A incrível foto do Brasil 2011

47 respostas
J

Bom dia,

Para inaugurar o passagem do Brasil para a 6° potencia económica segundo o Centre for Economics and Business Research (CEBR) .

1° EUA , 2° China , 3° Japão , 4° Alemanha , 5° França , 6° Brasil , 7° Reino Unido , 8° Itália …

Com as Jornadas Mundiais da Juventude JMJ Brasil 2013 e Copa 2014 e JO 2016 , muitos Europeus sonham ira viver para o Brasil !

Com a crise do euro, na Europa já não é terra de oportunidades para os europeus.

E incrível o caminho percorrido pelo Brasil !

http://america-latina.blog.lemonde.fr/files/2011/12/Dilma19702.jpg

Publicada no jornal francês Le Monde :

47 Respostas

A

Pois é, colega… não quero ironizar nem ser negativo… mas não é que o Brasil tenha passado o Reino Unido, mas sim que o Reino Unido tenha estagnado a ponto de ser passado pelo Brasil. Já se diz que em 2014 a França ficará pra trás de nós.
Mas ouvi de um jornalista que anunciava esta proeza brasileira o seguinte comentário: “e daí?”
Mostram a foto de uma Dilma que combateu a ditadura, froi presa e o caramba por isso… Acontece que essa Dilma que hoje preside o país não virou o jogo e sim se tornou parte dele. Trocamos uma ditadura por uma democracia que governa muito bem para muito poucos. E debaixo dessa presidência, que de inédita tem apenas a mudança de sexo pipocam ligeiramente escandalos de corrupção em ministério após ministério. Sim, pipocam ligeiramente e logo caem no esquecimento. Uma política ruim para um povo ruim. No fim das contas, deve estar certo assim…

A

ADEMILTON:
Pois é, colega… não quero ironizar nem ser negativo… mas não é que o Brasil tenha passado o Reino Unido, mas sim que o Reino Unido tenha estagnado a ponto de ser passado pelo Brasil. Já se diz que em 2014 a França ficará pra trás de nós.
Mas ouvi de um jornalista que anunciava esta proeza brasileira o seguinte comentário: “e daí?”
Mostram a foto de uma Dilma que combateu a ditadura, froi presa e o caramba por isso… Acontece que essa Dilma que hoje preside o país não virou o jogo e sim se tornou parte dele. Trocamos uma ditadura por uma democracia que governa muito bem para muito poucos. E debaixo dessa presidência, que de inédita tem apenas a mudança de sexo pipocam ligeiramente escandalos de corrupção em ministério após ministério. Sim, pipocam ligeiramente e logo caem no esquecimento. Uma política ruim para um povo ruim. No fim das contas, deve estar certo assim…

Tb não entendo de onde vem tantra empolgação. Notícia de hoje no UOL:

Em 20 anos o Brasil vai ter a qualidade de vida da Europa??? Duvido!!!

E

Ate poderia ter padrao europeu daqui a vinte anos mas a corrupção não vai deixar. So o que voi desviado nos ministerios recentemente no governo dilma chega a passar a cada de 1 bilhao. assim nao da mesmo, isso so no ministerios tem tambem os desvios dos governos estaduais e municipais.

D

E vocês reclamam do que?
Que o povo brasileiro não é patriota, isso todo mundo sabe.
Que o povo brasileiro é ignorante, em sua extrema maioria, ninguém duvida.
Que o povo brasileiro é uma mistura de tudo o que sobrou de ruim de portugueses, índios, africanos e demais povos, não é novidade.

Alguém aí já teve interesse em ler os livros do Laurentino Gomes (1808 e 1822)? Ele fez um estudo de quase 10 anos para os livros e, a partir deles se entende por quê que a gente é assim.

No mais, ainda acredito que enquanto as múmias e os monstros sagrados da política reinarem, nada muda.
clã Sarney, Mercadante, Genoíno, Requião, clã Dias, clã Magalhães e todos os demais, a coisa não muda.

Só um detalhe, a corrupção existe em todos os países, o problema é o impacto que ela tem sobre o que realmente se faz em prol da população.
Propina, mensalão, enriquecimento ilícito, prevaricação, colarinho branco, perjúrio, caixa dois, apropriação indébita e demais práticas que os nossos políticos eventualmente realizam, são comuns ao mundo todo.

Precariedade de serviços públicos como segurança, educação, saneamento básico, saúde, transporte, moradia, lazer e emprego são coisas que no Brasil se tornaram muito mais acentuadas.
Países como Argentina e Chile possuem níveis de educação muito mais elevados e, mesmo assim, ainda enfrentam problemas como a corrupção.
A violência não é só um fenômeno brasuca, regiões periféricas das grandes cidades dos EUA enfrentam verdadeiras guerras urbanas, como RJ e SP (Curitiba quase lá), por exemplo.
Drogas, estão por toda a parte (alguém aí já viu os vídeos do krokodil?). A influência e poder do narcotráfico é uma questão internacional.
Transporte, saúde públicos? Piadas. Veja o trem da China, que poderá ultrapassar os 500Km/H (uma viagem Curitiba - Sampa seria feita em pouco mais de 1 hora). E alguém aqui acredita que os chineses são santos e não desviam verba?
Está é na hora de deixarmos Democratas, Petistas, tucanos, pedetistas e toda essa raça que criou raízes no congresso e senado de fora.

Alguém, por acaso, sabe qual foi o deputado federal mais atuante do ano? Que mais apresentou projetos, menos faltou e só chegou atrasado um dia?
Dica, ele foi o artilheiro da copa do mundo de 1994 (a última em que eu vi uma seleção brasileira com vontade, garra e determinação).

Não vou negar que o governo “de esquerda” não colaborou. O pensamento de Benjamim Franklin sempre foi inteligente “Aumentar o salário, aumenta o poder de compra. Maior poder de compra, mais comercialização. Mais vendas, mais se precisa de mão de obra para produzir. Quanto mais se produz, mais se vende. Mais emprego existe”. Independente da qualidade de ensino, nunca o brasileiro tinha ido com tamanha quantidade de pessoas à universidades. Eu não teria feito curso superior sem os incentivos do governo.

É só isso, cada um fazendo sua parte e ajudando os outros, como o guj, a cosia flui.

W

Legal o ranking e tal, mas não é um bom indicador de progresso. Basta ver que o IDH estamos em octagésimo primeiro lugar, o que é lamentável.

M

Se com todos esses problemas o Brasil ainda consegue se destacar em algo, imagina se tivessemos apenas metade desses problemas.

D

Eu diria que com metade dessa corrupção…

D

Em 2011, posição 70. Atrás de potências mundiais como Panamá, Trinidad e Tobago, Argentina, Venezuela…

J

Eu sou mais Brasil.

País entre as potências e cheio de serviços sociais, diminuindo a miséria. Aqui temos hospitais para todos, escola para todos, faculdade gratuita. Trabalhador aqui pode não ganhar bem, mas não sai com uma mão na frente e outra atrás.

Não quero ser rico, posso ser mais ou menos desde que todos estejamos bem.

Temos muito a melhorar, claro, mas o Brasil não é ruim quanto pensamos. Esses país é espetacular com pessoas espetaculares.

Falar que eletrônicos são caros e por isso o país é ruim não é válido.

De novo, sou mais Brasil. Vamos lutar para melhorar os serviços prestados, punir os que gastam dinheiro do povo errôneamente, lutar por leis mais justas e por um país mais justo.

Em TI, estamos sendo respeitados cada vez mais e as coisas estão mudando. Antes éramos vistos como país exclusivo de “off-shore” para “monkey jobs”. Pelo que tenho lido e conversado, estamos sendo vistos como pessoas mais importantes nessa área. Quem estava no JavaOne sabe disso. Depois, ontem mesmo, um amigo meu veio me falar bem da comunidade Java aqui, que as pessoas criam coisas interessantes (provavelmente ficou sabendo de alguns projetos Java que foram anunciados/expostos no J1 Brasil).

Amigos, melhoria contínua e historicamente esse país será não só grande ecnomicamente, mas também mais justo :slight_smile:

J

Pessoas reclamam da corrupção sendo que elas mesmas são tão corruptas quanto os políticos…

D

Jesuino Master:
Eu sou mais Brasil.

País entre as potências e cheio de serviços sociais, diminuindo a miséria. Aqui temos hospitais para todos, escola para todos, faculdade gratuita.

Hospitais, existem. Profissionais para atender, não.
Filas intermináveis nos PSs do SUS, falta de educação e respeito de seguranças, enfermeiros e médicos
Escolas? Para matricular crianças no 1º ano é preciso acampar na frente de escola, por dias, em algumas regiões.
Faculdade gratuita? Tudo bem, mas eu preferia pagar e ter condições para isto do que correr os riscos de greve das federais/estaduais. Professores que não ligam se aprendemos, arrogantes, hipócritas.
Prouni, fies?
Ajudam muito, mas não é apenas a mensalidade que limita o acesso, livros didáticos e materiais para quem faz cursos específicos (sabe o preço de um bisturi?).
Não vou dizer que não está melhor.
Lembro-me de quando eu tinha 4, 5 anos. Íamos ao mercado de manhã e havia um preço nas mercadorias. Um funcionário remarcando. A tarde já estava mais caro. Inflação.
Lembro-me que tudo era muito caro e, hoje, meu filho pode desfrutar de coisas que eu levava meses para poder ter, quando tinha a idade dele.

Por que falta qualificação, na maioria dos casos.
Quando existe, como nosso caso, não há um apoio constante, você praticamente precisa brigar com a empresa para ter aumento.

Desculpe, eu quero. Quero ter conforto, estabilidade, tranquilidade. Sabemos que dinheiro pode não trazer felicidade, mas que ajuda a procurar de forma menos cansativa, ajuda.

“O Brasil é governado pro homens e por forças inferiores ao povo brasileiro”, como na música do Ratos de Porão.
Um povo que tem tantos feriados e ainda assim, consegue trabalhar e erguer-se (ou herdar) a sexta economia é, no mínimo, foda.

Nãio, mas reclamar que os impostos são absurdos é.
A quantidade de automóveis seria bem maior caso não fosse, afinal, montadoras e distribuidoras/postos de combustível são muito “afetadas” pelo imposto.

Aí você acorda como o Chico Mendes ou a Dorothy Stang, caso more no Pará ou Acre/Amazonas e denuncie a grilagem e devastação da floresta.

Princípio da anarquia “Se você tem facildiade em obter conhecimento, passe-o à frente. O respeito virá gradativamente”.
De novo, o Brasil é uma mistura de portugueses corruptos e bandidos. Africanos que foram escravizados em suas próprias terras e que, mesmo em maior número, não tomaram o Brasil dos brancos (naquela época, não havia metralhadora, portanto, cada tiro teria de ser recarregado e, a proporção era gritantemente distinta, coisa de 9 negros para 1 branco, em 10). Índios preguiçosos, afinal, queriam os “presentes” mas falou em trabalhar, eles cuspiam fogo (flechas e lanças). Povos invasores, piratas, salteadores e toda sorte de pessoas de má índole, de traficantes de escravos (muitos foram agraciados com títulos de nobreza, por emprestar dinheiro ao imperador D. João VI).

Quando o Brasil declarou independência, estava falido (D. João VI levou toda a grana do Banco do Brasil para Portugal, quando voltou para lá), endividado (Inglaterra, por ironia, era a maior credora), não era seguro, vivia em guerra civil (as capitanias queriam umas às outras), com muitos corruptos, sem saneamento, sem educação, quase 90% de escravos. Enfim, o caos. Mas, como na teoria do caos, só após destruir tudo é que se pode começar algo novo.

Estamos aí, mas há muito, muito mesmo a melhorar.

D

sei la cara, minha escola era muito ruim, eu preciso trabalhar de fds pra pagar minha facul, e preciso de plano de saúde para ser atendido em hospital

ja fui no SUS quase morrendo, e nao me deram atestado, tive que pagar as horas no trabalho depois.

o brasil é um país de oportunidades…para os corruptos…

L

O que assola o Brasil ainda é a ignorância de muitos…
O Brasil é o país do “pior que tá não fica, então deixa assim” …

E

Ok concordo que o povo é bem corrupto tambem, e ao contrario que muita gente pensa a lei no brasil não funciona para os pobres tambem. Aqui em brasilia mesmo tem um monte de lavador de carro na rua que utiliza a agua de torneiras do lado dos ministerios, e quem paga a conta sou eu e vcs tambem. Um dia tinha um carro de policia bem em frente e fez nada. Deveriamos respeitar a leis mesmo em pequenos casos e ser educados tambem tipo não jogar lixo na rua (isso me irrita muito quando vejo) e comprar cds e dvds piratas. O jeitinho brasilierio ilegal deve acabar. Isso depende de cada um de nos.

P

Minha irmã infelizmente é professora do ensino fundamental numa escola pública na periferia.
Se vc escutar por dez minutos o que ela tem a contar sobre o dia a dia na escola, vai compreender que nem em 200 anos teremos qualidade de vida européia no Brasil.
Se vc acompanhar as aulas por um mês, vai precisar de anti-depressivos, como ela.

Vc deve estar brincando.
Ou não assiste um noticiário sequer há anos.
Ou nunca estudou em escolas públicas.
Ou nunca perdeu um familiar numa fila do SUS.
Ou tudo isso junto.

Vale o mesmo hoje para os miseráveis excluídos que nos rodeiam, à proporção de 10 para 1.
Se eles resolverem cobrar à força o seu direito a uma vida digna, o país vai implodir numa guerra civil até se tornar um imenso Haiti.
Para nossa sorte, eles não sabem a força que tem.

J

Então, temos muito a melhorar e vamos. Acredito que estamos melhorando.

Esse é um problema, esse gap de poder, precisamos de algo maior que eles para deter.

A minha também. Eu entrei no curso técnico de eletrônica(gratuito no CEPHAS) sem saber trigonometria. Entrei na faculdade de TI (FATEC, também gratuita) sem ter um computador e com pouco conhecimento de informática no geral( tipo, Firewall, coisas do Windows).

Hoje a FATEC que estudei tem um curso gratuito de manutenção de aeronaves e um simulador de voo (não um software, tipo um microavião) e está lá, esperando candidatos. Os professores e alguns alunos dessa mesma faculdade ainda fazer um cursinho gratuito para quem quiser tentar o vestibular. Há uns 7 anos quando eu pensava em faculdade na minha cidade(São José dos Campos) era paga, odontologia ou ITA (impensável para quem nem sabia trigonometria).

Eu nunca paguei por minha formação. Hoje pago por um curso particular, primeiro curso que estou pagando. Talvez eu tenha tido sorte, por isso tenho que ajudar todo mundo a ter essa sorte.

Eu quis dizer que eu não quero ser o próximo Eike Batista. São caras assim, extremamente ricos, que formam a desigualdade social. Mas daí é minha forma pessoal de pensar, não deveria ter misturado com o post.

Hm, eu sempre ganhei atestado. Mas quanto a ter que pagar as horas de trabalho, isso depende da empresa, hein? Sei que tem empresa ae que fecham contrato pro cara trabalhar 10 horas por dia, tem que trabalhar duas a mais. Esses malditos sangue-sugas tem que dar o fora desse país, pagam injustamente, lucram milhões.

Problema é pisar no calo desses gigantes do poder, aí não podemos fazer muito. Talvez só extremismo funcione :frowning:

M

Que ingenuidade. Brasil potência? Do que? Só se for da corrupção. Segundo o que estudei em geografia do ensino médio há uma década atrás, potência são países de primeiro mundo que estejam em primeiro lugar em algum quesito (ex: potência econômica hoje são os EUA).

Na realidade, este é um país miserável onde a maior parte da população ganha menos de 1000 reais por mês. Além do fato de a maioria dos habitantes daqui estaram desprovidos de boa educação, de qualidade de vida, de cultura. Veja por exemplo as músicas que fazem sucesso aqui, elas só expressam a depravação e miséria interna da maiorias dos pobres e miseráveis que vivem aqui, ouçam as músicas e percebam que aqui a cultura musical é primitiva: a maioria prefere batuques e músicas de cunho sexual (quer melhor evidência de primitivismo?), toquem uma música erudita para as massas e verão que elas desprezam e não entendem o que é mais elevado.

Realmente aqui temos escolas para todos, tantas escolas de “qualidade” que os alunos se formam no ensino médio sem saber ler! Temos hospitais para todos, mas os serviços são de tão baixa qualidade, que para fazer um exame o paciente espera uma fila de vários meses! E não raro, nesses casos, a morte chega antes… Comparem os hospitais do Japão ou dos EUA com os nossos. No Japão, existem até hospitais públicos temáticos (com temas de animes) com alta tecnologia, os pacientes sentam-se em poutronas com telas lcd touch-screen. O Brasil nunca terá nada assim, pelo contrário, só encontramos precariedade: paredes sem reboque, pacientes internados em corredores, filas quilométricas!

Recentemente saiu no jornal que em 20 anos este países terá qualidade de vida da Europa? Isto é uma piada… Este país demorará muitos séculos para chegar lá, pois não basta apenas uma economia desenvolvida se a maior parte da população vive na pobreza, não só material, mas também mental. Ligue a TV e veja que miséria de conteúdo. Parece exagero falar isso, mas essa televisão emburrece demais, e a maioria da população vê TV e deprava seus cérebros!

É exagero dizer que a qualidade de vida estará como a da Europa daqui 2 décadas, as coisas estarão melhores, mas longe dos padrões de lá. Aqui a vida é dura, os preços são altos, viajem para Alemanha e verão que os preços das coisas básicas são muito baratos! As coisas básicas do dia a dia como papel hiegênico, comida etc estão na casa dos centavos. O custo de vida é baixo e qualidade de vida é alta. Lá na Alemanha quando uma mulher engravida, o país a sustenta até seu o filho completar 2 anos de idade. Aqui aquela bolsa maternidade dura quanto tempo? Isso é só um exemplo, lá tudo é mais em conta.

Lá na Europa não tem funk, cai entre nós, acha mesmo que um país animalizado como o nosso vai chegar lá? Aqui a corrupção é cultural, aqui as pessoas são muito mal educadas, a qualidade geral da população é deprimente e acredito que não melhorará nada nas próximas décadas…

J

Amigos,

tem um ponto interessante nesse post comum para muitos que respondem, é o negativismo.

Serviços públicos são falhos, todos sabemos disso. O crescimento aqui é devagar, todos sabemos disso.

Mas estamos indo pra frente, não estamos estacionando. Vamos lutar para melhorar sempre. E não vai ficar bom na minha geração, mas vai ficar um dia.

Lute sempre, aperte políticos, seja voluntário, tenha esperanças. Veja o que melhorou e ataque o que está errado.

Eu penso assim: Primeiro temos que tirar pessoas da miséria para dar educação. A miséria tem diminuido. Vocês acham que também é mentira? Que estamos sendo enganados?

Se está melhorando, ótimo, vamos focar nas melhorias. Os problemas existem, mas vamos lutando para dminuir ou extinguir um a um.

D

Jesuino Master:
Amigos,

tem um ponto interessante nesse post comum para muitos que respondem, é o negativismo.

Serviços públicos são falhos, todos sabemos disso. O crescimento aqui é devagar, todos sabemos disso.

Mas estamos indo pra frente, não estamos estacionando. Vamos lutar para melhorar sempre. E não vai ficar bom na minha geração, mas vai ficar um dia.

Lute sempre, aperte políticos, seja voluntário, tenha esperanças. Veja o que melhorou e ataque o que está errado.

Eu penso assim: Primeiro temos que tirar pessoas da miséria para dar educação. A miséria tem diminuido. Vocês acham que também é mentira? Que estamos sendo enganados?

Se está melhorando, ótimo, vamos focar nas melhorias. Os problemas existem, mas vamos lutando para dminuir ou extinguir um a um.

quando se fala em extremismo/luta logo vem a cabeça aquela cena em que várias pessoas, algumas inteligentes, se unem com placas e saem pelas ruas,

o que acontece…apanham, causam tumulto, alguns morrem, nada muda…

o que acontece ? na escola/os pais/a população como um todo nos educacam para nunca brigar-mos de forma fisica…

orientam-nos que as palavras/a razão/a inteligência tem mais poder que a força fisica…

nos dizem para usar o bom senso…

por que se tentamos lutar com palavras, o governo nos ataca com força bruta?policiais com cacetetes, exercito… na ultima vez que vi um video de vários professores apanhando…eu fiquei impressionado com a maneira que somos tratados…

e comecei a matutar se realmente a palavra vence a força-bruta…

placas no meio de tumultos não resolvem nada, o jeito é ação, não estou sugerindo nada :twisted:

M

Apenas um pequeno comentário… Diferente do que se pensa, ele investe em produção, geração de renda e emprego. Por isso acredito que ele mereça o que tem. Quem é do Rio de Janeiro sabe o que eu estou falando, de mineração a empresa de automação construtiva e TI.

J

marsilvarodrigues:

Eu quis dizer que eu não quero ser o próximo Eike Batista. São caras assim, extremamente ricos, que formam a desigualdade social. Mas daí é minha forma pessoal de pensar, não deveria ter misturado com o post.

Apenas um pequeno comentário… Diferente do que se pensa, ele investe em produção, geração de renda e emprego. Por isso acredito que ele mereça o que tem. Quem é do Rio de Janeiro sabe o que eu estou falando, de mineração a empresa de automação construtiva e TI.

Claro, ele é investidor. Ele está ganhando. Os empregos gerados são consequência, ninguém faz nada sozinho :slight_smile:

(BPO) Uma empresa X cresceu 1000% Lucrou líquido 1 milhão. Mais de 70% dos trabalhadores(de aprox. 30 mil) dessa empresa trabalham ganhando um salário mínimo, com pausas de 10 minutos, enfrentando feriados e madrugadas. Os investidores são pessoas milionárias. Me diga, que tipo de avanço uma empresa dessa traz? Qual o papel dela para a sociedade e desenvolvimento do país? O programa de natal dessa empresa(no ano passado) teve o nome dela, saiu na mídia (“Empresa X ajuda crianças carentes no natal”) e quem deu os presente, entregou foram os funcionários.

Daí me dizem que os investidores são os caras que geraram renda, emprego e trouxeram avanços tecnológicos. Temos que tomar cuidado com isso. Para mim isso é babozeira, balela, falácia, mas essa é minha opinião :slight_smile:

Por outro lado, nos EUA, me parecem que tem empresas que fazem bem para as pessoas e tals. Aqui é complicado. Pode parecer coisa de sonhador, mas o poder é do povo e só nós podemos mudar isso. Daí vem a história de acabar com miséria pra dar educação e as pessoas irão melhorar e terão capacidade de notar esses problemas e agir.

Para isso serviço público bom, pois o Brasil é muito desigual, não tem como aplicar uma política do tipo as “pessoas pagam por tudo”, o Estado deve se encarregar disso. E acho que nesse sentido temos evoluído (caçando corrupção e programas sociais), agora é focar em melhoria contínua, ajustar o que está errado e melhorar o que está bom :slight_smile:

M

Jesuino Master:
Amigos,

não cara não é negativismo puro em si só, é que de fato o país está mesmo enriquecendo, MAS essa riqueza está nas mãos de uma minoria, a prova disso é o abismo entre o PIB (tão alto como estamos discutindo aqui) e o IDH.

Da para citar exemplos de países com uma riqueza menor que o nosso não tem esse excesso de gente morrendo em fila de hospital público como temos aqui, que tem uma educação bem melhor, uma desigualdade social bem menor… enfim, condições bem melhores para a população. Por favor não comecem com discussões quanto a partido politico. isso ja deu o que tinha que dar faz tempo.

editando… fui dar uma olhada em tabela pela internet e vejam só

dentre países com maior IDH que o Brasil temos Chile, Argentina, Uruguai, Cuba, Libia, Libano, Casaquistão, Venezuela, Jamaica, Peru e Equador, alguns nessa lista me deixaram inclusive bastante surpreso. Ficar contente com essa noticia é mais ou menos como ficar sabendo que o meu vizinho está bem rico enquanto tem um monte de mendigo na porta dele e o bairro inteiro trabalha para ele assim como eu.

F

Acreditar que um país cuja lei diz “Perante a Lei somos todos iguais”, e onde a maior punicao pra um Desembargador é ser APOSENTADO… É uma ignorancia sem tamanho mesmo.

M

Tomara que nas próximas eleições o povo fique esperto e não vá elegendo qualquer “palhaço” por ai.

A

Eu vejo que estamos perdendo uma grande oportunidade que talvez não se repita no futuro.
O crescimento da economia é inegável mas

:arrow: a desigualdade social continua
:arrow: temos problemas muito sérios de infra-estrutura, transportes, habitação, portos, aeroportos, etc
:arrow: a grande maioria dos empregos são de mão de obra pouco especializada
:arrow: educação, saúde, serviços essenciais de baixa qualidade
:arrow: a corrupção continua “comendo” uma fatia grande dos nossos recursos

Com certeza melhoramos muito, mas acho que estamos perdendo uma grande oportunidade de dar um “salto” muito mais significativo.

PS: para termos uma idéia mais completa de qualidade de vida, sugiro este link

J

maior_abandonado,

Mas estamos melhorando ou não? Se estamos melhorando, é bola pra frente e vamos acabar com tudo isso ae! Vai demorar, mas bola pra frente( Sonhador de novo)

Isso depende da politica e de outros fatores. Exemplo, o maior país capitalista do mundo perde em alguns números para um dos maiores paises comunistas do mundo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cuba

Cuba:
Indicadores sociais

• IDH (2009) 0,876[1] (51.º) ? elevado
  • Esper. de vida 78,3 anos (37.º)
  • Mort. infantil 5,1/mil nasc. (28.º)
  • Alfabetização 99,8[2]% (1.º)

USA:
Indicadores sociais

• Gini (2007) 46,3 [5] ? alto
  • IDH (2011) 0,910 (4.º) ? muito elevado[6]
  • Esper. de vida 78,2 anos (38.º)
  • Mort. infantil 6,3/mil nasc. (33.º)
  • Alfabetização 99,0% (19.º)
A

marsilvarodrigues:

Isso. Ele tb investe em jatinhos para levar o governador do Rio para cá e para lá… Brasileiro tb tem memória curta, esquece fácil das coisas. :wink:

Foi o nosso Querido Ministro da Economia Guido “Manteiga” que disse que em 20 anos teremos o padrão de vida da Europa… :roll:

M

Jesuino Master:
maior_abandonado,

Mas estamos melhorando ou não? Se estamos melhorando, …

o problema é que estamos é muita gente… naquele exemplo que eu te dei do vizinho rico, ele está melhorando, muito do que seria representado por aqueles mendigos que falei estão melhorando recebendo assistência social do governo (não queria mesmo puxar esse assunto) e desses alguns aproveitam essa oportunidade para estudar e melhorar o que der, dar uma oportunidade melhor para os seus filhos, mas uma parte bastante significativa está aproveitando essa assistência para poder empurrar seus problemas com a barriga.

Esses vizinhos que trabalham, a maioria como disseram com trabalhos que nem são razoavelmente especializados vai gerando mais lucro para o vizinho rico e ao mesmo tempo pagando com seus impostos (que aliás são uma porcentagem bem maior que no caso do vizinho rico) a assistência social que citei acima e por concequencia a acomodação que citei (na acomodação que está o problema, que fique bem claro).

Ao mesmo tempo isso é mascarado de diversas formas, na área de saúde a maioria dos hospitais públicos pagam mal seus médicos, as consultas são extremamente rápidas, já vi pessoalmente caso onde sabe-se que o problema existe mas não se corre atras do problema de saúde da pessoa isso quando atendem por que certas especialidades demoram muito para se ter atendimento. Para você ter uma ideia para fazer um endoscopia vi caso onde a pessoa precisava fazer o exame, “entrou na fila” em certo mês de 2010 e ± 13 meses depois foi chamado para fazer o exame, sendo que isso não é algo que seja tão moderno ou revolucionário.

Quanto a educação as estatísticas são mascaradas sendo analisadas de forma quantitativa e não qualitativa, a cada década que passa a população de uma forma geral completa mais níveis escolares porém sabendo menos que a geração anterior (meu pai só concluiu a 8 série e conhecia mais de matemática que eu, que me formei em computação, fora que ele teve aula de francês em escola publica, um inglês que ia bem além do to be, diferente da maioria das escolas publicas daqui da região metropolitana de sp). A questão, é que estamos comemorando a melhora do todo mas a parte que melhorou desse todo não está na mão da maioria de nós…

cara fiz uma pesquisinha do idh brasileiro nos últimos anos:

2011 84 - http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/brasil-ocupa-84-posicao-entre-187-paises-no-idh-2011.html
2010 73 - http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/11/brasil-ocupa-73-posicao-entre-169-paises-no-idh-2010.html
2009 75 - http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/10/05/ult1859u1607.jhtm
2008 70 - http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u481048.shtml

resumindo, se teve crescimento do pib sem essa melhora no IDH, isso indica que houve sim melhora, mas que isso não está na mão da maioria, portanto quem tem a comemorar é o vizinho rico, não é a classe trabalhadora com certeza.

J

Triste, porém real. Tem que arredondar esses programas sociais para dar certo.

Dois maiores problemas hoje são educação e saúde, problema é que o Brasil é mesclado entre oferecer serviço público e pago. O pago as vezes supera o público (em hospitais é clara a superioridade) e as vezes não (algumas faculdades brasileiras são muito boas e também ensino básico em casos isolados (algumas escolas públicas são muito melhores que outras e isso é muito estranho)).

Espero que a melhoria venha de verdade, mas o fato de estarmos com pib alto e mesmo assim manter serviços que qualquer um tem acesso (embora precise de muito tempo para melhorar) é algo interessante para mim e empolgante. Se os serviços públicos melhorarem (e acredito que vão nem que sejam a longo prazo) e continuarmos crescendo diminuindo a desigualdade social, seria espetacular. Acho que o rumo está certo, mas muito a melhorar.

J

Bom dia,

Li todas as massagens e acho que os comentários são pessimistas (negativos) , talvez por que eu tenho uma visão do exterior do país e não vivo o que vocês vivem ?

Alguns procuraram no passado (na história) para explicar (justificar) os problemas actuais e vão até entrar na vitimização.
Outros são mais voltados para o presente com os seus desafios e dificuldades no seu dia a dia.
Quase todos reconhecem um certo Progresso mas sem Ordem e muito menos o princípio do Amor , (Educação, Generosidade e Respeito) que foi esquecido desde do principio [1] :slight_smile: .

Mas poucos são aqueles que sabem olhar para o futuro e suas oportunidades.

Talvez por que os pessimistas, já fazem parte duma geração perdida, incapazes de participar no formidável futuro desenvolvimento do país, por isso são incapazes de agir sobre o sistema.

Tenham mais confiança em vocês e no futuro !!!

O crescimento económico e o consumismo também tem muitos desafios como por exemplo o desenvolvimento sustentável, e o respeito da natureza.
Um país em desenvolvimento provoca muita poluição, e destruição da floresta. Mas isso não deve fazer medo mas ser considerado como um desafio.

Certamente que um dos maiores desafios é de reduzir as injustiças e desigualdades isto passa pelo Amor (Educação, Generosidade e Respeito) que foi esquecido desde do principio [1] .

Educação, Generosidade e Respeito é certamente o que falta a todos níveis para compartilhar essas riquezas todas que o Brasil tem e que muitos países mais pequenos gastariam de ter e aproveitar. Se não são capazes de aproveitar todas essas riquezas enviem para países pequeninos e que bem precisam :slight_smile:

Em conclusão muitos devém mudar de mentalidade e de maneira de pensar e de ver, para serem capazes de poder acompanhar de Wind of Change

Em conclusão ordem e Progresso não é suficiente falta o AMOR (Educação, Generosidade e Respeito) :slight_smile:

[1] francês Augusto Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”

Por que não também esta trilogia francesa de 1789 :

Liberdade , Igualdade e Fraternidade

V

Saberia me dizer o que a empresa desse cara produz (além de buraco no solo)?

Vale lembrar que o pai do Eike Batista foi ministro das minas e energia. Depois disso o filho ficou rico com mineração.

Tirem suas próprias conclusões.

G

M

vargas:
marsilvarodrigues:

Saberia me dizer o que a empresa desse cara produz (além de buraco no solo)?

Vale lembrar que o pai do Eike Batista foi ministro das minas e energia. Depois disso o filho ficou rico com mineração.

Tirem suas próprias conclusões.

Reforma do hotel gloria aqui no Rio de Janeiro
Reforma da marina da Gloria
Principal financiador do projeto das UPPs
Entre outros investimentos.
Recentemente a aquisição de empresa de automação construtiva e consultoria de TI. Os salarios nestas empresas já estão inclusive bem a cima do mercado carioca.

Não sou puritano de achar que o passado do seu pai, ex ministro de minas e energia do governo militar e ex presidente da vale não o tenha favorecido. E, inclusive para fazer buraco no solo precisa de dinheiro e pessoal para isto.

V

marsilvarodrigues:

Reforma do hotel gloria aqui no Rio de Janeiro
Reforma da marina da Gloria
Principal financiador do projeto das UPPs
Entre outros investimentos.
Recentemente a aquisição de empresa de automação construtiva e consultoria de TI. Os salarios nestas empresas já estão inclusive bem a cima do mercado carioca.

Não sou puritano de achar que o passado do seu pai, ex ministro de minas e energia do governo militar e ex presidente da vale não o tenha favorecido. E, inclusive para fazer buraco no solo precisa de dinheiro e pessoal para isto.

Hm… Interessante…

marsilvarodrigues:

E, inclusive para fazer buraco no solo precisa de dinheiro e pessoal para isto.

Exatamente. Ninguém ganha dinheiro fazendo buraco por ai, sem corromper as autoridades.

M

Brasileiro típico: enquanto não for o primeiro em tudo, o país será considerado o pior de todos. “Tem x, e daí? y é ruim”

Se somos piores que os americanos, não prestamos nem um pouco? Ninguém tem o PIB americano, se não comparou o gráfico. heheheh
E pra sermos o primeiro PIB se éramos o sétimo, temos de passar pelo sexto, depois pelo quinto, e seguir em frente. É básico, não acha?
Corrupção é alta? Somos freiras perto da China, que é o segundo maior PIB. Renda per PIB capita é baixo? Com certeza, mas é o dobro dos chineses e quase 10 vezes o da India, sendo maior até que o da Russia.
IDH de Cuba e Venezuela é maior? Alguém quer morar lá? O nosso pelo menos está subindo. :lol:
Temos hospitais horríveis? Sim, mas também temos hospitais que são referência mundial e que inclusive recebem pacientes de países desenvolvidos que procuram qualidade, pasmem.

O país tem muita coisa ruim, mas também muita coisa boa. E nos últimos anos, os indicadores sociais e financeiros estão melhorando gradualmente, isso é fato e contra fatos não há argumentos. Nossas escolas públicas são ruins, ninguém duvida disso. Mas a qualidade do ensino delas vem melhorando num ritmo lento, mas ainda mais rápido do que as particulares. O mesmo pros hospitais públicos, trabalho em um deles, por sinal. Tem muita gente elevando a renda, saindo da informalidade e o desemprego está caindo aos poucos.

Mas o mais engraçado até agora é o pessoal reclamar do Eike Batista ganhar dinheiro. Esse é outro problema do país, o sucesso é mal visto. É só uma empresa ou pessoa ficar milhinário que o pessoal revolta. E o mesmo argumento 'ganha dinheiro enquanto outros passam fome". Então pra ser rico tem de ter complexo de culpa? Gerar emprego é ruim porque ele também lucra? Vergonha alheia. hehehehe

J

Bom dia,

Sumário :

Eu penso que visto as carências históricas e culturais a solução para o Brasil, está em mais educação de qualidade para todos ; pretos, índios e brancos e amarelos, mais generosidade social, mais respeito pela vida humana e na aposta na inovação cientifica por que a tecnologia pode melhorar a vida se for bem utilizada.
Isto pode ser resumido em 3 palavras Ordem e Progresso e Amor . O amor (educação , generosidade e respeito) que foi esquecido (Auguste Comte).

Desenvolvimento :

Muitos especialistas dizem que para passar de um país subdesenvolvido para um país desenvolvido que leva ao menos 100 anos.

Mas há exceções Israel e Coreia do Sul , países pequenos e com poucos recursos conseguiram em 50 anos.

Efetivamente países como Israel, Coreia do Sul e Japão, com poucos recursos comparados aos do Brasil , pode chegar a este nível em cerca de 50 anos.

O único problema é que nesses países de maneira geral a qualidade de vida é muito ruim (Israel, Coreia do Sul e o Japão) . Efetivamente os Japoneses e sul coreanos passam a vida a trabalhar e fazem muitos sacrifícios. Apostam muito forte na educação, nas tecnologias e guerra económica.

O caso do desenvolvimento de Israel merece ser estudado, quando se pretende ter um modelo baseado na alta tecnologia como motor do desenvolvimento.

Para mim bons exemplos de sucesso do desenvolvimento é o modelo dos países escandinavos (Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia) e Nova Zelândia.

Neste ultimo grupo de países à uma vontade política de manter uma qualidade de vida social e na educação e ao mesmo tempo apostam muito forte nas tecnologias e na guerra económica.

A Nova Zelândia é interessante também pelo modelo vindo do Reino Unido.

Um povo bem educado vale mais do que um povo ignorante.

Eu sou um lusófono no coração, mas devo dizer que o modelo do Reino Unido teve grande sucesso quando implementado em algumas colónias.

O sistema do império britânico dos 3C (comércio, o cristianismo, a civilização) tem a vantagem de apostar na civilização e consequentemente na educação dos povos colonizados : pretos , amarelos, e mesmo vermelhos.
A técnica era de trazer para as grandes universidades do Reino Unido alguns autóctones (indígenas) para os formar para em seguida os utilizar para governar por procuração.

O império francês “French frogs” seguia geralmente o modelo britânico mas sempre com a famosa “exception culturelle française” para se distinguir dos “roastbeef” .
Efetivamente franceses e ingleses é como cão e gato não se entendem mesmo na nossa época, fazem todo ao contrario :slight_smile:

Já os portugueses e ingleses estão ligados ou mesmo casados depois de 1373 com a “Aliança Luso-Britânica” [1] , para a grande vantagem dos ingleses que roubaram muitas colónias portuguesas (mapa cor de rosa entre outros [2]).

O problema é que no sistema do império português apostava-se mais na ignorância dos povos colonizados do que na educação dos autóctones, indígenas e muito menos nos pretos.
E isto até muito recentemente (1975) como foi o caso na Angola e Moçambique onde as elites não excederam os estudos secundários e eram incapazes de dirigir o país pós-independência. Isto é cultural em Portugal sempre ouve mais navegadores e poetas com muita coragem do que científicos e homens de cultura de renome internacional. Mas, felizmente, as coisas começaram a mudar.

E por isso que eu penso que visto as carências históricas e culturais a solução para o Brasil, está em mais educação de qualidade para todos ; pretos, índios e brancos e amarelos, mais generosidade social, mais respeito pela vida humana e na aposta na inovação cientifica.

Em conclusão, parece evidente que tudo depende de vontade política e da mentalidade do povo. Devo admitir que por vezes a mentalidade tem o peso da historia.
E por isso que é preciso uma forte vontade política.

O povo deve estar preparado para a mudança que esta a chegar ao Brasil.

[1] Aliança Luso-Britânica : http://pt.wikipedia.org/wiki/Aliança_Luso-Britânica

[2] Mapa Cor-de-Rosa : http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_Cor-de-Rosa

M

marcosalex:
Maracuja:

“O PIB per capita do Brasil representa apenas 25% do americano”, diz Bénassy-Quéré. “Nas projeções que fizemos, em 2050 o PIB per capita brasileiro alcançará apenas 45% do nível registrado nos EUA.”

Minha conclusao com base nesses e outros dados.

• Mesmo que continuemos crescendo bastante, levaremos uns 100 anos para quem sabe atingir o padrao PIB per capita de muitos paises de primeiro mundo.

Brasileiro típico: enquanto não for o primeiro em tudo, o país será considerado o pior de todos. “Tem x, e daí? y é ruim”

Se somos piores que os americanos, não prestamos nem um pouco? Ninguém tem o PIB americano, se não comparou o gráfico. heheheh
E pra sermos o primeiro PIB se éramos o sétimo, temos de passar pelo sexto, depois pelo quinto, e seguir em frente. É básico, não acha?
Corrupção é alta? Somos freiras perto da China, que é o segundo maior PIB. Renda per PIB capita é baixo? Com certeza, mas é o dobro dos chineses e quase 10 vezes o da India, sendo maior até que o da Russia.
IDH de Cuba e Venezuela é maior? Alguém quer morar lá? O nosso pelo menos está subindo. :lol:
Temos hospitais horríveis? Sim, mas também temos hospitais que são referência mundial e que inclusive recebem pacientes de países desenvolvidos que procuram qualidade, pasmem.

O país tem muita coisa ruim, mas também muita coisa boa. E nos últimos anos, os indicadores sociais e financeiros estão melhorando gradualmente, isso é fato e contra fatos não há argumentos. Nossas escolas públicas são ruins, ninguém duvida disso. Mas a qualidade do ensino delas vem melhorando num ritmo lento, mas ainda mais rápido do que as particulares. O mesmo pros hospitais públicos, trabalho em um deles, por sinal. Tem muita gente elevando a renda, saindo da informalidade e o desemprego está caindo aos poucos.

Mas o mais engraçado até agora é o pessoal reclamar do Eike Batista ganhar dinheiro. Esse é outro problema do país, o sucesso é mal visto. É só uma empresa ou pessoa ficar milhinário que o pessoal revolta. E o mesmo argumento 'ganha dinheiro enquanto outros passam fome". Então pra ser rico tem de ter complexo de culpa? Gerar emprego é ruim porque ele também lucra? Vergonha alheia. hehehehe

sim, temos hospitais e escolas que são referências mundiais mas é ai mesmo que está o ponto… essa é a exceção, ou como diria um amigo meu a exceção da exceção da exceção, resumidamente é raro, o normal, o que boa parte da população tem acesso não é isso, isso é só para os que tem mais dinheiro mesmo, boa parte da população depende de hospital publico ou até tem convenio mas o que vejo aqui na região de sp é que normalmente é convenio que não é assim tudo isso então acaba tendo filas grandes, tendo que marcar exame para dai 1 mês ou até mais dependendo da especialidade. Quanto a escola publica estar melhorando, aonde que está melhorando? Existem outras metodologias de ensino que ja foram criadas mas a escola publica ainda usa como padrão a mesma a décadas, noticias apontam de tempo em tempo erros grosseiros em livros, fora os que não são noticiados, hoje em dia ja tem gente que avançou vários anos ainda sendo analfabeto funcional ou mesmo sem saber ler nada mesmo… melhorou aonde?

quanto a querer ir para venezuela, cuba, estes países, é verdade não me parece uma boa idéia, mas mesmo países considerados com problemas assim são superiores em vários aspectos, é um grande sinal de que alguma coisa está errada por aqui… e muito.

O que estou dizendo é que não precisamos estar no pódio dos mais ricos, mas ter uma educação de qualidade para o posso povo, não precisa ser a primeira do mundo mas que também não estivesse tão mal assim, hospitais públicos que fossem ao menos razoáveis e que não demorassem tanto para fazer um exame, e que cuidasse mesmo, essa história de que hospital publico não da atestado não é nova, ja passei por isso também. Que tivéssemos uma infraestrutura de transportes melhor, mais segurança, pelo que pagamos de imposto deveríamos ter isso que falei numa boa.

O povo costuma reclamar da corrupção mas como disseram por ai, o povo de um modo geral é corrupto também, em muitos casos a pessoa é desonesta, muita gente quando recebe um troco errado para mais fica muito contente fica queto e vai embora, de certa forma merece os políticos que tem… claro que tem referências no Brasil, mas o padrão muitas vezes é vergonhoso…

M

Ponto que devagar está mudando. A proporção de pessoas com acesso a esses hospitais está aumentando. E se você olhar os indicadores de qualidade da OMS, até os hospitais públicos gradualmente estão melhorando, o que não significa que estejam perto de estar bons, mas pelo menos estão no caminho. ESSE é o ponto. Não se muda tudo da noite pro dia.

Leitura, matemática básica, mobília, energia elétrica. A proporção de analfabetos já foi 12% quinze anos atrás, agora é menos de 7%. Analfabetos funcionais também diminuiu. Ensino superior até 2000 eram 10% da população, até a última vez que vi, eram quase 20%. Isso não é melhoria? Hoje o salário é ruim? Eu sou da época que só de conseguir emprego a pessoa dava graças a Deus, e isso não tem tantos anos.

Exatamente, enquanto não formos superiores em todos os aspectos, o pessoal vai ficar na poltrona sentado reclamando que somos os piores do mundo.

Estamos nesse caminho, e num ritmo mais alto até do que muitos outros países que o pessoal baba ovo. Fato.

Se um corredor é retardatário em duas voltas, ele vai demorar um tempo até conseguir competir com os líderes, o que não significa que ele não possa comemorar quando conseguiu correr mais rápido que eles em algumas voltas, afinal é só assim que ele irá conseguir alcançá-los.

M

[troll mode on]
Em 20 anos ficar igual à Europa HOJE não é difícil não. Pelo menos igual à Grécia e Portugal, não estamos longe. :lol: :lol: :lol:
[troll mode off]

Brincadeiras à parte, estava lendo um documentário sobre a tendência do PIB, o país deve ultrapassar a França e virar quinta economia, depois vai ser ultrapassado pela India, e recuperar a quinta quando ultrapassar a Alemanha, isso se crescer pelo menos 3,5%, que é a taxa que vem crescendo nesses anos. Interessante. E a China entre 20 e 25 anos, deve passar os EUA em PIB, embora na maioria dos indicadores ainda vai ser pior que Brasil.

V

PIB só mede o número de transações financeiras. Querer usar isso para medir riqueza do país é o mesmo que medir qualidade do software contando o número de linhas.

M

Concordo que não se muda da noite pro dia, concordo também que temos referências e que se tornou “um pouco” mais acessível, o hospital do rim em sp perto da paulista é referência mundial e sei de exemplo que foi de perto de mim de gente que não tinha condições e foi atendido la. Mas a maioria não tem acesso a boas condições, as condições do que a maioria tem não melhorou, ao menos eu não vi melhorar… só alguns casos bem específicos.

quanto a isso temos algo que é no minimo um dilema, concordo com você que tem melhorado quanto a mobilia, rede elétrica, mas matemática básica não, muita gente sai da escola com uma dificuldade razoável em fazer uma divisão, sem saber fazer uma regra de 3 simples… antigamente não era assim não, como disse a décadas atrás era bem melhor nesse sentido, leitura também é bem questionável, antigamente era bem mais exigido quanto a leitura e escrita do que hoje em dia. Como disse isso é no minimo um dilema, tem o básico do básico de infraestrutura onde não tinha nem isso, mas a qualidade do conhecimento caiu muito se comparado com décadas atrás.

infelizmente concordo plenamente, mas não me incluo nisso, não fico parado esperando as coisas caírem do céu e reconheço o que mudou (mas isso não muda o fato de que essa noticia não apresenta a realidade da maioria, que é o que estou dizendo desde o primeiro post desse tópico, muita coisa melhorou, emprego melhorou demais nos últimos anos comparando com 15 anos atrás, a inflação se “estabilizou”, tem a inclusão digital que devemos considerar por exemplo).

Concordo com ressalvas. Neste sentido da qualidade da vida isso não se aplica a todos, estamos sim andando para frente mas a passos curtos e muitos destes países que estamos/iremos alcançar estão na verdade andando para trás ao invés de crescerem como a 2 décadas atrás :evil: (e sem isso não sei se os alcançaríamos a questão de novo, não é alcançar, é termos qualidade, independente de como está la fora).

Eu sei que se melhora é a passos curtos mais isso ainda não muda o fato de que tem gente morrendo em fila de hospital por que politico corrupto pega a verba que iria pro hospital e põe no próprio bolso, o fato de que se melhora com passos curtos não muda o fato disso ser revoltante.

No atual momento me considero a nível mundial em uma posição privilegiada em morar na região metropolitana de sp, poderia ser beem pior, mas algumas coisas ainda são revoltantes.

V

No caso do Eike não é contrário? Todo mundo adora o cara porque ele é bem sucedido.

Pelo menos ninguém que conheço parece se importar que ele ganhou dinheiro explorando os recursos naturais do país.

Pelo menos pra mim a lição que fica é essa… não importa o que você faz pra ganhar dinheiro desde que depois você reforme a latrina do vizinho tá tudo certo. rs

J

Bom dia,

Felicidade Interna Bruta (FIB) :

Para completar, sobre os critérios (PIB, IDH, etc…) de desenvolvimento de um país não se pode esquecer o Felicidade Interna Bruta (FIB) ou Gross National Happiness (GNH) é um conceito de desenvolvimento social criado em contrapartida ao Produto Interno Bruto (PIB).

O termo foi criado pelo rei do Butão Jigme Singye Wangchuck, em 1972, em resposta a críticas que afirmavam que a economia do seu país era uma das menores e menos desenvolvidas economias do mundo.

O Butão é considerado na Europa como a Suíça da Ásia.

Fontes :

Mais informações sobre Felicidade Interna Bruta (FIB) :

Ele aparece como um índice mais abrangente que o Produto Interno Bruto (PIB) ou o índice de desenvolvimento humano (IDH), que parecem ser insuficientes para medir a felicidade dos habitantes de um país. Este índice é baseado em quatro princípios fundamentais que o Governo do Butão atribui iguais:

-crescimento e desenvolvimento econômico;
 -conservação e promoção da cultura;
 -proteção ambiental eo uso sustentável dos recursos;
 -responsável pela boa governança.

Um segundo índice baseado em uma série de sete fatores foi proposto pelo Med Jones, presidente do Instituto Internacional de Management1:

- econômica
 - o meio ambiente
 - Saúde física
 - Saúde Mental
 - Bem-estar no trabalho
 - O bem-estar social
 - Política de Saúde

Cada um desses critérios é avaliado individualmente pelos inquéritos da população e análise estatística (o número de reclamações no assalto, trabalho, divórcio, doença grave, o uso de antidepressivos, …), dando uma medida da felicidade quantitativamente.

Nesta base, uma série de medidas foi introduzido para melhorar o crescimento económico, mas também a conservação e o desenvolvimento da cultura, proteção ambiental e boa governação responsável. Estabeleceu a aprendizagem da língua nacional (Dzongkha) nas escolas e encorajados a usar roupas tradicionais em público para preservar a cultura.

Fonte : http://fr.wikipedia.org/wiki/Bonheur_national_brut

M

Concordo que pra maioria ainda está ruim, mas essa maioria é menor do que anos atrás, mas ainda é maioria.

Esse tipo de gente também está evoluindo, tem indicadores que comprovam isso. Está pior do que há 20, 30 anos atrás, mas a curva já mudou de direção e está melhorando de novo. Pesquisei na internet pra tentar achar a referência de onde vi o gráfico, mas não encontrei. A primeira vez foi numa revista impressa, mas se achar posto aqui. E não lembro em que ano teve a curva de inflexão, lembro que a piora acentou de 1985 pra cá (né, Sarney?). Mas não acredito que a melhora seja graça a algum político ou partido.

Também não referi a voce, nem te conheço. :lol: Concordo que é a maioria que ainda está ruim, só discordo que não seja positivo que a situação esteja começando a mudar e que em alguns pontos já está positivo. E que pra muita gente a vida melhorou, teve muitas pessoas de baixa renda que tiveram ascenção social.

Mas isso até nos EUA ainda tem e não vai zerar nunca, em nenhum país.
E aqui essa realidade está começando a melhorar.

M

JxtaNode:

Cada um desses critérios é avaliado individualmente pelos inquéritos da população e análise estatística (o número de reclamações no assalto, trabalho, divórcio, doença grave, o uso de antidepressivos, …), dando uma medida da felicidade quantitativamente.

dessa lista ai todos aumentaram bastante na ultima década, claro que o único que é bom aumentar é trabalho mesmo (eu ao menos intendi como emprego, ter onde trabalhar e obter assim renda e dignidade). :twisted:

quanto a:

• econômica - isso melhorou mesmo
  • o meio ambiente - não é novidade que tem cada vez menos
  • Saúde física - não vou citar de novo o quanto a maioria é bem tratado nos hospitais
  • Saúde Mental - idem ao anterior
  • Bem-estar no trabalho - estamos na epoca onde um dos termos da moda do momento é o “assedio moral”…
  • O bem-estar social - esse até que deu uma melhorada
  • Política de Saúde - idem ao terceiro…
S

O título desse tópico é uma armadilha, entrei achando que ia ver algo histórico ou nostálgico e me deparo com esse redemoinho de discussão.

J

So adicioando mais informacao e fazendo o meu comentario.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/12/mesmo-como-6a-economia-brasil-continua-pobre-diz-economista-da-unctad.html

Com destaque para

“O PIB per capita do Brasil representa apenas 25% do americano”, diz Bénassy-Quéré. “Nas projeções que fizemos, em 2050 o PIB per capita brasileiro alcançará apenas 45% do nível registrado nos EUA.”

Minha conclusao com base nesses e outros dados.

• Mesmo que continuemos crescendo bastante, levaremos uns 100 anos para quem sabe atingir o padrao PIB per capita de muitos paises de primeiro mundo.

• Em questoes como respeito, educacao, infra estrutura, corrupcao; acredito infelizmente que NUNCA atingiremos o padrao de 1 mundo. (Paises escandinavos, alemanha e etc). Nao sou contra o Brasil, somente sou realista, cetico, ou o que seja. NAO tenho muita esperanca para o Brasil.

[]`s

Criado 26 de dezembro de 2011
Ultima resposta 28 de dez. de 2011
Respostas 47
Participantes 22