Wizard primefaces

5 respostas
J

oi pessoal
to fazendo um cadastro usando o wizard do primefaces. Na primeira aba, ta validando normal os campos obrigatorios antes de passar para o proximo passo.
Quando estou na segunda aba, e tem campos obrigatorios…ele volta a tela para a primeira aba. Sendo que eu queria continuar na segunda aba.
E o pior de tudo que é não mostra nada dentro do p:messages

segue meu codigo:

<h:form id="formularioGeral">
				<p:wizard widgetVar="wiz" flowListener="#{cadastroController.onFlowProcess}" nextLabel="Próximo" backLabel="Anterior">
			   	  	<p:tab id="personal" title="Dados Pessoais">  
                                                                                                <h:messages id="messages"/> 
                                                                                               //meus campos
                                                                                            </p:tab>
                                                                                            <p:tab id="personal" title="Contatos">  
                                                                                                <h:messages id="messagesContact"/> 
                                                                                               //meus campos
                                                                                             <p:tab id="personal" title="Propriedades">  
                                                                                                <h:messages id="messagesProperty"/> 
                                                                                               //meus campos
                                                                          </p:wizard>
                                                                   </h:form>

ou seja, qdo to em contatos e vou clicar em “proximo”, ele valida e verifica q tem campos em branco e volta pra aba “dados pessoais”. E não mostra nada no h:messages

alguem tem alguma ideia do que pode ser?
valew

5 Respostas

G

Qual o escopo do bean que você está usando para fazer o wizard?

J

session

J
eu fiz um teste com o wizard e o problema ta nele mesmo. Nao eh com o managedBean nem com os objetos....fiz esse teste:
<p:wizard widgetVar="wiz" flowListener="#{cadastroController.onFlowProcess}" >
			   	  	<p:tab id="personal" title="Dados Pessoais">  
			   	  		<h:outputText value="dados pessoais" />

<p:tab title="Confirmação" id="conf" >
				   			<h:outputText value="confirmando" />

<p:tab title="Contato" id="cont" >
				   			<h:outputText value="contato" />
			   	  </p:wizard>
ele soh fica na primeira e segunda aba. Nunca exibe a terceira aba. e da esse erro:
21/08/2011 23:16:05 com.sun.faces.context.PartialViewContextImpl$PhaseAwareVisitCallback visit
GRAVE: java.lang.NullPointerException
21/08/2011 23:16:07 com.sun.faces.context.PartialViewContextImpl$PhaseAwareVisitCallback visit
GRAVE: java.lang.NullPointerException
21/08/2011 23:16:24 com.sun.faces.context.ExternalContextImpl getMimeType
AVISO: JSF1091: Nenhum tipo de mime pôde ser encontrado para o arquivo css.  Para resolver isso, adicione um mapeamento de mime-type ao web.xml do aplicativo.
21/08/2011 23:16:24 com.sun.faces.application.resource.WebappResourceHelper findResource
AVISO: jsf.application.resource.unable_to_determine_resource_version.

Aparece sempre "dados pessoais" e "confirmando". Nunca aparece "contato". Sem contar que ao clicar no botao Next, ele volta pra primeira aba....sem avançar pra terceira. E eu tirei todos os campos e fica dando nullPointerException.

Meu managedBean
public String onFlowProcess(FlowEvent event) 
	{  	
		return event.getNewStep();  
	}
J

eu fiz isso no managedBean pra ver o que poderia estar acontecendo:

public String onFlowProcess(FlowEvent event) { System.out.println("Current wizard step:" + event.getOldStep()); System.out.println("Atual wizard step:" + event.getNewStep()); return event.getNewStep(); }

e printa isso no console:

Current wizard step:personal Atual wizard step:conf Current wizard step:undefined Atual wizard step:personal Current wizard step:undefined Atual wizard step:personal Current wizard step:undefined Atual wizard step:personal

ele se perde e volta sempre para primeira aba, a aba personal.

K

conseguiu solucionar teu problema?? estou utilizando JSF2.0 + jboss7.0.2 + primefaces 2.2.1

Criado 21 de agosto de 2011
Ultima resposta 29 de dez. de 2011
Respostas 5
Participantes 3