cristianogro:
renzonuccitelli:
cristianogro:
CommanderShepard:
tudo bom pessoal
desenvolvi um projeto pra faculdade e agora preciso fazer os diagramas uml dele
to querendo fazer o de classes atraves de engenharia reversa
alguem conhece e indica uma boa ferramenta?
ouvi falar do papyrus… to ateh baixando aqui pra dar uma olhada
vlw
Pra mim essa é nova, desenvolver o software e só depois de pronto gerar os diagramas UML, o correto é primeiro fazer a análise, os diagramas UML e de banco de dados e só depois partir para o desenvolvimento do software.
Pra mim o próprio UML é perda de tempo, seja feito antes ou depois… :twisted:
Só digo essas alternativas do que pode ser de vc falar isso:
- Ou vc não trabalha com desenvolvimento de software.
- Ou vc trabalha com desenvolvimento de software mas a empresa que vc trabalha e é totalmente desorganizada.
- Ou vc nem chegou aprender UML na sua graduação.
- Ou vc não sabe nada de UML e nem trabalha com nada relacionado com desenvolvimento de software.
Quando vc entrar numa empresa que trabalhe com desenvolvimento de software e que trabalhe da forma correta usando UML daí quero ver se me dizer que UML é perda de tempo.
Eu acrescentaria uma alternativa a mais:
- Vc trabalha em uma empresa que prefere mais software pronto a documentação.
A empresa onde trabalho é organizada, aliás, umas das mais organizadas que já vi para produção de software. Se vc trabalha com SaaS e não precisa entregar documentação a seu cliente, documentação de software não é tão importante assim, mas importante são as documentações sobre processos e sobre a arquitetura em geral. Onde trabalho agora é uma das poucas empresas que conheço que trabalha com SCRUM + TDD em seu dia-a-dia. Não existe forma correta de se trabalhar, existem várias maneiras de se trabalhar. Cada empresa escolhe a sua maneira e seus colaboradores escolhem a empresa que mais lhe agrade.
Já produzi software com e sem documentação e cheguei na conclusão que documentação é perda de tempo. Para mim, ela viola o princípio do “don´t repeat yourself” e fatalmente uma hora uma das partes estará defasada. Recomendo experimentarem e chegarem em suas próprias conclusões. Como alternativa de desenvolvimento, recomendo ler o livro Get Real da 37 Signals, que possui acesso grátis.
Perceba que nos meus comentários eu coloquei “pra mim”, “na minha opinião”, então não é uma verdade absoluta, é uma verdade para mim. Além disso, eu abordei o tema em todos os posts, e não o autor ou qualquer outra pessoa, ou até mesmo a empresa onde alguém trabalha. Se vc gosta de UML, parabéns, continue trabalhando com ele. Eu não gosto e não trabalho com ele. Nem por isso vou fazer nenhuma assunção sobre sua pessoa ou a empresa onde trabalha, pois além de não acrescentar nada a discussão, seria leviano.