Ola pessoal!
Achei interessante esse artigo da Computerworld :
Ola pessoal!
Achei interessante esse artigo da Computerworld :
Meio obvio.
hahaha netware, pensei que nem existia mais isso! hahaha
//Daniel
putzz logo agora que eu tava virando o bixo em HTML…
hauhauhauhau
meio obvio o artigo mais interessante
vlws
NetWare e redes nãoIP?? Isso ainda existe?? 8)
Programei em PowerBuilder 3 anos e hoje ainda tem alguma demanda mas é tão pouco que nem vale a pena usar.
Hauaauh, tao enterrando os dinossauros…
:shock: Delphi… tenho que dá manutenção em um legado na versão 5 da ferramenta… deviam era me pagar mais por isso!!!
:lol:
Concordo que existe pouco mercado para Cobol, mais daí a receber pouco por trabalhar com isso depende muito do lugar.
Os profissionais que eu conheço ganham bem para trabalhar com essas linguagens.
Com certeza, o Java um dia também estará nessa lista!
Quanto tempo temos até que isso aconteça? Alguem se arrisca a chutar qual seria a próxima linguagem?
Olá
Ainda há demanda para Cobol e há muito coboleiro que ganha mais do que javeiro.
Saber HTML é fundamental para todos
O resto citado no artiguinho bem mixuruca já era.
[]s
Luca
O do HTML eu acho que ainda vai durar muuuuito tempo… O que não é mais necessário é saber fazer site direto em HTML…
Tecnologias que outrora eram consideradas “TOP de LINHA”, já não tem mais o mesmo apelo e peso que no passado. Hoje, no mercado de TI, há uma demanda por novas tecnologias, novos conhecimentos e conceitos.
Acredito, que nomáximo em 5 anos estaremos vivenciando o fim das tecnologias relacionadas no artigo. A cada momento surge e desaparece uma nova tecnologia, pelo fato de não ter um forte apelo, ou ter se tornado um padrão de mercado.
Um abraço. 
Olá
Cobol e Fortran desaparecerem? Como você imagina que os bancos vão trabalhar? E sem Fortran como ficarão os cálculos de engenharia?
HTML vai desaparecer? Ainda não desapareceu o formato proprietário do Word que é muito pior do que o HTML e que gente não usa (desde 2000 só escrevo documentos em HTML ou PDF)
[]s
Luca
redes não ip???isso existe ainda??
Aos poucos as tecnologias citadas no artigo irão desaparecer, jão vejo motivo para se fazer um curso de HTML para aprender a fazer sites para a web. Da mesma forma não vejo porque em um curso de gradução em Análise de Sistemas, ou Cliência da Computação ensinar C, C++, Assembly ou Pascal. É muito mais proveitoso ensinar diretamente Jva, .Net, Orientação a objetos do que algo que não será utilizado em nosso cotidiano.
Um abraço. 
Olá
Será que alguém precisa fazer curso para aprender HTML? Será que alguém consegue desenvolver um site sem saber HTML e HTTP?Será que os cursos de graduação em análise sistemas ou ciência da computação ensinam banco de dados, OO, programação funcional, redes e arquitetura de computadores? Já vi vários formados que sabiam pouco sobre isto. Talvez porque sejam do tipo que ficam pressionando a faculdade para ensinar o framework da moda.
Se eu fosse orientar o currículo de algum destes cursos, a ênfase seria muito mais na teoria do que na prática que se aprende melhor sozinho com facilidade ou com ajuda de cursos da Caelum ou Globalcode.
Na minha opinião, a maioria dos cursos superiores de informática ensina pouco e a maioria dos alunos aprende menos ainda porque logo no primeiro ano já buscam emprego em horário integral.
</modo off topic off>
[]s
Luca
Boa noite,
Reforçando um pouco da idéia apresentada pelo Luca:
Este ano será o meu último ano de graduação e tive a experiência de frequentar uma universidade pública (3° e 4° ano) e privada (1° e 2°). Meu curso de banco de dados (3° ano) foi horrível, péssimo, e ficamos mais tempo estudando Hibernate (opção de framework do nosso professor, cuja explicação para tal escolha residia no fato de que, segundo ele, em seu doutorado ele chegou a fazer algo “parecido”) do que estudando conceitos de Álgebra Relacional, normalização, etc.
Eu acredito realmente que cada um se esforça, em suas condições para superar este tipo de dificuldade (afinal é muito complicado trocar de professor em uma Universidade pública, ou tentar convencê-lo de que sem a base teórica é difícil elaborar um projeto em alguns dias), mas a experiência desta disciplina em particular me trouxe alguns valores que eu desconhecia na universidade privada.
Existem sim aqueles que passam o tempo discutindo o framework da moda, provavelmente por acharem que estas soluções ficarão um bom tempo sendo utilizadas para que eles possam ingressar no mercado de trabalho e serem muito bons. Mas outros (diria uma minoria) realmente sentem a falta da parte teórica, pois entendo-a é relativamente simples entender as soluções que surgem ou propor novas soluções.
Hoje eu procuro solucionar, aos poucos, essas grandes falhas da minha grade curricular e do meu conhecimento e há muito a ser preenchido. Mas, particularmente, o melhor ensinamento que eu levo destes longos quatro anos é que depende só do nosso esforço e vontade, porque a cada dia em que conheço outros estudantes de outras universidades, o consenso parece ser de que a qualidade do nosso ensino superior, esta área considerada tão “nobre”, está beirando o medíocre. E como experiência própria, a grande maioria dos meus colegas de universidade privada trabalhavam, talvez por isso os professores achassem melhor pegar um pouco mais leve para que a faculdade não perdesse verba.
[]'s
Olá Será que alguém precisa fazer curso para aprender HTML? Será que alguém consegue desenvolver um site sem saber HTML e HTTP?Será que os cursos de graduação em análise sistemas ou ciência da computação ensinam banco de dados, OO, programação funcional, redes e arquitetura de computadores? Já vi vários formados que sabiam pouco sobre isto. Talvez porque sejam do tipo que ficam pressionando a faculdade para ensinar o framework da moda.
Se eu fosse orientar o currículo de algum destes cursos, a ênfase seria muito mais na teoria do que na prática que se aprende melhor sozinho com facilidade ou com ajuda de cursos da Caelum ou Globalcode.
Na minha opinião, a maioria dos cursos superiores de informática ensina pouco e a maioria dos alunos aprende menos ainda porque logo no primeiro ano já buscam emprego em horário integral.
</modo off topic off>[]s
Luca
Eu já começo a pensar se que uma graduação de 4 anos é insuficiente!
Eu acredito que TI está se tornando cada vez mais complexa e as faculdades estão ensinando cada vez menos!!
Olá Será que alguém precisa fazer curso para aprender HTML? Será que alguém consegue desenvolver um site sem saber HTML e HTTP?Será que os cursos de graduação em análise sistemas ou ciência da computação ensinam banco de dados, OO, programação funcional, redes e arquitetura de computadores? Já vi vários formados que sabiam pouco sobre isto. Talvez porque sejam do tipo que ficam pressionando a faculdade para ensinar o framework da moda.
</modo off topic off>[]s
LucaEu já começo a pensar se que uma graduação de 4 anos é insuficiente!
Eu acredito que TI está se tornando cada vez mais complexa e as faculdades estão ensinando cada vez menos!!
Eu acho que aulas só são necessárias para se aprender o básico de alguma coisa, coisas avançadas tem que ser mais “corrido atrás”.
Sim, quando não se tem nem idéia de algo, ter alguém ensinando é muito melhor, mas depois de um tempo, é mais fácil você aprender por conta própria, com livros e teste. VocÊ não corre o risco de ter o professor “atropelando conteúdo” e nem o risco de ficar escutando 15 vezes a mesma coisa porque tem um cara, numa turma de 50, que não entendeu ainda.
HTML não agrega valor, mas é algo que é bom conhecer.
E Cobol no Brasil ainda é uma boa pedida…
Olá
Duas dúvidas:
Javascript agrega valor?
Javascript é ensinado nas faculdades de modo satisfatório?
[]s
Luca
HTML não agrega valor, mas é algo que é bom conhecer.E Cobol no Brasil ainda é uma boa pedida…
O cobol ainda tem muito mercado, aqui na empresa deve ter uns trinta coboleiros.
O mercado de cobol também paga razoavelmente bem.
HTML não agrega valor, mas é algo que é bom conhecer.E Cobol no Brasil ainda é uma boa pedida…
O cobol ainda tem muito mercado, aqui na empresa deve ter uns trinta coboleiros.
O mercado de cobol também paga razoavelmente bem.
A questão é: Até quando? Ou existem ainda sistemas que são criados agora em Cobol??
Bom eu trabalhei durante anos num banco e posso dizer os bancos são fãs de carteirinha do cobol. Só pra ter ideia eles estão migrando os aplicações client/server(2 camadas PowerBuilder, C + Unix) pra mainframe com front-end Java/J2EE(Intranet, InternetBanking, Internet).
Até o ponto eletronico é um carinha bonita J2EE e por um trás um terrivel cobolzão!
Na verdade o IB é um aglomerado de programinhas cobol que conversam com Java/J2EE via MQSeries.
A grande maioria dos bancos e instituições financeiras têm a maior parte da sua base de dados em plataforma mainframe, acessados principalmente via cobol.
Todas as operações que vc faz no internet banking, ou no caixa eletrônico, apesar da interface web que vc vê, são processadas por um programa cobol.
Todas as operações que vc faz com o seu cartão de crédito tambem.
As suas apostas na megasena e qualquer outra loteria da Caixa tambem.
A Previdência Social tambem usa.
E certamente esta lista poderia se estender bem mais.
E isto tem explicação em vários fatores, como:
Eu penso que um maiores impedimentos para migrar para uma linguagem atual seria o custo imensuravel.
Quanta estabilidade sinceramente não é tão superior!!Hoje temos servidores potentes capazes de rivaliza com o MainFrame.
Um grande amigo e professor com muitos anos e muitos anos mesmo como DBA DB2/SYBASE/ORACLE e certificado me disse isso!
Pra mim o custo é o vilão!
A grande maioria dos bancos e instituições financeiras têm a maior parte da sua base de dados em plataforma mainframe, acessados principalmente via cobol.
Todas as operações que vc faz no internet banking, ou no caixa eletrônico, apesar da interface web que vc vê, são processadas por um programa cobol.
Todas as operações que vc faz com o seu cartão de crédito tambem.
As suas apostas na megasena e qualquer outra loteria da Caixa tambem.
A Previdência Social tambem usa.
E certamente esta lista poderia se estender bem mais.
E isto tem explicação em vários fatores, como:
- Nenhuma outra plataforma tem poder para processar tanta informação. São milhões de transações todo dia, apenas em um banco, por exemplo. São comuns arquivos e até tabelas em bancos de dados (principalmente DB2) com mais de 100 milhões de registros.
- Confiabilidade e continuidade. O cobol tem 50 anos. É comum encontrar programas feitos nos anos 70 rodando até hoje. Neste período, quantas linguagens foram criadas, tiveram “n” versões, e morreram?
- Muitas aplicações que rodam hoje nos mainframes são extremamente estáveis, pois estão no ar há décadas e praticamente não têm mais bugs. E isso vale muito em empresas que lidam com coisas delicadas como o extrato da sua conta corrente ou do seu cartão de crédito.
- São milhões de programas feitos em cobol, durante décadas. Mesmo que se decidisse converter tudo para outra linguagem a partir de hoje, demoraria outras décadas para concluir o trabalho. E enquanto isso, os sistemas atuais continuariam em constante evolução e manutenção. É uma missão assustadora…
Eu me arriscaria a dizer que vc pode ensinar cobol para o seu filho - mesmo que vc ainda nem pense em ter filhos…
O problema é que: ninguém em sã consciência vai criar novos sistemas em COBOL do zero.
E COBOL é uma das linguagens mais gambiarrosas que já foram inventadas!
até o dia que todos os bancos pararem de usar cobol… até lá… ha mtos vagas e poucos profissionais.
tem banco que usa até hoje java1.x…
vai falar em trocar qlqr coisa onde 1segundo de parada é equivalente a numero e em eu em vc conhece 100000000000000000000…
Tirando a exagero, as famosas “moscas brancas” sempre vão existir, acho que o profissional deve está atento a aprender coisa novas para não ser a “moscas brancas” de amanha…
Cobol passou, clipper passou, fortran passo, c passou , c++… .NET e Java um dia tambem vão passar, aprender outras linguagem é nosso futuro…
Acho que 4 anos eh mais do que suficiente (se as coisas certas fossem ensinadas). Alguem falou acima que estudou numa universidade publica e o curso de banco de dados ensinou hibernate. Porra, hibernate?!?!?!?! Num curso de banco de dados?!?!!? O correto na minha opiniao seria uma coisa mais “base” conceitual de banco de dados, modelagem, etc. O que vc vai usar pra fazer a persistencia dos seus dados ai eh outra estoria.
Acho que um problema, eh que as universidades ficam com essa estoria de “vamos prepara-lo pro mercado de trabalho”, ai algum coordenador de curso sai pesquisando o que estao usando por ai e coloca no curso.
Mas concordo com vc, as faculdades estao ensinando cada vez menos. Culpa do governo que libera a abertura de faculdades que surgem igual boteco de esquina.
//Daniel
Isso eh verdade! Lembro o meu primeiro emprego, a empresa tinha varios sistemas desenvolvidos em Clipper, ai comecaram a vir as linguagem visuais (Visual Basic, Delphi, etc) e o gerente decidiu que todos os sistemas deveriam ser transportados pra Delphi.
O primeiro projeto foi coisa de louco porque os sistemas em clipper eram gigantes, mal escritos (quero dizer, nao eh culpa dos programadores, mas a linguagem nao ajuda), os desenvolvedores originais nem estavam mais na empresa e a documentacao nao era la uma maravilha, resultado: gastou mais dinheiro, mas tempo e muita dor de cabeca pra mexer naquilo. Depois desse primeiro projeto, eles desistiram de refazer os sistemas em Clipper e o que tava feito continuou rodando em Clipper e funcionando, atendendo as necessidades. E os novos sistemas comecaram a ser desenvolvidos em Delphi.
//Daniel
Novos sistemas e novos módulos são criados em cobol todos os dias, no mundo todo.
Neste momento, inclusive, eu estou sendo relativamente bem pago para fazer isto…
Fazer gambiarra é opção do “programador”, e pode ser feita em qualquer linguagem.
Como eu havia dito eu estou saindo de um Banco pra ir trabalhar em outra empresa e digo os caras tão migrando aplicações unix pra mainframe!
Como eu havia dito eu estou saindo de um Banco pra ir trabalhar em outra empresa e digo os caras tão migrando aplicações unix pra mainframe!
Desculpe minha ignorância em sistemas, mas: Isso é um progresso ou regresso?
Sem brincadeira pro banco é um progresso!
Eles estão tirando todos aplicativos do Aix e migrando pro mainframe.
A parte de front-end migrando toda de C++ e PowerBuilder, para fronte Java/J2EE.
Migra uma hora do mainframe pro aix, agora do aix pro mainframe isso sim é ter postura bem definida!
Eles querem criar uma arquitetura de serviços utilizando mqSeries.
Sem brincadeira pro banco é um progresso!Eles estão tirando todos aplicativos do Aix e migrando pro mainframe.
A parte de front-end migrando toda de C++ e PowerBuilder, para fronte Java/J2EE.
Migra uma hora do mainframe pro aix, agora do aix pro mainframe isso sim é ter postura bem definida!
Eles querem criar uma arquitetura de serviços utilizando mqSeries.
:shock:
Só entendi essa linha
:oops:
Desculpe minha ignorância em sistemas, mas: Isso é um progresso ou regresso?

Bom eu explico nos anos 90 teve um grande movimento chamado downsize(Reengenharia) onde se pensava em migrar todas as aplicações main frame para a estrutura client/server de duas camadas.
Esse movimento, gerou prejuizos milionários pra muitos bancos em especial o Bamerindus. Tinhamos centenas de aplicações em client/server. No começo dos anos 2000 a postura foi migrar aplicações Mainframe para Java/J2EE sob servidores Unix Aix rodando em servidor aplicação WAS. Os programas batch começaram a serem desenvolvidos em Java. Nos últimos dois anos veio uma nova determinação onde todos os programas Java batch e programas na estrutura client server começariam a voltar para o mainframe/cobol, onde o front-end passaria a ser Java/J2EE, uma forma de arquitetura SOA.
O banco tem aplicações em todas as plataformas possiveis e imaginaveis e com um grau de complexidade monstruoso.
Mas a escolha da plataforma interfere diretamente na linguagem utilizada??
Quer dizer, não é possível usar mainframe com JAVA ou .NET ??? Precisa ser COBOL?
Pelo que eu saiba Java roda em MainFrame, só não sei se em MVS(Sistema Operacional MainFrame) derrepente é preciso instalar o Linux, mas os banco escolheram o cobol acho que por razões financeiras, o volume de aplicativos cobol (ContaCorrente, Tributação e outras coisas enormes)
As linguagens, não tem data de validade! Se ficar melhor com Cobol, então é Cobol e pronto!

Sem duvida Cobol ainda tera algumas decadas de vidas ate que os bancos e grande instituições coloquem na cabeça que fazer qualquer coisa em Cobol é muito custoso e demorado… algo que leva meses fazendo em Cobol pode ser feito em semanas com Java… o que é proveitoso em Cobol são os Mainframes pois o poder de processamento deles e muito grande… o que eu acho que deveria ser feito era investir em servidores com o mesmo ou maior processamento que os Mainframes e que suportam liguagens de alto nivel… ou colocar VMs nos Mainframes para poderem ser programados com linguagens mais avançadas… os bancos querem sempre o sistema pronto em questão de dias sendo que utilizam uma linguagem ultrapassada… mas se algo funciona quem tem a coragem de arriscar milhoes e mudar a tecnologia? mesmo que isto gere uma enorme evolução, performace e rapidez no desenvolvimento? e algo muito arriscado pois estes Mainframes são muito caros ninguem vai ter a coragem de tentar inovar a coisa… por isto preferem continuar a programar em uma liguagem quase assembly… mas o que poderia ser feito seria criar mais um nivel de interpretação… fazer um interpretador pra cobol… assim proporcionar que no desenvolvimento possa ser feito com uma linguagem de alto nivel e depois interpretado por uma linguagem de baixo nivel como cobol… isto iria aumentar bastante a produtividade ao meu ver… mas isto dificilmente sera feito sendo que a diversos cobolseros porai… e acreditem a maioria e td piasada…
Como ensinar ao aluno manipular os registradores do processador se não for em Assembly? Qualquer curso de Ciência da Computação decente vai utilizar Assembly, C e/ou C++ em suas disciplinas para mostrar como as coisas funcionam e não a linguagem ou framework da moda para colocar o aluno no mercado de trabalho, isso ele aprende fora da universidade. Da mesma forma que utilizam Java para ensinar orientação a objetos, mas Java básico.
abç!
Repare que você disse ensinar ao aluno manipular os registradores do processador usando Assembly. Não falou “aula de Assembly”.
E é assim mesmo que deve ser, como você falou no resto da mensagem. Ensinar o conceito e utilizar alguma linguagem/banco/framework/etc para mostrar a prática. Aula de Java? Só se for o básico da linguagem, suficiente para aplicar os conceitos ensinados de OO, por exemplo.
Na faculdade em que estudo, apesar de funcionar assim, vejo muitos alunos achando que o objetivo da disciplina Estruturas de Dados é ensinar C…
Acho lamentável universidades que se dizem antenadas com o mercado de trabalho ainda ensinarem C, C++, Cobol, ou até assembly. Ao invés de se perder tempo com coisas que não serão usadas nos dias atuais, deveriam reformular todo o curso de Ciência da Computação, assim como de Análise de Sistemas. Hoje não importa como se acessa registradores de um processador, tão pouco é relevante. No início, ainda fazia sentido, mas hoje em dia não.
Um abraço. 8)
Acho lamentável universidades que se dizem antenadas com o mercado de trabalho ainda ensinarem C, C++, Cobol, ou até assembly. Ao invés de se perder tempo com coisas que não serão usadas nos dias atuais, deveriam reformular todo o curso de Ciência da Computação, assim como de Análise de Sistemas. Hoje não importa como se acessa registradores de um processador, tão pouco é relevante. No início, ainda fazia sentido, mas hoje em dia não.Um abraço. 8)
Olha! Não podemos deixar para traz as tecnologias responsáveis por tudo que que temos hoje! acredito que é interessante sim, aprender ate mesmo o pascal, por questão de lógica de programacao e convivio com o desenvolvimento procedural! Ou um dia seremos apenas usuarios finais que só saberáo operar o que podem ver na frente do nariz!
Como falei anteriormente, mantenho minha opinião. É necessário revisar todo o conteúdo dos cursos de Ciência da Computação e Análise de Sistemas. Se for só para aprender lógica de programação, que aprenda utilizando uma tecnologia atual, não algo defazado.
Não vejo produtivadade, muito menos aplicabilidade em ensinar tecnologis antigas, se for só por nostalgia, ou para dizer aprendi programando em Assembly, Pascal, C ou C++, QBasic, Basic e Visual Basic e tirar uma onda com a cara dos novatos, então esqueça.
Prefiro dizer com todas as letras: [color=red]APRENDI PROGRAMANDO EM JAVA ORIENTADO A OBJETOS[/color].
Um abraço.
Olá
Também não acho que faculdade deva enfatizar ensino de linguagem nenhuma. Qualquer idiota como eu pode aprender C/C++, Assembler, Java, Scala, Ruby, Erlang e outras linguagens sozinho como eu fiz. Acho que C e Java o cara deveria aprender antes de entrar na faculdade como eu conheço vários casos. Na faculdade ele deve aprender a desenvolver sistemas e obter um bom embasamento teórico para quando se formar não ser apenas mais um code monkey.
[]s
Luca
Olá
Perfeito seu post. E acrescento: muitas faculdades são ruins justamente pela pressão dos alunos que sonham em pegar um empreguinho de code monkey e forçam os professores a só ensinar aquilo que ele vai usar no empreguinho. Já vi aluno de faculdade reclamando que a faculdade dele não ensinava Struts. É o tipo do cara que vai passar a vida como programador porque pouco sabe além disto.
[]s
Luca
OláPerfeito seu post. E acrescento: muitas faculdades são ruins justamente pela pressão dos alunos que sonham em pegar um empreguinho de code monkey e forçam os professores a só ensinar aquilo que ele vai usar no empreguinho. Já vi aluno de faculdade reclamando que a faculdade dele não ensinava Struts. É o tipo do cara que vai passar a vida como programador porque pouco sabe além disto.
[]s
Luca
Putz, ele devia é agradacer a Deus o fato de a faculdade dele não ter ensinado struts.
eu acho que toda a faculdade sendo de CC ou não deveria dar enfase em C para ensinar a programar ao menos… pq em C? simples java e bem mais evoluido que C… java vc tem uma gigantesca API que pode usar… C vc não tem praticamente qse nada… assim sem recurso algum vc tenque fazer tudo na “unha” e fazendo as coisas na “unha” vc aprende de fato como elas funcionam… mesmo q na vida profissional vc nao precise fazer na “unha” vc tem conhecimentos suficientes para saber como realmente foi feito algo e caso vc precise evoluir o que ja foi feito para algo melhor vc sabe como fazer… um programador que conhece o baixo nivel da coisa e um programador melhor que aquele q so conhece as coisas em alto nivel… pois tera casos que a performace sera um ponto crucial… nestes casos qto mais baixo o nivel melhor é… e tem casos que vc pode se depara com algo que se comunique diretamente com hardware para construir ou dar manutenção… dai nestes casos oq vai ser se ngn conhece C e muito menos assembly? e se não tem uma API de terceiros para ajudar nisto? dai ferrou geral… algo crucial e não depender de APIs de terceiros para fazer tal coisa… deve se utilizalas para agilizar as coisas… mas e se não existissem??? como ia ficar as coisas??? se o aluno so aprende o alto nivel qdo surgir um problema que precise do baixo nivel ele pode ser inutil… e podera virar um monkeycode que so vai saber gravar e buscar as coisas no banco… mas o que realmente é um absurdo é ensinarem algo de alto nivel como OO utilizando C++ por exemplo… isto é o cumulo… faculdade nenhuma deve prender a linguagem… a coisa seria: se a materia visa a alto nivel utilize linguagem de alto nivel se for a baixo linguagem de baixo nivel… muitas faculdades so ensinam C e C++ pra tudo… ate pra OO ou modelagem ou mesmo CRUD… C/C++ não é linguagem pra CRUDs…
Não adianta encher a cabeça do aluno com conceitos, o que realmente importa é a aplicabilidade prática. Ao se aprender um linguagem como o Java por exemplo, fica mais fácil entender outras lingugens (orientadas a objetos), pois a estrutura básica é semelhante:
variávies, constantes, loops, ifs, entre outros. A pirncipal diferença está na sintaxe e na forma como se acessa dados.
Um abraço. 
Olá
Então para que o cara vai fazer faculdade? Aliás, nem curso colegial seria necessário. Depois do ginásio ele já poderia partir para um curso técnico de programador.
Faculdade é para quem quer e precisa aprender conceitos teóricos. Curso prático é culinária, corte e costura, mecânica de automóveis, etc.
[]s
Luca
O cara vai fazer faculdade para sair totalmente defazado. Aprende-se somente conceitos inúteis. Estou falando isso, pois durante a minha época de gradução, o curso era meramente teórico, e a turma contestava o conteúdo do curso o tempo todo, não vendo aplicabilidade prática no dia-a-dia em seu ambiente corporativo.
Um abraço. 
Conceitos são fundamentais, mas oque tenho visto são que os alunos não estão sabendo aplica-los e o professores não estão conseguindo explica-los!
Por exemplo muita pouca gente sabe explicar a diferença entre a Modelo Lógico de Dados e um Modelo Fisico de Dados, quando e porque usar e quando e porque usar outro?
Que tamanho de projeto me proporcionaria vantagens em utlizar uma metodologia de desenvolvimento ágil?
É muito ferramenta, metodologias e pouco sabedoria para utiliza-las,“tem analistas por ae que tão usando bazuca pra matar formiga!”
O cara vai fazer faculdade para sair totalmente defazado. Aprende-se somente conceitos inúteis. Estou falando isso, pois durante a minha época de gradução, o curso era meramente teórico, e a turma contestava o conteúdo do curso o tempo todo, não vendo aplicabilidade prática no dia-a-dia em seu ambiente corporativo.Um abraço.
![]()
Talvez seja porque o seu curso pode ter sido em particular ruim, ter tido uma grade particularmente ruim ou ter sido mal-focado.
Mas faculdade não serve (ou não deveria servir) para ensinar a tecnologia da moda. Já vi gente que teve problemas com isso porque teve matérias específicas de Cobol, Fortran, Dbase e Delphi na faculdade e hoje tem grande dificuldade para se atualizar. Inclusive java, cedo ou tarde vai ter o mesmo destino. Porém conceitos teóricos em geral ou tecnologia de base não morrem ou demoram muito para morrer.
Mas em um ponto concordo contigo, o outro extremo também é problemático. Socar um monte de teoria sem aplicabilidade na prática, que é o que muitos cursos e professores fazem, é um desastre.
O que eu acho é que tem que ensinar uma base sólida, mas não ensinar só a base. Ensinar também como utilizar essa base na prática.
Não adianta encher a cabeça do aluno com conceitos, o que realmente importa é a aplicabilidade prática. Ao se aprender um linguagem como o Java por exemplo, fica mais fácil entender outras lingugens (orientadas a objetos), pois a estrutura básica é semelhante:
variávies, constantes, loops, ifs, entre outros. A pirncipal diferença está na sintaxe e na forma como se acessa dados.
Um abraço.![]()
Se as faculadades não ensinarem a parte teórica, as linguagens de programação pararão de evoluir. Ou como você acha que o James Gosling fez o compilador de Java??
Se os graduados em Ciência da Computação começarem aprendendo de Java para cima, serão um pouco mais que usuários finais ( alguém chegou a citar isso no tópico, mas não vi quem… :oops: ).
É sabendo o embasamento teórico que se tem mais capacidade de aprender qualquer outra coisa…
Se quer só aprender a linguagem da moda, faça um cursinho por aí, e não uma graduação…
Um abraço.![]()
Se as faculadades não ensinarem a parte teórica, as linguagens de programação pararão de evoluir. Ou como você acha que o James Gosling fez o compilador de Java??
Se os graduados em Ciência da Computação começarem aprendendo de Java para cima, serão um pouco mais que usuários finais ( alguém chegou a citar isso no tópico, mas não vi quem… :oops: ).
É sabendo o embasamento teórico que se tem mais capacidade de aprender qualquer outra coisa…
Se quer só aprender a linguagem da moda, faça um cursinho por aí, e não uma graduação…
Concordo totalmente e coloco mais: Sem conhecer a base, não tem como criar tecnologia nova para corrigir problemas de tecnologias já existentes ou propor alternativas, ou seja, como o amigo aí falou, ou seja, ou a tecnologia pára de evoluir ou se torna incapaz de consertar seus erros.
O cara vai fazer faculdade para sair totalmente defazado. Aprende-se somente conceitos inúteis. Estou falando isso, pois durante a minha época de gradução, o curso era meramente teórico, e a turma contestava o conteúdo do curso o tempo todo, não vendo aplicabilidade prática no dia-a-dia em seu ambiente corporativo.Um abraço.
![]()
É nisso que dá o governo liberar qualquer padaria virar faculdade: parece que existe cada vez mais gente achando que o objetivo da instituição é ensinar aquilo que o mercado tá pedindo. Pra esses eu apresento o conceito de Academia:
Faculdade não é um “curso profissionalizante de luxo”. É local para geração de conhecimento, e não apenas consumo.
Tem pessoas bitoladas em linguagens, o que o pessoal tem de entender é não se prender a uma linguagem, o importante é entender tecnologias, conceitos, e sua aplicabilidade na prática, como muitos já falaram… as linguagens vem e muitas delas “vão embora”.
Acabei minha graduação em SI e achei muito proveitosa, muitos dos conceitos aprendidos eu utilizo no meu dia a dia, como modelagem UML, orientação Objetos, metodologia de Testes, entre outros…
Faculdade dá a base do conhecimento, o interesse é do aluno em aprofundar o seu conhecimento no assunto que lhe interessa… é claro que a faculdade também ensina coisas que ao meu ver são inúteis e que eu não irei utilizar, mais esse também é o papel da faculdade, ser abrangente no conehcimento, no caso de TI onde existem muitas vertentes para se explorar.
Aos poucos as tecnologias citadas no artigo irão desaparecer, jão vejo motivo para se fazer um curso de HTML para aprender a fazer sites para a web. Da mesma forma não vejo porque em um curso de gradução em Análise de Sistemas, ou Cliência da Computação ensinar C, C++, Assembly ou Pascal. É muito mais proveitoso ensinar diretamente Jva, .Net, Orientação a objetos do que algo que não será utilizado em nosso cotidiano.
Um abraço.![]()
Como ensinar ao aluno manipular os registradores do processador se não for em Assembly? Qualquer curso de Ciência da Computação decente vai utilizar Assembly, C e/ou C++ em suas disciplinas para mostrar como as coisas funcionam e não a linguagem ou framework da moda para colocar o aluno no mercado de trabalho, isso ele aprende fora da universidade. Da mesma forma que utilizam Java para ensinar orientação a objetos, mas Java básico.
abç!