Transformar Java Desktop para Java ME

13 respostas
R

Fala galera… eu nunca trabalhei com java ME, mas tive uma ideia de optimização do sistema da empresa aqui, eu tenho um programa que tem uma agenda simples, ela consulta o banco de dados do site e retorna os serviços e a localidade das empresas solicitantes. queria pegar essa agenda e passa-la para Java ME, tem alguma maneira facil de transformar classes de java Desktop para Java Mobile? eu tenho todos os códigos aqui… se alguem também pudesse me dar umas dicas e caminhos bacanas, eu agradeço! :wink:

13 Respostas

R

Boa tarde,

Se você estiver utilizando Design Patterns fica mais facil, pois sua regra de negocio e consulta a dados não irão mudar.

Abrçss

D

bem… vai ser meio complicado, porque o j2ME tem muitas limitaçoes em relação ao j2SE, na minha opinião vc vai ter que destrinchar o java e adaptar as classes do programa para j2me. fazendo uma analogia: é como tirar o motor de uma Ferrari e colocar um Fusca, sem falar na dor de cabeça com a UI.

R

só com a comparação da ferrari com o fusca já deu pra entender… e se eu criasse uma pagina da web com essa agenda em php seria mais facil criar um aplicativo pra acessar ela? apenas linkando?

D

sim…

R

Eu vejo muitos sites criando aplicativos para androids para acessarem o seu site, eu queria fazer algo parecido com a agenda, e toda a sua funcionalidade estaria num página php, esses aplicativos são feitos em java? Alguem sabe?

R

Cara, faz o seguinte…

Utilize JSF + PrimeFaces…

O prime faces possui um .jar so para aplicativos moveis…

da uma lida la …

http://www.primefaces.org/showcase-labs/mobile/index.jsf

Faloww

D

sobre o acesso ao BD atraves do celular:

1. vc pode usar o sistema WAP
  2. ou o WEB SERVICE
    O 1 é mais facil , porem o celular deve possuir um minibrowser capaz de interpretar documentos WML

exemplo de Codigo PHP para acesso ao Banco de Dados:

<?php ? $query = "SELECT nome,modelo,marca,placa,ipva,chassi FROM carros WHERE placa='$placa'"; ???. $result = mysql_query($query); if (mysql_num_rows($result) > 0){ while ($row = mysql_fetch_array($result)){ echo "
NOME: " . $row['nome'] . "
MODELO: " . $row['modelo'] "
MARCA: " . $row['marca'] . "
PLACA: " . ???..
E

ramonsis:
Boa tarde,

Se você estiver utilizando Design Patterns fica mais facil, pois sua regra de negocio e consulta a dados não irão mudar.
Abrçss

Isso não é verdade!
Muita coisa muda quando vc tenta fazer uma aplicação móvel.

1º - Android
Se for fazer um sistema pra Android, vc terá que refazer toda a interface gráfica.
Terá que refazer a parte de persistência (Banco de dados), porque o Android comunica somente com Sqlite. Os SQLs são diferentes, a maneira de conectar é diferente.
Se vc for persistir direto na rede, terá que desenvolver uma interface que comunique com o BD por vc (PHP, Java).

2º Java ME
Se vc for usar o Java ME, vc terá que refazer toda a interface gráfica.
Para a persistência de dados, não poderá usar banco de dados, porque os dispositivos com Windows Mobile são muito limitados e a maioria dos banco de dados pra palm são lentos.

Resumindo, se vc quer passar todo um programa pra celular, aviso que vc terá muito trabalho.

R

eliangela, eu tive uma ideia de fazer uma página toda processada em php, é muito difícil fazer um app de android que acesse direto na pagina? e o android roda o php normal, sabe me informar sobre isso?

D

vc quer implementar pra Android ou j2me? ambos sao diferentes. Mas ja digo que j2me é bem mais limitado que o Android!

R

Dei uma lida, e J2ME seria quse impossível a implementação, daria muito trabalho, decidi que vai ser para android.
Alguem tem algum conhecimento em android ai?

F

JSE roda parcialmente no JME. Para qualquer duvida, veja a especificação do CLDC/CDC.
Diante disso é impossível adptar caso sua aplicação não tenha dependências de API’s não validas ser executada dentro do JME. Sendo assim, vc teria que refator a solução toda mesmo. Por exemplo JME não tem capacidade de fazer conexão com SOCKET e por isso JDBC não estara disponivel para JME. E por ai vai…

E possível sim…O que nos normalmente fazemos é escrever uma camada “native client” em JME que acessa a solução via REST. Esse é caso clássico de arquitetura Middleman - http://developers.sun.com/mobility/midp/articles/socketRMI/

E

Pra fazer essa comunicação, vc teria que enviar dados via POST para o PHP.
Este é um exemplo: http://www.helloandroid.com/tutorials/connecting-mysql-database

Criado 27 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 28 de fev. de 2012
Respostas 13
Participantes 5