Vinculo app com site

19 respostas
android
L

Galera…to começando com android faz pouco tempo, e a pergunta pode ate parecer redicula pra voces que sabem…

mas como se vincula um app a um site? tipo, para que os dois trabalhem em conjunto?

19 Respostas

J

Você tem um site em HTML e quer que ele apareça tela do ‘mobile’. Tipo ficando tanto acessável como na pagina Web e no celular ao mesmo tempo?

F

Caso voce queira que seu app rode seu site dentro dele voce utiliza uma webview https://developer.android.com/guide/webapps/webview.html ou o que voce esta querendo e que seu app funcione independente deve utilizar uma api rest!

L

Isso…é assim…minha intenção e contruir um site…seja ele em html, ou php ou qualquer outra coisa…mas tambem quero criar um app que funcione da mesma forma

L

hum…uma api Rest?..bem creio que serei eu que deva desenvolver essa api…Estou certo?

P

Não. Existem várias APIs que você pode usar. Depende do que você quer fazer exatamente. cite um exemplo de app que trabalha em conjunto com site.

L

Então é so pegar essas APIs e colocar no app que ele funciona com o site? pq eu e que vou desenvolver os dois… o site e o app…o api eu pegaria aonde?

P

Uma API é algo que você se conecta, e não “coloca”.
Mas eu precisaria saber o que vc quer fazer, pra dizer que precisa de uma API.
Não tenho nem ideia o que vc quer dizer com “vincular app com site”.

J

Eu não entendi sua duvida mas se for isso tudo bem…

1º Crie um site em HTML
2º Crie um App com uma WebView, set a pagina em HTML que você criou para a WebView.

E pronto tudo que você fizer no HTML vai mudar tanto no navegador normal como no mobile.

Obs: Se for isso Acesse o link

L

Quero que tudo que eu faça no site ocorra tambem no app…

P

tipo transmissão ao vivo, pela TV?

L

Galera, vou explicar…eu queria que meu app fizesse a mesma coisa que o site…é possivel isso.?

J

Cara, está muito abstrata sua pergunta. Por consequência fica difícil você ter uma resposta concreta, vira loteria alguém acertar a resposta. Se não pode falar o que vai produzir, pelo menos dê um exemplo real mais próximo do seu caso.

Por exemplo, o Twitter tem o site e aplicativo nativo para mobile. Este seria um caso de implementação de front-ends diferentes se conectando aos mesmos serviços de dados no backend, como já explicaram aqui sobre api REST.

Outro exemplo, o GUJ (Discourse) é um front-end único, site HTML que se adapta a tela mobile, não tem aplicativo nativo. Nesse caso é aplicar a técnica de layout responsivo.

Aplicativo nativo costuma ser mais profissional, mas tudo depende da estratégia e investimento.

L

estou querendo criar uma app que faça a mesma coisa que o site…(sou leigo nessa area)

Quero criar um site e um app que façam a mesma coisa…

Quero criar um app que o usuario possa acessar o site por ele.

é possivel fazer isso?

J

E qual sua dúvida baseado no que já foi falado? Se quer simplesmente abrir um site dentro de um aplicativo Android por exemplo, use WebView: https://developer.android.com/guide/webapps/webview.html

L

estava tentanto explicar o que eu queria…mas é isso mesmo…valeu…me ajudou…vou começar a estudar agora…

L

galera, eu sei que essa pergunta ja foi respondida, mas vou colocar um exemplo mais pratico.

O Instagram

é um exemplo do que eu quero…

ele tem um site, mas também tem um app que trabalha em conjunto…

P

Ok mas o site do instragam não faz a mesma coisa que o app do Instagram. Por exemplo, um site não tem acesso a câmera do dispositivo.

J

É o caso já citado de dois front-ends diferentes. O aplicativo nativo pode aproveitar todos os recursos do dispositivo, ter mais desempenho e entregar melhor experiência para o mesmo, enquanto o site fica limitado ao que o navegador permite. Como já falado, ambos podem se conectar ao mesmo serviço de dados no back-end para as funcionalidades que usem os mesmos dados.

K

Legolas, a forma mais elegante para resolver isso é uma arquitetura por camadas. Não entenda isso como arquitetura de código, ok. Neste caso como resolveria? Você poderia criar 3 camadas: repositorio de dados, serviços e apresentação. Coloquei um exemplo simplificado. Dessa forma você tem duas camadas de apresentação ou pode até vir a ter mais, uma camada de serviço e uma ou mais camadas de dados.

Abraços.

Criado 14 de outubro de 2016
Ultima resposta 19 de out. de 2016
Respostas 19
Participantes 6