Mas como existem, por exemplo, banco de dados comerciais fechados pra Linux, como Sybase, Oracle, etc?
Eles foram compilados pra Linux, com certeza fazem uso do Kernel ou das libs da GNU e continuam fechados. Ou seja, a GPL pra eles não se propagou.
E outra se fosse assim não existiria nenhum software pra Linux que não fosse GPL.
Pois mesmo se não importar o linux-headers diretamente, importaria alguma outra lib que fatalmente (n-1) vai usar o código do Linux e seria obrigado a usar a GPL.
Pergunto isso porque estou desenvolvendo um produto que roda e usa o Linux e vários programas do GNU que vem instalado nas distros e são GPL.
Neste produto tem regras de negócio do meu cliente e eu e muito menos ele, vamos querer que este produto seja open-source.
Uso coisas simples do tipo “lspci”, “ps” e etc do Linux. Além de outros mais complexos. Todos GPL.
Ainda sim sou obrigado a manter meu código como GPL?
Outra, no contrato com meu cliente eu o autorizo a revender alguns módulos do meu produto. Assim como o autorizo a desenvolver e vender novos módulos que usarão minha API (que por sua vez usa o Linux).
Estes módulos são específicos por cliente, contendo regras de negócios específicas. Além de não interessar a ninguém, nenhum dos clientes vai querer que o código seja aberto.
Ainda sim sou obrigado a manter meu código como GPL?
Como posso proceder nesse caso? Usar (não alterar) softwares GPL e ter que fechar o novo software? Lembrando que eu não vou distribuí-lo junto com os software GPL (pois eles já estarão instalados no servidor do cliente).
Abraços!