rcviana:
É difícil imaginar uma empresa (qualquer que seja seu tamanho) que não se preocupe com o ROI (Return On Investment)…
Precisamos de uma visão mais sistêmica (http://pt.wikipedia.org/wiki/Visão_sistêmica).
Qual será o ROI de um projeto de escopo aberto?
Corremos o risco de enfrentar os mesmos problemas, porém nos isentando (desenvolvedores) da responsabilidade pelo resultado final (o mais importante num projeto).
Valeu Kanin Dragon! Precisamos de “questionadores”!
Perfeito cara, o Kanin levantou muito bem a questão…
A minha dúvida que ficou é a seguinte: você acha que o escopo aberto não te trás ROI ???
Até onde sei, perceba que aqui é minha falha, escopo aberto tem o Objetivo de quebrar o prazo e o escopo em pedaços menores a fim de dar ao cliente Software Usável em pouco tempo… Justamente sem as “gorduras” que estão citadas pelo Rubem no artigo… Isso pra mim traz um grande benefício:
- Se o cliente não gostar do teu trabalho, ele pode mudar, se ele não foi com a tua cara, se ele não gostou da qualidade do Produto, se ele acordou azedo no dia e decide que não quer mais Software… Enfim…
Esse tipo de pensamento assusta Muitas pessoas da TI, pois não entendem que esse risco é quase 0 e quando você faz Software de Qualidade e que funcione, o cliente vai querer você pra prestar o serviço, gerando mais e mais ROIs pra tí e pra ele…
Outro dia conversando com um gerente aqui o mesmo ficou espantado ao saber que fizemos um Projeto que foi estimado em 1 ano e foi entregue em 8 meses… Ele achou um absurdo e perguntou se mesmo assim cobramos pelos 12 meses do escopo… Nós dissemos que não, e ele usou a palavra “burros” pra dizer que estávamos perdendo dinheiro…
Pois bem, nosso projeto nos rendeu mais 2 indicações de Projetos, que mesmo tendo seu Escopo “Fechado” procuramos fazer ele de forma aberta ao Cliente (não sei se fui claro aqui, pois são cláusulas contratuais mesmo) e se tivéssemos esperado bater os 12 meses, a equipe ainda estaria terminando de entregar o Software… Ou seja, estaríamos alocados, totalmente sem necessidade, tudo porque o escopo foi fechado em 12 meses…
Perceba que NÃO digo que isso é a REALIDADE de todos aqui, mas é esse tipo de pensamento que vejo quando alguém define um Prazo de um Projeto com base em métricas irreais… Lembrem, temos o fator humano e humanos adoecem, humanos caem em depressão, humanos acordam bem em um dia e péssimos em outro, humanos passam por problemas familiares e humanos decidem seguir outros rumos… Não adianta considerar pessoas como recursos, não adianta colocar mais gente (exemplo das 9 mulheres fazendo 1 filho em 1 mês), não adianta tentar prever, só podemos estimar…
E embora tenha uma série de artigos e métricas acadêmicas, eu nunca ví nada igual ao que fazemos hoje com nossos Projetos novos. Definimos prazos curtos de pequenas entregas e definimos um Prazo maior, se conseguirmos (mesmo com os problemas citados acima) entregar 1 só dos escopos e o cliente já ter um SOftware Funcional… cara, tens que ver a alegria que o mesmo fica, vendo que não está sendo enrolado, sabendo que os 12 meses podem se transformar em 8… e melhor ainda, que se isso acontecer ele só vai pagar os 8… Muda o clima, o cara te ajuda, o cara te indica, o cara vira teu amigo…
Já a realidade da empresa para a qual presto consultoria… é TI X Cliente, um querendo ferrar o outro… PERCEBAM, antes que eu seja apedrejado, não estou dizendo que é culpa da metodologia utilizada, mas afirmo com 100% de certeza que é culpa da Mentalidade… Aquela que o Josenaldo destacou no início do tópico…
Abs []