Trabalhar com Mapeamento de Imagens em Java

1 resposta
java
P

Boa noite pessoal!!
Pesquisei em alguns tópicos aqui no site e na documentação, porém ainda to com dúvidas de como fazer o que preciso.

Preciso fazer “Um mapa iterativo” para a faculdade.
Eu ja tenho a ideia de como será, porém não estou sabendo por onde começar.
A ideia seria:

Utilizar um mapa padrão, criar alguns pontos nele, visíveis mesmo, umas bolinhas.
Quando eu passar o mouse em cima desse ponto abrir uma janelinha (parecido com o Word, quando vc passa o mouse em cima de uma função e abre uma janela explicando ela e mostrando a tecla de atalho)
Ou se isso não for não customizavel ou complicado, abrir um JOptionPane mesmo, sem problemas.

Segue abaixo um exemplo da ideia:

Mas definindo aqui minha maior dificuldade no momento, é de fazer o mapeamento da imagem e colocar esses pontos.
Os pontos também poderiam fazer parte da imagem assim como no exemplo que dei, mas ainda acabo caindo na duvida de mapear dentro do java esses pontos.

1 Resposta

T

Uma opção é usar Java2D e carregar o mapa de uma imagem (png, jpeg), exibindo-a sobre um JPanel dentro de um JFrame.

Para os pontos, você pode ter uma classe (ex: PontoNoMapa) para representá-los, com coordenadas X e Y e um método desenhar() para desenhar o ponto no mapa.

Adicionando listeners a seu JFrame para a movimentação do mouse (mousemotionlistener, se não me engano) e você pode ter as coordenadas do mouse, podendo saber se ele passa sobre um ponto, e realizando o evento para exibir as informações quando isso acontecer (ex: exibir outro JFrame menor, ou mesmo uma “janela” desenhada também com Java2D).

Abraço.

Criado 9 de junho de 2021
Ultima resposta 9 de jun. de 2021
Respostas 1
Participantes 2