Tutorial Bom pra aprender bem Swing (GUI)

11 respostas
P

alguém conhece?

11 Respostas

A

usa netbeans que 80% dos seus problemas já estão resolvidos :wink:

E

baixa o
Visual Editor do Eclipse… se quiser aprender baixa o cafeteira… :smiley:

_

Não recomendo a sugestão de ambos.

Aprenda antes a fazer na mão para então conseguir ver a porcaria de código que um editor visual escreve para você.

Se seu objetivo é aprendizado, arranje Swing: Second Edition. Mesmo com um livro ou tutorial não é tarefa simples, Swing é uma API extremamente complexa de ser bem usada.
Após se habituar e entender o quão horríveis os gerenciadores de layout built-in do Swing são, gaste 1 dia e aprenda JGoodies Forms. Torna criar layouts bons em swing uma tarefa realmente simples.

Mas se você precisa fazer uma interface gráfica decente rapidamente, use Thinlet.

H

LIPE, assino embaixo!

Editores visuais não transformam ninguem em expert em Swing. Se as circunstâncias mudarem no futuro e você tiver que modificar o código na mão, você terá problemas sérios.

Minha dica é: use o JGoodies Forms para criar as telas e use o JGoodies Bindings para desenvolver a lógica de negócio longe dos componentes visuais. Para saber mais, veja meus artigos na Java Magazine edições 38 e 39.

Grande abraço,
Hugo.

T

LIPE:

Mas se você precisa fazer uma interface gráfica decente rapidamente, use Thinlet.

Uma vez tive de fazer uma demonstração para funcionar igualzinho em Windows e Solaris 10 (Intel). Eu tinha uma versão anterior que estava em SWT, mas quando fui tentar rodar a tal versão, não tinha conseguido achar uma versão do SWT que funcionasse direito em Solaris 10 (Intel). Como estava com pressa e naquele tempo o NetBeans ainda estava naquela versão 4, eu fiz tudo em Thinlet e funcionou beleza.

R

Eu aprendi a usar o Swing na unha, mas não acho nenhum pouco interessante perder tempo codificando telas… não lembro onde eu li este esquema mas o que eu faço é o seguinte:

• Uso o VE e crio uma tela com o layout null. Após ela ter ficado do jeito que eu quero, mudo o layout para GridBagLayout. O VE monta todos meus constraints e minhas grids direitinho, bastando apenas alguns ajustes manuais como os GridBagConstraints.FILL, esse tipo de coisa.

Claro, sempre usando panels e já imaginando que minha tela vai se transformar em GridBagLayout, assim posso facilmente maximizar, aumentar, diminuir e tudo vai ficar do jeito que eu quero dentro dos seus respectivos panels.

Funciona, eu garanto, e pra quem trampa muito com swing (como no meu caso), curte o eclipse e não tá afim de migrar pro NB só pelo Matisse é muito legal.

Mas acho que é questão de tempo (JSE 6.0) pro Swing na unha ir pro espaço de vez, quem é que vai codificar na mão com aquele layout novo (que o matisse usa e está sendo integrado ao JDK)…

P

Já arranjei varios ebooks com o titulo “Swing: Second Edition”. Qual dos livros devo usar?

P

Para saber mais, veja meus artigos na Java Magazine edições 38 e 39.

Grande abraço,
Hugo.

Paga-se o “JAva MAgazine”?

L

Olá

Esta talvez seja uma das perguntas mais incríveis que li aqui no GUJ desde 2002.

A se confirmar o que estou pensando, você precisa entrar para a política urgentemente porque lá tem lugar garantido.

[]s
Luca

M

Paulo,

Tudo depende do que voce quer fazer. Se seu intuito eh saber como desenvolver aplicacoes desktop corporativas com Swing, a melhor abordagem eh aprender top-down, ou seja, aprender a usar de forma produtiva, como voce faria no mercado de trabalho na maior parte do tempo. Nesse caso, voce deveria aprender a usar uma ferramenta de design visual e um framework Swing. Algumas opcoes para o primeiro sao o Matisse do NetBeans e o Visual Editor Project do Eclipse e, para o segundo, o genesis - que possui documentacao em portugues - ou a suite JGoodies, por exemplo.

Como segundo passo dessa estrategia ou se voce apenas quer conhecer Swing a fundo, o ideal seria aprender sobre AWT, Swing baixo nivel, layout managers e afins. Para isso recomendo o tutorial da Sun mesmo e muita experimentacao. Para este caso, eh muito bom como experimento tentar reproduzir em Swing interfaces de softwares parecidos com os que voce quer desenvolver ou que voce acha interessante.

P

Caro Luca, peço desculpa por não saber tudo, mesmo quando o óbvio seja para vc!

Criado 7 de novembro de 2006
Ultima resposta 8 de nov. de 2006
Respostas 11
Participantes 9