[color=darkblue]Achei o artigo interessante, por isso vou deixá-lo aqui: [/color]
Você é contra certificação? Valeu, popstar!
93 Respostas
[color=darkblue]Achei o artigo interessante, por isso vou deixá-lo aqui: [/color]
Eu sou contra certificações.
Porque pelo que percebo, parece mais vestibular, pura teoria sem nenhuma prática e para se dar bem dem de decorar muita coisa que não serve para nada.
Se eles avaliassem o proficional em provas mais práticas, seria melhor. Muita gente programa sem saber que esta usando conceitos de OOP, mais ninguém programa sabendo apenas na teoria.
fontes:
Minha opinião.
[color=darkblue]Achei o artigo interessante, por isso vou deixá-lo aqui: [/color]Eu sou contra certificações.
Porque pelo que percebo, parece mais vestibular, pura teoria sem nenhuma prática e para se dar bem dem de decorar muita coisa que não serve para nada.
Se eles avaliassem o proficional em provas mais práticas, seria melhor. Muita gente programa sem saber que esta usando conceitos de OOP, mais ninguém programa sabendo apenas na teoria.
fontes:
Minha opinião.
Li o Artigo e infelizmente tenho que concordar com a opnião do autor do artigo, mas o problema não é a certificação, é que ela é vista de forma erronea pelo pessoal que contrata os “recursos”.
Concordo também com a sua visão, acredito que uma prova de certificação seria muito mais interessante se cobrasse os conceitos desenvolvendo alguma coisa, ai sim vc veria se o profissional sabe ou não sabe.
Mas acredito que todas as empresas deveriam adotar a questão da prova de conhecimentos, antes da entrevista fazer uma prova de conhecimentos nos canditados, é lógico que devemos lembrar que se vc está procurando (leia-se empresa procurando), um estagiario iniciante, você não vai pedir sobre Hibernate, Struts, Spring, Seam, JSF, JSP e mais um trilhão de coisas que pedem em certas vagas por ai, nesse caso de estagiario, acredito que a prova seria mais para conhecer o nivel do canditado do que para termo avaliativo e classificatorio.
É somente a minha idéia e visão do problema, também acho que o modelo baseado em decoreba é falho, não ensina e não agrega nada para o profissional.
Eu já fui contra… Depois que tirei a minha primeira e unica (por enquanto) mudei de opinião.
Mudei de opinião porque notei que muitas vezes fazia coisas de maneira errada por que não conhecia a teoria.
Esse pra mim é o ponto chave… Uma empresa que tem um processo crítico vai contratar um profissional certificado ou o que disse que sabe?
A não ser que a empresa faça o próprio processo seletivo ter condições de provar que o candidato sabe…
O que não deixará de ser uma prova de certificação indiretamente…
Abraços!
Muito bom esse artigo, concordo com praticamente tudo que o autor disse. O mundo não é tão simples assim como muitos supostamente dizem.
deve ser o milesimo topico sobre isso a maioria e o pessoal que não tem e fica falando por que não quer ter o trabalho de tirar.
1 - voce não perde nada.
2 - sempre aprende algo mais.
3 - empresas valorizão.
so um exemplo eu como era meio inesperiente na epoca demorei 9 meses estudando/trabalhando, ja um colega meu mais experiente tirou em 2 meses por que ele ja tinha mais experiencia no final nos nivelamos o conhecimento e vejo muitas veses Code Monkeys seniors de grandes empresas que vivem 10 anos na mesma rotina que não sabem ou nunca usarão uma classe interna java ou um enum não sabem para que serve ou nen tem ideia de 10% da API Collections sempre usão ArrayLists etc…
ou seja é em vão se fosse tosco 90% dos gerente de projeto não tinha PMP pois estava conversando com algums aki na empresa se não tiver não pega trampo quase, principalmente novatos.
deve ser o milesimo topico sobre isso a maioria e o pessoal que não tem e fica falando por que não quer ter o trabalho de tirar.1 - voce não perde nada.
3 - empresas valorizão.
so um exemplo eu como era meio inesperiente na epoca demorei 9 meses estudando/trabalhando, ja um colega meu mais experiente tirou em 2 meses por que ele ja tinha mais experiencia no final nos nivelamos o conhecimento e vejo muitas veses Code Monkeys seniors de grandes empresas que vivem 10 anos na mesma rotina que não sabem ou nunca usarão uma classe interna java ou um enum não sabem para que serve ou nen tem ideia de 10% da API Collections sempre usão ArrayLists etc…
ou seja é em vão se fosse tosco 90% dos gerente de projeto não tinha PMP pois estava conversando com algums aki na empresa se não tiver não pega trampo quase, principalmente novatos.
++
Vide tópicos sobre POG para comprovar o que foi dito.
Eu sempre acheir um tanto de arrogância o cara falar que nenhuma certificação prersta. Como dito no artigo, a maioria dos que batem em certificações, se acham tão bons que não necessitam de nenhuma delas.
Dá um tempo! Que tal um pouco de respeito com a maior parte dos profissionais que estudou e se esforçou pra tirar uma?
Muitos dizem que certificação não tem prática, que tem muito decoreba. Bem, não é por aí não.
Vamos ver o caso do Java. Tirar a primeira (SCJA) e a segunda (SCJP) não dizemq ue você é o cara em java web. Só que você conhece a linguagem um pouco melhor que a maioria dos iniciantes. Só isso! E pra conhecer a linguagem, você tem, que entender da teoria também!
A SCJD já exige prática! A prova é um PROJETO. E você será entrevistado sobre esse projeto.
As outras tem um certo nível de dificuldade. Elas exigem de quem faz uma certra experiência. E cá pra nós, no esquema de pré requisitos, quem vai fazer uma SCWCD e outras mais avançadas normalmente já tem experiência. Novato fica perdido nesse meio! O cara nem teve tempo de aprender Java direito e vai pra decoreba? Não vai entender nada!
Quem critica certificação normalmente é o mesmo cara que critica a graduação. Muitos acham que a graduação não acrescenta nada a ele. Me desculpa, meu caro, mas desce da porra do salto! Se você é tão bom assim, porque não faz graduação, pós, mestrado, doutorado e cria alguma coisa que vai ajudar o mundo? Sei que pra você. que é um gênio, a experiência, a história, os contatos, o conhecimento dos professores a sinergia criada no ambiente acadêmico não valem de nada. Mas lembre-se que nós, pobres mortais, mesmo quando talentosos, não temos seus superpoderes. Nós não podemos nos dar ao luxo de perder tempo reinventando a roda. Nós precisamos aprender com a experiência dos outros, pra crescer mais rápido. Nós precisamos de ajuda pra entender aquilo que é novo. Não temos o dom da onisciencia.
Quer crescer na carreira? Se você não é um DEUS da informática, faça como os (apenas) BONS E ÓTIMOS PROFISSIONAIS ao redor do mundo. Leia, estude, conquiste suas certificações, suas titulações, faça seu networking, melhore sua imagem e colabore. Lembre-se que você, diferente dessas pessoas que não precisam de mais ninguém pra aprender, é apenas humano.
jaja aparece 1 para fazer flame auhauha com os argumentos de sempre.
Hummm… novo tópic assunto mais que batido…
Eu penso o seguinte, estudar nunca é demais… estudar e fazer uma prova de certificação… é bom, toda vez que estudei/comversei com alguém que se propoz a estudar para fazer uma prova como estas sempre teve um momento que parou e viu algo que não tinha pensado… um recurso novo, uma forma melhor de fazer algo… esta estoria de “é só uma industria de dinheiro”, que “só teoria não vale”… legal… então vai morar num prédio de 10 a 15 andares que não foi projedado por engenheiros… e simplismente o pedreiro foi lá é empilhou um punhado de tijolos… quero ver.
Penso também, que somente a teoria não é muito bom, mas se vc não começar pela teoria, por onde será que vai começar… penso que saber como a coisa funciona, antes de meter a mão na massa ajuda… mas claro que só a teoria não é legal…
Lendo esse post, pude perceber uma coisa.
As empresas poderiam exigir uma certificação em português… Tem muita gente precisando.
=D
Lendo esse post, pude perceber uma coisa. As empresas poderiam exigir uma certificação em português... Tem muita gente precisando.=D
Poxa, mas assim, infelizmente o ingles nesta área é o padrão... eu já li alguns livros e tals em protugues.. mas não gostei muito não, não tenho um ingles fluente e tal... mas, mas para a leitura é superimportante vc arranhar.. pelo menos o ingles tecnico.
Ps, sem contar que todos os padrões de desenvolvimento/codificação são em ingles.. tipo, imagine criando um POJO com:private int id;
pegaId()....
atualizaId(....
As empresas poderiam exigir uma certificação em português… Tem muita gente precisando.=D
isso foi foi totalmente no scopo do topico legal parabéns.
As empresas poderiam exigir uma certificação em português… Tem muita gente precisando.
=D
ahahaha. Concordo. Mas isso o diploma de ensino médio deveria certificar. 
Mas sobre o assunto do tópico, não acho que certificação é perca de tempo ou ruim. E não é nem pela certificação em si. Acho que é pelo conhecimento que você adquire estudando para uma. Claro que dá para estudar sem elas, mas de alguma forma elas te forçam a estudar e de dão um plano do que estudar para atingir um tal objetivo. Eu ainda não tirei nenhuma, mas pretendo tirar.
[color=darkblue]Peço desculpas para alguns que acharam o tópico desnecessário e repetido apenas achei a abordagem do artigo interessante. [/color]
e sempre bom esses topicos engraçado não ter aparecido nenhum flame ate agora… talves signifique que estao abrindo mais as mentes.
Olha, nem sou contra a certificação. O problema sempre está na atitude dos que buscam a certificação (achando que apenas isso basta pra se tornar um bom profissional) do que no papel em si.
Porém, não dá pra engolir a argumentação do autor. Na visão dele, existe o programador estrela, de elite e burguês (os “eles”, que estão no topo da pirâmide) e o programador coitadinho, ralé e proletariado (“nós”, o restante do povo). Isso não passa do velho discurso esquerdista, esquemático, porém adaptado ao contexto. E como brasileiro é doutrinado com teorias de esquerda desde a escola, o post faz todo o sentido.
Só que o mundo não é dividido em castas, os tais “anônimos” podem progredir na pirâmide social. Mesmo o do topo podem cair um dia. Ninguém aqui é coitado, os “anônimos” podem progredir estudando, lendo livros, desbravando oportunidades, contribuindo com open source, construindo relacionamentos, dizendo ao mundo quem é você e o quanto é bom… Mas, claro! Precisa se esforçar, e tomar riscos!
A certificação não é o único caminho pro sucesso pra quem é um Zé Ninguém. Muito menos os empregos ruins.
Pode ter certeza que vários daqueles códigos foram escritos por certificados SCJP…
Muitos dizem que certificação não tem prática, que tem muito decoreba. Bem, não é por aí não.Vamos ver o caso do Java. Tirar a primeira (SCJA) e a segunda (SCJP) não dizemq ue você é o cara em java web. Só que você conhece a linguagem um pouco melhor que a maioria dos iniciantes. Só isso! E pra conhecer a linguagem, você tem, que entender da teoria também!
A SCJD já exige prática! A prova é um PROJETO. E você será entrevistado sobre esse projeto.
O maior benefício de uma certificação é o que você aprende enquanto estuda para uma. Tirando isso, ela é apenas um pedaço de papel com seu nome.
Infelizmente eu vejo muita gente que tira a certificação pelo pedaço de papel. Aqui mesmo no fórum você pode pesquisar e ver a quantidade de gente que diz que vai chutar o assunto X ou Y. A preocupação desses é dizer que é certificado e só.
A SCJD cai no mesmo problema. Dá pra pegar na Internet os projetos já prontos (são apenas 3), modificar (se necessário) e responder as perguntinhas básicas.
Acho que a crítica fundamentada (não simplesmente dizer que não presta) é que a certificação por si só não significa nada. O cara pode ter se dedicado, estudado e aprendido ou simplesmente feito para passar. Assim como o cara que não tem certificação pode fazer o mesmo. No fim das contas, o que ela prova? Que o cara (talvez) se interessou em estudar mais a fundo o assunto, nada mais.
Não sou contra as certificações, mas acho que elas atestam muito pouco do que “prometem”. A nível de emprego (pelo menos as de Java), acho que só servem quando você é um cara sem experiência que está buscando o primeiro emprego.
Sobre o texto, achei uma grande porcaria. O autor deveria focar no que ele acha importante nas certificações. Ao invés de fazer isso, preferiu escrever em tom provocativo e não disse nada.
Edit: e essa parte?
Oooohhh, e daí? Se o cara tem certificação e acha ela inútil, a opinião dele deve ter um certo embasamento, não?
Se fosse o contrário, o que o autor do texto diria? Que o sujeito é contra a certificação por não ter capacidade de tirar uma? Ridículo.
O artigo apenas quis mostrar que antes de entrar na pilha do “certificação não serve para nada”, deve-se fazer uma auto análise e verificar em que ponto está para se auto proclamar “acima” das tão faladas certificações. Não vejo necessidade de inflamar a thread
[color=darkblue]Achei o artigo interessante, por isso vou deixá-lo aqui: [/color]Eu sou contra certificações.
fontes:
Minha opinião.
Ilustre, quando se faz uma certificação a pessoa é obrigada a aprender, duvido que haja alguem que aprova numa certificação apenas decorando, no meu ver pelo menos 70% do conteudo da certificação fica na cabeça da pessoa ou mais uns 85%
Olha, nem sou contra a certificação. O problema sempre está na atitude dos que buscam a certificação (achando que apenas isso basta pra se tornar um bom profissional) do que no papel em si.Porém, não dá pra engolir a argumentação do autor. Na visão dele, existe o programador estrela, de elite e burguês (os “eles”, que estão no topo da pirâmide) e o programador coitadinho, ralé e proletariado (“nós”, o restante do povo). Isso não passa do velho discurso esquerdista, esquemático, porém adaptado ao contexto. E como brasileiro é doutrinado com teorias de esquerda desde a escola, o post faz todo o sentido.
Só que o mundo não é dividido em castas, os tais “anônimos” podem progredir na pirâmide social. Mesmo o do topo podem cair um dia. Ninguém aqui é coitado, os “anônimos” podem progredir estudando, lendo livros, desbravando oportunidades, contribuindo com open source, construindo relacionamentos, dizendo ao mundo quem é você e o quanto é bom… Mas, claro! Precisa se esforçar, e tomar riscos!
A certificação não é o único caminho pro sucesso pra quem é um Zé Ninguém. Muito menos os empregos ruins.
Leonardo,
O autor não se referiu às “estrelas” como programadores melhores, como uma elite. Conheço muitos profissionais de primeira linha que não agem como estrelas. E conheço programador que não sabe porra nenhuma, mas age como se só ele soubesse programar no planeta.
As estrelas são aqueles caras que, de tão arrogantes, acham que a sua reputação o precede.
Certificação é sim um bom cartão de visita, mesmo pra quem já tem muita experiência. Uma só não faz diferença, mas ter várias? Isso conta muito na hora de negociar o salário na maioria das empresas. Outra coisa que a certificação atesta é que, no mínimo, o cara se preocupa com a própria carreira.
isto e bem relativo… se a pessoa domina bem a tecnologia a certificação não vai agregar praticamente nada a ela… somente ao curriculo dela… porem se ela não domina bem uma certa tecnologia a certificação serve como um estimulo a ela estudar e adiquirir conhecimentos… alem de ser algo a mais em seu curriculo…
walacy wrote:
Vide tópicos sobre POG para comprovar o que foi dito.Pode ter certeza que vários daqueles códigos foram escritos por certificados SCJP…
josenaldo wrote:
Muitos dizem que certificação não tem prática, que tem muito decoreba. Bem, não é por aí não.
Vamos ver o caso do Java. Tirar a primeira (SCJA) e a segunda (SCJP) não dizemq ue você é o cara em java web. Só que você conhece a linguagem um pouco melhor que a maioria dos iniciantes. Só isso! E pra conhecer a linguagem, você tem, que entender da teoria também!
O maior benefício de uma certificação é o que você aprende enquanto estuda para uma. Tirando isso, ela é apenas um pedaço de papel com seu nome.
Infelizmente eu vejo muita gente que tira a certificação pelo pedaço de papel. Aqui mesmo no fórum você pode pesquisar e ver a quantidade de gente que diz que vai chutar o assunto X ou Y. A preocupação desses é dizer que é certificado e só.A SCJD cai no mesmo problema. Dá pra pegar na Internet os projetos já prontos (são apenas 3), modificar (se necessário) e responder as perguntinhas básicas.
Acho que a crítica fundamentada (não simplesmente dizer que não presta) é que a certificação por si só não significa nada. O cara pode ter se dedicado, estudado e aprendido ou simplesmente feito para passar. Assim como o cara que não tem certificação pode fazer o mesmo. No fim das contas, o que ela prova? Que o cara (talvez) se interessou em estudar mais a fundo o assunto, nada mais.
Não sou contra as certificações, mas acho que elas atestam muito pouco do que “prometem”. A nível de emprego (pelo menos as de Java), acho que só servem quando você é um cara sem experiência que está buscando o primeiro emprego.
Sobre o texto, achei uma grande porcaria. O autor deveria focar no que ele acha importante nas certificações. Ao invés de fazer isso, preferiu escrever em tom provocativo e não disse nada.
Edit: e essa parte?
Aliás, você parou pra pensar se ele é certificado? Porque muitos - e eu digo MUITOS! - dos que têm postado artigos contra certificação são, ironicamente, certificados em diversas tecnologias e metodologias (…)
Oooohhh, e daí? Se o cara tem certificação e acha ela inútil, a opinião dele deve ter um certo embasamento, não?
Se fosse o contrário, o que o autor do texto diria? Que o sujeito é contra a certificação por não ter capacidade de tirar uma? Ridículo.
So uma pergunta a nivel de emprego como voce testaria seus candidatos? sendo que precisa por exemplo de 80 pessoas…
e voce tem 500 candidatos,vai pedir para um rh fazer a seleção baseado em que?
SCJP - pelo menos sabem o basico ou tem ideia de como funciona a coisa…
SCWCD - pelo menos sabem como o container trabalhar e o ciclo de vida web
contando que varios nego poe no curriculum mentiras e mais mentiras… e tem cara que nen uma calculadora sabe fazer… dai tu contrata um cara desse toma um preju… depois tem que pegar outro.]
so deixo a pergunta como voce testaria seus candidatos? se alguem tiver uma boa resposta por favor!
Sinceramente podem pegar o meu certificado do SCJP 6, rasgar, colocar no lixo e tacar fogo.
Esse é o sentimento que tenho depois de ter feito a prova e ainda ver muita gente com Sun Certified Sopa de Letrinhas na assinatura postar verdadeiros estrumes de código e perguntas muito abaixo do básico, fazendo você ter vergonha de ter tirado a mesma certificação.
[size=9]Na verdade a minha revolta é somente contra esta certificação em específico, outras, de outras empresas, devem valer mais a pena. Sou otimista.[/size]
O motivo de ser contra é justamente o RH preferir contratar alguém com SJCP, mas sem as mínimas condições de ser um desenvolvedor, contra alguém com experiência, mas sem a maldita prova. O segundo é obrigado a pagar centenas de reais para alcançar o mesmo patamar, segundo as regras do mercado.
Mas já que é para dançar, dance conforme a música.
ok
Partimos premissa de que não ter uma certificação e não precisar da mesma é um luxo.
Olhando para uma pequena área do conhecimento humano como o Desenvolvimento de Software e uma pequena realidade como o Brasil existe uma gama de oportunidades, desde consultorias 3-letrinhas que só querem currículos com o maior numero de buzzwords possíveis até lugares honestos, onde vc pode ser contratado sem ter conhecimentos profundos sobre dada linguagem de programação mas apresenta potencial para colaborar durante anos (e sobreviver as mudanças tecnológicas).
Uma empresa deveria identificar os pontos fortes e fracos dos candidatos para contrata-los. Um ponto fraco que considero crucial é o trabalho em grupo: não é difícil encontrar candidatos tecnicamente espetaculares que simplesmente não sabem trabalhar com outras pessoas (e isso pode custar um sprint ou mesmo um projeto), por exemplo. Não existe certificação para tal.
Para mim dar tanta importância assim para uma certificação pode ser um sinal de desespero. Se vc é bom e tem um currículo adequado (sem mentiras, sem bullshit, sem besteiras) certamente passará por algum processo de seleção. Porém se este processo é baseado em uma busca de palavras-chave tipico de RHs despreparados realmente vc ter uma certificação ajuda, mas quem quer passar por um processo desses? Ao meu ver não é uma questão de se dar ao luxo, é uma questão de profissionalismo, de interesse no melhor a sua carreira, etc.
Agora…
Achei que um coitadismo impar.
So uma pergunta a nivel de emprego como voce testaria seus candidatos? sendo que precisa por exemplo de 80 pessoas…
e voce tem 500 candidatos,vai pedir para um rh fazer a seleção baseado em que?
Se uma empresa precisa contratar 80 pessoas, ela esta com sérios problemas.
Com 3 ou 4 perguntas é possível saber se alguém sabe do que esta falando ou esta apenas enrolando. Boa parte dos melhores profissionais que trabalhei não tinham certificação de nada, e os piores todos tinham.
Se eu estiver entrevistando alguém e o cara me falar de livre e espontânea vontade (porque eu não pergunto isso, pois não me interessa e não é relevante pra mim) “Olha, só pra constar, eu tenho a certificação X”, eu mando ele levantar e ir embora na hora.
[]s
Eu sou a favor de certificações, conforme argumentei aqui: http://vinigodoy.wordpress.com/2010/05/02/sobre-a-regulamentacao/
O que sou contra mesmo é uma regulamentação restritiva da área, que exija da empresa a contratação apenas de pessoas com diplomas ou certificados.
Só uma duvida
Na hora da escolha de um candidato, as empresas levam em consideração, o candidato está apto para exercer a função:
:arrow: Pelas certificações?
:arrow: Pela experiência?
:arrow: Pela formação?
:arrow: Pelas instuições em que o candidato se formou, o esteve presente?
:arrow: Ou pela cara(se a pessoa passa uma segurança, que quer dar seu maximo) do candidato?
O motivo de ser contra é justamente o RH preferir contratar alguém com SJCP, mas sem as mínimas condições de ser um desenvolvedor, contra alguém com experiência, mas sem a maldita prova. O segundo é obrigado a pagar centenas de reais para alcançar o mesmo patamar, segundo as regras do mercado.
O problema esta no RH. Nao na prova de certificacao.
A certificacao SEMPRE vai te agregar algo. Eu aprendi coisas que mesmo apos 3 anos de progrmacao ainda nao fazia, e era melhores.
E nao vemme falar que daria pra aprender tudo estudando no google, que nao fica legal. A certificacao instrui vc no caminho melhor.
POREM…
Usar a certificacao como “argumentum a fortiori”, usando-a como PROVA de capacidade tecnica, isso sim é ilusao.
Existem outras formas de testar a tecnica de um candidato, sem ter que olhar se tem certificacao ou nao. Certificacao nao é PROVA de capacidade. Ela somente AGREGA.
Mas, falar que “eu vejo cara falar que tem certificado ja mando embora”, é como ser adepto de uma religião. A religiao dos anti-certificacao.
Nao vamos jogar o bebê fora, junto com a agua da bacia.
a idéia do artigo até parece interessante, porém achei bem infeliz.
primeiro pq essas discussões sobre ser ou nao ser certificado me cansam!
segundo que, uma pessoa que escreve: “[i]sugiro que você reflita sobre quem você é. Você realmente acha que vai conseguir uma vaga nessas empresas bacanas?[/i]” não merece a minha atenção. Se o cara prefere se rebaixar e achar que não tem capacidade de entrar em uma boa empresa e por isso tira certificação, realmente é melhor ele tirar muitas para conseguir enganar o pessoal burro de RH de algumas consultorias XYZ ou [A-Za-z0-9]{3} ou 3 letrinhas ou entenda como quiser, que ama sopa de letrinhas…
certificação não é ruim, ruim é a super valorização dela. (minha opiniao)
o importante mesmo é estudar. se você realmente estuda, independe se é para certificação ou não, já é o bastante! se acabar fazendo uma prova por alguma razão, maravilha! até pq ngm muda de 1 hora antes da prova pra 1 hora depois que passou na prova… o importante é o processo de estudo…
Saindo do mundo das certificações um pouco.
Ate hoje eu conto nos dedos os currículos que vi onde o sujeito comenta a sua “participação em projetos open-source”. É raro ver este tipo de interesse hoje, mesmo uma mera ajuda com uma descrição de um bug ou uma ajuda em tradução pra pt_BR. Acho que é um grande diferencial, sem falar que custa infinitamente mais barato que uma certificação (e normalmente estimula o aprendizado da lingua inglesa, por exemplo) e cria uma boa rede de contatos onde o conhecimento sobre coisas nerds fluem de forma mais facil.
Saindo do mundo das certificações um pouco.Ate hoje eu conto nos dedos os currículos que vi onde o sujeito comenta a sua “participação em projetos open-source”. É raro ver este tipo de interesse hoje, mesmo uma mera ajuda com uma descrição de um bug ou uma ajuda em tradução pra pt_BR. Acho que é um grande diferencial, sem falar que custa infinitamente mais barato que uma certificação (e normalmente estimula o aprendizado da lingua inglesa, por exemplo) e cria uma boa rede de contatos onde o conhecimento sobre coisas nerds fluem de forma mais facil.
o grande problema é o tempo!
eu, por exemplo a um tempo estava bem interessado em participar de projetos… o maior problema é que quando está trabalhando, fazendo faculdade, etc, o tempo acaba ficando muito curto… o máximo que consegui fazer foi ajudar na tradução do javadoc…
mas para tirar certificação tbm precisa dedicar esse tempo… então é questão de escolhas…
Saindo do mundo das certificações um pouco.Ate hoje eu conto nos dedos os currículos que vi onde o sujeito comenta a sua “participação em projetos open-source”. É raro ver este tipo de interesse hoje, mesmo uma mera ajuda com uma descrição de um bug ou uma ajuda em tradução pra pt_BR. Acho que é um grande diferencial, sem falar que custa infinitamente mais barato que uma certificação (e normalmente estimula o aprendizado da lingua inglesa, por exemplo) e cria uma boa rede de contatos onde o conhecimento sobre coisas nerds fluem de forma mais facil.
o grande problema é o tempo!
eu, por exemplo a um tempo estava bem interessado em participar de projetos… o maior problema é que quando está trabalhando, fazendo faculdade, etc, o tempo acaba ficando muito curto… o máximo que consegui fazer foi ajudar na tradução do javadoc…mas para tirar certificação tbm precisa dedicar esse tempo… então é questão de escolhas…
[color=darkblue]Eu escolheria projetos open-source, o pessoal sabe alguns exemplos em andamento interessantes ? [/color]
Beleza, então vc ja usa o seu tempo da forma certa e concentra seus esforços no que vc consegue fazer neste momento e isto se reflete no seu curriculo, seu desenvolvimento profissional, etc. Mas se tiver um tempinho livre… :twisted:
Eu conconrdo com o peczenyj, se eu estiver selecionando um profissional vou achar mais atraente o cara que participou de alguns projetos open source do que quem é SCJP por exemplo.
Infelizmente eu nunca participei de nenhum, mas este é um erro grave a ser corrigido.
Então isso é o que acha… por que por exemplo sou colaborador de um framework de criação de games open source… GTGE o que e muito mais difícil do que fazer Framework toscos de reiventar a roda.
E participar de algo assim não significa nada para os caras que contra-tão eles querem saber se voce faz algo de util ou se e especialista em alguma area como web,mobile etc…
Aki no forum o pessoal e muito sentimental… é justamente o que falarão ali em cima ser popstar no mundo geek não serve pra nada
e neste caso
Quer dizer que se nestle,telefonica qualquer empresa cresce e precisa de funcionários ela esta com problemas Entao não sei como uma empresa pode crescer.
bom a maioria das pessoas que conheço e justamente ao contrario… o pessoal fala que certificaçao é so teoria… ok mais se ganha experiencia com uma base solida de que adianta alguem experiente que nunca parou para entender as coisas.
Acredito que voce faça 3 ou 4 perguntas que 2 pessoas da mesma idade e receba respostas satisfatórias todos que conheço que são SCJP estudarão,Arquitetura,Design Patterns,uma noção de web, sempre estão ligados no que ocorre,por que isso ajuda muito saber que java/io e decorator, swing e observer coisas que não se aprende na faculdade.
um cara totalmente sem noção “code monkey” nao tira uma certificação por que ele vai achar que não serve pra nada,prefere ficar na estagnação daqui a 2 anos e promovido a pleno “code monkey” de depois mais 4 a senior fazendo as mesmas merdas de sempre.
[size=18][color=red]Isso sim é repugnante tu ver um merda que faz tudo na gambiarra ganhar o dobro do que voce sendo que voce faria 10 vezes melhor e 10 vezes mais rápido.[/color] [/size]
Todo mundo tem direito de fazer perguntas básicas uma pessoa pode ser evangelista em java e não saber nem uma linha de smalltalk ou ruby, todo mundo erra, e são esses comentários que desmoralização muita gente e codigo pode ser porco para algumas pessoas e para outras funcional por exemplo.
por exemplo eu vi mais nunca imaginei que os “SQLS” de um software de banco por exemplo são toscos e porcos… por causa de performance… de ficar dando varios select simples e guardar em variareis etc…
Quer algo mais normal que isso? e mesma coisa de alguem falar que estudou na USP, ou fez um curso na caelum a pessoa tem que se vender quando tenta passar em uma entrevista dai ela ralou para conseguir uma certificação e so da pessoa falar voce ja dispensaria meio estranho esse conceito de avaliação
Na hora da escolha de um candidato, as empresas levam em consideração, o candidato está apto para exercer a função:Pelas certificações?
Pela experiência?
Pela formação?
Pelas instuições em que o candidato se formou, o esteve presente?
Ou pela cara(se a pessoa passa uma segurança, que quer dar seu maximo) do candidato?
pelo que o cara manja, sua postura e habilidades de comunicação e pela atitude do cara por exemplo eu tenho cara de mlk de 15 anos mesmo tendo 21 estudo numa faculdade tosca de interior e sou estagiário “ou seja não deveria ter moral nenhuma” e por muitas vezes sou escolhido para ir em reuniões importantes e realizar diversas atividades no lugar de varias pessoas que fizeram USP que não serve pra nada na minha opinião na area de TI ou mesmo que os analistas pleno da vida… por que eles querem a pessoal que tenha atitude que mostre solução e voce so se destaca tendo conhecimento,humildade de ajudar os outros,sabendo conversar e discutir para chegar a uma solução e para poder fazer isso voce tem que ralar de estudar senão voce não tem argumentos.
posso estar completamente errado não sou dono da verdade mais e isso que eu vejo, a maioria do pessoal que critica e xinga pelo que reparo são pessoas mais velhas que tem anos de experiencia e são pessoas de alto nivel porem nem todos são assim e quem começa é de baixo talves tenhão tido problemas com este tipo profissional e fecharão suas mentes.
eu até concordo em não desmerecer uma pessoa por falar q possui certificação. mas achar q certificado garante alguma competencia tem q ser muito inocente.
[color=red]não garante[/color] nada alem da teoria, mais é como disse como um curso da caelum ou global code n sei qual e a dificuldade, tem tanta gente que faz esses cursos e continua um porcaria conheço varios so faz por que parece bom acha que o curso ensina sozinho… como tem caras que investem e honra a grana se aprimorando.
se garantisse teoria já estava meio caminho andado. só o q precisa é saco, muito saco pra baixar um simulador e ficar decorando a prova por força bruta.
cara que faz isso é um lixo… tem que ter saco mesmo… vagabundo não tem tanto saco assim acredito que tenha mais acho que são minoria.
Olá
O problema esta no RH. Nao na prova de certificacao.A certificacao SEMPRE vai te agregar algo. Eu aprendi coisas que mesmo apos 3 anos de progrmacao ainda nao fazia, e era melhores.
E nao vemme falar que daria pra aprender tudo estudando no google, que nao fica legal. A certificacao instrui vc no caminho melhor.POREM…
Usar a certificacao como “argumentum a fortiori”, usando-a como PROVA de capacidade tecnica, isso sim é ilusao.
Existem outras formas de testar a tecnica de um candidato, sem ter que olhar se tem certificacao ou nao. Certificacao nao é PROVA de capacidade. Ela somente AGREGA.Mas, falar que “eu vejo cara falar que tem certificado ja mando embora”, é como ser adepto de uma religião. A religiao dos anti-certificacao.
Nao vamos jogar o bebê fora, junto com a agua da bacia.
Concordo em gênero, número e grau sem tirar nem por. Só complemento na mesma linha de raciocínio:
Já escrevi não sei onde que para um jovem aluno de faculdade, que tem muito tempo e pouca experiência, um dos melhores investimentos é a certificação. Mesmo que algumas ótimas empresas para se trabalhar não deeem muita bola para isto. Estudar nunca é demais.
Só que tem um porém…
Há riscos…
-
Pode acontecer o caso daqueles que se viciam em certificar-se. Uma coleção de certificações pode significar falta de foco. Ou então tempo desperdiçado como por exemplo: certificação UML da IBM, SCJA, aquela antiga de web services, Netbeans (esta é o cúmulo da idiotice e perda de tempo), etc.
-
Gastar o precioso tempo que o iniciante precisa dedicar escrevendo linhas de código ou tomar o tempo necessário para estudar conceitos muito mais duradouros do que a versão x.y.z de alguma tecnologia.
É claro, tudo na vida tem riscos.
Muito pior do que certificar-se é perder tempo fazendo estágio em uma destas centenas de empresas que adotam péssimas práticas e que pode acarretar ao jovem aprender coisas erradas. Eu mesmo trabalhei em um projeto por onde passaram diversos estagiários e tenho certeza de que teriam aprendido coisas mais úteis se tivessem dedicado o mesmo tempo jogando sinuca.
Se eu fosse orientar um iniciante, diria:
-
Estude para certificação se lhe sobrar tempo. Só não espere ser contratado só por isto.
-
Leia código. Baixe um projeto Open Source não muito complicado e tente entender
-
Conselho na minha opinião muito importante: fuja de discussões sobre design patterns. Acho que o iniciante primeiro precisa programar. Precisa dedicar 100% do seu tempo habituando-se a programar guiado por testes e a refatorar. Design patterns para mim é uma tremenda armadilha para o iniciante. DP só servem para quem os reconhecem pelo cheiro. O iniciante primeiro precisa tentar fazer do jeito dele para um dia perceber claramente a vantagem de padronizar suas próprias soluções e então descobrir que em alguns casos já existem modelos padronizados.
-
Por fim, algo que muita gente aqui já sabe: apareça. Mostre a cara. Escreva em blogs, participe de comunidades, tente entrar para algum projeto Open Source e principalmente cuidado com o que escreve para não se queimar.
-
Ah, o mais importante de tudo: o iniciante precisa ter sempre em mente que empresas precisam de pessoas e não só de currículos. Um cara muito bom arrogante e desagregador, é muito pior do que um cara apenas esforçado.
[]s
Luca (que em tempos antigos foi obrigado a tirar várias certificações porque na época isto era obrigatório para poder trabalhar com determinadas tecnologias)
Eu nao entendo o povo que tira certificacao e nao sabe nem escrever o portugues direito. Incrível!
Minha opiniao: Vejo certificacao também como algo que agrega, nao esta me fazendo falta e acredito que acrescente algo sim em conhecimento, mas a pratica é que faz a diferenca, muita coisa das certificacoes nao sao colocadas em prática, ou seja, bullshit! Ainda mais quando a pessoa nao tem nem nocao do portugues. Da maioria do povo que eu conheco que tem certificacao, estes tem muito tempo pra estudar e pouco pra trabalhar ou um bom PAI-trocínio!
Ou estudao pelo pdf porque não tem o livro 9 meses pois não tem muito tempo, tampão e fazem faculdade tudo ao mesmo tempo… dai tem uns cara que a avacalha o bagulho so pra desmerecer quem lutou para conseguir.
Essa discussão está muito boa hein… Apesar de alguns atritos pude ver a minha opinião bate com a da grande maioria daqui. Certificações não são tudo… grande parte da experiência que contaria na hora de uma entrevista é programar, errar, aprender com os erros. E isso só tem um jeito de fazer: escrevendo código e levando uma surra das cacas que você faz no código no começo.
Não me preocupo em um dia tirar certificação. Se me der vontade, compro alguns livros, estudo e entendo o porque das coisas. Se um dia achar que estou preparado pra certificação e achar que contaria um pouco a mais no currículo, faria a prova e colocaria no cv, sem medo algum. Mas claro, não antes de projetos que já participei e coisas do tipo. Acho que mais vale um projeto seu open-source ser mostrado pra um cara que pode te contratar do que as certificações. Mas é só a minha opinião.
Ótimo texto, hahaha!
Eu sou um dos que concordam que certificação não prova que X é > Y. No entanto, prova que X > X.
Para bom entendedor…
Desde quando uma empresa crescer esta diretamente ligado a contratar um monte de gente?
Geralmente isso acontece quando em algum projeto algo muito ruim aconteceu.
Os cursos na Caelum, Globalcode e outras escolas sérias, são mão na massa, geram dúvidas e distribuição de conhecimento, qualquer um que fez a prova SCJP sabe que até um macaco que decore umas dezenas de perguntas e respostas consegue passar.
Já trabalhei com uma pessoa, que entrou exatamente desse jeito que vc citou, precisaram chamar uns 20 da noite pro dia, a primeira regra era ser certificado, a pessoa não sabia fazer um hello world e nunca tinha ouvida falar nem no eclipse, e acredite, não estou sendo exagerado, depois de meio período ela teve que ser demitida. Mas era SCJP e foi selecionada na “filtragem”.
[]s
PS: somente vc no tópico esta escrevendo palavrões, por favor, pegue mais leve.
Com relação a isso cara o scopo dos cursos dessas escolas são pequenos para o preço na minha opnião por exemplo… curso sobre java basico por exemplo tem um conteudo que voce aprende sozinho com um use a cabeça da vida tramquilo 100 reais ou pdf não desmerecendo acho otimos cursos inclusive vou em um mini curso amanha da global mas conheço muitos caras boys que o pai PAGA esses cursos e o pessoal só faz para ter no curriculum mais na verdade e um porcaria que nen aproveitou o curso acredito que seja ± como quem tira uma SCJP e não aproveita o estudo é realmente burro e sobre a situação que voce falou
Já trabalhei com uma pessoa, que entrou exatamente desse jeito que vc citou, precisaram chamar uns 20 da noite pro dia, a primeira regra era ser certificado, a pessoa não sabia fazer um hello world e nunca tinha ouvida falar nem no eclipse, e acredite, não estou sendo exagerado, depois de meio período ela teve que ser demitida. Mas era SCJP e foi selecionada na “filtragem”.
hehe é realmente triste e tosco mas talvez ela tenha feito esquema pra conseguir SCJP ou falsificar… pois acho que da bem mais trabalho decorar questoes… do que estudar e aprender… mais acredito que tenha sido um caso infeliz.
A maioria do pessoal do guj que é certificado por exemplo acredito que estudou, tinha grupo de estudos conheço algums que dai forão se certificicando 1 de cada vez um ajudando o outro nas duvidas todo mundo aprendendo junto com todo… acho que assim que e bom.
Ate hoje eu conto nos dedos os currículos que vi onde o sujeito comenta a sua “participação em projetos open-source”. É raro ver este tipo de interesse hoje, mesmo uma mera ajuda com uma descrição de um bug ou uma ajuda em tradução pra pt_BR.
Sobre a participação (real) num projeto desses eu concordo, mas quem colocaria no CV que relatou um bug? Eu já relatei vários, mas acho isso pouco demais para ter relevância num currículo.
Pior é que a chance do empregador entender a importância de participar num projeto desses é pequena. Mais provável ele estar interessado em SC-alguma coisa…
(…) certificação UML da IBM, SCJA, aquela antiga de web services, Netbeans (esta é o cúmulo da idiotice e perda de tempo), etc.
Hehehehe eu tenho essa. Tirei na época em que era beta e trabalhava com o Netbeans. É tão imbecil que prefiro esconder.
Nesse caso vc pode ter varias versões do seu CV, uma para empresas baseadas em keywords (com muito XML, SOA, RUP, ETC) e outro para uma empresa mais prafrentéx.
é verdade pacman (não sei escrever seu sobrenome auiheaiouhe)!
aliás, quando eu envio algum curriculo, eu tento adaptá-lo de acordo com a vaga, tentando cruzar o que a vaga espera e as qualificações que eu tenho pra ela…
currículo fixo é bom pra quem quer entrar na apinfo, empregosti, etc e sai mandando pra tudo quanto é empresa e esperar pra ver se alguem chama!
Essa história de contribuições com projetos open source, estou pensando até agora como iria colocar no CV que mandei um patch pro X.org pra consertar o LED do teclado, mas eles rejeitaram pq o problema na verdade dependeria de uma refatoração maior no sistema.
Pelo menos deu para aprender as loucuras que eles fazem lá em C (pseudo-POO em C, é mole?).
Pior é o RH vendo o CV e soltando um WTF.
Essa questão é antiga e polêmica, eu jurei para mim mesmo que não entraria mais neste tipo de discussão, mas vou abrir uma exceção desta vez…
Certificação é só um adicional e não substitui experiência. É como a carteira de habilitação do motorista que apenas indica que ele sabe dirigir, agora se ele dirige bem ou mal é outra história…é apenas isso e ponto final.
Mas o que tem me chamado a atenção ultimamente, é que geralmente as pessoas que criticam a certificação são aqueles filhinhos de papai que estudaram a vida inteira em escola particular e depois em universidade pública, que sempre tiveram bastante tempo para estudar pois não precisavam trabalhar e quando trabalhavam ja conseguiam emprego na área antes mesmo dos 18, ai quando atingem os 25 anos ja possuem 7 anos de experiência e dizem que certificação não serve para nada. Nesse ponto eu concordo com eles, para quem sempre teve tempo de estudar e passou pelos melhores colégios e faculdades, teve oportunidade de começar cedo na área, pra que certificação??
Queria ver mesmo o que esses caras fariam se tivessem que trabalhar para pagar a faculdade, acordar ás 6 da manhã e só chegar em casa ás 11 da noite, e ainda ter que estudar em uma faculdade fuleira pois não teriam dinheiro suficiente para pagar uma mais cara, e quando chegassem nas entrevistas de emprego concorrendo com vários “filhinhos de papai” que sempre tiveram a vida inteira para estudar, alguns até com experiência na área, gostaria de saber o que fariam para se destacar no “meio da multidão”. Isso ninguém diz, é fácil vc criticar os outros estando em uma posição confortável, o difícil é vc se colocar na posição do próximo.
Como ja dizia o velho ditado: “Se conselho fosse bom não se dava, se vendia!” .
Não estou querendo dizer que certificação é bom ou ruim, só queria achar respostas para minhas perguntas, eu sempre estudei minha vida inteira em colégio público e cursei uma faculdade particular, enquanto que muita gente que estudou em colégio particular cursou uma faculdade pública, afinal de contas, não deveria ser ao contrário? a faculdade pública não deveria ser voltada para aquelas pessoas que estudaram em escolas públicas por que não tinham condições de pagar uma escola particular? Ou será que faculdade não serve para nada como algumas pessoas dizem, eu deveria estudar sozinho e bater de porta em porta pedindo emprego, rezando para alguém que pense da mesma forma que essas pessoas possam dar emprego a uma pessoa sem diploma superior, vinda do ensino público, mas que apesar de não ter cursado uma faculdade é esforçado e possui bastante conhecimento na área desejada, será que alguém iria me dar uma chance? Será que eu teria condições de concorrer no mercado de traballho que a cada dia que passa se torna mais exigente?
Eu sou contra certificações.Porque pelo que percebo, parece mais vestibular, pura teoria sem nenhuma prática e para se dar bem dem de decorar muita coisa que não serve para nada.
Se eles avaliassem o proficional em provas mais práticas, seria melhor. Muita gente programa sem saber que esta usando conceitos de OOP,mais ninguém programa sabendo apenas na teoria.
fontes:
Minha opinião.
Eu também sou contra vestibulares do tipo “Pagou-Passou!”, em que pessoas que sequer sabem português conseguem cursar uma universidade.
cara sempre ralei e ate hj ralo estudando e trabalhando tanto para certificações ou não o caso e que hoje so o BOZO paga faculdade por que tem tanto lugar para pegar bolsa cara SCJP é bem mais dificil que um vestibular ou um concurso publico ± de ensino medio…
Eu concordo cara que seja assim os vestibulares o pessoal que estudou em colegio particular muitas veses foi pra justamente nao pagar a faculdade… e quem rala consegue a bolsa…
Se faculdade publica fosse pra “pobre” seria um lixo, na hora do vestibular todos somos iguais n importa se veio de onibus ou de ferrari…
E como esse caso tem varios cara que gasta grana com curso preparatorio pra scjp e passa com 62% e gente que estuda sozinho e rala trabalhando e estudando e tira 80% 90%.
So como exemplo… tem uma faculdade aki na minha cidade que tem convenio com a prefeitura… so pega bolsa quem estudou na cidade o colegial em escola publica e que reside na cidade, o nivel dos alunos da faculdade e ridiculo tu tenta achar alguem para fazer um tcc ou algo mais interessante não tem… por que so querem o diploma.
eu estudo nela por não ligar para faculdade pois pra min na area de TI são a mesma porcaria em vez de estudar para uma publica, mais se fosse nescessario estudaria.
[quote=Luiz Aguiar]
Os cursos na Caelum, Globalcode e outras escolas sérias, são mão na massa, geram dúvidas e distribuição de conhecimento, qualquer um que fez a prova SCJP sabe que até um macaco que decore umas dezenas de perguntas e respostas consegue passar.
[]s
Luiz, você já parou para pensar que existem pessoas serias que dedicam meses estudando de verdade para a prova e adquirem conhecimento de verdade nesse processo?
Vamos respeitar né.
É mais ou menos por isso que ainda faço prova na hora de escolher candidatos.
E é impressionante o número de certificados e de pessoas que na entrevista parecem manjar, que se ferram em questões elementares na prova. O que mostra que o candidato também pode ser um bom vendedor. Entretanto, o fato é que, no geral, pessoas com certificados e diplomas tendem sim a ir melhor nas provas.
A grande questão é: Sem um certificado, com base em que um contratador vai dizer que um candidato é bom ou ruim? Um programa de certificação sério pode fazer muita diferença. Um exemplo é o certificado da CISCO. As provas eram difíceis e para se obter o certificado você deveria passar não em uma, mas em uma série delas, incluindo algumas práticas. Não era fácil, e o certificado tornou-se fortíssimo no mercado. O curso deles é praticamente obrigatório para quem quer trabalhar na área de infra.
O fato é que seu contratador poderá ter o currículo de 10 ou 20 pessoas completamente desconhecidas dele. Eu mesmo já vi contratações onde existem mais de 40 currículos para uma simples vaga de estágio. E, se você for apostar que certificação não vale nada, especialmente se for uma vaga de estágio ou júnior, tente pensar então no que vale para ser colocado no lugar. Alguns colegas já falaram: Participar de projetos open source reconhecidos, por exemplo. Experiência profissional também (e é por isso que alguém com experiência já pode dispensar certificados), então, as vezes vale realmente entrar num projeto de informática em alguma ONG ou instituição social e, efetivamente, trabalhar sem receber. Montar um portifólio em alguma página de internet também pode ser interessante, dependendo da área que você vá atuar e, de fato, pode até significar muito mais que um certificado - até porque, o portifólio também pode ir contra você, o que te obriga a fazer um bom trabalho.
Se você quiser trabalhar numa empresa grande, boa e reconhecida, terá muitos concorrentes e pode apostar que eles vão primeiro fazer uma seleção de currículo, eliminando muitos candidatos que potencialmente até poderiam ser bons. E, sem certificados, faculdades, etc, você corre o sério risco de se tornar um deles.
Essa questão é antiga e polêmica, eu jurei para mim mesmo que não entraria mais neste tipo de discussão, mas vou abrir uma exceção desta vez…
Certificação é só um adicional e não substitui experiência. É como a carteira de habilitação do motorista que apenas indica que ele sabe dirigir, agora se ele dirige bem ou mal é outra história…é apenas isso e ponto final.
Mas o que tem me chamado a atenção ultimamente, é que geralmente as pessoas que criticam a certificação são aqueles filhinhos de papai que estudaram a vida inteira em escola particular e depois em universidade pública, que sempre tiveram bastante tempo para estudar pois não precisavam trabalhar e quando trabalhavam ja conseguiam emprego na área antes mesmo dos 18, ai quando atingem os 25 anos ja possuem 7 anos de experiência e dizem que certificação não serve para nada. Nesse ponto eu concordo com eles, para quem sempre teve tempo de estudar e passou pelos melhores colégios e faculdades, teve oportunidade de começar cedo na área, pra que certificação??
Queria ver mesmo o que esses caras fariam se tivessem que trabalhar para pagar a faculdade, acordar ás 6 da manhã e só chegar em casa ás 11 da noite, e ainda ter que estudar em uma faculdade fuleira pois não teriam dinheiro suficiente para pagar uma mais cara, e quando chegassem nas entrevistas de emprego concorrendo com vários “filhinhos de papai” que sempre tiveram a vida inteira para estudar, alguns até com experiência na área, gostaria de saber o que fariam para se destacar no “meio da multidão”. Isso ninguém diz, é fácil vc criticar os outros estando em uma posição confortável, o difícil é vc se colocar na posição do próximo.
Como ja dizia o velho ditado: “Se conselho fosse bom não se dava, se vendia!” .
Não estou querendo dizer que certificação é bom ou ruim, só queria achar respostas para minhas perguntas, eu sempre estudei minha vida inteira em colégio público e cursei uma faculdade particular, enquanto que muita gente que estudou em colégio particular cursou uma faculdade pública, afinal de contas, não deveria ser ao contrário? a faculdade pública não deveria ser voltada para aquelas pessoas que estudaram em escolas públicas por que não tinham condições de pagar uma escola particular? Ou será que faculdade não serve para nada como algumas pessoas dizem, eu deveria estudar sozinho e bater de porta em porta pedindo emprego, rezando para alguém que pense da mesma forma que essas pessoas possam dar emprego a uma pessoa sem diploma superior, vinda do ensino público, mas que apesar de não ter cursado uma faculdade é esforçado e possui bastante conhecimento na área desejada, será que alguém iria me dar uma chance? Será que eu teria condições de concorrer no mercado de traballho que a cada dia que passa se torna mais exigente?
Oi, Oliveira concordo com o seu ponto de vista, a certificação ao meu ver também é apenas um adicional. O que conta bastante mesmo é a experiencia.
Fiz o primeiro e segundo grau em escola publica, o terceiro grau foi em faculdade particular (matemática e adm de sistemas de informação), morei 15 anos em Guaianazes (se vc mora em Diadema vc sabe bem onde fica). Levantava 5:30 da manhã e ia dormir a 1:30 (quando dava sorte) ou 2:00 quando dava azar (o que era quase sempre); o transporte era uma droga naquela época.
Dito isto gostaria de comentar sobre o fato de muitos “filhos de papai” estudarem na faculdade publica; simples:
- A faculdade publica, supostamente, ainda segue o modelo de escola que havia antes dos anos 70, quando a escola publica era excelente. As exigencias eram enormes no primeiro e segundo grau. Por questões óbvias, o carinha teria que ter condições de entrar na faculdade publica que tambem era muito exigente.
- A escola publica, anualmente recebia e ainda recebe milhares de cadidatos, logo a concorrencia é gigante e fica difícil aliviar no teste. Caso contrario ela correrá o risco de aceitar o candidato que “menos” se esforçou no primeiro e segundo grau.
- Após os anos 70 a escola pública (primeiro e segundo grau) se transformou em uma droga total comparada com os anos anteriores; inclusive a faculdade publica porem poucos comentam sobre isso. Nas décadas seguintes a escola particular, que era vista como uma porcaria, onde só estudavam alunos muito fracos que não tinha condições (intelectualmente falando) de estudar na escola publica, se transformou em uma das melhores opções.
Por conta dos 3 itens temos esta “deformidade”, os pais que conseguirem pagar um boa escola particular (ex. Bandeirantes) terá mais chances de ver seu filho na escola publica sem pagar mais nada e ainda com uma faculdade de nome “forte”. Isto sem falar que o “filho de papai” ainda frequenta escolas de idiomas (as vezes mais de uma), e ainda fazem viagens internacionais - vc esqueceu de mais este importante detalhe rsrsrsr.
Concordo que muitas vezes é revoltante, eu mesmo admito que era bastante revoltado; porem percebi que na prática existe uma coisa que vou chamar de equilibrio. Trabalhei com gente que era formada em faculdade publica, alguns eram incriveis tecnicamente porem male male sabiam falar ao telefone, eram tido como esquisitões não sabiam se comunicar satisfatoriamente, isto sem falar na timidez excessiva no ambiente de trabalho. Bem poucos eram “completos”, bons tecnicamente e socialmente aceitaveis.
Não sei se você sabe, mas hoje em dia o ponto alto na entrevista é o bate papo; se você não souber se expressar bem e expor adequadamente os seus interesses dificilmente irá se colocar na vaga pretendida.
Esta situação não é “privilégio” de ninguem, pode acontecer com pobre, rico, amarelo, azul e etc… a boa qualidade do interior de um profissional não depende únicamente do dinheiro apenas da inteligencia (graças a Deus) e no mercado de trabalho isto é muito valorizado.
Aprendi que qualquer um desavisado, pobre ou rico que não estiver atento aos detalhes está propenso a não se dar muito bem em algumas situações. Não adianta ter um curriculo cheio de cursos bacanas se não souber se comportar bem, não se relacionar muito bem e não saber se expressar pode ser a pior das coisas. Isto coloca boa parte das pessoas em pé de “igualdade” se é que dá para dizer assim.
Para manter o equilibrio as vezes temos destas coisas, não dá para se ter tudo. As vezes o que traz uma vantagem traz tambem uma desvantagem. Cabe a nossa inteligencia administrar e compreender estas coisas para não sermos vitimas da situação se é que vc me entende.
flws
É mais ou menos por isso que ainda faço prova na hora de escolher candidatos.
Se todo mundo fosse assim ia ser show de bola… pois teria pessoas sempre niveladas trabalhando não 1 trabalha e outro suga, ou um cara totalmente estudado e outro totalmente sem noção.
O fato é que tem gente que se vende muito bem… então um bom teste com questões inteligentes poderia ser um filtro fabuloso mais o que eu vejo são Testes de logica que ou são toscos… demais ou senão sem pe nen cabeça seguindo a linha de testes de QI este ultimo caso e o que mais me irrita pois tem tantas pessoas que eu vejo que são boms profissionais… e se deparão com essas perguntas de QI que não ajudão em nada no serviço, que um retardado pode chutar e acertar… eu mesmo fiz varias e nen tinha ideia do resultado nen sei se acertei ou não… acho injusto testar uma pessoa desta maneira para uma vaga de TI por sorte ainda existe as Dinamicas de Grupo onde voce pode ter ao menos um contato pessoal e pode se vender mostrando outros skills como falar bem,liderar etc…
Verdade, um mau contratador também pode ser muito prejudicial. E não coloco esse tipo de questão que você citou. Também não fico descontando nota por coisas que o compilador apontaria para o candidato.
São geralmente questões pedindo para montar algum algoritmo, identificar um erro num código (e daí num código bem escrito, não naquelas coisas horrorosas que aparecem na SCJP). Procuramos colocar questões de nível básico (sintaxe, basicamente), médio (detalhes envolvendo projeto) e avançado. O objetivo geralmente não é só dar uma nota, mas também traçar o perfil do candidato.
Além da linguagem em questão, pode entrar alguma coisa de banco de dados, testes, etc. Sempre com o foco na vaga. Se o candidato não souber na linguagem específica, mas souber em outra, ele é autorizado a responder do mesmo jeito. Perde ponto, mas já houve o caso de contratarmos pra java um cara que foi muito bem, mas escreveu tudo em C#.
A prova ainda faz uma triagem de quem vai ou não para a entrevista. Não é raro o melhor colocado não passar depois no bate-papo.
Não costumo a limitar tempo para prova, nem impedir que ele faça consulta.
parece bem interesante seria otimo que todo mundo tivesse esse trabalho para contratar.
quanto a questão de ser filhinho de papai e estudar em faculdade pública eu discordo completamente!
eu sempre estudei em escola pública! no ensino médio eu entrei na ETE que não deixa de ser pública.
estudei na federal e hoje estou na fatec, ambas públicas.
e nem por isso eu não trabalho e sou filhinho de papai.
eu trabalho, também acordo cedinho como muitos ai falaram, vou dormir bem tarde e ainda arrumo tempo para estudar diversos assuntos que me interessam porém não vejo na faculdade e no serviço. Pra passar na prova de certificação, eu nao tinha tempo livre, mas tirava do meu tempo de sono… idem para quando quero estudar assuntos não abordados na faculdade e inclusive para fazer os trabalhos que os professores pedem.
pra mim essa de “sou pobre e pago faculdade” é desculpa esfarrapada!
concordo plenamente que faculdade pública não é para todos! mas se vc está aqui no fórum, tem acesso a internet, trabalha, vc realmente não se encaixa no perfil dos que realmente não possuem condições suficientes para estudar efetivamente.
São apenas escolhas que voce faz! não é errado fazer faculdade particular, agora arrumar desculpas pra tentar justificar alguma coisa é palhaçada.
quanto a questão de ser filhinho de papai e estudar em faculdade pública eu discordo completamente!
eu sempre estudei em escola pública! no ensino médio eu entrei na ETE que não deixa de ser pública.
eu trabalho, também acordo cedinho como muitos ai falaram, vou dormir bem tarde e ainda arrumo tempo para estudar diversos assuntos que me interessam porém não vejo na faculdade e no serviço. Pra passar na prova de certificação, eu nao tinha tempo livre, mas tirava do meu tempo de sono… idem para quando quero estudar assuntos não abordados na faculdade e inclusive para fazer os trabalhos que os professores pedem.pra mim essa de “sou pobre e pago faculdade” é desculpa esfarrapada!
concordo plenamente que faculdade pública não é para todos! mas se vc está aqui no fórum, tem acesso a internet, trabalha, vc realmente não se encaixa no perfil dos que realmente não possuem condições suficientes para estudar efetivamente.
São apenas escolhas que voce faz! não é errado fazer faculdade particular, agora arrumar desculpas pra tentar justificar alguma coisa é palhaçada.
Tudo é possível, não vou discordar, mas voltando ao assunto … certificação vale tanto assim? Ajuda no valor/hora? Ou só ajuda no desempate?
depende dos olhos de quem está vendo o currículo!
para quem valoriza certificações, com certeza ajudará no valor/hora e em desempates, agora recrutadores que não ligam para certificações, provavelmente não vá fazer diferença na hora da seleção.
Valor hora/desempate talvez não, mas conhecimento com certeza vale!
Não enteressa se as empresas veem algum diferencial no Certificado, e sim o quanto você aprendeu estudando para o mesmo.
Tenho essa opinião por experiência propria, pois eu e as pessoas ao meu redor perceberam o quanto evolui estudando para certificação.
Que é o fato do nosso governo exigir nivel superior em concursos.
Simples questao de probabilidade matemática.
O governo nao pode tratar excecoes (pessoas sem curso superior que vao pra ToughtWorks, mitos da informatica, etc…)
Srs, nao se enganem achando que sua realidade é a verdade universal.
É realmente ENGRACADO ver um cara chegar aqui e falar que qqer 1 decora a prova, que certificacao na vale NADA, baseado em SUAS EXPERIENCIAS.
Seleção artificial de fatos (eu me apego aos que reforcam a minha tese, o resto descarto) é feio senhores.
Esperava mais de algumas pessoas “antigas” aqui.
eu trabalho, também acordo cedinho como muitos ai falaram, vou dormir bem tarde e ainda arrumo tempo para estudar diversos assuntos que me interessam porém não vejo na faculdade e no serviço. Pra passar na prova de certificação, eu nao tinha tempo livre, mas tirava do meu tempo de sono… idem para quando quero estudar assuntos não abordados na faculdade e inclusive para fazer os trabalhos que os professores pedem.pra mim essa de “sou pobre e pago faculdade” é desculpa esfarrapada!
Então não é desculpa e fato… conheço pais e maes que sacrificão a grana pra pagar escola particular pro filho passar numa usp da vida… e fiz ete tbm sou de escola publica normal… so faço particular por que sou bolsista 100% e é bacharelado a fatec da minha cidade é tecnologo que eu não curto, mais o fato é pagar facul hj e pra quem quer gastar por que tem de graça facil.
Que é o fato do nosso governo exigir nivel superior em concursos.
Simples questao de probabilidade matemática.
O governo nao pode tratar excecoes (pessoas sem curso superior que vao pra ToughtWorks, mitos da informatica, etc…)
exatamente.
A ideia do texto interessante, mas achei que esta mal escrito.
Eu acho que certificacoes (pelo menos as certificacoes Java) sao marketing, propaganda. E ai que ta: pra que propaganda serve? Quem compra um produto pela propaganda? Voce vai oferecer propaganda pra quem nao se interessa por ela?
Tem gente que compra carro quando ve uma propaganda. O cara que vende o carro sabe disso. Mas tem gente que quer fazer um test-drive, olhar o motor, fazer 200 perguntas…
Se voce sabe que a certificacao vai ser util pra conseguir aquela vaga, aquela promocao ou facilitar os tramites em algum projeto, entao use-a. Qual o problema disso? Se alguem estiver disposto a comprar seu produto pela sua propaganda, nao ha nada de errado.
Acho que os criticos ferrenhos da certificacao deveriam “atacar” quem faz a selecao dos profissionais, e nao se importam em tentar fazer direito. Quem tira certificacao nao tem nada com isso.
Oi, Oliveira concordo com o seu ponto de vista, a certificação ao meu ver também é apenas um adicional. O que conta bastante mesmo é a experiencia.
Fiz o primeiro e segundo grau em escola publica, o terceiro grau foi em faculdade particular (matemática e adm de sistemas de informação), morei 15 anos em Guaianazes (se vc mora em Diadema vc sabe bem onde fica). Levantava 5:30 da manhã e ia dormir a 1:30 (quando dava sorte) ou 2:00 quando dava azar (o que era quase sempre); o transporte era uma droga naquela época.
flws
Olá Fantomas! Como vc mesmo disse, antigamente a escola pública era ótima e só estudava em escola privada quem não conseguia acompanhar o ritmo da escola pública, e as pessoas que saiam da escola pública conseguiam entrar em uma universidade pública sem problemas pois vinham de uma boa formação. A maior parte do pessoal aqui do guj não era dessa época ou nunca ninguém lhes contou como era o ensino público antigamente, mas infelizmente esses valores se inverteram, o ensino público de nível fundamental e médio se deteriorou e as pessoas para conseguir passar no concorrido vestibular das universidades públicas precisam apelar para cursinhos, estudar em universidade particular ou se matar de estudar sozinho.
Sim eu também percebi que hoje em dia as pessoas que sabem se comunicar e se expressar melhor estão tendo mais oportunidades no mercado, independente da universidade que se formou, se é rico,pobre, etc. Mas para quem está ingressando no mercado de trabalho a situação é um pouco diferente, as pessoas saem do ensino público sem saber nada, entram em uma universidade particular e quando saem percebem que aprenderam menos do que deveriam, e encontram dificuldades em arrumar emprego até perceberem que precisam estudar muito para suprir a deficiência do ensino particular. Mas ai depois que vc entra no mercado acaba aprendendo como as coisas funcionam, entende o que as pessoas esperam de vc como profissional e vai crescendo e se destacando no meio dos demais.
Obrigado pela opinião!
cara sempre ralei e ate hj ralo estudando e trabalhando tanto para certificações ou não o caso e que hoje so o BOZO paga faculdade por que tem tanto lugar para pegar bolsa cara SCJP é bem mais dificil que um vestibular ou um concurso publico ± de ensino medio…Se faculdade publica fosse pra “pobre” seria um lixo, na hora do vestibular todos somos iguais n importa se veio de onibus ou de ferrari…
Há dez anos atrás não havia bolsas como há hoje, antigamente faculdade pública era pra pobre que cursava o ensino médio público e também para ricos que aguentavam o tranco como disse acima e nem por isso era um “lixo”.
Vc simplesmente não entendeu NADA do que eu disse. Para resumir eu disse que muitos que criticam certificação são os filhinhos de papai que sempre tiveram dinheiro e tempo pra estudar, fazer cursos no exterior, cursar uma universidade pública, etc. Eu só queria saber o que essas pessoas fariam para se destacar no mercado de trabalho caso não fossem criados em berço de ouro e tivessem que trabalhar para pagar faculdade.
Eu em nenhum momento disse que “sou pobre e pago faculdade” e se vc ler o meu post anterior com atenção vai perceber que eu sequer o escrevi utilizando a primeira pessoa do singular. Eu tb mencionei que a universidade pública foi criada com o intuito de oferecer ensino superior gratuito para as pessoas que cursaram o ensino médio/fundamental em uma escola pública, como acontecia antigamente e que hoje não acontece mais. Hoje o governo está ampliando as FATECS e a situação está melhorando um pouco e pelo visto vc foi beneficiado por isso, mas a maior parte das vagas nas universidades mais tradicionais(USP,UNICAMP,UFRJ,etc…) são ocupadas por pessoas que estudaram em escola particular. Essas pessoas não prestam vestibular na FATEC ou em outras universidades públicas menos conhecidas/tradicionais. Se vc veio do ensino público e quer entrar em uma dessas universidades vai ter que ralar muito, isso sem falar que alguns cursos são em tempo integral, impossibilitando o estudante de trabalhar e nesses casos se vc não tiver alguém para lhe bancar não vai conseguir manter seus estudos.
em nenhum momento dei quote no que vc escreveu, e se vc leu o tópico, vc percebeu que vc nao foi o único a falar alguma coisa, então cuidado ao sair falando que alguém nao entendeu nada do que vc escreveu…
qnto ao que vc falou agora, minha irmã é formada em enfermagem pela USP, ela não podia trabalhar, é verdade… mas ela conseguiu se manter 4 anos de faculdade em tempo integral com bolsas e iniciação cientifica… ela estudou nas mesmas escolas publicas que eu estudei
no primeiro ano que ela estava formada, ela trabalhava 12 x 36 no servidor publico, 6 diarias no hc (2 concursos em menos de um ano) e ainda fazia especialização na propria usp…
desculpa de falta de tempo e dó de si próprio só serve pra tentar justificar a falta de vontade…
Interessante a discussão…
Minha opinião:
Não sou contra certificação, mas tb não pretendo tirar nenhuma. Pra mim oq eu vejo no mercado é a experiencia que conta. No meu modo de ver, certificação não é fator para avaliãção de conhecimento, pq como ja foi dito, o cara pode ter feito uma puta decoreba. Vejo mais como uma realização pessoal para o cara. Nunca vi cara certificado ganhando mais e nunca perdi vaga pq o cara era certificado e eu não. Então não vejo motivos para tirar. Agora estudar sim, isso é necessario, acredito que isso acontece em qualquer profissão, o cara precisa sempre ir se atualizando de tempos em tempos.
para mim certificação não diz nda.
Olá!
Bom eu sou totalmente a favor de certificação, pq o conhecimento que eu ganhei estudando para elas eu só iria adquirir com uns bons 12…13 anos de java e olha lá. Quanto a entrevistas, com certeza eu falo sobre minha certificação, isso não mostra que eu seja bom ou coisa do tipo e sim que eu me esforcei e estudei o que a Sun/Oracle considera básico para trabalhar com tal tecnologia.
Agora gostaria de levantar uma outra questão, eu sempre faço provinhas nas entrevistas que realizo, inclusive na própria empresa que trabalho atualmente, mas vocês não acham que uma pessoa que tenha SCJP e SCWCD por exemplo, NÃO deveria responder a perguntas que se referem aos assuntos da qual tirou certificação? Pq as vezes eu sinto que minha certificação não tem valor nenhum, a própria Sun afirma que uma pessoa conhece o básico da linguagem e mesmo assim as empresas te obrigam a printar o resultado de um for.
Eles fazem as provas justamente por que cetificações não garantem que você saiba fazer um for e imprimir um valor, vide o caso que o Luiz Aguiar postou mais acima.
deve ser o milesimo topico sobre isso a maioria e o pessoal que não tem e fica falando por que não quer ter o trabalho de tirar.1 - voce não perde nada.
3 - empresas valorizam.
Concordo plenamente.
O que vejo é muito nego arrogante que se acha um fodão injustiçado, mas que não levanta a bunda da cadeira pra mudar a própria situação.
Eles fazem as provas justamente por que cetificações não garantem que você saiba fazer um for e imprimir um valor, vide o caso que o Luiz Aguiar postou mais acima.
Uma coisa é saber “mexer no eclipse” outra coisa é saber ver um for e imprimir o resultado, se o cara tem certificação é muuuito improvável mesmo que ele não saiba esse tipo de coisa, afinal “caiu na certificação”, logo é algo que você pode cobrar dele, diferentemente de configurar o projeto no eclipse/netbeans, conectar com o banco de dados e outras coisas mais que vamos aprendendo com a experiência.
As empresas poderiam exigir uma certificação em português… Tem muita gente precisando.=D
Ia postar exatamente o mesmo, um absurdo, o pessoal tem que se preocupar mais com o uso correto do idioma, se eu sou um gestor e recebo um e-mail de um funcionário com erros como os que vi aqui, eu mandava o cara embora.
Isso é assunto sério, está cada vez mais comum o uso vasto de documentações na área de TI, quando você delega uma tarefa do tipo para alguém, eu espero no mínimo que venha escrito em Português, eu quando era estagiário recebi a tarefa de gerar umas documentações e meu chefe falou em alto e bom tom para todo mundo ouvir que estava me passando a tarefa pq observou que meus e-mails não continham erros de gramática, concordância, tempo verbal, etc…
Em tempo:
am = passado
ão = futuro
Erro clássico e tosco demais, coisa de gente ignorante.
Ia postar exatamente o mesmo, um absurdo, o pessoal tem que se preocupar mais com o uso correto do idioma, se eu sou um gestor e recebo um e-mail de um funcionário com erros como os que vi aqui, eu mandava o cara embora.Isso é assunto sério, está cada vez mais comum o uso vasto de documentações na área de TI, quando você delega uma tarefa do tipo para alguém, eu espero no mínimo que venha escrito em Português, eu quando era estagiário recebi a tarefa de gerar umas documentações e meu chefe falou em alto e bom tom para todo mundo ouvir que estava me passando a tarefa pq observou que meus e-mails não continham erros de gramática, concordância, tempo verbal, etc…
Em tempo:
am = passado
ão = futuroErro clássico e tosco demais, coisa de gente ignorante.
sempre tem um para sair do escopo do topico,
1 - estamos na internet não são mensagens oficiais.
2 - a maioria acho que esta no trabalho e tem que trabalhar então escreve com mais pressa principalmente os que não são de cargos mais altos, ou esta no iphone , ou seja acha um tempinho para postar em meio ao serviço.
3 - Se fosse um documento oficial geralmente o cara passa pelo menos pelo word que aponta os erros mais toscos e revisa antes de enviar um email, que normalmente nas empresas é um documento oficial.
4 - não que seja certo escrever errado longe disso mais essas coisas acontecem principalmente quando se esta com pressa.
5 - tu podia fazer um tópico só pra avacalhar erros de português seria mais legal dai todos que gostão disso irão se reunir.
Ia postar exatamente o mesmo, um absurdo, o pessoal tem que se preocupar mais com o uso correto do idioma, se eu sou um gestor e recebo um e-mail de um funcionário com erros como os que vi aqui, eu mandava o cara embora.
Isso é assunto sério, está cada vez mais comum o uso vasto de documentações na área de TI, quando você delega uma tarefa do tipo para alguém, eu espero no mínimo que venha escrito em Português, eu quando era estagiário recebi a tarefa de gerar umas documentações e meu chefe falou em alto e bom tom para todo mundo ouvir que estava me passando a tarefa pq observou que meus e-mails não continham erros de gramática, concordância, tempo verbal, etc…
Em tempo:
am = passado
ão = futuroErro clássico e tosco demais, coisa de gente ignorante.
Concordo em gênero, número e grau. Não adianta dar desculpas de falta de tempo e coisas do gênero. Eu me esforço pra tentar escrever corretamente e acho que todos devem fazer o mesmo. Mas tem gente que apela… escrevem sem acentuação, pontuação, concordância… terrível de ler…
Aproveitando pra postar sobre o assunto do tópico:
Acho o assunto já bastante batido. Eu tirei certificações em assuntos que eu já dominava a algum tempo, sou contra a estudar arduamente um assunto sem que se tenha alguma prática anterior. Eu gostaria de prestar SCBCD, mas antes preciso fazer algo prático pra que se tenha justificativa de ter o certificado.
@OliveirakunJavaem nenhum momento dei quote no que vc escreveu, e se vc leu o tópico, vc percebeu que vc nao foi o único a falar alguma coisa, então cuidado ao sair falando que alguém nao entendeu nada do que vc escreveu…
qnto ao que vc falou agora, minha irmã é formada em enfermagem pela USP, ela não podia trabalhar, é verdade… mas ela conseguiu se manter 4 anos de faculdade em tempo integral com bolsas e iniciação cientifica… ela estudou nas mesmas escolas publicas que eu estudei
no primeiro ano que ela estava formada, ela trabalhava 12 x 36 no servidor publico, 6 diarias no hc (2 concursos em menos de um ano) e ainda fazia especialização na propria usp…
desculpa de falta de tempo e dó de si próprio só serve pra tentar justificar a falta de vontade…
Eu disse anteriormente que a maioria e não todos que estudam em universidade pública vieram de escolas particulares, dessa vez vc leu o que eu escrevi e realmente não entendeu. Sua irmã então faz parte dos 30% de pessoas que estudam(estudaram) em universidade pública e vieram de escolas públicas. Mas sua irmã por acaso conseguiu passar no vestibular sem ter feito(pago) um cursinho antes? O valor da bolsa é o suficiente para uma pessoa conseguir se sustentar, pagar seus gastos com alimentação e contas de forma independente sem ter ajuda de ninguém, inclusive dos pais?
Falta de tempo e dó de si próprio não justificam a falta de vontade, mas falta de perspectiva e visão do mundo justificam a ignorância.
existem profissionais que não se esforçaram ou não tem um bom background. beleza.
não precisamos nos ofender por causa de divergencias sobre estas coisas…
Acho o assunto já bastante batido. Eu tirei certificações em assuntos que eu já dominava a algum tempo, sou contra a estudar arduamente um assunto sem que se tenha alguma prática anterior. Eu gostaria de prestar SCBCD, mas antes preciso fazer algo prático pra que se tenha justificativa de ter o certificado.
Eu tb… Eu não estudei praticamente nada pra tirar a minha (não tinha muito tempo/paciência/motivação). Passei com um escore muito próximo da reprovação. Tenho certeza absoluta de que existem profissionais excelentes por ai, sem certificação alguma. A única coisa que uma certificação me diz, é que eu não preciso fazer provas de seleção com java, pq a própria Sun já diz que eu sou capaz de programar em Java. Além disso, algumas licitações públicas pedem profissionais certificados, então as empresas valorizam isso (de alguma forma).
Por falar nisto, quanto é o pontos para reprovação e quantas perguntas são no total?
A prova me falaram que tem muitas pegadinhas, mas nada de absurdo, prestando atenção e pensando o pouco é possível resolver a prova sem problemas.
Bom, acho que não posto aqui há um bom tempo. Primeiro de tudo: que puta assunto chato. Incrível como vocês arrumam tanta coisa pra falar sobre isso. Vocês podiam estar falando do Arduino ou do Android ou do JavaFX ou do Flex, sei lá, acho que aqui tem muito talento disperdiçado com esses assuntos que não agregam nada. O Bruno (Diabo Loiro) agora pouco tava no msn falando (mais uma vez) sobre isso e é a velha história de sempre: NINGUÉM VAI MUDAR DE OPINIÃO, não entendo esse empenho em “dar opiniões”.
Eu tenho certificação. Eu sou feliz com isso, mas não estou afim de tirar outra. Conheço gente que não tem e (puta que pariu) o cara é phoda. 2 das minhas maiores referências profissionais não tem certificações e são felizes. Um dos meus melhores amigos que eu considero um incrível profissional não tem e eu acho ele foda do mesmo jeito. Um outro, na IBM, tem 2 certificações SAP funcional e eu acho ele muito foda por isso. O que o pessoal não percebe é que ter ou não ter certificação e se dar bem ou não na vida profissional é muito pessoal. Não da pra generalizar. Até porque eu trabalho na Accenture e gosto de trabalhar lá mesmo existindo uma legião de pessoas que se pudessem jogariam um avião no prédio da Accenture tal qual o AlQaeda no WTC. Opiniões são opiniões e sempre vão ser diferentes de acordo com as experiências pessoais de cada um.
Se você tiver afim de tirar, tire. Se não tiver, não tire. O importante é você sentir que está evoluindo profissionalmente. Sinta-se preparado e confiante para se candidatar a vaga que você deseja.
E Bruno, pega essa poha dessa prancha ae e vai surfar ao invés de ficar discutindo coisas toscas, vai te fazer melhor.
[]'s
Olá
Plenamente de acordo. Aqui no GUJ há mensagens que só com tecla SAP. Não há pressa que justifique alguém escrever as “pedradas” que volta e meia leio aqui.
Deve ser por isto que nos últimos tempos a maioria se inscreve como anônimo.
[]s
Luca
Acho que esse comentário em hipótese nenhuma pode se aplicar a um e-mail na empresa, como o colega havia citado, nem mesmo a um fórum, como o próprio GUJ. Se fazer entender é um princípio básico da comunicação. Você pode falar confuso se, no ambiente em que você estiver conversando, todos falarem também. Mas não venha usar a linguagem usadas nos MMOs ou nos IRCs em todo lugar. Isso é inadequação linguística, além de você passar como ignorante.
Eu posto com pressa. Mas não cometo absurdos de português. Dá para perdoar quando alguém coloca uma incoerência ou outra na frase, ou mesmo o gênero, coisas típicas da escrita com pressa. Algumas contrações simples, como vc, tb, ñ, o pessoal também aceita bem. Agora, tem certos tópicos aqui que, como o Luca falou, só com a tecla SAP. Não se trata de erros de português, mas erros de concordância, ausência total de pontuação ou escrita do “fluxo mental”. E não se trata de uma palavra ou outra, mas do tópico inteiro.
O word pode até apontar os erros de sintaxe, mas dificilmente ele trará coerência a um texto incoerente.
E se você sabe fazer o for, qual é o problema de perder 5 minutinhos respondendo a questão?
Mas é claro, para uma provinha fazer sentido, ela não pode se resumir a usar for ou if! Ela tem que testar também a lógica e o estilo do candidato.
Não sou contra, como já foi abordado em outros posts a certificação agrega em diversos aspectos…
Em relação as empresas, vejo que um diferencial muito maior que uma certificação é a habilidade e experiência em projetos do candidato com o tipo de serviço que a empresa procura…
Não li 100% da discussão mas…
Caraca, concordo 100%
Como um professor meu dizia:
“Vocês tem que sair da universidade sabendo: português, inglês e, se possível, programar.”
abraços
Só pra o pessoal que é pop star aki do forum e não gosta de certificação.
aki vai um exemplo real de umas das escolas mais respeitadas a Globalcode.
na integra pode ser visto no http://www.globalcode.com.br/empresa/sejaInstrutor;jsessionid=8AEDC09ADFD47E39BA16CCC9C1425088
Para ser um intrutor na GlobalCode veja abaixo
Venha participar de um time de mais de 20 profissionais de alta qualificação.
Além da motivação e remuneração justa, nossos instrutores estão em contato direto com toda a rede de relacionamentos nacional e internacional da Globalcode, propiciando informações privilegiadas com relação ao mercado e grandes empresas.Os pré-requisitos para se tornar um instrutor são:
Mais de 2 anos de experiência prática com Java
Mais de 4 anos de experiência prática com desenvolvimento em geral
[color=red]Ao menos 2 certificações Java: Sun Certified Java Programmer (SCJP) e outra Sun qualquer, exceto Sun Certified Java Associate (SJCA)[/color]
Certificação equivalente em caso de curso de processos e metodologias
Ser aprovado no treinamento de instrutores Globalcode
Conhecer profundamente nossas apostilas, laboratórios e metodologias
Oferecemos periodicamente um treinamento de formação e avaliação de instrutores.
bom sem comentários os professores são ótimos fui em um mini curso os instrutores são excelentes tirei muitas duvidas ate fora do escopo do curso…
Legal que eles pedem no mínimo duas certificações ou seja são nivelados os professores,o cara conhece JAVA SE e é especialista ou em alguma outra área ou arquiteto,fora a experiência.
agora vai ter nego que vai falar que não presta.
Eu gostei muito do artigo. Ele não tentou valorizar a certificação como um atestado de competência.
Eu concordo com ele, a maioria de nós não trabalha em empresas “legais” (Google, Locaweb, Globo.com, Yahoo!, MSFT, UOL, etc). A maioria de nós trabalha em empresas “normais” (aka. consultorias e empresas que não são de TI mas tem um dpto de TI médio-grande, como bancos, seguradoras, etc) e essas empresas, infelizmente, valorização a certificação.
Bem notado pelo nosso colega que empresas de treinamento como Globalcode e Caelum fazem questão de mostrar que seus instrutores são profissionais certificados. Tenho certeza que os que dirigem a Caelum e a Globalcode não acreditam que certificação seja atestado de competência, mas eles sabem que o mercado (e seus clientes) valoriza profissionais com certificação.
Não há nada de errado em um profissional que já é bom tecnicamente buscar uma certificação para ser reconhecido no mercado, a maioria das empresas não olha o seu github ou o seu blog na hora de te contratar e nem sempre se consegue uma vaga nas empresas que olham o seu github ou seu blog mas não ligam pra sua certificação.
O que acontece muito, e aí eu acho errado, é o profissional sem conhecimento e sem experiência se esconder atrás de certificação. Todos os profissionais técnicos tem que saber que certificações como SCJP, MCP, etc, não provam competência… é muito fácil tirar elas mesmo tendo um conhecimento precário. No caso da SCJP, basta ler o livro da Kathy Sierra… Todos os profissionais que eu trabalhei junto que acreditavam que a certificação prova um conhecimento adequeado e competência eram profissionais com pouca experiência que tinham acabado de tirar a certificação. Alguns tentavam valorizar a sua certificação, outros realmente não tinham experiência e depois de algum tempo trabalhando com outros profissionais que tinham certificação mas eram ruins tecnicamente, perceberam que a certificação tem pouco valor pra provar efetivamente capacidade tecnica.
Certificação é mercado. Do contrário, terá que provar que sabe. Brasil é muito de papel. Acham que Engenheiro tem que assinar Eng no nome, que advogado é Doutor e que é preso em prisão comum só que num tem faculdade (mesmo que o que tenha uma faça uma atrocidade).
Enfim, Brasil, o que dá pra não falar. Culpa dos políticos, não, do brasileiro.
Agora, quem se esconde atrás de um certificado dá medo. Quem nunca viu um que gosta de começar a conversa informando qtas certificações fez e o que não fez? Na área de TI é difícil não achar um que não o faça. Não é uma área de pessoas “humildes”, se é que falar o que sabe e o que faz é problema de humildade. Estou dando um nó na cabeça de vocês?
Bom, vou mais além, porque alguém se preocupa tanto em dizer sobre os certificados ou não? Porque tem tantos que saem por ai balançando a bandeira dizendo: “Certificação e diploma num prova nada”. E outros tantos com os canudos na mão dizendo: “Eu me esforcei para ter isso aqui, logo quem não tem, fique onde está, pois sou mais competente”. Quem realmente está errado? Acho que ninguém. Porque em ambos os casos, se o cara é bom, não precisa de certificado, está escrito na testa dele, desde o andar até o escrever e falar. Quem estudou e é bom, também não precisa balançar o canudo porque está também escrito na testa dele. Logo, quem se preocupa de verdade em dizer uma ou outra coisa de um dos dois lados, estão pra mim, perdendo tempo. E olha que tem cara ai que fica famoso que não deixo limpar os pés no capacho da minha casa.
Não sei pq tanta polêmica, acho que muitos fazem da exceção a regra. Para mim é óbvio que a certificação é algo positivo, exige um esforço (mesmo que alguns jurem que nem estudaram, que fez sabe que não é bem assim) e é um cartão de visita. Bom para o experiente, indicando seu comprometimento como profissional e para o iniciante que mostra esforço em entrar no mercado. Dizer que tem certificado que é péssimo programador nada tem haver com a certificação e sim com o relaxo/preguiça da pessoa. O que eu mais vejo são pessoas que sabem o que é certo mas não o fazem por falta de comprometimento. E acho que é disto que se trata quando o programador deixa um catch vazio, não pq ele não tenha aprendido quando estudou para a certificação.
No mais a certificação é bem clara no que ela está “certificando”, nada tem haver com ser o fodão do desenvolvimento.
O papel realmente vale pouco, o que vale é o que vc teve de estudar pra consegui-lo!!!
Até parece que não serve pra nada, estudando para a certificação aprendi MUITA coisa, agora eu ENTENDO java, antes eu apenas programava.
Honestamente…que discussão mais sem sentido.
Cada um sabe o valor de uma certificação para si mesmo - independente do esforço empenhado para consegui-la ou não.
E se elas EXISTEM, é pq valem alguma coisa no mercado…
[]'s
Acho a certificação é mais um “belo cartão de visitas” que um verdadeiro comprovante de conhecimento. Exitem aqueles que estudaram muito para tirar a sua e aqueles que se mataram em decorebas de simulados apenas para garantir resultado. No fim, só o dia a dia que comprovaria e separaria quem realmente se esforçou e estudou e quem decorou e não sabe utilizar o conhecimento adquirido.
Após 5 anos atuando com Java, passei a “valorizar” a certificação e pretendo tirá-las, não fiz antes pois achava certificação um custo desnecessário, mas o estudo para a mesma é um investimento importante para a carreira. Agora somente quero comprovar que sei.