davidbuzatto:
Olá AUser,
Há algum tempo (quase 3 anos) me aventurei e aprender Flex pois tinha convencido o pessoal da onde eu trabalhava que uma aplicação que íamos desenvolver ficaria melhor usando o Flex. Pois bem, comecei a aprender, mas acabei saindo de onde eu estava (fui fazer mestrado) e acabei deixando o Flex de lado. Esse ano eu queria voltar a aprender tudo de novo, do zero. Queria algumas dicas:
Qual seria um bom livro de Flex? Pode ser em inglês, sem problema.
Um livro de AS3? O da O’Reilly parece ser bom.
E o mais importante agora: um bom livro que trata de integração Java + Flex. Essa eu lembro ser a maior dificuldade na época. Um livro de BlazeDS, tutoriais, etc. Como falei, na época o mais difícil era encontrar algo completo e que prestasse sobre o assunto.
Agora uma outra dúvida, vc sabe quando vai sair o Flex 4 e o Flash Builder 4?
Qual IDE vc recomenda para o desenvolvimento em Flex? Flash Builder + NetBeans? Flash Builder + Eclipse? Eu sinceramente prefiro o NetBeans. Lembro que na época que fiz algumas coisinhas eu usava umas ant tasks da adobe para fazer a compilação dos fontes do Flex.
Enfim, desculpe o monte de perguntas 
[]´s
Opa david,
Relaxa, vou responder todas xD.
Bom, o melhor livro de Flex que tem na minha opinião é o Trainin’ from Source, próprio da Adobe. Mas é um livro que se deve ler enquanto programa. É meio chato ler ele sozinho. Lá na empresa temos todos os livros de Flex que lançaram até hoje. Mas o único que realmente vale a pena é este.
Livro de AS3, o da Oreilly é bonzinho mas não precisa, tudo que voce vai precisar sobre as3 voce vai encontrar no Trainin’ from Source. AS3 pra quem tem experiência com Java/Javascript é um pulo pra aprender 99% das coisas. xD
Pois é, não conheço nenhum livro que trate sobre integração de Flex/Java, até porquê os tutoriais tiram 99% das dúvidas. Mas vamos fazer assim, segunda ou terça (dependendo dos backlogs lá no trabalho xD) eu vou criar um projetinho tipo um appFuse com isso, do lado Java. Depois, qualquer coisa, crio o lado Flex tb com um comando de exemplo e disponibilizo.
O Flex 4 e o Flash Builder 4 já sairam, o Flash Builder está em beta 2, mas já dá pra usar muita coisa. Muita coisa melhor, muita coisa pior. Enfim, a principal diferença entre o Flex 3 e o Flex 4 é a parte de layouts. Foi feita uma adaptação grande pra permitir o uso de templates criados diretamente do Adobe Catalyst, assim como mudanças em Styling, etc. Contém muitos bugs, mas algumas vantagens tb. Assim como o Air 2.0(mudanças em classes de socket, e mais mudanças no sandbox) saiu esses dias. E o Flash Player 10.1 saiu tb (25% a mais de perfomance, o bichinho tá começando a ficar rápido).
Olha, varia da necessidade. Nós por exemplo não usamos a parte visual pois controlar layout é fácil, então usamos apenas o plugin do Flex. E o charting nos usamos o FusionCharts for Flex, então tb não usamos a Adobe para isso. A grande desvantagem da IDE e que estressa muito são os bugs, ela contém MUITOS bugs. Mas muitos mesmo. É lenta demais, também.
Lembre-se que a arquitetura de qualquer aplicação Flex é de 3-tiers. Então, eu não recomendo você misturar nem as IDEs de desenvolvimento nem os ambientes de deploy x).
Eu hj em dia uso o Ant na aplicação que fazemos pois ele acelera mto, o syntax checker do Eclipse, o pessoal do Flex conseguiu estragar. MUITO LENTO. Pra vc ter uma idéia estavamos demorando 5 min pra compilar ,usando o ant agora fica em torno de 1:15…
Mais dúvidas? xD
[]'s!!!