Vida de Programador do interior

11 respostas
programação
L

Bom dia Senhores e Senhoras,

O que vocês, programadores, trabalharmos nos interiores (como programador)?

Tem ideias?

11 Respostas

J

Não entendi nada do que tu quis perguntar.

D

Eu sempre trabalhei no interior.
No interior de prédios, de salas mal ventiladas, mal climatizadas, mal acabadas ou se acabando…
Brincadeiras à parte, existem regiões onde as próprias capitais e maiores cidades já não oferecem muitas oportunidades a devs, quanto mais no interior.
Muito porém, o agronegócio seja um cliente em potencial e em plena e franca expensão, ainda não existe uma consolidação de regiões do interior onde haja um polo de desenvolvimento de sistemas.

Muito embora tenhamos cidades como Campinas e Hortolândia em SP. Pato Branco no PR, Joinville e Blumenau em SC, apenas para citar algumas, isso é bem restrito.

F

Lá em Pato Branco…

Bom, trabalhar no interior é meio relativo. Por mais interior que seja, existem cidades grandes que pagam o mesmo que a capital, e existem cidades menores que pagam bem menos que a capital. Isso é relativo ao custo de vida, oferta e demanda, enfim… tem mil e uma leis de mercado que vão influenciar.

A qualidade de vida é maior, na minha opinião. Acho que o que é deficiente é o planejamento de carreira. Mas enfim, é incorreto generalizar, uma vez que cada empresa tem sua política, cada cidade tem sua oferta, cada macroregião tem seus tendências…

D

Daí…

Já ouvi relatos que em algumas cidades, como Blumenau e Joinville, existe um tipo de acordo entre os recrutadores e gestores para evitar a “prostituição” de profissionais. Eles não oferecem salários diferentes (maiores) (prática muito comum em Curitiba, SP e etc). Não sei se é real, mas, todas as propostas que recebi, salvo pequenas variações, eram muito parecidas (para não dizer iguais).

F

Quase um sistema de cartel.

Engraçado, aqui na minha cidade temos isso com postos de combustível. Não existe variação, e quando algum posto resolve desafiar isso, meses depois ele fecha e o dono se muda pra outra cidade…

L

Trabalho remoto é uma boa para trabalhar no interior. Custo baixo e ganhando em dolar (x * 4 = $$$$).

L

Me explique como faço ?

L

Primeira coisa é saber inglês. Depois procurar por vagas remotas (Linkedin tem bastante).

J

Resido em Blumenau à 1 ano praticamente, pelo menos o que tenho presenciado até o devido momento esse fato não é real, pode ser que já houve algum dia, ou que, ainda existam algumas empresas que pratiquem tal ação, mas em sua maioria não vi acontecer.

J

Conheço duas cidades do PR que este fato acontece!

Maringá e Cascavel, existe uma baixa rotatividade de profissionais devido à esse esquema.

D

Justo. Esqueci de referenciar a época em que isso ocorreu e foi há alguns anos atrás.

Criado 30 de janeiro de 2020
Ultima resposta 30 de jan. de 2020
Respostas 11
Participantes 5