Urnas Eletrônicas

82 respostas
A

Oi,
Qual Linguagem de Programação é usado o sistema das Urnas Eletrônicas???
Depois que é realizado o voto, os dados é salvo local na maquina ou transporta por rede???

82 Respostas

J

Não sei a linguagem, mas os votos ficam salvos na própria urna. Após o término da eleição, acompanhado de um fiscal, o presidente da mesa retira os votos em um pendrive e leva ao fórum, onde é encaminhado para o TSE!

E o Sistema Operacional é uma distribuição de Linux.

R

jeanmalvessi:
Não sei a linguagem, mas os votos ficam salvos na própria urna. Após o término da eleição, acompanhado de um fiscal, o presidente da mesa retira os votos em um pendrive e leva ao fórum, onde é encaminhado para o TSE!

E o Sistema Operacional é uma distribuição de Linux.

Cara, é pendrive mesmo?

Achei que eles levavam a urna toda, e que lá no TSE eles extraiam os dados da mesma…

:roll:

A

Apenas corrigindo a mídia onde os dados são transportados: é um disquete (isso mesmo, daqueles que a turma mais nova nem deve conhecer)

E

Há alguns anos atrás era um disquete mesmo. Adivinhe se não dava problemas de disquetes bichados :frowning:
Hoje em dia é um pendrive mesmo, mas meio esquisito.

http://www.teixeiraverdade.com.br/destaque/entenda-como-e-feita-a-preparacao-da-urna-eletronica/

D

Ademilton, não é disquete.
A tecnologia utilizada é do tipo flash card, como aqueles que você utiliza para guardar tuas fotos e músicas no celular, na câmera ou mesmo, aquela tecnologia que é utilizada nos pen drives mesmo.
Em 2004 (há séculos atrás) eu trabalhei dando suporte aos técnicos de urna eletrônica, nas eleições daquele ano, desde então, sei como funcionam essas belezinhas.
Um disquete estaria sujeito a coisas como, alguém passar um imã nele ou jogar poeira dentro da parte plástica. Isso ocasionaria perda de dados ou danos irreparáveis.
É legal falar que a urna brasileira foi pioneira, mas já está defasada. Há países onde, assim como nas transações com cartão de crédito ou débito, você recebe um comprovante informando em quem votou. A nossa é uma caixa preta que, supostamente, é inviolável…

J

As urnas são desenvolvidas aqui em santa rita do sapucaí. Linux embarcado em um hardware 3g, ethernet. Linguagem c ou c++.

Os votos não são mais gravados e transportados em memória flash porque seria mais fácil de burlar os resultados, então já são transferidos por rede.

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/07/urnas-para-eleicoes-estao-quase-prontas-em-santa-rita-do-sapucai-mg.html

V

O que não entendo é porque esse sistema não é open source.

R

juliocbq:
As urnas são desenvolvidas aqui em santa rita do sapucaí. Linux embarcado em um hardware 3g, ethernet. Linguagem c ou c++.

Os votos não são mais gravados e transportados em memória flash porque seria mais fácil de burlar os resultados, então já são transferidos por rede.

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/07/urnas-para-eleicoes-estao-quase-prontas-em-santa-rita-do-sapucai-mg.html

O que me espanta é o preço dessas urnas, 1200 reais?

Porque será que são tão caras?

J

Justamente pela questão da segurança. Um software no qual se conheça o projeto não seria seguro.

V

Ruttmann:

Não achei cara. É um hardware bastante robusto.

J

Ruttmann:
juliocbq:

Eu não conheço o projeto do hardware, mas imagino pelos componentes eletrônicos. Ethernet e 3g são caros.

V

Acho que é justamente ao contrário. Eu, como programador, deveria poder auditar o código e ter certeza de que ele não é burlável.
Como se faz com algoritmos de criptografia, eu deveria ter certeza de que sem as chaves do tribunal, seria impossível adulterar votos.

Além disso, eu deveria poder me certificar que não há códigos ali beneficiando um ou outro candidato ou partido, e poder notificar o governo caso achasse falhas no protocolo de transmissão, ou no hardware em si.

Em termos de segurança, quanto mais público, melhor.

R

Acho que é justamente ao contrário. Eu, como programador, deveria poder auditar o código e ter certeza de que ele não é burlável.
Como se faz com algoritmos de criptografia, eu deveria ter certeza de que sem as chaves do tribunal, seria impossível adulterar votos.

Além disso, eu deveria poder me certificar que não há códigos ali beneficiando um ou outro candidato ou partido, e poder notificar o governo caso achasse falhas no protocolo de transmissão, ou no hardware em si.

Concordo.

Sem falar que esses algorítmos de encriptação e afins deveriam ser atualizados a cada nova eleição, e acredito que isso não deve ser feito com muita frequência não…

J

Com certeza alguém faz essa auditoria. Desde órgãos responsáveis por telecomunicações(por causa do wireless), etc…

O hard é montado aqui, mas existe uma outra empresa que se não me engano terceiriza o software.
http://www.mcm.ind.br/mcm.html

J

Concordo.

Sem falar que esses algorítmos de encriptação e afins deveriam ser atualizados a cada nova eleição, e acredito que isso não deve ser feito com muita frequência não…

Trocar o algoritmo não teria muita importância, mas sim as chaves.

L

Por que pergunta isso agora?
Supeita de algo ou pensa em alguma novidade?
Compartilhe sua idéia.

Eu sei que é possivel fazer sistemas e transportes seguros, mas isso depende de pessoas.
Até levantei um tópico criticando a existencia de tantos cargos se temos tanta tecnologia:

Na minha conclusão:
Ou o sistema é democrático (todo mundo entende e tem direito de acompanhar e denunciar fraudes)
Ou somente os habilitados deveriam votar (quem entende o princípios de funcionamento tanto das urnas como dos processos eleitorais).

O primeiro é exaustivo porque é voto a voto contados no papel.
O segundo não pode ser considerado democrático porque somente os habilitados teriam este direito.

hoje todo cidadão brasileiro vota utilizando um sistema muito complexo para a mente de 80% da população.

W

Qual linguagem que eles usam eu nao sei, mas eu sei que eh um sistema vagabundo dos diabos.
Fora que eu acho que a empresa que toma conta desse sistema, provavelmente leva um por fora pra dar uma “colorida” nos resultados.

Falando nisso, foi ontem as eleicoes ???

//Daniel

V

juliocbq:
Com certeza alguém faz essa auditoria. Desde órgãos responsáveis por telecomunicações(por causa do wireless), etc…

O hard é montado aqui, mas existe uma outra empresa que se não me engano terceiriza o software.

Mas é alguém indicado por quem tem interesse em burlar a eleição, ou seja, o próprio governo, não?

J

ViniGodoy:
juliocbq:

Mas é alguém indicado por quem tem interesse em burlar a eleição, ou seja, o próprio governo, não?

São os mesmos órgãos que coordenam todos os outros projetos de níveis nacionais desde a telecom por exemplo, como a anatel. Qualquer transmissor de rádio precisa passar por ela.
Sobre alguém burlar isso eu não sei vini. Mas imagino que é melhor que ter o projeto exposto a qualquer um. Aliás me corrigiram aqui. Esse projeto das urnas online ainda não foi votado pelo governo. É memória flash, e a urna é lacrada e aberta na frente do juiz.

R

Só uma coisa nunca vi uma eleição tão nojenta desse ano…quanto sujeira …depois o povo reclama das enchentes…

e tbm essas urnas devem ser sistemas idiotas …

dando um simples UPDATE e dando votos pra outro candidato…

R

RiQuInHo_$_$:
Só uma coisa nunca vi uma eleição tão nojenta desse ano…quanto sujeira …depois o povo reclama das enchentes…

Cara, aqui em Blumenau a eleição deu show esse ano…

Tanto pelos resultados inesperados e ótimos, tanto quanto pela limpeza…

Nenhum, e repito, NENHUM colégio eleitoral amanheceu cheio de santinhos no chão. E nos locais que tentaram fazer isso, a polícia estava fazendo ronda e pegou os meliantes…

Tomara que continue assim aqui, que se expanda para o resto do país e que esse senso de educação seja mantido nas eleições presidenciais em 2014.

:smiley:

V

Por favor, não desvie o assunto do tópico. Vamos falar exclusivamente sobre urnas eletrônicas, segurança, etc. Não sobre corrupção ou a eleição em si.
Política é um assunto que nunca foi aceito no GUJ, nem no fórum de off-topic, mesmo antes de adotarmos uma moderação mais restrita aqui.

R

Por favor, não desvie o assunto do tópico. Vamos falar exclusivamente sobre urnas eletrônicas, segurança, etc. Não sobre corrupção ou a eleição em si.
Política é um assunto que nunca foi aceito no GUJ, nem no fórum de off-topic, mesmo antes de adotarmos uma moderação mais restrita aqui.

Eu sei, não quis desviar a atenção dos usuários, só que percebi que nesse ano estava uma porquice mesmo, em Santo Andre em si abc -SP(mesmo com policiamento)…só achei ridícula, pois quem mora perto de escola sofre e foi meu caso…PENSE!

Unica coisa que sei que ela “A programação foi desenvolvida pelo TSE e sua linguagem é totalmente criptografada (registro em sinais) de forma a garantir a segurança do sistema.” :roll:

A

Sim.

O GUJ só aceita alienados políticos que desconhecem qualquer tipo de proposta de governo para Ciência e Tecnologia.

Mensalão, o mensalão não existiu, foi caixa 2!!! E que continue a roubalheira!!!

Quando vcs moderadores vão entender, q TODA a sociedade tem que se mobilizar e debater esses assuntos para as coisas MUDAREM!!!

E viva a ignorância :!: :!: :!:

G

Isso seria uma grande falha!
Tornaria bem mais fácil obrigar um cidadão a votar em determinado candidato, uma vez que se pode verificar em quem ele votou.

Aliás: o pessoal sempre discute o sigilo da urna no sentido de permitir a manipulação dos resultados, mas tem outra coisa que preocupa também: será que nesse sistema é possível, em algum momento, extrair o voto individual de alguém? O mesmo de forma aproximada, pela sala e horário de votação?

G

Ah… e moderadores:
Esse é um tópico bastante instrutivo, por favor não o tranquem por violações individuais de alguns usuários!

J

em vez de vocês ficarem especulando porque não pesquisam:

V

andre_salvati:
O GUJ só aceita alienados políticos que desconhecem qualquer tipo de proposta de governo para Ciência e Tecnologia.

Mensalão, o mensalão não existiu, foi caixa 2!!! E que continue a roubalheira!!!

Quando vcs moderadores vão entender, q TODA a sociedade tem que se mobilizar e debater esses assuntos para as coisas MUDAREM!!!

Não está em questionamento se o usuário sabe ou não sobre política. Não julgamos ninguém como alienado e, pelo contrário, acho que essa discussão se estenderia longamente aqui.
Também não estamos está impedindo você de discutir política em fóruns apropriados para isso. Não é o caso do nosso fórum, que é de tecnologia.

Para alguém que defendia que o GUJ se parecesse com o StackOverflow, você é bem contraditório ao querer que esse tipo de off-topic role por aqui.

V

O que me deixou realmente preocupado nessa eleição foi o fato da Biometria substituir as assinaturas.

Até onde eu sei, a segurança fornecida por sistemas biométricos ainda é bem inferior do que o reconhecimento de assinaturas. Além disso, se alguém conseguir forjar sua assinatura biométrica, você não terá como alterar a senha (isso envolveria trocar de dedo). Num caso onde se desconfie de fraude, como aferir depois se o voto foi mesmo feito pelo cidadão, se não há nenhum tipo de registro que somente o cidadão poderia gerar? Ou será que a alternativa será eliminar totalmente a sessão eleitoral?

A

ViniGodoy:
andre_salvati:

Não está em questionamento se o usuário sabe ou não sobre política. Não julgamos ninguém como alienado e, pelo contrário, acho que essa discussão se estenderia longamente aqui.
Também não estamos está impedindo você de discutir política em fóruns apropriados para isso. Não é o caso do nosso fórum, que é de tecnologia.

Para alguém que defendia que o GUJ se parecesse com o StackOverflow, você é bem contraditório ao querer que esse tipo de off-topic role por aqui.

O StackOverflow (SO) não é fórum, é um site de Questions and Answers. Aliás, a iniciativa do SO em português vai bem e restam só 10 usuários experientes e a internacionalização do site para que ele entre em beta.

Renovo aqui o convite a quem ainda não fez o cadastro…

O GUJ é um fórum de discussão e poderia cobrir uma ampla gama de discussões/debates para as quais o SO não é apropriado.

Portanto, não há contradição no que eu defendo.

Voltando à urna…

J

ViniGodoy:
O que me deixou realmente preocupado nessa eleição foi o fato da Biometria substituir as assinaturas.

Até onde eu sei, a segurança fornecida por sistemas biométricos ainda é bem inferior do que o reconhecimento de assinaturas. Além disso, se alguém conseguir forjar sua assinatura biométrica, você não terá como alterar a senha (isso envolveria trocar de dedo). Num caso onde se desconfie de fraude, como aferir depois se o voto foi mesmo feito pelo cidadão, se não há nenhum tipo de registro que somente o cidadão poderia gerar? Ou será que a alternativa será eliminar totalmente a sessão eleitoral?

Tudo depende do leitor biométrico. Se for bom não há problemas. Existem alguns que sabem se realmente é um dedo que é lido usando como métricas o calor, vasos sanguínios etc… Mas a grande maioria realmente não é assim.

F

juliocbq:

Julio de onde tu tirou esta informação? As urnas nao ficam conectadas a rede, os resultados são sim guardados em midia flash exatamente igual ao da imagem que postaram aqui, e ao final do dia, quando se encerra a votação, as midias são retiradas e enviadas para trasmissão aos TRE’s/TSE.

Sim, eu trabalhei na eleição deste ano, como mesário, então conheço bem o procedimento de retirar o lacre e a mídia da urna e entregar ao técnico de transmissão, e os outros colegas aqui no trampo trabalharam como técnicos de transmissão, ou seja o cara que pega a midia no fim do dia e transmite os resultados para a justiça eleitoral.

Sobre auditoria, todo ano a justiça eleitoral convida partidos e quem mais tiver interesse a irem la e tentarem burlar de alguma maneira a urna, até hoje ninguem conseguiu nada.

O sistema todo me parece bem robusto e seguro, o técnico de transmissão recebe dois pendrives, um contem um linux embutido, que por sua vez sobe um windows dentro dele(nao sei pq subir o windows), o técnico usa o outro pendrive que na verdade é um token de certificado digital e faz a transmissão dos dados da mídia.
A transmissão é feita sempre que possivel no mesmo local onde se encontra a urna, numa escola por exemplo, o técnico vai ter um pc la reservado pra isto e conectado a internet.

Caso de algum problema na mídia, o procedimento é enviar a urna inteira com a midia para o TRE, que la eles vao dar um jeito de extrair os dados!

V

fredferrao:
Julio de onde tu tirou esta informação? As urnas nao ficam conectadas a rede, os resultados são sim guardados em midia flash exatamente igual ao da imagem que postaram aqui, e ao final do dia, quando se encerra a votação, as midias são retiradas e enviadas para trasmissão aos TRE’s/TSE.

Sim, eu trabalhei na eleição deste ano, como mesário, então conheço bem o procedimento de retirar o lacre e a mídia da urna e entregar ao técnico de transmissão, e os outros colegas aqui no trampo trabalharam como técnicos de transmissão, ou seja o cara que pega a midia no fim do dia e transmite os resultados para a justiça eleitoral.

Sobre auditoria, todo ano a justiça eleitoral convida partidos e quem mais tiver interesse a irem la e tentarem burlar de alguma maneira a urna, até hoje ninguem conseguiu nada.

O sistema todo me parece bem robusto e seguro, o técnico de transmissão recebe dois pendrives, um contem um linux embutido, que por sua vez sobe um windows dentro dele(nao sei pq subir o windows), o técnico usa o outro pendrive que na verdade é um token de certificado digital e faz a transmissão dos dados da mídia.
A transmissão é feita sempre que possivel no mesmo local onde se encontra a urna, numa escola por exemplo, o técnico vai ter um pc la reservado pra isto e conectado a internet.

Caso de algum problema na mídia, o procedimento é enviar a urna inteira com a midia para o TRE, que la eles vao dar um jeito de extrair os dados!

Bom saber dessas informações.

J

fredferrao:
juliocbq:

Existe um projeto finalizado de urna com esse hardware que comentei, mas não foi votado pelo governo. Eu já me corrigi lá em cima. Para mim já havia sido vigorado. Mas ainda continuamos com a memória flash.

M

drsmachado:
A tecnologia utilizada é do tipo flash card, como aqueles que você utiliza para guardar tuas fotos e músicas no celular, na câmera ou mesmo, aquela tecnologia que é utilizada nos pen drives mesmo.
Em 2004 (há séculos atrás) eu trabalhei dando suporte aos técnicos de urna eletrônica, nas eleições daquele ano, desde então, sei como funcionam essas belezinhas.
Um disquete estaria sujeito a coisas como, alguém passar um imã nele ou jogar poeira dentro da parte plástica. Isso ocasionaria perda de dados ou danos irreparáveis.
É legal falar que a urna brasileira foi pioneira, mas já está defasada. Há países onde, assim como nas transações com cartão de crédito ou débito, você recebe um comprovante informando em quem votou. A nossa é uma caixa preta que, supostamente, é inviolável…

Segundo o secretario de TI do TSE responsável pelas urnas não são impressos comprovantes pois o mesmo poderia virar moeda de troca nas mãos de pessoas que queiram comprar ou vender o voto.

E

Um criptógrafo brasileiro, que estudou o nosso sistema de votação, disse que isso é realmente muito crítico - o recibo deve mostrar que a pessoa votou mas não pode dizer em quem votou.

F

ViniGodoy:
fredferrao:

Mais algumas coisas, o SO da urna realmente é um linux, ela leva uns 3~4 minutos pra subir, pois fica fazendo varias verificações, eu fiquei la olhando, checando varios arquivos e tals, verificando integridade do sistema. Assim que ela sobre temos que imprimir a chamada Zerésima, (a urna tem uma impressora embutida :shock: ) na zerésima consta o nome de todos os candidados e a quantidade de votos, neste caso mostrando que ninguem tem voto computado. Ao final do dia é impresso o BU - boletim de urna, este contem todos os candidados ja com os votos de cada um, imprimimos 5 cópias e todos os mesarios e técninos assinam, um é pregado na porta da seção, outro vai pro TRE e se tiver algum fiscal de partido podemos imprimir mais para distribuir à eles.

Sobre biometria, meu estado foi um dos que teve 100% de urnas biometricas, ano passado todos os eleitores do estado foram obrigados a ir ao cartorio/TRE renovar o titulo, pegaram a impressão dos 10 dedos das mãos, e ainda bateram uma foto.

Tivemos muitos problema de não reconhecimento de digitais, principalmente de pessoas idosas e que tenham algum trabalho pesado, tipo um mecanico ou pedreiro e tals, não reconhecia. A urna segue uma sequencia dos dedos, primeiro ela pede o polegar direito, são 3 tentativas em cada dedo, depois polegar esquerdo, indicarod direito e indicador esquerdo, por fim não reconhecendo, o presidente deve autorizar o voto sem a digital, mas para habilitar ele deve colocar sua própia digital. Neste caso o eleitor deve assinar o carderno.

Eu pessoalmente nao acredito em alguma maneira de burlarem, uma que não vai me chegar um cara la com um impressão digital de borracha pra votar por outro, até pq a identidade com foto ainda é obrigatoria, ou seja o cara teria que ter uma identidade falsa com foto alterada e ainda chegar la com uma impressão digital de borracha e torcer para o presidente da seção não notar nada.

A outra seria alguma coisa no software, que como disse pessoas são convidadas a ir la ver as urnas e etc, e se for pensar que a justiça eleitoral esta burlando de alguma maneira, entao não podemos nem respirar mais direito e viver de teorias da conspiração.

J

fredferrao:
ViniGodoy:
fredferrao:

Mais algumas coisas, o SO da urna realmente é um linux, ela leva uns 3~4 minutos pra subir, pois fica fazendo varias verificações, eu fiquei la olhando, checando varios arquivos e tals, verificando integridade do sistema. Assim que ela sobre temos que imprimir a chamada Zerésima, (a urna tem uma impressora embutida :shock: ) na zerésima consta o nome de todos os candidados e a quantidade de votos, neste caso mostrando que ninguem tem voto computado. Ao final do dia é impresso o BU - boletim de urna, este contem todos os candidados ja com os votos de cada um, imprimimos 5 cópias e todos os mesarios e técninos assinam, um é pregado na porta da seção, outro vai pro TRE e se tiver algum fiscal de partido podemos imprimir mais para distribuir à eles.

Sobre biometria, meu estado foi um dos que teve 100% de urnas biometricas, ano passado todos os eleitores do estado foram obrigados a ir ao cartorio/TRE renovar o titulo, pegaram a impressão dos 10 dedos das mãos, e ainda bateram uma foto.

Tivemos muitos problema de não reconhecimento de digitais, principalmente de pessoas idosas e que tenham algum trabalho pesado, tipo um mecanico ou pedreiro e tals, não reconhecia. A urna segue uma sequencia dos dedos, primeiro ela pede o polegar direito, são 3 tentativas em cada dedo, depois polegar esquerdo, indicarod direito e indicador esquerdo, por fim não reconhecendo, o presidente deve autorizar o voto sem a digital, mas para habilitar ele deve colocar sua própia digital. Neste caso o eleitor deve assinar o carderno.

Eu pessoalmente nao acredito em alguma maneira de burlarem, uma que não vai me chegar um cara la com um impressão digital de borracha pra votar por outro, até pq a identidade com foto ainda é obrigatoria, ou seja o cara teria que ter uma identidade falsa com foto alterada e ainda chegar la com uma impressão digital de borracha e torcer para o presidente da seção não notar nada.

A outra seria alguma coisa no software, que como disse pessoas são convidadas a ir la ver as urnas e etc, e se for pensar que a justiça eleitoral esta burlando de alguma maneira, entao não podemos nem respirar mais direito e viver de teorias da conspiração.

Professores também por usar giz, corroem as digitais. Se eu não me engano todo sistema de arquivos é encriptografado.

F

Achei isto aqui: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-cartilha-por-dentro-da-urna
é de 2010, mas tem muita coisa, sobre auditoria, biometria, segurança e tals.

G

fredferrao:

Tomara que as coisas tenham mudado, mas na ocasião em que fiquei sabendo desse negócio as auditorias eram bem restritas.
O hacker que quisesse participar do desafio tinha regras sobre o que podia fazer. Além disso, antes de ter a urna liberada para o serviço ele tinha que dar um roteiro do procedimento que ia tentar, quais ferramentas usaria, etc. Se não desse certo, já era, considerava-se a tentativa de invasão mal-sucedida; não havia possibilidade de improvisar soluções ou usar a criatividade.

S

Talvez alguém que trabalhe no TSE saiba responder as perguntas, alias ano passado teve concurso pra trabalhar la, já ouvi falar muito bem de como é trabalhar no TSE, principalmente na área de TI :stuck_out_tongue:

M

gomesrod:
fredferrao:

Tomara que as coisas tenham mudado, mas na ocasião em que fiquei sabendo desse negócio as auditorias eram bem restritas.
O hacker que quisesse participar do desafio tinha regras sobre o que podia fazer. Além disso, antes de ter a urna liberada para o serviço ele tinha que dar um roteiro do procedimento que ia tentar, quais ferramentas usaria, etc. Se não desse certo, já era, considerava-se a tentativa de invasão mal-sucedida; não havia possibilidade de improvisar soluções ou usar a criatividade.

A cada ano, melhoram as regras. O que acontece é que eles tentam garantir que o hacker não descobriu como burlar e depois fingiu que não conseguiu pra vender a informação. E esse hackers também recebem o código fonte dos softwares e das urnas.

Nos congressos do SBC quase sempre vai um representante apresentar o projeto da urna eletrônica, que a cada ano tem novas versões, mas nem todas as cidades recebem as urnas mais novas. Vão trocando gradualmente.

Só complementando outras informações, a opção de pendrive é porque tem cidades que não possuem acesso a internet. E um dos motivos de ser cara é que precisa resistir a temperaturas altas, baixas, trepidações, poeira e água. Lembrem que existem cidades no interior do Amazonas ou sertão do Nordeste que são muito, muito precárias

J

marcosalex:
gomesrod:
fredferrao:

A cada ano, melhoram as regras. O que acontece é que eles tentam garantir que o hacker não descobriu como burlar e depois fingiu que não conseguiu pra vender a informação. E esse hackers também recebem o código fonte dos softwares e das urnas.

Nos congressos do SBC quase sempre vai um representante apresentar o projeto da urna eletrônica, que a cada ano tem novas versões, mas nem todas as cidades recebem as urnas mais novas. Vão trocando gradualmente.

Só complementando outras informações, a opção de pendrive é porque tem cidades que não possuem acesso a internet. E um dos motivos de ser cara é que precisa resistir a temperaturas altas, baixas, trepidações, poeira e água. Lembrem que existem cidades no interior do Amazonas ou sertão do Nordeste que são muito, muito precárias

Com certeza.

R

Caras, esse negócio de biometria por reconhecimento de digital não funciona. Não a nível nacional…

Eu trabalhei com esses leitores, e hoje em dia pelo menos 80% deles reconhecem se o dedo está vivo(não dá pra arrancar o dedão de alguém e levar lá, vai estar morto e não vai reconhecer), a não ser que o TSE compre os leitores biométricos no Paraguai…

:lol:

Mas isso não funciona pelos motivos que já citaram acima, quem trabalha com serviço pesado(pedreiro, marceneiro, serralheiro) perde todas as digitais. Quem trabalha com giz também, com gesso também acontece isso. Quem trabalha em bancos manipulando dinheiro também fica sujeito a isso, aliás todo mundo que lida com papel pode “enfraquecer” as digitais…

O mais correto seria usar a biometria que alguns caixas eletrônicos do Bradesco tem, que mapeiam os vasos sangüineos. Ou então biometria por reconhecimento facial, que é uma tecnologia que está barateando cada vez mais, só não cai o preço para o usuário final por conta dos distribuidores unha de fome…

O reconhecimento facial é a tecnologia biométrica mais confiável atualmente, e o único problema dela seria no caso de gêmeos idênticos(que na verdade seria o menor dos problemas, comparando com outras tecnologias de biometria)…

R

Por coincidência, até achei uma notícia falando da leitura das veias e artérias nos caixas eletrônicos do Bradesco…

V

Só para colocar uma pulguinha atrás da orelha:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Op9N2EyoZHo[/youtube]

F

ViniGodoy:

Muito interessante o video em!!

M

Aqui na Bahia os dados continuam sendo transmitidos em um "pen drive " e depois encaminhados para o tse …
Nada de rede aqui
Pois em muitos lugares da propia salvador (capital)não tem infra para transferir tais votos …
Imagine nos interiores brabos aqui da Bahia …

M

misterzire:
drsmachado:

Segundo o secretario de TI do TSE responsável pelas urnas não são impressos comprovantes pois o mesmo poderia virar moeda de troca nas mãos de pessoas que queiram comprar ou vender o voto.

Candidatos trocam fotos de por dinheiro … imagine se tivesse tal confirmação …
Mas que seria um otimo avanço seria …

M

Ruttmann:
RiQuInHo_$_$:

Cara, aqui em Blumenau a eleição deu show esse ano…

Tanto pelos resultados inesperados e ótimos, tanto quanto pela limpeza…

Nenhum, e repito, NENHUM colégio eleitoral amanheceu cheio de santinhos no chão. E nos locais que tentaram fazer isso, a polícia estava fazendo ronda e pegou os meliantes…

Tomara que continue assim aqui, que se expanda para o resto do país e que esse senso de educação seja mantido nas eleições presidenciais em 2014.

:smiley:

Somente um comentário sem querer mudar o foco do tópico …

Ah se isso fosse aqui na Bahia … kkkkkk
Até longe dos colégios eleitorais os santinhos estavam presentes …

F

Matheus Paiva:
misterzire:
drsmachado:

Tambem imaginei isto, mas depois q vi o video, e de como é feito na argentina, gostei do modelo de poder ver o voto impresso de fato! Veja o video!

L

ViniGodoy:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Op9N2EyoZHo[/youtube]

Que me descullpem o pessoal do STE, mas a minha opinião é esta:
o processo eleitoral no Brasil uma veradadeira BOSTA!

A

Acho que esse vídeo deveria ter a maior divulgação possível.

Pra mim o principal problema é a falta de transparência do processo.
Como explicado, impossível saber se houve manipulação de qualquer natureza.

É claro que precisariam editar o vídeo para que tivesse menos de 2 minutos.
Infelizmente, ninguém vai perder uma hora com um assunto “tão sem importância” quanto eleição.

F

AbelBueno:
Acho que esse vídeo deveria ter a maior divulgação possível.

Pra mim o principal problema é a falta de transparência do processo.
Como explicado, impossível saber se houve manipulação de qualquer natureza.

É claro que precisariam editar o vídeo para que tivesse menos de 2 minutos.
Infelizmente, ninguém vai perder uma hora com um assunto “tão sem importância” quanto eleição.

É. poderia ser um video estilo o canal do otario, hehe!

M

fredferrao:
Matheus Paiva:
misterzire:
drsmachado:

Tambem imaginei isto, mas depois q vi o video, e de como é feito na argentina, gostei do modelo de poder ver o voto impresso de fato! Veja o video!

Verei a noite pois nesse momento estou no trabalho e não posso assistir …

M

Ruttmann:
Caras, esse negócio de biometria por reconhecimento de digital não funciona. Não a nível nacional…

Eu trabalhei com esses leitores, e hoje em dia pelo menos 80% deles reconhecem se o dedo está vivo(não dá pra arrancar o dedão de alguém e levar lá, vai estar morto e não vai reconhecer), a não ser que o TSE compre os leitores biométricos no Paraguai…

Mas isso não funciona pelos motivos que já citaram acima, quem trabalha com serviço pesado(pedreiro, marceneiro, serralheiro) perde todas as digitais. Quem trabalha com giz também, com gesso também acontece isso. Quem trabalha em bancos manipulando dinheiro também fica sujeito a isso, aliás todo mundo que lida com papel pode “enfraquecer” as digitais…

O mais correto seria usar a biometria que alguns caixas eletrônicos do Bradesco tem, que mapeiam os vasos sangüineos. Ou então biometria por reconhecimento facial, que é uma tecnologia que está barateando cada vez mais, só não cai o preço para o usuário final por conta dos distribuidores unha de fome…

O reconhecimento facial é a tecnologia biométrica mais confiável atualmente, e o único problema dela seria no caso de gêmeos idênticos(que na verdade seria o menor dos problemas, comparando com outras tecnologias de biometria)…

Biometria não é a única forma de votar nas urnas biométricas. Pra quem não reconhece as digitais, segue o procedimento padrão. Toda empresa que trabalha com biometria usa isso pro caso de pessoas que não possuem digital por quaisquer motivos.

O esquema de votação no Brasil não perfeito, mas é muito melhor que a maioria dos países e a cada ano eles se esforçam pra diminuir as fraudes. Na Inglaterra neguinho recebe a cédula pelos correios e quem quiser votar, marca um x e manda de volta. Onde está a segurança? Será que tem fraude? E estamos falando do 4º país mais rico do mundo.

F

marcosalex:
Ruttmann:

Biometria não é a única forma de votar nas urnas biométricas. Pra quem não reconhece as digitais, segue o procedimento padrão. Toda empresa que trabalha com biometria usa isso pro caso de pessoas que não possuem digital por quaisquer motivos.

O esquema de votação no Brasil não perfeito, mas é muito melhor que a maioria dos países e a cada ano eles se esforçam pra diminuir as fraudes. Na Inglaterra neguinho recebe a cédula pelos correios e quem quiser votar, marca um x e manda de volta. Onde está a segurança? Será que tem fraude? E estamos falando do 4º país mais rico do mundo.

Marcos sugiro que veja o vídeo, o negócio das urnas de segunda geração. A maioria dos países que usam urnas eletrônicas já estão usando estas, mas segundo o especialista a argentina tem a melhor urna / modelo. Eu realmente achei interessante em como é feito lá.

J

marcosalex:
Ruttmann:

Nos EUA é ruim também. Cada estado computa seus votos a sua maneira. É muito confuso e desorganizado, além também de não ter quase nenhuma segurança. Nós somos tecnologia de ponta, acreditem.

A

Você chegou a assistir o vídeo?

Se assistiu, por que discorda o que o especialista falou?

J

Discordo porque sei como elas são fabricadas e posso te dizer que é muito, muito seguro. Agora se o sigilo é burlado de alguma forma antes ou depois das eleições eu não sei. Mas elas são hoje a melhor maneira de fazê-lo.
Quem dirá então em países como a inglaterra como o marcos citou e os eua.

Aqui no Brasil ninguém precisa burlar urnas porque o povo já vota errado.

R

Na sua visão de especialista,o quão dificil seria violar um equipamento desse?

A

juliocbq:

Discordo porque sei como elas são fabricadas e posso te dizer que é muito, muito seguro.

Leia no link que passou o que é dito sobre o teste de invasão e o uso da urna brasileira no exterior.
(A mesma opinião do especialista do vídeo)

Alguns trechos:

Ou seja, é justamente a falta de segurança que impede o uso de urnas de primeira geração (a do Brasil) em outros países.

O modelo Argentino e Venezuelano me pareceram claramente melhores segundo o vídeo.
Onde o modelo brasileiro supera o deles?

Mesmo nos EUA, o modelo brasileiro foi proibido.
E comparar com os piores não vai nos ajudar a evoluir.
Ninguém está dizendo que é o pior do mundo. Mas isso também não o torna melhor.

J

Eu assisti o vídeo Abel.

Num país onde George W. Bush com 47% dos votos consegue a presidência de Al Gor com 48% e alguns quebrados, nenhuma dessas especulações sobre segurança tem sentido.

Se quer comparar as tecnologias, sugiro que consiga duas urnas e faça testes. Procure a MCM em Santa Rita do Sapucaí para obter mais informações.

G

Quanto a Segurança não tenho muito oque dizer,

Mas quanto a Sigilo do Voto,

Que eu saiba, quando a pessoa vota, os dados da “pessoa” e os dados do seu “voto” são embaralhados entre si, desta forma, mesmo que alguém consiga os dados da Urna, seria impossível saber “quem votou em quem”.

Exemplo:
pessoa 1 - voto 1
pessoa 2 - voto 2
pessoa 3 - voto 3

Na maquina:

pessoa 1 - voto 2
pessoa 3 - voto 1
pessoa 2 - voto 3

Corrijam se eu estiver errado, mas no dia da eleição, a primeira pessoa a votar na maquina é obrigada a esperar a segunda votar antes de sair da sala, para garantir o sigilo, não?

M

fredferrao:
marcosalex:

Marcos sugiro que veja o vídeo, o negócio das urnas de segunda geração. A maioria dos países que usam urnas eletrônicas já estão usando estas, mas segundo o especialista a argentina tem a melhor urna / modelo. Eu realmente achei interessante em como é feito lá.

Sim, eu já tinha visto o vídeo. Mania do pessoal de achar que se voce discorda, é porque não viu. heheheh
E se voce acha que a urna eletronica é mais confiável do que receber um papel pelo correio com um x sem saber quem é o remetente ou de onde vem, sinto muito, amigo. e no caso do Paraguai, pelo histórico de fraudes na eleição, o motivo deles não quiserem a urna e preferir votar sem segurança nenhuma é pra desconfiar, não acha não? Ou voce acha que votar sem documento nenhum de comprovação de identidade é mais seguro que a urna?

Ninguém está dizendo que ela é inviolável, mas é mais segura que tudo solto. E gostando ou não do governo, a cada geração ela se aperfeiçoa.

M

Vejo pontos falhos no sistema de cadastro de urnas …
A mesma pessoa pode votar várias vezes se o nome dela estiver na lista de várias sessões eleitorais …
Que no Brasil "tudo se dá um jeito " …
Entre outras coisas …
O que garante que o que você vê na urna é o que é salvo nela ?
Pq não abrir o teste para um teste livre ?

Duvidas ficam na cabeça …

G

Vejo pontos falhos no sistema de cadastro de urnas …
A mesma pessoa pode votar várias vezes se o nome dela estiver na lista de várias sessões eleitorais …
Que no Brasil "tudo se dá um jeito " …
Entre outras coisas …
O que garante que o que você vê na urna é o que é salvo nela ?
Pq não abrir o teste para um teste livre ?

Duvidas ficam na cabeça …

Realmente duvidas ficam, mas não concordo com essa de “No Brasil”.
Agente tem o costume de reclamar só do Brasil, mais em todo o mundo sempre vai ter gente tentando alterar os resultados das eleições, independente se a votação é anotando num papelzinho, enviando por correio, urna eletrônica ou levantando o braço…

Agora vale lembrar que nada é seguro: se alguém está empenhado em hackear uma urna, uma hora ou outra ele o fará.

E nesse caso, acho que o monitoramento pessoal deve andar juntamente com a segurança do software.

Analogia: Não adianta deixar um cofre no meio da rua, que todo mundo vai tentar abrir. Se você manter o cofre com guardas, as chances de alguém tentar é menor, e de alguém conseguir, menor ainda.

M

Se não usar urna eletrônica também, por isso que existem os fiscais. Esse tipo de coisa não tem nada a ver com a urna.

O código fonte é auditado e aberto pra quem se inscrever nos testes.

Concordo que poderia, mas a cada eleição eles abrem mais as regras e aperfeiçoam mais. Sem falar que mesmo que abrissem, sempre teria alguém dizendo que mesmo assim não adianta nada, que somos os piores do mundo, que o país teria de sumir do mapa e que Justin Bieber é lindo.

L

Cara, não é bem isso que o vídeo diz. Ele nem acusa ninguem no video. Só fala de alguns embaraços do TSE.
Por exemplo a receita federal… quando ela decide fazer auditoria em um estabelecimento, além dela levar o software, ela pode levar até os computadores. Algo que ninguem pode fazer no TSE. Até por motivos bem óbvios. Só que isso é o gera o impasse: A dúvida de 90% da população que não entende o processo como um todo nem tem o tempo disponivel para estudar os fontes. Como no caso citado no vídeo, o fiscal só tem permissão de ver o fonte do programa lá dentro do TSE, e pelo que eu entendi do vídeo, ninguém nunca fez alguma auditoria lá. Nem a OAB, nem os partidos políticos. Nos processos eleitorais todos devem ter suas posições claramente neutras e visíveis. Isso é quebrado no uso das urnas eletrônicas.

Nós só temos dúvidas quanta as urnas eletrônicas porque não estamos lá dentro pra ver se o software que está rodando é o mesmo estudado pelos fiscais. Vale apena correr o risco de fraude lá dentro do TSE só para termos resultados mais rápidos? Eu acho que não. Se antigamente tinha muito mais gente trabalhando na contagem dos votos, tinha também muita gente pra receber propina, o que acho que dificultava mais. Agora hoje, nem podemos ter acesso aos fontes dos programas.

O processo eleitoral, deveria ser o mais simples possível para garantir a democracia. É a única forma de todo o povo participar. Acho a idéia da democracia linda, mas infelizmente também para o caso das urnas, é algo que só daria certo se todo o conhecimento fosse perfeitamente bem distribuido.

F

marcosalex:
fredferrao:
marcosalex:

Sim, eu já tinha visto o vídeo. Mania do pessoal de achar que se voce discorda, é porque não viu. heheheh
E se voce acha que a urna eletronica é mais confiável do que receber um papel pelo correio com um x sem saber quem é o remetente ou de onde vem, sinto muito, amigo. e no caso do Paraguai, pelo histórico de fraudes na eleição, o motivo deles não quiserem a urna e preferir votar sem segurança nenhuma é pra desconfiar, não acha não? Ou voce acha que votar sem documento nenhum de comprovação de identidade é mais seguro que a urna?

Ninguém está dizendo que ela é inviolável, mas é mais segura que tudo solto. E gostando ou não do governo, a cada geração ela se aperfeiçoa.

Não sei o q vc bebeu antes de escrever isto, mas vc colocou um monte de coisas que sequer falei ou comentei, como se eu tivesse afirmado algo :shock: :shock: :shock: Eu em!!

Sugeri vc ver o video pq da maneira que vc fala, da a entender que não viu o video não, pois fala coisas contraditorias que são explicadas no video. Quan do respondi e falei exclusivamente da questão das gerações das urnas era uma resposta a esta frase tua:

O esquema de votação no Brasil não perfeito, mas é muito melhor que a maioria dos países e a cada ano eles se esforçam pra diminuir as fraudes
. O fato é que dos paises que estão adotando urnas eletronicas e são varios, o Brasil é o unico que INSISTE em permanecer com urnas de primeira geração, que são uma caixa preta, nao sendo possivel auditar depois da eleição caso ocorra alguma inconsistência.

M

Em minha opinião é uma auditoria meio fajuta …

F

Discordo porque sei como elas são fabricadas e posso te dizer que é muito, muito seguro. Agora se o sigilo é burlado de alguma forma antes ou depois das eleições eu não sei. Mas elas são hoje a melhor maneira de fazê-lo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Urna_eletrônica_brasileira

O hardware é seguro? Pode ser, mas no caso do video, ele faz um comentario sobre o software, que é de fato quem processa os votos e este é desenvolvido no TSE, e uma possivel invasão interna, se ocorrer um if(candidato x) entao voto nele, não tem como auditar depois da eleição.

Mas muita calma nesta hora, EU não estou dizendo que tenha alguem fazendo isto, e creio que não tenha, mas se um dia acontecer, fica complicado auditar e saber de fato quantos votos foram para cada candidato corretamente.

M

[quote=marcosalex]

Matheus Paiva:

Se não usar urna eletrônica também, por isso que existem os fiscais. Esse tipo de coisa não tem nada a ver com a urna.

Mas como o fiscal vai saber se a pessoal que entra na sala dela não já voltou em outro colégio ?
Exemplo …
Colegio a … colegio b …
Se eu estiver cadastrado nos dois eu votarei nos dois …

Boatos dizem que isso ocorreu aqui pelo lado da bahia …
Da mesma pessoa votar várias vezes pois o nome estava no diario de votação …

J

O hardware é seguro? Pode ser, mas no caso do video, ele faz um comentario sobre o software, que é de fato quem processa os votos e este é desenvolvido no TSE, e uma possivel invasão interna, se ocorrer um if(candidato x) entao voto nele, não tem como auditar depois da eleição.

Mas muita calma nesta hora, EU não estou dizendo que tenha alguem fazendo isto, e creio que não tenha, mas se um dia acontecer, fica complicado auditar e saber de fato quantos votos foram para cada candidato corretamente.

Com certeza isso poderia acontecer. O firmware(o linux embarcado) é seguro em uma partição criptografada. Quando você usa o token ele o decriptografa e joga o programa ma memória ram. Isso quer dizer que só há como fazer engenharia reversa se você criar uma imagem da memória ram, o que complica bem o processo.

Isso é um procedimento de segurança usado em qualquer embarcado. Até microcontroladores como pic usados em um forno microondas tem seu firmware protegido dessa forma. Se esse procedimento não é feito qualquer um que ligar um icd no micro pode copiar o software.

O questão do fonte ser guardado a sete chaves é simples de responder. Qualquer pessoa que saiba com escrever programas de computador pode escrever um que explore uma falha encontrada no mesmo.

P

que dizer de algumas pesquisas que - mesmo com a margem de erro - apontaram numa direção, ao passo que o resultado da eleição em algumas praças apontou noutra direção?

será que a imensa maioria das pessoas “mudou de ideia” a caminho da urna?

R

pcassiano:
que dizer de algumas pesquisas que - mesmo com a margem de erro - apontaram numa direção, ao passo que o resultado da eleição em algumas praças apontou noutra direção?

será que a imensa maioria das pessoas “mudou de ideia” a caminho da urna?

Vou te dizer que o caso é outro: pesquisas encomedadas e manipuladas pelos partidos…

Vou dar um exemplo, MAS POR FAVOR NÃO ME CRUCIFIQUEM, VOU EXPÔR O QUE ACONTECE AQUI NA CIDADE:

Tivemos candidatos do PSD, PSDB e PT…

A pesquisa que o PT mostrava, era feita lá nos morros, com aquela galerinha esperta que adora um bolsa família e umas cestas básicas. Logicamente, PT na cabeça, já ganhou!

PSDB e PSD por sua vez, pesquisavam na classe média, nos empresários e pessoa de maior idade. Logicamente os dois ficaram com resultados muito parecidos…

Então esse negócio de pesquisa não cola, cada um faz a pesquisa onde mais convém. Eles dizem que fazem pesquisa em diversos pontos das cidades e bla bla bla, mas eu não acredito nisso…

Afinal, qual seria a graça de um partido fazer propaganda de uma pesquisa que mostra que ele está praticamente empatado com os outros e que o percentual de indecisos é de 40%?(Sim, isso aconteceu aqui na cidade)…

Aqui em Blumenau as pesquisas deram 3 resultados diferentes, com cada candidato puxando a sardinha pra sua brasa, mas o que se viu nas urnas foi um quarto resultado muito improvável. E posso te garantir que ninguém sequer pensou em fraude no processo eleitoral. Porque? Porque todo mundo sabe o que todo mundo fez, o pessoal aqui tá começando a ficar sensato e fazer o que é certo pela cidade…

Expus um pouco da minha opinião política, porém deixo bem claro que expus apenas o cenário da minha cidade, como ocorreu aqui…

:wink:

F

Com certeza isso poderia acontecer. O firmware(o linux embarcado) é seguro em uma partição criptografada. Quando você usa o token ele o decriptografa e joga o programa ma memória ram. Isso quer dizer que só há como fazer engenharia reversa se você criar uma imagem da memória ram, o que complica bem o processo.

Isso é um procedimento de segurança usado em qualquer embarcado. Até microcontroladores como pic usados em um forno microondas tem seu firmware protegido dessa forma. Se esse procedimento não é feito qualquer um que ligar um icd no micro pode copiar o software.

O questão do fonte ser guardado a sete chaves é simples de responder. Qualquer pessoa que saiba com escrever programas de computador pode escrever um que explore uma falha encontrada no mesmo.

Quando digo invasao ou quebra de segurança interna estou dizendo que um programador mal intensionado do TSE pode inserir algo no código do programa das urnas!

G

Cara nunca será 100% confiável ‘-’.

Da mesma forma que em uma votação de papel, quem “cuida da urna” pode colocar vários papeis dentro da urna…

Como eu disse anteriormente, não basta apenas a segurança do software/hardware. É preciso uma grande fiscalização.

J

Quando digo invasao ou quebra de segurança interna estou dizendo que um programador mal intensionado do TSE pode inserir algo no código do programa das urnas!

Sim, mas com problemas internos até o FBI está sujeito também. Quando se projeta algo no setor da segurança se pensa no custo que a engenharia reversa vai levar para copiar um produto, ou quebrar um sistema. Quanto mais caro melhor, mas isso não quer dizer que alguém não possa pagar por ele, entende?

S

Diversas universidades e institutos já foram contratados para analisar a segurança das urnas eletrônicas, dentre elas:

2002 - Relatório UNICAMP
2002 - Relatório COPPE
2003 - Relatório SBC
2004 - Relatório BRISA
2006 - Relatório Alagoas-2006
2008 - Relatório FACTI-CENPRA
2009 - Relatório CMTSE
2010 - Relatório CMind

Os relatórios podem ser encontrados na internet.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Urna_eletrônica_brasileira.

L

[quote=Stacker]Diversas universidades e institutos já foram contratados para analisar a segurança das urnas eletrônicas, dentre elas:

2002 - Relatório UNICAMP
2002 - Relatório COPPE
2003 - Relatório SBC
2004 - Relatório BRISA
2009 - Relatório CMTSE
2010 - Relatório CMind

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Urna_eletrônica_brasileira.[/quote]

Sim, isso parece bem interessante. Mas e uma pessoa comum também deveria ter permissão de acesso para auditar.
O link sugerido mostra esta mensagem: A Wikipédia não possui um artigo com este nome exato.

Como o amigo acima falou: Urnas eletrônica nunca serão 100% confiáveis.

M

[quote=Luiz Augusto Prado]

Stacker:
Diversas universidades e institutos já foram contratados para analisar a segurança das urnas eletrônicas, dentre elas:

2002 - Relatório UNICAMP
2002 - Relatório COPPE
2003 - Relatório SBC
2004 - Relatório BRISA
2009 - Relatório CMTSE
2010 - Relatório CMind

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Urna_eletrônica_brasileira.[/quote]

Sim, isso parece bem interessante. Mas e uma pessoa comum também deveria ter permissão de acesso para auditar.
O link sugerido mostra esta mensagem: A Wikipédia não possui um artigo com este nome exato.

Como o amigo acima falou: Urnas eletrônica nunca serão 100% confiáveis.

++

Criado 8 de outubro de 2012
Ultima resposta 22 de out. de 2012
Respostas 82
Participantes 23