Olá pessoal, que conselho vocês poderiam me dar nesse caso… tenho visto ótimos salários em anúncios sobre a área de programação Java, tive uma experiência com Delphi já, pouca coisa, mas o suficiente pra ter uma noção do negócio… embora diferente claro…
Então como estou com 37 amos não sei se valeria a pena investir tempo nesse assunto… pois durante o técnico que fiz a 3 anos, numa entrevista o Sr. lá me disse ‘‘pois é eu preciso que programe em Java, e de preferência uma pessoa mais nova’’… Aí pensei, porque me chamaram então. Mas o fato é este: vale a pena? com 37 anos. Não sei nada dessa parte, nada mesmo, até o delphi já deixei pra trás porque me agarrei no Photoshop e no Corew… a única coisa que lembro é que pro java, lá no curso, a 3 anos, precisava net beans, eclipse etcc… aguardo dicas, conselhos…
grato
Vale a pena aprender Java aos 37 anos
37 Respostas
estou no mesmo barco q o seu, finalizo a faculdade ano q vem a beira dos 39 anos e espero ter minha “vaguinha” por ai…rs!
Depende, o que você espera da vida? O que você espera do mercado? Infelizmente temos uma idade de corte baixa na área de desenvolvimento, em média 35 anos, o que esperar? Conhecimento sempre é bom, você não tem nada a perder, só a ganhar! Acho que nunca é tarde para se tentar algo novo, enquanto eu estiver respirando vou estar tentando aprender coisas novas.
Nas palavras do Mano Brown: “A vida não é o problema, é batalha, desafio. Cada obstáculo é uma lição[…]”.
Conselho: aprenda java, mas aprenda voltado a web, que é para o mercado esta convergindo, e se for possível abra seu próprio negócio!
56 visitas e 2 comentários;
deusdara - obrigado pela dica
se vc ta pensando em java com 37 por causa de salario, acho que vai perder seu tempo, pois digamos que vc se dedique full time e seja um cara que tenha o “dom” pra programar, vc levaria no minimo 3 anos pra ficar bala, ai se ja taria com 40 competindo com gente de 20 a 25 cheios de certificações e que se submetem a ganhar menos pra pegar experiencia.
eu programo por que gosto, e java nao é minha unica linguagem.
meu salário é muito bom, não tenho do que reclamar, (hj to na media de R$ 60,00/hora) mas as vezes, o stress que passo não vale a pena esse salario.
ja pensei em ir fritar hamburguer ou apertar parafuso na australia que ia me pagar quase a mesma coisa e eu não ia precisar queimar fosfato. (o salario hora na australia pra esses trampos é de AUD $ 20,00 - ou seja, no câmbio de hoje daria R$ 40,40).
faz o que vc gosta, e se, vc aprender a fazer o que gosta bem e, souber vender isso, as pessoas vão te pagar bem tb.
tenho um amigo que ralou muito, pegou a pastinha e foi pra rua vender de porta em porta, só sabia corel, e hoje ta com a empresa dele, ta com parcerias e ta ganhando uma grana legal como designer grafico. o cara faz tudo, desde cartao de visita ,banner , diagramação de revista, site em flash (obs: é template, ele só coloca as imagens), o que pintar ele pega.
agora se quer mesmo encarar java, vai com vontade , aprende e sai regaçando de tirar as certificações: programer, web, ejb e por ai vai…
kdoigor
‘‘vc levaria no minimo 3 anos pra ficar bala, ai se ja taria com 40 competindo com gente de 20 a 25’’
pois é esse o meu medo; e levando em consideração o que ja dediquei para corew e photoshop e programas afins, quem sabe seja bom seguir por aí mesmo…
obrigado tb…
acho que ler “pai rico pai pobre” ira te ajudar quanto a sua insegurança de qual rumo tomar.
são focos completamente diferentes…
você disse que tem um conhecimento legal de corew e photoshop, se aguarrou a eles, largou o delphi… ao que aparenta desenvolvimento não é laaaa o seu perfil, talvez por que não seja sua paixão… aprender linguagem, quem é da área ta sempre aprendendo coisa nova, aos 20, 30, 40… o unico grande problema é começar mesmo, não só pela idade, acho que o começar é um problema maior do que a idade em si… mas parece que não é muito a sua…
dependendo de onde você estiver, c# paga tão bem quanto java, em alguns lugares corre o risco de pagar mais (outros menos), e tem uma curva de aprendizado relativamente menor… pense nisso.
primeiro a Java é muito simples de aprender
segundo ela esta em tudo
terceiro vai nessa nunca é tarde para se aprender algo
afinal a unica coisa que não nos tiram é o conhecimento
e outra existem muitos programadores com idades mais avançadas e programam em Java
segundo ela esta em tudo
e outra existem muitos programadores com idades mais avançadas e programam em Java
Concordo plenamente, idade não importa se o objetivo for aprender.
Simmmmmmmmmmm!!!
Depende como esta sua vida…
Se fosse eu, e meu “custo de vida” não fosse alto…
aprenderia sim, mais não para trabalhar de empregado, para abrir um proprio negocio, porem nesta “fase” de abrir seu propio negocio , vc temque ter um capital no minimo para te sustentar durante um tempo…por isso falei
giovanod Quem acredita sempre alcança!
Se é o que você quer, vá em frente e não desista, pegue firme nos estudos, e boa sorte!
o bom de ser jovem a mente esta mais fresca , pois sempre falam que uma certa idade a mente fica mais fraca, bom eu acho meio baboseira dizer isto neh…
vai com tudo cara…
Particularmente, acho que idade não é problema, mas o fato de tomar Java como “+1 uma ferramenta de informática”. Eu lembro que quando começou a febre das escolas de informática, era vendida aquela idéia do “profissional de informática” que sabia Windows, Word, Excel, Redes Novell, Coredraw, AutoCAD e Visua Basic, o cara que sabia “mexer” em tudo quanto programa. O que ninguém explicava é que esses programas são na verdade ferramentas para uma categoria profissional específica: “mexer” no AutoCAD qualquer um sabe, o problema é saber projetos de engenharia. O mesmo vale para praticamente qualquer ferramenta, inclusive Java.
Java é uma ferramenta para o profissional que desenvolve software, cuja formação (independente de faculdade) inclui muitas outras disciplinas que vão muito além da linguagem de programação e o domínio da IDE e que não se aprende do dia para a noite (leia-se lógica de programação, OO, banco de dados, SO’s, compiladores, engenharia de software, e um pouquinho, o mínimo mesmo sobre teoria da computação). Geralmente, quem conhece um pouco dessas disciplinas migra de uma ferramenta para a outra com muita facildade.
Assim, na minha opinião o que você deve avaliar não é aprender Java ou não. Claro, você até pode aprender por hobby. Mas você precisa avaliar se você quer ou não mudar de profissão
Cara, se tiver fé e força de vontade segue em frente sem ouvir palavras negativas que os outros falam. Nunca trabalhei com TI, comecei a aprender Java e em 6 meses já estava no mercado de trabalho (com Java é claro) e também estou na faixa dos 30. Aqui no Rio de janeiro o mercado esta super aquecido, vc aprendendo entra rápido no mercado. O livro pai rico pobre citado ai em cima, também recomendo, as palavras do “Mano Brown” também assino em baixo…hehe
segundo ela esta em tudo
Concordo com tudo, menos isso:
Não é simples de aprender.
Oi giovanod,
Claro que vale, 37 anos não tem nada de velho e sempre é tempo para aprender, comecei a estudar TI com 31, mas não conta pra ninguém rsrs… : )
segundo ela esta em tudo
e outra existem muitos programadores com idades mais avançadas e programam em JavaConcordo com tudo, menos isso:
Não é simples de aprender.
vero, falta profissionais na área , e bastante !!
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Estou com 37 anos e estudando para tirar a certificação em java.
A idade não é obstaculo para mim já que meu objetivo não é ser jogador de futebol . rssss
O mercado irá selecionar os melhores qualificados , esteja qualificado e tenha maior empregabilidade.
Se o empregador seleciona pela idade , existe grandes chances de ser um projeto que no futuro irá se tornar uma barca furada pois os parametros de escolha de um profissional tem que ser outros.
Olha so amigo, nunca é tarde para aprender qualquer coisa desde que você goste do do que esta fazendo, so pra voce ter uma idéia, estou com 51 anos e estou estudando JAVA porque sempre gostei de programação, e isso tem me ajudado bastante em todos os sentidos, uma pessao que não sonha é porque esta realmente velha, um abraço.
Lógico que vale a pena.
Eu já dei aula de Java para um Senhor de 60 anos. [=
Nunca é tarde. [=
Discordo da afirmação de “3 anos pra ficar bala em Java”… Isso é relativo pra cada um, vai da pessoa ter a sua volta gente q a ajuda, fazer curso ou até mesmo estudar por conta de forma disciplinada e orientada/focada no q é de mercado…
Kra se vc tá pensando em mudar de área, é pq vc já deveria ter mudado, vou exemplificar (espero q entender através dessas palavras) uma vez escutei de um psicologo, q foi meu chefe aliás, dizendo: “André, qdo um kra casado pensa em se saparar é pq ele já deveria ter se separado”…
Eu tb mudei de área, hj trabalho com Java, a diferença é q eu sou mais novo, mas teria feito o mesmo se tivesse sua idade e financeiramente pudesse ir segurando os pratos até me estabilizar financeiramente de novo…
Java dá mais dinheiro, isso já é um bom motivo, acredito q esse negócio de 100% contente com o q faz é relativo, eu por exemplo estou me projetando pra uma área diferente de Java hj em dia (no entanto adoro Java) a questão é q na vida precisamos de dinheiro pra QUALQUER coisa, e se eu recebesse por ex. uma proposta dobrando meu salário mesmo q pra trabalhar concertando computadores eu iria… sabe pq? pq eu quero ter um carro e um AP da hora, viajar pros States e curtir a vida, o trabalho é uma condição da vida e não apenas AMOR no trabalho (não desmerecendo, mas eu não gostaria de voltar a trabalhar concertando computador)…
Se resolver estudar Java, pode entrar em contato comigo q lhe dou um plano de estudo focado no mercado atual de presente, junto com experiências q tive nesse estágio de migração de área de trabalho…
abs,
boa sorte!
André AS
[tópico em duplicidade]
Sim, vale a pena.
Aprendi java na pós-graduação em 2007, nesta época eu tinha 40 anos. 
Os programadores tem vida longa hoje em dia !
Muitas empresas tem valorizado a parte técnica não obrigando os programadores a irem para outra area para ganhar mais. As chamadas carreira em Y.
Como o pessoal falou, invista em java web.
Abraço
Olá pessoal, que conselho vocês poderiam me dar nesse caso… tenho visto ótimos salários em anúncios sobre a área de programação Java, tive uma experiência com Delphi já, pouca coisa, mas o suficiente pra ter uma noção do negócio… embora diferente claro…
Então como estou com 37 amos não sei se valeria a pena investir tempo nesse assunto… pois durante o técnico que fiz a 3 anos, numa entrevista o Sr. lá me disse ‘‘pois é eu preciso que programe em Java, e de preferência uma pessoa mais nova’’… Aí pensei, porque me chamaram então. Mas o fato é este: vale a pena? com 37 anos. Não sei nada dessa parte, nada mesmo, até o delphi já deixei pra trás porque me agarrei no Photoshop e no Corew… a única coisa que lembro é que pro java, lá no curso, a 3 anos, precisava net beans, eclipse etcc… aguardo dicas, conselhos…
grato
Gostaria de te fazer uma pergunta antes de tentar te ajudar… Por que quer mudar de profissão? Aos 37 anos isso é uma decisão muito crítica, principalmente se tiver esposa e filhos, mas concordo que nunca é tarde para fazer o que se gosta e o que te faz feliz. A grande questão é, tem certeza que vai ser feliz na área de TI? Por que? O que te chamou atenção nessa área? Com quem conversou? Eu ainda não cheguei na casa dos 30, tenho 4 anos de TI ±, e meu caso é o contrário do seu, eu quero abandonar essa área. Tente responder essas questões e posta aí pra gente continuar a tentar te ajudar!
A resposta é simples. Se voce vai entrar nessa porque gosta da area, gosta de estudar e gosta de programar, vai em frente. Se voce quer entrar pela grana, nem tente que voce nao vai conseguir.
Programar e estudar programcao é uma coisa muito divertida, mas para quem gosta, quem nao gosta NAO CONSEGUE. Nao eh que seja mais dificil, voce nao consegue mesmo.
Depende, se o cara querer construir um sistema para abrir uma empresa, ai a grana é boa
o meu foco num primeiro momento seria entrar pra trabalhar numa empresa pois naum possuo cacuete para empreendedorismo…
Qualquer tipo de conhecimento, não importa qual e nem o motivo pelo qual vc o adiquire (dinheiro, curiosidade…) é valido e agrega!
quem sabe voce aprendendo Java, voce nao descubra uma nova paixao? vai fundo cara, nao foca apenas no dinheiro, foca na vontade e no prazer de conhecer uma “matéria” nova, na qual voce pode desenvolver sua logica… vai fundo =D
Cara, tem uma série de fatores a serem considerados…
Desde o quanto vc pretende ganhar programando em Java, sabendo que vc vai comecar por baixo, até onde vc mora e o mercado de trabalho por ai…
Pelo que vc falou vc fez técnico mas trabalha como Designer e não como Programador?
acho que o fator idade é critico pois o ser humano não vive para sempre. mas, isso não quer dizer que voce não possa aprender novas coisas e tentar novos projetos ao longo do tempo.
acho que vale a pena sim, usando sua experiencia anterior não terá nada a perder.
Vou falar pela minha experiência no ramo.
Eu gastei uma baba nos meus cursos (uns 6000 reais).
Fiz cadastro em apinfo,vagas.com e tudo quanto é site do ramo,mandei mais de 100 curriculums para tudo quanto é canto e nada aconteceu.
tenho 36 anos e me parece bem nitido que a idade e a falta de experiencia me tiram totalmente do mercado.
Nessa idade que temos as empresas querem alguém ninja e experiente;não um novato.
Novato por novato eles pegam um de 20 e poucos anos que tem aos montes por ai.
O “mercado” é que dita como as coisas acontecem.
Não os analistas/desenvolvedores.
Essa é a realidade.
Queria eu que alguém tivesse me falado isso antes pois eu não teria jogado mais de 6000 reais no lixo.
Creio que o problema é mais falta de experiência do que idade. Um amigo meu tem 20 e demorou a entrar no mercado de trabalho. Isso pq ele está na pós focada em Java.
Ele topou qualquer salário apenas para entrar. E teve que entrar como Junior ganhando baixo mesmo.
Isso vai muito do local onde você está e se vc está disposto a começar do zero.
Não adianta nada você com 15 anos de delphi + 15 anos de cobol querer entrar em Java ganhando como sênior.
Duvido muito que uma empresa contrataria alguém assim.
Me tornei programador java em 2007 (aos quarenta anos), nunca é tarde para aprender algo do qual se goste!!! 
eu tenho 22 anos, exp em programação c#, php, sql server 2008, mysql,jquery-ajax, ja estudei as apostilas FJ11, FJ21, CS14, e as vezes faço projetos em java com algum frameworks apenas teste, tenho ingles técnico, to indo pro 3º ano da faculdade, e não consegui entrar no mercado java, na verdade fiz 1 entrevista de estagio numa empresa que um usuario daqui do forum trabalhava no meio do ano passado, mais não cheguei a fazer nenhum teste.
então o negócio é complicado mesmo, não é tanto questão de idade não…
…mande um Fake job, com salario de estagio de 700 pra ver quantos curriculos você não recebe…ta abarrotado de gente.
[size=16][color=red]OK! muito obrigado pelas dicas aí galera. [/color][/size]
tá respondido, preciso encerrar o post?