Um hacker publicou o código do protocolo do Skype

61 respostas
J

Bom dia,

Efim Bushmanov , um pesquisador russo conseguiu atingir os segredos do Skype por engenharia reversa (reverse-engineering).

Menos de um mês depois de anunciar a aquisição da ferramenta famoso para VoIP pela Microsoft por US $ 8,5 bilhões,
um hacker publicou o código de protocolo do Skype e da versão open source do aplicativo.

Seu objetivo é criar uma versão open-source da solução de comunicação Skype.

A Microsoft ainda não reagiu a esta publicação e poderão em breve tomar medidas legais contra Efim Bushmanov por violação de licença.

Entretanto, os desenvolvedores interessados ​​podem acessar o código e testar a versão open-source do pesquisador russo para saber mais sobre o Skype eo seu funcionamento.

Fontes :
http://skype-open-source.blogspot.com/2011/06/skype-protocol-reverse-engineered.html

61 Respostas

E

Muito bom!

E o interessante é a moral que o hacker dá sobre Liberdade e Política no blog dele. E sobre o regime na Russia e o Egito. Li só por cima alguns posts do blog e da para entender bem a idéia dele, simples e direto.

Do ponto de vista que ele dá o Skype Aberto vai ser uma mão na roda para ajudar na busca da Liberdade.

Como ele diz:

Fonte: http://skype-open-source.blogspot.com/2011/06/so-i-am-going-to-politics-and-support.html

Este cara esta de parabéns! Vai conseguir uma revolução com isto! E tomara q sim!

S

eduveks:
Muito bom!

E o interessante é a moral que o hacker dá sobre Liberdade e Política no blog dele. E sobre o regime na Russia e o Egito. Li só por cima alguns posts do blog e da para entender bem a idéia dele, simples e direto.

Do ponto de vista que ele dá o Skype Aberto vai ser uma mão na roda para ajudar na busca da Liberdade.

Como ele diz:

Fonte: http://skype-open-source.blogspot.com/2011/06/so-i-am-going-to-politics-and-support.html

Este cara esta de parabéns! Vai conseguir uma revolução com isto! E tomara q sim!

Nem sei se concordo ou discordo com isso. Se ele se dedicasse em criar algo do zero ou ajudar a desenvolver um produto para concorrer com o Skype estaria de parabéns. Mas fazer engenharia reversa de um produto comercial e distribuir o resultado. Algo que a empresa (que não é uma ONG, ela visa o lucro como qualquer empresa comum) investiu milhões para construir. Eu fico em dúvidas com essa “liberdade”. Qualquer um é livre para desenvolver uma alternativa, mas “roubar” algo pronto, fica meio estranho ao meu ver, mesmo se tratando de um protocolo. Eu já acho que nesse caso é mais libertinagem do que liberdade em si. Se ele quer ser livre, que use e ajude a desenvolver projetos como o Ekiga por exemplo.

E

Com certeza sou contra, pense você desenvolvendo um Software e comercializa-o, ai vem um hacker faz uma engenharia reversa e disponibiliza em um blog, qual seria a sua reação?

L

A Skype chegou onde chegou porque investiu muita grana, milhões no produto dela, passou anos o aperfeiçoando… de boas intenções o inferno ta cheio, pra mim isso é crime e deve ser punido sem dó!

[]s

E

E não acham q o Skype já ganhou dinheiro suficiente com o protocolo!?

Agora é do povo :stuck_out_tongue:

Agora a sério, isto acontece com qualquer software, ninguém esta imune a isto. A Apple, Microsoft, Adobe, etc, vivem sofrendo com isto, mas na verdade mesmo assim faturam milhões!

Isto no fundo n vai afetar as receitas do Skype, já que a aplicação client tem um alto nível de qualidade e os utilizadores já estão fidelizados na plataforma.

Sou mesmo a favor que hackeiem tudo! Vc faz um motor e faz o melhor carro do mundo, qualquer um vai abre o motor e vê como é q vc fez, e pode fazer algo parecido. Isto se aplica a qualquer coisa material. Por que no virtual n pode ser assim? E no fundo é assim.

Vc quer fazer um software, um protocolo e faturar milhões para o resto da vida sem q ninguem descubra como vc fez!? Assim a vida é fácil e é injusto! Nada é segredo para sempre neste mundo.

Tudo que existe, real ou virtual, é para sofrer engenharia reversa!

Agora deus vai reclamar com os cientistas por q estão fazendo engenharia reversa do DNA e vai abrir um processo!? :twisted:

O Skype agora se quiser continuar a proteger o protocolo, é só ir e colocar a cabecinha para funcionar e melhorar, ou então n se incomoda com isto e continua faturando na mesma…

E eu aposto q nenhum processo contra o cara vai ser aberto!

T

Luiz Aguiar:
A Skype chegou onde chegou porque investiu muita grana, milhões no produto dela, passou anos o aperfeiçoando… de boas intenções o inferno ta cheio, pra mim isso é crime e deve ser punido sem dó!

[]s

concordo com o Luiz, acho que nós desenvolvedores nos matamos para criar novos softwares, alguns de nós criamos novas API’s com o intuito de lucrar, e vem um rapaz querendo se achar o Fodão e rouba o código ? muito errado isso e acho que isso deve ser punido.

O Conhecimento é livre, mais o uso incorreto do mesmo pode acarretar problemas, aprender é legal compartilhar conhecimento, porém tentar acabar com um negocio *publicando o source code eu acho que é extremamente errado.

S

eduveks:
E não acham q o Skype já ganhou dinheiro suficiente com o protocolo!?

Agora é do povo :stuck_out_tongue:

Agora a sério, isto acontece com qualquer software, ninguém esta imune a isto. A Apple, Microsoft, Adobe, etc, vivem sofrendo com isto, mas na verdade mesmo assim faturam milhões!

Isto no fundo n vai afetar as receitas do Skype, já que a aplicação client tem um alto nível de qualidade e os utilizadores já estão fidelizados na plataforma.

Sou mesmo a favor que hackeiem tudo! Vc faz um motor e faz o melhor carro do mundo, qualquer um vai abre o motor e vê como é q vc fez, e pode fazer algo parecido. Isto se aplica a qualquer coisa material. Por que no virtual n pode ser assim? E no fundo é assim.

Vc quer fazer um software, um protocolo e faturar milhões para o resto da vida sem q ninguem descubra como vc fez!? Assim a vida é fácil e é injusto! Nada é segredo para sempre neste mundo.

Tudo que existe, real ou virtual, é para sofrer engenharia reversa!

Agora deus vai reclamar com os cientistas por q estão fazendo engenharia reversa do DNA e vai abrir um processo!? :twisted:

O Skype agora se quiser continuar a proteger o protocolo, é só ir e colocar a cabecinha para funcionar e melhorar, ou então n se incomoda com isto e continua faturando na mesma…

E eu aposto q nenhum processo contra o cara vai ser aberto!

Eu não acho não. Ela pode ganhar o dinheiro que quiser, pois é dela. È um produto que ela criou. Alguém não gostou? Crie uma alternativa ou não use o produto dela. E sobre injustiça, é injusto você trabalhar duro em algo por meses(ou até anos), para vir alguém copiar em horas. E sobre engenharia e cópia no “real”(eu acho que existe uma coisa só, e que virtual é realidade também, mas tudo bem), por isso que se ouve tanto em patentes e em processos de X contra Y (Google contra Apple, Apple contra Google, Apple contra Nokia e assim vai). E não acho isso errado não. Acho que qualquer um tem que ter pleno direito de explorar comercialmente algo que criou.

Porém, o Skype poderia ter seu protocolo aberto (eu até acharia muito bom isso) e continuar a explorar comercialmente ele. Mas essa é um decisão que ter partir da própria empresa, e não de qualquer um fora dela.

E

Q confusão!

Mas quem disse q o cara copiou!?

Basicamente esta documentado o protocolo! É como vc fazer um avião e alguém vai e desmonta o teu avião inteiro e documenta tudo que ele tem e documenta como pode ser feito… e faz um para exemplificar a construção.

Na vida real, isto acontece o tempo todo! Como funciona o mercado dos celulares, acha que uma empresa não sabe como a outra empresa fez o celular!? Acha que a construção de um celular é segredo absoluto!? Que ninguém sabe como as coisas são feitas?

Se assim fosse só existiria uma única empresa de celular, uma única empresa de automóveis, apenas uma empresa de lâmpadas, etc…

Na boa isto é uma discussão perdida, é bem feito! E que continue e nem tem do que reclamar, e não vai ter processo nenhum. Até parece que o Skype inventou a roda, ou quando vc faz um software é a invenção da roda que vale milhões e que ninguém pode saber como é que vc fez aquilo… isto não existe!

O Facebook tem publicado toda a infraestrutura dele, e toda a tecnologia, tudo que vc precisa saber como o Facebook foi feito e funciona. Idem para o Google, lembra até dos funcionários do Google que saíram e fizeram um motor de busca ainda melhor na opinião deles e de muitos?

Nada é sigilo eterno! É possível saber como tudo é feito! E deveria ser sempre assim, como vc pode avaliar se uma coisa é boa ou não, se é segura ou não, se vc nem sequer sabe como foi feita e como funciona a fundo?

Se vc n sabe vc n tem como ter a certeza de nada, e n pode questionar, só pode aceitar cegamente.

Então acha que o Skype antes de fazer o seu protocolo não estudou o protocolo do Messenger a fundo, ou até mesmo o da Cisco? Que por acaso também não é aberto, e claro q n iriam dizer nada a ninguém. Acham que uma empresa n fuça em tudo que a outra empresa faz? E ainda por cima, acham que uma empresa n faz engenharia reversa dos “segredos” da outra empresa?

Com esta informação publicada do Skype, esta tudo aberto para alguém fazer melhor, e este alguém pode até ser o próprio Skype.

E

Tenkara Kiddo:
Luiz Aguiar:

[]s

concordo com o Luiz, acho que nós desenvolvedores nos matamos para criar novos softwares, alguns de nós criamos novas API’s com o intuito de lucrar, e vem um rapaz querendo se achar o Fodão e rouba o código ? muito errado isso e acho que isso deve ser punido.

O Conhecimento é livre, mais o uso incorreto do mesmo pode acarretar problemas, aprender é legal compartilhar conhecimento, porém tentar acabar com um negocio *publicando o source code eu acho que é extremamente errado.

Até parece que se mata! Lol! Na boa… Quem é que se mata para fazer um software!? Se se mata para fazer é sinal que n vale nada.

Acha que o Linus Torvald se matou? Acha que o Bill Gates se matou e ainda perdeu o sono por cauda da pirataria?

Há e o Zuckerberg se matou pra caramba!

Até parece q programador tem uma vida sofrida! Tadinho… tem forma mais fácil de ganhar dinheiro?! Vai se danar meu! Acorda para vida!

Dar uma de coitadinho esta é d+!

L

É impressionante a imaturidade do usuário eduveks que além de defender um ato criminoso utiliza expressões de baixo calão para agredir outros usuários que tem opiniões divergentes da sua. Acredito que este tipo de pessoa não agrega nada a este fórum tão importante para a comunidade java.

Nada contra a exposição da sua opinião,mas contanto que seja com educação e balizada em fatos e não em crenças e ideologia politica.

Acredito que o único caminho para o desenvolvimento da comunidade open-source é o trabalho e não atos como o praticado por este hacker.

M

Pra mim isso é crime, um cara desses não merece meu respeito e nem o da comunidade. Pior ainda é ver os comentários. Desde quando roubar é algo bacana?

Inté!

E

lpessoa:
É impressionante a imaturidade do usuário eduveks que além de defender um ato criminoso utiliza expressões de baixo calão para agredir outros usuários que tem opiniões divergentes da sua. Acredito que este tipo de pessoa não agrega nada a este fórum tão importante para a comunidade java.

Nada contra a exposição da sua opinião,mas contanto que seja com educação e balizada em fatos e não em crenças e ideologia politica.

Acredito que o único caminho para o desenvolvimento da comunidade open-source é o trabalho e não atos como o praticado por este hacker.

Primeiro, n ofendi ninguém, e nem usei baixo calão, pelo menos n foi esta a minha intenção reforcei a idéia, e respeito muito opiniões divergentes. E o pior vc n me conhece e muito menos entendeu o que quis dizer.

E resumindo o que eu quiz dizer é… aonde esta o crime!?

Qual é o crime!? Ele por acaso clonou o cliente do skype!? Estamos falando de um PROTOCOLO! É o mesmo que uma empresa cria um protocolo tipo o HTTP e alguém usa um sniffer e ve como funciona e publica um client/servidor de como isto funciona, e isto é crime!?

Sinceramente… ok! Então é crime e façam um drama em cima disto… e para o vossos desgosto não vão ver nenhum processo e ninguém fazendo um drama em cima disto. A não ser vc mesmo.

E vc com 5 mensagens já deve ter agregado muito ao forum/comunidade… me conhece melhor e vc vai ver o que é agregar.

A

Que cara sem noção. Já era… a microsoft vai cair em cima do cara agora.

J

ahhhh, a lei dos homens :slight_smile:

Antes de todo progrresso há uma desordem ;D

E

marciosantri:
Pra mim isso é crime, um cara desses não merece meu respeito e nem o da comunidade. Pior ainda é ver os comentários. Desde quando roubar é algo bacana?

Inté!

Vê bem os comentários no blog dele e vc vai ter idéia do “respeito” que ele já conseguiu… vc e muito menos eu podemos falar em nome de uma comunidade. Vc e eu, como todo mundo fala do que mais lhe convém.

E onde esta o roubar? O que ele roubou? Descobriu! É bem diferente! E que benefício ele esta tendo com isto? Ele esta lucrando com isto?

Quer falar de roubo? Lembra dos problemas judiciais do Facebook, Dos, etc? Tantos casos que vc pode considerar como roubo… ou não… depende do ponto de vista.

Isto não é roubo! Roubo seria ele invadir os servidores do Skype e conseguir arrancar o código fonte e publicar.

L

Estamos em um mundo globalizado !

se for falar em roubo fale do Brasil!

ate posso concordo em meio ponto a isso , mas nem do as caras de defender ninguém.

Mas, ai se vc não ter um pouco de sacanagem nunca vai pra frente sendo certinho na vida!

eu penso assim!

caso outros retruque, nem vou dar ao lazer de responder!

F

Fazer engenharia reversa não é o mesmo que copiar. Ele por capacidade própria entendeu o protocolo e o disponibilizou. A Microsoft não teve o código-fonte muito menos documentação roubados, então não há nada de ilegal nisso. O que não impede a mesma de mudar uma vírgula no protocolo e quebrar todo o tempo de pesquisa do sujeito…

T

eduveks:
Tenkara Kiddo:
Luiz Aguiar:

[]s

Até parece que se mata! Lol! Na boa… Quem é que se mata para fazer um software!? Se se mata para fazer é sinal que n vale nada.

Acha que o Linus Torvald se matou? Acha que o Bill Gates se matou e ainda perdeu o sono por cauda da pirataria?

Há e o Zuckerberg se matou pra caramba!

Até parece q programador tem uma vida sofrida! Tadinho… tem forma mais fácil de ganhar dinheiro?! Vai se danar meu! Acorda para vida!

Dar uma de coitadinho esta é d+!

desculpe meu caro se lhe ofendi com a minha opinião, é uma opinião pessoal e eu só deixei a minha opinião no tópico, se você é super inteligente parabéns ! você não pesquisa nada para criar um código do zero e já nasceu perfeito… valeu ae champs…
não precisa cortar os pulsos, valeu.

E

Engenharia reversa não é crime. Crime é copiar parte ou a totalidade do projeto (usar a “mesma” solução).

E

Tenkara Kiddo:

desculpe meu caro se lhe ofendi com a minha opinião, é uma opinião pessoal e eu só deixei a minha opinião no tópico, se você é super inteligente parabéns ! você não pesquisa nada para criar um código do zero e já nasceu perfeito… valeu ae champs…
não precisa cortar os pulsos, valeu.

desculpa eu! pois eu n dramatizei nada! muito menos cortei os pulsos! apenas cansei de tanto rir e chorar de tanta dó…

mas sim, há quem se mate para fazer meia dúzia de código e acha q vale milhões! a vida de programador é “muito sofrida” (eu bem sei, q “sofrimento”)… mas por favor n corte vc os pulsos por isso…

M

A MS tem que dar um jeito de tapar o buraco agora ou Skype irá competir com Android em quem tem mais vírus na plataforma!

Sem dúvida uma estupidez, o cara não vai sair bem dessa.

W

Esse “carinha” é tão esperto que certamente vai provar da liberdade tão dita por ele na cadeia :slight_smile:
Isso se não fizerem coisas piores com ele…

Mas fica a dica, eduveks, estude ÉTICA em TI.

R

Quer dizer então que ele descobriu tudo aquilo ali via engenharia reversa, sozinho?
o bixo é um monstro

A

Luiz Aguiar:

[]s

Se eu fosse o hacker o máximo que eu fazia seria bater na porta da Microsoft me vendendo para uma vaga
de gerente de telecomunicações do produto Skype ou algo do tipo. Divulgar/expor o fonte é complicado.

I

Também não concordo com o que esse russo fez afinal a maioria das empresas vive dos produtos que comercializa, se não quer pagar então faça sua própria solução!

W

E eu só rio… kkkk
Engraçado as opiniões das pessoas. Toda pessoa tem seu preço, umas mais barata outras um pouquinho mais cara, mas que tem, ahhh tem… até o mais politicamente correto.
Acha que estou errado, exagerando? Capitalismo my friend! Vc nasceu, cresceu e vive em um. :wink:

E sobre o que era o tópico? ahhh taaaa, do doido que fez engenharia reversa… uma coisa é certa… o cara manja… eu não consigo quebrar segurança de treco nenhum… nem da fechadura… :smiley:

relax…
Abraços pessoal

V

Eu esperei até chegar em casa, para achar meu livro e postar aqui. eheheh

“[…] Seus escritórios eram cheios de dispositivos eletrônicos que ele desmontava para ver como funcionavam. John Sculley lembra-se de que Jobs estava sempre estudando produtos de outros fabricantes. “…Havia peças eletrônicas e gabinetes de produtos espalhados pela sala”, escreveu ele. […]”. Pág. 181

“[…] Sculley lembrou uma viagem que ele e Jobs fizeram ao Japão para se encontrarem com Akio Morita, o legendário co-fundador da Sony. Morita apresentou-os com dois players Walkman saídos das linhas de produção. “Steve ficou fascinado com aquilo”, recordou Sculley. “Então, a primeira coisa que fez com o seu foi desmontá-lo, observando cada uma das peças. Como foi feita a montagem e o acabamento. Como foi construído.” […]” Pág. 182

Trechos retirados do livro A cabeça de Steve Jobs (Agir Editora)

Bom, minha opnião é: Engenharia reversa todo mundo faz. O pecado do Russo foi ter admitido ter feito. :twisted:

M

Mais um da série “Se o Jobs, então devemos fazer porque é bom. Amém”.

L

relaxa esse cara ainda vai ser contratado!

eu não duvido nada!

RUSSO safado shasuhausa :twisted:

M

se é ilegal eu não sei, como disseram ai em cima teria que se averiguar a lei de patentes, o termo de uso do produto, ver se algum destes dois foi quebrado, mais com certeza é anti ético… mais tenho que admitir também, se o cara abriu mensagens, fez engenharia reversa, sem ter roubado qualquer documentação ou algo do tipo, ele é muito bom…

editando, sim… se eu fosse tomador de decisão na microsoft ao invés de processa-lo eu o contrataria… mas ficaria de olhos bem abertos…

V

venomtotal:
Eu esperei até chegar em casa, para achar meu livro e postar aqui. eheheh

“[…] Seus escritórios eram cheios de dispositivos eletrônicos que ele desmontava para ver como funcionavam. John Sculley lembra-se de que Jobs estava sempre estudando produtos de outros fabricantes. “…Havia peças eletrônicas e gabinetes de produtos espalhados pela sala”, escreveu ele. […]”. Pág. 181

“[…] Sculley lembrou uma viagem que ele e Jobs fizeram ao Japão para se encontrarem com Akio Morita, o legendário co-fundador da Sony. Morita apresentou-os com dois players Walkman saídos das linhas de produção. “Steve ficou fascinado com aquilo”, recordou Sculley. “Então, a primeira coisa que fez com o seu foi desmontá-lo, observando cada uma das peças. Como foi feita a montagem e o acabamento. Como foi construído.” […]” Pág. 182

Trechos retirados do livro A cabeça de Steve Jobs (Agir Editora)

Bom, minha opnião é: Engenharia reversa todo mundo faz. O pecado do Russo foi ter admitido ter feito. :twisted:

Negativo Marcos. Só postei isso referente a Jobs, porque ao ler este tópico, associei com estes trechos do livro, que tinha lido recentemente.

O que eu disse, minha opnião pessoal, e não sou dono da verdade, é que TODAS as grandes empresas(Apple, microsoft, e [cole aqui o nome da sua empresa favorita]) provavelmente fazem isso(engenharia reversa).

Acho ingenuidade pensar que uma empresa(de softs, eletronicos, carros e etc…) não pegaria os produtos dos concorrentes e mandaria pro setor de engenharia para desmontar e ver como funciona para produzir algo similar ou melhor. Contudo, eles estão vendo como funciona, eles não são burros de copiar os componentes na cara-de-pau para serem processados depois por quebra de patente(exceto o android :twisted: )

Reiterando o meu pensamento: o que o russo fez é ilegal? Sim, com certeza é ilegal. Mas tem peixe grande que faz a mesm coisa, só que nas escuras.

R

Não é ilegal, é anti-ético

se fosse pra fazer algo como um skype-open-source, que fosse um projeto novo, e não “roubar” coisa assim
a empresa gastou bilhões pra ter acesso, pra um cara desses fazer isso, só pq acha que o skype já ganhou dinheiro demais

tem que ser mtu mongol pra falar uma coisa dessas

V

Se você considerar os termos de uso, é ilegal também

Fonte: http://www.skype.com/intl/en/legal/terms/tou/#agreement

R

Se você considerar os termos de uso, é ilegal também

Fonte: http://www.skype.com/intl/en/legal/terms/tou/#agreement

tapa na minha cara

M

Não sei se violar os termos de uso torna ilegal a atitude. Aliás, já me disseram que a engenharia reversa em si não é ilegal.

Bom, como disse, não sei. hehehe

F

Quebrar o código do protocolo do Skype é easy, quero ver descobrir a fórmula da Coca Cola!

#ironic

V

Fabio “Kym” Nascimento:
Quebrar o código do protocolo do Skype é easy, quero ver descobrir a fórmula da Coca Cola!

#ironic

ahahahah. É mesmo. O que já devem ter tentado pra achar a fórmula da coca-cola … :lol:

W

Ja devem até ter descoberto a formula da coca cola. O que vale é o nome coca cola. Para produzir a coca (pirata) não deve ser muito mais barato que a própria coca produz. Sendo assim vc compraria a outra mesmo sendo igual a original por pequena diferença? Eu não. Esta é a logica do caso coca cola.

Abs
Wanderson 8)

C

[quote=serathiuk]

eduveks:
Muito bom!

Como ele diz:

Nem sei se concordo ou discordo com isso. Se ele se dedicasse em criar algo do zero ou ajudar a desenvolver um produto para concorrer com o Skype estaria de parabéns. Mas fazer engenharia reversa de um produto comercial e distribuir o resultado. Algo que a empresa (que não é uma ONG, ela visa o lucro como qualquer empresa comum) investiu milhões para construir. Eu fico em dúvidas com essa “liberdade”. Qualquer um é livre para desenvolver uma alternativa, mas “roubar” algo pronto, fica meio estranho ao meu ver, mesmo se tratando de um protocolo. Eu já acho que nesse caso é mais libertinagem do que liberdade em si. Se ele quer ser livre, que use e ajude a desenvolver projetos como o Ekiga por exemplo.

Não concordo com eduveks, embora ele vê esse episódio por outro ângulo. Bem sinceramente, é lógico que nada se cria do nada, daí a publicar um protocolo comercial é um pouco demais e a comunidade não precisa desse tipo de “AJUDA” .

C

Outro ponto que gostaria de citar: Não importa o quanto uma empresa lucra com seus produtos e o quanto os donos dela fiquem ricos, pois ela emprega pessoas, e o ato de hackear pode colocar em risco muitos empregos, desde o diretor financeiro a copeira do cafezinho, e essas pessoas não precisam desse tipo de ajuda da comunidade open-sources :frowning:

B

[i]O SAMBA foi originalmente criado por Andrew. Tridgell, que fez a engenharia reversa do protocolo SMB e publicou seu código em 1992.

Muitos membros usam o Samba, talvez até mesmo os que se dizem contra a pratica da engenharia reversa, e porque não dizer, se beneficiam/beneficiaram disto, e não vejo tanto alarde a respeito.

Anti-ético até que ponto? Até o ponto que lhes convém?[/i]

L

venomtotal:
Fabio “Kym” Nascimento:

#ironic

ahahahah. É mesmo. O que já devem ter tentado pra achar a fórmula da coca-cola … :lol:

compra um pouco de pó branco(aquele poh sacana)coloca um corante um essência já era fácil rsrsr

M

beto.page:
[i]O SAMBA foi originalmente criado por Andrew. Tridgell, que fez a engenharia reversa do protocolo SMB e publicou seu código em 1992.

Muitos membros usam o Samba, talvez até mesmo os que se dizem contra a pratica da engenharia reversa, e porque não dizer, se beneficiam/beneficiaram disto, e não vejo tanto alarde a respeito.

Anti-ético até que ponto? Até o ponto que lhes convém?[/i]

Estive conversando com um ex professor da área de direito, e segundo ele, a engenharia reversa por si só não é crime. Você pode fazer um programa que faça a mesma coisa que o outro, só não poderia fazer exatamente igual. No caso do Samba, se a implementação dele fosse a da MS, seria ilegal, mas criar um protocolo que recebe a mesma entrada e gera a mesma saída, mas por um algoritmo próprio, não cometeu dolo.

Ao contrário do hacker, que supostamente liberou o código alheio.

Só que segundo ele, a lei não é muito clara e precisa, porque é muito difícil pra um software saber até que ponto seria uma “implementação própria”. Você pode usar o mesmo algoritmo mas codificar um pouco diferente, pode melhorar uma parte, pode alterar pouco ou alterar bastante mas ter alguma coisa dele. Por isso esse tanto de processos entre empresas.

Bom, não é a minha opinião, nem sei se é inteiramente verdade isso.

C

Olha, acredito que quando é com os outros é facil falar que é correto, que tem que se liberado o fonte do protocolo e tals. Quando alguem trabalha duro em um produto, essa pessoa vai querer algum tipo de retorno, por menor que seja, e não estou falando somente de dinheiro. Acho que o que esse russo fez foi muito errado, porque não foi ele quem trabalhou anos no protocolo, não foi ele quem gastou muito(e com certeza foi gasto muito) para o Skype fazer o que faz hoje, e valer o que vale hoje. Apoio a comunidade open source, só não apoio os “Robin Hood” da vida, que acham que sacaneando os poderosos vao mudar o mundo.

Editando

“De boas intenções o mundo está cheio.”

S

Nossa, como tem gente pra falar besteira. O cara não roubou nada, só publicou uma especificação de protocolo. Coisa que já foi feita várias vezes, por exemplo: ICQ e até o MSN, da própria MS: http://www.hypothetic.org/docs/msn/
É graças a isso que dá pra acessar o MSN sem usar o Messenger. Alguém já usou o meebo?

C

ah claro… muita besteira. Então me diga… se voce fosse você o desenvolvedor do Skype, com reagiria?? Ou melhor, se fosse você que gastasse 8,5 bilhões no Skype?
Acharia correto??

S

Tem certeza que você sabe o que está sendo discutido? O tal fonte do protocolo que você mencionou sugere que não.

C

Desculpa meu erro, pensei que estavamos falando da formula da Coca-Cola.

Da próxima vez eu te mando um MP perguntando sobre o devo falar.

Obs: Não comentei em nenhum momento querendo ser o dono da verdade ou julgar ninguém, somente coloquei a minha opnião.

M
M

Desculpe mas cabe ao proprietário do software dizer qual os termos de uso.

S

Isso foi em 1999 e a versão oficial ficou diferente disso. Veja aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Notification_Protocol#MSNP2
Aquela versão nem mesmo consegue se conectar à rede hoje. O mínimo é a 8.

Entretanto, até hoje existem dezenas de clientes MSN (incluindo clientes proprietários) que funcionam perfeitamente.

Não sei sobre essa parte, mas me parece achismo. Não sei se isso se estende a protocolos ou formatos de arquivos.
O BrOffice seria ilegal por ler e escrever arquivos DOC, por exemplo?

Uma pergunta: na opinião de vocês, o que o Skype perderia com essa publicação e eventuais clientes alternativos?

F

É pra essa pergunta que eu estou buscando uma resposta desde que saiu a notícia, e não encontrei ainda.

Poderiam dizer que a empresa perderia receita. Como? Se pra entrar na rede do Skype você continua tendo que…oras…acessar a rede do Skype! E portanto a empresa continuaria vendendo os créditos e lucrando. Ela só perderia receita em banners.

Se o medo é que se crie uma rede alternativa, aí eu pergunto: de que adiantaria? Nessa rede alternativa você não conseguiria falar com o seu amigo que tem Skype “puro”.

Uma coisa que pode fazer sentido é permitir capturar as conversas. Conhecendo o protocolo você poderia através de um sniffer pegar os pacotes. Mas até aí acredito que os dados sejam criptografados…

Edição: não entro no mérito do russo estar certo ou errado, até porque acho que ele está errado. Para descobrir o protocolo ele teve que baixar o software, aceitando a licença de uso. Se na licença de uso está explícito que não pode usar engenharia reversa para descobrir coisas sobre a aplicação, cometeu no mínimo uma infração.

E

Desculpe mas cabe ao proprietário do software dizer qual os termos de uso.

Só um detalhe, já vi muitos dizendo coisas deste genero…

Mas quem disse q tudo q esta nos termos de uso é legal? Nem todas as exigências que fazem tem cabimento e nenhum juiz daria razão! Podem dizer q quiser e vc pode até assinar (ou dar o check de q concorda). Cada um inventa as suas leis de consumo, utilização, liberdade de uso e etc!? Algazarra não concorda!?

O Skype pode dizer o q quiser, como alguns disseram… o pessoal do skype são uns tadinhos… gastaram “milhões” para desenvolver o protocolo… ops… «DÚVIDO»

Bem isto é conversa para boi dormir, dúvido q aconteça alguma coisa como russo, assim como n aconteceu nada com o cara q quebrou a playstation, iphone, etc.

E como já deram o exemplo do Samba q por acaso até a Apple utiliza! N sei de um caso de algum protocolo quebrado que tenha dado em processo. Isto seria até cómico, e como já disse dúvido q a MS/Skype se pronunciem sobre isto em forma de processo.

E

caio.gaspar:
Desculpa meu erro, pensei que estavamos falando da formula da Coca-Cola.

Da próxima vez eu te mando um MP perguntando sobre o devo falar.

Obs: Não comentei em nenhum momento querendo ser o dono da verdade ou julgar ninguém, somente coloquei a minha opnião.

Também era bom ler o q o pessoal já falou, e n repetir o q ja foi falado/discutido/trolado.

V

Tentando levar a discussão para objetividade:

É crime descumprir os termos de usos de software?
(falo daquele contrato que 99% dos usuários NÃO lêem quando instalam/usam um serviço/software, mas mesmo assim clica em “aceitar”) :twisted:

Se sim - russo culpado
Se não - russo inocente
Se talvez, depende da interpretação do juiz - então ele é inocente até que se prove o contrário.

PS: Estou levando a pergunta no sentido da legalidade, não da ética.

R

Olá galerinha… me cadastrei agora para poder comentar sobre este tópico aqui… pois é uma discussão interessante…

Quero dizer que o eduveks escreveu com emoção, e muitas vezes quando se age assim é mais difícil de ser bem compreendido… principalmente em relação a conceitos que se tornam hábitos impregnados em todos nós.

Mas vim apenas para dizer que ele está certo. Realmente todo o planeta e tudo que nele existe está à nossa disposição para estudar e modificar seja o que for.

Outra coisa muito importante. A melhor forma de seguir a vida é pela criação… e não pela competição. Sendo assim… podemos criar e conseguir tudo que queremos, sem precisarmos viver cheios de medos e receios que “roubem” o que “temos”.

Pensem nisso.

Tenham uma ótima noite!

:thumbup:

Observação: Eu diria isso se eu fosse dono do Skype? Sim, e desde o princípio ao começar a criar já teria em mente o que expus. Tema polêmico? Hum… é sim… mas apenas porque insistimos em manter os velhos padrões de competição ao invés de seguir pela criação. Se não compreenderam rs tudo bem, mas saibam que expus com uma boa intenção. O que hoje se chama de “Softwares Livres” será o futuro, de curto ou longo prazo, e não há como “fugir disso”. Mas por que? Porque liberdade de comunicação e interação de todas as formas nada tem a ver com o financeiro. Sim, é possível ganhar dinheiro, e os relembro… sigam pela criação ao invés da competição, pois o que vem de dentro de nós é muito mais incrível que qualquer conhecimento adquirido de fora. É um assunto aparentemente complexo… mas é muito mais simples do que parece. Somos nós. Independente de Skype, Microsoft ou Google hoje… e amanhã talvez sejam outras milhares. No fundo, somos nós, pessoas.
O que o eduveks disse não foi o que eu disse, mas o que eu disse é real também. O mundo progride a cada ano de forma incrível, ideias “brotando” em cada canto do planeta incessantemente. Quem insistir em manter-se nos velhos padrões mentais de competição travarão guerras cada vez maiores em que suas mentes não suportarão além de certo ponto, não é algo natural. A criação é a resposta.
Perdoem se escrevi de forma muito confiante, mas acho que expus claro o que penso.
Boa noite mais uma vez! :slight_smile:

F

ratito:
Olá galerinha… me cadastrei agora para poder comentar sobre este tópico aqui… pois é uma discussão interessante…

Quero dizer que o eduveks escreveu com emoção, e muitas vezes quando se age assim é mais difícil de ser bem compreendido… principalmente em relação a conceitos que se tornam hábitos impregnados em todos nós.

Mas vim apenas para dizer que ele está certo. Realmente todo o planeta e tudo que nele existe está à nossa disposição para estudar e modificar seja o que for.

Outra coisa muito importante. A melhor forma de seguir a vida é pela criação… e não pela competição. Sendo assim… podemos criar e conseguir tudo que queremos, sem precisarmos viver cheios de medos e receios que “roubem” o que “temos”.

Pensem nisso.

Tenham uma ótima noite!

:thumbup:

Observação: Eu diria isso se eu fosse dono do Skype? Sim, e desde o princípio ao começar a criar já teria em mente o que expus. Tema polêmico? Hum… é sim… mas apenas porque insistimos em manter os velhos padrões de competição ao invés de seguir pela criação. Se não compreenderam rs tudo bem, mas saibam que expus com uma boa intenção. O que hoje se chama de “Softwares Livres” será o futuro, de curto ou longo prazo, e não há como “fugir disso”. Mas por que? Porque liberdade de comunicação e interação de todas as formas nada tem a ver com o financeiro. Sim, é possível ganhar dinheiro, e os relembro… sigam pela criação ao invés da competição, pois o que vem de dentro de nós é muito mais incrível que qualquer conhecimento adquirido de fora. É um assunto aparentemente complexo… mas é muito mais simples do que parece. Somos nós. Independente de Skype, Microsoft ou Google hoje… e amanhã talvez sejam outras milhares. No fundo, somos nós, pessoas.
O que o eduveks disse não foi o que eu disse, mas o que eu disse é real também. O mundo progride a cada ano de forma incrível, ideias “brotando” em cada canto do planeta incessantemente. Quem insistir em manter-se nos velhos padrões mentais de competição travarão guerras cada vez maiores em que suas mentes não suportarão além de certo ponto, não é algo natural. A criação é a resposta.
Perdoem se escrevi de forma muito confiante, mas acho que expus claro o que penso.
Boa noite mais uma vez! :slight_smile:

Só ha um probleminha com tudo o que voce falou e sua teoria da CRIAÇÃO: O skype CRIOU, e o hacker COPIOU!!

E

fredferrao:
ratito:

Só ha um probleminha com tudo o que voce falou e sua teoria da CRIAÇÃO: O skype CRIOU, e o hacker COPIOU!!

COPIOU!?!?!?!??!?! ERRRRR

Então o Nginx é cópia do Apache!? E o IIS é cópia do Apache e do Nginx!? E já agora o Firefox é cópia do IE e o Chrome é cópia dos dois!? Só por q todos usam o mesmo protocolo para comunicar!?

Ele n copiou nada! Criou um client/server alternativo para o protocolo do Skype!

Fiz umas pesquisas agora e n encontrei nada da Microsoft/Skype dizendo qualquer coisa sobre isto… ainda n disseram nada!? Hummm… O q interessa é q a próxima versão do Pidgin vai ter suporte oficial para o Skype!? :twisted:

ratito, teu ponto de vista é bem interessante! da uma bela filosofia, e deveria ser mesmo assim! em resumo: em vez de ficar só mamando na mesma teta, pois um dia seca, deve-se procurar outras tetas para sempre ter onde mamar! :stuck_out_tongue:

J

eduveks:

em vez de ficar só mamando na mesma teta, pois um dia seca, deve-se procurar outras tetas para sempre ter onde mamar! :P

KKK RI MUITO!

Mas é isso aí, concordo.

Se me lembro bem, IMO.COM já tem suporte à rede Skype desde faz tempo. Penso que isso quer dizer que o russo não foi o primeiro a “descobrir” o tal protocolo. E agora?

E

JhowTroMundo:
eduveks:

em vez de ficar só mamando na mesma teta, pois um dia seca, deve-se procurar outras tetas para sempre ter onde mamar! :P

KKK RI MUITO!

Mas é isso aí, concordo.

Se me lembro bem, IMO.COM já tem suporte à rede Skype desde faz tempo. Penso que isso quer dizer que o russo não foi o primeiro a “descobrir” o tal protocolo. E agora?

Hauauau! Pois é! :stuck_out_tongue:

Mas há quem leve a mau… pois fica muito apaixonado pela teta, que vai ficando murcha, caida, móle, mas pensa que mesmo assim vai durar para sempre! e n entende q quando mais se mama maior é o desgaste!

Há outras tetas por ai, então por q n procurar uma novinha em folha que aguente aquelas velhas e boas mamadas com força? :stuck_out_tongue:

Até agora isto n deu em nada e o blog continua no ar… só tirou o link para download direto, mas continua por ai nos torrents e ainda o cara tira sarro colocando esta mensagem no lugar dos links:

se tivesse algum problema sério o google já teria tirado este blog do ar…

W

Antes de ver se é crime ou não, deve-se: Olhar os termos que permitam que você use o programa (contrato que muitas vezes, vc tem que aceitar, até mesmo para baixar o programa). Outra coisa são as leis de patentes. Deve-se observar se nas mesmas, o fato de você fazer engenharia reversa e documentar o que existe lá se configura como crime.
Com base nessas informações, é possível ver se o que ele cometeu foi ou não crime.

Criado 9 de junho de 2011
Ultima resposta 9 de jun. de 2011
Respostas 61
Participantes 31