Vraptor FrameWork Solução ou Produto?

120 respostas
M

:?: Um das coisas, que fico a me questionar ,é se FrameWork de Soluções não devem brotar dentro de uma Corporação, a reutilização de um FrameWork não funcional, para adoção uma emediata solução de um Controle MVC n-tier não poderia atravessar processo do Domain Logic de uma Corporação, que estratégicamente não atendam tais requisitos, ou mudança de cenário, não seria precipitado o uso do mesmo, existe tal situação.

120 Respostas

L

PQP, que tóCHIco é esse que vc anda usando? Meu, deve ser dos bons. Esse bateu recorde de post sem pé nem cabeça.

D

Esse tá vivendo muito no mundo java. Cara, qto menos vc ler as teorias dos doidos e procurar se aprofundar em soluções simples e inteligentes, melhor.

P

Mano, o cara ta passando mal… e eu to dando risada faz uns 5 minutos sem parar.

B

Lero-lero Generator Tabajara?

M

Era essa a colocação que queria, ler.Concordo exatamente com você.

A

Não entendí nada que vc quis dizer, Marcio.

:roll:

P

Mais um tópico sem-noção do nosso amigo Marcio Duran.

PS: “emediata” foi phoda…

T

Vocês não estão conseguindo entender o assunto do tópico? vocês precisam estudar mais!

E

Nossa, esse vai para os piores tópicos do GUJ :lol:
Você viajou cara huahuahuhua

L

Esse Marcio merece um Óscar ou um Nobel em comédia.

M

andrepestana:

:arrow: O que quero entender, é porque você observa melhor um FrameWork de Mercado, do que elaborar o proprio FrameWork que atenda diretamente o interesse do seu cliente.

:arrow: O que estou entendendo é que você parte do FrameWork(Candidato) para o domínio de negócio, mas não parte do domínio de negócio para o FrameWork(deCriação) , o que desvaloriza o Core Técnico interno(doProjeto) que poderia explorar outras soluções, todavia você simplesmente fixa requisitos tecnologicos sem amadurer melhor a idéia do seu cliente, a entender melhor o paradigma e sua adoção.

R

ueuhae muito divertido!

P

Ahhh… agora entendi !

:shock:

N

Marcio Duran:
andrepestana:

:arrow: O que quero entender, é porque você observa melhor um FrameWork de Mercado, do que elaborar o proprio FrameWork que atenda diretamente o interesse do seu cliente.

Ó… Um lapso de sã consciência do Márcio.
Pelo mesmo motivo que você não implementa um sistema operacional para cada computador que voce compra.
O que existe resolve o seu problema, e você não reinventa a roda todos os dias.

Aqui já voltou ao normal…

Podia adicionar ao translate do ubiquity.

translate [texto] from marcio_duran
M

Não quero reinventar a roda, mas você pode aperfeiçoá-la. E o que existe em sua observação ao problema, é resolver inovando sempre, porque estamos sempre presenciando tendências.

G

Acredito que deve-se encontrar a melhor arquitetura unindo-se frameworks para atender a funcionalidade que o cliente quer.

Não entendi a parte que vc diz que:

pode explicar melhor?

Ao meu ver, frameworks não são específicos para uma funcionalidade, vc usa o framework “A” se achar que vai atender o requisito, ou o “B” para outro, ou “A” + “B” se acha que deve, ou …

N

Marcio Duran:
nbluis:

Ó… Um lapso de sã consciência do Márcio.
Pelo mesmo motivo que você não implementa um sistema operacional para cada computador que voce compra.
O que existe resolve o seu problema, e você não reinventa a roda todos os dias.

Não quero reinventar a roda, mas você pode aperfeiçoá-la.

E o que existe em sua observação ao problema, é resolver inovando sempre, porque estamos sempre presenciando tendências.

Perfeito.
Faça um fork do projeto e depois compartilhe. A comunidade agradece.
Ou você acha que os projetos “de mercado”, como você diz, chegaram onde estão como ?

M

:idea: Isso é verdade com Frameworks(arcabouço(SpringFrameWork)) de solução, mas isso não é verdade a framework(Estereotipado(Vraptor)) é ai que você mata algo que não vai ter a especificação ao requisito a “A” ou “B”, você fixa requisitos tecnológicos sem entender melhor sua adoção.

J

Em 6 anos de desenvolvimento em java, posso dizer que TODOS, absolutamente TODOS os projetos que eu participei onde foi definido que não seria usados frameworks de mercado, mas sim criado o proprio framework da empresa, acabaram ou fracassando ou criando um elefante branco. E não foram poucos. Framework caseiro é um ninho para gambiarra e dores de cabeça. E não foi por falta de capacidade das pessoas envolvidas, muito pelo contrario, em todos existiam pessoas de otima capacidade. Eles falham pq simplesmente não é facil fazer isso. As variaveis são enormes. é um sforço muito grande. E a empresa deve se focar no negocio dela. Framework é infra. Em vez de pensar em framework, a empresa deveria pensar em serviços. Isso sim é reutilizavel. Framework não, nem tofdos projetos devem usar o mesmo.
Se vc for em frente otimo, mas daqui mais ou menos 1 ano não esqueça de passar por aqui p/ relatar a experiencia.

[]´s

D

Aconselho sinceramente, que não desenvolva um framework próprio na empresa ou encapsule um framework de mercado!

Cara, vc perde o controle de erros (Tem muito exceção encapsulada), não tem programadores prontos no mercado, falta documentação, ou seja uma desgraça!!

G

Marcio Duran:

pode explicar melhor?
Ao meu ver, frameworks não são específicos para uma funcionalidade, vc usa o framework “A” se achar que vai atender o requisito, ou o “B” para outro, ou “A” + “B” se acha que deve, ou …

:idea: Isso é verdade com Frameworks(arcabouço(SpringFrameWork)) de solução, mas isso não é verdade a framework(Estereotipado(Vraptor)) é ai que você mata algo que não vai ter a especificação ao requisito a “A” ou “B”, você fixa requisitos tecnológicos sem entender melhor sua adoção.

Vc não precisa usar um mesmo framework para todos os projetos da sua empresa. O framework deve ser estudado/escolhido tendo como base os requisitos que o sistema pede. Acho que dificilmente um framework vai atender a todos os propósitos.

F

Percebemos, cada vez mais, que a percepção das dificuldades nos obriga à análise das regras de conduta normativas. Por outro lado, a complexidade dos estudos efetuados pode nos levar a considerar a reestruturação do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. Assim mesmo, a crescente influência da mídia exige a precisão e a definição dos procedimentos normalmente adotados. O cuidado em identificar pontos críticos na consulta aos diversos militantes desafia a capacidade de equalização dos níveis de motivação departamental.

Abraços

S

jgbt:
Em 6 anos de desenvolvimento em java, posso dizer que TODOS, absolutamente TODOS os projetos que eu participei onde foi definido que não seria usados frameworks de mercado, mas sim criado o proprio framework da empresa, acabaram ou fracassando ou criando um elefante branco. E não foram poucos. Framework caseiro é um ninho para gambiarra e dores de cabeça. E não foi por falta de capacidade das pessoas envolvidas, muito pelo contrario, em todos existiam pessoas de otima capacidade. Eles falham pq simplesmente não é facil fazer isso. As variaveis são enormes. é um sforço muito grande. E a empresa deve se focar no negocio dela. Framework é infra. Em vez de pensar em framework, a empresa deveria pensar em serviços. Isso sim é reutilizavel. Framework não, nem tofdos projetos devem usar o mesmo.
Se vc for em frente otimo, mas daqui mais ou menos 1 ano não esqueça de passar por aqui p/ relatar a experiencia.

Isso é pura verdade e já aconteceu comigo tb… Deu tanta caca que eu fiquei instigado a começar um framework web open-source…

Se nego estiver brincando até pode, mas para qualquer coisa séria só faz sentido usar algum framework que já está no mercado…

T

neste caso então é melhor ou usar só jsp e servlet sem a adoção de nenhum framework ou criar um full-frank-stein-stack-web-framework capaz de incorporar e reaproveitar todos os frameworks ao mesmo tempo em um único projeto. Assim teriamos um framework web flexível o suficiente para qualquer domínio!

F

Então porque voce recriou a roda ?

G

rs.

Sou da opinião que um framework deve ser o mais abstrato e genérico possível, engessamento zero (existe algum?). Os desenvovedores é que devem criar as extensões para atender funcionalidades específicas.

M

jgbt:
Em 6 …( ). Eles falham pq simplesmente não é facil fazer isso. As variaveis são enormes. é um esforço muito grande. E a empresa deve se focar no negocio dela. Framework é infra. Em vez de pensar em framework, a empresa deveria pensar em serviços. Isso sim é reutilizavel. Framework não, nem tofdos projetos devem usar o mesmo.

[]´s

</blockquote>

:arrow: Não é fácil.(Não temos Arquitetos)

:arrow: é um esforço muito grande.(Não sabemos o que é Design Patterns)

:arrow: A empresa deve pensar em Serviço, framework é infra.(Não temos conhecimento)

Agora vem a questão, não sabemos fazer uma especificação e a infraestrutura fica em dependência de uma outra Corporação que vai ou não lançar um versão ao uso para promover melhor solução, ou melhor dizendo o desenvolvimento é alugado.
Não temos Arquitetos, temos um execesso de programadores não estamos provendo soluções o nosso mercado é somente de migração e implementação.

B

Bem, neste caso temos dois extremos:

1. Gerentes que acham que seus problemas são únicos. E dá-lhe na produção de frameworks caseiros.

2. Arquitetos McDonalds que acham que todo problema é prego.

Até jogador de futebol sabe que o que ele tem que acertar está bem no meio, entre as duas traves, o travessão e o chão.

T

g4j:
rs.

Sou da opinião que um framework deve ser o mais abstrato e genérico possível, engessamento zero (existe algum?). Os desenvovedores é que devem criar as extensões para atender funcionalidades específicas.

Mas no mercado temos ausência ou falta de arquitetos, pouco conhecimento e principalmente - ausência de orquestração de design patterns - fica difícil gerar conteúdo e produtividade utilizando frameworks abstratos, como já foi comentado, em parte, em posts anteriores. O framework sendo abstrado deixa de ser concreto. Culpa dos arquitetos e da falta de conhecimento.

J

Marcio Duran:
[
:arrow: Não é fácil.(Não temos Arquitetos)
:arrow: é um esforço muito grande.(Não sabemos o que é Design Patterns)
:arrow: A empresa deve pensar em Serviço, framework é infra.(Não temos conhecimento)

Que lindo… resumindo foi falta de capacidade…
Como se fosse um receitinha de bolo, é so pegar, ler, juntar os ingredientes e executar… por favor.
Por pensar assim que a grande maioria dos projetos falham, achar que tudo é igual e é so seguir a receitinha.

Pessoas da area de TI tem um ego muito grande, sempre acham que podem fazer melhor…por isso os elefantes brancos continuam a existir.
Por um lado é bom, eu tenho trabalho garantido por bom tempo.

Mas eu gostaria realmente de discutir baseado em experiencias e relatos.

go ahead buddy!!!

[]´s

S

Então porque voce recriou a roda ?

Prefiri tentar inovar, criando um framework baseado estritamente em configuração programática (sem xml e annotations) e full-stack (mesmo hoje existem poucos frameworks web full-stack). O ApplicationManager foi uma inovação que hoje em dia já foi incorporado por outros frameworks.

E continuamos tentando inovar com suporte a JRuby, Zero Coupling, Debug Mode, e por aí vai…

Mas fiz isso durante o tempo vago, sem qualquer comprometimento com uma empresa ou projeto… Não fiz isso durante um projeto sério, o que seria o mesmo que usar o cliente como cobaia… É mais ou menos isso que acontece quando um projeto parte para o framework caseiro, seja propositalmente ou não…

E

Olha sinceramente é culpa do povo em geral, no Brasil não existe grandes mobilidades em formar profissionais com qualidades vide vagas de emprego no setor de petróleo http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,MUL755952-16020,00-EMPREGO+SA+MOSTRA+AS+OPORTUNIDADES+NO+SETOR+DO+PETROLEO.html Vide vagas de analistas e programadores com qualidade…
O que há é mta gente querendo enganar os outros pra ganhar dinheiro como até comentei em um post no meu blog: http://javawora.blogspot.com/2008/08/maus-profissionais-de-ti.html
É fato não podemos negar isso, mas o Brasil não muda, temos mtos projetos lixo pela falta de experiência e estudo e n pelo ego, tem mto cara que se acha mas faz um bom código, assim como tem mto “mané” que se acha e não sabe fazer um Hello World em qq linguagem.

Só pra ter uma idéia no conexão Java de 2006 um cara disse: “to procurando curso de Java pq as mulheres pagam pau…” ele disse isso num estande do evento e eu ouvi e pensei: “Só pode ser zueira, pq um cara desses só vai fazer merda…” e o pior q o cara tava falando sério msm… tanto que fechou com a Sun… o que quero dizer é q até os 16 vc n faz idéia do q é programar e se vc n se interessa em correr atrás, na hora do desespero vc vai e entra pq acha q vai ficar rico por causa de alguns amigos… o Brasil deveria ter investimento em uma educação mais forte e mais puxada do q ficar passando cara só pra falar que nao tem presidente… ops analfabetos…

:smiley:

T

Concordo! Deveriamos aprender java desde criancinhas. E de preferência deveriamos voltar as épocas das palmatórias para discipliná-las sempre que elas escreverem um código com erro de compilação.

E

Concordo! Deveriamos aprender java desde criancinhas. E de preferência deveriamos voltar as épocas das palmatórias para discipliná-las sempre que elas escreverem um código com erro de compilação.

Daria mais certo que o atual :wink: hehehe

M

:arrow: Elefantes brancos …(Aceitar metodologias, o que não produz real efeito ao negócio de seu cliente).
:arrow: Ego muito grande …(Produto FrameWork de Mercado,como um plugin do projeto enxugado,sem nunca ter pensado o que fazer).
:arrow: Bom muito tempo tenho meu trabalho garantido… (E um curriculum pobre, para apresentar em outras corporações que lhe estenderiam melhor oportunidades).

:idea: Mas gostaria de discutir baseado em experiências, (temos alguns fatos e pensamentos otimistas para nossa futura geração).

; )

F

Quem de fato responde o Duran falhou no Turing Test.

N

Esse Márcio Duran só pode ser fake.
Ninguém vai conseguir me convencer do contrário.

P

Esse tópico é um teste de Turing. :twisted:

L

volta pro sanatorio marcio

M

Frentic:
Quem de fato responde o Duran falhou no Turing Test.

:arrow: Solução ou Produto ? Ninguem respondeu, só fez rodeios !!!

M

nbluis:
Esse Márcio Duran só pode ser fake.
Ninguém vai conseguir me convencer do contrário.

:idea: Pessoas aqui estão se questionando, entretanto já iniciamos um debate aberto.

M

peczenyj:

Bom, aproveita para subir de cargo, talvez de programador para Analista de Sistema Pleno.

; )

P

Marcio Duran:
peczenyj:

Bom, aproveita para subir de cargo, talvez de programador para Analista de Sistema Pleno.

; )

Nem um nem outro, muito antes pelo contrario

M

luistiagos:
volta pro sanatorio marcio

Bom, o sanatorio deve ser uma variável, do contrario você fugiu do sanatório.

M

:idea: Tem o direito, de abordar suas questões ao turing que aqui você se colocou.

G

VRaptor é uma ferramenta para pra auxiliar no desenvolvimento de sistema.

Não é solução, porque não resolve nada sozinho.
Não é produto pq vc não compra na “prateleira de um mercado”

Capiche?

M

g4j:
VRaptor é uma ferramenta para pra auxiliar no desenvolvimento de sistema.

Não é solução, porque não resolve nada sozinho.
Não é produto pq vc não compra na “prateleira de um mercado”

Capiche?

:arrow: VRaptor já mais foi uma ferramenta para auxilar o desenvolvimento, entretando você pode reutilizar a idéia para a composição de seu proprio FrameWork, já que FrameWorks são abstrações ao plano do projeto.

:arrow: Em três das suas colocações, concordo com as duas finais.

P

Vraptor, é, um, software, logo, é, requisito, não, solução, tampouco, produto.

G

Tá, tá, então quando vc resolver usar Vraptor vai atrapalhar no desenvolvimento?

Não entendi, fazer um outro em cima do que o vraptor propõe? Pra que?

M

…Refatorando…suas idéias !!!

:idea: Vraptor é um FrameWork(abstração), requisito é parte disso como um todo, software é sua composição funcional.

P

…Refatorando…suas idéias !!!

:idea: Vraptor é um FrameWork(abstração), requisito é parte disso como um todo, software é sua composição funcional.

Depende, Vraptor possui muitissimo mais entropia do que outras soluções que possuem menos entropia afinal meu cabelo esta pegando fogo turing c artificial life extends too.

E

Hahaha pessoal, até agora eu nao entendi, ele quer criticar o VRaptor sem argumentos claros ou só ficar postando do msm modo que o mestre Yoda fala?

T

Realmente… VRaptor é software ou requisito? É de fato uma thread de alto nível. Mas me tirem uma dúvida: O que Turing tem a ver com isso tudo? Ele por acaso desenvolvia software ou framework?

P

nao entendi se esse topico é uma critica ou elogio ao vraptor ainda. e como autor do framework, tampouco sei dizer se é solucao ou produto, e menos ainda se isso faz alguma diferenca.

esses termos solucao, produto, analista de sistemas, desenvolvedor, programador, framework, biblioteca, sao buzzwords ha muito tempo.

M

A proposta é entender o conceito de se decidir por FrameWork ou entender melhor sua concepção real na corporação, coloquei o Vraptor como alvo de questionamento, na pratica só posso lhe adiantar que estou estudando-o.

“Proposta é abrir a mente, sobre adoções e soluções que fazemos vista” para dar margem entre uma outra inclinação ao desenvolvimento e o Core do projeto envolvido.

E

Duran cheirou gatinhos? http://desciclopedia.org/wiki/Cheirar_gatinhos :lol:
escreve algo que tem a ver.

J

Marcio Duran para Ministro da Ciência & Tecnologia!!!

E

Marcio Duran:
g4j:

Tá, tá, então quando vc resolver usar Vraptor vai atrapalhar no desenvolvimento?
[Marcio Duran]

A proposta é entender o conceito de se decidir por FrameWork ou entender melhor sua concepção real na corporação, coloquei o Vraptor como alvo de questionamento, na pratica só posso lhe adiantar que estou estudando-o.

“Proposta é abrir a mente, sobre adoções e soluções que fazemos vista” para dar margem entre uma outra inclinação ao desenvolvimento e o Core do projeto envolvido.

deixa eu ver se entendi, vc quer saber se o Vraptor vai atender as suas necessidades ou se vc tem q criar um novo framework baseado nele pra construir sua aplicação, é isso?

B

O Teste de Turing é um teste proposto para testar a habilidade de uma máquina de demonstrar inteligência. No teste um humano fala com uma máquina e com outro humano, e tenta descobrir quem é quem.

O resultado do Marcio foi EPIC FAIL.

M

Paulo Silveira:
nao entendi se esse topico é uma critica ou elogio ao vraptor ainda. e como autor do framework, tampouco sei dizer se é solucao ou produto, e menos ainda se isso faz alguma diferenca.
esses termos solucao, produto, analista de sistemas, desenvolvedor, programador, framework, biblioteca, sao buzzwords ha muito tempo.

:arrow: Imagine que tenho que decidir por uma solução, que me facilite o desenvolvimento, ai eu como um analista de requisito faço um coméntário estilo buzzwords para o Arquiteto.

:!: Ao melhor uso de FrameWork que possa arcar melhor produtividade ao nosso MVC de produção poderiamos, usar os seguintes FrameWorks combinando o melhor entre eles, e então são sitados: Mentawai Web Framework, SwingBean, Vraptor e JSenna.

:?: lhe questiono posso adotar uma solução em conjunto entre esses FrameWorks, vou ter essa facilidade ao desenvolvimento do projeto, devo partir de uma intenção diferente ao desenvolvimento, o que em particular esses frameworks dão reflexos sobre requisitos ou decisões sobre a plataforma atual envolvida.

T

Viu só Paulo: talvez você devesse evitar as buzzwords!

M

Thiago Senna:
[Marcio Duran]Imagine que tenho que decidir por uma solução, que me facilite o desenvolvimento, ai eu como um analista de requisito faço um coméntário estilo buzzwords para o Arquiteto.

Viu só Paulo: talvez você deveria evitar as buzzwords!

Me ajuda ai Thiago, a Plataforma envolvida sendo Windows DNA, aproveita para usar o Buzzwords do Arquiteto programador.

[size=18]; )[/size]

P
  • risadas *
E

Marcio Duran:
Thiago Senna:
[Marcio Duran]Imagine que tenho que decidir por uma solução, que me facilite o desenvolvimento, ai eu como um analista de requisito faço um coméntário estilo buzzwords para o Arquiteto.

Me ajuda ai Thiago, a Plaforma envolvida sendo Windows DNA, aproveita para usar o Buzzwords do Arquiteto programador.

[size=18]; )[/size]

Cara vc toma oq pra ficar doidão? Me fala aí que eu tbm quero tomar… :lol:

M
  • Recomendo esta apostila, hein !!! [size=18]; )[/size]

[size=18]Web 2.0 com VRaptor, Hibernate e Ajax.
[/size]
[size=18]O sistema[/size]

(…Explica-se sobretudo o que não se entende…).

Jules Barbey D’Aurevilly

G

Marcio Duran:
- Recomendo esta apostila, hein !!! [size=18]; )[/size]

[size=18]Web 2.0 com VRaptor, Hibernate e Ajax.
[/size]
[size=18]O sistema[/size]

(…Explica-se sobretudo o que não se entende…).

Jules Barbey D’Aurevilly

hein?

T

Marcio Duran:
Thiago Senna:

Viu só Paulo: talvez você devesse evitar as buzzwords!

Me ajuda ai Thiago, a Plaforma envolvida sendo Windows DNA, aproveita para usar o Buzzwords do Arquiteto programador.

[size=18]; )[/size]

Já tem algum tempo que venho evitando as buzzwords e windows. Mas de fato, windows DNA contribui na proliferação de buzzwords. Essas buzz no vocabulário do arquiteto programador são termos técnicos que em minha opinião afetam a qualidade da comunicação estabelecida. Mas devemos continuar evitando as buzzwords em sua opinião?

F

Eduardo Bregaida:
Marcio Duran:
Thiago Senna:

Cara vc toma oq pra ficar doidão? Me fala aí que eu tbm quero tomar… :lol:

Com certeza deve ser LSD, o algum alcalóide potente…mas a pergunta é: esse sujeito trabalha? E o pior, nessas condições?

M

g4j:

hein?

:arrow: “Nada de mais, só uma sátira”

M

Não vou tomar a vez do Paulo Silveira, deixo essa pergunta para que possa se manifestar.

M

:wink: Não dá mirar na questão, tá difícil o que não se pode argumentar tecnicamente falando, logo vai aparecer o Thingol pra fechar o tópico, quer ver só.

[size=18]; )[/size]

V

Se o céu ficar laranja, deveremos mudar o sabor da pizza pois o caminhão de papagaio tem 9 tijolos.

Quantos gnomos você tem visto debaixo dos cogumelos vermelhos? Você anda conversando com fadas também?

M

victorwss:
Se o céu ficar laranja, deveremos mudar o sabor da pizza pois o caminhão de papagaio tem 9 tijolos.

Quantos gnomos você tem visto debaixo dos cogumelos vermelhos? Você anda conversando com fadas também?

aahah !!!
Você é o cara da Certificação SUN, que tirou 96%, já ligou pra Sun pra pedir a sua revisão de prova !!!, já pensou no score 100%, os cogumelos irão ser bem avermelhados mesmo !!!

[size=18]; )[/size]

E

Marcio Duran:
victorwss:

aahah !!!
Você é o cara da Certificação SUN, que tirou 96%, já ligou pra Sun pra pedir a sua revisão de prova !!!, já pensou no score 100%,os cogumelos irão ser bem avermelhados mesmo !!!

[size=18]; )[/size]

duran vc n ta entendendo nda, vc chegou aki com um texto q n diz nda com nda, ninguem entendeu nda e ainda quer ter razao? Vc sabe para que serve um framework?

S/C…

D

ptz os topicos do Marcio sempre são assim e sempre gera um monte de respostas.

Nos (pq estou mandando mensagem tambem) não aprendemos mesmo!

M

Eduardo Bregaida:

duran vc n ta entendendo nda, vc chegou aki com um texto q n diz nda com nda, ninguem entendeu nda e ainda quer ter razao? Vc sabe para que serve um framework?
S/C…

:arrow: Bom, vamos com calma !!! a conversa é simples, as referencias ou tese de um e de outro podem ser questionadas, eu não estou desfazendo ou denegrindo ninguém, exatamente ao contrário, estou jogando com uma situação que muitas empresas se deparam em projetos não tão esclarecido na hora de se tomar decisões.

:arrow: Como disse do Vraptor estou estudando, e é claro que vem muita coisa em mente e agente fica a querer a questionar, se o Paulo Silveira não deu maior argumento técnico, é que não cabia talvez nesse momento sua melhor observação a final o Vraptor é de autoria dele, mas poderia ao menos postar outras idéias que não envolve-se ou desamina-se ninguem.

E

Marcio Duran:
Eduardo Bregaida:

S/C…

:arrow: Bom, vamos com calma !!! a conversa é simples, as referencias ou tese de um e de outro podem ser questionadas, eu não estou desfazendo ou denegrindo ninguém, exatamente ao contrário, estou jogando com uma situação que muitas empresas se deparam em projetos não tão esclarecido na hora de se tomar decisões.

:arrow: Como disse do Vraptor estou estudando, e é claro que vem muita coisa em mente e agente fica a querer a questionar, se o Paulo Silveira não deu maior argumento técnico, é que não cabia talvez nesse momento sua melhor observação a final o Vraptor é de autoria dele, mas poderia ao menos postar outras idéias que não envolve-se ou desamina-se ninguem.

O vraptor é um framework que facilita a vida de um desenvolvedor, pq? Pq enqto no Struts vc ia lá e fazia toneladas de XML, o Vraptor não precisa, isso é 1 dos pontos dele, não sou capacitado a dizer q é o melhor ou o pior framework action Based, o fato é que é apenas um framework, eles não estão fazendo para vendê-lo nem ganhar grana em cima, tanto que a apostila é liberada de graça, a opção de se usar ou não cabe ao arquiteto ou profissional que tenha conhecimento, não existe uma bala de prata, o VRaptor nao vai resolver tudo.
Imagina de forma simples o VRaptor facilitou na época que o Struts tinha aquele monte de xml.
hj temos os component Based, vejo no papel atual o wicket como o Vraptor e o JSF como o Struts.

Ou seja evoluções e melhorias, não um produto para vender.

era isso que você queria falar?

Pq pelo que deu a impressão você estava dizendo que a Caelum vendia esse produto, eles tem o curso (o curso é um produto), mas como a apostila é aberta pra download não tem pq pensar q eles criaram algo que força a vc pagar qualquer coisa a eles.

Bom espero que tenha te ajudado…

L

É muito triste ver o ponto que o GUJ chegou!

R

Acho que vai depender da necessidade que o framework vai atender, caso já exista alguma solução que atenda a necessidade em questão não vejo motivos de não utilizar um framework disponível (até por que o esforço para fazer um é grande). Porém se o o programa em questão não possa ser atendido por algum disponível o projeto fica passível de criar um para atender sua necessidade.

=> Sua questão Marcio seria discutir sobre consumir ou não frameworks de terceiros???

M

Eduardo Bregaida:

…Ou seja evoluções e melhorias, não um produto para vender.

Pq pelo que deu a impressão você estava dizendo que a Caelum vendia esse produto, eles tem o curso (o curso é um produto), mas como a apostila é aberta pra download não tem pq pensar q eles criaram algo que força a vc pagar qualquer coisa a eles.

A idéia é despertar a critica sobre como damos vista ao plano de projeto, e Vraptor foi algo propositado nesse aspecto, se tem sucesso ou é sustentável ao uso pratico, e sua comunidade Usufrui acho isso ótimo, entretanto não estou levando para essa ótica.

“Sim, uma pergunta provocadora mas com a intenção ao conhecimento comum a todos.”

E

Marcio Duran:
Eduardo Bregaida:

…Ou seja evoluções e melhorias, não um produto para vender.

A idéia é despertar a critica sobre como damos vista ao plano de projeto, e Vraptor foi algo propositado nesse aspecto, se tem sucesso ou é sustentável ao uso pratico, e sua comunidade Usufrui acho isso ótimo, entretanto não estou levando para essa ótica.

“Sim, uma pergunta provocadora mas com a intenção ao conhecimento comum a todos.”

Então você foi infeliz no seu exemplo, oq vc quer saber é como escolher um framework, nao q a Caelum ou o Vraptor tem culpa de algo…

Te digo uma coisa… depende… depende do projeto, da lógica, se tem BD existente ou se vc vai criar, depende de um monte de variaveis…

M

rafaelglauber:

Acho que vai depender da necessidade que o framework vai atender, caso já exista alguma solução que atenda a necessidade ( …) o projeto fica passível de criar um para atender sua necessidade.
=> Sua questão Marcio seria discutir sobre consumir ou não frameworks de terceiros???

“A questão é como você decide isso, e que concepção é entendida pela sua adoção, somente isso.”

S

Veja assim : Se o VRaptor não é um produto então porque precisa ter um curso para ele ?
Se ele é uma curiosidade, uma coisa legal que apareceu e não ha nenhuma intensão de ganhar dinheiro com ele para quê ensinar as pessoas a usá-lo ?

Então se existe um curso é porque o VRaptor é um produto. Mesmo que vc não pague pelo uso dele, ele continua sendo um produto.
É isto que o pessoal ainda não entendeu bem na area de TI (e em outras) Um produto não apenas o que se vende, é também aquilo que faz vender outras coisas ( O VRaptor faz vender cursos que são pagos e portanto, gera dinheiro de alguma forma. não interessa se muito ou pouco).

A apostila é free porque isso é um insentivo a fazer o curso e/ou a usar o VRaptor que por sua vez é um insentivo a usar o outro produto ( se fez o curso vai querer usar, se usa vai querer o curso).

D

Vi algumas respostas e sou obrigado a discordar de alguns pontos:
Primeiro: Não ganhar grana em cima? Que isso, todo mundo é santo e neste mundo não precisa de dinheiro. Tá bom, conta outra. Quem mais se beneficia da propaganda ou que faz a propaganda usando o GUJ como referência. Calma lá, o mundo que vivemos é capitalista e sabemos que se, e se, o framework emplacar, todo mundo vai querer ouvir seus criadores. Não é assim com o Hibernate, JSF e outros?
Segundo: Comparar um framework com o Struts é realmente uma tristeza. Ele foi feito na mesma época que Struts tava no auge, porém, hoje existem melhores, claro: RoR, Wicket e Django só para citar alguns.
Terceiro: A apostila é pouco para mostrar o poder de um framework. Porque não há um livro? Todos os grandes frameworks ou até mesmo os que estão ainda em fase de desenvolvimento, ou ainda na versão 1, tem um bom e grosso livro. Portanto, uma apostila não mostra praticamente nada que um framework é capaz de fazer. Julgá-lo por essa apostila é no mínimo pouco inteligente.
Acredito que, se sua pergunta era “Vale a pena?”, então, refaça a pergunta.

E

Marcio Duran:
rafaelglauber:

Acho que vai depender da necessidade que o framework vai atender, caso já exista alguma solução que atenda a necessidade ( …) o projeto fica passível de criar um para atender sua necessidade.

“A questão é como você decide isso, e que concepção é entendida pela sua adoção, somente isso.”

Pensa assim:
vou ter q me preocupar com oq?

Pegamos 2 exemplos:
Um sistema de cadastro unificado de todas as áreas com centenas de regras de negocio q vai ser distribuido em diversos servidores e tem uma base de dados pronta q nao funciona direito.
Analise:

Cadastro unificado, se nao for usar SOA (imagine q vai fazer isso do zero nenhum sistema faz isso), eu usaria um JSF, pq n me preocuparia com interface grafica ou um Wicket, o BD é zuado e já existe com certeza seria o IBtais (um gerenciador de Querys) e nao o Hibernate pq imagina vc mapear uma base zuada toda… é distribuido, um EJB.

Imagine esse cenário, nao tem nda e tem q faz o msm sistema mas n é distribuido.
Usaria um wicket ou o JSF, Hibernate com JPA…

Pronto, depende de um monte de coisa a escolha de um framework…

Veja, sente e analise seu cenário… assim q vc vai começar a decidir oq colocar.

J

Hoje eu fui na padaria comprar pão, chegando lá o padeiro me disse: - O pão acabou. Eu respondi: - Tudo bem, minha bicicleta é azul.

E

djemacao:
Vi algumas respostas e sou obrigado a discordar de alguns pontos:
Primeiro: Não ganhar grana em cima? Que isso, todo mundo é santo e neste mundo não precisa de dinheiro. Tá bom, conta outra. Quem mais se beneficia da propaganda ou que faz a propaganda usando o GUJ como referência. Calma lá, o mundo que vivemos é capitalista e sabemos que se, e se, o framework emplacar, todo mundo vai querer ouvir seus criadores. Não é assim com o Hibernate, JSF e outros?
Segundo: Comparar um framework com o Struts é realmente uma tristeza. Ele foi feito na mesma época que Struts tava no auge, porém, hoje existem melhores, claro: RoR, Wicket e Django só para citar alguns.
Terceiro: A apostila é pouco para mostrar o poder de um framework. Porque não há um livro? Todos os grandes frameworks ou até mesmo os que estão ainda em fase de desenvolvimento, ou ainda na versão 1, tem um bom e grosso livro. Portanto, uma apostila não mostra praticamente nada que um framework é capaz de fazer. Julgá-lo por essa apostila é no mínimo pouco inteligente.
Acredito que, se sua pergunta era “Vale a pena?”, então, refaça a pergunta.

Blz q eles ganhem grana, mas eles disponibilizaram lá e nao te forçaram a escolher eles deram apenas uma opção assim como o Mentawai, o JBanana, o JSF, o Struts 2… tá lá mas vc vai ver se é bom ou não para seu projeto… não significa que vc tem q usar e pagar pra eles, vc escolhe e usa se vc acha q akilo resolve seu problema.

Bom realmente o struts 1.x é ruim hj, mas eles fizeram na epoca, já era pra facilitar.

Não é essa a pergunta, na verdade a pergunta q ele quer fazer é: “Como escolho um framework q me ajude qdo estou começando meu projeto?”, pq pelo q entendi ele acabou falando do VRaptor, mas o foco pelo visto era como tomar essa decisão.

M

djemacao:
Vi algumas respostas …(…)…

…Acredito que, se sua pergunta era “Vale a pena?”, então, refaça a pergunta.

Vraptor FrameWork Solução ou Produto ?, a questão esta bem formulada, ela só é provocativa, o que percebo é a observação que não é tão afinada quando se busca abstração ao uso que ao dominio do plano de projeto, temos uma decisão ao desenvolvimento de aderir a certas soluções, até aqui o que se colocou foi a transparencia do Struts para o Vraptor foi uma evolução.

Agora me explica, a que outras evoluções se denominaria para um outro estudo que não o Vraptor, mas adotado por uma corporação desde o inicio do projeto na otica do seu FrameWork iria ser projetado.

M

:arrow: “Como escolho um framework q me ajude qdo estou começando meu projeto?” “Como reuso tal um framework q me ajude qdo estou começando meu projeto, a ponto de ter o da propria corporação?

E

Marcio Duran:
Eduardo Bregaida:

Não é essa a pergunta, na verdade a pergunta q ele quer fazer é: “Como escolho um framework q me ajude qdo estou começando meu projeto?”, pq pelo q entendi ele acabou falando do VRaptor, mas o foco pelo visto era como tomar essa decisão.

:arrow: “Como escolho um framework q me ajude qdo estou começando meu projeto?” “Como reuso tal um framework q me ajude qdo estou começando meu projeto, a ponto de ter o da propria corporação?

como assim a ponto de ter o da propria corporação?
Por acaso vc quer pegar o fonte e baseado nisso montar seu proprio framework? é isso?

Ou fazer como o JSF e implementar coisas novas e modificar o comportamento de alguns eventos para atenderem suas necessidades?

Se vc quer os fontes: http://sourceforge.net/cvs/?group_id=158027

M

Do Struts Action 1 ao VRaptor 2: Desenvolvendo para a Web com facilidade, sem a burocracia dos Frameworks clássicos e da javax.servlet, como isso foi desenvolvido.

O que a Revista Mundo Java nº21, coloca é a técnica de como tal framework exugou tal framework classico e a alguns problemas, entretanto não se coloca o estudo de sua criação e desenvolvimento.

Do Vraptor 2.3 até temos integração com Spring, então algo como eu devo mapear tais recursos que possam ser fabricados e reutilizado em um framework que atenda interesses da minha corporação, sacou !!!

L

Marcio Duran:

Do Vraptor 2.3 até temos integração com Spring, então algo como eu devo mapear tais recursos que possam ser fabricados e reutilizado em um framework que atenda interesses da minha corporação, sacou !!!

Alguém sacou?

M

:shock: "Apenas um programador que ama o que faz e servo do Senhor Jesus "

L

Marcio Duran:
lavh:

Alguém sacou?

:shock: "Apenas um programador que ama o que faz e servo do Senhor Jesus "

Algum problema com a descrição do meu blog? E obrigado pela visita!

Por quê você é tão agressivo? Eu só perguntei se alguém entendeu. Se você precisa apelar, é uma grande pena. Qual é a próxima coisa que você vai falar agora? Que eu estudo Grafos?

M

:arrow: Meu caro não sou agressivo, muito pelo contrário eu simplesmente devolvi a sua grosseira com a sua falta de simplicidade ao termo coloquial que usei.

:idea: “Agora você, sacou !!!”

Olha em publico, lhe peço desculpa por qualquer mau entendido, ou pouco elegância de minha parte.

Abraços, do amigo Marcio Duran.

A

Este ano vou ajudar o Teleton em homenagem ao Marcio Duran…

Como diria a musiquinha:

“Depende de nós …”

R

Sumiu o botão de fechar tópico?

M

Alessandro Lazarotti:
Este ano vou ajudar o Teleton em homenagem ao Marcio Duran…

Como diria a musiquinha:

“Depende de nós …”

[size=18]Use a Cabeça ![/size]

M

Maracuja:
Vi ontem o tópico e não entendi lhufas, esperava que alguém esclarece-se (?Dúvida?)… voltei hoje… e como disse Júlio Verne… (sic)

“Vim, vi, não entendi”

Comédia.

[size=18]Use a Cabeça ![/size]

M

Rubem Azenha:
Sumiu o botão de fechar tópico?

[size=18]Certificação Sun para Programador Java 5[/size]

R

Luiz Aguiar:
É muito triste ver o ponto que o GUJ chegou!

A

não sei porquê vocês continuam alimentando os trolls… eu dou umas boas risadas com os posts do Márcio, mas nem instigo! hahaha

fui

F

Ao ler este tópico, meu QI foi reduzido em 5 pontos percentuais.

Existe alguma maneira de ignorar o Marcio Duran para sempre para que eu continue com minha sanidade mental ?

P

andrepestana:

Também não entendi o_O falar sem misturar esse tanto de jargão na hora errada já ajuda

M

Proteu Alcebidiano:
[andrepestana]Não entendí nada que vc quis dizer, Marcio.

Também não entendi

:idea: Bom, são oito links de páginas que estamos aqui debatendo e acho que como você leu todos, não houve melhor interesse para sua interpretação, entretanto não estou fixando aqui normas ou mesmo conspirando usando este ou aquele jargão.

:arrow: Entre entender o que eu coloquei, quero dizer de forma mais objetiva ainda, não existe a qualificação ao papel de arquiteto ou não possuímos cultura o suficiente para a partir dos frameworks clássicos inspirar a criação de framewoks que atendam as expectativas direta ao cliente, sem ter que recorrer a projetos frameworks cuja a intenção é fora do contexto real do projeto ou não tenha maturidade que venha a ser útil para uma determinada tecnologia.

L

Que nada, Duran para Presidente.

L

porra esse cara precisa de um tradutor pra falar o que ele realmente quer falar… mas pelo o que entendi depois de 8 paginas com mensagens sem nenhum nexo e nem sentido do marcio… o que ele quer saber e como escolher o melhor framework para determinado projeto… e citou o vraptor como exemplo…

V

Frentic:
Ao ler este tópico, meu QI foi reduzido em 5 pontos percentuais.

Existe alguma maneira de ignorar o Marcio Duran para sempre para que eu continue com minha sanidade mental ?

AuhUHAUHUHA, por favor, matem esse kara!!! hahahaha, o kara é maluko, não sabe falar uma frase sem se tropeçar todo, comer palavras, mudar de assunto entre uma palavra e outra, …

Concordo, tem como ignorar um usuário??? Por favor, me digam!!!

L

Vraptor não é codigo é requisito portanto deve ser usado junto com os cogumelos verdes um duende estava caminhando na lua e um viadinho cor de rosa estava bebendo agua num lago verde junto com fadas e orks cor de rosa… portanto o requisito funcional do codigo que não é requisito deve ser usado para requisitar o Vraptor a raptar o codigo que é requisito assim como um elefante azul ta para uma tartaruga roxa…

G

Vamos tentar:

Vc acha que os frameworks são intrusivos no projeto, e que, pra cada projeto deve ser criado um novo framework, baseado em outro?

M

luistiagos:
Vraptor não é codigo é requisito portanto deve ser usado junto com os cogumelos verdes um duende estava caminhando na lua e um viadinho cor de rosa estava bebendo agua num lago verde junto com fadas e orks cor de rosa… portanto o requisito funcional do codigo que não é requisito deve ser usado para requisitar o Vraptor a raptar o codigo que é requisito assim como um elefante azul ta para uma tartaruga roxa…

[color=blue]Learn How To Build A Provider Framework - With An Easy To Understand Example Towards Applying Provider Pattern[/color]
By An ‘OOP’ Madhusudanan

Algo aproximado ao que estou querendo entender sobre reuso de frameworks e elaboração.
:arrow: http://www.codeproject.com/KB/dotnet/providerframework.aspx

O cara vai dar umas dicas aqui no GUJ, sobre o assunto veja o blog dele.
:arrow: http://amazedsaint.blogspot.com/2008/01/design-patterns-part-i-and-ii.html

Achei uma prática interessante, com AJAX.
:arrow: http://java.codeproject.com/KB/showcase/CreateAppsWithSwan.aspx

L

massa a parada do ajax…

M

Frameworks são intrusivos no projeto ?
:arrow: extamente ao contrário, mas como você busca esse resultado a partir do que.
PS. Não estou atacando Vraptor FrameWork, é só algo para questionar encima de outras situações sobre requisitos tecnologicos.

Cada projeto deve ser criado um novo framework, baseado em outro?
Frameworks, funcionais são assim, mas reutilizando-o.
:arrow: http://www.opensourcestrategies.com/ofbiz/

D

lrpfeliciano:

Que nada, Duran para Presidente.

Se o Duran for eu pode votar :slight_smile:

V

Qual é o número que devo digitar na urna para votar no Duran?

N

É 171… :lol:

M

“Aquela coisa, eu não sei se vou conseguir salvar todo mundo (da sombra da dúvida), mas pelo menos alguns vou tentar.”

:lol:

A

É isso aí Marcio! Sem essa macarronada de trovas ninguém ia olhar os seus links. Esqueça os mashups!

P

Ta, chega.

J

Vi ontem o tópico e não entendi lhufas, esperava que alguém esclarece-se (?Dúvida?)… voltei hoje… e como disse Júlio Verne… (sic)

“Vim, vi, não entendi”

Comédia.

Criado 10 de setembro de 2008
Ultima resposta 11 de set. de 2008
Respostas 120
Participantes 39