Tudo sobre Tom cat

17 respostas
F

Aqui explicarei o básico , para rodar suas aplicações no Tom Cat.Quem tiver mais informações relevantes poste aqui que edito .

:arrow: Antes de mais nada:
->Instale o J2EE
->Instale o SDK 1.4xxx
->Crie as variáveis de ambiente

:arrow: Download do Servidor:
http://jakarta.apache.org/site/binindex.cgi

Escolha a versão do servidor e clique no nome
Ex:Tomcat 4.1.30

:arrow: Instalação
->Descompacte o arquivo zip para uma pasta qualquer no seu computador.(De preferência na raiz).
->Depois disso entre na pasta que foi criada: EX:
C:\Tom Cat\jakarta-tomcat-4.1.30
->Dentro desse diretório tera a seguinte pasta:BIN.
Dentro dela o arquivo “Startup” que inicia o servidor clique nele.
Aparecerá uma janela “Prompt” do dos , mostrando que o servidor foi iniciado.

:arrow: Configurações
->Para Tom Cat “enxergar” sua aplicação vc deve configurar o arquivo :
Server .xml
Esse arquivo está no diretório :
conf
->Agora abra o arquivo Server.xml em um editor qualquer.
->Localize a seguinte “Tag”

<Context path="xxx" docBase="xxxx" debug="0"
                 reloadable="true" crossContext="true">

Feito isso , coloque no path o nome do diretório onde estará sua aplicação JSP

ex:
<Context path="/Biblioteca"

Agora no docBase coloque o caminho completo de onde está a aplicação jsp
ex:docBase=“H:\JAVA\PROJETOS\Biblioteca”

Ficará assim o código:

&lt;Context path="/Biblioteca" docBase="H&#58;\JAVA\PROJETOS\Biblioteca" debug="0"
                 reloadable="true" crossContext="true"&gt;

:arrow: Agora inicie o servidor e digite no seu browser:
http:\localhost:8080\Biblioteca\Biblioteca.jsp

Pronto Se tudo der certo o site será exibido corretamente.

Depois posto mais configs do server.Valeuz!!

17 Respostas

M

bem… não precisa instalar o J2EE SDK pra rodar o Tomcat, hehehe… e nem tem pq, afinal, o Tomcat ja vem com os jars de q precisa pra rodar servlets e jsp…, e, ao invéz de criar contextos fora de webapps, eu prefiro deixar a aplicação direto em webapps, é mais simples e direto, sem configuração de xml nenhum :slight_smile: , fora q pode ser empacotado num war… copiar e colar…

F

QUe preguissa em, só editar 1 liha !!!hehehe
O sdk que eu me refiro é o do java mesmo…vou editar lá…é bom ter o J2ee instalado logo também:)(Propaganda)

Assim para mim fica uma zona, gosto de deixar , minhas apicaçãos nos diretorio em que ela está, mas isso vai de cada um…Até porque quando vou formatar e tal , acabo esquecendo no C , ai ja aera tudo…Mas valeuz!!

K

valeu tirou minha duvida !! Matheus meu fofo eu entendi!! e tb valeu pela dica tb Matheus foi legal

:grin:

Karla maria Monteiro

M

“karlota”:
valeu tirou minha duvida !! Matheus meu fofo eu entendi!! e tb valeu pela dica tb Matheus foi legal

:grin:

Karla maria Monteiro

bele, valeu pelo “meu fofo”… heahaeaeh :lol:

K

ohhhhhhhhhhhhhhh matheus po!!estou sendo gentil e carinhosa cim vc. lá onde estudo tenho um colega que quer ser meu cunhado (doido para namorar minha irma mais nova)… todo mundo chama ele de tchutchuco até o professsor!!

se que vc não gosta destas frescuras Femininas !!

M

hahaha, não to criticando nd não, to agradescendo mesmo haehea

M

ola pessoal… vcs falaram de editar o arquivo server.xml do tomcat, so q no tomcat 5 nao tem essas linhas de context path… o q eu faco?

H

Bem galera, aproveitando o tópico sobre o tomcat,

Eu precisei desenvolver um Web Service, e ao invés de usar o J2EE, que por sinal é bom mas bem complicado, optei pela utilização do JWSDP que é bem mais simples e já gera vários arquivos automaticamente (o q no J2EE vc tem que fazer à mão).
Só que pra garantir um funcionamento perfeito dele, vocês precisam transferir alguns jars do JWSDP para o tomcat.

Eu e meu professor desenvolvemos um pequeno tutorial de como instalar o tomcat, as ferramentas que usamos, etc. Se alguém se interessar é só falar comigo.
Ficarei grato em tirar qualquer dúvida.

M

Ai galera desculpa ai mais e o seguinte baixei o Eclipse e o TomCat e agora preciso colocar o Plugin do TomCat dentro do Eclipse mais nao consigo baixar o Plugin 2.2 em todas as paginas q entro quando vou baixar ele direciona para o link www.sysdeo.com/eclipse/tomcatplugin.html e so q da erro na pagina alguem nao sabe outro link ai pra me passar nao valeu

I

:?: Pessoal, eu instalei o SDK 1.4 e tá funcionando certinho. Aí instalei o Tomcat, mas é passei a seguinte configuração:

SET CLASSPATH=%CLASSPATH%;c:\arquivos de programa\tomcat\common\lib\servlet.jar;c:\tomcat\common\lib\mail.jar
SET TOMCAT=C:\arquivos de programa\TOMCAT
SET TOMCAT_HOME=C:\arquivos de programa\TOMCAT

Reiniciei máquina, iniciei o Tomcat, e pra testar entrei com o seguinte endereço no explorer:

http://127.0.0.1:8080

Só que aparece que a página não pode ser exibida! :sad: O que pode estar acontecendo? Preciso da ajuda de vcs.

Obrigado.

H

Pôxa, eu tentei fazer os passos mas no arquivo server.xml do tomcat 5.5.9 não existe essa linha, mas o problema eh o seguinte, instalei o tomcat através do arquivo .zip e configurei ele no eclipse só q qdo eu inicializo ele pelo eclipse e digito o endereço no browser não aparece a página do tomcat, como se ele não tivesse sido inicializado, como faço para resolver esse problema, ou seja, qdo eu inicializar o tomcat pelo eclipse e digitar o endereço ele aparecer a página do tomcat?? Valeu

L

Rapaz, você colocou também o /bin da pasta do JDK no Path? Vi também que você não botou o JAVA_HOME(pasta de instalação do SDK). Arruma essas variáveis de ambiente e testa denovo…

P

ou matheus, eu ja ouvi falar um tanto desse .war…da umas dicas ae de como funciona, como gerar, se ele é nescessario … acho que é duvida de muitas pessoas eheheheh .

fui …

L

quando eu rodo o startup.sh da pasta bin do tamcat aparece isso:

Using CATALINA_BASE&#58; /opt/apache-tomcat-5.5.17 Using CATALINA_HOME&#58; /opt/apache-tomcat-5.5.17 Using CATALINA_TMPDIR&#58; /opt/apache-tomcat-5.5.17/temp Using JRE_HOME&#58; &#58;/usr/java/jdk1.5.0_08

se eu executar ./catalina.sh run aparece isso:

Using CATALINA_BASE&#58; /opt/apache-tomcat-5.5.17 Using CATALINA_HOME&#58; /opt/apache-tomcat-5.5.17 Using CATALINA_TMPDIR&#58; /opt/apache-tomcat-5.5.17/temp Using JRE_HOME&#58; &#58;/usr/java/jdk1.5.0_08 ./catalina.sh&#58; line 229&#58; /opt/apache-tomcat-5.5.17/bin/&#58;/usr/java/jdk1.5.0_08/bin/java&#58; Arquivo ou diretório não encontrado ./catalina.sh&#58; line 229&#58; exec&#58; /opt/apache-tomcat-5.5.17/bin/&#58;/usr/java/jdk1.5.0_08/bin/java&#58; cannot execute&#58; Arquivo ou diretório não encontrado

e o tomcat não inicia :sad:

L

registrei meu tomcat no netbeans e consegui executar ele, mas tá gerando IOException e dando esse erro (aqui vai uma parte do log):

Fora do netbeans não to conseguindo executar ele…

F

Ola pessoal!

Estou tentando instalar o tomcat no freebsd… + to tendo problemas na config. das variaveis…abaixo segue como coloquei no /etc/profile

JAVA_HOME=/usr/local/diablo-jdk1.5.0; export JAVA_HOME
CATALINA_HOME="/usr/local/tomcat5.5"; export CATALINA_HOME
CATALINA_BASE="/usr/local/tomcat5.5"; export CATALINA_BASE
CATALINA_TMPDIR="/usr/local/tomcat5.5/temp"; export CATALINA_TMPDIR

CLASSPATH="/sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/X11R6/bin:/usr/local/tomcat5.5/common/lib/servlet-api.jar:
/usr/local/tomcat5.5/common/lib/jsp-api.jar:.";export CLASSPATH

só que quando vou startar o tomcat…ele da o seguinte erro:

“Neither the JAVA_HOME nor the JRE_HOME environment variable is defined At least one of these environment variable is needed to rum this program”

alguem pode me ajudar

estou usando o freebsd 6

diablo-jdk1.5.0

abraço…

J

Ola pessoal, alguem sabe me informar como eu uso a interface do Tomcat 5 para fazer deploy de uma aplicação por ela???

tipo nos campos:
Context Path (optional): eu sei que é o nome que eu seto para a aplicação;
XML Configuration file URL:mas e este? é o campo que eu defino a URL da mesma?
WAR or Directory URL: e ja este eu me perco um pouco mais pq minhas aplicações nem estão com formato war…

eu tenho o tomcat 4 mas quero atualizar para o 5 ja como nele eu posso parar minhas aplicações sem a necessidade de ter de parar o Container…

se alguem poder me dar uma luz…

valewww

Criado 25 de setembro de 2004
Ultima resposta 8 de mar. de 2007
Respostas 17
Participantes 13