Você programador Java usa Linux?

85 respostas
B

Sempre tive essa curiosidade…

Dos programadores Java quantos fazem parte
da comunidade Linux ?

Vou descobrir em breve…

:lol:

85 Respostas

D

sou soh usuario, pouca coisa de admin, quando dah algum problema tenho q recorrer a uns colegas mais expeientes em linux…

Abraços

PS: Fedora Core 1

_

Tenho o linux instalado aqui … Kurumin :mrgreen: mas usar linux como se fosse windows eu acho meio ofensivo hehe quando tiver tempo para aprender de verdade começo a usá-lo :smiley:

B

Uso só por prazer… no trabalho sempre tive de usar win… mas fazer o que? nem tudo na vida é perfeito…

Distro: Debian

Gustavo Guilherme BacK

A

Gostaria de usar Linux, mas nao tenho maquina pra rodá-lo… Qd trocar meu micro vou ver c instalo…

Porem acho dificil ficar sem Win, pelo menos no comeco, jah q terei q aprender como me virar no Linux…

R

aqui no trampo uso linux e em casa tenho os dois
distro : Slack

B

A minha sugestão é a seguinte: use o Kurumin!

Você não precisa instalar nada, ele roda direto do CD
e grava todas as suas configurações numa boa.

http://www.guiadohardware.net/kurumin/index.php#download

Nesse endereço vc baixa a imagem (tem menos de 200mb)
queima um CD e sai usando.

Outro muito bom é o Kalango:

http://www.kalango.org/downloads.htm

esse download é de 700mb que é o kurumin + vários
softwares.

Faça o teste pra você ir se acostumando ao ambiente.

:wink:

Eu estava pensando em fazer uma versão dessas aí de
linux bootável voltada ao desenvolvedor Java, com J2SDK,
eclipse, tomcat, JEdit e tudo mais junto…

Por enquanto é só uma idéia.

D

[anger mode: on]
Aki no trampo eu uso o Ruindows :evil: :evil:
[anger mode: off]

em ksa eu uso o Red Hat 8, mas já estou pensando em migrar pro Slack…

U

Antigo usuário Debian, e atual usuário Gentoo :slight_smile:

R

Uso linux desde a versão Guarani e Marumbi da Conectiva…

No trampo soh Windows…

Abraços.

R

“rogeriop80”:
Uso linux desde a versão Guarani e Marumbi da Conectiva… hoje Slackware…

No trampo soh Windows…

Abraços.

_

hehe Kurumin é ridículo de tão facil … mas de tão bonitinho parece pc educativo ehhe cansa um pouco

J

No trampo uso Suse, em casa tenho winXP e RH 8, mas acabo usando pouco.

[]'s

D

Eu tenho o RedHat9 instalado aqui e utilizei muito pouco. Prefiro o Windows 2000. É mais prático para mim. (opinião pessoal e intransferível)

D

Não. Já fui usuário de RedHat9. Hoje só MacOSX :smiley:

[no-flames=on]
E antes do MacOSX, eu ainda achava o Windows XP um ambiente de trabalho melhor do que a dupla Linux-Gnome.
[/no-flames=on]

D

[color=“violet”]No notebook da Barbie?[/color]

D

[apelando-e-perdendo-a-razão]Vou mostrar a Barbie para você :twisted: [/apelando-e-perdendo-a-razão]

D

Quem nunca quis um iBook, que atire o primeiro mouse. :stuck_out_tongue:

D

“Daniel Quirino Oliveira”:

[no-flames=on]
E antes do MacOSX, eu ainda achava o Windows XP um ambiente de trabalho melhor do que a dupla Linux-Gnome.
[/no-flames=on]

[no-fight mode on:]
Eu tb achava o Ruindows , mas o 2K, um ambiente legal pra trabalhar até acertar a mão nas conf do blackbox no meu RH
[no-fight mode: off]

D

E Powerbook G4 então? Que voem os mouses :smiley:

B

Só também não uso uma daquela por questões orçamentarias… é impossível tu usar o MacOSX num Apple e não se apaixonar pelo os…

Gustavo Guilheme BacK

D

E um Sillicon Graphics?

Eu lembro de um na Fenasoft, em 98, acho. Ele já tinha 1 giga de RAM.
Meu PC tinha 32 Megas.

D

E Powerbook G4 então? Que voem os mouses :D
Eu quero

B

Sempre usei windows (eca!)…
Ultimamente instyalei o Kurumin em casa e to mexendo la… Man nao consigo instalar nada… :frowning: Alguem ai sabe onde posso pegar uma versao legal?

Alias, sobre MacOs… Alguem tem uma loja onde vendem Mac baratinho ? Tava querendo comprar um pra conhecer…

R

acho que pra começar o kurumim é uma ótima distro…tem uma serie de facilidades em relação as outras…
o Mandrake tbm não é complicado…

B

Descobri a distrubuição dos meus sonhos quando comecei a usar Gentoo.
A parte “Java” dele é muito boa. Tem até um gerenciador de JVMs caso você tenha mais de uma instalada e queria escolher facilmente qual delas usar!

T

Eu uso Linux 100% do tempo, em casa e no trabalho.

Em casa uso Slackware, e aqui no trampo, por falta de tempo de parar um pouquinho, fazer backups e configurar as coisas, uso RedHat, mas daqui a pouco vou ganhar uma CPU nova e vou aproveitar e instalar Slackware nela. :slight_smile:

Inclusive a parte irônica é que uma coisa que realmente me permitiu usar Linux 100% do tempo aqui no serviço foi o Java, com o seu “write once, run everywhere”, realmente funciona que é uma beleza aqui, mesmo tendo um ambiente de vários SOs (win95/98/ME/w2k/XP) e Linux, tanto na empresa como em terceirizados.

R

trabalhava com Win2K e em casa uso o winXP Professional…
nao tenho reclamacoes de ambos…nao me deixaram na mao em nenhum momento…

nao pretendo usar Linux…nao tenho saco p/ ficar “montando” o driver de CD toda vez q precisar usar… :twisted: :twisted:

falow

B

Pro pessoal que quer aprender a mexer no linux um ótimo material é o Guia Foca Linux, que vai direto ao ponto, é pedagogicamente correto e tem um indice que ajuda um bucado.

focalinux.cipsga.org.br/

Ah! Que distro é essa tal de Gentoo? Quais vantagens? Tem uma boa comunidade?

Gustavo Guilherme BacK

B

“rbarioni”:
trabalhava com Win2K e em casa uso o winXP Professional…
nao tenho reclamacoes de ambos…nao me deixaram na mao em nenhum momento…

nao pretendo usar Linux…nao tenho saco p/ ficar “montando” o driver de CD toda vez q precisar usar… :twisted: :twisted:

falow

No kurumin que eu uso em casa nao preciso disso nao. Inicia tudo bonitinho e ja tenho acesso a drivers de CD, HD partcionada em FAT32 e NTFS… Bacaninha…

Onde acho esse tal de Gentoo ??? Dá pra baixar de algum lugar?

B

O Gentoo basicamente é uma distribuição linux com um
diferencial interessante:

a instalação é otimizada para a finalidade do produto, ou seja ,
se você vai instalar um desktop ou um servidor , a instalação
será diferente.

Mas não é só a questão de pacotes, e sim a recompilação de
todos os softwares necessários. Quando eu testei o gentoo
ele ficou umas 5 horas compilando e minha máquina ficou
mais rápida, pois tudo estava compilado para a minha arquitetura.

O linux de maneira geral trabalha na base de pacotes, que possuem
os códigos binários compactados em um arquivo seguindo algum
padrão, como o .tgz , .deb ou .rpm .

Esses pacotes são compilados em máquinas “genéricas” , justamente
para funcionar em qualquer computador. Se você por exemplo
possui um Pentium 4 com Hyper Threading não vai poder usar nada
disso se o seu programa foi compilado pra arquitetura i586.

A solução encontrada pelo gentoo foi de baixar a fonte e compilar
para você, para o seu programa usar todos os recursos possíveis.
Isso é uma excelente idéia, já copiada por outros linux por aí,
como por exemplo o Rock it Linux.

Eu particularmente já tenho esse hábito, não costumo usar pacotes, normalmente eu baixo o código fonte do programa e compilo.
Com isso eu ganho bastante performance na minha máquina.

F

Olá,

No trabalho só Win2k mesmo, mas em casa ja usei RedHat depois passei pelo Kurumim e hoje uso Fedora.

O Kurumim é legal, mas chega num momento que enche o saco. O fedora to gostando bastante.

]['s

T

O driver do CD você não precisa montar, ele já tá lá compilado, na maioria das distros. :wink:
Agora, a respeito do drive do CD, tem recursos para montar ele automático, quando você insere o CD.

[]'s

P

“TaQ”:
“rbarioni”:

nao pretendo usar Linux…nao tenho saco p/ ficar “montando” o driver de CD toda vez q precisar usar…

O driver do CD você não precisa montar, ele já tá lá compilado, na maioria das distros. :wink:
Agora, a respeito do drive do CD, tem recursos para montar ele automático, quando você insere o CD.

O melhor comentário que já li sobre como um filesystem de hierarquia como o do Windows é uma piada está no Operating Systems: Design and Implementation, do tio Tanenbaum.

Montar/desmontar pode ser complicado a princípio. Tem um datacenter muito famoso no Brasil [e na américa latina!!] que, certa vez, ligou para cá porque estavam desesperados porque não conseguiam ejetar o CD do servidor. Ok, ssh, umount /mnt/cdrom, eject. Hehehe… tinha que ver a cara dos malandros quando o CDzinho pulou no colo deles…

Você pode usar o automount e ter funcionaldiade bem parecida com o Windows, ainda mantendo a liberdade de colocar seu ‘diretório do cd-rom’ em qualquer lugar, irrestrito à unidade A, B, C… e isto é com qualquer coisa. Montar meu celular no /home/phillip/siemenss55/ é mioleza :slight_smile:

Eu já usei Conectiva 7,8,9…RedHAt 7.3,8,9… atualmente instalei uma build do Kurumin e fiz updates. Virou um debian woody normal, mas os scripts do Morimoto são bem legais. Meu micro de casa é um 'Metron ridículo, mas todo o hardware foi detectado e instalado automaticamente.

Linux no desktop ainda está evoluindo, mas eu recomendo com muita ênfase que qualquer programador Java saiba se virar num ambiente UNIX, porque o grande diferencial do Java vs. !Net é não estar restrito à M$, e o programador rpecisa aproveitar isso. Quantas vezes amigos meus enviam mensagens pelo ICQ para eprguntar coisas muito simples, só porque alguém mandou eles instalarem um AS num Linux/UNIX qualquer…

No trabalho usamos Conectiva, migrando para Kurumin, mas todas as máquinas têm Win2K instalado.

[]s

P

debian

que na minha opiniao tem o melhor sistema de update. eh animal demais.

J

Tanto em casa como aqui no serviço tenho o Slackware instalado. Mas mesmo assim prefiro trabalhar no Windows 2k. Infelismente o Linux tem que evoluir muito na área gráfica. Agora para servidores (AS, Banco de Dados, Arquivos, Firewall…) Linux Slackware com certeza :wink:

M

Opa
eu uso winxp aqui em casa mais to inguriado com ele já :slight_smile:
to querendo baixar uma distribuição mais dai só que não tenho gravador aqui tem alguma distribuição que eu possa baixar o .iso e fazer um disquete para iniciar e instalação pelo hd ou pela rede sei lá sera que tem como fazer isso ???
alguem pode me dizer ai ???

obs: não abrir outro topico por que achei desnecessario abrir :).

D

Em casa uso Gnu/Linux Debian SID.
Como estou de trabalho novo e esperando vir uma máquina nova para mim, estou usando Windows 2000, mas quando vier a máquina vai ser:
Gnu/Linux Debian Sarge

Por que Debian?
É única distribuição Gnu/Linux desenvolvida pela Comunidade, sem empresa por trás.
http://www.debian-br.org

U

se voce tiver um ADSL em casa, pode instalar o debian ou o gentoo (a instalação do debian é mais fácil e rápida do que a do gentoo, mas nenhuma das duas é, digamos, amigavel para iniciantes) toralmente via rede, precisando apenas de um diskete ou CD para bootar, o resto eles baixam da internet direto :slight_smile:

ja fiz isto um monte de vezes nestas duas distros, acho que alguma outra deve dar esta possibilidade também, mas só testei com estas duas :slight_smile:

G

Conhenço o Linux à 6 anos, começei pelo Conectiva e o Red Hat, porém não gostei muita das distribuições, até que depois conhenci a Slackware, e até hoje a utilizo, estando eu com a versão 9.1

Eu não sou e nunca fui daqueles que dizem “ah linux é melhor que windows, ah windows é melhor que linux”, a verdade é que nenhum SO é perfeito, ambos tem suas vantagens e desvantagens, você tem que filtrar as coisas boas de cada um, o que for melhor para você, você utiliza, ou no caso, utilize mais de um SO (meu caso).

R

concordo Grinvon, nenhum OS é melhor que outro…o melhor pra cada um é aquele a qual a gente melhor se adapta…

quem não quiser (ou não puder) baixar as distros linux, confiram nas bancas na revista PC Master que todo mes ela tras uma distro

esse mes tah com o Slack 9.1 =))))))

http://www.europanet.com.br/euro2003/index.php?cat_id=29

L

bani e urubatan… tô com vcs…
tenho 5 anos de linux, não vou listar as distros que já usei pra não acharem que sou louco :slight_smile: quem usa linux sabe que rola sempre aquela dúvida, será que uma distro melhor…
Minha opnião nesse tempo de linux, só duas distribuições me fizeram parar de formatar o hd. Conectiva 4 e gentoo.
Sou doente pelo gnome, na verdade o gtk 2 tem alguma coisa que quando vejo a qt do kde ou o windows acho que tô num museu…
podem mandar os flames… pra mim nada se compara visualmente ao gtk2.

O gentoo eu nem sei explicar o que ele tem que a gente gosta tanto…Pra quem não usa, pode falar que é pq ele é otimizado e tal, mas não é só isso não. O gentoo é um linux muito animal !!! galera instalem nos seus desktops e duvido que mudem…

Suporte a java, olha nem precisa perguntar o que ele tem, ele tem TUDO… Netbeans, Eclipse, strus, hibernate, mais de 10 jvm, ant, junit, velocity, xdoclet… vou parar… tem tudo :slight_smile:

outro detalhe é que (pelo menos no gnome) você vai instalando os programas e seu menu vai ficando todo certinho, o netbeans aparece no menu desenvolvimento…

mermão a parada é massa… tudo que tu sonhar de plugin tb já tem no gentoo…

dica: pra quem não conhece gdesklets, instala aí no seu gnome que tu vai ver o que é o linux…
[/img]

R

Vou baixar o Gentoo agora!

Eu uso Linux em 100% do tempo em casa, e no trabalho a minha máquina é a única que tem Linux.

Gosto da liberdade! Não preciso crakear nada! Posso montar minha empresa gastando R$ 0,00 em SW (GNU/Linux + Java).

R

Eu sempre fui Slacker… mas vou ver qualé a desse Gentoo que vcs me deixaram curioso…

[]'s

D

Errr, não é tão baratinho assim, mas duvido que você encontre algo mais em conta por aí: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=[telefone removido]
O leilão acaba domingo, dia 17. Se interessar, melhor correr. A máquina é razoável (velhinha, mas dá conta do recado para muitas coisas): iBook 500/20g/640MB/combo/airport

D

Acabei de baixar… vou instalar em cima do RH9, que não to mais usando.
Vamos ver se este me cativa!

A

No trampo WinXP, em casa tenho WinXP, Kurumin e o Fedora apesar de não usar o linux, estou começando a aprender.

Todo mundo fala que a instalação é um pouco difícil para quem não conhece Linux, mas eu não tive problemas ao instalar, o mais complicado foi configurar o Grub para carregar por um dos tres SO (demorei uns dois dias, hora carregava o Win e o Fedora e nao carregava o Kurumin e vice e versa) tentei tb o lilo e nada, mas agora ta tudo em cima.

Acho que nao deixei espaço pro Gentoo mas darei um jeito…

B

“Rodrigo Carvalho Auler”:
Eu sempre fui Slacker… mas vou ver qualé a desse Gentoo que vcs me deixaram curioso…

Eu usei Slackware por mais de 6 anos e aí mudei pro Gentoo!
Aliás, está havendo uma migração em massa de Slackware para Gentoo ultimamente…
Nesse último mês já vi uns 6!

B

Quem quiser brincar com Slackware pode
baixar a versão que funciona do CD:

http://slax.linux-live.org/screenshots.php

Ou a versão completa:

http://www.linuxiso.org/distro.php?distro=17

O Debian criou o apt-get, que foi o pioneiro atualizador
automático do linux. O Slackware possui um bem
parecido:

http://www.swaret.org/

Bem simples de mexer e atualiza tudo, com dependência
de pacotes se vc quiser.

J

“Bani”:
“Rodrigo Carvalho Auler”:

Eu usei Slackware por mais de 6 anos e aí mudei pro Gentoo!
Aliás, está havendo uma migração em massa de Slackware para Gentoo ultimamente…
Nesse último mês já vi uns 6!

Utilizo Slackware desde de 1997, quando o kernel era o 2.0.30. Gosto muito dele, mas pelo comentário do pessoal, está me estimulando a instalar o Gentoo e ver qual é a dele.

B

Ainda sobre Gentoo…

Postei uma dúvida no fórum deles e me mostraram essa thread, que
é uma interessante discussão:

http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=142730&highlight=i+install+gentoo+slackware

V

Olá!

Eu uso RedHat 9, tanto na empresa quanto em casa. Até tentaria instalar um Slackware ou um Gentoo em casa, mas com conexão discada é foda! :smiley:

[]s

J

Sempre usei RH + Windows. Ja usei Debian,Slack, Conectiva. Mas depois do SuSE deixei de usar Windows… So uso na faculdade mermo

Pensei em instalar o Gentoo ou FreeBSD mas ainda to na duvida… Quem sabe no meio do ano :stuck_out_tongue:

B

FreeBSD??? Cara. você é muitooo corajoso, ou manja muitoooo de linux! Se conseguir notifique o pessoal do guj, mas tipo… com coisas interessantes configuradas e rodando… vou querer te parabenizar pela proeza!

Gustavo Guilherme BacK :smiley:

J

rapaz…
eu tb penso em namorar com a Gisele Bündchen…
mas existe um abismo entre mim e o FreeBSD e entre Gisele e eu existe outro grande abi$mo…

To pensaaando… hehe

L

Olá

O FreeBSD é muito bom e muito seguro para servidores que não precisam usar Java. Pelo que sei e pelas versões que conheci (só um pouquinho), o Java não se sente muito a vontade no FreeBSD.

[]s
Luca

P

Essa foi boa :smiley:

D

“Luca”:
Olá

… o Java não se sente muito a vontade no FreeBSD.

Por que não? Não me lembro de ter tido problemas em usar Java no FreeBSD 4.8.

L

Em casa ja tive a Debian e agora é RH8.0

L

Olá

Daniel, neste seu FreeBSD se usava o modo de compatibilidade com o Linux? Para isto se acrescenta a linha linux_enable=“YES” no arquivo /etc/rc.conf

Quando tentei usar tive alguns problemas com versões do java e hoje acho que deveria ter usado este modo.

[]s
Luca

U

FreeBSD??? Cara. você é muitooo corajoso, ou manja muitoooo de linux! Se conseguir notifique o pessoal do guj, mas tipo… com coisas interessantes configuradas e rodando… vou querer te parabenizar pela proeza!

Gustavo Guilherme BacK :D
fbsd eh shou de bola, utilizei por um tempo,
tinha as ultimas versoes de tudo no ports
mas depois conheci o debian e voltei para o linux no desktop
fbsd ficou apenas no meu firewall,que agora foi substituido pr um gentoo tambem, logo depois do meu desktop :slight_smile:

n

V

Alguém aí tem alguma coisa contra o Mandrake?

I

Caramba,preciso trocar de máquina urgente…o q ouço de programador falando bem do Gentoo…mas acho q como sou newbie em linux vou começar pelo Kurumim…

L

vamorim, gosto muito do mandrake, se não existisse gentoo hoje estaria com ele. Se você naum tem conexão rapida o mandrake é uma ótima opção. Muitos falam que ele é pra “criança” mas não é bem assim, ele é muito bom.

B

Eu tenho… ô sisteminha rebelde!

Na primeira vez que instalei, como já tinha Linux na máquina faz tempo não precisava particionar, então tentei convencê-lo a não passar pelo diskdrake no processo de instalação, mas não tinha como setar a partição root sem ser por lá. Aí tentei de tudo para pelo menos ele não reparticionar nada, mas rebelde do jeito que era começou a particionar mesmo assim. Conclusão da história: minha máquina travou no meio, tive que dar reset no meio do reparticionamento e ao ligar apareceu a agradável mensagem de que minha máquina estava sem partições. Felizmente não foi nada tão grave, e com um disco de boot consegui recuperar.
Tudo bem, usei por umas 2 semanas e voltei pro slackware.
Aí depois de um tempo surgiu uma nova versão, que na época era a primeira a ter Gnome 2. Estava com um HD sobrando em casa então não custava nada instalar só para ver o Gnome rodando. Mas ele rodava por padrão um monte de serviço inútil que ficava só gastando recurso da máquina, e além disso eu não gosto de RPMs, então estressei também e não instalo mais.

V

Poxa, eu acho elas tão bonitinhas… :smiley:

D

Eu peguei o CD do Gentoo 1.4 que veio numa revista Info e puis pra rodar.
Ele bootou do CD e caiu direto no prompt. Creio que ele iniciou o sistema do CD, sem precisar instalar… certo?
E pra rodar ambiente gráfico? E pra instalar no HD?
To com preguiça de ver no site.

C

Preguiça de importunar os pobres leitores do fórum, em compensação, tá em falta né? :evil:

D

Ok Ok Ok
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/index.xml

B

“danieldestro”:
Ok Ok Ok
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/index.xml

É isso aí… porque Gentoo é meio que inviável instalar pela primeira vez sem ler as muitas páginas do manual de instruções.
Mesmo porque você é quem decide como vai instalar.
O lado bom é que o manual é super bem feito, todo em css para ficar bem formatado :wink:

B

Eu sei q muita gente não respondeu à votação…mas seria exagero considerar que metade da comunidade Java usa Linux ?

L

Acho que nem o daniel robins instala o gentoo sem o manual. :lol:

P

Residing in Albuquerque, New Mexico, Daniel Robbins is the President/CEO of Gentoo Technologies, Inc., the creator of Gentoo Linux, an advanced Linux for the PC, and the Portage system, a next-generation ports system for Linux. He has also served as a contributing author for the Macmillan books Caldera OpenLinux Unleashed, SuSE Linux Unleashed, and Samba Unleashed. Daniel has been involved with computers in some fashion since the second grade, when he was first exposed to the Logo programming language as well as a potentially dangerous dose of Pac Man. This probably explains why he has since served as a Lead Graphic Artist at SONY Electronic Publishing/Psygnosis. Daniel enjoys spending time with his wife, Mary, and his new baby daughter, Hadassah. You can contact Daniel at [email removido].

:smiley:

J

Bem, já que o Gentoo é pra quem manja de Linux, não vou nem me atrever… :oops:

Agora, só gostaria de uma dica, no meu caso, que estou interessado em aprender, qual distro, das indicadas abaixo, seria mais indicada pra mim?

:arrow: RedHat 9
:arrow: Suse 8.2 Prof.
:arrow: Mandrake 9.2

Vejam bem, não estou perguntando qual a melhor dessas, e sim a mais indicada para quem quer aprender a usar o Linux.

Caso nenhuma dessas seja indicada, aceito sugestões. :wink:

R

Eu tenho… ô sisteminha rebelde!
Tb acho… tive problemas semelhantes ao da Bani e desisti dele… gastei uns 3 CDs atoa…

Na verdade o único Linux que me adaptei foi o Slack mesmo, todos os outros eu achava estranho e cheio de coisas inúteis…

Eu fiz o download do Gentoo mas ainda não tive tempo de instalar…

[]'s

L

Bani e rodrigo, eu até concordo com o que vocês falaram. Na verdade algumas distribuições linux tem um perfil bem diferente. Um redhat e um mandrake são até bem semelhantes, já um debian muda bastante, um gentoo tb já tem um outro perfil. Acho que é mais questão de perfil mesmo.

Só para informar, eu já fiz um mini cluster de 6 k6 2 450 com 128 mb de ram o o mandrake usava 9MB de ram apenas, isso mesmo, depois do boot ele tava usando apenas 9 mb, rodavamos a aplicação no cluster e depois de terminado ele ficava usando entre 10 e 12 MB.

Hoje uso gentoo :slight_smile: mas quando me pedem opnião, dependendo do caso recomento mandrake. A o kurumin tb tem sua utilidade.

R

A verdade é que depois de vc estar acostumado com uma distro, é muito dificil vc gostar de outra. Começa a botar defeito em tudo. Só a nova distro sendo realmente muito boa pra me fazer mudar…

[]'s

B

[color=“brown”]
Eu uso Linux tanto no serviço quanto em ksa, tanto que não fui contratado como programador e sim para dar assistência a todas as máquinas linux da empresa =P
[/color]

P

“jc_oz”:

Agora, só gostaria de uma dica, no meu caso, que estou interessado em aprender, qual distro, das indicadas abaixo, seria mais indicada pra mim?

Recomendo muito o Kurumin. Após se sentir confiante, dê um distro-upgrade, espere umas horas sentado e divirta-se com seu novíssimo e atualizado Debian :slight_smile:

Na verdade, dá pra ficar com o Kurumin só sem rpoblema algum, inclusive desenvolvo com ele e corre tudo bem…

Eu sou meio eclético. Tenho uma partição em HD só pra brincar de colocar SO e distros, de MINIX à RWindows.

Tento me concentrar nas características comuns. Atualizar Slask e Debian é brincadeira pra criança, mas se você depender disso, pode ter que atualizar um servidor RH 7.3 amanhã e tomar uma porrada muito feia…

[]s

D

Residing in Albuquerque, New Mexico, Daniel Robbins is the…

:D

Daniel Robbins ou Marcelo D2?

P

Coitado do cara, pegaram ele acordando :lol: :lol:

O

Eu, particularmente, gosto de aprender com as novas distros. Comecei com Conectiva, recorrendo algumas vezes ao Red Hat e ao Mandrake, mas eu me consolidei mesmo com a Debian (que é a distro usada na faculdade).

Depois que a Debian tornou-se, para mim, um porto seguro (sobretudo agora, com iniciativas como o Knoppix ou o Kurumin), decidi me aventurar em águas mais tenebrosas. Atualmente eu estou com a Gentoo, destrinchando, paciente e prazerosamente, cada característica dele (ele atende à minha demanda quase tão bem como a Debian).

Mas, de uns meses para cá, descobri uma nova jóia: a GoboLinux, uma iniciativa de estudantes gaúchos que chegou para romper com os padrões do Unix de 30 anos atrás. Eu ainda estou apanhando um pouco para lidar com ela, mas também estou aprendendo bastante.

Enfim, estou sempre procurando por inovações em novas distros. Talvez o único contrasenso nisso tudo é que eu nunca usei, e não tenho curiosidade em experimentar, o Slackware.

J

Alguem tem alguma observação em relação ao Suse 8.2 Professional ??

Thanks!!!

S

Eu uso Linux, mas não pretendo largar o Ruindow$, afinal é nele que roda meus joguinhos favoritos…

J

“jc_oz”:
Alguem tem alguma observação em relação ao Suse 8.2 Professional ??

Thanks!!!

O 8.2 n sei. Mas acho q vc deveria instalar o 9.0 ou 9.1. Muito bom o 9.0. Ele instala uns pacotes meio loucoes e n instala outros q a gente precisa mas c o YaST n tem aperreio…[/quote]

P

Bom, que tal uma tentativa? :wink:

[]s

Criado 13 de maio de 2004
Ultima resposta 20 de mai. de 2004
Respostas 85
Participantes 40