Ufa... Passei na Fatec São Caetano... Agora é SCJP 1.4 para começar

27 respostas
S

Boa tarde…
Felizmente passei na FATEC São Caetano (e também no CEFET-SP), agora estou começando a estudar para a certificação SCJP 1.4, na raça, para conquistar finalmente uma vaga no mercado de trabalho…
Criei este tópico para receber ajuda de profissionais que já estão na área e orientação para coleta de materiais via Web.
Considerações.
Suriano.

27 Respostas

P

Ola,

1. Você tem certeza que quer fazer a 1.4??? O mercado já está achando a 5 antiga, quanto mais a 1.4. Sem contar que a prova tem algumas coisas mais dificeis. Faça logo a 5 ou a 6.

Valeu.

L

Suriano:
Boa tarde…
Felizmente passei na FATEC São Caetano, agora estou começando a estudar para a certificação SCJP 1.4, na raça, para conquistar finalmente uma vaga no mercado de trabalho…
Criei este tópico para receber ajuda de profissionais que já estão na área e orientação para coleta de materiais via Web.
Considerações.
Suriano.

Primeiramente, parabéns pela conquista! Fatec é uma excelente faculdade.

Mas como o amigo acima já disse, faça SCJP 1.5 ou até a 1.6. Não vale a pena hoje estudar para tirar a 1.4.

No mais, dicas e recomendações de material para a SCJP tem aos montes aqui no forum, é só procurar! :lol:

S

O tempo que levarei estudando para o SCJP 5 é o mesmo que levarei para a 4?
Devo optar pelo livro em inglês??? Tenho conhecimentos intermediários…
Vou começar a estudar sozinho… Verifiquei que o livro da Kathy é muito indicado… Aonde encontro com facilidade???

D

o tempo eh o mesmo…
qualquer livraria…
ou na americanas, submarino, temporeal, shoptime

S

Cheguei a conclusão que vou me preparar para o SCJP5…Valeu…
Li algumas opiniões no Guj e verifiquei que alguns usuários acharam a prova em português confusa…
Aí está meu problema…opto pela preparação em português ou em inglês?? ou seja qual livro compro e qual prova opto…
Obrigado…
Suriano

R

Suriano:
Li algumas opiniões no Guj e verifiquei que alguns usuários acharam a prova em português confusa…
Aí está meu problema…opto pela preparação em português ou em inglês?? ou seja qual livro compro e qual prova opto…
Obrigado…
Suriano

Se vc domina o ingles, faz td em ingles.
Senao pode ler o livro e fazer a prova (SCJP5) em portugues q nao tem problema, eu fiz dessa forma e passei ! :smiley:

J

Suriano:
Obrigado…
Suriano

se preparar pra 5 ? porque não a SCJP 6 que é a atual ?!

S

Estou começando a faculdade agora… Gostaria de entrar no mercado de trabalho o mais rápido possível… Tenho conhecimento somente em linguagem VB 6.0, e gostaria de me especializar em Java.
Um amigo me fez uma proposta de emprego e me pediu a certificação SCJP…qualquer uma… para poder entrar como PJ, e não como estagiário…
Estarei de férias no serviço agora em agosto…
Estudando o mês inteiro… Qual seria a SCJP mais indicada para mim???
Valeu…

M

"

S

Estarei de férias em agosto…(Tendo mais horas para estudar)
Hoje 24/07/2008, comprei o livro da Kathy Sierra SCJP 1.5 em Português…(116,00) na Tempo Real…
Muito obrigado pela orientação dos programadores de plantão no GUJ, ajudaram muito na escolha…Valeu

Quanto tempo mais ou menos levarei para estar bem preparado para a certificação?
Estou estudando em média 3 horas por dia…na raça…
Aprender Java na raça não está sendo fácil como VB 6.0… Tô dando sangue…
Obrigado
Suriano.

R

– editado para nao gerar flamewar ----

S

Felizmente existem pessoas assim…
Que estão se esforçando para conquistar o mercado de trabalho…
NA RAÇA…PELA FALTA DE CONDIÇÃO…
INFELIZMENTE…

V

Suriano:
Felizmente existem pessoas assim…
Que estão se esforçando para conquistar o mercado de trabalho…
NA RAÇA…PELA FALTA DE CONDIÇÃO…
INFELIZMENTE…

Bem, eu já te falei isso por MP, mas vou ressaltar aqui para que outros usuários façam o mesmo:

[size=18][color=red][b]ESQUEÇA A SCJP 1.4
ESQUEÇA A SCJP 5

FAÇA A SCJP 6![/b][/color][/size]

Bons estudos para você e boa sorte na prova!

S

Obrigado pelas dicas…
Hoje (05:11 25/07/08) Comecei meus estudos pelo livro da Kathy…Quando tiver dúvidas referente a tópicos abordados ou exercícios do livro…Conto com a ajuda de vocês…
Muito obrigado…
Com certeza,está se formando mais um novo PROGRAMADOR JAVA…
Abraços :slight_smile:
Suriano

S

Boa Noite…
A dúvida é referente ao conceito de classe, objeto, variáveis de instâncias, métodos e herança…
Qual melhor literatura para obter estes conceitos???
Vlw…

S

Suriano:
Boa Noite…
A dúvida é referente ao conceito de classe, objeto, variáveis de instâncias, métodos e herança…
Qual melhor literatura para obter estes conceitos???
Vlw…

Olá Suriano,

kra isso é o básico de OO, então te aconselho a primeiro firmar estes conceitos para depois tentar a certificação, acredito q este sera seu melhor caminho…tem excelentes livros pra iniciar, um q recomendo é do Deitel…Java como programar…

ou se não quiser gastar mto…começa por aki: http://www.caelum.com.br/caelum/curso-11.jsp

pega a apostila q tb é show de bola…

Abraços,

H

Eu te aconselho a estudar um pouco na faculdade, pelo menos uns dois semestres, e depois sim pensar em tirar alguma certificação. Ter uma base é fundamental.
Você já programou antes?

Abraços.

S

Pessoal, segue a lista de material que tenho para estudar até o momento…
Se faltar algum que juguem valiosos para o aprendizado, agradeço a indicação…

SCJP 5 Kathy Sierra - Português ( paguei R$119,00 na tempo real);

Java como programar 6.0 Deitel;

SCJP 5 Kathy Sierra - Inglês;

FJ11 Caelum.

Agora não sei se adquiro Use a Cabeça!Java…
O que acham desse livro???
Preciso aprender mais sobre OO e de exercícios práticos para praticar no Bloco de Notas e compilar no Javac…já pensado na preparação para a prova da Sun.
Abraços
Suriano - São Paulo - Ipiranga

R

Pra que SCJP 6 ? Pouca coisa mudou.
As versões do Java só mudam drasticamente em versões ímpares.
Se quer inovar, então que espere a SCJP 7. Senão faça a 5 mesmo.

Suriano:

FJ11 Caelum.

Preciso aprender mais sobre OO e de exercícios práticos para praticar no Bloco de Notas e compilar no Javac…já pensado na preparação para a prova da Sun.
Abraços

Para a prova da SUN só o livro da Kathy Sierra e vários exercícios (os famosos mocks).
Dá uma pesquisada no fórum que tem coisa pra caramba.

V

romuloff:
Pra que SCJP 6 ? Pouca coisa mudou.
As versões do Java só mudam drasticamente em versões ímpares.
Se quer inovar, então que espere a SCJP 7. Senão faça a 5 mesmo.

Suriano:

FJ11 Caelum.

Abraços

Para a prova da SUN só o livro da Kathy Sierra e vários exercícios (os famosos mocks).
Dá uma pesquisada no fórum que tem coisa pra caramba.

Pra que fazer a 5 se você pode fazer a 6?

E se as versões do java mudam drasticamente nas versões ímpares, qual foi a grande mudança que o java 1.3 trouxe em relação ao 1.2?

R

Tá bom. Vou dizer de outra forma então vai …

Na MINHA opinião, a vantagem só está em esperar pela prova SCJP7, pois serão muito mais diferenças do que são da SCJP5 pra SCJP6.
E tambem levando em conta que o livro da Kathy Sierra é mais especifico pra SCJP5 e não pra SCJP6.
E tambem levando em conta que a prova SCJP5 pode ser feita em portugues e a SCJP6 não.
E tambem levando em conta que pra algum ‘headhunter’ uma certificação SCJP5 ou SCJP6 tanto faz (sabendo ele que as diferenças são mínimas).
E por ultimo: a porcentagem de sucesso para a prova é maior na SCJP6 (na verdade uma única vantagem que vejo no caso do ‘headhunter’ por ex.).

P

romuloff:
Tá bom. Vou dizer de outra forma então vai …

Na MINHA opinião, a vantagem só está em esperar pela prova SCJP7, pois serão muito mais diferenças do que são da SCJP5 pra SCJP6.
E tambem levando em conta que o livro da Kathy Sierra é mais especifico pra SCJP5 e não pra SCJP6.
E tambem levando em conta que a prova SCJP5 pode ser feita em portugues e a SCJP6 não.
E tambem levando em conta que pra algum ‘headhunter’ uma certificação SCJP5 ou SCJP6 tanto faz (sabendo ele que as diferenças são mínimas).
E por ultimo: a porcentagem de sucesso para a prova é maior na SCJP6 (na verdade uma única vantagem que vejo no caso do ‘headhunter’ por ex.).

Olá,

1. Um livro pra certificação 7 quando sair, vai demorar muito até lá.
  2. A tradução da prova da SCJP 5 é um LIXO completo.
  3. Headhunters e pessoas de RH em geral desconhecem maior parte das coisas.
  4. Maior porcentagem de sucesso? De onde voce tirou isso???

[]'s

N

Esperar até a 7… Quando chegar a 7 esperar a 9… Se for ficar esperando sempre a útima, vai terminar nunca tirando… Como não mudou quase nada mesmo, estudar para prova 1.6 pelo livro da 1.5 é quase a mesma coisa … Ja ouvi falar que a 1.6 é um pouco mais fácil pois tem menos questões de Drag and Drop, em compensação o score para ser aprovado é maior. e tem mais assunto para estudar =)

S

Bom, já decidido estou me preparando primeiramante para a Certificacação 5…Depois…Tiro a 7, quando sair.
Frequentei a Fatec São Caetano durante os primeiros dias, as aulas são muito teóricas, pouca prática…O bacharelado é só para turmas da manhã…Não deu, tenho que trabalhar…
Como passei no CEFET - SP e não havia cancelado minha matrícula, graças a Deus!!! Resolvi cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas no próprio CEFET, pois a carga horária de programação é mais alta, tendo matérias como C++, JAVA, Dot.net…e a colocação no mercado é mais rápida.
Agora estou tendo teoria sobre lógica de programação e finalmente entendendo encapsulamento, heranca, polimorfismo…
A matéria de Cálculo vai pegar…
Abraços.
Suriano.

R

Suriano:
Bom, já decidido estou me preparando primeiramante para a Certificacação 5…Depois…Tiro a 7, quando sair.
Frequentei a Fatec São Caetano durante os primeiros dias, as aulas são muito teóricas, pouca prática…O bacharelado é só para turmas da manhã…Não deu, tenho que trabalhar…
Como passei no CEFET - SP e não havia cancelado minha matrícula, graças a Deus!!! Resolvi cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas no próprio CEFET, pois a carga horária de programação é mais alta, tendo matérias como C++, JAVA, Dot.net…e a colocação no mercado é mais rápida.
Agora estou tendo teoria sobre lógica de programação e finalmente entendendo encapsulamento, heranca, polimorfismo…
Abraços.
Suriano.

Eu fiz a SCJP 6 segunda, caiu apenas UMA questão do SCJP 6. Por que fazer a 5? Com certeza a 6 é mais valorizada :slight_smile:
Além do que, o conteúdo para a 6 é pouco e fácil.

Abraços.

V

raphaelrabadan:
Suriano:
Abraços.
Suriano.

Eu fiz a SCJP 6 segunda, caiu apenas UMA questão do SCJP 6. Por que fazer a 5? Com certeza a 6 é mais valorizada :slight_smile:

Abraços.

Concordo completamente. Acho que a sun já deveria ter descontinuado as provas 1.4 e 5 há muito tempo.
O único motivo que vejo para alguém fazer a SCJP 5 é se não souber realmente nada de inglês. Fora isso, não existe NENHUM, absolutamente NENHUM motivo para alguém fazer a SCJP 5 e muito menos a 1.4.

Ah, e de novo, parabéns pelo seus 98% na SCJP 6, raphaelrabadan :wink:

R

victorwss:
raphaelrabadan:
Suriano:
Abraços.
Suriano.

Abraços.

Concordo completamente. Acho que a sun já deveria ter descontinuado as provas 1.4 e 5 há muito tempo.
O único motivo que vejo para alguém fazer a SCJP 5 é se não souber realmente nada de inglês. Fora isso, não existe NENHUM, absolutamente NENHUM motivo para alguém fazer a SCJP 5 e muito menos a 1.4.

Ah, e de novo, parabéns pelo seus 98% na SCJP 6, raphaelrabadan ;)

Valeu :smiley:
To tentando me organizar pra SCWCD, mas por causa da faculdade que começou com todo o gás(último periodo e tal) tá meio díficil. Se preparasse por quanto tempo para a SCWCD?
e sobre o tópico, só se não souber NADA MESMO, até pq a tradução da prova pra português é horrível, fiz a SCJA em português e me arrependi.

Criado 21 de julho de 2008
Ultima resposta 7 de ago. de 2008
Respostas 27
Participantes 14