Acesso ao Banco de Dados [RESOLVIDO]

8 respostas
G

Boa Tarde!

Estou iniciando o estudo em programação Java e se possível gostaria da ajuda de vocês.
Trabalho em um escritório de contabilidade e usamos o Dominio Sistemas que utiliza o Sybase. Consigo acessar o banco de dados por um usuário externo através do Microsoft Query + Excel sem problema algum. Pensei então em utilizar java para elaborar relatórios mais complexos e consegui o seguinte código na internet:

import java.sql.*;  
    import javax.swing.JOptionPane;  
    public class AcessoDominio {  
        final private String driver = "com.sybase.jdbc4.jdbc.SybDriver";  
        final private String url = "jdbc:sybase:Tds:servidor:2638?ServiceName=Contabil";  
        final private String usuario = "ex";  
        final private String senha = "ex";  
        private Connection conexao; //Cria a conexão propriamente dita  
        public Statement statement; //Abre caminho para a conexão com o banco de dados  
        public ResultSet resultset; //Armazena os resultados das consultas SQL  
        boolean result = true;  

public boolean conectar()  
        {  
            try   
            {  
                    Class.forName(driver); //Nesse momento eu carrego o driver definido anteriormente  
                    conexao = DriverManager.getConnection(url,usuario,senha); //Aqui eu crio a conexão com o banco através do objeto "conexao" criado anteriormente do tipo "Connection"  
                    JOptionPane.showMessageDialog(null,"Banco conectado com sucesso !");  
            } catch(ClassNotFoundException Driver){  
                    JOptionPane.showMessageDialog(null,"Driver não localizado: "+Driver);  
                    result = false;  
            } catch(SQLException Fonte) {  
                    JOptionPane.showMessageDialog(null,"Deu erro na conexão com a fonte de dados "+Fonte);  
                    result = false;  
            }  
            return result;  
        }      
    }

Fiz algumas alterações no código para acessar o banco de dados mas está retornando o seguinte erro:
"JZ0SJ: Metadata accesor information was not found on this database. Please install the required tables as mentioned in the JConnect documentation"

O que estou errando?

obrigado pela ajuda!

8 Respostas

M

jdbc:sybase:Tds:servidor:2638?ServiceName=Contabil

no lugar de servidor nao seria o IP da maquina?

G

Mesmo se eu colocar o IP da máquina dá o mesmo erro…
Usando o VBA eu consigo conectar usando ODBC, tem como conectar utilizando ODBC no Java?

M

tem sim! pesquisa no google ODBC java que tem um monte de coisa sobre o assunto!

G

Tentei conectar usando ODBC e também não deu certo… Está retornando o erro:

java.sql.SQLException: [Microsoft][ODBC Driver Manager] Nome da fonte de dados não encontrado e nenhum driver padrão especificado

at sun.jdbc.odbc.JdbcOdbc.createSQLException(Unknown Source)

at sun.jdbc.odbc.JdbcOdbc.standardError(Unknown Source)

at sun.jdbc.odbc.JdbcOdbc.SQLDriverConnect(Unknown Source)

at sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcConnection.initialize(Unknown Source)

at sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver.connect(Unknown Source)

at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)

at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)

at Acesso.Conectar(Acesso.java:18)

at Acesso.main(Acesso.java:7)

Acessei o administrador de fonte de dados ODBC e quando tentei configurar a fonte de dados, o segunte erro apareceu:

“Não foi possível encontrar as rotinas de instalação do driver ODBC
Adaptive Server Anywhere 9.0. Reinstale o drive”

O sistema está Contábil está funcionando sem nenhum problema…

G

Resolvido! :smiley:

A conexão estava correta, o erro se deu apenas pela versão do banco Sybase (9.0). Quando a versão for abaixo do 10 a versão do TDS deve ser 4.2:

C

Colega tem como me passar o link para baixar esse programa para acessar o banco de dados do domínio?
Gostaria tbm de ter acesso ao banco para fazer Update e alterações diretas.

:smiley:

G

os usuários que São criados pelo sistema domínio não permite o uso de updates… para isso você precisa de um arquivo sql que é passado pela suporte.
Agora quem trabalha com essa versão do sybase deve conhecer outra forma de acessar, ou como criar um usuário com mais permissoes.

N

Boa tarde.
Não estou conseguindo encontrar para download o driver “com.sybase.jdbc4.jdbc.SybDriver”, como faço para resolver esse caso?
Alguem tem que possa me passar?
No site da Sybase não me permite efetuar o download.

Criado 28 de março de 2012
Ultima resposta 28 de mai. de 2013
Respostas 8
Participantes 4