Passei mais de 10 anos da minha vida lendo coisas em inglês na internet, documentação, programação, séries, filmes…é algo a longo prazo, mas dá sim pra você aprender inglês sem ter que fazer um curso.
É bem simples: pegue o texto, um dicionário e vai…
O que mais me ajudou a memorizar as palavras foi traduzir músicas, pois se tu gosta da música e traduzir, dificilmente vai esquecer.
Ler fóruns, como o stackoverflow me ajudou na ‘fluencia’ na hora de escrever e entender o que escrevem, além dos livros que estudei em inglês mesmo (como os da deitel - é um bom hábito ler pelos originais, podem haver erros nas traduçoes).
Quem assiste uma série completa, ou vê bastante filme legendado, já consegue pegar muita coisa de ouvido…
No final da contas, também não pude pagar um curso também, acabei fazendo concurso e entrei em um oferecido por universidades federais. To fazendo mais pegar o diploma, mas a parte da conversação é muito boa (não tinha como conversar em inglês com alguém antes). É um curso básico…fiz um teste de nível, e passei sem problemas.
A minha dica maior é: não pode pagar? Ok, pegue os textos/livros/sites, um dicionário e comece. Depois, quando puder, $$, você resolve.