fenrir:
Shelson:
faz um bom tempo q programo em java e afins, mas sempre usei windows como desktop.
kero migrar pra linux …
alguma ajuda (tem q ser bem p/ dummies mesmo, pois eu nano manjo uma linha) :?: :?: :?:
Não existe solução mágica para isso. Pode olhar as respostas e perceber…tem gente que adora o Ubuntu e diz que é o melhor, tem gente que venera o Fedora e diz que é insuperável, tem gente que idolatra o Slackware e por aí vai!!
Se você quer mudar para linux, aconselho a baixar e instalar diversas distribuições e ver com qual você mais se adapta. Eu por exemplo uso o Mandriva. Mas até usá-lo agora, totalmente estável, já tive problemas. A versão anterior dele costumava dar alguns problemas no X, fazendo com que fosse fechado do nada (e obviamente, eu perdia tudo que estava fazendo naquele momento).
Cansei e tentei outras alternativas…fui pro openSuse. Só que nele, o controle de brilho do meu notebook simplesmente não funcionava. Eu tinha que ficar com uma tela absurdamente escura. Sem chance. Aí vi que lançaram uma nova versão do Mandriva e tentei de novo. Estou com ela aqui, há alguns meses, muito estável.
O que é bom para uns, pode ser péssimo para outros. Tente, experimente, e se não se adaptar, fique no Windows mesmo! O importante é o usuário conseguir utilizar o sistema, e não ser escravo dele.
Eu usei Ubuntus, Mandrivas, OpenSuses, Debian, etc…
Relutei sempre ao Fedora, não gostava do estilo da RedHat…
Até q… por ficar de sako cheio das outras distros, e a umas semanas estava atrás da distro perfeita, esta revoltado como é possível nos dias de hoje não ter uma distro realmente boa! Tudo por q apostei no Ubuntu 8 por tanta publicidade e depois foi uma decepção, fiquei só com mais nojo do Ubuntu, e fiquei mesmo de sako cheio, ubuntu nunca mais, eita perda de tempo, são tantos bugs…
Ai por não encontrar outra alternativa, resolvi esperimentar o Fedora 9, como já a anos q não testava um sistema da RedHat, q surpresa! Acho q melhor impossível, uma gestão de bugs brutal, geração de relatórios de bugs, quase todo dia atualização e melhorias de bugs e talz, e não esconde bugs, bugs q eu nem vejo, até do kernel, ele da o alerta q vai enviar o relatorio, e eu digo q sim e depois de poucos dias já tem a correção! Acho q não existe suporte melhor.
Fora o hardware, q nenhuma distro tinha trabalhado com a minha placa wireless só no ubuntu depois de muito sofrimento, no Fedora 9 foi perfeito, suporte total!
Não gosto dos Mandrivas por ser exageradamente pesados assim como os Suses, o Fedora tinha a mesma idéia, mas constatei q não, este Fedora 9 esta realmente enxuto! Muito rapido e leve. Quem não quer perder tempo procurando um linux ideal… siga o meu conselho, Fedora 9!
Eu já andei muitooo a procura, e sempre tinha alguma coisa q decepcionava… no Fedora 9, encontrei tudo q procurava, sem exageros!
Para servidor eu já estava usando o CentOS, foi o melhor linux q já usei para servidor, e foi isto q também me convenceu a testar o Fedora 9, por ambos serem baseados/feitos pela RedHat.