Bom dia !
Eu diria que é um pouco complexo isso, porém, tentarei ser bem objetivo na resposta. Muitas destas escolas não compensam o custo x benefício, porque cobram muito caro sem que realmente deem o retorno esperado. Sem falar que algumas você terá inglês de até 6 anos mais para concluir o avançado (desde o básico, me refiro). Eu faço VIP em uma escola aqui da cidade e pesquisei bastante antes, o valor da mensalidade ficou pouco acima do valor da aula em turma em escolas famosas. Esta minha escola, por exemplo, tem parceria com a Oxford, tanto que o diploma de conclusão é assinado por eles.
Vale a pena aula via internet ? Esta resposta depende exclusivamente de você. Particularmente, gosto do “olho no olho”, por isso nunca cogitei aulas online. Quando eu concluir o avançado (devo concluir até Julho), aí verei meus próximos passos.
Minha dica é simples: pesquise, se informe, verifica a metodologia utilizada e de forma alguma ignore “pequenas escolas”. Muitas delas são de ótima qualidade mas menos conhecidas por não terem o aporte necessário para investir em marketing. Colegas, amigos e a própria interent são ricas fontes de informações sobre determinadas metodologias e escolas. Por fim, não esqueça de algo, a escola vai te mostrar o caminho, seguir este caminho depende de você apenas, ou seja, não pense que com 2h (ou 3h, que seja) por semana na escola vai fazer com que tu tenha um inglês realmente bom. A dedicação em casa, os estudos “por fora”, resolver os homeworks e coisas do tipo é que farão a verdadeira diferença, independente de onde estude.
Boa sorte, bons estudos e não pense no inglês somente para fazer provas, lembre-se que em nossa área ele é fundamental e há muitos, muitos profissionais que não falam bem o idioma inglês e sim, ele faz diferença em muitas vagas de emprego.
Forte abraço e desculpe se me alonguei.