Olá pessoal!
Tenho 19 anos, atualmente cursando o último ano da faculdade (e mais 6 meses por causa das DPs kkkk) e tenho, aproximadamente, 1 ano e 2 meses de experiência como estagiário em desenvolvimento. Devido a uma série de descontentamentos estou cogitando mudar de emprego. Já estou procurando por oportunidades como Desenvolvedor Júnior e tenho recebido alguns retornos.
E é aqui que começam minhas angústias. Atualmente estou participando de um processo seletivo em Alphaville, o que dá uma média de 40km da minha casa e umas 3 horas de trânsito. Se tudo der certo (e eu for contratado) trabalharei com pessoas muito mais experientes que eu, o que agregará muito ao meu conhecimento, além do retorno financeiro que será, no mínimo, o dobro do que ganho atualmente (fora os demais benefícios). É nesse local que vejo a real oportunidade de aprender e crescer e chegar a um nível muito aquém do que estou hoje.
Mas, como nem tudo são apenas flores, terei certos problemas com a faculdade. Minhas aulas são das 19h às 22h30, e nesse caso eu teria que entrar com 1h ou 1h30 de atraso. Hora-extra é uma possibilidade, então, em alguns momentos eu terei que faltar nas aulas para trabalhar. E eu não ficaria surpreso se tivesse que largar os estudos para continuar trabalhando.
Fico pensando, vale a pena sacrificar os estudos pelo trabalho, mesmo quando a faculdade está ruim? Na maioria das vezes entro às 19h e os professores começam a aula às 20h (há dias em que entro às 19h e saio às 22h sem sequer ter aula). Qual será o verdadeiro peso de um diploma de nível superior em minha carreira? Tenho medo de abandonar os estudos e não poder retomá-los futuramente. E, apesar de tudo, minha faculdade é pública. Seria um desperdício abandonar um lugar onde tantas pessoas querem estar.
Gostaria de recomendações de pessoas que já passaram por isso.
Agradeço a atenção,
Júlio C.