Quanto voce vale?

99 respostas
S

Todo mundo já quis saber quanto vale e quanto o mercado está disposto a pagar por seu serviço. Pois bem, eu tenho uma ótima noticia para voce, voce provavelmente vale mais do que é pago. Surpreso? Talvez nem tanto…

O deficit de profissionais de TI chegará a 45.000, veja bem, eu disse profissionais não picaretas travestidos de profissionais. :lol:
Isso significa que se voce não souber vender seu peixe na entrevista e na negociaçao de salario voce será contratado por menos e muito menos do que voce vale.
Pior que isso, voce estará acabando com o mercado pois outros profissionais terão mais dificuldade em obter melhor remuneração porque voce se vendeu por baixo.

Constatações

Falei com um grande amigo ai mesmo de SP que está ganhando coisa de R$ 55,00 a hora PJ. Muita gente pode achar um valor alto demais, mas não é sabe porque? A empresa tira em cima dele bem mais que isso e pode pagar. Então antes de mais nada, valorize seu trabalho, sua certificação, sua faculdade e sua experiencia. Não cobre pouco! SE voce não é mais iniciante pesquise o que seus amigos estão ganhando e peça mais um pouco mais sempre e nunca menos.

Artimanhas que as empresas usam

As empresas fazem de tudo pra jogar o teu valor pra baixo, algumas delas são muito comuns:

Dizer que é uma grande oportunidade pra voce irrecusavel e se voce não aceitar irá se prejudicar. Mentira voce terá N outras oportunidades se não te pagam o suficiente não é boa oportunidade.

A empresa irá crescer e voce junto. A unica coisa que cresce é o bolso do dono.

Irão te contratar por um valor abaixo do que voce pediu e depois fazem uma promessa de aumento posterior. É a maior mentira que já vi, empresas não dão aumento em curto prazo jamais.

A empresa te oferece maravilhosos beneficios que valem mais do que dinheiro. Mentira! Você só paga aluguel, prestação de carro, escola dos filhos com DINHEIRO! Beneficio nenhum é melhor que dinheiro vivo só barras de ouro do Silvio Santos valem mais que dinheiro!

Em busca de novos desafios

Se voce já está em uma empresa, pesquisou e não acha que ganha o suficiente não é pecado pedir aumento ou equiparação com os colegas.
Se te foi negado ou prometeram pra ‘quando a coisa ficar melhor’ comece a cair fora. Buscar novos de$afio$ pois esta empresa nunca vai te pagar o que voce merece. Na nova empresa voce irá conseguir entrar ganhando o que voce merece, na antiga certamente não pois é de praxe empresas de TI não valorizarem que já deu o sangue por ela anteriormente. Isto também é fato. Trocar de emprego é a melhor solução pra aumentar o salário e a empresa amarga o prejuizo de ter que contratar outra pessoa e treina-la novamente!

Depois não reclame que as empresas pagam pouco e nos exploram, a culpa muitas vezes é de nós mesmos! 8)

99 Respostas

A

Olá como vai?

Desculpe fazer essa pergunta, talvez nem caiba no contexto, mas você me despertou uma questão interessante ->
Profissionais de TI nunca fazem greve rs?! Nunca ninguém tomou a iniciativa?! rs Que merd***… rs

A

cara,

concordo plenamente com vc, mas o grande culpado somos nós msm, por aceitar isso. :?
Eu tenho um conceito comigo, quem precisa da gente são as empresas, não agente que precisa das empresas.

t+

M

Devo concordar que o mercado há muitas empresas pagando pouco e há “profissionais” aceitando, recentemente vi uma proposta para SENIOR pagando R$ 4.000,00, PO FALA SÉRIO isso para um SENIOR é sacanagem e quando contratam acabam contratando um PLENO e assim as empresas vão se virando.

Depois de um tempo tipo 3 anos na área decidi me arriscar e pedir salários que anteriormente considerava absurdos tipo R$ 7.000,00 CLT PLENO, mas vi que não é um bixo de 7 cabeças pois só os cursos que eu fiz, faculdade, livros, certificações e tempo gasto para aprender foi um investimento que deveria dar retorno então chutei o balde mesmo pois se eles querem alguem realmente disposto a fazer acontecer que pague por isso. Então para mim arriscar mas sabendo o que faz é viável e é algo valorizado.

Creio que os profissionais devem se arriscar mesmo pois se conseguem cumprir com suas obrigação nada melhor que ganhar bem por isso.

F

Tudo sempre depende de quanto baixo você baixa as calças :lol: :lol: :lol: :lol:
Algumas empresas “com nome” contratam estagiários para contratos sem remuneração :lol: :lol: :lol:
Galerá, acordem pelamorrrrr de Deus!!

R

Teve uma vez que fiquei alocado em um cliente e a consultoria me pagava R$35,00/hora. Depois de mais de um ano no cliente eu acabei pegando amizade com o pessoal de lá e um certo dia o gestor acabou me falando sobre valores, e disse que a consultoria cobrava R$120,00/hora pelo meu trabalho. Isso mesmo, eu não ganhava nem 1/3 do que o cliente pagava para a consultoria, sendo que as únicas vezes que a consultoria falava comigo eram no final do mês, para eu enviar a planilha de horas. Depois disso eu ainda descobri que os desenvolvedores mais novos contratados pela mesma consultoria ganhavam mais do que eu, sendo que eu tinha que treiná-los no framework, que era interno (feito há muitos anos pela empresa) e sem documentação nenhuma, e fora que eu já trabalhava para a consultoria há um bom tempo. Eu acabei reclamando e meu valor aumentou um pouco, mas mesmo assim não chegou nem a 50% do que a consultoria cobrava, porém se tivesse ficado calado ia continuar como estava. Depois disso eu nunca mais pedi valores baixos em entrevistas. Aliás, se fosse possível, eu gostaria de ter contrato direto com as empresas que fico alocado, sem ter a consultoria no meio, que não faz nada e fica com a maior parte do valor. Veja meu caso, se fosse direto eu ficaria extremamente feliz com por exemplo R$80.00/hora e a empresa também, pois seria R$40,00 a menos por hora que ela teria que pagar. Então eu concordo com você, acho que devemos cobrar mais alto e nivelar por cima, e não por baixo.

F

andredecotia
Com relação a greves, tá ai uma coisa que gostaria de ver. Mas como nossa área parece ser bem desunida acho muito improvável. Entre todas as profissões, provavelmente, é a única que ainda não foi regulamentada. Será que tenho razão… :lol: :lol: :lol: :lol:

A

por isso que eu to desempregado viu…
mas para ganhar pouco pelo que eu sei, eu prefiro ficar em casa ajudando o pessoal do GUJ… :smiley:

M

por isso que eu to desempregado viu…
mas para ganhar pouco pelo que eu sei, eu prefiro ficar em casa ajudando o pessoal do GUJ…

Rachei…
xD cade o btn ‘CURTIR’ ???

É isso mesmo se tu não se valorizar , quem vai? Um Engenheiro Eletricista ou Aeronáutico SN ganha quanto? Nós da área temos que estudar as mesmas matérias ‘fodas’ dos outros cursos citados anteriormente , se bobiar nós estudamos muito mais para certificações,pós e todas essas sopas de letrinhas para estar sempre atualizado com novas e mil tecnologias que vem aparecendo , eu sou técnico em eletrônica formado pelo SENAI e consegui uma boa colocação no mercado somente com o curso , ganho até bem e trabalho na area de Engenharia Ferroviária ,Só que eu gosto de programação vo fazer oque?
Fui lá fiz um curso técnico em Informática,Fiz uns cursos de Java e comecei a faculdade ,to me matando de estuda, só que ta foda para entrar na area , vo tirar uma certificação para ve se facilita um pouco .
Oque vejo , é que como o amigo citou , não tem uma legalização da area , estipulando niveis como tecnicos ou engenheiros ou analistas e assim por diante , qualquer um pode ser um Arquiteto … oque não é falado é o quanto voce vai ter que se matar de estudar para ser um , e a empresa ainda ter a cara de pau de oferecer 5k para um profissional que fez pós , certificação , MBA e o caramba !@#$%¨, tomara que isso mude um dia…

M

mas será que a aceitação de salários baixos , não se deve à falta de confiança no seu proprio conhecimento??
Tipo, eu agora estou trabalhando como estágiario em programação JAVA, para mim eu acho que já ganho um bom salário, pois ainda não tenho tanto conhecimento e tenho medo de exigir mais e sei que poderia ganhar muito mais e partir para um contrato CLT…
Quem sabe é por isso que muitos aceitam essas mixarias, pois não tem confiança em si mesmo, que acham que se pagar lá seus R$ 2.500,00 já está bom pois estará aprendendo… e por ai vai…

A

Calma lá galera, isso já está ficando crítico em nossa área… O Sparc tocou em um ponto interessante que é a sua valorização pessoal…

Grana alta vem com tempo de mercado. Não importa quantas faculdades você tenha, pós, certificações, etc.

Eu pelo menos contrataria alguém com um valor alto se o cara me mostrasse resultado, projetos entregues, etc.

Tá tendo muita gente entrando no mercado agora, querendo ganhar quantias exorbitantes só porque é formado, ou tem certificação X ou Y.

Não é bem assim, sem que tem gente muito fera que ainda não sabe valorizar o seu trabalho o quanto deveria, ganhando abaixo do que vale, pelo falso conforto de ter o emprego garantido. Mas no geral, o cara que é experiente no mercado, sabe negociar, sabe quanto vale, é pago pelo que vale se souber negociar, pois esse cara está no mercado há bastante tempo e já sabe como a banda toca.

A maioria desses profissionais, já meteu a cara em Sistemas próprios e já negociou com clientes, já foi um mini empresário e sabe das mazelas de ser um nesse país em que vivemos…

Então, na boa pessoal, quando vejo palavras como GREVE, Regularizar profissão, etc… Não vejo nada mais nada menos do que alguém que está começando no jogo querendo ganhar rios de dinheiros… Isso não é assim em lugar nenhum, um bom advogado não ganha rios de dinheiro até ter provado seu valor, ele passa noites em claro mendigando casos ralé pra poder chegar em um nível alto… Um médico pra ganhar muito rala anos de faculdade + residência pra poder ganhar o que ganha…

Menos galera, bem menos… O mercado joga conforme as suas regras e o jogo não vai mudar, empresários continuarão tentando baixar, cabe a nós continuarmos tentando aumentar, de acordo com trabalho apresentado. Hoje ganho um salário top para o lugar que moro, mas já ganhei R$ 600,00/mês rindo de orelha a orelha por terem me dado uma oportunidade de entrar no mercado, e olha que faria tudo de novo.

Abs[]

J

Antes eu ficava inconformado com a disparidade do lucro que a empresa tinha e o valor pago do salário. Mas notei que isso não irá mudar nem em 5, 10, 50 anos.
Se realmente quer ter controle sobre o quanto se ganha, é preciso ter experiência, conhecimento profundo, bom networking e estar na cidade certa.

É irreal querer ganhar super bem numa cidade onde judas perdeu as botas, ou que tenha cartel entre as empresas, ou não ter experiência e nem conhecimento para
pegar um projeto afundando e transformá-lo num projeto lucrativo para a empresa.

Se realmente queremos ganhar bem, temos que sair da zona de conforto e procurar ver o que nos falta para chegar nesse objetivo de um salário justo, e parar
de ser inocente que fatores externos irão resolver isso sem a gente precisar se esforçar.

No meu caso em particular faltava estar trabalhando na cidade certa, e depois que sai da zona de conforto, consegui agora ter um salário justo :smiley: numa cidade próxima da minha.

D

No sul pode até ser bom, mas no Ceará temos um problema grande de cartéis.
Aqui as empresas mantém um acordo de não pegar o profissional de outra empresa, para assim evitar o aumento de salário por parte dos profissionais em caso de proposta/contra-proposta, e a maioria dos profissionais se submete a isso, os maus profissionais aceitam salários muito baixos em relação ao mercado porque não conseguem coisa melhor por conta da incapacidade deles.
No Ceará nós temos os mais baixos salários de TI, com um alto índice de variação. Junior ganha entre 1200 e 1400, pleno entre 1600 e 2000, e senior nunca chega a 3500, e quando chega é por um contrato de “toma um por fora”, só pra não pagarem impostos de um contrato CLT.

F

Devo concordar que o mercado há muitas empresas pagando pouco e há “profissionais” aceitando, recentemente vi uma proposta para SENIOR pagando R$ 4.000,00, PO FALA SÉRIO isso para um SENIOR é sacanagem e quando contratam acabam contratando um PLENO e assim as empresas vão se virando.

Depois de um tempo tipo 3 anos na área decidi me arriscar e pedir salários que anteriormente considerava absurdos tipo R$ 7.000,00 CLT PLENO, mas vi que não é um bixo de 7 cabeças pois só os cursos que eu fiz, faculdade, livros, certificações e tempo gasto para aprender foi um investimento que deveria dar retorno então chutei o balde mesmo pois se eles querem alguem realmente disposto a fazer acontecer que pague por isso. Então para mim arriscar mas sabendo o que faz é viável e é algo valorizado.

Creio que os profissionais devem se arriscar mesmo pois se conseguem cumprir com suas obrigação nada melhor que ganhar bem por isso.

O que??? Eu sou registrado como programador sênior e ganho só 2,5 mil !!! Que otário eu sou!!

A

doravan:
Aqui as empresas mantém um acordo de não pegar o profissional de outra empresa, para assim evitar o aumento de salário por parte dos profissionais em caso de proposta/contra-proposta, e a maioria dos profissionais se submete a isso, os maus profissionais aceitam salários muito baixos em relação ao mercado porque não conseguem coisa melhor por conta da incapacidade deles.
No Ceará nós temos os mais baixos salários de TI, com um alto índice de variação. Junior ganha entre 1200 e 1400, pleno entre 1600 e 2000, e senior nunca chega a 3500, e quando chega é por um contrato de “toma um por fora”, só pra não pagarem impostos de um contrato CLT.

Curioso a colocação Doravan, pois tenho colegas em Fortaleza que estão ganhando bem por essa faixa mesmo e alguns deles vieram de SP para trabalhar em Fortaleza.

A faixa deles está entre 3500 - 4000, mas… 2 pontos:

1 - Qualidade de vida em Fortaleza é mais que o triplo que em São Paulo;

2 - Custo de vida em Fortaleza é quase o triplo menos que em SP (Segundo eles);

Ou seja estão ganhando metade do que ganham lá, porém vivendo 3 vezes melhor e gastando 3 vezes menos… será que seria justo estarem ganhando os mesmo 7000 ???

Achei bem curioso seu levantamento da questão mesmo, pois nunca havia visto ninguém reclamar do Ceará… Obrigado pelo Feedback, sempre considerei ir morar em Fortaleza. Estou até estudando umas propostas.

Pergunta: esse custo de vida, realmente confere ???

Abs []

A

Esse é um problema mais do mercado do que propriamente da empresa…

Se alguém é realmente Sênior em alguma área (e quando digo Sênior, peço que esqueçam o rótulo dado por uma empresa e sim Sênior de verdade, com projetos na bagagem) e ganha pouco, esse alguém é realmente Otário, ou está mal informado do quanto pode ir além (já ví 1 caso assim).

Agora se o cara entrou na empresa como Sênior (rótulo) mas na verdade é um iniciante que está agoniado atrás de emprego e ganhou essa boquinha, cala a boca e trabalha, corre atrás e mostra serviço. Se não aguentar ou for cobrado como Sênior depois, pula fora da empresa.

Isso é o que chamamos no mercado de “Empresa Trampolim”. As pessoas entram nela para adiquirirem experiência e depois que as têm, pulam fora. Pode ser sacanagem com a empresa usá-la para ganhar experiência, mas também foi sacanagem dela colocar um salário de 2.500 pra Sênior…

Pra mim a mamtemática é simples, seuma empresa usa o mercado a favor dela, use-o a favor de você.

Abs []

F
fracassado wrote:O que??? Eu sou registrado como programador sênior e ganho  2,5 mil !!! Que otário eu sou!!

Esse é um problema mais do mercado do que propriamente da empresa...

Se alguém é realmente Sênior em alguma área (e quando digo Sênior, peço que esqueçam o rótulo dado por uma empresa e sim Sênior de verdade, com projetos na bagagem) e ganha pouco, esse alguém é realmente Otário, ou está mal informado do quanto pode ir além (  1 caso assim).

Agora se o cara entrou na empresa como Sênior (rótulo) mas na verdade é um iniciante que está agoniado atrás de emprego e ganhou essa boquinha, cala a boca e trabalha, corre atrás e mostra serviço. Se não aguentar ou for cobrado como Sênior depois, pula fora da empresa.

Isso é o que chamamos no mercado de "Empresa Trampolim". As pessoas entram nela para adiquirirem experiência e depois que as têm, pulam fora. Pode ser sacanagem com a empresa usá-la para ganhar experiência, mas também foi sacanagem dela colocar um salário de 2.500 pra Sênior...

Pra mim a mamtemática é simples, seuma empresa usa o mercado a favor dela, use-o a favor de você.

Abs []

Poxa, meu caso é falta de pesquisar o mercado, não sabia que estava ganhando tão absutdamente mal... Tenho meia década de experiência, já fiz uns 4 projetos grandes e vários menores. Agora mesmo estou terminando meu atual projeto que vale 1 milhão de reais (segundo meu patrão), fiz em 10 meses sozinho. Ainda tenho que aturar meu gerente arrogante e meus colegas que me boicotam.

Meus deus! Como sou otário demais !

A
fracassado:
fracassado wrote:O que??? Eu sou registrado como programador sênior e ganho  2,5 mil !!! Que otário eu sou!!

Esse é um problema mais do mercado do que propriamente da empresa...

Se alguém é realmente Sênior em alguma área (e quando digo Sênior, peço que esqueçam o rótulo dado por uma empresa e sim Sênior de verdade, com projetos na bagagem) e ganha pouco, esse alguém é realmente Otário, ou está mal informado do quanto pode ir além (  1 caso assim).

Isso é o que chamamos no mercado de "Empresa Trampolim". As pessoas entram nela para adiquirirem experiência e depois que as têm, pulam fora. Pode ser sacanagem com a empresa usá-la para ganhar experiência, mas também foi sacanagem dela colocar um salário de 2.500 pra Sênior...

Abs []

Poxa, meu caso é falta de pesquisar o mercado, não sabia que estava ganhando tão absutdamente mal... Tenho meia década de experiência, já fiz uns 4 projetos grandes e vários menores. Agora mesmo estou terminando meu atual projeto que vale 1 milhão de reais (segundo meu patrão), fiz em 10 meses sozinho. Ainda tenho que aturar meu gerente arrogante e meus colegas que me boicotam.

Meus deus! Como sou otário demais !

Cara, eu acho que só por você achar que estava com um salario de sênior mostra que você não deve ser realmente um sênior. Um sênior precisa sacar muito... Talvez você esteja ganhando bem pela sua bagagem de conhecimento e te deram o título de sênior na sua empresa.

F

Aí não sei… O que diferencia um sênior ?

A

Eu acho que salário é relativo, depende muito do perfil e perfil não é só experiência. Cada empresa tem sua forma de titular os desenvolvedores, acho que o que define um desenvolvedor sênior é sua bagagem de conhecimento: ter fortes habilidades em design de aplicações, atuar na frente de vários tipos de projetos, conhecer várias tecnologias, etc. Um dev sênior deve dar o exemplo, manter suas habilidades atualizadas e trazer novos conhecimentos para o resto da equipe.

Mas fala aí pra gente, quais são suas habilidades?

F

Eu acho que salário é relativo, depende muito do perfil e perfil não é só experiência. Cada empresa tem sua forma de titular os desenvolvedores, acho que o que define um desenvolvedor sênior é sua bagagem de conhecimento: ter fortes habilidades em design de aplicações, atuar na frente de vários tipos de projetos, conhecer várias tecnologias, etc. Um dev sênior deve dar o exemplo, manter suas habilidades atualizadas e trazer novos conhecimentos para o resto da equipe.

Bem, eu resolvo qualquer problema de programação. Para mim não há nada impossível, apenas trabalhoso. Conheço design patters, engenharia de software, já coordenei trabalhos de outros programadores, conheço vários frameworks e várias tecnologias diferentes.

Porém no meu trabalho atual, não uso nem 50% de tudo isso…

A

fracassado:

Bem, eu resolvo qualquer problema de programação. Para mim não há nada impossível, apenas trabalhoso. Conheço design patters, engenharia de software, já coordenei trabalhos de outros programadores, conheço vários frameworks e várias tecnologias diferentes.

Porém no meu trabalho atual, não uso nem 50% de tudo isso…

Independente de tudo isso faça outras entrevistas pra você ver o que o mercado acha de você.

V

rogeriopaguilar:
Teve uma vez que fiquei alocado em um cliente e a consultoria me pagava R$35,00/hora. Depois de mais de um ano no cliente eu acabei pegando amizade com o pessoal de lá e um certo dia o gestor acabou me falando sobre valores, e disse que a consultoria cobrava R$120,00/hora pelo meu trabalho. Isso mesmo, eu não ganhava nem 1/3 do que o cliente pagava para a consultoria, sendo que as únicas vezes que a consultoria falava comigo eram no final do mês, para eu enviar a planilha de horas. Depois disso eu ainda descobri que os desenvolvedores mais novos contratados pela mesma consultoria ganhavam mais do que eu, sendo que eu tinha que treiná-los no framework, que era interno (feito há muitos anos pela empresa) e sem documentação nenhuma, e fora que eu já trabalhava para a consultoria há um bom tempo. Eu acabei reclamando e meu valor aumentou um pouco, mas mesmo assim não chegou nem a 50% do que a consultoria cobrava, porém se tivesse ficado calado ia continuar como estava. Depois disso eu nunca mais pedi valores baixos em entrevistas. Aliás, se fosse possível, eu gostaria de ter contrato direto com as empresas que fico alocado, sem ter a consultoria no meio, que não faz nada e fica com a maior parte do valor. Veja meu caso, se fosse direto eu ficaria extremamente feliz com por exemplo R$80.00/hora e a empresa também, pois seria R$40,00 a menos por hora que ela teria que pagar. Então eu concordo com você, acho que devemos cobrar mais alto e nivelar por cima, e não por baixo.

Num sei não… para a empresa, a certeza que, caso vc resolva sair, outro recurso estará pronto para lhe substituir, vale muito mais do que 40 reais.

S

é pessoal, quem faz o ‘SINDICATO’ acaba sendo nós mesmos. na pratica agente que deve lutar pelo que nós queremos. se voce acredita que está ganhando menos que o merecido nada mais justo que lutar por isso. e geralmente na nossa área só trocando de empresa mesmo.

Relativo sim mas na hora de pagar contas não há relatividade nenhuma. Cada um possui suas necessidades basicas de transporte, alimentação e moradia. Logo se a pessoa ainda não alcançou o valor desejado é bom correr atrás pra conseguir.

F

Vixe, esse foi mais otário do que eu!

Eu também já trabalhei em consultoria no começo da minha carreira. Eu pedi um valor baixo (R$ 15 a hora) porque não sabia muito (sabia quase nada), e no final a consultoria se ferrou porque eu atrazei o projeto até o orçamento deles acabar e eles perderam por isso outros projetos dessa empresa que eu estava alocado… Lição para eles: o barato sai caro.

S

Existe uma coisa ai pessoal que é a margem de lucro. A empresa que contrata nos moldes do amigo acima exige este valor porque tem que manter uma estrutura interna de pessoas do administrativo e sem falar no fluxo de caixa. Com isso, a empresa espera maximizar seu lucro para que no futuro quando tiver poucos projetos não quebre isso tambem é legitimo e natural pois ele tem o contrato comercial com o cliente e voce NÃO tem.

Mas é natural tambem voce tentar pegar um pouco mais desse lucro para si mesmo em um valor que seja compativel com o seu conhecimento. Agora mesmo estou metendo ficha em propostas pra R$ 60,00 a hora se alguém pagar é lucro senão continuo onde eu estou agora na minha cidade mesmo.
Mas torçam pra que eu consiga. :lol: :lol: :lol: 8)

F

Existe uma coisa ai pessoal que é a margem de lucro. A empresa que contrata nos moldes do amigo acima exige este valor porque tem que manter uma estrutura interna de pessoas do administrativo e sem falar no fluxo de caixa. Com isso, a empresa espera maximizar seu lucro para que no futuro quando tiver poucos projetos não quebre isso tambem é legitimo e natural pois ele tem o contrato comercial com o cliente e voce NÃO tem.

Mas é natural tambem voce tentar pegar um pouco mais desse lucro para si mesmo em um valor que seja compativel com o seu conhecimento. Agora mesmo estou metendo ficha em propostas pra R$ 60,00 a hora se alguém pagar é lucro senão continuo onde eu estou agora na minha cidade mesmo.
Mas torçam pra que eu consiga.

Só por curiosidade, qual é seu know-how, habilidades e experiências?

S

fracassado:

Mas torçam pra que eu consiga.

Só por curiosidade, qual é seu know-how, habilidades e experiências?

Já trabalhei em diversos projetos como a galera aqui, mecho com isso desde 2001 e sou formado. Mas não tenho nada de excepcional só sei umas ferramentas da Oracle que muitas outras pessoas não conhecem ainda na pratica. No fim das contas se agente corre atras e tem experiencia pode tentar ganhar mais né.

G

Acho sensacional terem aberto tópico desta idéia.
Realmente o mercado esta pagando bem, mas ainda temos empresas pagando pouco.

Entrei em Java um pouco antes da crise, tive que aceitar receber muito pouco por ter conhecimento em Java baixo, ainda mais que as empresas não acham experiência com outras linguagens relevantes …

Infelizmente hoje estou prostituindo o mercado AINDA, mas este quadro irá mudar logo menos!
Estou em uma grande consultoria, que foi comprada por um empresa gringa recentemente, e que tem a moral de pagar 2.900,00 para um pleno.

Eu acho que ele salário para um pleno é ridiculo, enfim.
Temos que aproveitar que o mercado precisa da gente, e não a gente deles.

Concordo com a ideia de que valemos mais e somos necessários, compartilhem estas ideias!
E também concordo com a ideia de que nos é que temos que fazer o sindicato, que o nosso PELO AMOR DE DEUS!

Abraços comunidade

S

outra coisa importante pessoal que eu devo dizer aqui e compartilhar com os mais novos principalmente.

Já viram o teto da previdencia no nosso pais? Pois é, ridiculos 3000 reais por mês. logo meus amigos devemos ganhar mais pra poder com isso termos nossa propria previdencia! no futuro guardar esse dinheiro ou fazer uma previdencia privada para que quando voce chegar em idade avançada não fique na mão!
é importante pensar nisso agora, quisera eu ter pensado nisso 10 anos atrás… mas ainda não é tarde tenho mais uns 40 anos pela frente ainda. :lol:

A

Quando eu digo que salário é relativo é porque é. O salário de um programador pode variar entre 2 à 6 mil reais, mas muito ganham mais do que isso porque seu empregador as vezes o vê como um cara proativo, perfil de liderança, confiável, etc e decidi que ele tem que ganhar mais, indiferente dos seus conhecimentos técnicos.

L

mas também acontece muito o contrário, gente que não sabe NADA e quer ganhar R$ 40,00 a hora, o que falar de um profissional desses?!

é quase que nem os imóveis aqui em SP. Tem cara que quer vender Kit net por 200K no centro porque “um amigo conseguiu vender também”, o pessoa trabalhando com Java tá quase no mesmo esquema: tem um amigo que ganha 6K por mês e sai pedindo esse mesmo valor, não importa que você conhece

e outra, sobre SP x Fortaleza, acho que é muito relativo o termo “qualidade de vida”. Eu por exemplo, aqui em SP, moro a 7 minutos (a pé) do meu trabalho e a 4 pontos de ônibus da faculdade. Pra mim isso é qualidade de vida, mas para outros, qualidade de vida é ganhar 2K por mês mas morar na praia

existe um outro fator que, como java está ficando muito famoso, muitas pessoas de diferentes áreas estão virando programadores Java a qualquer custo, então pode ser até que os valores-hora tendem a diminuir, principalmente pela massificação de pessoas na área

pra finalizar, você pode argumentar “existem um déficit de 45K profissionais de verdade” mas querendo ou não, hoje em dia é muito mais comum o empregador pegar um cara que nem manja muito mas bem mais barato do que contratar um Jr. direto com o valor hora bem mais alto

S

mas só faz isso empresa que quer se queimar com o cliente. por isso que o body shop é tão difamado. antigamente havia umas empresas que botavam tudo quanto é estagiario pra fazer serviço de pleno ou senior e pra faturar em cima dos caras. no fim os projetos eram fracassados por falta de uma visão mais experiente pra poder saber como as coisas devem funcionar.

o que vejo é um maior critério nos processos de seleção, tem empresa que bota um time técnico pra sabatinar o sujeito antes de contrata-lo, fazem perguntas do seu curriculo diretamente pra ver se não está mentindo. já passei por varias entrevistas como essas e se o cara não tiver preparado e seguro com certeza não passa!
Isso de contratar cara que não manja nada é comum ainda mas cada vez mais evitado pois as empresas querem evitar o desgaste com os clientes que estão cada vez mais exigentes pois há muita concorrencia neste mercado.

G

Concordo quanto a previdencia.
Não podemos acreditar que o INSS não vai falir em anos.

Esta previdencia é ridicula, infelizmente temos que apelar para previdencia privada.
A espectativa de vida aumenta cada dia mais, você vai esperar o INSS aguentar tal carga?! melhor não.

L

eu não pago previdência =[

F

outra coisa importante pessoal que eu devo dizer aqui e compartilhar com os mais novos principalmente.

Já viram o teto da previdencia no nosso pais? Pois é, ridiculos 3000 reais por mês. logo meus amigos devemos ganhar mais pra poder com isso termos nossa propria previdencia! no futuro guardar esse dinheiro ou fazer uma previdencia privada para que quando voce chegar em idade avançada não fique na mão!
é importante pensar nisso agora, quisera eu ter pensado nisso 10 anos atrás… mas ainda não é tarde tenho mais uns 40 anos pela frente ainda.

Isso é verdade. O salário de aposentadoria eu ganho por mês atravez do meu site, pelo google adsense.
O valor do salário mínimo é um lixo, não dá pra nada.

Nos último 2 anos, eu guardei 20 mil, isso é uma boa meta?

A

Leozin:
e outra, sobre SP x Fortaleza, acho que é muito relativo o termo “qualidade de vida”. Eu por exemplo, aqui em SP, moro a 7 minutos (a pé) do meu trabalho e a 4 pontos de ônibus da faculdade. Pra mim isso é qualidade de vida, mas para outros, qualidade de vida é ganhar 2K por mês mas morar na praia

Opa Leopzin, perfeita colocação cara… claro que há casos e casos e não levei isso em consideração no Post anterior…

Você tem toda razão, isso é relativo e vale para os 2 lados quando discutimos valores… Ou seja, pra você é uma coisa, pra outro pode ser outra e ambos podem estar felizes e recebendo de forma justa pelo salário que ganham…

Valew pela correção.

Abs []

A

Como lhe falei, as vezes é falta de correr atrás… Não quer dizer que vc é otário…

Só por curiosidade, és de que cidade cara ?? Se não puder falar, fala pelo menos a região.

Abs []

S

esse ponto da qualidade de vida é complicado mesmo. morei em SP uns anos e voltei pra minha cidade devido a uma proposta, agora as coisas estão feias aqui a empresa tem atrasado todo mês o salário. logo minha qualidade de vida vai por agua a baixo pois sem grana ninguem vive decentemente. :lol:

F

Primeiro: Se uma empresa receber 150,00 pela sua hora e te pagar 50,00 CLT, eu vejo que a empresa paga bem. Considere a serie de impostos que a empresa paga sobre vc, as garantias seguranças que vc tem e a empresa nao (INSS, FGTS), etc… e que todas as outras despesas da empresa bem como salario de administrativo, comercial, taxas etc… tudo isso é calculado percentualmente em cima de quanto recebem na mao de obra do quem realmente FAZ (no caso vc… mas é um conjunto, TODOS fazem um pedaco sem o pessoal do comercial talvez vc nao tivesse essa oportunidade de trabalho).

Onde a empresa ganha? em cima de vc? NAO. Em cima dos estagiarios e profissionais iniciantes que ela VENDE como profissionais de 150,00. Quem paga o pato? Vc e os demais experientes que “seguram a barra” do projeto.

Respondendo a pergunta da thread: você vale pela sua raridade.
Porque existem profissionais ganhando muito dinheiro? porque pouquissimas pessoas sabem/sao capazes de fazer o que eles sabe/fazem.

Nao adianta chorar querendo mais. Especialize-se, mostre que o que sai das suas mãos tem QUALIDADE e torne-se raro (logo, bem pago).
Lembrando que isso tem mais efetividade associando um marketing pessoal bom, e boa habilidade interpessoal.
O mega desenvolvedor bombado que resolve tudo ganha pouco, pq alguem ganha em cima dele.
O charlatão que vive do trabalho dos outros e de imagem, um dia é desmascarado (ou morre na empresa onde está).

Seja bom e saiba se vender.

F

Para mim, qualidade de vida é morar longe! Eu moro há 2 horas (de trem, metrô e ônibus) do meu trabalho e lá, é uma maravilha: colegas que me boicotam, salário incompatível. Na volta pra casa, trem, metro e ônibus todos lotadinhos que nem lata de sardinha, e todos os dias!

Isso sim é qualidade de vida! Pior que isso só o inferno.

S

pessoal aqui em sua maioria nem completou ainda 40 anos ou quem sabe nem 30 e já estão pensando em viver na praia sombra e agua fresca. :lol:

não é por ai, acho que devemos aproveitar agora enquanto somos jovens, podemos nos sujeitar a pegar metro lotado, engarrafamentos e trabalhar até de madrugada (claro se formos pagos por isto! acho que nao devemos aceitar trabalhar de graça em hipotese alguma).
Podemos suportar tudo isso agora pois somos jovens, o que devemos fazer agora é tentar ganhar dinheiro sim pra que no futuro tenhamos direito a nossa bendita qualidade de vida!
digo isso pois muitos sairam de suas cidades para ir morar em outros locais onde existem mais oportunidades cidades como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e algumas outras onde existem oportunidades onde sua cidade original não tem. dito isto, aproveitem enquanto são jovens, enfiem a faca nos estudos e nas empresas e sugue delas tudo que puder tanto de dinheiro quanto de experiencia pois quando for mais velho a coisa não vai ser assim tão facil. vai ser bom aproveitar agora pois no futuro ou voce vira servidor publico ou então se nao tiver um bom pé de meia voce estará inevitavelmente na merda.

quem puder comprar seu proprio imovel é algo recomendavel tambem, embora no meu caso eu confie mais em dinheiro vivo aplicado em ações. :lol:

estou dizendo isso pois muitas empresas podem preferir o recém formado cheio de gás ao cara que já tem muita experiencia e macaco velho do mercado, isso porque eles podem moldar o recém formado da maneira que eles querem e quem tem mais experiencia já sofre esta concorrencia. agora que tenho 30 anos tenho certeza de que já perdi muita vaga pra rapazes de 20 e poucos anos imagino eu como será isso quando eu tiver 40 ou mais… :lol:

devemos pensar nisso pessoal o tempo passa voando e se não tomamos cuidado ficamos pra trás.

e outra vamos parar ai de gastar tanto dinheiro na rua augusta, evitem gastar com superfluos. :roll:

A

Sparcx86:
pessoal aqui em sua maioria nem completou ainda 40 anos ou quem sabe nem 30 e já estão pensando em viver na praia sombra e agua fresca. :lol:

não é por ai, acho que devemos aproveitar agora enquanto somos jovens, podemos nos sujeitar a pegar metro lotado, engarrafamentos e trabalhar até de madrugada (claro se formos pagos por isto! acho que nao devemos aceitar trabalhar de graça em hipotese alguma).
Podemos suportar tudo isso agora pois somos jovens, o que devemos fazer agora é tentar ganhar dinheiro sim pra que no futuro tenhamos direito a nossa bendita qualidade de vida!
digo isso pois muitos sairam de suas cidades para ir morar em outros locais onde existem mais oportunidades cidades como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e algumas outras onde existem oportunidades onde sua cidade original não tem. dito isto, aproveitem enquanto são jovens, enfiem a faca nos estudos e nas empresas e sugue delas tudo que puder tanto de dinheiro quanto de experiencia pois quando for mais velho a coisa não vai ser assim tão facil. vai ser bom aproveitar agora pois no futuro ou voce vira servidor publico ou então se nao tiver um bom pé de meia voce estará inevitavelmente na merda.

quem puder comprar seu proprio imovel é algo recomendavel tambem, embora no meu caso eu confie mais em dinheiro vivo aplicado em ações. :lol:

Discordo, não acho só porque tenho 22 anos eu tenho que me submeter a esses trem ruim aí que você citou. Eu quero ter qualidade de vida sendo jovem ou não, se fuder agora pra depois ficar velho cheio de dinheiro e doenças? Nem fudendo…

S

acazsouza:
Sparcx86:

Discordo, não acho só porque tenho 22 anos eu tenho que me submeter a esses trem ruim aí que você citou. Eu quero ter qualidade de vida sendo jovem ou não, se fuder agora pra depois ficar velho cheio de dinheiro e doenças? Nem fudendo…

voce pode comprar seu proprio carro e ficar preso em engarrafamentos respirando CO tambem… eu digo isso pois já passei e passo muito por isto mas no fim do mes vale a pena. e não é algo permanente, é um sacrificio pra que depois de algum tempo voce possa chegar em algum lugar.
claro se puder evitar tudo bem mas acho que aqui ninguem é filho de pai rico senão não tava atras de trabalho. :lol:

L

Esse é um problema mais do mercado do que propriamente da empresa…

Se alguém é realmente Sênior em alguma área (e quando digo Sênior, peço que esqueçam o rótulo dado por uma empresa e sim Sênior de verdade, com projetos na bagagem) e ganha pouco, esse alguém é realmente Otário, ou está mal informado do quanto pode ir além (já ví 1 caso assim).

Isso é o que chamamos no mercado de “Empresa Trampolim”. As pessoas entram nela para adiquirirem experiência e depois que as têm, pulam fora. Pode ser sacanagem com a empresa usá-la para ganhar experiência, mas também foi sacanagem dela colocar um salário de 2.500 pra Sênior…

Abs []

Depende? o que seria senior pra vc? depende do que seria senior para a empresa, para ter alguma comparação tem que ter uma métrica… dependendo da métrica vc pode ser considerado junior ou senior, se a metrica for tempo teremos muitos seniors aqui, se for projetos entregues tb teremos muitos, se for doutorados teremos muito poucos, se for caras que nem o Larry Page teremos nenhum… ou seja o conceito de senior depende da métrica usada, muitos seniors para o google por exemplo não passam nem como estagiario…

D

adriano_si:
doravan:

Curioso a colocação Doravan, pois tenho colegas em Fortaleza que estão ganhando bem por essa faixa mesmo e alguns deles vieram de SP para trabalhar em Fortaleza.

Ou seja estão ganhando metade do que ganham lá, porém vivendo 3 vezes melhor e gastando 3 vezes menos… será que seria justo estarem ganhando os mesmo 7000 ???

Achei bem curioso seu levantamento da questão mesmo, pois nunca havia visto ninguém reclamar do Ceará… Obrigado pelo Feedback, sempre considerei ir morar em Fortaleza. Estou até estudando umas propostas.

Abs []

Qualidade de vida em Fortaleza? Quais as qualidades? (Não vale trânsito e poluição).

S

O fato é:

Preco é determinado pela oferta e demanda.

Ninguém pode simplesmente falar: meu preco é esse.

Por que um quadro de picasso vale muitas vezes mais que um quadro que eu pinto aqui? O produto final é muito parecido.

S

mas os quadros do picasso só valem muito porque alguns frescos dizem que são bonitos. eu mesmo acho eles feios.
nossa área não é assim tão relativista, o que voce falou sobre oferta e demanda nos favorece. pois não conheço muitos desenvolvedores experientes e bons não. muita gente se diz ser mas uma boa parte só tá nessa porque nao ve outra alternativa, nem todo mundo é porque gosta trabalhar com isso e são estes que são bons mesmo.

D

deusdara:
adriano_si:
doravan:

Abs []

Qualidade de vida em Fortaleza? Quais as qualidades? (Não vale trânsito e poluição).

Rapaz, não to dizendo que Fortaleza é ruim, muito pelo contrário, gosto muito da minha cidade. O problema que citei é só com relação aos cartéis das empresas de TIC.
Eles conchavam acordos que proibem o funcionário de “ficar procurando propostas melhores”, daí ele não recebe coisa muito melhor do que o que tem, aí fica na mesma empresa até que ele ou a empresa não aguentem mais.
O resultado disso é uma grande massa de profissionais sem qualificação, pois falta incentivo à pesquisa. “pra que vou me matar pra tirar uma certificação, se vou ter um aumento de R$ 50,00?”…

Particularmente levo uma vida confortável, não tenho do que reclamar. De casa pro trabalho são 5minutos de carro sem engarrafamento, dá tempo de ir à academia, quase não gasto com alimentação, aluguel barato… em fim, aqui é muito bom. Mas não espere ficar rico, pq salário de R$ 5000 + só gerente de TI pós-graduado, e é tirando um toco por fora. Analista de R$ 2600 vc até acha, mais do que isso só ganhando por fora.

F

Mas conheço um amigo que trabalha como programador java pleno e ganha R$ 5000 por mês e que ainda está fazendo faculdade!

D

Mas conheço um amigo que trabalha como programador java pleno e ganha R$ 5000 por mês e que ainda está fazendo faculdade!

Não é impossível, mas é o famoso “Clube da Luluzinha”. Ele é muito bom “FATO”, a empresa que ele trabalha valoriza o profissional “FATO”, ou então é peixe.
Eu falo por mim, tiro próximo disso, mas tenho 10 anos de experiência de mercado, ralei pra caramba pra chegar até aqui. Até hoje nenhuma empresa fez uma oferta superior ao que ganho, acho que pela falta da graduação em TI.
Em todo caso, sortudo ele.

Conheço algumas empresas que pagam bem aqui, CPQi, IFactory, Fortes, Synapsis, Santana Têxtil, Vicunha, GD7…
além dessas, é bem difícil pegar algo alto.

A

Fala deusdara, tem que ler a Thread inteira. Já coloquei mais abaixo minhas desculpas ao que falei aí.

PRA MIM seria… Já fui lá 2 vezes e moraria lá sem pestanejar, trocando emprego em qualquer lugar do país… PONTO. Tenho amigos que também moram e dizem a mesma coisa. Realmente, generalizei uma coisa que não podia ser generalizada, peço desculpas novamente.

Abs []

[EDIT] - “em qualquer lugar do país” <- Aqui eu fui aloprado… hueheueheueheueh Acho que Natal e Floripa estão na frente…

D

Fracassado, seu salário está baixíssimo, tente renegociar esse valor isso não condiz com a realidade de mercado, principalmente com as atribuições que vc já exerceu.
Estamos precisando de mão de obra Java pra ontem, caso tenha interesse me manda uma MP que posso te ajudar.

S

infelizmente tenho amigos que se ferram na negociação salarial.
um colega recentemente tava em um projeot pra VISA Net, era um projeto que nego já começava com 55 a hora e ele ganhando 40 a hora fazendo a mesma coisa dos outros.
mas nao era culpa dele, o fato era a consultoria que pagava mal mesmo e ele nao tentou negociar por outras…

L

fracassado, sem querer trollar nem nada, mas você é fake de alguém?!

porque todo tópico você fala que é sênior e ganha pouco por mês, mesmo sendo formado, que o seu trabalho é ruim, que ninguém fala contigo, que tu moras longe, sofre de assédio moral, que se auto intitula otário e que todo mundo que você conhece ganha mais de 8K e nem formado é…

só falta tu dizer que escuta my chemical romance e que é corno, aí eu vou rezar para tu não encontrar nenhuma navalha, porque o resultado será óbvio

F

fracassado, sem querer trollar nem nada, mas você é fake de alguém?!

porque todo tópico você fala que é sênior e ganha pouco por mês, mesmo sendo formado, que o seu trabalho é ruim, que ninguém fala contigo, que tu moras longe, sofre de assédio moral, que se auto intitula otário e que todo mundo que você conhece ganha mais de 8K e nem formado é…

só falta tu dizer que escuta my chemical romance e que é corno, aí eu vou rezar para tu não encontrar nenhuma navalha, porque o resultado será óbvio

Eu não sou fake! eu criei esse usuário em primeiro lugar para buscar opiniões de colegas de área e desabafar as aflições que sofri como programador, a opinião de vcs está sendo importante para mim, no outro tópico vcs me ajudaram sobre decidir quanto aos meus sócios. Aqui descobri que estou ganhando baixíssimo…

E realmente, estou registrado como programador sênior, mas acho que esse “sênior” para esta empresa é por tempo de experiência (estou nessa há meia década). E não é todo mundo que eu conheço que ganha mais de 8k, aliás, tenho nenhum amigo, só conhecidos… entre um deles, tenho um que ganha 5k, porém conheço outro que ganha menos do que eu, não é todo mundo.

Que comédia… Não sou corno porque até agora ninguém me quis, mas se tivesse alguma namorada/esposa com certeza seria, visto que só me fodo em tudo, até os meus sócios me tratam como subalterno. Sobre navalha… hum, já pensei em passar a navalha, não pq sou corno ou gay, mas para acabar com a vontade irrealizável (sou feio e a mulherada nao me quer nem pagando)…

F

Fracassado, seu salário está baixíssimo, tente renegociar esse valor isso não condiz com a realidade de mercado, principalmente com as atribuições que vc já exerceu.
Estamos precisando de mão de obra Java pra ontem, caso tenha interesse me manda uma MP que posso te ajudar.

Estou trabalhando só com PHP, o salário de php não é dos melhores mesmo. Agora java eu não sou sênior, aliás, estou mais para junior do que outra coisa, mesmo assim como sei bem orientação a objetos, design patters, engenharia de software e já trabalhei com linguagens orientadas a objetos semelhantes a java, então não teria dificuldade em fazer projetos em java.

F

eu num VALO NADA RSRSR, sou facin facin :slight_smile:

L

hehehe era só pra saber mesmo

é que o tom dos teus posts davam a impressão de tu ser fake, e acredito que não fui o primeiro a pensar isso

mas se não é, bom, peço desculpas

no que nós pudermos ajudar, iremos o fazer com certeza

EDIT: manda o teu cv pro davi pala, ele pode te ajudar! O pessoal do guj sempre sabe de umas vagas legais, então aproveita a chance e depois troque o teu nick! :smiley:

L

Esse fbarreto ta tentando sacanear a guria do orkut com este Fake…
vai procurar o que fazer, deixa a mina em paz, só pq ela não te deu moral fica querendo sacanear ela,
fazendo fake e colocando o orkut dela… Deixe de ser criança. Cresça!

E

Queria aproveitar e perguntar se eu estou com um salário bom (no momento, dadas as circunstâncias, acredito que estou)

Sou engenheiro de dados sênior na empresa em que trabalho (empresa de são paulo, morava lá), trabalho mais com ETL, exploração e modelagem de bases de dados, mas fazia também levantamento de requisitos com o cliente, fui contratado há praticamente 4 anos (em 4 meses completa 4 anos, meu primeiro emprego CLT, antes tive somente estágio). Já liderei engenharia de dados em projetos (que são divididos em engenharia de dados, estatística e produtos), vários projetos bem rentáveis e bem sucedidos. Devido a família, tive que me mudar para SC permanentemente há cerca de 4 meses, numa cidade do interior (minúscula), mas continuo trabalhando para a mesma empresa, agora por terminal remoto de casa (infelizmente, por causa disso, não posso mais fazer levantamento de requisitos com o cliente, sequer posso trabalhar alocado no cliente). Estou recebendo pouco mais de 4k contando vale alimentação.

Acredito que morando em São Paulo como estava antes, o salário estaria abaixo de minhas responsabilidades administrativas e conhecimentos técnicos, entretanto, ao me mudar para cá, acredito que está acima, pois estou trabalhando de casa, não tenho mais a responsabilidade de estar alocado no cliente, não gasto mais combustível para chegar no trabalho, etc…

Obs: tenho 24 anos e sou formado em processamento de dados, na Fatec-SO. Entrei lá como analista de informação júnior, sempre contratado como CLT.

Edit: E faço freelancers em java, pq adoro java.

F

Depende de quanto a empresa cobra por hora pelo seu trabalho, eu imaginaria algo neste sentido:

Sênior Top:

R$ 500,00/ hora

(250,00) ? INSS → metade do salário

(75,00) ? Margem de Lucro da empresa→ 30%

(35,00) ? Despesas administrativas/custos fixos → 20%

R$ 140,00 * 176 horas = R$ 24.640,00/mês

INSS eu simplifiquei todos os impostos trabalhistas, que na verdadem chegam a 105% do salário.

Mediano:

R$ 50,00/hora

(25,00) - INSS

(7,50) ? Margem de Lucro da empresa

(3,50) ? Despesas Administrativas/custos fixos

R$ 14,00 * 176 horas = R$ 2.464,00/mês

E

então, não dá para medir dessa forma, porque também participo de provas de conceitos, de projetos piloto, etc… quando o projeto ainda está na fase de venda.

Esqueci de dizer, só teve uma vez em que pensei em sair da empresa, que com menos de 1 mês de procura recebi uma proposta para trabalhar com Delphi, mas não gosto muito de Delphi e recusei, apenas em comentar com o RH que recebi e recusei essa proposta eles me cobriram essa proposta.

F

Tecnólogos podem ser Engenheiro de dados ??
Eu também fiz fatec, mas não me formei, faltou 1 ano e fui jubilado. Se tecnólogos puderem ocupar cargos assim, volto pra Fatec e termino esse curso.

E

acontece que eu penso de maneira diferente em relação ao “o funcionário deve ir a outras empresas ver se seu valor é esse mesmo”. Em primeiro lugar, porque o funcionário em cada empresa terá um valor diferente, em segundo lugar, deveria ser muito mais interessante para as empresas manter seus funcionários de TI com salários que os deixem satisfeitos e eles se empenhem em aprender novas tecnologias, trazer novas metodologias, etc… para a empresa no tempo que estaria procurando outro emprego. Eu mesmo prefiro muito mais estudar que gastar tempo procurando emprego.

@fracassado: como não existe regulamentação sobre isso, como engenheiro de dados/software/etc… dentro de TI não tem registro no CREA, não existe essa distinção.

S

evefuji:
Queria aproveitar e perguntar se eu estou com um salário bom (no momento, dadas as circunstâncias, acredito que estou)

Sou engenheiro de dados sênior na empresa em que trabalho (empresa de são paulo, morava lá), trabalho mais com ETL, exploração e modelagem de bases de dados, mas fazia também levantamento de requisitos com o cliente, fui contratado há praticamente 4 anos (em 4 meses completa 4 anos, meu primeiro emprego CLT, antes tive somente estágio). Já liderei engenharia de dados em projetos (que são divididos em engenharia de dados, estatística e produtos), vários projetos bem rentáveis e bem sucedidos. Devido a família, tive que me mudar para SC permanentemente há cerca de 4 meses, numa cidade do interior (minúscula), mas continuo trabalhando para a mesma empresa, agora por terminal remoto de casa (infelizmente, por causa disso, não posso mais fazer levantamento de requisitos com o cliente, sequer posso trabalhar alocado no cliente). Estou recebendo pouco mais de 4k contando vale alimentação.

Acredito que morando em São Paulo como estava antes, o salário estaria abaixo de minhas responsabilidades administrativas e conhecimentos técnicos, entretanto, ao me mudar para cá, acredito que está acima, pois estou trabalhando de casa, não tenho mais a responsabilidade de estar alocado no cliente, não gasto mais combustível para chegar no trabalho, etc…

Obs: tenho 24 anos e sou formado em processamento de dados, na Fatec-SO. Entrei lá como analista de informação júnior, sempre contratado como CLT.

Edit: E faço freelancers em java, pq adoro java.

na boa 4k em sao paulo capital eu nao saia nem de casa. ainda mais pq seu curriculo é muito bom. só que depende de onde voce está agora né. se voce recebe isso em floripa por exemplo voce tá ganhando bem pra caramba pois lá nego é mão de vaca.
em curitiba 4k tambem pra voce ganhar tem que chorar bastante. :roll:
no sul acho que só porto alegre mesmo pra pagar isto senão é SP na veia mesmo…

mas como voce disse que tá em uma cidade pequena acho que voce em teoria estaria ganhando muito bem pelo padrão ai. só tem que ver se sobra pra pagar suas contas e se voce acha que é um trabalho estavel.
nao adianta se for ganhar isso por apenas 1 ou 2 anos e depois ter que sair pois nessa cidade ai parece que nao tem mercado de TI. fica esperto só nisso mesmo pois se amanhã quiser trocar de emprego terá que se mudar.

E

então, por isso que disse que acho que estou ganhando bem.

Estou trabalhando de casa, numa cidade que nem tão grande como floripa é. (bem interior mesmo)

Mas se eu estivesse em sampa, 4k seria pouco? Se entro nos sites de vagas o pessoal pede mais é tempo de experiência ao invés de conhecimento (concordo que tempo de experiência no geral indica algum conhecimento), mas as vagas para mais que 4k pedem 5 anos de experiência com tecnologias específicas. Para falar a verdade, durante esse tempo em que estava alocado em são paulo, nem estava muito interessado em dinheiro mesmo, estava mais querendo chegar a algum cargo de gerência. Mas devido a família tive que me mudar para cá, agora é que estou preocupado com dinheiro (pq se der uma merda, provavelmente serei um dos primeiros a ser mandado embora, principalmente porque a empresa é espanhola, e lá na espanha está voltando a crise)

F

Nossa. Eu faço juz mesmo ao meu nick.

E por 3k brutos (2,5k líquidos) vc pegaria ônibus, trem e metro, gastando 4 horas por dia de transporte cheios todos os dias ? Nossa, cara. Esse tópico valeu a pena eu ver, vou trocar de emprego o mais rápido possível!

E

Sparcx86: só agora vi a parte editada.

A cidade aqui é pequena, tem somente uma empresa de TI (pequena), mas é vizinha à Blumenau. Lá é mais fácil de arrumar emprego nessa área.
por curiosidade vc é de onde?

F

Esse fbarreto ta tentando sacanear a guria do orkut com este Fake…
vai procurar o que fazer, deixa a mina em paz, só pq ela não te deu moral fica querendo sacanear ela,
fazendo fake e colocando o orkut dela… Deixe de ser criança. Cresça!

Que retardado este luis, seu broxa!!

S

evefuji:

A cidade aqui é pequena, tem somente uma empresa de TI (pequena), mas é vizinha à Blumenau. Lá é mais fácil de arrumar emprego nessa área.

entao eu morei uns anos em SP hoje to em Brasilia, morei em floripa tambem e uns meses em curitiba…
aqui a coisa nao anda boa, dilma fechou os contratos e o GDF deu calote generalizado. mas o lance é partir pra outros mercados se aqui nao der mais. acho que de repente voce estando ai sua situação é boa.

fracassado:

E por 3k brutos (2,5k líquidos) vc pegaria ônibus, trem e metro, gastando 4 horas por dia de transporte cheios todos os dias ? Nossa, cara. Esse tópico valeu a pena eu ver, vou trocar de emprego o mais rápido possível!

mas isso depende da situaçao de cada um. eu falei que em SP se consegue sim ganhar mais que 4k e conheço muita gente que ganha. mas os caras não conseguiram este nivel a toa, todos trabalharam pra caramba,muitos deles eu virei noites trabalhando! sem falar que é nego que tá ligado sempre em tecnologias novas e respiram informatica.

J

mUITO BOM ESTE TÓPICO SERVE COMO UM TAPA PRA QUEM HOJE ESTA SE PROSTITUINDO NO MERCADO.

E

Sparcx86:
evefuji:

entao eu morei uns anos em SP hoje to em Brasilia, morei em floripa tambem e uns meses em curitiba…
aqui a coisa nao anda boa, dilma fechou os contratos e o GDF deu calote generalizado. mas o lance é partir pra outros mercados se aqui nao der mais. acho que de repente voce estando ai sua situação é boa.

fracassado:

mas isso depende da situaçao de cada um. eu falei que em SP se consegue sim ganhar mais que 4k e conheço muita gente que ganha. mas os caras não conseguiram este nivel a toa, todos trabalharam pra caramba,muitos deles eu virei noites trabalhando! sem falar que é nego que tá ligado sempre em tecnologias novas e respiram informatica.
Quanto a conhecimento, não sei se só o conhecimento dá bom salário, já vi mané sem conhecimento algum tirar um bom salário por causa de QI (Quem Indica).

Sobre conseguir ganhar mais que 4k, conheço gente que ganha também, o problema é que eu nunca vi alguém com 24 anos de idade (ou melhor, completando 4 anos de carteira assinada, quase 5 anos se considerar o estágio) ganhar isso, sem ter especialização ou qualquer outra pós. 4k é o salário que eu via na empresa em que trabalho, para quem tem mestrado ou doutorado, e pelo menos 5 anos de carreira (dentro da empresa, estou bem posicionado, mas queria saber quanto ao mercado)

Meu principal problema é a falta de networking, com um bom networking eu acredito que conseguiria ganhar mais. Mas, sou hikikomori, esse é meu jeito ninja de ser… (risos)

S

bom amigo, mas de que vale mestrado em area de IT? vamos ser realistas. doutorado? estas coisas tem mais valor pra engenheiros caras que vão construir processadores e coisas do genero.
é muito dificil no nosso mercado atual darem valor a isto. e pra que? o lance é que 4k é pouco sim! não diga que é muito pois em SP eu te digo, quem é senior (depende da perspectiva da empresa mas na CPM fui contratado com senior na carteira pois tinha experiencia suficiente pra isto) eu ganhava mais que isto. e vou te falar quem já tem experiencia significativa, certificação, projetos na bagagem sabe que 4k em SP é miséria. Voce vai trabalhar feito condenado pra ganhar 4k na carteira? Deus me livre né. Não tem cabimento isso.
Eu to falando de senior ou de arquiteto que tem mais responsa tem que muitas vezes coordenar equipe de desenvolvimento. Se for pleno claro o salario é um pouco mais baixo mas nao vejo pq o cara jogar pra baixo.

E

Nesse caso, quem tem mestrado ou doutorado, não é de TI mas de estatística, a empresa é basicamente de estatística. Os de TI que tem mestrado ou doutorado, são os gerentes e diretores (mas esses eu nem considero como referencia de salário).

Sobre certificação, não tenho, não tive tempo de tentar tirar uma. E concordo que o senior muitas vezes tem que coordenar a equipe (já tive que fazer isso várias vezes). Não estou falando de jogar o salário para baixo, e vc me convenceu, estando em sampa provavelmente eu conseguiria oportunidade melhor em outra empresa. (mas eu sempre tive preguiça de buscar outra empresa, sempre preferi gastar meu tempo estudando a buscar outra oportunidade)

Sobre estar sênior, não tem mais ninguém na minha empresa que se tornou sênior com menos de 3 anos de carteira (estou para completar 1 ano como sênior esse final de ano).

J

Voltando a minha idéia principal, todo mundo é somente o que quer ser, tomo mundo ganha o que quer ganhar,
se a pessoa quer ganhar salario estuda e corre atraz, que com certeza será reconhecido e muito bem reconhecido.

se mudar de cidade é dificil pra vocÊs entrão com certeza não querem ganhar mais do ganhão

E

johnny_g3p:
Voltando a minha idéia principal, todo mundo é somente o que quer ser, tomo mundo ganha o que quer ganhar,
se a pessoa quer ganhar salario estuda e corre atraz, que com certeza será reconhecido e muito bem reconhecido.

se mudar de cidade é dificil pra vocÊs entrão com certeza não querem ganhar mais do ganhão

também não é assim, não são todos que tem oportunidades de estudar, muitos tem que levar uma família nas costas, não dá para ficar se mudando. Se eu não tivesse que me preocupar em ajudar financeiramente meus pais, em manter uma casa para eu e minha esposa (felizmente não tenho filhos), não me importaria em arriscar ficar uns meses desempregado para ter melhor salário.

E outra coisa que conta muito, é se o ambiente de trabalho é agradável. Nos meus estágios não era muito agradável, mas na empresa em que estou, foi isso que me segurou lá por muito tempo.

F

Não exatamente, além do fato de ter gente que não tem oportunidade de estudar (não tem pai rico para pagar faculdade, ganha mal, ou não tem como passar numa faculdade publica), acrescente o fato de que a cada dia entra mais gente no mercado e os preços diminuem.

Veja por exemplo a comida, quanto um fazendeiro tem em seus estoques um determinado produto, menos ele valerá… tanto é que é uma prática comum queimarem excedentes de produção para não diminuir o preço. Particularmente nesse caso acho uma sanagem, pois há tanta gente passando fome e os produtores preferem queimar comida a ter de diminuir em alguns centavos o preço do produto final. É uma droga, mas é assim que o capitalismo funciona!

Igual aos produtos do exemplo acima, nosso preço (salário) é determinado pela oferta e procura (utilidade). Então não acredito que se alguém quiser pode conseguir bons salários mesmo estudando. Veja o cenário para os programadores: cada vez tem mais programadores, porém ainda tem procura… mesmo assim os preços diminuirão. No futuro, o preço diminuirá mais ainda, porque além da oferta ser bem maior, a procura vai diminuir à medida que os softwares vão sendo feitos e terminados… hoje em dia tem softeware para tudo, se uma empresa quiser um ERP, já existe vários, se queriser um sistema de gestão da qualidade, já existem muitos… assim por diante. Ser apenas programador no futuro vai ser uma fria, os projetos acabam… a procura também.

A

Sério que você acha isso cara ??? e ressalto a palavra “ACHA” pois não tem como saber exatamente.

O mundo é bem dinâmico e a tecnologia evolui bastante. Você supõe mesmo que o mundo parará de produzir software um dia porque tudo o que se podia inventar já terá sido inventado ???

Não haverá nada de novo ??

Concordo que Ser apenas programador será uma fria, mas ser apenas Programador que continua fazendo tudo igual a 10 anos atrás sem evoluir junto com a área. Como ouço gente dizendo hoje que Sistemas Desktop é que eram bons, que nada devia ter ido para WEB, está chegando a era em que alguns dirão que a WEB é que era bom, que esse(a) tal de (coloque aqui a próxima evolução da tecnologia) nunca deveria ter existido, etc.

Sinceramente, vejo que o Programador que fica pra trás sempre será fria, independente da era, mas que a profissão ainda vai existir por muito tempo, eu “ACHO” que vai.

Repeti o ACHO porque como falei, realmente não tem como saber. Alguém tem uma bola de cristal aí pra vender ??? Uma que funcione.

Abs []

D

fracassado:

Não exatamente, além do fato de ter gente que não tem oportunidade de estudar (não tem pai rico para pagar faculdade, ganha mal, ou não tem como passar numa faculdade publica), acrescente o fato de que a cada dia entra mais gente no mercado e os preços diminuem.

Veja por exemplo a comida, quanto um fazendeiro tem em seus estoques um determinado produto, menos ele valerá… tanto é que é uma prática comum queimarem excedentes de produção para não diminuir o preço. Particularmente nesse caso acho uma sanagem, pois há tanta gente passando fome e os produtores preferem queimar comida a ter de diminuir em alguns centavos o preço do produto final. É uma droga, mas é assim que o capitalismo funciona!

Igual aos produtos do exemplo acima, nosso preço (salário) é determinado pela oferta e procura (utilidade). Então não acredito que se alguém quiser pode conseguir bons salários mesmo estudando. Veja o cenário para os programadores: cada vez tem mais programadores, porém ainda tem procura… mesmo assim os preços diminuirão. No futuro, o preço diminuirá mais ainda, porque além da oferta ser bem maior, a procura vai diminuir à medida que os softwares vão sendo feitos e terminados… hoje em dia tem softeware para tudo, se uma empresa quiser um ERP, já existe vários, se queriser um sistema de gestão da qualidade, já existem muitos… assim por diante. Ser apenas programador no futuro vai ser uma fria, os projetos acabam… a procura também.

Rapaz, acontece o seguinte:
Você acha que programadores brotam em árvore?
Faculdades realmente formam profissionais aptos todo ano?
A resposta é não.
Existem mais charlatões no mercado, do que programadores de verdade. Os famosos oportunistas, que acham que programam, mas não sabem sequer o que é uma excessão de “table or alias not found”. Sabe o que acontece? Uma empresa paga um salário relativamente alto para ele, até descobrir que ele fez merda, daí a empresa procura um profissional mais qualificado e paga o dobro.
Aconteceu exatamente isso comigo, fui contratado pra consertar as cagadas de um programador charlatão.

Lembra que antigamente a febre pela medicina era demais? Hoje os concursos para médico não pagam tanto assim, mas não se desvalorizaram tanto.

1. Quanto você acha que é uma consulta do Ivo Pitangui?
  2. Advogados existem em cada esquina, mas quanto vc acha que custa uma hora de consultoria no escritório Machado e Meyer?

Tudo depende de quem está executando o trabalho. Alguns analistas de sistemas aqui em Fortaleza faturam a cifra de R$ 15.000,00 (poucos deles), cuja hora de consultoria é em torno de R$ 300 só pra ver do que a empresa precisa.

Valorize-se em primeiro lugar, bons talentos não dependem de profissão, dependem unicamente do talento.

E

Bom, não existirá programador, há 5 anos atrás ninguém imaginava que smartphones seriam a febre que é hoje, e iPhoneOS, Android, etc… já é o ápice desses aparelhos?

A

Não entendi sua conclusão cara…

V

Quem vai desenvolver pra esses aparelhos se não forem programadores?

Eles só usarão outras linguagens que não Java, porque esta não é otimizada para dispositivos móveis.

D

Eu não quero sair da empresa onde estou, estou com qualidade de vida, moro 5 minutos a pé do trabalho e posso almoçar em casa,
depois do almoço tira um sesta de uns 20 minutos e ainda me sobra um tempinho pra assistir um programa no Discovery Kids com a minha filha.

Qualidade de vida não tem preço.

L

iarairairariarairai

S

johnny_g3p:

de fato voce falou uma verdade, existem cidades onde é impossivel ganhar certos valores sem ser dono da empresa.

este papo ai de que vão acabar os programadores estou ouvindo faz muito tempo e até hoje nada de pratico foi feito!
alias espero que nunca aconteça! :lol:

evefuji:
Nesse caso, quem tem mestrado ou doutorado, não é de TI mas de estatística, a empresa é basicamente de estatística. Os de TI que tem mestrado ou doutorado, são os gerentes e diretores (mas esses eu nem considero como referencia de salário).

Sobre certificação, não tenho, não tive tempo de tentar tirar uma. E concordo que o senior muitas vezes tem que coordenar a equipe (já tive que fazer isso várias vezes). Não estou falando de jogar o salário para baixo, e vc me convenceu, estando em sampa provavelmente eu conseguiria oportunidade melhor em outra empresa. (mas eu sempre tive preguiça de buscar outra empresa, sempre preferi gastar meu tempo estudando a buscar outra oportunidade)

Sobre estar sênior, não tem mais ninguém na minha empresa que se tornou sênior com menos de 3 anos de carteira (estou para completar 1 ano como sênior esse final de ano).

entendi agora… tipo pensei que o cara teria que fazer mestrado enquanto trampa com TI algo completamente inviavel pois o dia possui apenas 24 horas e a ralação de um mestrado e a pesquisa tomam tempo demais pra o sujeito conseguir esta façanha.

D

Rapaz, o ideal é que os profissionais façam suas propostas em cima de um valor razoável, aí agente aumenta o salário geral da galera.
Eu nunca faço uma proposta inferior a R$ 5000 CLT ou R$ 6800 PJ.
O problema é que tem profissionais mal-caráter que fazem propostas de R$ 1800… isso suja a imagem da classe.

Particularmente eu tenho vontade de iniciar um movimento na web onde nós analistas/desenvolvedores/programadores possamos fechar acordos de propostas salariais condizentes com a responsabilidade da nossa função. Acho inadmissível uma empresa me oferecer um salário de R$ 2500, tendo em vista minha experiência e minha idade. Meu, R$ 2500 não pagam nem a comida do meu cachorro.

Então, a partir de hoje galera, façam suas propostas em cima de valores que as empresas possam pagar, e que sejam suficientes para suas necessidades de lazer, alimentação, transporte e saúde de qualidade.

S

doravan:
Rapaz, o ideal é que os profissionais façam suas propostas em cima de um valor razoável, aí agente aumenta o salário geral da galera.
O problema é que tem profissionais mal-caráter que fazem propostas de R$ 1800… isso suja a imagem da classe.

Particularmente eu tenho vontade de iniciar um movimento na web onde nós analistas/desenvolvedores/programadores possamos fechar acordos de propostas salariais condizentes com a responsabilidade da nossa função. Acho inadmissível uma empresa me oferecer um salário de R$ 2500, tendo em vista minha experiência e minha idade. Meu, R$ 2500 não pagam nem a comida do meu cachorro.

Então, a partir de hoje galera, façam suas propostas em cima de valores que as empresas possam pagar, e que sejam suficientes para suas necessidades de lazer, alimentação, transporte e saúde de qualidade.

Pra mim um Sênior que pede R$ 6800 PJ é um cara que suja a imagem da classe, e ajuda a baixar meu salário. (Valor para São Paulo).

L

Eu trabalhava numa empresa e tava ganhando 1500,00… tenho + de 5 anos de experiencia, faculdade… etc, etc, etc,
Fui pedir aumento… e disseram que não dava…

Fiquei indignado… a ponto de ter um surto… o cara faz faculdade…trabalha que nem cachorro… pra não poder nem comprar uma barra de cereal alem do arroz com feijao no mercado…pra sustentar mulher e filhos…

Então caí fora…e peguei uns trampos como free lancer… to ganhando mais do que no antigo emprego… mas to procurando um que me valorize ao menos…

tá certo que na minha região os salários não são muito altos…
to pensando em até sair do estado… procurar novas oportunidades em novos horizontes…

D

SadNess:
doravan:

Pra mim um Sênior que pede R$ 6800 PJ é um cara que suja a imagem da classe, e ajuda a baixar meu salário. (Valor para São Paulo).

Falei da realidade da minha cidade, em Fortaleza Sêniores tiram entre 5 e 9 CLT e 7 -> 12 PJ.

F

Poxa, como ja disse, estou registrado como programador Sênior, uso no dia a dia PHP, e Frameworks em php, webstandards, e outras tecnologias auxiliares na programação web, conheço e já usei em aplicações orietada a objetos padrões de projeto e eu mesmo conduzo o desenvolvimento aqui na empresa, pois conheço engenharia de software e desing patters. Conheço muito bem outras tecnologias (avançado em Flex, básico de .net e intermediário em java) e ganho só R$ 2500 (clt) líquidos. Estou conduzindo um projeto que vale, segundo meu patrão, 1 milhão de reais…

Detalhe: sou de são paulo, capital. No ano que vem, vou buscar uma vaga que me pague 5 mil para cima. Estou até com vergonha do meu salário, nossa, peço desculpas a todos por desvalorizar nossa categoria desse jeito.

Se você fizer esse movimento, conte comigo! Farei parte.

M

Acredito que meu valor tendo como parâmetro meu conhecimento em Java, .Net, Oracle, Linux e PostgreSQl, bem como minhas experiências anteriores deva estar em torno de R$ 12.000,00.

A

Eu vejo também que esse tipo de proposta e negociação vai de acordo com a função do profissional dentro da empresa.

Embora sejamos técnicos, sempre há aqueles que se destacam, que se superam a cada dia, que fazem além do que são mandados, que muitas vezes cumprem suas obrigações e de outros de forma natural.

Esses caras colocam muitas vezes a cara pra bater em reuniões sugerindo melhorias e buscando sempre o bem do Projeto.

Também há aqueles que só fazem o que são mandados, que não sugerem mudanças no Projeto porque isso é tarefa para o Arquiteto e eu não sou pago pra isso, que quando dá 18:00 pode estar indo com mouse na direção de fazer um teste, larga tudo e vai embora, que pode ver o colega do lado se afundando de tarefas e não mexe um músculo pra ajudar porque não recebe pra isso, etc… Pode-se acrescentar um caminhão de coisas ruins aqui…

Enfim, vai de empresa para empresa e de realidade para realidade.

Quando estava iniciando em Java, fui contratado por um valor X, fiquei mal pacas quando soube que o cara que carregava o piano da empresa nas costas e que me ajudava pra KCTi a resolver meus problemas, estava pedindo aumento havia 7 meses e ganhava menos que eu. Quando ele pediu pra sair da empresa, 2 meses depois eu também pedí. Como se pode confiar que será valorizado em um lugar assim ???

Minha conslusão é que cada um tem que pedir o que acha que merece, fazendo uma autocrítica sincera de seu perfil profissional, sem deixar que a empresa também, com suas sandices, monte no funcionário.

Abs []

M

Você tem que cumprir apenas com a sua obrigação, não com as dos colegas.
Mande seus colegas pesquisarem no google, pois você tem prazos a cumprir. :wink:

D

Quando faço minha proposta eu levo em conta o básico:

1. O salário ganho deve ser suficiente para eu não ficar procurando outro emprego.
  2. A minha experiência com programação e com a linguagem à qual estou concorrendo.

Tem gente que faz proposta baixa pra derrubar os demais, ou porque não é tão confiante de si. Isso é o que mata.

F

Ai que tá o problema: sempre aparece alguém que aceita trabalhar por menos! Principalmente quando a vaga envolve PHP (lixo).
Porém eu não tenho observado isso com Java, aqui na empresa tem uma vaga para programador Java desde o começo do ano e não é preenchida por que todo mundo pede acima de 3,5 mil ( aqui o máximo que se pode pagar é 3 mil clt ).

Se fosse PHP, daria até para pegar alguém por 1 milzinho. Meu gerente comentou comigo que se arrepende de ter usado Java, que poderia ter feito com PHP, para economizar com mão de obra e pagar menos (muito menos), pois qualquer lixo pode fazer uns programinhas web.

Se as pessoas souberem disso, vão todo mundo mudar para Java e o mercado ficará cheio de mão de obras excedente, o que diminuirá o salário pois para não ficar desempregado, se venderão por menos. Se todos souberem disso, todo mundo muda para Java e o mercado para java ficará como o de PHP (lixo).

F

Para quem pretende trabalhar ganhando micharia. Vale ler este tópico.

W

andredecotia:
Olá como vai?

Desculpe fazer essa pergunta, talvez nem caiba no contexto, mas você me despertou uma questão interessante ->
Profissionais de TI nunca fazem grave rs?! Nunca ninguém tomou a iniciativa?! rs Que merd***… rs

Tem greve sim, neste ano mesmo ocorreu algumas paralizações mas só em empresas grandes. Em empresas pequenas, os próprios profissionais deveriam se virar por conta…
Porém, devo lembrar que PJ não tem direito a greve.

W

Aliás, complementando, das pessoas que reclamam do sindicato, quantas tentaram filiar-se e tornar-se ativistas dentro de um deles? É fácil culpá-los por nossos problemas salariais, mas quantos vão atrás e tentam ajudá-los a nos ajudar?

Não sou pró-sindicato, sou pró-eu-mesmo :wink: , mas vejo muitos colocando a culpa em sindicatos quando, as vezes a culpa está em si mesmo.

A pergunta principal é: Você está realmente preparado para assumir a responsabilidade para merecer um salário melhor? Se estiver, se você se sentir preparado, busque seu objetivo e arque com as consequências do mesmo (tanto as boas quanto às ruins).

Por exemplo: Para mim, trabalhar na praia não é a representação de qualidade de vida, para mim, qualidade de vida é poder trabalhar as 40 horas semanais e com deslocamento inferior a 40 minutos (casa-trabalho/trabalho-casa), um salário compatível com meus custos e de vez em quando, poder curtir um passeio que pode ser para a praia.

W

evefuji:
… Estou recebendo pouco mais de 4k contando vale alimentação…

Ruim não está. Mas você chegou a explorar possibilidades de trabalho onde está morando? Isso é uma boa forma de analisar se o que está ganhando é suficiente ou não.
Mas como você mesmo disse, você acredita que seja (mas se acredita mesmo nisso, o que te faz questionar?).

Criado 21 de outubro de 2011
Ultima resposta 26 de out. de 2011
Respostas 99
Participantes 29