Amigos…algem ja fez ou tem ideia de como fazer um programa em java analisar imagens? tipo eu scaneio ou tiro uma foto de um tecido por exemplo…e tenho pre cadastrados os possiveis defeitos do tecido…ai o sistema analisa o tecido e classifica-o como bom, relular, ruim ou defeito tal e tall…to viajando ou seria possivel fazer isso em java?
Controle de qualidade e medições usando imagens não é uma coisa trivial; isso eu tentei fazer faz uns 16 anos atrás (quando não havia web cams e outras câmaras baratas) e não foi fácil.
Acho que até é possível, mas você precisa estudar um pouco a teoria de processamento digital de imagens.
(O que é um tecido com defeito )
E
emoretto
então… isso seria processamento de imagens, certo? Aplicar técnicas e métodos para que resulte na análise automática da imagem.
Existe todo um conjunto de técnicas para processamento de imagens e também tem algumas ferramentas que auxilian nisso… por exemplo o ImageJ (http://rsb.info.nih.gov/ij/)
Esse ImageJ é um programa (e também uma API) que possui várias técnicas de processamento de imagem desenvolvido em Java.
Tem convoluções, filtros, transformadas, operadores morfológicos e mais um monte de coisa interessante. Com o uso de algumas dessas técnicas vc deve conseguir fazer essa classificação de padrões. No entanto, não é nada muito simples, isso rende artigo científico e tudo mais.