Em nossa área, tendemos a superconcentrar os esforços e especializar-se num roadmap específico de tecnologia e muitas vezes esquecemos de algumas habilidades que tem um diferencial muito maior na nossa vida e na nossa carreira do que o domínio completo de toda a tecnologia: as soft skills.
Saber se portar, comunicar, ser assertivo, ter um bom marketing pessoal/visibilidade são habilidades imprescindíveis, muitas vezes mais importantes que o esforço necessáiro para tirar certificação X.
Recomendo fortemente a todos que desejam dar um bom upgrade na carreira e no salário realizarem algum curso como Empretec, algum coaching ou mesmo aulas de teatro voltadas ao empreendedorismo.
E quem acha que empreendedorismo é voltado exclusivamente para quem quer ser dono do seu próprio negócio está redondamente enganado.
Porém vejo que isso é mais questão de perfil. Acho que pessoas com esses perfis, tendem a terem network expansivos devido a facilidade em se venderem. Eu acho essa habilidade totalmente fundamental.
Mas presta bem atenção, tenho um conhecido que chega no trampo, coloca o fone de ouvido e trabalha, fala só o essencial e mesmo assim quando é chamado ou tem uma sugestão, normalmente não vai aos encontros da galera é todo trash e as vezes meio macabro…
Cara, pode até ser que ele não seja o melhor dos amigos, mas a fama do cara é grande e ele é disputado a tapas por algumas empresas devido a habilidade em resolver problemas que nenhum outro tem.
O cara fez a fama pelas sua habilidades no trabalho e é um dos melhores programadores que já conheci. O cara tem todo o perfil pra ser arquiteto, mas quer codificar… é simplesmente um monstro que até convite pra trampar em Microsoft e na Oracle já recebeu, mas não quis ir.
Mas enfim, isso é ele, e é uma rara exceção à regra, eu tenho que investir em meu Marketing mesmo, e claro, isso não quer dizer que não estudarei mais pra me tornar um profissional melhor. Pelo contrários os aprendizados devem se completar.
Abs[] e bela discussão
L
Longino
Só no Brasil, terra dos malandros.
Aliás, se o indivíduo precisa ser malandro é porque o currículo dele é fraco. Geralmente pessoas com uma boa qualificação são disputadas por empresas.
O que interessa são números. Dinheiro na conta. Resultados. Não misture o ambiente de trabalho com vida pessoal.
F
felipefranz
Só no Brasil, terra dos malandros.
Aliás, se o indivíduo precisa ser malandro é porque o currículo dele é fraco. Geralmente pessoas com uma boa qualificação são disputadas por empresas.
O que interessa são números. Dinheiro na conta. Resultados. Não misture o ambiente de trabalho com vida pessoal.
Ninguém tá falando em ser malandro, muito pelo contrário, eu acho muito mais difícil falar bem e ser assertivo do que aprender Java. Se for parar pra analisar, malandro é quem não olha para esse lado e fica na zona de conforto desenvolvendo só aquilo que tem facilidade.
Sim, todos olham para dinheiro no bolso e uma boa comunicação e ser assertivo ajuda a trazer dinheiro no bolso, aqui, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Você acha que os maiores projetos são vendidos só tecnicamente? Jobs, Bill Gates e até Linus sabem e usam muito bem isso, vide o vídeo do Jobs de 1984 que tem nesse post, ele se preocupa em adotar uma boa postura, uma boa comunicação, o livro do John Sculley da Apple falava destas características e preocupação do Jobs e de tantos outros.
Soft skill não tem nada a haver com malandragem, não viaja. As empresas buscam cada vez mais pessoas assertivas e que saibam se comunicar e trabalhar em equipe, isso são habilidades. Tão importantes quanto conhecimentos e atitudes (famoso CHA).
Só pra ilustrar o que eu falei, na verdade tem milhares de artigos nesse sentido em todas as áreas e no mundo todo.
Destes itens, os cursos que eu citei abrangem o 1,2,3,4, e 7.
Uma certificação por exemplo seria um exemplo do item 5 e 6
M
mausexdd
Muito interessante …
Saber a parte técnica não é tudo , um profissional é composto por vários fatores , porem aquele que se auto-denomina o melhor , Aquele bom conversador,Amigão de todo mundo , sempre é mal-visto pelas costas principalmente pelos amigos de trabalho , conheço um profissional assim que é cheio de se vangloriar dos créditos dos outros e ganhar os benefícios por isso , só que o cara foi promovido de técnico para Supervisor de Manutenção ,e muita gente melhor que ele tecnicamente e também como pessoa não e ai?Certo?Errado?O Bolso dele ta mais cheio todo mês , se acha que ele ta ligando?
Isto é malandragem !
Mas também tem o marketing pessoal que são duas coisas completamente diferentes , neste segundo você só esta expondo o qual bom profissional você é , e se isto te ajudar qual o problema …?
O ERRADO é ganhar pelo crédito dos outros , e sempre tem estes metidos a espertinhos!
Agora se voce tem um blog e ajuda pessoas ,profissionais como voce, alguem ve e fala nossa esse cara tem potencial , olha os conteudos que ele posta aqui :shock: , vou chama-lo para entrevista, ai chegando lá o candidato ainda tem todas as qualidades citadas,sabe conversar … expor suas habilidades e vivencias …
A Sorte no emprego é a junção da oportunidade com o preparo profissional…e não tem nenhum problema em estar preparado ! O fato muda quando o “Profissional” diz ser quem não é!
!Ai sim será um problema !
L
Longino
felipefranz:
Sim, todos olham para dinheiro no bolso e uma boa comunicação e ser assertivo ajuda a trazer dinheiro no bolso, aqui, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Você acha que os maiores projetos são vendidos só tecnicamente? Jobs, Bill Gates e até Linus sabem e usam muito bem isso, vide o vídeo do Jobs de 1984 que tem nesse post, ele se preocupa em adotar uma boa postura, uma boa comunicação, o livro do John Sculley da Apple falava destas características e preocupação do Jobs e de tantos outros.
Só se a sua aplicação tiver pouco valor agregado. Por um acaso alguém se importa se o desenvolvedor do Office usa roupa social para trabalhar? Ou se o desenvolvedor do Angry Birds é gente boa?
Essa preocupação com “aparência” só importa se você estiver vendendo o mesmo cadastrinho de cliente que já foi feito milhares de vezes por milhares de empresas. Não há diferencial, e como tanto faz comprar de você ou do Zé da esquina, as aparências começam a importar mais do que as técnicas.
Conhecimento técnico, seriedade, profissionalismo são essenciais, muito mais do que querer levar os outros na conversa.
Acho que os desenvolvedores brasileiros deveriam focar mais em acrescentar valor aos seus produtos, de forma que as pessoas precisem de você. Ficar criando a mesma aplicação web meia boca que já foi feita por milhões de pessoas no passado realmente não vai te ajudar em nada.
V
ViniGodoy
É preferível você ter um programador sociável e que trabalhe em equipe, mas com conhecimento técnico intermediário, do que um mestre ninja que só trabalhe sozinho.
V
ViniGodoy
Também é importante ter boas skills para divulgar o seu trabalho corretamente. Existe um ditado que diz “não basta botar o ovo, é preciso cacarejar.”
Isso auxilia na construção de um networking sólido e consistente, o que no nosso caso, pode ser feito através de um bom trabalho, e de um bom relacionamento com seus colegas de equipe.
Não confundam skills sociais com malandragem. Malandragem é só o uso do mal dessas skills.
Mas sensibilidade, sociabilidade, marketing pessoal, podem e devem ser usados de maneira honesta, pois eles é que dão garantia de continuidade no emprego e empregabilidade futura.
E sua aparência, é sim, importante. Faz parte da sua postura profissional se adequar ao ambiente de trabalho. Não é incomum ver uma pessoa vestida de maneira completamente inadequada a empresa que trabalha, e isso frequentemente será encarado como imaturidade profissional e terá impacto negativo na carreira. Não estou falando aqui se isso é certo ou errado, mas certamente, é assim que a coisa funciona. Não tente chegar de bermuda, chinelo e fone de ouvido, se estiver trabalhando num banco onde todos chegam engravatados. Ou chegar de roupa social, numa empresa em que todos se vestem de maneira esportiva (nesse caso, você será visto como alguém que quer bajular a chefia).
L
Longino
ViniGodoy:
É preferível você ter um programador sociável e que trabalhe em equipe, mas com conhecimento técnico intermediário, do que um mestre ninja que só trabalhe sozinho.
Na dimensão paralela onde resultados não importam.
Conhecimento técnico é vantagem que pode ser diretamente convertida em produtos inovadores. Uma pessoa medíocre não seria capaz de fazer isso. Vide todos o empreendedores da área de tecnologia. Eles não chegaram onde chegaram tentando levar os demais na conversa, mas sim criando produtos que tinham valor.
É por causa desse tipo de pensamento que o Brasil é um país de terceiro mundo.
V
ViniGodoy
Longino:
Na dimensão paralela onde resultados não importam.
Conhecimento técnico é vantagem que pode ser diretamente convertida em produtos inovadores. Uma pessoa medíocre não seria capaz de fazer isso. Vide todos o empreendedores da área de tecnologia. Eles não chegaram onde chegaram tentando levar os demais na conversa, mas sim criando produtos que tinham valor.
É por causa desse tipo de pensamento que o Brasil é um país de terceiro mundo.
Onde foi que falei em ser um profissional medíocre? E onde foi que falei em levar pessoas na conversa?
V
ViniGodoy
Aliás, eu trabalho em setores de inovação há pelo menos 15 anos. E, na maior parte das vezes, os bons produtos não vem dos melhores técnicos, e sim, de pessoas que tem muita sensibilidade. Que sabem identificar necessidades alheias e tem uma boa percepção sobre como adaptar a tecnologia para satisfazer essas necessidades. Muitas vezes a concepção de produtos nem sequer é feita por alguém de informática.
Já conheci muitos programadores que são excelente resolvedores de problemas, mas necessitam que o problema lhes seja apresentado.
Mesmo na área de pesquisa científica, muitas boas idéias vem mais da capacidade de identificar necessidades, e de observar bem o ambiente, do que ser no final o programador que irá efetivamente implementar a solução.
Definitivamente: Conhecimento técnico não é sinônimo inovação.
Além disso, a diversidade de opiniões é muito importante. Diferentes visões sobre um mesmo produto fazem parte da fase de concepção. E isso é feito geralmente por uma equipe, multidisciplinar.
Não por uma pessoa sozinha.
É relativamente fácil treinar uma pessoa para que ela obtenha conhecimento técnico, mas é virtualmente impossível ensinar alguém a ter educação, se ela não aprendeu isso em casa.
Melhor contrata-la apenas para trabalho freelance.
L
Longino
Não tenho a intenção de ofender ninguém, mas você certamente não aprendeu muita coisa então.
Dá uma olhada nos maiores sucessos da área e veja como surgiram. Por marketeiros ou por técnicos? O Minecraft é um sucesso feito por um programador brilhante que criou um produto com valor para os usuários. Assim como Angry Brids e vários outros.
Essa miopia brasileira eu conheço bem. Só quando vocês tiverem uma experiência internacional é que vão entender como isso é nocivo ao desenvolvimento do país. Em outros países as pessoas são mais sérias e reservadas, e justamente por isso são mais focadas em resultados práticos. No Brasil coloca-se o carro adiante dos bois, onde a “falação” vem antes do “fazer”.
É por isso que muitos ficam “acomodados” fazendo cadastrinho web. Tecnologia é mal vista ou vista como algo secundário.
Primeiro faça, depois fale. Primeiro crie um produto inovador, depois venda ou faça o que for.
Definitivamente: Conhecimento técnico não é sinônimo inovação.
Não sei de onde você tirou que alguém disse isso. O que está sendo discutido é a afirmação das “soft skills” (leia-se, malandragem) serem mais importantes do que as qualidades técnicas. Isso é falso. E quanto antes perceberem maior serão as suas chances de sucesso (a menos que desejem fazer cadastro de cliente para o resto da vida).
Tecnologia vem sempre em primeiro lugar.
V
ViniGodoy
Vamos falar desses softwares, então:
Nem o MineCraft, nem o AngryBirds, são tecnologicamente inovadores. O AngryBirds é produto de uma empresa, chamado Roxio, e feito feito por um time de desenvolvedores. Ele se baseia numa fórmula bastante antiga (Worms, Scorched Earth). A Roxio já estava no mercado há vários anos, e já havia produzido diversos jogos. A concepção do jogo foi feita por game designers e artistas.
O MineCraft foi feito por um desenvolvedor independente, mas a tecnologia de voxels já havia sido explorada em diversos outros jogos, como um remake do Doom. Na verdade, nem mesmo o conceito de mundo virtual foi inovador.
No caso da Roxio, o Angry Birds tornou-se forte pois dois motivos:
a) Fatores de game design (ambientação, personagens, acabamento).
b) Timing e marketing.
No caso do Minecraft, o sucesso se deu novamente pela forma que a tecnologia foi explorada.
Aliás, tecnologicamente, o Angry Birds é bastante simples, o que novamente reforça meu ponto. Toda aquela física é feita pela API Box 2D, que não foi desenvolvida pelos programadores da Roxio. O que me parece, é que você gosta de usar exceções para tentar justificar uma regra. Se quer citar um exemplo de produto que se construiu com base puramente no desenvolvimento tecnológico cite a busca do google. Ou a indústria de hardware. Mas é bastante fácil citar de cabeça milhares de softwares que só são bons pois existe um time de pessoas por trás, mesmo que nenhuma pessoa desse time seja nenhum tipo de estrelinha.
Onde foi que falei em marketeiros? Acho que você precisa aprender a ler.
Estou apenas citando que não basta ser um gênio tecnológico. É necessário trabalhar em equipe. Não falei em momento nenhum que você deve construir produtos com profissionais não qualificados.
Também não acho justo, nem ético, tentar se construir apenas pelo Marketing. Você precisa ser capaz de fazer um bom produto. Mas para isso, o esforço do time conta e não necessariamente ser um escovador de bits.
Foi um esforço conjunto de pedagogos, programadores, pessoas de marketing. Foi elogiada em simpósios internacionais de educação, inclusive, pelo pessoal do MIT.
O esforço conjunto geralmente acaba sendo maior e mais bem sucedido do que o de um gênio que só sabe trabalhar sozinho.
L
Longino
Nem o MineCraft, nem o AngryBirds, são tecnologicamente inovadores.
Ãh?
Estamos falando de produtos para o usuário final. O que uma coisa tem a ver com a outra? Mesmo o Wolfenstein 3D, que revolucionou o mercado de jogos, apenas utilizou um conceito que já existia há décadas para renderizar o seu mundo, e era pouca coisa além de um Pac-Man em primeira pessoa.
O que importa é que esses são produtos que utilizam tecnologia para oferecer algo de valor para o usuário.
Tecnologia veio em primeiro lugar.
ViniGodoy:
Foi um esforço conjunto de pedagogos, programadores, pessoas de marketing. Foi elogiada em simpósios internacionais de educação, inclusive, pelo pessoal do MIT.
O esforço conjunto geralmente acaba sendo maior e mais bem sucedido do que o de um gênio que só sabe trabalhar sozinho.
Acho que você deveria reler a thread para entender o que está sendo discutido. O tópico é "soft skills" > tecnologia, e nada tem a ver com gênios ou fadas. Se situa antes de postar.
L
Longino
Aliás, o gênio do John Carmack não inventa nada. Ele apenas usa o conhecimento técnico para criar produtos inovadores, com soluções que não são imediatamente óbvias para os leigos e profissionais de “soft skills”.
Aí está a inovação tecnológica. O Brasil precisa de uma cultura tecnológica, algo que incentive as pessoas entrando na área a tentar ir além e não simplesmente se submeter a essa exploração de “tecnologia não importa”.
Vocês não percebem que depreciar o conhecimento tecnológico é uma forma de justificar baixos salários e condições ruins de trabalho também. A percepção de conhecimento técnico igual a “peão” é o que mantém o Brasil como um país de terceiro mundo.
Pessoal, mais seriedade, mais foco em resultado e tecnologia. Agreguem mais valor ao que fazem, pois qualquer criança hoje em dia pode baixar o Eclipse de graça e fazer uma aplicação web, sem nem ter faculdade e nem nada.
Produtos com maior valor agregado é que o Brasil precisa.
V
ViniGodoy
Longino:
O que importa é que esses são produtos que utilizam tecnologia para oferecer algo de valor para o usuário.
Discordo. Acho que o que destaquei em negrito veio em primeiro lugar.
Primeiro você tem que descobrir o que é algo de valor, depois vc usa a tecnologia para satisfazer isso.
Quem falou em gênios e fadas? A thread fala de soft skills. E são elas que permitem o trabalho em equipe.
Foi o que ressaltei no primeiro quote que você discordou.
Um programador pode ser excelente tecnicamente, mas sem as soft skills, é profissionalmente imaturo, não trabalha em equipe e, portanto, terá que se manter sendo o melhor se não quiser ser completamente excluído do mercado de trabalho. Há uma propriedade nas equipes chamada sinergia. Ocorre quando o conhecimento dos indivíduos combinado é maior do que a soma dos seus esforços individuais. Isso só se obtém em equipes com bom relacionamento interno, o que só é possível com pessoas que têm desenvolvidas suas softskills.
Aliás, Longino, você foi quem trouxe para o tópico o assunto de uso das softskills por má fé. Nem eu, nem o autor do tópico estavamos falando em ser marketeiro, ser desqualificado, ou tentar passar a perna. Isso aí vc trouxe por sua própria conta, e é uma realidade que infelizmente acontece, não só no Brasil, mas no mundo todo.
Bom, mas acho que já deixei claro a minha opinião. Vou parar de te responder, até porque, parte dos seus comentários tem um tom forte de trolling.
L
Longino
ViniGodoy:
Quem falou em gênios e fadas? A thread fala de soft skills. E são elas que permitem o trabalho em equipe.
Foi o que ressaltei no primeiro quote que você discordou.
O que permite o trabalho em equipe são processos e organização, e para isso existe Agile e outras metodologias de trabalho.
ViniGodoy:
Um programador pode ser excelente tecnicamente, mas sem as soft skills…
Eu recomendei a você reler a thread, e você não o fez. Volto a repetir, o que está sendo discutido aqui é "soft skills" > tecnologia. O que tem o tópico a ver com pessoas sem "soft skills"? Quem que afirmou isso? Faz um quote aí.
Está aí um outro problema do brasileiro, a má interpretação de texto. Leia e interprete com atenção ao invés de criar straw-men.
ViniGodoy:
Aliás, Longino, você foi quem trouxe para o tópico o assunto de uso das softskills por má fé. Nem eu, nem o autor do tópico estavamos falando em ser marketeiro, ser desqualificado, ou tentar passar a perna. Isso aí vc trouxe por sua própria conta, e é uma realidade que infelizmente acontece, não só no Brasil, mas no mundo todo.
Eu apenas me baseei no que foi dito pelos outros usuários, sobre como saber se "vender" ou "marketing pessoal". Isso é dar importância às aparências mais do que aos produtos.
ViniGodoy:
Bom, mas acho que já deixei claro a minha opinião. Vou parar de te responder, até porque, parte dos seus comentários tem um tom forte de trolling.
Calma aí, eu sei que esse assunto é traumatizante para brasileiros, mas é a realidade. A sua reação foi perfeita, não pelo conteúdo, mas apenas para ilustrar a lavagem cerebral a que os profissionais de computação são submetidos.
A sua indignação não se dá pelo fato de eu estar certo ou errado, mas sim por sugerir que tecnologia é algo essencial e quem vem no topo da lista de prioridade de uma empresa de tecnologia. Isso para brasileiro é como uma blasfêmia, é como jogar pedra na cruz ou algo parecido.
É inconcebível para o brasileiro valorizar tecnologia mais do que as aparências. É por isso que aqui qualquer policial mau pago acha que é grande coisa. Brasileiro e sua cultura da senzala tem uma atração pela "autoridade", aquela figura patriarcal que não faz nada efetivamente, mas está lá para dizer como fazer.
Por isso que a forma de upgrade de carreira nessa área é mudar para gerência. As pessoas não enxergam tecnologia como uma possibilidade de criar riqueza.
Nos EUA, onde empreendedorismo é algo incentivado, qualquer mané acha que pode abrir uma empresa, trabalhar freelance, fazer e acontecer ou pelo menos tentar. Por isso que tem tanto framework safado e biblioteca de meia-tijela. São indivíduos usando tecnologia para agregar valor ao que fazem, e talvez até lucrar com isso.
Por que apesar de todo o mercado Java no Brasil não temos algo parecido? Por que brasileiro se limita a usar tecnologia gringa e não a criar a sua própria ou melhorar alguma existente?
Esse é o resultado das "soft-skills".
V
ViniGodoy
O autor do tópico falou de marketing pessoal, de carreira. Leia no tópico original.
Em momento nenhum falou do foco da empresa como um todo ser ou não o de tecnologia.
Não desvirtue o tópico.
L
Longino
ViniGodoy:
O autor do tópico falou de marketing pessoal, de carreira. Leia no tópico original.
Em momento nenhum falou do foco da empresa como um todo ser ou não o de tecnologia.
Não desvirtue o tópico.
Dê um quote ou não existe.
Relendo o tópico original, ele disse exatamente que as tais “soft skills” são muito mais do que conhecimento tecnológico.
É exatamente a respeito disso que tenho postado até agora.
Eu sei que você é administrador do fórum, mas você poderia por favor deixar de ser cabeça dura e admitir que você está errado? Essa birra sua é pouco profissional.
V
ViniGodoy
F
felipefranz
Nem o MineCraft, nem o AngryBirds, são tecnologicamente inovadores.
Ãh?
Estamos falando de produtos para o usuário final. O que uma coisa tem a ver com a outra? Mesmo o Wolfenstein 3D, que revolucionou o mercado de jogos, apenas utilizou um conceito que já existia há décadas para renderizar o seu mundo, e era pouca coisa além de um Pac-Man em primeira pessoa.
ViniGodoy:
Acho que você deveria reler a thread para entender o que está sendo discutido. O tópico é "soft skills" > tecnologia, e nada tem a ver com gênios ou fadas. Se situa antes de postar.
Me desculpe, mas o tópico nunca foi soft skills > conhecimento técnico, falei da importância de ter ele, que muitas vezes é mais importante que tirar uma certificação X, Y ou Z de tecnologia.
Lógico que você tem que ter conhecimento técnico, mas a partir do momento que você já tem um bom conhecimento, habilidades sociais podem te dar um diferencial maior do que tecnológicos.
Exemplos disso não faltam, só pegar os outliers da tecnologia, são pessoas que não se dedicaram somente ao lado técnico. Só que você considera soft skill = malandragem, o que é bastante preocupante, soft skills são treinadas, com cursos bem puxados e exigem prática e muita dedicação para se aprimorar em oratória, postura, fala, comportamento. Um exemplo é o Empretec que eu citei, um curso criado pela ONU que trabalha somente com a parte comportamental, e é mais difícil do que qualquer curso técnico (que não são poucos) que já vi.
F
felipefranz
Aliás, minha visão é bem diferente, a TI está um caos porque as pessoas não sabem se posicionar, dizer não e se comunicar adequadamente. Maior parte dos problemas em projetos de TI ocorrem por causa da comunicação, não tecnologia ou conhecimento técnico, o chaos report ta aí pra provar.
L
Longino
Discordo. A maior parte dos problemas ocorre por falta de organização. Ou a empresa não leva a metodologia a sério, ou as pessoas responsáveis não são competentes.
Aliás, geralmente onde faltava seriedade e metologia sobrava “soft skills”. Em uma consultoria de São Paulo cujo nome não citarei o gerente achava que bastava colocar os programadores juntos que o projeto se gerenciava sozinho devido a “comunicação”.
Aliás, qualquer criança se comunica adequadamente. O que interessa em um projeto é comunicação relevante, não piadinhas sobre futebol. O que acontece no Brasil é que “comunicação” é falar besteira.
Basta ficar no seu próprio canto, com fone de ouvido, comunicando status do projeto ou eventuais problemas. Comunicação 100% eficiente e sem desperdício de tempo, clientes satisfeitos, dinheiro no bolso.
L
Longino
felipefranz:
Lógico que você tem que ter conhecimento técnico, mas a partir do momento que você já tem um bom conhecimento, habilidades sociais podem te dar um diferencial maior do que tecnológicos.
Como eu disse anteriormente, só se você passar o resto da vida fazendo cadastrinho web. De fato, isso não dá futuro para ninguém.
Na área de tecnologia o diferencial é transformar conhecimento em produtos, assim como um jogador de futebol precisa marcar gol.
V
ViniGodoy
Logo vê-se que o Longino é uma pessoa sem soft skills. É, definitivamente, uma pessoa que eu não contrataria.
Só pelo tom agressivo que ele adota na conversa e pela forma que distorce o que todos falam, já percebemos que ele sabe escrever, mas é péssimo em se comunicar.
Aliás, o erro do tal gerente que você descreveu foi justamente menosprezar as soft skills. Ele provavelmente achou que os programadores eram tão comunicativos quanto ele (ou quanto ele pensa que é). Métodos com os que você descreveu justamente tentam melhorar a comunicação pois, como o autor do tópico ressaltou corretamente, é difícil ser bem comunicativo e considerar que a maioria dos programadores é, é um erro grave. Como você bem ressaltou, não se pode confundir ser “comunicativo” com “falar bobagem”. Não é isso que os cursos que o colega indicou ensinam. Ele mesmo usou a palavra “assertivo” diversas vezes, o que implica em comunicar claramente, corretamente e de maneira concisa.
Eu conheço mais de um programador realmente excelente, mas que não consegue colocação no mercado justamente porque ninguém quer trabalhar com ele. Quem já trabalhou não indica. Sua colocação hoje é apenas como freelancer e somente em projetos onde ele praticamente não tenha que se comunicar.
Enfim, Longino, ninguém aqui está questionando que qualidade técnica não seja importante. Mas para a carreira de um indivíduo, também considero a habilidade de se comunicar, fazer amigos e trabalhar em equipe mais importante do que ter muito conhecimento técnico. Sem isso, você não tem indicações e não forma networking. E, do ponto de vista da empresa, é muio mais difícil educar um indivíduo a ser comunicativo e ter ética, do que a ser um bom técnico. Boa parte da educação (como é o caso da ética), o individuo teria que ter em casa.
Mas veja bem, há uma relação apenas de comparação aqui. “Mais importante” não implica em dizer que o que é “menos importante” deixou de ser importante. Esse tipo de asserção booleana quem está fazendo é você. E, aliás, todos concordaram quando você ressaltou que também não podemos desprezar o conhecimento técnico. Até porque, na nossa área é muito difícil montar um bom networking se você é um programador medíocre, já que seu desempenho certamente afetará os seus colegas de trabalho (é realmente difícil ser indicado se todos sentem que não podem contar com você).
F
felipefranz
Longino:
felipefranz:
Como eu disse anteriormente, só se você passar o resto da vida fazendo cadastrinho web. De fato, isso não dá futuro para ninguém.
Na área de tecnologia o diferencial é transformar conhecimento em produtos, assim como um jogador de futebol precisa marcar gol.
Mesmo o jogador de futebol que faz muitos gols mas não sabe dar uma entrevista adequadamente não tem um futuro tão grande quanto o que faz gol e sabe se comunicar.
Desculpe pelo ad hominem, mas parece que você tão agairrado as suas crenças e auto validação que nem ao menos tenta considerar outro lado. Um ser humano que não se comunica dificilmente vai ser tão útil em qualquer contexto hoje em dia do que um que além de ter o conhecimento técnico, saiba se comunicar.
F
felipeguerra
SoftSkill é uma estupenda estratégia do Go Horse Process, infelizmente, o sítio não está mais no ar e a elucidação do tema, inacessível para os incautos.
L
Longino
ViniGodoy:
Logo vê-se que o Longino é uma pessoa sem soft skills. É, definitivamente, uma pessoa que eu não contrataria.
Só pelo tom agressivo que ele adota na conversa e pela forma que distorce o que todos falam, já percebemos que ele sabe escrever, mas é péssimo em se comunicar.
Baseado em quê? Você nem me conhece. Ignorarei esse seu comentário infeliz para evitar discussões inúteis aqui no fórum.
O seu comportamento é anti-profissional e como o de uma criança que não quer dar o braço a torcer.
O erro do tal gerente foi não gerenciar o projeto. Ele deixou de fazer o seu trabalho, ou por incompetência ou por negligência.
É justamente para isso que existem “Gerentes de Projeto”. Se bastasse colocar um bando de gente junta para fazer as coisas funcionarem não existiria a necessidade de gerência, e tampouco metodologias e processos.
E justamente por causa dessa “malandragem” da gerência que em diversos lugares desenvolvedores são forçados a fazerem tantas horas extras.
Acho que qualquer pessoa aqui é capaz de entender algo tão simples assim.
Isso é um estudo científico?
ViniGodoy:
Enfim, Longino, ninguém aqui está questionando que qualidade técnica não seja importante. Mas para a carreira de um indivíduo, também considero a habilidade de se comunicar, fazer amigos e trabalhar em equipe mais importante do que ter muito conhecimento técnico. Sem isso, você não tem indicações e não forma networking. E, do ponto de vista da empresa, é muio mais difícil educar um indivíduo a ser comunicativo e ter ética, do que a ser um bom técnico. Boa parte da educação (como é o caso da ética), o individuo teria que ter em casa.
Processos e metodologias existem para garantir a qualidade sem depender da boa vontade alheia. Todos esses supostos “problemas” citados por você são simplesmente problemas de organização e não de comunicação.
E indicações vem naturalmente depois de um bom trabalho. Tive vários clientes que só faltavam me colocar em um pedestal porque eu resolvia seus problemas, assim como colegas de trabalho que confiavam no que eu faço. Resultados são a sua melhor indicação.
Geralmente quem coloca “lábia” acima de resultado são pessoas estagnadas ou empresas desorganizadas.
Isso é errado. Uma empresa de tecnologia precisa ter tecnologia como a sua prioridade pois é isso que sustenta o seu negócio. Um profissional de tecnologia também precisa tê-la como prioridade.
Por que ninguém comenta se um músico tem bom “soft skills”? Porque o que interessa é ele ser capaz de criar e encantar as pessoas com o seu trabalho.
Por que ninguém comenta se um jogador de futebol tem bom “soft skills”? Porque o que interessa é ele marcar gol e ganhar o campeonato.
E por aí vai.
Esse tipo de pensamento só existe no Brasil. É por isso que somos atrasados em relação ao primeiro mundo e por isso também que “upgrade” é sinônimo de “mudar para a gerência”. Aqui não se valoriza conhecimento.
L
Longino
felipefranz:
Mesmo o jogador de futebol que faz muitos gols mas não sabe dar uma entrevista adequadamente não tem um futuro tão grande quanto o que faz gol e sabe se comunicar.
Desculpe pelo ad hominem, mas parece que você tão agairrado as suas crenças e auto validação que nem ao menos tenta considerar outro lado. Um ser humano que não se comunica dificilmente vai ser tão útil em qualquer contexto hoje em dia do que um que além de ter o conhecimento técnico, saiba se comunicar.
Que piada! Haha.
Jogador de futebol mal sabe falar! Eles vieram de famílias humildes e na maioria dos casos não tem uma educação adequada. Se “comunicação” fosse um pré-requisito para ser goleador o Brasil não tinha ganho tanta copa.
Apenas vejo a realidade. Para o Brasil crescer é necessário valorizar o conhecimento como uma potencial fonte de riqueza. Quem coloca outras coisas a frente disso não está olhando para o futuro e é uma perda de tempo do ponto de vista do desenvolvedor.
F
felipefranz
Longino:
felipefranz:
Que piada! Haha.
Jogador de futebol mal sabe falar! Eles vieram de famílias humildes e na maioria dos casos não tem uma educação adequada. Se “comunicação” fosse um pré-requisito para ser goleador o Brasil não tinha ganho tanta copa.
Apenas vejo a realidade. Para o Brasil crescer é necessário valorizar o conhecimento como uma potencial fonte de riqueza. Quem coloca outras coisas a frente disso não está olhando para o futuro e é uma perda de tempo do ponto de vista do desenvolvedor.
Piada é ignorar que os grandes jogadores possuem uma assessoria de marketing e de imprensa por trás deles e mesmo o empresário para que se comuniquem corretamente. Se o cara não fala com a imprensa, não sabe se portar nas entrevistas e nos comerciais, ele sai atrás de jogadores do mesmo nível que o saibam fazer. Você fala como se comunicação e habilidades gerenciais fossem apenas farsa e não fosse embasado em estudos e esforço, algo feito somente para enganar.
O maior problema do desenvolvimento não é o gerente ou o Go Horse como falaram anteriormente, mas o sistema político e a corrupção. Quantos são os empreendedores na área de tecnologia que não sabem se comunicar? Os que ignoram, por melhor que sejam, acabam caindo no esquecimento pelo simples fato de não aparecerem.
Se você não sabe mostrar aquilo que faz, chegar no seu gerente e pedir aumento, entender a política de uma empresa, dificilmente conseguirá ganhar tão bem quanto quem o faz, e isso é desmérito ou apologia à preguiça? Eu acredito que não, a pessoa focou demais em uns aspectos e esqueceu que vive em sociedade e como tal tem a comunicação como alicerce. Do que adianta ser um Da Vinci ou um Einstein se você não sabe expor o seu trabalho e defendê-lo, por exemplo? A própria exposição de uma teoria impõe certos conhecimentos sociais. Ignorar isso é como a própria definição da palavra diz: ignorância.
M
moscoso.dev
Eu fico me perguntando porque pessoas com problemas de comunicação são contratadas em primeiro lugar se esta provado que elas só atrapalham o resto da equipe. Não seria esse o caso de soft skills sendo usado pelos candidatos à vaga para enganar? Ou falta de conhecimento técnico do RH?
W
windsofhell
Tb chamado de puxa-saco skills.
//Daniel
L
leoramos
windsofhell:
felipefranz:
Saber se portar, comunicar, ser assertivo, ter um bom marketing pessoal/visibilidade são habilidades imprescindíveis, muitas vezes mais importantes que o esforço necessáiro para tirar certificação X.
//Daniel
Se o mínimo de empatia e boa vontade na comunicação são sinônimos de puxa-saquismo: Muito Prazer, eu sou baita Puxa-Saco!
Eu sou músico. Um músico sem presença de palco ou sem capacidade de se relacionar com as pessoas não toca nem em barzinho de esquina. Talvez você não conheça tanto do tema pra falar disso, mas não posso afirmar com certeza.
Em QUALQUER atividade, em QUALQUER lugar, em QUALQUER situação: comunicação e relacionamento são mais da metade do caminho andado. Ser cosmopolita é uma das melhores qualidades que um indivíduo pode querer ter, se quiser ascenção em qualquer plano.
Abraço!
F
felipefranz
leoramos:
windsofhell:
felipefranz:
//Daniel
Se o mínimo de empatia e boa vontade na comunicação são sinônimos de puxa-saquismo: Muito Prazer, eu sou baita Puxa-Saco!
Eu sou músico. Um músico sem presença de palco ou sem capacidade de se relacionar com as pessoas não toca nem em barzinho de esquina. Talvez você não conheça tanto do tema pra falar disso, mas não posso afirmar com certeza.
Em QUALQUER atividade, em QUALQUER lugar, em QUALQUER situação: comunicação e relacionamento são mais da metade do caminho andado. Ser cosmopolita é uma das melhores qualidades que um indivíduo pode querer ter, se quiser ascenção em qualquer plano.
Abraço!
Também sou músico e assino embaixo. Tirando algumas raras exceções um músico, assim como um profissional de qualquer área, sem carisma, boa comunicação, postura dificilmente vai longe.
Esse posicionamento “anti cosias que não sejam totalmente técnicas” que faz com que os projetos se atrasem, problemas aconteçam, depois culpam a falta de conhecimento técnico, ferramenta ou a metodologia.
M
moscoso.dev
felipefranz:
Esse posicionamento “anti cosias que não sejam totalmente técnicas” que faz com que os projetos se atrasem, problemas aconteçam, depois culpam a falta de conhecimento técnico, ferramenta ou a metodologia.
E esse posicionamento é de quem na sua opinião?
M
moscoso.dev
Engraçado que atletas e celebridades sejam usadas como exemplo. Primeiro que existem inúmeros casos de artistas que não se dão bem com o público e com a mídia. Mas principalmente porque a analogia não funciona. Produzir tecnologia não tem nada a ver com os dois, compositor talvez. Acho que ninguém questiona a habilidade de comunicação do compositor para avaliar se uma música tem valor ou não.
Ou seja, acho que soft skills não é importante em TODA situação.
D
douglaskd
mais amy winehouse não tinha softskills e fez muito sucesso, se tivesse talves nao teria tanto sucesso
G
gomesrod
moscoso.dev:
Engraçado que atletas e celebridades sejam usadas como exemplo. Primeiro que existem inúmeros casos de artistas que não se dão bem com o público e com a mídia. Mas principalmente porque a analogia não funciona. Produzir tecnologia não tem nada a ver com os dois(…)
douglaskd:
mais amy winehouse não tinha softskills e fez muito sucesso, se tivesse talves nao teria tanto sucesso
Hehe olha a analogia sendo levada ao extremo
Esse caso da winehouse só mostra que são coisas diferentes… na música e em outros ramos o estilo “louco” é uma opção. De certa forma isso é um marketing pessoal, ajuda a conquistar parte do público. Como você disse, se tivesse boas maneiras talvez nao teria tanto sucesso.
Já um desenvolvedor de software se comportando como ela seria no mínimo esquisito
A propósito, já que estou passando pelo tópico mesmo… isso tá virando conversa de doido!
É óbvio que ninguém aqui é favor de picaretagem ou puxa-sacos, não sei por que diabos o assunto ficou tão polêmico.
A briga é toda ao redor de vocabulário, para cada um o termo “soft skills” significa uma coisa.
D
douglaskd
hahahaha, na verdade eu apenas descordei da parte musical.
e o que acabou sendo discutido foi o comportamento ao invés das softskills que ao pé da letra pra mim significa ter uma noção do todo, negocios, processos…técnologias, etc…
F
felipefranz
moscoso.dev:
felipefranz:
E esse posicionamento é de quem na sua opinião?
De muitas pessoas que trabalham ligadas ao desenvolvimento (não somente de software).
W
windsofhell
De musica eu entendo um pouco, sou musico desde os 13 anos(hoje tenho 34). Ja toquei com bandas importantes, fiz turnes nacionais e internacionais, gravei discos e etc.
Eu sou nao sou muito comunicativo, nao gosto de gente em geral, mas mesmo assim consegui muita coisa com a musica.
Ja que vc eh musico, se quiser ver eu tocando (bateria) num show aqui na Suecia em Estocolmo:
No trabalho eu tenho a seguinte postura, eu sou simpatico e educado com todos, mas eu trato o meus chefes do mesmo jeito que eu trato a tiazinha da limpeza, eu tento mostrar o meu valor trabalhando bem, mostrando que eu sou responsavel, e sendo um bom “team player” porque eu acho que, eu nao sou do tipo arrogante, sempre escuto a opiniao dos outros e tb nao sou do tipo de programador que segue a filosofia do “vender seu peixe”.
//Daniel
G
gomesrod
Duas coisas que o pessoal mistura mas na minha opinião são conceitos bem distintos:
Ter bom relacionamento e trabalhar bem em equipe
O tal do "marketing pessoal
Isso que você colocou aí descreve bem a maneira como procuro agir no trabalho, não tenho tido reclamações até então
Por outro lado, nesse lance de “se vender” eu sou simplesmente péssimo. Já houve situações em que isso foi prejudicial, cheguei a trabalhar com salário menor que o restante da equipe e também fui reprovado em entrevista por não falar muito.
F
foxpv
O cara quer fazer Agile sem soft skills…
tenso.
F
felipefranz
foxpv:
Longino:
O que permite o trabalho em equipe são processos e organização, e para isso existe Agile e outras metodologias de trabalho.
O cara quer fazer Agile sem soft skills…
tenso.
E diz isso como se os processos e organização não fossem executadas por pessoas, e pessoas precisam se comunicar porque ninguém faz tudo sozinho.
Isto está até no Agile Manifest - Pessoas são mais importantes que processos. Óbvio que processos são importantes, mas são as pessoas que os executam, e as pessoas erram, ficam doente, de mal humor, criam expectativas, tem dias com boa e má produtividade que não vão seguir a risca o processo e aí a comunicação é essencial, estamos falando do mundo real.
M
moscoso.dev
Mas o tópico não é sobre a importância da comunicação, e sim soft skills.
Se é a mesma coisa podia ter falado antes e evitado toda essa polêmica.
F
felipefranz
moscoso.dev:
Mas o tópico não é sobre a importância da comunicação, e sim soft skills.
Se é a mesma coisa podia ter falado antes e evitado toda essa polêmica.
Habilidade de comunicação é uma soft skill, embora soft skill não se resuma a comunicação.
L
Longino
felipefranz:
Se você não sabe mostrar aquilo que faz, chegar no seu gerente e pedir aumento, entender a política de uma empresa, dificilmente conseguirá ganhar tão bem quanto quem o faz, e isso é desmérito ou apologia à preguiça?
Aí é que está. Uma empresa que não valoriza conhecimento, e renega pessoas talentosas e valoriza malandros é uma empresa que não irá sobreviver por muito tempo.
Nesse caso o empregado estará mehor arranjando um emprego em outro lugar, não perdendo tempo com quem não sabe o que faz.
A pessoa tem que ser proativa e ir em busca daquilo que quer. Não ficar esperando que lhe dêem.
L
Longino
windsofhell:
felipefranz:
//Daniel
Pode crer. Haha.
Você mora na Europa? Aí é como no Brasil em que malandro quer levar os outros na conversa ou o pessoal mostra serviço antes de falar?
Eu trabalhei com uma equipe dos EUA e eles não se comportavam que nem aqui. As pessoas te ignoravam, até que eu comecei a mostrar serviço bem acima da média, aí começamos a conversar.
Era hilário ver brasileiro tentando puxar conversa e dar uma de “soft skills” e levando cada fora. O pessoal lá é mais reservado, e isso ajuda o trabalho a ser melhor, mais sério e objetivo.
É isso que sinto falta nesse país. Seriedade. As pessoas não parecem lá muito interessadas em fazer algo bem feito, mas apenas em “aparecer” bonito na foto. Por isso que carreiras como a de programador são “mal vistas” por aqui.
D
Daniel_MV
Cara, assunto complicado, eu concordo com os 2 lados que surgiram na discussão.
Eu acho que tem gente que realmente leva a politicagem longe demais e empresas que permitem isso, esse ao meu ver é o maior problema, se a empresa trabalha com meritocracia, o cara pode puxar o saco que for, que não vai adiantar. O cara que é bom fica tranquilo em um lugar como esse.
Por outro lado, em grandes corporações, tudo é muito engessado, muito hierarquizado, processos burocráticos, etc…se o cara não souber desenrolar, pode ser prejudicado sim, pode perder oportunidades. Eu já vi isso de perto com uma pessoa de difícil relacionamento e posturas incorretas que acabou perdendo uma boa oportunidade.
Enfim, o assunto é longo, gostaria de expor mais porém estou sem tempo, outra hora volto aqui quem sabe.
F
felipefranz
Vocês estão confundindo soft skills com “jeitinho brasileiro”
Soft Skills é ter empatia, saber se comunicar, em resumo: desenvolver a inteligência emocional.
Possuir softskill e ser uma pessoa dedicata tecnicamente ou no trabalho não são excludentes, pelo contrário, tem sinergia. O que eu coloquei é que é mais válido em muitos casos ter outras habilidades que não só a técnica, no caso as softskills.
Resumindo: ser um pouco mais generalista no seu mix de habilidades/conhecimentos, dedicando tempo para aprender a se comunicar, portar, entender o mundo a sua volta e ao invés de ser absolutamente especialista no meu ponto de vista é um diferencial competitivo independente da seriedade da empresa/país ou etc. Hoje a tecnologia não é diferencial, é comodittie, as pessoas e suas habilidades são diferenciais, e estas precisam se comunicar uma vez que trabalham em conjunto.
A não ser que sua pretensão seja viver alienado programando a vida inteira na frente de uma máquina sem precisar/querer lidar com outras pessoas, é uma opção.
L
Longino
felipefranz:
Resumindo: ser um pouco mais generalista no seu mix de habilidades/conhecimentos, dedicando tempo para aprender a se comunicar, portar, entender o mundo a sua volta e ao invés de ser absolutamente especialista no meu ponto de vista é um diferencial competitivo independente da seriedade da empresa/país ou etc. Hoje a tecnologia não é diferencial, é comodittie, as pessoas e suas habilidades são diferenciais, e estas precisam se comunicar uma vez que trabalham em conjunto.
Não, tecnologia não é commodity, mas sim essencial para o desenvolvimento de qualquer país ou empresa.
Como eu já disse várias vezes. De aplicações web meia-boca o mundo está cheio, e qualquer criança consegue fazê-las. Nesse tipo de trabalho há pouco valor agregado. Logo a percepção de que tecnologia não vale nada ou é secundário. Por isso que no Brasil ser “programador” é quase como um xingamento.
Não tenho nada contra aplicações de padaria ou cadastros de clientes, pois são formas perfeitamente válidas de se fazer dinheiro, mas tecnologia é muito mais do que isso. Existem inúmeras formas de se fazer dinheiro e de usar o seu conhecimento para construir coisas legais e desafiadoras. Principalmente nos dias de hoje com a internet.
O seu desdém por tecnologia mostra bem a causa da pobreza brasileira. Brasileiros precisam levar tecnologia mais a sério. Tecnologia é prioridade zero.
Você cursou computação ou alguma engenharia? Pergunto porque pela forma como você se expressa, parece não conseguir vislumbrar o que é possível fazer com o conhecimento nessa área.
F
felipefranz
Longino:
felipefranz:
Não, tecnologia não é commodity, mas sim essencial para o desenvolvimento de qualquer país ou empresa.
Como eu já disse várias vezes. De aplicações web meia-boca o mundo está cheio, e qualquer criança consegue fazê-las. Nesse tipo de trabalho há pouco valor agregado. Logo a percepção de que tecnologia não vale nada ou é secundário. Por isso que no Brasil ser “programador” é quase como um xingamento.
Não tenho nada contra aplicações de padaria ou cadastros de clientes, pois são formas perfeitamente válidas de se fazer dinheiro, mas tecnologia é muito mais do que isso. Existem inúmeras formas de se fazer dinheiro e de usar o seu conhecimento para construir coisas legais e desafiadoras. Principalmente nos dias de hoje com a internet.
O seu desdém por tecnologia mostra bem a causa da pobreza brasileira. Brasileiros precisam levar tecnologia mais a sério. Tecnologia é prioridade zero.
Você cursou computação ou alguma engenharia? Pergunto porque pela forma como você se expressa, parece não conseguir vislumbrar o que é possível fazer com o conhecimento nessa área.
A tecnologia que eu digo é ferramental, eu valorizo e muito o trabalho do programador. Tanto que falei: o diferencial é a habilidade/conhecimento. Do que adianta você ter disponível o melhor compilador ou OS do mundo se não tiver os conhecimentos/habilidades necessários para utilizar adequadamente? Neste ponto a tecnologia em si é uma commoditie pela sua disponibilidade, não falei de forma pejorativa.
Quando você fala que dá pra construir coisas maravilhosas com a tecnologia, eu concordo totalmente com você! E não falei o contrário: para isto, precisa-se de conhecimentos e habilidades.
Eu acho justamente ao contrário, as empresas levam a tecnologia em si mais a sério que as pessoas que trabalham nela. Nisto está incluso programador, analista, testador, arquiteto e etc. Mas aí já entra no mérito do neo institucionalismo.
Respondendo sua pergunta: cursei engenharia da computação e administração.
Resumindo um pouco e voltando ao meu ponto durante toda a discussão: não estou falando que é ruim ser especialista em determinada tecnologia, só acho importante a formação complementar, nunca entendi, por exemplo, porque programadores e analistas não são treinados em negócios também, já que trabalham indiretamente com isto. E tem um grande impacto no aceite/validação de requisitos (ou estórias do Scrum) por exemplo. Neste ponto as soft skills também são válidas já que as pessoas trabalham em conjunto e ninguém faz tudo sozinho, além do benefício pra própria vida pessoal.
Nunca foi minha intenção desdenhar de nada.
F
felipefranz
Longino:
felipefranz:
Comentando um pouco esta frase também. Assim como não devemos desdenhar alguma coisa, algo que não foi feito pelos motivos citados no post acima. Não devemos também utilizar como causa de um problema extremamente complexo e com milhares de variáveis.
Se você falar com um economista, ele provavelmente vai dizer que a causa da pobreza brasileira está associada com o mal uso dos recursos, se falar com alguém da pedagogia, vai falar que a causa da pobreza está na educação, um socialista vai dizer que a culpa está no capitalismo e vice-versa. E talvez seja um mix de todas elas, inclusive tecnologia. Se sua constatação fosse verdadeira, talvez não existisse tanta pobreza na Índia e muitos países do norte Europeu estivessem com um alto índice de ghini.
Então além da educação em tecnologia, temos escassez de educação financeira, formação básica, política e outros. Talvez você saiba usar e entender a tecnologia de forma geral bem e vai apontar que o problema é que os outros não sabem fazê-lo, mas outra pessoa pode mostrar o quanto você é ignorante em finanças e apontar isto como a causa do problema do Brasil.
Mas aí já estou fugindo da proposta do tópico.
W
WellingtonRamos
felipefranz:
Diria mais, um jogador de futebol, atacante, que não sabe se comunicar com seus colegas de trabalho, mesmo tendo excelente domínio da bola, se achar que é o melhor e que não precisa dos outros, pois tem excelente domínio da técnica, não recebe a bola pra chutar
Porém, até entendo o ponto de vista do Longino, minha primeira leitura (rápida) me deu o mesmo sentido que o Longino está “defendendo” (de que soft-skill é mais importante), porém é possível notar, pela boa intenção do post que não é essa a leitura correta. Mas sim que além de sermos capazes de comprovar nossos conhecimentos tecnicos, devemos saber nos expressar com assertividade. Isso é “uma arte” difícil de aprender e que deve ser treinada diariamente.
Lembre-se que na maior parte das vezes, o filtro de contratação ocorrerá, primeiramente por uma equipe de RH que poderá analisá-lo por um ponto de vista não tecnico e avaliará se teu perfil psicológico é adequado ao perfil da empresa.
Alguém que é excelente tecnicamente mas com muitas dificuldades de comunicação poderá ter/criar problemas de hierarquia que nenhum processo interno poderá forçá-lo a seguir.
W
WellingtonRamos
moscoso.dev:
Abraço!
Engraçado que atletas e celebridades sejam usadas como exemplo. Primeiro que existem inúmeros casos de artistas que não se dão bem com o público e com a mídia. Mas principalmente porque a analogia não funciona. Produzir tecnologia não tem nada a ver com os dois, compositor talvez. Acho que ninguém questiona a habilidade de comunicação do compositor para avaliar se uma música tem valor ou não.
Ou seja, acho que soft skills não é importante em TODA situação.
Soft Skill é importante. Ter qualidade técnica muito acima da média (seja qual for a área de atuação) faz com que um comportamento inadequado seja aceitável (ou ainda, suportável). Entretanto, chega um momento em que isso deixa de ser aceitável e pronto. Tudo muda. Há exceções em todos os casos, mas não deveria ser negligenciada.