Vale apenas investir em java?

15 respostas
Z

Eu gosto muito da linguagem Java, agora gostaria de saber se VALE A PENA investir no aprendizado em java

Eu corro risco de especializar em uma linguagem que corre risco de extinção no futuro ?

Qual a area mais lucrativa onde se aplica Java?

se me especializar em java, e souber o que for necessário? tenho um emprego garantido? com um bom salário ?

Qual a area que o java é utilizado que vale mais a pena se especializar: ex: Jogos, desktop, Aplicativos e jogos para dispositivos mobile, web.

Pergunto isso, pois quero garantir um bom sucesso profissional e econômico pelo resto de minha vida, ja que pretendo fazer Analise e Desenvolvimento de sistema. e ter o java
especialização.

E intão ?

15 Respostas

F

vc não vai ficar rico programando em linguagem nenhuma… se for essa a sua preocupação…
faça medicina ou engenharia (com um pouco de sorte).

Z

Tenho como objetivo princípal ser um analista de sistema
que por sinal é um profissão que paga muito bem, pois falta no mercado,isso que é uma faculdade aonde há uns dos maiores números de evasão(isso se não for a maior), agora médicos e engenheiros existem muitos por ai, ninguem fica rico programando, mais ficar no comando de uma equipe de programadores, creio que posso ganhar mais que muitos médicos ou engenheiro por ai. e em um modo geral, grandes empresas que desenvolvem software, nen sem comparão a grandes hospitais.em termos lucrativos

E

você esta super enganado amigo… lider tecnico ganha bem menos que a maioria do medico e engenheiros por ai.

Z

http://www.ceviu.com.br/buscar/vaga/emprego-analista-programador-java-sao-paulo-sp-282217

dando uma olhada nesse site, da para ver analistas java com salário de 5 a 8 mil reais, meu tio era médico e meu pai dr. em eletrônica, e creio que eles não ganhavam esse valor, se tiravam uns 6 mil por mes era muito.

E

cara , você está totalmente “viajando”.
Primeiro um analista/programador Senior na maioria das vezes só ganhar 8 mil em SP e RJ aonde o custo de vida é extremamente alto, e mesmo assim exige muitos anos da sua vida com estudo e dedicação…lembrando que geralmente isso é o TETO salarial dessa função, muito diferentes de medicos em engenheiro.

Por exemplo um medico ganha bem mais no interior que um analista/programador nas principais capitais … , já um analista/programador no interior o salario cai literalmente pela metade .

mais um dica,vai devagar …

escolha essa profissão se você gostar de trabalhar com TI, e não porque quer ganhar mtu dinheiro.

V

Corre. Assim como programar em qualquer outra linguagem.

Depende… em web é onde a maioria dos empregos se concentram. Porém, é onde está a maioria dos profissionais também.
Os salários tendem a baixar por causa disso, pelo menos, no início.

Em empresas de engenharia as exigências são completamente diferentes, e geralmente o salário inicial é maior.
Porém, há menos vagas e você terá que entender bastante de programação para entrar lá.

Defina o que é “bom salário” para você.
E, sim, tem emprego garantido. Em Java, ou em qualquer uma das principais linguagens do mercado (PHP, C#, C++, etc.)

Hoje eu diria que web e mobile.

As áreas que definitivamente não vale a pena se especializar em Java é a de Jogos para Desktop. Java é está entre as piores plataformas possíveis para esse tipo de aplicação.

ZeTripe:
Pergunto isso, pois quero garantir um bom sucesso profissional e econômico pelo resto de minha vida, ja que pretendo fazer Analise e Desenvolvimento de sistema. e ter o java
especialização.

Repetindo o que sempre falo para todos os iniciantes:
Você deve aprender computação, e não uma linguagem/tecnologia. Ou seja, como o computador funciona, como o SO funciona, estruturas de dados, padrões de projetos, mais de um paradigma de programação, teoria de banco de dados, refatoração, etc…
basicamente, tudo que seu curso de faculdade dá, mas que em boa parte você vai achar que é “inútil” e “não é prático”. Porém, quando falamos de carreira veremos que tecnologias vão e vem, e só uma base sólida é capaz de te tornar adaptável em longo prazo.

L

Os únicos que ganham dinheiro de verdade são os donos da empresas de desenvolvimento. Vejo muita desvalorização na nossa área. Programador e analista de sistemas não ganha nada. É muito estudo para pouco dinheiro. Vejo muitas empresas aqui em Goiânia não encontrar profissionais qualificados suficientemente quando precisam. A realidade é que ninguém quer investir onde não se tem retorno. Muitas empresas estão pagando mal, por isso contraram analista/desenvolvedor junior. Isso é uma boa oportunidade para quem quer entrar na área, mas uma péssima idéia para quem quer permanecer. Chega uma hora que temos que ganhar dinheiro né? Quero deixar claro que é só a minha opinião em relação a minha experiência na área.

Z

Nesse final de ano eu concluo meu ensino técnico, eu vi um pouco de cada matéria especifica da computação, como Banco de dados, servidores, gerenciamento de sistemas operacionais, e que bom que não as achei inútil, as únicas aulas que eu não gostei foram às aulas que não envolviam informática de um modo direto.
Lincolnti, Por sorte eu moro em uma cidade que fica no meio dessas duas cidades, E se chegar o trem bala como prometido, isso tende a ficar cada vez melhor, por isso estou preocupado se devo ou não investir.
ViniGodoy, obrigado por esse post, com certeza, tirou muitas duvidas minhas, eu pretendo investir no java para dispositivos moveis, pelo pequena pesquisa que eu dei inclusive com professores da minha escola técnica, é a área mais precisa e mais paga bem, ela também exige uma boa criatividade em jogos e aplicativos, creio que posso me dar bem nessa área.
o que você acha sobre a área mobile hoje em dia ? o que eu postei confere?

OBRIGADO A TODOS.

Z

:lol:

F

Acredito que tudo tem um começo e um fim. A área de dispositivos móveis é uma área rentável Aqui em fortaleza existem empresas que estão pagando pelo meno 5 mil para quem já tem uma certa experiência na área.

Z

Umas das coisas que também meus professores me falaram é que falta muito profissional na area de informmática na bahia, e dão muito valor para os pessoal de SP-RJ. verdade ?

F

Na verdadade, as empresas dão muito valor a quem sabe trabalhar, não importando a localização. Tomo como exemplo os terceirizados que vêm a empresa que eu trabalho para fazer customizações no software deles, eles são requisitados para todo o Brasil para realizar projetos e melhorias nos software. Eu acho que temos é escassez de profissionais.
:slight_smile:

H

Valer a pena vale, só depende de você correr atrás para melhorar seu currículo para conseguir as melhores vagas! =D

F

Concordo com o Jakefrog :slight_smile:

R

Concordo com o vini , tecnologia sempre vai e vem o que fica são os conceitos.

As linguagens sempre tendem a mudar, a evoluir e ai aparecem os frameworks disso e daquilo.

Não importa em qual linguagem vc trabalhe se vc sabe o conceito de orientação poderá trabalhar bem em qualquer linguagem, seja java ou c++ ou .net.

Outro fator muito decisivo em TI são as tendências, indentificar elas antes de todo mundo, é o que faz vc ganhar dinheiro.

Criado 28 de julho de 2012
Ultima resposta 30 de jul. de 2012
Respostas 15
Participantes 8