Olá, alguém poderia mostrar um exemplo de tratamento de erros de preenchimento comum em formulários usando Enum em Java?
Por exemplo, quando o usuário esquece de colocar o nome, aparece uma mensagem com um numero e ao lado o erro.
Agradeço.
Tratamento de erros com Enum Java
M
2 Respostas
J
Boa tarde!
Cara você pode tratar com um if(), não entendi direito a parte em que você disse “mensagem com um numero e ao lado o erro”, mas se for o que eu estou pensando seria um tratamento com try/catch() para exibição do erro, segue abaixo exemplos da maneira que eu utilizo os dois.
if (jTextField.getText().isEmpty()) { //testando se o campo código é vazio
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Código é obrigatório!", "Campo Obrigatório", JOptionPane.WARNING_MESSAGE); //caso vazio apresenta a mensagem
jTextField.grabFocus(); //campo código recebe o foco
}
try {
//método executa sql de inserção/alteração/deleção no BD
} catch (SQLException ex) { //tratamento de exceção de sql
JOptionPane.showMessageDialog(rootPane, "Não foi possível inserir/alterar/excluir Item!\n" + ex); //mensagem de erro concatenado com erro retornado no exception
}
M
Era isso mesmo que eu queria, muito obrigado
Criado 26 de dezembro de 2016
Ultima resposta 26 de dez. de 2016
Respostas 2
Participantes 2
Alura O que é Python? — um guia completo para iniciar nessa linguagem de programação Acesse agora o guia sobre Python e inicie sua jornada nessa linguagem de programação: o que é e para que serve, sua sintaxe e como iniciar nela!
Casa do Codigo Engenharia de Prompt para Devs: Um guia para aprender a... Por Ricardo Pupo Larguesa — Casa do Codigo