tiagosarno:
Valew Adriano,
devo confessar que fico meio perdido quando vou estudar JAVA, meus conhecimentos básicos estão mais no JAVA desktop usando JDBC puro mesmo. Sei que a linguagem já evolui muitoooo e não sei se inicio por java desktop ou java para web, se ja inicio estudando JPA+Hibernate ou outros frameworks. Qual seria um bom ponto de partida para não me perder nos diversos caminhos e possibilidades do JAVA? Obrigado.
Cara, acredite… Acho que de uns 5 anos pra cá todo mundo que começa com Java vive esse dilema, pois a plataforma se desenvolve muito e a quantidade Frameworks cresce assustadoramente.
Eu comecei com Hibernate + JPA + Swing em uma aplicação Desktop. Minha dica é, não faça isso. Comece pelo básico da Linguagem, sem Frameworks, no JDBC Puro, no máximo o Swing e só pra desenhar as telas mesmo. Se possível, estude Java, como se fosse estudar para a certificação, porque lá dá pra se esquadrinhar no mais fundo da linguagem, aprenda a consultar a API e Programe, mas Programe muito. Cada novo conceito aprendido, faça testes, tente fazer algo absurdo na linguagem e se informe porque funcionou ou porque não funcionou. Te garanto que com uns 3 meses de dedicação exclusiva à isso, estarás na frente de muito programadopr Java de anos do mercado, que sabe Programar usando uma String, mas não faz idéia de quando não se deve usar ou quando é melhor usar um StringBuilder no lugar de uma Striong pura, estarás na frente do cara que sabe usar o método persist() da JPA, mas não sabe o porque daquela mágica ocorrer e quando não usá-la, enfim serás um conhecedor da Linguagem em sua forma bruta.
Daí em diante pra aprenderes Frameworks e ir para a WEB (ainda mais fácil porque já trabalhas com PHP) será uma maravilha.
Só me tornei um desenvolvedor melhor quando esquadrinhei a sintaxe da linguagem… Já ouviste um cara que saca muito de Ruby On Rails indicar que aprendas logo de cara o Rails ??? Não, todo bom profissional de RoR indica sempre a começares pelo Ruby, porque ele sabe que ficando fera na linguagem, o Framework vira barbada.
Te indico esses livros: [Use a Cabeça, Java !] e [Certificação Sun Para Programador Java 6 Guia de Estudo]