bom eu quero abrir uma classe jframe no NetBeans,classe essa que eu já criei no Netbeans(interface gráfica), mas quando eu abro a classe não aparece aquele botão “Design” que permite a visualização do frame(local onde pode arrastar botôes e etc)…
como eu faço para visiualizar esse frame no modo design?, pois só consigo abrir no modo"sourse" e que tem vários códigos protegidos…
valeu galera …
Vê um Jframe no modo design no NetBeans
4 Respostas
José,
eu tive esse problema uma vez e quando eu fechei o projeto, fechei o netbeans e depois entrei novamente ele funcionou.
A alternativa é apagar o arquivo de mesmo nome da classe com extensão form, desta forma você poderá modificar as partes “read-only” do código fonte. Faça um teste, copie este arquivo para outra pasta.
Até mais
Toda vez que se cria um JFrame no NetBeans, é criado um arquivo .form com o mesmo nome da classe. Se este arquivo não existir, a aba ‘design’ não irá aparecer.
Verifique se no diretório possui este arquivo.
[]'s
bom valeu meu velho…acho que foi isso mesmo eu tinha deletado o arquivo.form realmente…
então aproveitando o tópico quero que me responde se possível uma outra dúvida relacionada a esta… Eh o seguinte e se eu querer abrir uma classe Jframe feito por uma outra pessoa, como eu faço para gerar esse arquivo.form? Sendo que esse arquivo inicialmente não existe…
valeu brigadão e t+.
bem, o arquivo .form é um XML que o netbeans vai gerando a medida que está sendo implementado a Interface. Não sei é possivel gerar esse XML através do netbenas de um arquivo .java pre-existente, mas em si tratando de um XML, é possivel utilizar um bloco de notas (
)
[]´s