A psicologia dos programadores

16 respostas
R

[color=blue]Publicado por paulojeronimo em http://javafree.uol.com.br/noticia/4659/A-psicologia-dos-programadores.html[/color]

Resumo das partes essenciais encontradas no artigo “The Psychology of Programmers”.

Programadores geralmente têm mais atenção e maior capacidade de concentração que a maioria da população

Programadores são criativos por natureza, gostam de investigação, inovação e por isto não gostam de projetos de manutenção

Programadores geralmente deixam as organizações quando não há mais trabalho criativo a ser executado

Programadores preferem: liderança a gerenciamento, coisas melhores a melhores coisas, orientação a pessoas a orientação a coisas, …

… eficácia a eficiência, princípios a técnicas, orientação a direção a orientação a velocidade

Programação demanda precisão no pensamento. Isto faz com que programadores também apliquem esta precisão em questões sociais

Programadores não participam por participar. Eles continuam buscando algo lógico para adicionar, dizer ou perguntar

Programadores não gostam de fazer coisas rotineiras e/ou repetitivas em sua vida, por causa de sua atitude criativa e lógica

Programadores parecem ser introvertidos, mas isto não é totalmente verdadeiro …

… quando aplicável, é por eles estarem praticando maior atenção, maior concentração e maior lógica, até mesmo em aspectos sociais

Programadores apreciam e estão dispostos a aprender teorias psicológicas e filosóficas

Programadores são idealistas. Eles estão muito preocupados com seu ambiente de trabalho, com a estética geral de seu escritório, etc

Link: http://architects.dzone.com/articles/psychology-programmers

Bem interessante!! :smiley:

16 Respostas

O

Achei legal pra caramba.

Achei esse pedaço aqui verdadeiro:

Programadores são criativos por natureza, gostam de investigação, inovação e por isto não gostam de projetos de manutenção

L

Eu acho discordo de alguns trechos

Eu acho que é o contrário.

M

Quase tudo verdadeiro.
Menos

Mas o resto é tudo verdade.

R

Sobre o ambiente de trabalho…

Um colega meu… costumava dizer que nossa sala estava muito fria… sem vida…

Que deveriam ser colocadas umas Azaléias… para melhorar o ambiente…

hahaahha

Mas eu gosto de trabalhar em ambientes que sejam mais “humanos” do que “robotizados”…

R

luciano@@:

Também fiquei em dúvida nesse… mas acho que a preferencia é a eficácia mesmo… mesmo pq… se nao for eficaz na programaçao… nao vai ter programa…

se vc clicar no botao e ele nao fizer nada… nao adianta… mesmo se sua arquitetura estiver extremamente dentro dos padroes…(eficiente… mas nao eficaz)

Agora, tem uns negos mais gambiarreiros do mundo… que fazem o botao funcionar…

Eu nao acho que seja interessante fazer gambiarra… mas o botao tem que funcionar…

L

rogelgarcia:
luciano@@:

Também fiquei em dúvida nesse… mas acho que a preferencia é a eficácia mesmo… mesmo pq… se nao for eficaz na programaçao… nao vai ter programa…

se vc clicar no botao e ele nao fizer nada… nao adianta… mesmo se sua arquitetura estiver extremamente dentro dos padroes…(eficiente… mas nao eficaz)

Agora, tem uns negos mais gambiarreiros do mundo… que fazem o botao funcionar…

Eu nao acho que seja interessante fazer gambiarra… mas o botao tem que funcionar…

Mais do que funcionar, tem que funcionar da melhor forma possível.

V

Dentro do que o tempo e conhecimento nos permite… hehe… claro. ( :smiley: )

A

Bem legal, mais essa parte foi forçada :wink:

V

Pô, achei super realista essa parte… hahaha. Pelo menos comigo é.

R

É… o trabalho começa a ficar chato… se todo dia vc tem que fazer telas de cadastro…

V

Discordo desses items.

Não existe nada menos criativo e rotineiro do que programar o dia todo.

Se o cara é criativo mesmo e não gosta de rotina tem de partir pra outra área.

Valeu.

A

É cara mais sei la acho que depende muito do financeiro pra decidir e talz

R

valterj:
rogelgarcia:

Programadores geralmente deixam as organizações quando não há mais trabalho criativo a ser executado

Programadores não gostam de fazer coisas rotineiras e/ou repetitivas em sua vida, por causa de sua atitude criativa e lógica

Discordo desses items.

Não existe nada menos criativo e rotineiro do que programar o dia todo.

Se o cara é criativo mesmo e não gosta de rotina tem de partir pra outra área.

Valeu.

Discordo veementemente. Acontece que há momentos e momentos no trabalho. Existem sim momentos de criatividade: quando se está bolando um novo produto ou nova solução. Porém tem também o lado rotineiro da coisa, que geralmente são as manutenções.

G

Não concordo. Não passa da opinião do autor.

W

Hehehe,

Conheço mais muitos programadores (muito bons aliás) que fizeram isso. Mas o contexto financeiro também fez diferença.
Eu mesmo já rejeitei propostas só por fazer “mais-do-mesmo” pagando um pouco mais. Quando o que eu queria era apenas o “mais” (e não estou falando do financeiro) :wink:
Motivo? De que adianta ganhar mais se vou continuar “estagnado” e vou continuar procurando uma vaga realmente atraente?!

W

Acho que nem todos os programadores tenham 100% dessas características mas possuem, certamente, a maioria delas.

Criado 27 de maio de 2010
Ultima resposta 28 de mai. de 2010
Respostas 16
Participantes 10