Abaixo o miguxês! Viva a língua pátria!

47 respostas
R

Olá a todos!

Percebi em alguns posts recentes que pessoas de boa vontade, com intenção de ajudar a quem recorre ao GUJ, simplesmente não o conseguem fazer porque a descrição do problema é quase ininteligível. Algumas pessoas usam e abusam do miguxês ao postarem suas dúvidas, e para quem não faz parte dessa geração os textos são incompreensíveis.

Eu entendo o GUJ como um espaço para que as pessoas contribuam mutuamente para o seu crescimento profissional. E dado esse caráter profissional, acho que podemos deixar o miguxês para o orkut e para o msn, e esforçar-nos um pouco mais para exercitar a nossa língua portuguesa (muita gente reprova em processos de seleção por conta de redação).

Sendo assim, eu lanço esse mini-manifesto contra o uso de “miguxês” e outras modalidades de “internetês” como uma forma de profissionalizar as discussões do fórum. Não apoio qualquer hostilidade ou rudeza com os membros que utilizam este tipo de linguagem. Acho que o caminho é uma conscientização polida e educada.

47 Respostas

M

Concordo em gênero, número e grau. :slight_smile:

Apóio (ou “apoio” segundo a nova regra?*) seu mini-manifesto. Muitas vezes as pessoas vêm pedir ajuda e simplesmente não conseguem se expressar. Ou quando conseguem, a pessoa que responde é quem faz o papel do autor do dialeto “estrangeiro”, muitas vezes incompreensível.

• E já que estamos falando sobre um português polido, fica a pergunda: essa palavra tem acento? Segundo a nova regra as paroxítonas com ditongo aberto perderam o acento, como em ideia e estreia. Isso se aplica no caso, também? Ou não é isso? :? Vou levar um tempinho para me acostumar com isso… :slight_smile:
M

"

D

Aqui no GUJ sempre aparece um ou outro utilizando o vocabulário “miguxês”, porém com o tempo eles acabam “se tocando” que a maioria dos usuários, procuram escrever corretamente, e acabam mudando também, ou desistindo de frequentar o fórum.
Agora, têm fóruns como o hardMOB (Pode citar nomes de outros fóruns?) que é uma tristeza total.

F

Concordo plenamente. Às vezes dá uma dor de cabeça entender a dúvida do indivíduo…

J

Também voto pelo fim do miguxês. E pra essa campanha, concordo também em não atacar quem vem falando em miguxês, mas continuar com a conscientização. Basta um aviso e pronto. Mas em caso de reincidência, um vudu reverso resolve… rssrsrsrs

ps: Francislon, meu filho!!! Tá vivo ainda??? Quanto é que tu sai daí e vem pra uberlândia???

F

Breve…
To concluindo em Junho…

V

Em resumo:
[size=18][color=violet]eU oDeiU kEm iXkrEvI iM miGUxEiXxx ixXo eH mtO eMu f1K mTo vIAd1nHO Eh gAy d+++++!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!![/color][/size]

Muitas vezes, quando vejo alguém postando em miguxês, não dá vontade nem de responder, ou de responder apenas para atacar a pessoa que criou o tópico.

Mas, falando em java, algo que particularmente odeio é comentários (principalmente javadoc) com toques de miguxês:
/**
 * Retona c o usuario tah autenticado
 * @param o nome do usuario
 * @return true c ele eh autenticado, false c naum ta
 */
public boolean ehAutenticado(String nome) {
    // ...
}
R

Putz! Miguxês nos comentários é triste mesmo.

M

"

G

Apoiado!

Em instant messengers como msn ainda vai, porque a conversa tem que ser rápida. Ja me peguei escrevendo abreviado várias vezes mas corrijo em seguida.
Dizem que é melhor de (mais rápido) escrever, mas ninguem gosta de ler o maldito dialeto, rs

F

Fim do miguxes++;

O bom é não usar nem no MSN, porque vicia, e ai voce acaba escrevendo sem perceber, e onde nao poderia, como no exemplo do javadoc!

Agora tem uns colegas aqui que criam novas palavras para nosso vocabulario, tipo tem um que nao vou citar, que toda vez que vejo um post dele fico doido, mas deixo quieto e nao falo nada, ele inventou a palavra “temque”, e acreditem não é um erro, ele escreve ela incessantemente!! Afinal pra que um espaço ali se sem fica mais rapido de escrever né :lol:

A

Cara, se for miguxês demais eu nem respondo. Mas queria dizer que abreviações não tem nada a ver com o miguxês. Eu não abro mão de escrever td, q, vc, qdo etc. O que eu odeio é qdo escrevem: kra, fik aih.

O que eu percebo também é que em Portugal essa onde miguxês é forte!

V

Deixa eu adivinhar, o nome dele começa com luis e termina com tiagos, né?

M

eu nao escrevo miguxes mas abrevio algumas palavras como td, d, nda, qndo e por ai vai
se alguem tiver algo a dizer sobre isso por favor nao se intimide em dizer q eu posso acatar suas reinvidicacoes e acabar com isso!
rssrrsrs

J

Apoiado!

g4j -> Você e essa dose de pinga…
Ressaca só de ver!!
:lol:

C

fredferrao:
… ele inventou a palavra “temque” …

Tem outro tradicional por aqui, que não me lembro quem escreve, mas é uma constante:

concerteza… =)

Alterou até o “m” para “n” da palavra “com” para se adequar melhor ao português.
Bem… melhor que “temque” que está errado de todas as formas. =)

Além dos que já citaram, como trocar o mas por mais.

Abraços.

M

celso.martins:
fredferrao:
… ele inventou a palavra “temque” …

Tem outro tradicional por aqui, que não me lembro quem escreve, mas é uma constante:

concerteza… =)

Alterou até o “m” para “n” da palavra “com” para se adequar melhor ao português.
Bem… melhor que “temque” que está errado de todas as formas. =)

Além dos que já citaram, como trocar o mas por mais.

Abraços.

se fosse invencao aprovada d alguem da academia de letras chamariam isso d neologismo!!!
rsrsrs

V

Marlon Meneses:
se fosse invencao aprovada d alguem da academia de letras chamariam isso d neologismo!!!
rsrsrs

:roll:

G

psyltrance:
Apoiado!

g4j -> Você e essa dose de pinga…
Ressaca só de ver!!
:lol:

kkk… tequilinha né… faz tempo que não tomo uma dessas…

V

Acho que em lugares como no fórum, todos devem evitar de usar qualquer tipo de abreviação, mesmo as mais comuns como vc, tb, q. Entendo que com o costume fica difícil, eu mesmo escrevo assim, mas quando vou postar, releio meu post antes, para corrigir essas coisas. Esse fórum é muito visitado, acho que devemos nos esforçar para que as informações existentes aqui sejam as mais “formais” possíveis.

Até entendo alguns pequenos erros que passam, como esquecer um acento, ou mesmo confundir mais com mas (que já não é tão simples), mas no geral, não atrapalham muito.

Saindo um pouco da discussão do miguxês, o que realmente me irrita é quando o cidadão complica mais que tudo no post, deixando seu texto ininteligivel. Quando estou muito paciente, até tento entender, mando um “explica melhor”, mas no geral leio uma vez, não entendi, deixo de lado.

Outro problema que vi muito ultimamente, é o cara que simplesmente posta um código qualquer, não diz qual é o problema e fala “alguém pode me ajudar?”. Peraí que minha bola de cristal já resolve isso! :wink:

F

Deixa eu adivinhar, o nome dele começa com luis e termina com tiagos, né?

Humm como voce acertou?? :roll:

A

Eu ia falar do ‘tenque’ e do ‘concerteza’… huahuahu

é só procurar no google por

concerteza site:guj.com.br

ou

tenque site:guj.com.br

Dois que escrevem muito o ‘concerteza’: LPJava e sergiotaborda :twisted:

Eu sei que também escrevo errado. Só estou comentando para nos corrigirmos. :wink:

R

Só queria deixar claro que quando eu abri o tópico foi por causa justamente de um pedido de ajuda que estava muito difícil de entender. Erros são comuns, acontecem mesmo. Também não acho que devamos abrir mão de coloquialismo, abreviações, onomatopéias … Afinal também são recursos linguísticos (opa, sem trema agora) e que surgem naturalmente quando transpomos da linguagem oral para a linguagem escrita. E esse não é o caso do miguxês, que é um abandono da língua e insere recursos que não acrescentam absolutamente em nada ao sentido das frases.

No caso dos neologismos, como “tenque” entre outros, penso neles como declarar um atributo como public: você só faz em último caso e se você sabe muito bem o que está fazendo. Neologismos podem fazer muito sentido em obras literárias ou ainda em um jargão profissional, mas acho que no fórum faz muito pouco sentido.

M

"

V

Eu faço o seguinte: Imagine que o leitor do seu texto é um “compilador de língua portuguesa”.
Compiladores não são flexíveis na linguagem, mesmo com o erro mais bobo e trivial eles já lhe jogam na cara um erro de compilação sem perdoar. Também não são muito inteligentes na hora de entender as coisas. Se você não escreveu com clareza, o compilador vai te jogar na cara vários erros de compilação.
Enfim, para escrever código em uma linguagem de programação, o programador não pode cometer nenhum erro, como por exemplo, colocar String com letra minúscula que o compilador é burro e já vai apitar dizendo que não entendeu. Se você imaginar que ocorrerá o mesmo com o que você escrever no fórum, a língua portuguesa agradece!

A

Sua analogia com o compilador é muito boa, Victor. Assim como as linguagens de programação tem suas versões as línguas também tem. É bem possível que nas novas versões da língua portuguesa sejam inseridos os neologismos “tenque” e “concerteza”, assim como “embora” = “em boa hora” e “nenhum” = “nem um”.

D

concerteza ñ aprovo quem escreve assim…
temque escrever certo gente, senao agente nao consegue intender…

T

Lista das palavras que as pessoas "criaram" e acabam usando:

concerteza => com certeza
apartir => a partir

• O problema do "apartir" é que parece uma palavra correta; já vi muita gente boa usando esse troço (ofende menos que a palavra "menas") e não dou 50 anos para que apareça nos dicionários.
    discução => discussão
    impreção => impressão

Lista de palavras que estão empregadas em sentido incorreto:
intender => entender
intensão => intenção
concertar => consertar

Sentido correto de Intender:

Sentido correto de Intensão:

O sentido correto de concertar é parecido com o de consertar:

A abreviatura "ñ" para "não" é muito antiga, e pode ser vista em textos medievais.

L

Fim do miguxes++;

Pior foi uma situação que eu tive que ler o trabalho de um aluno meu. Eu só dei conceito ruim por causa do miguxes dele (o exercício estava totalemente certo). O cara teve a capacidade de escrever 10 linhas do puro (ou puto) miguxes, sem pontuação alguma.

L

Miguxes na escola é dose, acho que deveriam ter punições tipo corredor polones e tal… hehehehe
Agora sério, um profissional que se preze tem que escrever (ou tentar pelo menos) certo. Já vi muitos blogs do pessoal daqui mesmo que são horriveis…

M

"

S

Apoio o movimento hehe =)

Em muitas ocasiões tem que escrever direito. Principalmente em momentos em que você quer ser compreendido. Detesto textos miguxes, sem vírgulas ou pontuações (porque nunca se sabe realmente se a frase foi uma pergunta ou afirmação). Já quanto aos assentos, embora tenham sua importancia, nem ligo muito. O mais importante, para ser compreendido, é a concordância do texto.

L

Não estou bem certo, mas a origem do “miguxês” acho que é americana. Quem acompanha forum ou conversa com americanos em IMs sabe que é duro de entender…cheio de abreviações e adaptações de palavras.

Um outro ponto é que muita gente se esconde atrás do miguxês pra justificar escrita de palavras erradas. Já vi muita gente falando: caza, conseito, informassão etc, e depois se você corrige a pessoa fala: “Ah não, mas eu não to escrevendo certo mesmo, sabe como é, internet e bla bla bla”.

A tecnologia deveria ajudar o ser humano a evoluir, mas tá sendo justamente o contrário. Molecada não sabe fazer conta de cabeça pq hoje em dia, desde pequeno, a molecada já tem celular com maldita calculadora. Não sabe escrever, pq o Word vai e corrige as palavras escritas erradamente. Trabalho sobre qlq coisa, que na época minha e de muitos aqui dava um trabalhão, tinha que ir na biblioteca, ficar xerocando livro, hoje em dia em uma pesquisada no Google tá pronto! Com a escola pública do jeito que tá então…

Por isso que em alguns pontos eu concordo com a opinião desse professor aqui do IME-USP: http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/

que prega: "Deixe as crianças serem infantis: não lhes permita o acesso a TV,jogos eletrônicos e computadores/Internet! "

Vale a pena uma visitada na página pra ver a opinião dele! Eu não concordo com tudo, acho alguns pontos radicais, mas é algo a se pensar.

E pra finalizar, se eu fosse professor do ensino fundamental, uma coisa é certa, todos trabalhos que eu pedisse iam precisar ser escritos a mão. Nada
impresso…e se tivesse mais do que x erros de português, ia ter que reescrever!!! :slight_smile:

A

Como diria o Benjamin Parker (tio do homem aranha): “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades” :lol:

<filosofia>
O que vai diferenciar as pessoas no futuro é o quanto elas vão tirar proveito desses “poderes” e se vão utilizar para o bem ou para o mal.
</filosofia>

Abraço,

M

Posts em “miguxes” eu tenho muita raiva de responder, parece que os interessados pela resposta estão só se divertindo… e a maioria dos tópicos escritos assim normalmente é alguém pedindo um trabalho completo, pensando que nós temos a obrigação de entregar o trabalho pronto.

Eu não reclamo tanto de quem escreve tudo abreviado, mas dou um leve aviso sarcastico. xD

Eu tenho varias falhas escrevendo, eu uso bastante “…” no lugar de pontuação, as vezes escrevo algumas palavras erradas, não acentuo tudo corretamente e uso muitos smiles XP

Mas não o suficiente para atrapalhar o entendimento, eu espero.

E no fórum do JavaRanch (www.coderanch.com/forums/) eles tem um sistema que se voce tenta postar palavras abreviadas (‘u’ invés de ‘you’, ‘knw’ invés de ‘know’, etc…), o sistema mostra uma mensagem para postar certo, pois é um fórum internacional e pessoas com linguagem nativa diferente do ingles pode não entender. E voce é obrigado a arrumar isso.

L

Oi,

Miguxês é o nome popular de um socioleto da língua brasileira, utilizado comumente por adolescentes brasileiros na Internet e outros meios eletrônicos, como mensagens escritas de telefone celular. Seu nome deriva de miguxo, corruptela de amiguxo, por sua vez um termo utilizado para “amiguinho”.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Migux%C3%AAs

Que coisa mais fofa né! =)

Tchauzin!

T

lina:
Oi,

Miguxês é o nome popular de um socioleto da língua brasileira, utilizado comumente por adolescentes brasileiros na Internet e outros meios eletrônicos, como mensagens escritas de telefone celular. Seu nome deriva de miguxo, corruptela de amiguxo, por sua vez um termo utilizado para “amiguinho”.

Tchauzin!

Ou seja, todos esses caras que ficam escrevendo em Miguxês são muito “amiguxos”.
Realmente isso é muito “meigo” pro meu gosto.

E

Miguxês é coisa de adolescente sem cultura nenhuma…

T

Uma coisa que percebi (quando tentei mandar um SMS) é que realmente é bastante incômodo mandar uma mensagem sem abreviá-la.
Um colega meu me mandou um SMS de “Feliz Natal” gigantesco e com todos os acentos, vírgulas e espaços, mas é porque ele tem um teclado completo no celular.

Eu ate axo razoavel q c escreva asim via SMS, mas ñ da para aceitar isso qdo c tem 1 teclado completo, como eh o caso aki no forum.

F

thingol:
Uma coisa que percebi (quando tentei mandar um SMS) é que realmente é bastante incômodo mandar uma mensagem sem abreviá-la.
Um colega meu me mandou um SMS de “Feliz Natal” gigantesco e com todos os acentos, vírgulas e espaços, mas é porque ele tem um teclado completo no celular.

Eu ate axo razoavel q c escreva asim via SMS, mas ñ da para aceitar isso qdo c tem 1 teclado completo, como eh o caso aki no forum.

Nao conhece o famoso T9(ahco que é esse o nome)? Na verdade é meio que impossivel escrever errado no celular usando o auto texto.
Voce vai digitando as teclas e ele forma a palavra sozinho. Quem nao usa e fica o dia todo mandando SMS é no minimo sadomazoquista, ou nao conhece esta opção de escrita que, creio eu 99,9% dos celulares hoje em dia possui!

T

Meu celular é bem antiguinho: o T9 dele funciona direito só para inglês, não para português :frowning:

A

Não seria língua portuguesa?

S

lavh:

…se eu fosse professor do ensino fundamental, uma coisa é certa, todos trabalhos que eu pedisse iam precisar ser escritos a mão. Nada
impresso…e se tivesse mais do que x erros de português, ia ter que reescrever!!! :-)

hhe não concordo amigo =D

Miguxês é uma coisa, mas escrever a mão é arcaico =) Com tecnologia ou não o importante é escrever direito =D

EDIT: fazer trabalhos a mão (até mesmo os de escola) é arcaico =)

M

Tem muita gente que não conhece o T9 por ai… essas pessoas que não se interessam por muita coisa… que normalmente escrevem em “miguxes”, que não conhece as funções do proprio celular e nem do seu computador(Essa pessoa acha que Internet é aquele ezinho azul na tela principal do pc, e que só existe MSN e orkut)…
Essas não conhecem o T9. Já vi muitos assim.

xD

V

lina:
Oi,

Tchauzin!

Este artigo é mais completo e mais preciso: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Miguxês :twisted:

M

Nunca senti tanta raiva lendo alguma coisa.
Como as pessoas conseguem gostar dessa merda?

A onde o mundo vai parar? A inteligencia esta diminuindo com o tempo invés de aumentar.

S

Mark_Ameba:
victorwss:

Este artigo é mais completo e mais preciso: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Miguxês

Nunca senti tanta raiva lendo alguma coisa.
Como as pessoas conseguem gostar dessa merda?

A onde o mundo vai parar? A inteligencia esta diminuindo com o tempo invés de aumentar.

Concordo totalmente.

Criado 21 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 4 de mar. de 2009
Respostas 47
Participantes 23