Olha só apesar de eu ter colocado o assunto “Adicionar componente a paleta do NetBeans!”, eu sei como fazer isso sim.
mais a questão é o seguinte:
eu crio meu componente personalizado certo. mais quando eu crio o JAR e coloco ele na paleta do NetBeans vai todo o form e não só o componente.
Onde eu posso ta errando?
quero criar só o componente sem o form todo.
Adicionar componente feito por mim a paleta do NetBeans!
5 Respostas
Depende vc quer criar um pra distribuir para outros desenvolvedores?
Ou usar para vc somente?
Pra distribuir vc usa o BeanBox é algo mais complexo.
Se for usar pra vc, e estiver usando o netbeans, pega a classe que esta na aba projetos e arrasta pra paleta,
da certo…
;]
Depende vc quer criar um pra distribuir para outros desenvolvedores?
Ou usar para vc somente?Pra distribuir vc usa o BeanBox é algo mais complexo.
Se for usar pra vc, e estiver usando o netbeans, pega a classe que esta na aba projetos e arrasta pra paleta,
da certo…;]
Valeu por ter respondido meu brother charleston10!
É isso mesmo no caso é so para mim.
mais quando eu arrasto a classe ai vai todo o form entende, ai quando eu vou usar em algum outro projeto
ai arrasto ele para o form não da por que é form em cima de outro form.
eu quero colovcar só os componentes personalizados na paleta e não o form todo entende.
Não precisa escrever como se fala. Eu entendi.
Os componentes que podem ser instalados para a palette do NetBeans não podem herdar de JFrame ou JDialog e sim de JPanel, JTextField etc. e mais uma coisinha: eles têm de ter um construtor sem parâmetros.
Não crie componentes muito complexos e sim componentes bem reutilizáveis. Por exemplo, você pode ter um JTextField que já esteja pronto para entrar com dados monetários.
Não precisa escrever como se fala. Eu entendi.Os componentes que podem ser instalados para a palette do NetBeans não podem herdar de JFrame ou JDialog e sim de JPanel, JTextField etc. e mais uma coisinha: eles têm de ter um construtor sem parâmetros.
Não crie componentes muito complexos e sim componentes bem reutilizáveis. Por exemplo, você pode ter um JTextField que já esteja pronto para entrar com dados monetários.
Muito obrigado pela resposta valeu!
Então quando eu for criar algum componente personalizado eu não inicio um form JFrame e sim form JPanel. é isso?
entanglement
Podem sim, mas sua implementação é mais complexa. Basta saber como fazer.
Tenho uma classe que é um campo de texto já formatada somente para aceitar valor real com a seguinte formatação “R$ 0,00”,
ela está herdando a classe JTextField.
Na verdade você tem que herdar o tipo de componente que vc esta criando, vc não herda quando você cria seu componente do zero,
criando a interface, os eventos, o retorno, os parametros… ai entra o BeanBox pra ajudar nesse processo.
O componente que tenho é este,
da pra vc inserir na paleta de componentes como tambem executar a classe.
http://javaaberto.blogspot.com.br/2012/07/mascara-para-formato-real-em-jtextfield.html