Variáveis de Ambiente[RESOLVIDO]

7 respostas
L

Pessoal,

Estou iniciando em JAVA e procurando na internet maiores informações sobre variáveis de ambiente, cara é impressionante como cada um tem uma explicação diferente para as variáveis JAVA_HOME, CLASSPATH e PATH. |:

Bom além de saber como configurar corretamente essas variáveis, gostaria de saber realmente qual a função de cada uma, principalmente da CLASSPATH, pois as vezes ela nem é criada em alguns tutoriais, somente as outras duas, isso procede?

• Qual dessas variáveis é responsável pela a chamada dos executáveis(java e javac)?

• Alguns tutoriais ensinam configurar a CLASSPATH assim .;%JAVA_HOME% outras é preciso colocar \lib \jars etc…, qual o certo?

Agradeço,
E abs!

7 Respostas

G

Nenhuma dessas variáveis tem ligação direta com com Java e sim com sistema operacional.

Unica relação de java com isso é porque para executar um jar, por exemplo, o sistema operacional precisa executar o “comando/programa” java -jar nomeDoArquivo.jar pra isso ele precisa saber aonde está o indivíduo, é ai que entram as variáveis de AMBIENTE (o próprio nome já diz não ser relativo à java e sim ao AMBIENTE / Sistema Operacional).

Supondo que você tenha instalado sua JRE em c:/java/java_1.8 o “programa” java que você precisa para executar o seu jar estará na pasta bin que fica dentro de c:/java/java_1.8 . Caso você tenha c:/nomeDoArquivo.jar e tentar executar pelo console este programa o sistema operacional não será capaz de fazê-lo a menos que você faça uma das duas coisas:

1. Execute o comando c:/java/java_1.8/bin/java -jar nomeDoArquivo.jar
  2. Configure no seu CLASSPATH uma variavel de ambiente, normalmente chamada JAVA_HOME=c:/java/java_1.8 e adicione PATH, %JAVA_HOME%/bin

Resumo, java não precisa de configuração de JAVA_HOME, PATH, CLASSPATH ou qualquer outra, mas o sistema operacional precisa pra saber o que fazer exatamente quando você executar alguma aplicação, é por isso, inclusive, que configurado em seu CLASSPATH vão haver muitas outras variáveis de ambiente antes que você o faça com seu JAVA_HOME e por isso também que por vezes você vai ver colocarem pastas diferentes ou não colocarem durante tutoriais, isso depende do sistema operacional e de como estiver sendo feita a demonstração.

L

Cara desculpa aí, mas não respondeu nenhuma pergunta que fiz rsrs.

Pessoal, por favor, podem me ajudar?

Obrigado Gedson, pela tentativa!

L

Pessoal, por favor me ajudem!!

L

Pessoal, já que ninguém conseguiu me responder, fui atrás, muito atrás e achei minhas respostas, vou deixar aqui caso alguém precise. :stuck_out_tongue:

Variáveis de Ambiente:

JAVA_HOME: Aqui você deve indicar onde está localizado a instalação do JDK. Java Home == Casa do JAVA :grin:. A minha configurei assim: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_71 Pois foi onde fiz a instalação do JDK.

CLASSPATH: Essa variável é responsável por localizar as bibliotecas e arquivos que sua aplicação precisa tanto na compilação quanto na execução. Caso essa variável não seja criada, será usada as bibliotecas padrões do JDK. O valor dessa variável deve ser esse:

.;%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;%JAVA_HOME%\lib\dt.jar;%JAVA_HOME%\lib\htmlconverter.jar;%JAVA_HOME%\jre\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar

PATH: Essa variável é responsável por indicar a localização dos executáveis do JAVA que no caso é o java e javac, execução e compilação respectivamente. Valor a ser inserido:

;%JAVA_HOME%\bin

É isso aí pessoal!

Abs,
Luan

R

3 anos depois…

R

E daí que você está ressuscitando algo que não irá gerar discussão nenhum, isso aparece no feed e poderia ser a dúvida de alguém no lugar disso aqui. Não é porquê é um fórum que não tem regras.

J

8 anos depois…
Resolveu minha dúvida!

Criado 24 de março de 2016
Ultima resposta 22 de ago. de 2024
Respostas 7
Participantes 4