Ubuntu 12.04 ?Precise Pangolin? foi lançado hoje

89 respostas
M

"O Ubuntu 12.04 ?Precise Pangolin? foi lançado hoje, trazendo muitas melhorias para a nossa distribuição Linux favorita. Ele tem uma nova função de busca rápida chamada HUD, algumas configurações de privacidade novas, pequenos aperfeiçoamentos na interface Unity e mais.

Esta é outra atualização do tipo ?Long Term Support? (LTS), que significa que a Canonical dará suporte a ela por mais tempo do que em outras versões ? cinco anos, para ser exato. Isso também costuma significar muitos novos recursos, embora dessa vez pareça ter havido uma preocupação maior com polimento do que com qualquer outra coisa. De qualquer forma, o HUD sozinho já é motivo para mandar ver na atualização"

fonte: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/lifehacker-as-novidades-do-ubuntu-12-04-precise-pangolin/

89 Respostas

C

Eu estava usando a versão beta, muito boa, hj a noite vou atualizar.

G

Já estou baixando. Domingo dou inicio aos testes.

V

Baixando now!

Logo logo iniciando os testes! :smiley:

E

E sobre o uso do java no linux, o que vocês vem usando? OpenJDK ou JDK da Oracle?

Essa parece ser uma discussão religiosa, mas sempre instalo o JDK Oracle…

J

Eu baixei e vou instalar agora a noite. Não gostava do unity por causa da barra lateral, mas no precise pangolin colocaram uma opção nativa para escondê-la. Então vou tentar ubuntu novamente.

F

To usando desde a beta tambem, forcei a barra pra me acostumar com o Unity, colocando ele escondido to gostando, e o tal HUD é uma mão na roda tambem, pra achar qualquer coisa.

Sobre atualizar do Beta, andei vendo e acho que nao precisa, o meu aparece Ubuntu 12.04 LTS e não tem nenhuma atualização pra fazer, nem de dist-upgrade.

Sobre java, eu nunca vi esta briga religiosa, eu mesmo sempre baixo o Oracle JDK e instalo manualmente!

Uma coisa que não ficou tão claro e achei bem chatinho, é como fazer para adicionar um atalho naquela barra lateral, fala sério ir na pasta XYZ e editar um novo arquivo .desktop?? Poderia ter uma opção mais facil!
Parece que consideram que tudo vai ser instalado via apt-get e ja irá criar um atalho automaticamente!
Se tem outra maneira de fazer isto eu não achei!

L

Vou esperar o 12.10, mais redondo :slight_smile: A unica coisa que não estou gostando das novas versões do ubuntu é que ele não da mais aquela liberdade de personalizar o visual, só se instalar alguns programas, mesmo assim o visual ainda fica meio bugado.

P

[modo-desabafo-on]
As duas últimas versões do Ubuntu me desapontaram (incluindo essa)! Há +/- 5 ou 6 anos que uso a versão do Ubuntu AMD64 e vez ou outra tinha problemas com plugins e outras coisas que se contornava com mais facilidade mas, nas duas últimas, já na instalação começa o suplício. O grub simplesmente não funciona te forçando a entrar numa verdadeira “saga” para tentar inicializar seu Ubuntu pela primeira vez, depois de instalado.

Se tiver problemas d+, acredito que vou mudar de distribuição, depois de tanto divulgá-la e defendê-la.
[/modo-desabafo-off]

T

To usando o ubuntu a um bom tempo e não tive problemas graves como o citado acima.
Não uso grub, talvez seja ai o ponto de dores de cabeça dele.

Jajá farei update, seja o que for! hahaha
Aliás, mas alguém achou esse nome “Precise pangolin” a coisa mais engraçada do planeta? Hoje no trabalho rolaram piadinhas do tipo “baixa o pangolin ai” hahaha

C

Tenho quase certeza que LTS , o Suporte é por 2 anos e não 5.

J

Aqui não tá funcionando nem com reza braba desde o beta 1. Provavelmente o problema é com a minha GTX550Ti. :frowning:

M

fredferrao:
To usando desde a beta tambem, forcei a barra pra me acostumar com o Unity, colocando ele escondido to gostando, e o tal HUD é uma mão na roda tambem, pra achar qualquer coisa.

Sobre atualizar do Beta, andei vendo e acho que nao precisa, o meu aparece Ubuntu 12.04 LTS e não tem nenhuma atualização pra fazer, nem de dist-upgrade.

Sobre java, eu nunca vi esta briga religiosa, eu mesmo sempre baixo o Oracle JDK e instalo manualmente!

Uma coisa que não ficou tão claro e achei bem chatinho, é como fazer para adicionar um atalho naquela barra lateral, fala sério ir na pasta XYZ e editar um novo arquivo .desktop?? Poderia ter uma opção mais facil!
Parece que consideram que tudo vai ser instalado via apt-get e ja irá criar um atalho automaticamente!

Kra, pra colocar os icones na barra do unity, é só apertar a tecla do windows, e coloca pra visualizar todos os aplicativos, arrasta oq vc quer na barra e solta, bem sussegado, se foi isso q eu entendi q vc queria. rs

M

Uma dica para quem quer personalizar mais o ubuntu e o unity, como temas, sons do sistema, papel de parede diferente na tela de login, mudar icones, mudar efeitos da barra do unity entre mtos outros:

O Programa se chama Ubuntu Tweak, para instalar siga os passos:

sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install ubuntu-tweak

M

Para quem, assim como eu nao gosta do unity, instale o Gnome Shell:

sudo apt-get install gnome-shell

Ferramenta pra edição do Gnome Shell
sudo apt-get install gnome-tweak-tool

Extensões para Gnome Shell
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/gnome3
sudo apt-get update
sudo apt-get install gnome-shell-extensions

M

Uma dica para quem quer personalizar mais o ubuntu e o unity, como temas, sons do sistema, papel de parede diferente na tela de login, mudar icones, mudar efeitos da barra do unity entre mtos outros:

O Programa se chama Ubuntu Tweak, para instalar siga os passos:

sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install ubuntu-tweak

M

Para instalar o JDK 7 da oracle:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo mkdir -p /usr/lib/mozilla/plugins
sudo apt-get install oracle-jdk7-installer

====================================================

Para quem tem notebooks com a tecnologia optimus da nvidia, ou seja q tem duas placas de vídeos, há um esquema feito pelo projeto bumblebee para fazer a mesma funcionar:

sudo apt-get install mesa-utils

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates

sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia

Se seu sistema for de 32 bits digite esse comando:
sudo apt-get install virtualgl-libs:i386

Troque $USER pelo nome do seu usuário
sudo usermod -a -G bumblebee $USER

Reinicie o notebook, depois abra o terminal e teste com o comando:

optirun glxgears &

Se vc fez td certo, irá aparecer uma animação com algumas engrenagens rodando.

Resumindo, para vc usar algum programa com a placa da nvidia, terá q digitar: optirun nomeDoPrograma

======================================

Minha opinião pessoal sobre o ubuntu, uso ele desde a versão 10,04, instalei a 11.04 foi um grande choque, até hj não consigo usar o unity, enqto a maioria das distros que usa o gnome como debian, fedora, mint, entre outras optaram por deixar o gnome-shell como interface, ja o ubuntu quis inovar com o unity.
e ao meu ver acabou perdendo mtos usuários por causa disso, tanto q o mint ganhou mais fãs.
Em fim, testei a 11.04, 11.10. 12.04 desde a versão alpha1 ate a LTS de hj, e realmente digo q a canonical mandou bem em questão de estabilidade, houve alguns problemas da alpha pra beta 1, sim, verdade, a alpha comigo tava melhor q a beta1, mas depois da beta2 ficou estavel novamente.
Bom, eu estava usando o Debian 7 Wheezy que é a nova versão do Debian, mesmo na fase testing/sid ta animal essa distro, pena q o kernel dele não foi compativel com essa tecnologia chata da nvidia a optimus, pois a mesma faz meu processador trabalhar alem do normal; Mas estou mto ansioso para sair as novas atualizações do Debian e deixar como distro padrão.

Vlw pessoal;

Bom, é isso, opinião pessoal, vlw pessoal.

A

marlonfa, uso o ubuntu ha alguns anos, vou testar suas dicas.

M

Para quem quiser instalar mais extensões ao gnome shell:

https://extensions.gnome.org/

Baixar temas, icones, etc:

Ótima comunidade no orkut sobre ubuntu onde o pessoal é mto bacana em ajudar com problemas:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=463106

D

Se não me engano a LTS tem suporte total por 2 anos e depois um suporte mais básico(sem atualizações de hardware) por mais 3 anos, isso a versão desktop, a server tem 5 anos de LTS mesmo.

M

Também tenho problemas com o grub no Ubuntu desde a versão 11.10. Dá um erro de um tal flexnet e só consigo funcionar reestabelecer bootando com o dvd e mandando reconstruir o grub manualmente.

Quanto ao JDK, até a versão 6 eu baixava da Oracle, mas como a partir do JDK 7 a implementação de referência passou a ser o openjdk e isso foi definido pela própria Oracle, estou usando ele. Pro que eu trabalho não notei diferença alguma.

J

Instalei ontem a noite e de cara já me deparei com u bug no gwibber. Ele quebra quando se registra o facebook. Não é tão estável e rápido como o fedora com gshell. No mais até que ficou legal.

A

Para maior personalização da barra do Unity tem o advanced compiz settings manager para ser intalado - depois ir na opção ‘Experimental’, está show de bola aqui…

F

Pena que no Ubuntu ainda não dá pra deixar o touch pad do notebook funcionando plenamente.
Só não estou usando 100% do tempo o Ubuntu por causa disso. O smartpad da Asus é muito bom, mas só no Windows ele roda na moral. No Ubuntu só dá pra usar os dois dedos pra movimentar a barra de rolagem. :confused:

J

Não compensa mais, a canonical já adicionou o auto-hide e a configuração de tamanho no próprio painel de controle. Aliás já havia passado o tempo de ter isso.

P

Alguém instalou a versão 64 bits?!!

Não é possível que só nós (TODOS) aqui no meu trabalho que estamos tendo este problema (com o Grub)…

P

Resolvi aqui pessoal!

Tem que reinstalar o grub. http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,14614.0.html

A

Não compensa mais, a canonical já adicionou o auto-hide e a configuração de tamanho no próprio painel de controle. Aliás já havia passado o tempo de ter isso.

Eu sei, mas falo de configurações mais detalhadas, como tempo de resposta de reaparecimento, resposta ao mouse, etc… da forma que vem não tenho paciência… :slight_smile:

F

paulohbmetal:

Não é possível que só nós (TODOS) aqui no meu trabalho que estamos tendo este problema (com o Grub)…

Eu sempre instalo a de 64bits, alias a long time.

Cara nao tive problema não, inclusive instalei em 3 notes ja, o meu HP, o Microboard da minha esposa e um toshiba de um amigo, instalei o beta nos 3 sem nenhum problema!

Aqui no serviço baixamos o cd, mas deu erro e nem inicializou a instalação, estamos baixando a imagem novamente!

F

marlonfa:
fredferrao:

Kra, pra colocar os icones na barra do unity, é só apertar a tecla do windows, e coloca pra visualizar todos os aplicativos, arrasta oq vc quer na barra e solta, bem sussegado, se foi isso q eu entendi q vc queria. rs

Ai que esta o problema, isto funciona exatamente para os app que tem um .desktop na pasta que falei!

Vou te dar um exemplo, alguns apps(java principalmente) a instalação consiste apenas em descompactar um zip, por exemplo o Intellij IDEA, baixo e descompacto em uma pasta, ai na pasta bin do Intellij tem la um idea.sh, e um icone, e agora? como coloco isto facilmente na barra lateral?

P

fredferrao:
paulohbmetal:

Cara nao tive problema não, inclusive instalei em 3 notes ja, o meu HP, o Microboard da minha esposa e um toshiba de um amigo, instalei o beta nos 3 sem nenhum problema!

Aqui no serviço baixamos o cd, mas deu erro e nem inicializou a instalação, estamos baixando a imagem novamente!

Eu também uso o amd64 há +/- 5 ou 6 anos. O 12.04 depois de instalado ainda está dando problema de travamento no Firefox (coisa que acontecia com o chrome na versão anterior). Mesmo depois de atualizado para a versão 12.

F

paulohbmetal:
fredferrao:
paulohbmetal:

Eu também uso o amd64 há +/- 5 ou 6 anos. O 12.04 depois de instalado ainda está dando problema de travamento no Firefox (coisa que acontecia com o chrome na versão anterior). Mesmo depois de atualizado para a versão 12.

Assim que instalei o beta, dava varios crashs, mas todo dia tinha varios updates, hoje esta redondo, nao trava mais nada. Eu uso o chrome! Ja olhou se nao tem updates?

A

Uma coisa chata são os menus e submenus do Swing no tema Ambiance, ficam com o texto escuro…

J

Não gostei!

Continuo feliz com meu Arch Linux…

Tenho uma instalação do Arch Linux desde 2008 em casa (no dia que comprei o novo desktop) e outra desde 2009 (no dia que comprei o novo notebook) e até hoje continua 100%…
Hoje dificilmente voltaria a usar uma distro que não fosse rolling release…

O ultimo Ubuntu que meu surpreendeu foi o 7.04… cheguei a usar 6 meses mas não acostumei…

J

Em relação ao Java… deixo instalado os 2 mas tenho usado a OpenJDK tanto 32 quanto 64 bits e tem funcionado bem!
Estava com problemas no guardião itau com OpenJdk 64 bits mas agora ja ta funcionando.

P

fredferrao:
paulohbmetal:
fredferrao:
paulohbmetal:

Assim que instalei o beta, dava varios crashs, mas todo dia tinha varios updates, hoje esta redondo, nao trava mais nada. Eu uso o chrome! Ja olhou se nao tem updates?

Instalei o Chrome aqui e está normal mesmo mas, o Firefox trava. Sim, já baixei as atualizações, inclusive do Kernel… Vamos aguardar.

M

fredferrao:
marlonfa:
fredferrao:

Ai que esta o problema, isto funciona exatamente para os app que tem um .desktop na pasta que falei!

Vou te dar um exemplo, alguns apps(java principalmente) a instalação consiste apenas em descompactar um zip, por exemplo o Intellij IDEA, baixo e descompacto em uma pasta, ai na pasta bin do Intellij tem la um idea.sh, e um icone, e agora? como coloco isto facilmente na barra lateral?

Realmente isso é verdade, no gnome-shell isso tb acontece, assim como vc uso alguns programas que não tem lançadores, o negócio é ter q ficar criando o .desktop para cada um :frowning:

F

marlonfa:

Realmente isso é verdade, no gnome-shell isso tb acontece, assim como vc uso alguns programas que não tem lançadores, o negócio é ter q ficar criando o .desktop para cada um :(

Sim, no gnome shell eu tambem preciso criar o atalho, porem da pra fazer isto de forma visual: Edit Menus => New Item, escolho o comando e o icone, era isto que eu queria no unity, nao achei, ai tive que procurar um .desktop pre existente e usar como modelo, alias apaguei um tanto de coisa e o meu atalho não ficou 100% funcional.

J

paulohbmetal:

Olha, esse problema não acontece comigo e eu tenho o 64 bits instalado. Aliás vou te dar uma idéia: Usa o gnome-shell. Ele veio com o 12.04 e só percebi agora. O desempenho dele é no mínimo uma 10x melhor que o unity.

Façam o teste. :wink:

F

juliocbq:
paulohbmetal:

Olha, esse problema não acontece comigo e eu tenho o 64 bits instalado. Aliás vou te dar uma idéia: Usa o gnome-shell. Ele veio com o 12.04 e só percebi agora. O desempenho dele é no mínimo uma 10x melhor que o unity.

Vem?? Boiei.

J

fredferrao:
juliocbq:
paulohbmetal:

Vem?? Boiei.

Na hora de logar clica na engrenagenzinha e escolhe “gnome”.

J

Resolvi o meu problema aqui.

Aparentemente a versão do kernel que vem nesse ubuntu tem um bug com driver o nouveau que afeta algumas placas de vídeo da nvidia, impedindo que o sistema dê boot. A solução foi instalar (usando a versão alternate) o sistema e depois entrar no recovery mode e instalar o driver proprietário da nvidia, porém o plymouth não está funcionando agora (isso já acontece desde a versão 10.04 pra quem usa driver proprietário nvidia/ati e até agora nada de resolverem).

Alguém usando plymouth com driver proprietário?

F

juliocbq:
fredferrao:
juliocbq:
paulohbmetal:

Vem?? Boiei.

Na hora de logar clica na engrenagenzinha e escolhe “gnome”.

Acho que me phodi entao, instalei o beta, e assim estou, aqui nao aparece isto, aparece: ubuntu e ubuntu 2D.

T

Acabei de instalar o 12.04 (64 bits) e ta bala!
Por enquanto nenhuma reclamação (não uso grub) e notei uma melhora considerável no uso da bateria (quer era uma m* até o 11.10).

Testando o gnome-shell agora…

V

estou usando a versao 10.04LTS , sou usuario ubuntu desde 2009, comecei usando o 9.04 (apesar de antigo ele é ate bonzinho!)… vou esperar o suporte a essa versao (10.04) acabar para poder ir para o 12.04 … uma coisa que eu aprendi em minha vida de programador é NUNCA, JAMAIS, usar definitivamente um produto que acabou de sair do forno!!!
e deixo claro tambem eu nao gostei daquela barra lateral, gosto da interface do gnome, com as abas la em cima.
se o ubuntu continuar me desapontando em performance, vou trocar de distribuição e vou para o Debian6

essa é a minha visao a olhos de usuário… olhando pro ubuntu do lado da comunidade linux… o ubuntu está se afastando da comunidade, está deixando de ser tornar um linux DA comunidade linux e está se tornando um linux DA canonical … a canonical tem tido umas açoes meio egoístas…

O

eliocapelati:
E sobre o uso do java no linux, o que vocês vem usando? OpenJDK ou JDK da Oracle?

O projeto openjdk evolui muito nos últimos anos, inclusive na versão 7 ele se torna a implementação de referência.
Outra coisa legal é ele é baseado no HotSpot e a diferença de código é em torno de 4%.
Vale a pena dá uma olhada.

J

otaviojava:
eliocapelati:

O projeto openjdk evolui muito nos últimos anos, inclusive na versão 7 ele se torna a implementação de referência.
Outra coisa legal é ele é baseado no HotSpot e a diferença de código é em torno de 4%.
Vale a pena dá uma olhada.

Eu instalei na minha máquina e realmente estava bom. Bem diferente do 6 que era muito ruim.

R

Só eu de Kubuntu por estas áreas? :slight_smile:

J

o kubuntu foi descontinuado pela canonical. Então eu estava usando o fedora. Peguei o 12.04 só pra testar. Mas numa boa, o fedora sai bem mais estável do forno. A canonical está fazendo um trabalho estranho no ubuntu na minha opinião.

L

após a atualização o som na minha máquina não é mais executado.

R

o kubuntu foi descontinuado pela canonical. Então eu estava usando o fedora. Peguei o 12.04 só pra testar. Mas numa boa, o fedora sai bem mais estável do forno. A canonical está fazendo um trabalho estranho no ubuntu na minha opinião.

Não foi descontinuado. Eles pararam de financiar o único recurso humano que bancavam para o projeto. A diferença para o time do Kubuntu foi perto de zero.

E o Kubuntu 12.04 está muito bom. Há tempos eu não testava uma distro KDE tão boa.

J

Não foi descontinuado. Eles pararam de financiar o único recurso humano que bancavam para o projeto. A diferença para o time do Kubuntu foi perto de zero.

E o Kubuntu 12.04 está muito bom. Há tempos eu não testava uma distro KDE tão boa.

Foi descontinuado pela “canonical” não pelos outros contribuidores. Eu ainda não testei o 12.04. Gosto muito do kde, mas o kubuntu andava muito bugado em algumas versões anteriores. Como eu não estava conseguindo usar mais o ubuntu eu migrei para o fedora. Que estava bem melhor na época.

E outra, você tem razão, o kubuntu está muito bom mesmo. Praticamente nenhum bug.

J

Muito legal, estou baixando para testar.

A

Muito bom, mas sinceramente prefiro debian, só fico com ubuntu pq é o que tem melhor suporte ao meu hardware(Note Dell Vostro 3450), pela primeira vez consegui usar minha vga hibrida num linux, minha HD6630M enfim sendo usada, bastou editar o “/etc/X11/xorg.conf”.

Não gosto do Unity, e acho um cumulo tentar obrigar a usar ele, sou mais o gnome mesmo, pra isso usei o MyUnity e oculte a barra lateral de lançadores. E tambem adicionei o Cairo-Dock.

No mais a distro parece boa, as vezes tá dando uns errinhos, mas logo eles resolvem.

J

asousaj:
Muito bom, mas sinceramente prefiro debian, só fico com ubuntu pq é o que tem melhor suporte ao meu hardware(Note Dell Vostro 3450), pela primeira vez consegui usar minha vga hibrida num linux, minha HD6630M enfim sendo usada, bastou editar o “/etc/X11/xorg.conf”.

Não gosto do Unity, e acho um cumulo tentar obrigar a usar ele, sou mais o gnome mesmo, pra isso usei o MyUnity e oculte a barra lateral de lançadores. E tambem adicionei o Cairo-Dock.

No mais a distro parece boa, as vezes tá dando uns errinhos, mas logo eles resolvem.

O ubuntu 12.04 já vem o gnome-shell instalado. É só trocar nahora de logar.

R

Quase me animei: o sleep (suspend to ram) funcionou em uma das tentativas. Incrível como o sleep e o hibernate até hoje mal funcionam. Claro que dá pra conviver numa boa com o boot rápido, mas…

H

Cada ano que passa linux fica mais longe do desktop, não conheço ninguém mais que usa isso…

T

Hermanoz:
Cada ano que passa linux fica mais longe do desktop, não conheço ninguém mais que usa isso…

Discordo.
Admito que é a passos bem lentos, mas cada ano percebo maior adoção e um linux mais user-friendly.

F

Cara eu usei um bom tempo, mas na boa, tava achando ele muito pesadão, e percebi mais isso depois que comecei a usar o ubuntu 11.04 no trabalho, puts tudo muito rapido e fluido, e no meu note um core i7 com uma nvidia de 1GB dedicado, o kubuntu todo la pesadao, agora instalei devolta o ubuntu.

Julio manda uma screenshot ae, de onde voce escolhe o gnome, ou to cego ou o meu, por ser o beta nao tem esta opção.

J

Cara eu usei um bom tempo, mas na boa, tava achando ele muito pesadão, e percebi mais isso depois que comecei a usar o ubuntu 11.04 no trabalho, puts tudo muito rapido e fluido, e no meu note um core i7 com uma nvidia de 1GB dedicado, o kubuntu todo la pesadao, agora instalei devolta o ubuntu.

Julio manda uma screenshot ae, de onde voce escolhe o gnome, ou to cego ou o meu, por ser o beta nao tem esta opção.

Eu já desinstalei o ubuntu para testar o kubuntu desde o princípio.

Mas achei um screenshot na net.
Eu só instalei o ubuntu e ele automáticamente já me concedeu o gnome-shell. Eu estava plugado na net durante a instalação.

F

Eu só instalei o ubuntu e ele automáticamente já me concedeu o gnome-shell. Eu estava plugado na net durante a instalação.

Humm, então o meu por ser beta não tem mesmo, aqui só aparece ubuntu e ubuntu 2D, mais nada, mas ja dei um apt-get install gnome-shell aqui, ja ta terminando de instalar, bora ver o que vira!

Z

O meu tbm veio sem o Gnome-shell, tive que instalar. A minha versão é a estável.

To com um problema com os efeitos 3D, até a versão 11.xx funcionava tudo normal. Atualizei pra essa e só consigo abrir a interface sem os efeitos. Tanto no Unity quanto no Gnome-shell.

Já até tentei formatar pra ver se era algum bug, mas nada.

R

Bom, pra ser justo: o sleep funcionou depois de um pequeno setup, e o hibernate por enquanto não estou usando.

Se mais alguém for usar o Kubuntu, ele tem uma taskbar “icon only”, que permite o mesmo funcionamento da taskbar do Windows 7.

Estou realmente empolgado com essa versão!

D

Humm, então o meu por ser beta não tem mesmo, aqui só aparece ubuntu e ubuntu 2D, mais nada, mas ja dei um apt-get install gnome-shell aqui, ja ta terminando de instalar, bora ver o que vira!

O meu é a versão estavel e tambem não tem as opções do Gnome, só mesmo ubuntu e ubuntu 2D. Acho que devem ter sido feitas atualizações durante a instalação para o Gnome Shell ser instalado.

R

Pessoal, ainda estou no KDE4 (questão de hábito, uso KDE desde o 2), mas vocês que já estão com o Unity, viram o HUD? http://www.youtube.com/watch?v=w_WW-DHqR3c

Edit: vi que no Kubuntu também existe o HUD, chama-se AppLauncher e também já está instalado por padrão, basta apertar Alt+F2.

J

rael_gc:
Pessoal, ainda estou no KDE4 (questão de hábito, uso KDE desde o 2), mas vocês que já estão com o Unity, viram o HUD? http://www.youtube.com/watch?v=w_WW-DHqR3c

Edit: vi que no Kubuntu também existe o HUD, chama-se AppLauncher e também já está instalado por padrão, basta apertar Alt+F2.

O appLaucher funciona de maneira diferente do hud. Enquanto o primeiro só serve para executar programas, o segundo acessa o menu deles.

R

juliocbq:
rael_gc:

O appLaucher funciona de maneira diferente do hud. Enquanto o primeiro só serve para executar programas, o segundo acessa o menu deles.

Julio, realmente, eu dei uma testada agora. O AppLauncher também tenta ver quais janelas e diálogos estão abertos (além de executar programas). Mas está muito aquém do HUD, realmente.

J

rael_gc:
juliocbq:
rael_gc:

Julio, realmente, eu dei uma testada agora. O AppLauncher também tenta ver quais janelas e diálogos estão abertos (além de executar programas). Mas está muito aquém do HUD, realmente.

O intuito do laucher é diferente. Ele é bem legal. Já o hud acho ele muito esquisito. Prefiro usar os menus mesmo.

B

Alguém sabe se o Certificado Digital dos Correios (e-CNPJ tipo A1) instalado na maquina, não o cartão ou pendrive, funciona no Ubuntu ? :roll:

R

Não sei, mas em último caso sempre rola instalar uma VM (Virtual Box?) com Windows pra estes casos.

No meu caso, precisei para o GoToMeeting.

A

funciona sim, voce tem que instala-lo em sua maquina, e funciona no ubuntu sim, pra instala-lo vah em ferramentas -> configurações avançadas -> HTTPS/SSL certificados e importe.

P

[modo-desabafo-on]
Sinceramente! Esse é o PIOR Ubuntu que já usei até hoje!!!
[modo-desabafo-off]

Pelo menos na versão 64, sem sombra de dúvidas!!

F

paulohbmetal:
[modo-desabafo-on]
[modo-desabafo-off]

Porque? To usando e to achando normal, não tive problemas!

P

fredferrao:
paulohbmetal:
[modo-desabafo-on]
[modo-desabafo-off]

1 - Firefox travando
2 - Chrome/Chromium instável
3 - Péssimo para configurar proxy.
4 - Quando deixa a máquina hibernando o mesmo trava.
5 - …

Isso para produção (ambiente de trabalho) é impraticável.

Obs.: Não sei como está a versão 32 bits mas, essa 64 vô te falá…

J

paulohbmetal:
fredferrao:
paulohbmetal:
[modo-desabafo-on]
[modo-desabafo-off]

1 - Firefox travando
5 - …

O problema do ubuntu é o maldito shell unity. O design é muito cansativo, mas na minha opinião com gnome shell dá para usar numa boa.

P

juliocbq:
paulohbmetal:
fredferrao:
paulohbmetal:
[modo-desabafo-on]
[modo-desabafo-off]

1 - Firefox travando
5 - …

O problema do ubuntu é o maldito shell unity. O design é muito cansativo, mas na minha opinião com gnome shell dá para usar numa boa.

Pois é mas, já instalei o gnome-shell e agora estou usando o gnome 3 e os problemas persistem… Nesse momento estou usando o Chromium. Vira e mexe ele fica “inclicável” (trava). Daí tenho que esperar um tempo para o mesmo voltar.

Ah! Esqueci de lista lá em cima os problemas com o grub que tivemos aqui.

A

paulohbmetal:
fredferrao:
paulohbmetal:
[modo-desabafo-on]
[modo-desabafo-off]

1 - Firefox travando
5 - …

toh usando o 11.04, em produção, e toh instalando as novas versões no notbook, mas soh por curiosidade mesmo.

P

ambrozio:
paulohbmetal:
fredferrao:
paulohbmetal:
[modo-desabafo-on]
[modo-desabafo-off]

1 - Firefox travando
5 - …

toh usando o 11.04, em produção, e toh instalando as novas versões no notbook, mas soh por curiosidade mesmo.

Em casa tenho o 11.10 64 bits instalado em minha máquina e o 11.04 32 bits instalado no notebook de minha esposa.Todos funcionando redondo (exceto o problema do grub que também deu no 11.10 na instalação).

D

paulohbmetal:
juliocbq:
paulohbmetal:
fredferrao:
paulohbmetal:
[modo-desabafo-on]
[modo-desabafo-off]

1 - Firefox travando
5 - …

Pois é mas, já instalei o gnome-shell e agora estou usando o gnome 3 e os problemas persistem… Nesse momento estou usando o Chromium. Vira e mexe ele fica “inclicável” (trava). Daí tenho que esperar um tempo para o mesmo voltar.

Não sei se mais alguem está passando pelos mesmo problemas, mas eu sinceramente não tenho observado nenhum desses problemas que você citou. Não tenho como comparar com outras versões do Ubuntu por que essa é a primeira vez que eu instalo ele, mas estou com ele a +/- uma semana no meu notebook, passo em torno de 5 horas “trabalhando” nele por dia e até agora o sistema está bem estável. Não é tão rápido quando o Debian 6, mas não é tão mais lento. Pra mim, mesmo com Unity está funcionando legal.

P

Drugue:
paulohbmetal:
juliocbq:
paulohbmetal:
fredferrao:
paulohbmetal:
[modo-desabafo-on]
[modo-desabafo-off]

1 - Firefox travando
5 - …

Não sei se mais alguem está passando pelos mesmo problemas, mas eu sinceramente não tenho observado nenhum desses problemas que você citou. Não tenho como comparar com outras versões do Ubuntu por que essa é a primeira vez que eu instalo ele, mas estou com ele a +/- uma semana no meu notebook, passo em torno de 5 horas “trabalhando” nele por dia e até agora o sistema está bem estável. Não é tão rápido quando o Debian 6, mas não é tão mais lento. Pra mim, mesmo com Unity está funcionando legal.

O 64 bits?

D

paulohbmetal:
Drugue:
paulohbmetal:
juliocbq:
paulohbmetal:
fredferrao:
paulohbmetal:
[modo-desabafo-on]
[modo-desabafo-off]

1 - Firefox travando
5 - …

O 64 bits?

Sim, 64 bits.

J

Falando nisso, o 64bits tem alguma limitação ou problema com pacotes?
Sempre usei o 32 bits com um Vaio de 4gb porque me disseram que o 64bits dava problema com alguns pacotes :?

F

j0nny:
Sempre usei o 32 bits com um Vaio de 4gb porque me disseram que o 64bits dava problema com alguns pacotes :?

Nossa isso já foi um problema no passado, há muito tempo que uso a versão 64 nunca tive problemas

T

Uso normalmente o 64bits a um bom tempo.

Aliás, realmente essa versão está com alguns probleminhas.
Mas nada além do normal. Quando instalei o 11.04 e o 11.10 assim que saíram também tive esse tipo de problemas.
Lembro muito bem que o 11.10 o “click” do mouse falhava direeeeto! Em algum update arrumaram isso, não tem por que ser diferente com o 12.04.

Aliás, a única coisa que ta me incomodando MUITO é que meu headset bluetooth da umas picotadas nervosas. E não é um phone xing ling, antes que venham com essa.
Embora o suporte bluetooth esteja mais inteligente (no 11.10 desisti de usa-lo).

Outra coisa muito boa é que a economia de bateria melhorou bastante, embora ainda tenha que penar bastante pra chegar no nível do windows.
Imagino que a maior melhoria venha após a finalização do merge com o fork do android, essa parte ficou prometida pra versão 3.3 ou 3.4 se não me engano.

Alguém mais tem sugestões de economia? Não vale sugerir desligar a wi-fi !

Abraços!

D

j0nny:

Estou usando a pouco tempo a versão 64 bits, mas como o fredferrao falou esses problemas de compatibilidade foram um grandes non inicio, mas já faz tempo que o povo ta trabalhando com isso e eu sinceramente não encontrei nenhum problema até agora no 12.04 quanto a isso.

T

Drugue:
j0nny:

Estou usando a pouco tempo a versão 64 bits, mas como o fredferrao falou esses problemas de compatibilidade foram um grandes non inicio, mas já faz tempo que o povo ta trabalhando com isso e eu sinceramente não encontrei nenhum problema até agora no 12.04 quanto a isso.

A tendência é que esses problemas sejam cada vez mais raros.
Ainda mais se considerarmos que faz quase uma década que usamos computadores pessoais de 64bits.

F

Tchello:
Drugue:
j0nny:

A tendência é que esses problemas sejam cada vez mais raros.
Ainda mais se considerarmos que faz quase uma década que usamos computadores pessoais de 64bits.

Na verdade o unico problema que me lembro de ter tido com isto, la pela versão 9, era o flash player! Não me lembro de outros!

T

fredferrao:

Na verdade o unico problema que me lembro de ter tido com isto, la pela versão 9, era o flash player! Não me lembro de outros!

Putz, também tive isso!
Mas dava pra fazer uma gambiarra com os Shared Objects. Não lembro de muitos detallhes, mas no final funcionava (daquele jeito).

P

Pessoal, problemas de travamento do Firefox/Chrome aparentemente resolvidos. Era problema com o proxy (as máquinas não estavam resolvendo o servidor proxy pelo nome). Já estou usando há umas 3 horas sem travar. Acreditem, se 5 min era inimaginável, pensem 3hs. rsrsrs…

Estou até aliviado pois, só de pensar em ter que instalar tudo de novo me dava grilo. :x

Tchello:
fredferrao:

Putz, também tive isso!
Mas dava pra fazer uma gambiarra com os Shared Objects. Não lembro de muitos detallhes, mas no final funcionava (daquele jeito).

Realmente tive muitos problemas com o plugin do flash nas versões antigas.

D

Eu estava usando o Mint Debian Edition feliz da vida até esse update 4 que fudeu tudo e tirou aquele MInt Menu top

Ai tinha o Ubuntu 11.10 instalado numa Vm para testar, nem lembrava, ai bootei e fiz já toda a atualização, vou ver qual que é

Estou usando um tal de Bodhi Linux também, baseado em Ubuntu, muito legal e levinho

Criado 26 de abril de 2012
Ultima resposta 16 de mai. de 2012
Respostas 89
Participantes 30