A diferença entre uma idéia e a implementação

18 respostas
T

Muitas pessoas confundem opensource com liberdade de idéias, mas como o código fonte de uma aplicação significa liberdade?

Idéias qualquer um pode ter. Tanto que existem seriados como Jornadas nas Estrelas onde inventam tecnologias que não existem atualmente. Pensar em algo e comunicar esse algo a outros é normal.

O código fonte, por outro lado, é a implementação de uma idéia. Envolve tempo e investimento, seja em termos de educação, contratar funcionários, material, etc.

Uma idéia é apenas uma idéia, mas a implementação não é para qualquer um. Por que distribuir código fonte de graça?

18 Respostas

L

Aposto que você fica falando essas coisas porque gosta de ver o circo pegar fogo aqui no GUJ. (Sério mesmo! Não tô falando isso de pura retórica, não!) Se bobear, você é a favor do software de código aberto.

Eu acredito que cada um é cada um. Se a pessoa quiser gastar seu tempo livre pra fazer um software, e não quer criar mecanismos de copyright, e eu com isso? Não é porque algumas pessoas acham maluquice, que dá direito a elas de impedir a ação.

A

Porque ele quer contribuir com a comunidade ou mostrar o que ele sabe fazer pra ser empregado é uma boa resposta?

A

Cara, inicialmente quando o Stallman criou o movimento, a idéia era para cientistas da computação trocarem fontes afim de evoluirem nas suas implementações (considerando que qualquer mula sabe que nada se constroi do zero). Só que o movimento GNU/Linux se tornou tão forte, mas tão forte que as empresas começaram a querer fazer parte do movimento e para isso tiveram que aceitar as licencas impostas pelos criadores dos fontes. E aí vai cara… virou uma bola de neve e hoje é moda mundial…

F

Pensando um pouco acho que se resume a “comunidade”, sim isto mesmo, uns ajudandos os outros, cada um com ideias que complementam as do outro, e a coisa vai ficando melhor a cada dia, mas nem por isso todos estao ali de graça, é o velho ditado “é dando que se recebe”, vai atraz dos que se destacam? Trabalham onde bem entender e ganhando MUITOOO, e entao foi de graça?

Claro que tem muito coder ae que ajuda e nao ganham nada, mas tambem só ajudam, nao foram os criadores das ideias.

Eu acho que isso vai alem do capitalismo, vai da natureza humana mesmo em querer ajudar, quer exemplo melhor que o proprio GUJ??? Afinal de contas, pq tem tanta gente aqui respodendo duvidas dos outros o dia todo e de GRAÇA??? Responda essa e respondera uma parte da sua duvida!!!

T

fredferrao:
Pensando um pouco acho que se resume a “comunidade”, sim isto mesmo, uns ajudandos os outros, cada um com ideias que complementam as do outro, e a coisa vai ficando melhor a cada dia, mas nem por isso todos estao ali de graça, é o velho ditado “é dando que se recebe”, vai atraz dos que se destacam? Trabalham onde bem entender e ganhando MUITOOO, e entao foi de graça?

Claro que tem muito coder ae que ajuda e nao ganham nada, mas tambem só ajudam, nao foram os criadores das ideias.

Eu acho que isso vai alem do capitalismo, vai da natureza humana mesmo em querer ajudar, quer exemplo melhor que o proprio GUJ??? Afinal de contas, pq tem tanta gente aqui respodendo duvidas dos outros o dia todo e de GRAÇA??? Responda essa e respondera uma parte da sua duvida!!!

Você quer dizer que todos os desenvolvedores opensource são bem empregados baseado em quê? Achômetro? Aquele do Ruby que escreveu em seu blog que Ruby era um gueto (esqueci o nome dele, acho que era Zed Shaw, mas não tenho certeza) estava desempregado e se ferrando apesar de criar uma ferramenta que muitos programadores e empresas que usam Ruby precisam.

Responder dúvidas quanto a tecnologias não é diferente de escrever um livro ou um blog ensinando outros a usar alguma tecnologia, ou seja, é apenas disseminação do conhecimento. Implementar um sistema, testá-lo, escrever a documentação, e melhorá-lo é uma atividade totalmente diferente.

F

Thiagosc:
fredferrao:

Você quer dizer que todos os desenvolvedores opensource são bem empregados baseado em quê? Achômetro? Aquele do Ruby que escreveu em seu blog que Ruby era um gueto (esqueci o nome dele, acho que era Zed Shaw, mas não tenho certeza) estava desempregado e se ferrando apesar de criar uma ferramenta que muitos programadores e empresas que usam Ruby precisam.

Responder dúvidas quanto a tecnologias não é diferente de escrever um livro ou um blog ensinando outros a usar alguma tecnologia, ou seja, é apenas disseminação do conhecimento. Implementar um sistema, testá-lo, escrever a documentação, e melhorá-lo é uma atividade totalmente diferente.

Voce só esqueceu de grifar a parte: que se destacam e tambem a outra Claro que tem muito coder ae que ajuda e nao ganham nada, porra pelo menos leia o texto inteiro antes de sair rasgando verbos, mas tudo bem. Entao é apenas disseminaçao de conhecimento?? E não é isto exatamente o OpenSource?? Ou pelo menos uma parte dele? Disseminar o conhecimento, tendo todos acesso as implementaçoes como voce diz?? Quer melhor maneira de disseminar conhecimento??

T

fredferrao:
Thiagosc:
fredferrao:

Voce só esqueceu de grifar a parte: que se destacam e tambem a outra Claro que tem muito coder ae que ajuda e nao ganham nada, porra pelo menos leia o texto inteiro antes de sair rasgando verbos, mas tudo bem. Entao é apenas disseminaçao de conhecimento?? E não é isto exatamente o OpenSource?? Ou pelo menos uma parte dele? Disseminar o conhecimento, tendo todos acesso as implementaçoes como voce diz?? Quer melhor maneira de disseminar conhecimento??

Porra, você deveria seguir seus próprios conselhos. Segundo o seu próprio comentário aqueles que contribuem e não conseguem nada é porque “não foram so pais da idéia ou não se destacam”. Baseado em quê? Eu citei um exemplo de um desenvolvedor que criou uma aplicação muito útil e você simplesmente ignorou.

Open source não tem nada a ver com conhecimento, mas apenas com a distribuição de software de forma gratuita. O conhecimento sobre como sistemas operacionas, compiladores, etc, já está amplamente disponível em forma de livros. A implementação é apenas aplicar um conhecimento já existente, ou seja, para entendê-la você precisa antes conhecer a teoria.

A implementação é apenas horas de trabalho de diversas pessoas a custo de 0 reais.

Aliás, o código em si é irrelevante para se conhecer qualquer coisa, pois tudo pode ser descrito em forma de pseudo código ou matemática. Livros geralmente contem inúmeros exemplos de código de como algum conceito funciona, e muitos vem até com um CD contendo o código usado nos exemplos.

B

Thiago, você é desenvolvedor/implementador?

Nunca aprendeu nada estudando o código que outras pessoas fizeram? Aliás, já aprendeu qualquer coisa vendo outra pessoa fazer, ou foi estudar livros para ver como se fazia? (a pergunta é retórica, tenho certeza que já)

Qual é a dificuldade em entender que não precisamos cobrar por todo conhecimento que compartilhamos? Espera retorno financeiro em tudo que é feito?

Eu gosto da metodologia de desenvolvimento em código aberto por que me parece ser a maneira ideal de melhorar um código, dele ser usado por mais pessoas, para mais fins diferentes, e para eu aprender de volta com isso. Prazer de vê-lo funcionando, e de muita gente gostar do teu trabalho e te agradecerem por isso.

T

Não, sempre busquei livros. É impossível aprender como um sistema operacional funciona sem saber o básico, entre outras coisas.

Bruno Laturner:

Qual é a dificuldade em entender que não precisamos cobrar por todo conhecimento que compartilhamos? Espera retorno financeiro em tudo que é feito?

Compartilhar conhecimento é ok. Dar um software completo, testado, documentado e funcionando sem cobrar nada não é ok.

Bruno Laturner:

Eu gosto da metodologia de desenvolvimento em código aberto por que me parece ser a maneira ideal de melhorar um código, dele ser usado por mais pessoas, para mais fins diferentes, e para eu aprender de volta com isso. Prazer de vê-lo funcionando, e de muita gente gostar do teu trabalho e te agradecerem por isso.

Muitos podem gostar do seu trabalho e te agradecer por isso pagando. Ambas as situações não são mutualmente exclusivas.

Sobre “melhorar” o código, discordo totalmente. Qualquer projeto precisa de um líder que estabeleça direções. É assim que se melhora algo, não com opensource.

J

Isso se o foco do seu trabalho for o software.

Usando o exemplo do Ruby on Rails que você citou lá atrás. O desenvolvedor do framework criou o Rails para si mesmo, era apenas um framework que ele fez para ajudar a si próprio no desenvolvimento de suas apps, como o dinheiro dele vinha dos sites que ele criava e não do framework em si, ele resolveu liberar o código para a comunidade, e veja, com a visibilidade que ele obteve, com certeza ele ganha bem mais com o sites que cria.

Quase todos os projetos de software livre seguem esse ciclo, são ferramentas que são usadas, mas não são necessariamente o foco do trabalho dos seus desenvolvedores.

S

Thiagosc:
Muitas pessoas confundem opensource com liberdade de idéias, mas como o código fonte de uma aplicação significa liberdade?

Idéias qualquer um pode ter. Tanto que existem seriados como Jornadas nas Estrelas onde inventam tecnologias que não existem atualmente. Pensar em algo e comunicar esse algo a outros é normal.

O código fonte, por outro lado, é a implementação de uma idéia. Envolve tempo e investimento, seja em termos de educação, contratar funcionários, material, etc.

Uma idéia é apenas uma idéia, mas a implementação não é para qualquer um. Por que distribuir código fonte de graça?

não seja ingénuo. Ninguem faz nada de graça. Destribuir codigo fonte sem custo não significa que não ha retorno no investimento. O retorno pode vir de outras formas. A forma mais normal é que ao disponibilizar o codigo aberto outras pessoas contribuam diminuido bugs, melhorando a implementação e evoluindo o software em geral. Se vc fosse fechar o codigo teria que contratar pessoas para fazer a mesma coisa, ou seja, seria bem mais caro. Outra vantagem é a demo. qualquer um em qualquer lugar pode instalar uma demo e avaliar se gosta do software. Mesmo que não altere o código, o software ganha massa de usuários e isso leva outras pessoas a participar do desenvolvimento.
Outras formas existem. Por exemplo, o cara que criou o orkut foi só por diversão, mas quando o google comprou a ideia e contratou o cara , a diversão virou coisa séria.

Embora alguns ideologistas possam achar que movimento opensource é um fenomeno cultural e até politico, na realidade não passa de um movimento economico. Menos custo por mais retorno. Simples assim.

G

Se a pessoa que teve o trabalho de codificar, testar, documentar e colocar para funcionar acha que é Ok, quem somos nós para dizer que não? :slight_smile:

R

Você nunca aprendeu nada enquanto codificava/codifica? Você já pensou no tanto de conhecimento que se adquire participando de projetos open source? (fora o que o pessoal já comentou sobre visibilidade, etc,etc,etc)

Ou você acha que tudo que você precisa aprender está em livros?

B

Thiagosc:
Bruno Laturner:

Compartilhar conhecimento é ok. Dar um software completo, testado, documentado e funcionando sem cobrar nada não é ok.

Bem, pode dar a opinião que quiser, mas esse é um modelo válido, que está fazendo muito sucesso, e o resultado dele está em boa parte da base de software que possuímos hoje no mundo, principalmente na infraestrutura da internet. Funciona.

Thiagosc:
Bruno Laturner:

Muitos podem gostar do seu trabalho e te agradecer por isso pagando. Ambas as situações não são mutualmente exclusivas.

Realmente não são exclusivas. O que digo é que este modelo possui um bom retorno, seja ele financeiro ou não. Basta administrar esse retorno.

Outro caso que conheço de um desenvolvedor de software open source que estava passando por apuros financeiros foi o Daniel Robbins, fundador da distribuição Gentoo Linux. Por um tempo ele parou de contribuir e até arranjou um emprego lá na Microsoft, numa divisão de pesquisa de software livre (alguns xiitas até ficaram chocados).

Como tudo, eu digo que você tem que sabe administrar o teu tempo, entre ganhar o teu pão de cada dia, e o o que você faz fora disso.

Para levantar e manter um projeto de sucesso, você precisa de um bom líder. Este bom líder pode não estar na tua cidade, nem no teu país. Quem sabe o encontre lá no Canadá, na Finlândia, Índia, África do Sul ou na Nova Zelândia. Para melhorar código, você precisa de melhores desenvolvedores, e um deles pode ser você, amanhã, depois de ler um livro, conversar com alguém sobre o assunto, estudar código de outras pessoas. Outro deles também pode ser alguém lá do Japão.

Eu digo que com um projeto aberto, é muito mais fácil juntar pessoas de diferentes nacionalidades, muito melhores que você, que são capazes de te elevar a um nível maior de conhecimento.

Num projeto fechado, você dificilmente sai do ambiente local e conhece pessoas assim.

A

Para um software evoluir eu preciso de alguém ditando a direção ??? sério ??? Porque ??? O dono da verdade existe ??? e a Bala de Prata ?? Também ???

Software de Graça… hauhauahauahuaahuahauaauhauahauahuahauauhaua… acha que Open Source é realmente de graça ?? Isso é sério mesmo ?? Eu sinceramente não acredito…

Acho que perdeste algum a licitação pra algum Open Source da vida e tá Puto… hehehehe

Falows :wink:

J

Pessoalmente eu gosto da filosofia do Software Livre.

Qualquer empresário no mundo que conhecer esse modelo de negócio vai preferir trabalhar com ele.
É muito mais seguro, mais prático e mais economico. Enfim, é melhor em milhões de aspectos.

Dissiminar idéias é bom, distribuir código fonte é melhor ainda.

[off]
Pessoal,

Querem um conselho, não percam seu tempo discutindo com o Thiagosc :roll:

Se vcs olharem os tópicos que ele já criou boa parte é totalmente tendensiosa e só visa gerar Flames

Sem contar que vcs vão passar a vida discutindo e ele vai continuar repetindo as mesmas coisas, vide: http://www.guj.com.br/posts/list/142671.java

Desconfio seriamente que ele é funcionário da MS ou outra empresinha qualquer que treme de medo da comunidade Open Source/Software Livre
[/off]

V

Pegue por exemplo um software free desconhecido de todos aqui no fórum, chamado Java. Depois, multiplique o número de certificações no ano, pelo preço de certificação (ou por uma margem de lucro, mesmo pequena). Finalmente, some aos lucros vindo de consultorias e treinamentos oficiais. Some também os valores vindos dos materiais didáticos, como livros e apostilas, da Sun Press.

Então… se pergunte: O Java não trouxe dinheiro nenhum?

Note que todos esses canais de renda seriam menos lucrativos se fosse caro adquirir o Java.

V

Concordo com você. E, esse tópico, não deixa de ser uma extensão do outro, portanto, está duplicado. Quem quiser, siga a discussão que está lá. E já bastante quente.

Criado 4 de novembro de 2009
Ultima resposta 5 de nov. de 2009
Respostas 18
Participantes 13