É possível criar um aplicativo web em C ++ ?
A linguagem disponibiliza deste recurso?
Web em C++?
10 Respostas
Sim, como CGI. Dá para ser em C, Pascal, Perl, …
Também já vi como uma espécie de módulo do Apache, mas não sei direito como funciona.
Já trabalhei em uma empresa que possuía um framework proprietário para aplicações web em C++. Foi feito em cima de ISAPI, que é (comparando grosseiramente) uma espécie CGI específico do IIS.
Eu particularmente não achei vantajoso utiliza-lo.
Como foi falado, você pode fazer CGI’s em C++ e colocá-los na pasta cgi-bin do Apache.
Aqui onde eu trabalho temos uns módulos de uma aplicação que foram feitos em CGI usando Delphi.
No entanto é uma solução muito ruim frente às tecnologias web que temos hoje disponíveis.
No ponto de vista de desenvolvimento …pode ser desvantajoso…mas pelo ponto de vista de desempenho…?
FAzendo a aplicação em C++ não teria mais desempenho que em java ou php,por exemplo?
No ponto de vista de desenvolvimento …pode ser desvantajoso…mas pelo ponto de vista de desempenho…?
FAzendo a aplicação em C++ não teria mais desempenho que em java ou php,por exemplo?
Cara, essa questão de desempenho é meio furada. Graças ao grande número de otimizações que a JVM faz, um programa Java pode ser mais performático que um programa em C++. Bom, tem gente mais gabaritada aqui pra falar sobre o assunto, mas basicamente é isso.
Ainda sobre desempenho: Em uma aplicação Web é gasto muito mais tempo em IO (vai-e-vem de requisições na rede, acesso a banco de dados, etc) do que em processamento propriamente dito. Por esse motivo, mesmo que você escreva a aplicação em C++ super-otimizada (de modo a superar o programa Java em vários milissegundos) esse ganho não fará diferença ao usuário final.
Em aplicações de tempo real pode ser uma vantagem importante, mas na web não é.
FAzendo a aplicação em C++ não teria mais desempenho que em java ou php,por exemplo?Cara, essa questão de desempenho é meio furada. Graças ao grande número de otimizações que a JVM faz, um programa Java pode ser mais performático que um programa em C++. Bom, tem gente mais gabaritada aqui pra falar sobre o assunto, mas basicamente é isso.
Meio furada entre “”(aspas). Um software bem desenvolvido em c++ sempre estará a umas duas vezes no mínimo na frente do java. O problema é a parte do bem “desenvolvido”. A jvm faz boa parte da “boas práticas” de programação em c++ portanto é mais fácil de se desenvolver “bons softwares” com java. Mas se você sabe c++ e o quesito desenpenho é forte requisito, faça usando essa linguagem.
aqui um toolkit web para se escrever server applications em c++.
http://www.webtoolkit.eu/wt
Assim como o Java, C# ou praticamente qualquer linguagem que nós conhecemos, a linguagem C++ não disponibiliza esse recurso.
Quem disponibiliza são libs.
Além do que o Julio mostrou, dê também uma olhada na POCO:
http://pocoproject.org/documentation/index.html
Acho que hoje em dia dizer que você pode programar web só porque você pode fazer código que responde com CGI é o mesmo que dizer que você pode programar um navegador de internet ao conhecer assembly.
juliocbq e ViniGodoy
Eu gostaria de usar c++ para web, vocês já usaram a wt c++ web toolkit? Acharam bom de trabalhar?
Sabem alguma IDE boa de se trabalhar ? Eu usava NetBeans para Php, será que posso continuar usando esta IDE?
muito obrigada
Olhando o que essa API é capaz de fazer, e o método de programação que ela exige, acho que você vai precisar basicamente de:
a) Uma IDE que seja muito boa para C++ e para CSS
b) Não sei se o NetBeans para PHP vai funcionar direito para isso. Provavelmente vocâ vai é usar um editor simples que saiba falar bem C++, HTML e CSS mesmo.