Transformar em executável

9 respostas
L

Como eu faço pra tranformar meu arquivo .java e seus respectivos .class em um .jar executavel?

9 Respostas

L

Olá Luiz.

Dê uma olhada na notícia que o Paulo postou sobre o exe4j.

Faça uma pesquisa no Fórum, pois estea assunto foi discutido alguns dias atrás.

t+ !

L

Já vi a noticia, já baixei o programa, já usei e não gostei. Eu digo isso
porque eu já vi um programa .jar executavel e ele rodou legal.

L

Veja o tópico: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=295&highlight=exe

R

Clicar em um .jar e funcionar automaticamente nao tem como. A razao eh simples: arquivos .jar sao exatamente arquivos ZIP. Depois, para um .jar rodar, eh necessario ter no minimo o JRE rodando na maquina, nao ha magica. O que muita gente faz eh embutir (!!) o JRE no pacote, entao fazem um .bat ou .sh como se fosse a aplicacao, e usam o JRE contido no pacote.

[]'s
Rafael Steil

P

pessoal

acho que o que o Luis quer fazer, eh um MANIFEST para que o java -jar ja ache qual eh a classe q tem o main!

L

como eu faço pra empacotar todos os arquivos em um .jar e criar o .bat que vcs disseram logo acima? porque desse jeito funciona, a gente clica no arquivo.jar e ele executa sem maiores problemas

R

Faz assim:

Cria um arquivo com um nome qq ( por exemplo, MeuPrograma.mf ) e coloque a seguinte linha:

Main-Class: NomeClassePrincipal

Para criar o .jar, faz assim:

jar -cfm MeuPrograma.jar MeuPrograma.mf *.class

Depois, coloque dentro do .bat ( ou .sh, se for Unix ), o comando para chamar o “java”:

java -jar MeuPrograma.jar

Dae eh so clicar em cima desse arquivo ( o de lote, nao o .jar ) !

[] 's
Rafael Steil

L

viu rafael, eu tentei criar esse arquivo.mf, até ai tudo bem, na hora que eu dei o comando jar que vc mostrou ele da erro falando que ta errado o arquivo .mf e apresenta uma exceção.

R

O que o sono faz nas pessoas ehehe… Bom, eu editei a minha msg pra ficar correto, pois havia invertido os parametros. De qualquer maneira, o comando correto eh:

jar -cfm MeuPrograma.jar MeuPrograma.mf *.class

De uma olhada no topico http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=334, dei uma outra explicacao sobre jar!

[]'s
Rafael

Criado 9 de outubro de 2002
Ultima resposta 10 de out. de 2002
Respostas 9
Participantes 4