Trancar faculdade para fazer inglês. Vale a pena?

13 respostas
R

Oi,

Atualmente curso análise de sistemas e trabalho como teste de software. Este final de semana pensei em trancar a faculdade (Tenho 21 anos e estou no primeiro semestre) e investir em um curso bom de inglês, que tem em minha cidade. No momento fica complicado pra mim pagar os dois ao mesmo tempo.

O que vocês acham?

13 Respostas

R

Acho que o ideal é você tentar fazer os 2 juntos, mas se não pode por conta da grana, continua na faculdade. Vai fazendo um curso de inglês a distancia, existem vários na internet e são mais baratos que os presenciais.

C

Cara, fazer um curso de inglês ao ponto de trancar uma faculdade, eu só faria em um país onde a língua nativa seja o inglês.

R

Já que você começou a graduação não vale a pena parar.

O ideal seria fazer os dois paralelamente, mas se o problema é o $$$ eu daria prioridade à graduação. Até porque o inglês você consegue ir tocando com livros e cursos on-line.

H

Faculdade vale mais do que curso de inglês.

Tente fazer um curso free de inglês pela internet mas não pare a facul. [=

R

Pergunto isto por que hoje em dia é bem complicado ver uma vaga que um dos requisitos não seja ter fluência em inglês, na verdade isso tá me preocupando um pouco, por que até conseguir falar e ler uma documentação em inglês, acredito que seja demorado.

H

rafael.cs:
Pergunto isto por que hoje em dia é bem complicado ver uma vaga que um dos requisitos não seja ter fluência em inglês, na verdade isso tá me preocupando um pouco, por que até conseguir falar e ler uma documentação em inglês, acredito que seja demorado.
Pelo contrário, a maioria das vagas que vejo pedem inglês básico para leitura.

Mas você não reparou que a maioria pede faculdade? O.o

Você consegue muito emprego com facul e sem inglês, mas o contrário não é verdade.

R

Hebert Coelho:
rafael.cs:

Você consegue muito emprego com facul e sem inglês, mas o contrário não é verdade.

Concordo!

R

Hebert Coelho:
rafael.cs:

Realmente cara, acho que você está “encucado” demais com Inglês…

A maioria das vagas pede superior como principal requisito, seguido de conhecimentos em BD e frameworks e só lá como terceiro requisito se deseja o conhecimento em Inglês…

Faz a tua faculdade sossegado, mas já vai estudando em casa teu inglês. Tem o Live Mocha, um site bem legal com bastante gente pra você exercitar o idioma escrito e falado. É bem interessante. Basta arrumar uma webcam e microfone e se inscrever no site…

Só tem que ter disciplina!

D

Ruttmann:
Hebert Coelho:
rafael.cs:

Realmente cara, acho que você está “encucado” demais com Inglês…

A maioria das vagas pede superior como principal requisito, seguido de conhecimentos em BD e frameworks e só lá como terceiro requisito se deseja o conhecimento em Inglês…

Faz a tua faculdade sossegado, mas já vai estudando em casa teu inglês. Tem o Live Mocha, um site bem legal com bastante gente pra você exercitar o idioma escrito e falado. É bem interessante. Basta arrumar uma webcam e microfone e se inscrever no site…

Só tem que ter disciplina!

Disciplina é algo que nunca tive, ao menos para estudar.
Isso fica claro quando você precisa parar por um tempo, determinar um horário e um período de estudos diários. Isso implica em estar adiando a certificação e, também, em ter parado meu curso de russo, que fazia pelo live mocha.

Eu tive ótimos professores na faculdade, mas um deles era especialmente enfático neste quesito, dizia: “Venda o carro, a geladeira, a cama, o colchão mas não largue a faculdade”. Eu sei que existe um estigma muito grande e que muito se fala na necessidade de inglês em nossa atividade, mas isso é um ponto secundário. Sempre vão exigir capacitação e experiência antes disso.
Lógico que ter um segundo idioma, como o bretão, é um diferencial, mas nem sempre significa que só por que você fala o idioma inglês que você será contratado. Da mesma forma que, não é por ter um diploma de uma faculdade que você tem emprego garantido.

P

não pare a faculdade para faze curso de inglês! começa a treinar seu inglês lendo documentações. Pega o dicionario e vai traduzindo as palavras q n sabe, ao poucos vc vai aprendendo. quando terminar a faculdade dai sim faz o curso de preferencia q foque mais na covnersação, pq ate la vc ja vai estar craque na leitura.

I

Concordo com todos e acredito que essa escolha é unanime…

Continue a faculdade, e vai treinando seu ingles por fora, tentando ler as documentações mesmo, traduzindo as coisas que vc não sabe, aos poucos, de tanto traduzir uma mesma palavra, chega uma hora que vc decora ela… é o que acontece comigo…
melhorei muito meu ingles depois que parei de ficar traduzindo o texto inteiro, e me esforçando a ler e entender

Isso foi um aprendizado “natural” por assim dizer… de tanto precisar do ingles, e ir lendo documentacoes que soh tinha em ingles, acabei aprendendo na marra…

J

Passei mais de 10 anos da minha vida lendo coisas em inglês na internet, documentação, programação, séries, filmes…é algo a longo prazo, mas dá sim pra você aprender inglês sem ter que fazer um curso.
É bem simples: pegue o texto, um dicionário e vai…
O que mais me ajudou a memorizar as palavras foi traduzir músicas, pois se tu gosta da música e traduzir, dificilmente vai esquecer.
Ler fóruns, como o stackoverflow me ajudou na ‘fluencia’ na hora de escrever e entender o que escrevem, além dos livros que estudei em inglês mesmo (como os da deitel - é um bom hábito ler pelos originais, podem haver erros nas traduçoes).

Quem assiste uma série completa, ou vê bastante filme legendado, já consegue pegar muita coisa de ouvido…

No final da contas, também não pude pagar um curso também, acabei fazendo concurso e entrei em um oferecido por universidades federais. To fazendo mais pegar o diploma, mas a parte da conversação é muito boa (não tinha como conversar em inglês com alguém antes). É um curso básico…fiz um teste de nível, e passei sem problemas.

A minha dica maior é: não pode pagar? Ok, pegue os textos/livros/sites, um dicionário e comece. Depois, quando puder, $$, você resolve.

D

acho que esses são os prazos para chegar ao ingles intermediário - Conversação

cursando faculdade e estudando ingles por conta (em algum tempo livre): 3 anos

cursando faculdade e estudando ingles em curso (em algum tempo livre): 2 anos e 6 meses

estudando ingles por conta (em algum tempo livre): 1 ano e 6 meses

estudando ingles em curso (em algum tempo livre): 1 ano e 3 meses

ficar no exterior sem curso : 6 meses

ficar no exterior com curso: 3 meses

Detalhe: Ingles para conversação - (Intermediário)

2º Detalhe: eu “acho” por experiência de amigos, que seja esse prazo aproximado

Criado 3 de dezembro de 2012
Ultima resposta 3 de dez. de 2012
Respostas 13
Participantes 11