Eu ja diria que eh bom “inflar o ego” de uma maneira saudavel, eu acho horrivel quando a gerencia ou os outros colegas de trabalho nao incentivam os outros membros do tipo, veja bem, incentivar nao eh dizer que o codigo esta perfeito e dar um tapa das costas quando realmente nao esta. Eu acho que existem maneiras educadas de dizer para alguem “talvez voce poderia modificar aqui”, sem machucar os sentimentos de ninguem, somente dando opinioes e sugestoes construtivas.
Aqui na empresa e principalmente no meu grupo tem um monte de gente nova e esse pessoal vem como a gente diz no Brasl “sangue nos olhos”, eles querem mostrar servico e as vezes as atitudes deles nao sao tao legais assim. Tinha um rapaz aqui que era exatamente o perfil que o Orocildo descreveu, nao dava espaco para ninguem abrir a boca nas reunioes, qualquer coisa que nos fossemos implementar tinha que ser do jeito dele, mesmo alguem mostrando uma outra solucao que as vezes era ate melhor ele nao aeitava, ele ficava argumentando ate a pessoa ficar cansada e desistir, ele chegava ate a marcar reunioes privadas com os gerentes, lider de grupo para mostrar porque as solucoes dele eram melhores.
Teve ate uma garota Francesa (que era uma otima desenvolvedora por sinal) que trabalhava aqui que ficou p* da vida e pediu demissao.
Eu conversei com o meu chefe a respeito disso e deu resultados, o carinha continua um chato as vezes, mas pelo menos ele esta muito mais razoavel, pelo menos escuta o que os outros tem a dizer. Mas eu conversei com o meu chefe nao num tom calmo, sem ressentimentos, na boa. Disse que as vezes eh muito frustrante nao poder nem abrir a boca nas reunioes, que a moral do pessoa do grupo parece esta baixa por causa disso e tal, que todo mundo tem que trabalhar junto, nao um contra o outro e acabou dando resultados.
Mas como falaram, se eh a empresa que incentiva esse comportamento competitivo agressivo dos funcionarios, pula fora! Tem um monte de empresa por aqui que trata bem os funcionarios que os incentiva, que cultiva o ambiente “famila” dentro do grupo.
O mais importante de tudo eh nao deixar que isso afete a sua auto-estima.
//Daniel