco de dados? E se a gente separasse um pouco a apresentação e a manipulação dos dados? 
- InterfaceGrafica utiliza uma Ação sempre que o usuário solicitar algo a ser feito.
- Ação fala com o Banco, manipula dados, devolve resultados à InterfaceGrafica
- Banco continua usando o bom e velho JDBC pra acessar o banco
…e assim vai. Quanto mais vc pensa e refina essa interação, mais claro fica saber quem, quando e onde fazer o que. Um jeito bom de chegar nesse resultado facinho é imaginar um diálogo entre os seus objetos.
<Usuario> InterfaceGrafica, me adicione um cliente!
<InterfaceGrafica> Vou criar uma nova Ação AdicionarCliente! Ação, execute!
<Ação> Alguém me dá um Banco pra eu trabalhar?
<ConnectionPool> Toma!
<Ação> Banco, insira esses dados aqui na tabela CLIENTES!
<Banco> Ok!
<Ação> InterfaceGráfica, toma o que vc pediu, gracinha! 
<InterfaceGrafica> Obrigada! Ei Usuario, aqui está!
<Usuario> Brigadim! 
PS: fazer vozes esquisitas pra cada um dos personagens é estritamente opcional, mas fica bem engraçado, especialmente em reuniões onde tem gente engravatada