UML e engenharia reversa

17 respostas
C

tudo bom pessoal
desenvolvi um projeto pra faculdade e agora preciso fazer os diagramas uml dele
to querendo fazer o de classes atraves de engenharia reversa

alguem conhece e indica uma boa ferramenta?
ouvi falar do papyrus… to ateh baixando aqui pra dar uma olhada

vlw

17 Respostas

F

O Jude Community faz também.

flws

A

Se estiver usando o NetBeans, ele tem um plugin para UML que faz a engenharia reversa…tb utilizei para a faculdade. Mais não sei se é a melhor ferramenta, porque foi a unica que utilizei até hoje.

W

Caro Fantomas,

Voce comentou que é possivel fazer engenharia reversa com o Jude, porem estou tentando e nao consegui, estou com a versao 5_1, por favor poderia me informar como voce fez esta engenharia

C

CommanderShepard:
tudo bom pessoal

vlw

Pra mim essa é nova, desenvolver o software e só depois de pronto gerar os diagramas UML, o correto é primeiro fazer a análise, os diagramas UML e de banco de dados e só depois partir para o desenvolvimento do software.

A

Oi willCesar,

http://www.dpi.inpe.br/~gribeiro/apresentacoes/uml_2007_10_26.pdf

A

cristianogro:
CommanderShepard:
tudo bom pessoal

vlw

Pra mim essa é nova, desenvolver o software e só depois de pronto gerar os diagramas UML, o correto é primeiro fazer a análise, os diagramas UML e de banco de dados e só depois partir para o desenvolvimento do software.

Realmente,ele deve ser um desses contra analise,vai ver que o professor exigio a UML… :wink:

R

cristianogro:
CommanderShepard:
tudo bom pessoal

vlw

Pra mim o próprio UML é perda de tempo, seja feito antes ou depois… :twisted:

A

renzonuccitelli:
cristianogro:
CommanderShepard:
tudo bom pessoal

vlw

Pra mim o próprio UML é perda de tempo, seja feito antes ou depois…

Mais um contra…rs… :wink:

C

renzonuccitelli:
cristianogro:
CommanderShepard:
tudo bom pessoal

vlw

Só digo essas alternativas do que pode ser de vc falar isso:

1. Ou vc não trabalha com desenvolvimento de software.
  2. Ou vc trabalha com desenvolvimento de software mas a empresa que vc trabalha e é totalmente desorganizada.
  3. Ou vc nem chegou aprender UML na sua graduação.
  4. Ou vc não sabe nada de UML e nem trabalha com nada relacionado com desenvolvimento de software.

Quando vc entrar numa empresa que trabalhe com desenvolvimento de software e que trabalhe da forma correta usando UML daí quero ver se me dizer que UML é perda de tempo.

R

Pra mim o UML é válido se gerado automático para alguem que não tem intimidade com o domínio e arquitetura do sistema se virar melhor. Agora se for pra ficar gerando documentação, tendo trabalho de de manter UML sincronizado com código, acho que ele mais atrapalha que ajuda. Já prestei consultoria em empresa que eu não conhecia nada do sistema, mas só de olhar o banco as classes de domínio dava pra ir entendendo as coisas numa boa. Diagrama por diagrama, considero o de sequência muito mais útil. Entender o relacionamento entre classes não acho difícil, em OO muitos vezes é mais difícil entender a sequência do o relacionamento entre classses. Mas isso é opinião pessoal. Tem gente que curte uma documentação…rs

A

é importante enfatizar que UML não é válido somente como documentação para manutenção depois de um software pronto, e sim também para desenvolver um software com melhor precisão e definições. Desenvolvendo um projeto desde da UML ajuda muito a abstração das coisas, deixa o projeto com uma melhor padrão. E além disso se vc for desenvolver com várias pessoas, basta vc passar os diagramas para sua equipe que eles irão entender e programar certinho… fazendo assim uma melhor produtividade =]

A

Oi gente,

Desculpe a intromissão,mas esse assunto já foi muito discutido…Bobagem insistir… :wink:

R

cristianogro:
renzonuccitelli:
cristianogro:
CommanderShepard:
tudo bom pessoal

vlw

Só digo essas alternativas do que pode ser de vc falar isso:

1. Ou vc não trabalha com desenvolvimento de software.
  2. Ou vc trabalha com desenvolvimento de software mas a empresa que vc trabalha e é totalmente desorganizada.
  3. Ou vc nem chegou aprender UML na sua graduação.
  4. Ou vc não sabe nada de UML e nem trabalha com nada relacionado com desenvolvimento de software.

Quando vc entrar numa empresa que trabalhe com desenvolvimento de software e que trabalhe da forma correta usando UML daí quero ver se me dizer que UML é perda de tempo.

Eu acrescentaria uma alternativa a mais:

1. Vc trabalha em uma empresa que prefere mais software pronto a documentação.

A empresa onde trabalho é organizada, aliás, umas das mais organizadas que já vi para produção de software. Se vc trabalha com SaaS e não precisa entregar documentação a seu cliente, documentação de software não é tão importante assim, mas importante são as documentações sobre processos e sobre a arquitetura em geral. Onde trabalho agora é uma das poucas empresas que conheço que trabalha com SCRUM + TDD em seu dia-a-dia. Não existe forma correta de se trabalhar, existem várias maneiras de se trabalhar. Cada empresa escolhe a sua maneira e seus colaboradores escolhem a empresa que mais lhe agrade.

Já produzi software com e sem documentação e cheguei na conclusão que documentação é perda de tempo. Para mim, ela viola o princípio do “don´t repeat yourself” e fatalmente uma hora uma das partes estará defasada. Recomendo experimentarem e chegarem em suas próprias conclusões. Como alternativa de desenvolvimento, recomendo ler o livro Get Real da 37 Signals, que possui acesso grátis.

Perceba que nos meus comentários eu coloquei “pra mim”, “na minha opinião”, então não é uma verdade absoluta, é uma verdade para mim. Além disso, eu abordei o tema em todos os posts, e não o autor ou qualquer outra pessoa, ou até mesmo a empresa onde alguém trabalha. Se vc gosta de UML, parabéns, continue trabalhando com ele. Eu não gosto e não trabalho com ele. Nem por isso vou fazer nenhuma assunção sobre sua pessoa ou a empresa onde trabalha, pois além de não acrescentar nada a discussão, seria leviano.

R

é importante enfatizar que UML não é válido somente como documentação para manutenção depois de um software pronto, e sim também para desenvolver um software com melhor precisão e definições. Desenvolvendo um projeto desde da UML ajuda muito a abstração das coisas, deixa o projeto com uma melhor padrão. E além disso se vc for desenvolver com várias pessoas, basta vc passar os diagramas para sua equipe que eles irão entender e programar certinho… fazendo assim uma melhor produtividade =]

Acho que não tem regra absoluta. Depende dos processos, da equipe e de diversas outras coisas. Pra mim o fundamental para um sistema é um bom arquiteto ou equipe de arquitetura. Graças a Deus há diversidade no mundo, se não seria um lugar muito chato pra se viver, todo mundo pensando igual :lol: . Eu não gosto de documentação, trabalho em uma empresa que não usa documentação de sorte e vai muito bem, e agora estou abrindo a minha própria, que tb não vai ter documentação. Mas se tem gente que gosta e acha útil, só desejo felicidades… :twisted:

R

Anime:
Oi gente,

Desculpe a intromissão,mas esse assunto já foi muito discutido…Bobagem insistir… :wink:

Concordo, acho que vc é mais sensata do post, junto com o autor do tópico :smiley:

W

Pessoal,
Eu sabia que primeiro deve-se fazer a UML e depois desenvolver, não considero perca de tempo e nem bobeira, porém desta fez eu estava com pouco tempo para desenvolver, entao parti direto para o desenvolvimento, mas agora preciso da UML tambem.

T

Pessoal o tópico não é para dizerem o que acham ou não da UML ou se a pessoa sabe ou não UML…

A pessoa precisa de uma ferramenta que gere UML, seja qual for a necessidade não vem ao caso. Se conhece uma ferramenta indique, senão, não fique usando o tópico para opiniões.

estou usando o omondo - eclipseUML2.2

mas ainda não cheguei ao resultado esperado ou não sei usar direito a ferramenta, pois trava toda hora.
Quando gera não exporta. enfim…

se conhecer alguma ferramenta-free que já usou e funcionou.

valeu.

Criado 27 de abril de 2009
Ultima resposta 14 de mar. de 2014
Respostas 17
Participantes 9