Uso de redes neurais

12 respostas
B

Boa tarde galera do GUJ,
Estou prestes a iniciar meu TCC para conclusão do curso de Sistemas de Informação. Possuo uma idéia para desenvolvimento do projeto, mas ainda estou em processo de busca de informações para então iniciar o desenvolvimento do mesmo. A principio, a intenção é um sistema que através de uma câmera, detecte quantas vezes determinados objetos passou na frente da câmera, uma espécie de contador de materiais.
Minha idéia é de utilizar no sistema, redes neurais, para que possa ser ?ensinado? ao sistema quais possíveis objetos ele irá detectar.
Já encontrei discussões aqui no fórum a respeito de bibliotecas para tal desenvolvimento, como:
? NyARToolkit
? JarTollkit
? Javacv
? Projetos do http://www.jeffheaton.com/ai/
Enfim, há sim muito material, mas o que eu tenho encontrado com freqüência, são aqueles esquemas para colocar uma determinada imagem a frente da webcam e o sistema colocar sobre essa uma imagem 3D. Minha realidade não é essa, e sim, como relatei antes, reconhecer um determinado objeto assim que esse passe a frente da webcam. Caso seja muito complicado o reconhecimento do objeto, penso até em trazer uma imagem impressa nos mesmos para que seja mais simples da câmera reconhecê-lo.
Pois bem, essa é a minha situação, queria do pessoal aqui do fórum que podessem me ajudar com indicações, exemplos, livros, tutoriais, experiências, enfim, que possam me ajudar nessa caminhada.

12 Respostas

J

O que você quer é um algoritmo chamado “blobcounter”. Você pode detectar esse objeto pela cor e pela forma.

A biblioteca aforge.net tem esse algoritmo implementado em c# e é opensource. Você pode portar para java se quiser usar com ela.
Existe até um artigo sobe object tracking que pode ser usado para esclarecer algumas coisas do seu tcc.
Você não necessita de redes neurais para isso, além de não ser um projeto complicado de se desenvolver e entender.

http://www.aforgenet.com/
http://www.aforgenet.com/articles/shape_checker/
http://www.aforgenet.com/articles/lego_pan_tilt_camera/

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XWoBli5Nf08&feature=player_embedded[/youtube]

B

Julio muito obrigado, de cara vi que é um material realmente interessante.
Como não tenho muito conhecimento de linguagem C#, vou te fazer uma pergunta de iniciante:
Quando você disse [color=red]Você pode portar para java se quiser usar com ela[/color], você quis dizer que há um mecanismo automatico de conversão do código fonte de C# para JAVA, ou caso eu queira utilizar essa biblioteca em Java, preciso “re-programar” os exemplos que já há no site?

Desde já, muito obrigado pela ajuda.

No aguardo

J

bal:
Como não tenho muito conhecimento de linguagem C#, vou te fazer uma pergunta de iniciante:
Quando você disse [color=red]Você pode portar para java se quiser usar com ela[/color], você quis dizer que há um mecanismo automatico de conversão do código fonte de C# para JAVA, ou caso eu queira utilizar essa biblioteca em Java, preciso “re-programar” os exemplos que já há no site?

No aguardo

Você precisa reescrever o código em java. Mas como é opensource você tem acesso aos fontes da biblioteca.
Na minha humilde opinião eu usaria a aforge diretamente com c#. Também é uma boa oportunidade para você ampliar seus conhecimentos nessa linguagem.

B

Julio cara,
Valeu pela [color=green]humilde opinião[/color] (rsrsrsrs), posso sim tentar desenrolar alguma coisa em C#, mas o ideal mesmo pra mim seria tentar algo em Java mesmo cara. Só mais uma coisa, a biblioteca [color=green]NyARToolkit [/color]você não conhece não? Achei ela bem legal também, até porque tem ela para diversas linguagens, inclusive para Java.

G

juliocbq:
bal:

No aguardo

Você precisa reescrever o código em java. Mas como é opensource você tem acesso aos fontes da biblioteca.
Na minha humilde opinião eu usaria a aforge diretamente com c#. Também é uma boa oportunidade para você ampliar seus conhecimentos nessa linguagem.

parece q em c# mesmo é só uma “capinha”

J

bal:
Julio cara,
Valeu pela [color=green]humilde opinião[/color] (rsrsrsrs), posso sim tentar desenrolar alguma coisa em C#, mas o ideal mesmo pra mim seria tentar algo em Java mesmo cara. Só mais uma coisa, a biblioteca [color=green]NyARToolkit [/color]você não conhece não? Achei ela bem legal também, até porque tem ela para diversas linguagens, inclusive para Java.

Sim, mas Realidade Aumentada é está fora do escopo do projeto que você postou.
A solução que você quer implementar não é capturar objetos em um vídeo e contabilizá-los?
Realidade Aumentada é uma coisa, e o seu problema é outra. Enquanto na “RA” você faz síntese de imagens, no seu problema você faz a semântica delas(ou seja extrair informações de imagens já existentes)

L

bal:

No aguardo

Cara se vc já esta com este tipo de pensamento desista deste tipo de coisa… Pois reescrever em java é fácil, é o tipo de coisa que vc nem tem o que se preocupar…
O problema é o escopo teórico de seu tcc… pois é fácil vc pegar um algoritimo já pronto e usar em seu projeto ou reescreve-lo em n outras linguagens… neste caso nem vi o algoritimo mas ja posso imaginar que pelo tipo de coisa que ele faz ele trabalha com algebra e matematica pesada, provavelmente deve usar bastante cálculos com triangulações coisa que vc terá que dominar bem e não apenas copiar a algebrarada do capeta e não saber o que ela faz… Pois se seu tcc tiver um escopo teórico focado no algoritimo vc terá que saber e saber muito bem cada calculo contido lá dentro e saber o pq estes cálculos e algebraradas são feitas.

B

juliocbq:

A solução que você quer implementar não é capturar objetos em um vídeo e contabilizá-los?
Realidade Aumentada é uma coisa, e o seu problema é outra. Enquanto na “RA” você faz síntese de imagens, no seu problema você faz a semântica delas(ou seja extrair informações de imagens já existentes)

Julio, a idéia inicial era que os objetos fossem reconhecidos ao longo do tempo, por exemplo, hoje estamos contando a passagem de objetos em forma quadrada, mas amanhã iríamos passar a contar além dos objetos quadrados, objetos cilíndricos, ou seja, esses novos objetos teríamos de inserir ao sistema, uma espécie de ensino. Na minha idéia, conforma novos objetos fossem adicionados, “ensinaríamos” ao sistema através de uma foto retirada do mesmo.

Cara se vc já esta com este tipo de pensamento desista deste tipo de coisa… Pois reescrever em java é fácil, é o tipo de coisa que vc nem tem o que se preocupar…
O problema é o escopo teórico de seu tcc… pois é fácil vc pegar um algoritimo já pronto e usar em seu projeto ou reescreve-lo em n outras linguagens… neste caso nem vi o algoritimo mas ja posso imaginar que pelo tipo de coisa que ele faz ele trabalha com algebra e matematica pesada, provavelmente deve usar bastante cálculos com triangulações coisa que vc terá que dominar bem e não apenas copiar a algebrarada do capeta e não saber o que ela faz… Pois se seu tcc tiver um escopo teórico focado no algoritimo vc terá que saber e saber muito bem cada calculo contido lá dentro e saber o pq estes cálculos e algebraradas são feitas.

Luis cara, já tirei essa idéia da cabeça, em re-programar a biblioteca, como você falou, realmente, eu iria ter bem mais trabalho, e obrigação em conhecer cada pedaço da biblioteca.

J

bal:
juliocbq:

Julio, a idéia inicial era que os objetos fossem reconhecidos ao longo do tempo, por exemplo, hoje estamos contando a passagem de objetos em forma quadrada, mas amanhã iríamos passar a contar além dos objetos quadrados, objetos cilíndricos, ou seja, esses novos objetos teríamos de inserir ao sistema, uma espécie de ensino. Na minha idéia, conforma novos objetos fossem adicionados, “ensinaríamos” ao sistema através de uma foto retirada do mesmo.

Então, e eu ainda não entendi qual a necessidade de uma rede neural para reconhecer formas geométricas. Esse algoritmo aí encontra qualquer uma.
Também não consegui entender o porque de usar realidade aumentada no problema. Não tem nada a ver uma coisa com outra.

A

como o pessoal já disse aí nos tópicos anteriores, primeiro estude a teoria e a matemática da coisa, que é o que vai para o papel na sua tese do TCC

depois que você tiver domínio do assunto, aí você vai atrás das implementações

para esse seu caso específico eu não sei se atende, mas eu achei o NeuroPH muito legal, segue o link
http://neuroph.sourceforge.net/applications.html

J

aechiara:
como o pessoal já disse aí nos tópicos anteriores, primeiro estude a teoria e a matemática da coisa, que é o que vai para o papel na sua tese do TCC

depois que você tiver domínio do assunto, aí você vai atrás das implementações

para esse seu caso específico eu não sei se atende, mas eu achei o NeuroPH muito legal, segue o link
http://neuroph.sourceforge.net/applications.html

mas esse tipo de problema não se resolve com rede neural. Jesus.

L

Se quer tanto brincar com rna porque não apresenta problemas clássicos como um sistema que identifica se a pessoa ta alcoolizada por uma amostra de seu sangue?

Criado 29 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 1 de mar. de 2012
Respostas 12
Participantes 5