Adobe flex - tire suas dúvidas

269 respostas
A

Olá Galera,

Andando pelo fórum vi muita gente falando besteira sobre Adobe flex. Então nesse tópico me disponho a tirar qualquer dúvida. Sou programador JEE e Flex.

Caso alguém tenha dúvida desde como as licenças do flex funcionam ou qualquer outra coisa, ou queira conhecer as desvantagens, só falar.

grato.

269 Respostas

F

oq exatamente é o flex?

não é uma plataforma de desenvolvimento tipo java, .net, php
não eh um time line tipo flash…

eu realemente me perdi, como ele comunica, acessa banco?

eu pretendo da uma estudada mais adiante … por enqnto do aprendendo java mesmo =p

se as perguntas não forem muito estupidas e tiveres tempo para responder
eu agradeceria XD

A

Olá Filipe,

Flex é uma plataforma de desenvolvimento para camada de View de uma aplicação. Uma grande vantagem que eu vejo nele é que ele é muito mais fácil de dar manutenção e criar do que um HTML da vida. Tudo é composto por MXML (XML, na verdade). Embora você várias vezes vá precisar de uma linguagem de Script chamada ActionScript que está na versão 3.

Mas uma grande parte dos usuários da comunidade acham que adobe Flex é fácil. Mas é fácil fazendo gambiarras, se você for programar em Adobe Flex usando padrões de projeto, deixar tudo bonito, as coisas são mais complicadas.

E um grande atrativo é também a questão do visual do flex que é bem bonitinho.

O flex não acessa Banco de Dados, ele serve apenas para camada de visualização. Mas você pode acessar serviços como WebServices, RemoteObject (AMF), ou HTTPService. Então basicamente você criaria uma aplicação Java rodando em WebService (SOAP, etc) e o Flex acessaria. Para converter para RemoteObject é bem simples, basta usar o BlazeDS. A grande vantagem é que os dados trafegam de forma binária, ou seja, nao tem uma grande carga.

O que acontece, a galera da Macromedia começou a explorar isso no Adobe Flash player 6, então a Adobe comprou a Macromedia e na versão 9 do Flash player implementou diversas funções.

O Flex é em parte OpenSource e outra parte não (MovieClip engine, etc, continuam e vão continuar sem ser openSource).

Se tiver mais alguma duvida, fale! :slight_smile:

[]'s

F

po muito interessante mesmo

se tiveres alguma apostila ou livro que recomendas por favor exponha XD

edit
obrigado pela explicação

A

Recomendo baixar e fuçar ;).

R

Existe alguma IDE free para Flex??

Poderia passar uma apostila/livro boa/completa de Action Script 3??

Tem algum fórum português ativo sobre o assunto(flex)??

Você aconselha usar o OpenAmf para integração com uma linguagem server ou já existe outros frameworks melhores??

Favor ficaria muito grato se tivesse links de referências para as perguntas acima… :slight_smile:

Obrigado,

Sem mais, Rodrigo.

A

Olá,

Pra quem sabe Java não precisa estudar muito AS3 não. É MUITO parecido. Só muda algumas coisas como Bindable, etc.

Não existe IDE Free que eu saiba. Mas o Adobe Flex Builder 3 tem licença gratuita para estudantes. Mas o SDK é Free.

Um grande defeito é que a parte visual e bonita (drag’n drop) nao roda em Linux.

OpenAMF pelo que eu saiba é se o Flex rodar no mesmo contexto do APPServer, mas voce poderia usar um BlazeDS e deixar o Flex outro contexto. O BlazeDS por exemplo faz integração automática (é só declarar o RemoteClass). Funciona para Java e CF, mas voce pode usar Fluorine FX caso queira usar um .NET da vida no server side.

Em pt_BR vc nao acha muita coisa, mas em inglês acha e muita.

Tô meio ocupado agora mas quadno tiver tempo posto uns links aqui. :wink:

[]'s!

Edit: corrigido em 26/10/2011

D

Tenho uma dúvida sobre a integração do flex com air, eles estão relacionados?

A

Air é a versão do Flex que acessa o sistema de arquivos e mais outras várias funções do OS.

Ele roda em cima de uma VM. Mas o projeto que voce compila pra flex pode compilar igualmente para Adobe Air que vai rodar.

[]'s!

J

AUser:
Olá,

Pra quem sabe Java não precisa estudar muito AS3 não. É MUITO parecido. Só muda algumas coisas como Bindable, etc.

Não existe IDE Free que eu saiba. Mas o Adobe Flex Builder 3 tem licença gratuita para estudantes. Mas o SDK é Free.

Um grande defeito é que a parte visual e bonita (drag’n drop) nao roda em Linux.

OpenAMF pelo que eu saiba é se o Flex rodar no mesmo contexto do APPServer, mas voce poderia usar um BlazeDS e deixar o Flex outro contexto. O BlazeDS por exemplo faz integração automática (é só declarar o RemoteClass). Funciona para Java e CF, mas voce pode usar GraniteDS caso queira usar um .NET da vida no server side.

Em pt_BR vc nao acha muita coisa, mas em inglês acha e muita.

Tô meio ocupado agora mas quadno tiver tempo posto uns links aqui. :wink:

[]'s!

Isso me lembra um mantra recitado no lvro da certificção para scjp: “Java NÃO é C++!”…

Porque?

O fato de as linguagens serem parecidas FACILITA O APRENDIZADO, mas não isenta ninguém de estudar a nova lingaugem. Discordo essa postura de “não precisa estudar porque parece”. Por causa disso que vemos muitos programadores fazendo suas marretas da vida.

Não estou dizeno que você faz marreta. Mas já trabalhei com vários programadores que não estudam a linguagem porque é parecida com a outra. E vai na Programação Orientada a Exemplo. O resultado quase sempre é um código prolixo, por falta de conhecimentos da nova linguagem e da nova plataforma.

Então, que tal reformular a proposta? Que tal "Pra quem sabe Java, estudar AS3 é muito mais fácil, pois É MUITO parecido. "?

Dizer que as linguagens só miam no Bindable , pra mim que não conheco AS3, me dá a imressão que posso fazer facilmente as mesmas coisas que AS3 em Java e que, portanto, não preciso aprender AS3. E isso,não me parece ser uma coisa muito inteligente de se pensar…

A

Olá Josenaldo,

O que eu quis dizer é que alguém que conhece Java conhece tudo sobre AS3 em 3h de estudos e testes. A única coisa que muda é que o Flex é assíncrono e algumas coisas como declaração de variaveis, etc. Mas você tem suporte a interfaces e todos os recursos de OO.

E código marreta eu não faço. rs.

Então conheça o AS3, é simples e rápido pra estudar. :slight_smile:

[]'s

J

Não conheço AS3 o suficiente pra dizer qual o tempo necessário. Então, se você diz que 3 horas são suficientes para eu conhecer TUDO sobre AS3 eu acredito. Mas tambem passo a acreditar que a linguagem não tem tantos recursos assim. NUNCA conheci uma linguagem de programação que pudesse ser aprendida em 3 horas. E estou falando de se chegar ao nível básico. Quanto mais chegar a um sênior.

De qualquer forma, se é assim tão fácil, vou adicionar ao meu portifólio de linguagens tambéms… rssrr

A

Olá Josenaldo,

Entender como a linguagem é é algo completamente diferente de aprender para que cada função funciona. É bem diferente entender a linguagem do que saber para que o toString() serve, por exemplo. Acho que está se confundindo nisso.

PS: Eu não sei se vc viu mas eu falei que pra quem é de Java gasta mais ou menos esse tempo. Aprender Flex é diferente de aprender o AS3.

[]'s

J

AUser:
Olá Josenaldo,

Entender como a linguagem é é algo completamente diferente de aprender para que cada função funciona. É bem diferente entender a linguagem do que saber para que o toString() serve, por exemplo. Acho que está se confundindo nisso.

PS: Eu não sei se vc viu mas eu falei que pra quem é de Java gasta mais ou menos esse tempo. Aprender Flex é diferente de aprender o AS3.

[]'s

Ah sim… nesse ponto, voce tem razão… agora comprendi…

Realmente, aprender uma linguagem é bem mais simples que aprender API/Platafroma/Frameworks.

R

Já é possível fazer isso ao menos com MySQL:
http://asql.mooska.pl/

E

O q q acontece com o flash player versão linux que já vai fazer 1 ano o mesmo bug, varias versoes e continua a mesma droga, o input de caracteres “especiais”, acentos, não funcionam!? Já me ferrei tanto com isto, já fucei em todo lado e nada de solução, e até a versão 10 beta o mesmo problema…

http://bugs.adobe.com/jira/browse/FP-133

http://bugs.adobe.com/jira/browse/FP-40

Como vou fazer uma aplicação web séria com Flex se o seu “player” tem um bug imbecil que condiciona o seu uso em linux, e se minha empresa usa só linux?

Quando que o flash player vai ter suporte descente a 3D?

E quando vão melhorar o render de imagens? Dês das primeiras versões os mesmos bugs em redimensionamento de imagens…

Bem eu não tenho nada contra o Flex ou o AS3, tenho contra o Flash em si e o player, que são umas belas porcarias mas que dá para sobreviver e o povo vai sobrevivendo com estas “pequenas” falhas…

E quanto a concorrência, Silverlight e JavaFX? Andei brincando com JavaFX e na boa achei bem legal, acho que tem futuro para fazer jogos esta muito bom, melhor q Flash.

E Silverlight? Acha que a Adobe vai conseguir chegar ao nivel de qualidade do Silverlight? Ter um bom render, antialising e 3D como no Silverlight?

Se o Flash já esta perdendo em qualidade para o Silverlight e companhia em qualidade, como posso eu apostar no Flex?

E com tantas soluções boas em Ajax, qual é a grande vantagem do Flex em relação a aplicações web tradicionais com ajax, além de alguns efeitos de animações?

Desenvolver uma aplicação web de grande porte em Flex é mais vantagioso do que em Java ou .Net?

Desculpa a crítica ao flash player meio offtopic mas é que o flash player me irrita, com tantos bugs idiotas durante muito tempo…

A

Nunes,

Somente se o Flex estiver no serverside.

[]s

A

Bem, eu não construi o Flash Player, mas ok.

A partir da próxima versão já terá suporte 3d decente. Procure sobre alguns trabalhos já existentes usando flex3d.

Bug em redimensionamento de imagens? Eu ainda não vi no 9. Me passe o link do JIRA.

O Flex e o FlashPlayer (adaptado para Flex) são ferramentas muito novas e mudam muito a cada versão. É comum em ferramentas tão novas quanto essas. Bugs são demais até no Adobe Flex, mas cada dia tem uma release diferente com melhorias.

A grande vantagem é: vá dar manutenção em um sistema muito complexo feito em AJAX e vá dar manutenção em um sistema grande feito em Flex (trabalho em um que possuirá em breve 500 telas e usamos o framework Cairngorm para todo o controle). Trabalhe com 500 forms usando Ajax e verá.

Para camada de view, logicamente é muito mais vantajoso usar o Flex. Em breve vou publicar um form de CRUD e você verá e quero que voce me diga quanto tempo demora pra fazer o mesmo em AJAX e qual manutenção é mais fácil.

Sinceramente, pra mim é balela isso de que AJAX é melhor que Flex e muito mais vantajoso, nem aqui nem na China.

[]s

M

AUser:

Para camada de view, logicamente é muito mais vantajoso usar o Flex. Em breve vou publicar um form de CRUD e você verá e quero que voce me diga quanto tempo demora pra fazer o mesmo em AJAX e qual manutenção é mais fácil.

Sinceramente, pra mim é balela isso de que AJAX é melhor que Flex e muito mais vantajoso, nem aqui nem na China.
[]s

Adobe Flex em combinação Ruby on Rails FrameWorks é mais vantagem em desenvolvimento, do que se utilizar FLEX na Plataforma J2EE/JEE, tenho interesse em fazer um curso no Treina Tom e eles tem essa proposta para curso, em outra observação o Projeto Jakarta é muito utilizado mas com essas novas adoções em FrameWorks sabe me informar se já dispõem também incorporações Ruby, Adobe Flex isso seria possível ?

O que vc me diz ?

A

Ué, qual seria a maior vantagem? Eu discordo. Já tem muita coisa pronta pra JEE, ao contrário do RoR pra Flex.

E de todo jeito isso não importa tanto se tratando de View.

Não entendi sua colocação.

M

AUser:
Ué, qual seria a maior vantagem? Eu discordo. Já tem muita coisa pronta pra JEE, ao contrário do RoR pra Flex.

Eu digo se tratando de um contexto mais simples do que ficar trabalhando com containers que geram maior complexidade e você tem que otimiza-los para reuso de suas aplicações tais como Strut, Strut2 e a assim por diante, se tratando de apresentação estaria trabalhando com um unico framework que já me atenderia de todos esses recursos em um unico contexto, [i]sim tenho muita coisa pronta pra J2EE/JEE e sempre com reployment de tudo que você vem a fazer em arquivos de configuração e CVS incansáveis de tantas versões disponivel no projeto jakarta e um restart constate por ter que levantar essas aplicações para qualquer execeção que parta em qualquer ponto na minha arquitetura na Plataforma J2EE, JEE, o que não ocorre em Rails FrameWorks, continuo o desenvolvimento sem qualquer tipo de intervenção a produtividade.
[b]

• Bom, estaria eu enganado ?[/b][/i]
P

AUser,

Não se preocupe, 99% dos membros do GUJ não entendem as colocações do Marcio Duran. :wink:

M

pango:
AUser,

Não se preocupe, 99% dos membros do GUJ não entendem as colocações do Marcio Duran. :wink:

Pango Troll !!!

:arrow: Era você que estava atrás desse livro ?

:lol: :lol: :lol:

A

Concordo completamente com você. Estão adicionando recursos extras demais para o Java. Acho que o certo seria dar uma limpada ou tentar melhorar o core da linguagem. Se não me engano, Bruce Eckel falou a mesma coisa a uns tempos atrás.

V

Tenho interesse em aprender Flash e Flex, mas não pra fazer forms e apresentar informação (nisso html dinamico é imbativel), é mais pra fazer aplicativos/widgets (com graficos, animacao, som, video).

Tem alguma recomendação de livro/tutorial atualizado bom pra isso?

E

AUser:

[]s

Sinceramente duvido, tenho uma framework q estou fazendo a alguns anos, que tomara que até o fim do ano espero ter a documentação pronta, e basicamente ela cria a base de dados, cria os formulários, as validações tudo, e vc altera layout alterando css, e se quiser da uns toques em JavaScript mas basicamente tem tudo pronto, e não usa XML nem nada disso, é tudo construido via “wizards”, bem como esta nossa framework existe muitas outras, cada uma com um ponto forte, em PHP, RoR, J2EE, etc, e vc pode criar a sua, e vem dizer que Flex é mais fácil? Bem estou ansioso para ver o teu exemplo.

E outra esta de sair melhorias a todo dia, conversa, o flashplayer ta ai mais de 1 ano sem a solução para o problema de acentos, que detalhe, na primeira versão do flashplayer para linux os acentos funcionam bem, apartir da segunda até a mais recente estragaram e nunca mais funcionou, talvez seja isto mesmo, a Adobe tem todos recursos empenhados no Flex e deixam o player de lado!? o que faz a coisa funcionar “bonitinho”!? estranho heee

O bug das imagens é basico, pega numa imagem, faça um motion no Flash, aumentando e diminuindo a imagem, arrastando em linha reta, da esquerda para a direita por exemplo, e repare em alguns pixels que falham e as tremidas que a imagem dá. Uma coisa básica né? Silverlight nao tem este problema, e na boa isto do flash 3D no flashplayer 10 eu ja vi, e na boa, sem antialising!? tudo pixalizado!? vc acha bom isto? O silverlight tem me convencido mais…

Mas voltando ao que interessa e deixando flashplayer vs silverlight para outra hora, acho dificil o flex ser mais vantagioso do que ajax por diversas razões, leveza, rapidez, frameworks, e por ai vai… mas além da beleza que o flex dá engendo os olhos, talvez tenha outras super capacidades que ainda não vi… que encher os olhos não é tudo.

M

eduveks:

[]s

AJAX é uma metodologia e FLEX é uma solução completa com produtos OpenSource Adobe, tão poderosos que a APPLE e Microsoft também utilizam, quanto ao AJAX é uma combinação de tecnologias DHTML XML HTML JavaScript , entretanto não tem um recurso ActionScript que vetoria paginas Web, isso é simplesmente o Forte da Tecnologia Adobe Flex, é muito mais semantico e sofisticado que você esta propondo.

E

Marcio Duran:
eduveks:

[]s

AJAX é uma metodologia e FLEX é uma solução completa com produtos OpenSource Adobe, tão poderosos que a APPLE e Microsoft também utilizam, quanto ao AJAX é uma combinação de tecnologias DHTML XML HTML JavaScript , entretanto não tem um recurso ActionScript que vetoria paginas Web, isso é simplesmente o Forte da Tecnologia Adobe Flex, é muito mais semantico e sofisticado que você esta propondo.

:arrow: Pra começar não fui eu que escrevi:

AUser:

[]s

Foi o AUser! Acorda pra vida! Vc ta acompanhando direito o tópico? lol

:arrow: Tirando o resto da balela que vc disse, quero só frizar este ponto: “FLEX é uma solução completa com produtos OpenSource Adobe”. Quais são os produtos? Que eu saiba é só um… apenas o flex sdk. lol

A

Marcio Duran:
AUser:

Eu digo se tratando de um contexto mais simples do que ficar trabalhando com containers que geram maior complexidade e você tem que otimiza-los para reuso de suas aplicações tais como Strut, Strut2 e a assim por diante, se tratando de apresentação estaria trabalhando com um unico framework que já me atenderia de todos esses recursos em um unico contexto, [i]sim tenho muita coisa pronta pra J2EE/JEE e sempre com reployment de tudo que você vem a fazer em arquivos de configuração e CVS incansáveis de tantas versões disponivel no projeto jakarta e um restart constate por ter que levantar essas aplicações para qualquer execeção que parta em qualquer ponto na minha arquitetura na Plataforma J2EE, JEE, o que não ocorre em Rails FrameWorks, continuo o desenvolvimento sem qualquer tipo de intervenção a produtividade.
[b]

• Bom, estaria eu enganado ?[/b][/i]

Márcio, pelo que entendi que você falou (que foi difícil), nao entendi o que Struts2 tem a ver com o Flex. O flex é apenas camada de View. Repito: Você pode criar seus servlets na mão mesmo e rodar um HTTPService. Ou então (melhor ainda), você pode rodar o JBoss com WebServices, ou melhor ainda, roda o BlazeDS usando AMF para RemoteObject. Essas são as três formas de comunicação do Adobe Flex.

E o Flex não é OpenSource. A maior parte dele (as coisas bestas que qualquer um faz) é openSource, mas ele não é todo Open. então não dá pra chamar de OpenSource.

Isso foi a única coisa que consegui entender do seu reply.

Seja mais claro, por favor.

[]'s

A

Marcio Duran:
eduveks:

[]s

Flex não é uma solução completa. Ainda não. E como ja disse, Adobe Flex não pode ser considerado OpenSource. A sua comparação é a mesma de: “Os servidores do Hotmail são FreeBSD e por isso ele é melhor que o Windows”. Tudo depende do contexto, meu caro.

Ajax não é mesmo uma combinação perfeita de tecnologias, já disse, vá dar manutenção que você vai ver. Sem contar as gambiarras POG do JavaScript como setTimeout, etc. Você tem esse problema no Flex também, mas você pode resolver ele facilmente usando um framework chamado Cairngorm.

A

Olá eduveks,

Agora como eu já disse, criar é fácil, mas vá dar manutenção. Vá dar manutenção em um efeito de Fade (efeito bem simples) em AJAX e em Flex que você vai ver a grande diferença.

Também acho que o Silverlight tem coisas muito interessantes, vou procurar dar mais um olhada nele e reparar em algumas coisas.

Uma coisa que eu gostei muito no Flex é que nele é possível resolver aquele problema de toda linguagem de script (sincronismo) de uma forma bem fácil. Diferentemente do JavaScript, que você tem que dar os setTimeout() da vida.

Flex tem váaarias vantagens. Emissão de relatórios nele é feita de forma muito parecida como no JReports, velocidade usando AMF e facilidade de manutenção. Tem como você criar coisas que tem uma manutenção muito, mas muito fácil em Flex. Só que nem os caras da Adobe normalmente fazem isso.

Velocidade, sinceramente, rode uma aplicação com 450 forms usando AJAX e me diga o tamanho.

Do meu lado eu posso te dizer: Tudo rodando em Flex com efeitos e bem bonitinho: 5mb. Desses os quais o cliente carrega só os que atualizarem.

Dê manutenção em 450 forms em Ajax e dê em Flex, eu tô te falando, dá uma baita diferença rs.

Mas é como eu disse, a galera sempre acha que Flex é clicar e arrastar os componentes. Não mesmo, é muito mais que isso, é meio impossível criar uma aplicação com uns 200 forms usando drag’n drop o tempo todo.

Ele torna a coisa muito robusta.

[]'s!

E

AUser podias explicar melhor o que é o BlazeDS, e para que exatamente ele serve, vi no site da Adobe mas não parei para ver direito o que ele faz e para que serve e também vc deve saber melhor e dar uma explicação mais direta.

Ele segue o padrão J2EE ou é um padrão expecifico dele? Soluções feitas sei lá, para JBoss ou servlets rodam no BlazeDS ou nada a ver? O BlazeDS é para a lógica de negócio do Flex ou nada a ver de novo? Não sei nada do BlazeDS :stuck_out_tongue:

E

AUser:
Olá eduveks,

Agora como eu já disse, criar é fácil, mas vá dar manutenção. Vá dar manutenção em um efeito de Fade (efeito bem simples) em AJAX e em Flex que você vai ver a grande diferença.

Ele torna a coisa muito robusta.

[]'s!

Legal, bem vc esta mesmo me convendo a ter q instalar isto par ver isto direitinho :stuck_out_tongue:

A parte dos reports agora me interessaram bastante, é que eu ja fiz um kiok em flash, e foi preciso fazer impressão, e fiz o modo basico de impressão do flash é imprimindo “movieclip”, define um movieclip com o tamanho da folha A4 em pixels mais ou menos, e manda imprimir, e fica bem legal e da para controlar bem a impressão dos dados.

Preciso de uma solução web boa para reports, e o tradicional é geração de pdfs da vida, mas talvez no flex seja mais simples isto e para gráficos? Tem bons componentes para geração de graficos em reports?

E há algum projeto para uma IDE free? Usando eclipse sei lá, qualquer coisa? Que de para poupar na licença e que de para trabalhar com o flex em condições?

Para forms duvido ainda que o flex me ajude mais do que o YahooUI por exemplo que isto que falaste de fades e talz, não preciso me preocupar com isto, o YahooUI faz tudo automaticamente, as APIs em Ajax são pra isto mesmo, o que esta me interessando nisto agora é os reports, usar só a parte de reports do Flex em aplicações com Ajax e cia :stuck_out_tongue:

É como deves saber, em Java o povo tá mau acostumado, a não pagar nem 1 centavo para fazer tudo q é preciso :stuck_out_tongue:

A

Olá Eduveks,

Da forma mais direta possível:
BlazeDS is the server-based Java remoting and web messaging technology that enables developers to easily connect to back-end distributed data and push data in real-time to Adobe® Flex® and Adobe AIR? applications for more responsive rich Internet application (RIA) experiences.

Normalmente usamos ele quando queremos usar RemoteObject. Acontece o seguinte, quando usamos HTTPService ou WebService, perdemos muito tempo, porque os pacotes enviados e recebidos são grande demais. No Adobe Flex podemos criar um mapeamento de classe remota e conectar o nosso POJO com o POJO do servidor, assim os campos se tornam iguais. Daí em diante só ocorre a troca dos dados de forma binária. Leia um pouquinho sobre AMF.

[]'s!

E

AUser:
Olá Eduveks,

Da forma mais direta possível:
BlazeDS is the server-based Java remoting and web messaging technology that enables developers to easily connect to back-end distributed data and push data in real-time to Adobe® Flex® and Adobe AIR? applications for more responsive rich Internet application (RIA) experiences.

Normalmente usamos ele quando queremos usar RemoteObject. Acontece o seguinte, quando usamos HTTPService ou WebService, perdemos muito tempo, porque os pacotes enviados e recebidos são grande demais. No Adobe Flex podemos criar um mapeamento de classe remota e conectar o nosso POJO com o POJO do servidor, assim os campos se tornam iguais. Daí em diante só ocorre a troca dos dados de forma binária. Leia um pouquinho sobre AMF.

[]'s!

http://en.wikipedia.org/wiki/Action_Message_Format

Ok, esta exclarecido, valeu :wink:

A

Olá Eduveks,

A parte dos reports o interessante é utilizar a solução de Reports no Serverside que envia um objeto de vetor para o cliente que finalmente imprime o report. É muito melhor você gerar os reports no serverside. E sem contar que voce nao geraria um PDF, geraria um objeto de vetor (que é minúsculo em Flash) e ai o Clientside geraria o PDF.

Sem contar que o que enche os olhos no Flex também é a questão de geração de relatórios e gráficos. Dê um olhada, é muito interessante.

Olha, existe um componente que esqueci o nome que é muito interessante pra geração de relatórios, mas como disse, o interessante é gerar no server e aí mandar pro client imprimir.

A IDE em si para estudos é Free. A SDK é free, só o plugin que contém o Profiler e a parte drag’n drop é pago. (Mas isso é muito útil). Mas a licença do Flex não é tão cara. Se não me engano tá uns 300 dolares por serial.

A IDE em si tem alguns bugs ainda meio chatos, mas dá pra conviver com eles numa boa.

Nesse FDS ou segunda no maximo eu posto vários links aqui interessantes. Tenho que achar o exemplo de CRUD. Era um estudo que eu estava fazendo, consegui deixar a coisa bem desktop e muito rápida.

Rsrsrs. Mas de todo jeito, baixa um trial e roda um Windows ai e dá um olhada. Tem muita coisa legal nele.

[]'s!

M

Essa conversa é meio que antiga, mas vale apena relembrar algumas coisa sim

:arrow: http://blog.digows.com/?p=103 {Blog que eu recomendo}

Fora que já existem opções Free e alguns OpenSources, como o FlashDevelop, AutoComplete muito bom!

A notícia do Fonte aberto e tals, o que realmente abriram o fonte:

Ferramentas

• Compilador MXML (mxmlc, compc)
  • Compilador AS3
  • Flex Command Line Debugger
  • View Source Utilities
  • Web Tier Compiler Modules
  • Automated Testing Framework

Librarys

• Flex Core Components
  • Flex Apollo Components
  • Graphics Tags Libraries
  • Themes (Halo)
  • RPC Libraries (SOAP, HTTP, Remoting)
  • FABRidge
  • SDK automated test engine
  • SDK Build Scripts and Automated Tests
M

:idea: [size=14]PROJET FXStruts[/size]

:arrow: http://anirudhs.chaosnet.org/blog/2008.07.23.html

[size=18]Segundo InfoQ[/size]

:idea: http://www.infoq.com/news/2008/08/FXStruts

Struts is a Java framework based on standard Java technologies, such as Java Servlet, JavaBean, ResourceBundles and XML. Java developers have been enjoying Struts as a solid server side framework for many years. Recently, a technical evangelist for Adobe Systems, Anirudh Sasikumar, developed a new solution by integrating Flex as Struts’ front end. Sasikumar calls it FxStruts.

E

Marcio Duran:
eduveks:

:arrow: Tirando o resto da balela que vc disse, quero só frizar este ponto: “FLEX é uma solução completa com produtos OpenSource Adobe”. Quais são os produtos? Que eu saiba é só um… apenas o flex sdk. lol

[size=7]Essa conversa é meio que antiga, mas vale apena relembrar algumas coisa sim

:arrow: http://blog.digows.com/?p=103 {Blog que eu recomendo}

Fora que já existem opções Free e alguns OpenSources, como o FlashDevelop, AutoComplete muito bom!

A notícia do Fonte aberto e tals, o que realmente abriram o fonte:

Ferramentas

• Compilador MXML (mxmlc, compc)
  • Compilador AS3
  • Flex Command Line Debugger
  • View Source Utilities
  • Web Tier Compiler Modules
  • Automated Testing Framework

Librarys

• Flex Core Components
  • Flex Apollo Components
  • Graphics Tags Libraries
  • Themes (Halo)
  • RPC Libraries (SOAP, HTTP, Remoting)
  • FABRidge
  • SDK automated test engine
  • SDK Build Scripts and Automated Tests [/size]

lol… resumindo… Flex SDK! lol lol lol

pelo que eu entendo disto, vc apenas listou o que o SDK tem… isto para dizer que são produtos separados? lol bela tentativa…

muito interessante AUser, vou instalar então e conferir isto, valew :wink:

P

Aqui estão minhas dúvidas:

:arrow: Quem desenvolve em Flex tem como utilizar algum software para controle de versão “profiça”, que realmente funcione?!

:arrow: O que é melhor (tecnicamente falando): usar os produtos da Adobe para acessar/integrar o Flex com o Java ou usar os “produtos” Open Source?

:arrow: Você conhece (ou pelo menos já ouviu falar…) de algum “time” de desenvolvedores Flex, trabalhando de maneira perfeitamente integrada, para produzirem um “sistemão”? Ou o Flex é coisa de “programadorzinho de interfaces” apenas?!

:arrow: É possível carregar/visualizar todo e qualquer tipo de dados vindos de um sistema Java? Ou existe alguma restrição quanto aos tipos de dados que o Flex pode mostrar, já que ele faz parte da “camada de apresentação”?

:arrow: Aplicações Flex que fazem uso de video, áudio, VOIP etc necessitam ter “uma linguagem server-side”, como Java, “por trás”? Ou tudo se resolve com Flex?

:arrow: A quantas anda a “portação” do Flex Builder para o Linux? E como será que a Adobe vai cobrar por isso?!

Bem, por hora é “só isso”! :smiley:

P

Nada ainda? Será que é pelo fato de ser fim de semana e, diferentemente de mim, você tem coisa melhor para fazer?! :smiley:

P

?

A

Olá Pcassiano,

Desculpe a demora, FDS uam das coisas que agente não quer mesmo ver é PC por perto, rsrs.

1. Claro que há ferramenta robusta de controle de versão. O Flex Builder roda em cima do Eclipse, então podemos usar qualquer plugin de eclipse que ele vai rodar. Eu uso o Subclipse aqui pra SVN direto.

2. Sempre é bom usar os OpenSource da vida, a não ser que você seja um Correios da vida que ai vale comprar a licença do LiveCycle (US$15000 per processor) como servidor HTTP. Eu uso o BlazeDS, meu framework MVC uso o Cairngorm, e para encriptar dados uso o as3corelib. A única coisa que é paga e muito boa do Flex é a parte de Reports, mas vc pode usar de forma gratuita também.

3. rsrsrs. Flex não é MESMO coisa de programadorzinho de View, rs. Já vi e conheço alguns times de gente que realmente desenvolve em flex pra empresas específicas. Aqui na empresa hoje somos apenas três pessoas, mas devemos contratar mais uns 4 até março do ano que vem. O problema é que como é muito novo a maior parte da galera não conhece, ai tem que treinar, etc. Se sistemão pra você é coisa de 750 forms ou mais, eu já vi sim e conheço gente que faz isso.

4. Flex se integra tão bem com Java como se integra com CF, é impressionante cara. Resumindo: Se integra COMPLETAMENTE! Flex faz parte da camada de apresentação sim, mas as três coisas que pra mim fazem o Flex ser a melhor ferramenta pra View:

• AMF!!! Isso é uma maravilha. Imagine você enviar e receber dados de forma binária com os teus POJO mapeados, sim, isso é possivel e torna a coisa MUITO rapida.
  • Gráficos. É perfeito pra gerar reports. A maioria de reports que se gera se manda o PDF pro usuário que pode assim então imprimir. Em Flex não. Em Flex você pode criar uma camada no server de Flex, gerar os vetores dos gráficos lá e enviar por AMF. Resultado prático que já vi: Você recebe dados bem uns 90% mais rapido comparando com WS ou HTTPService.
  • Tamanho: Vá fazer uma aplicação com muita coisa em HTML e veja o tamanho final. Flex é MUITO menor, pois é SWF e tem vários filtros para ler e tratar PNG e GIF.
  1. Você vai precisar de uma ferramenta por trás. Afinal o Flex não faz comunicação com BD direto (só se estiver no ServerSide).

2. De acordo com a Adobe a release do Flex 3 para Linux está marcada pro inicio do ano (acho que vai atrasar até março). O Flex pra Linux, pessoalmente não acho que vá ser pago.

[]'s!

R

Primeiro, não dê ‘up’ nos tópicos, espere que alguém responda por favor.

Subversion?

Uso o BlazeDS ou HttpService.

http://flex.org/showcase/

Você consegue mapear os objetos Java para objetos ActionScript tipados.
Ou em última instância faça um mapeamento para um Objeto ActionScript Dinâmico.

Você consegue fazer Stream de vídeo e áudio pelo próprio Flex via FMS(Flash Media Server)
E Voip há alguns projetos e componentes para o Flex:
http://blogs.adobe.com/pacifica/
http://www.beedigital.net/blog/2007/08/flex-voip-ribbit-phone-component/

Já está disponível há alguns bons meses a versão alpha para Linux, é gratuito e possui algumas limitações.
Por exemplo não há a view de Design para fazer drag-n-drop, somente edição de código:
http://labs.adobe.com/technologies/flex/flexbuilder_linux/

R

Saiu no DZone um Quick Reference Card sobre Flex:
http://refcardz.dzone.com/

P

Não perguntei, mas, dá para usar o Git?

Pois é: sei que por ser um “produto” novo, pouca gente conhece. Mas, gostaria de saber se em algum lugar do planeta existe algum time de, sei lá, umas 10 pessoas ou mais, desenvolvendo “hardcore” com Flex…

Eu particularmente acho que não vai “pegar” !

P

Já conheço esse site, porém ele é uma “vitrine”. Não diz quatas pessoas desenvolveram, como foi etc.

O que desejo, escrevi acima: é saber se “grandes times” já estão desenvolvendo, e como está sendo.

Até dupliquei a resposta acima, se puder apagar a última delas…

A

Não perguntei, mas, dá para usar o Git?

Pois é: sei que por ser um “produto” novo, pouca gente conhece. Mas, gostaria de saber se em algum lugar do planeta existe algum time de, sei lá, umas 10 pessoas ou mais, desenvolvendo “hardcore” com Flex…

Eu particularmente acho que não vai “pegar” !

Olá, é possível sim usar o GIT no Adobe Flex.

De time com mais de dez desenvolvedores conheço dois em SP. Com uns 5 a 10 conheço uns 5.

Porque achas que o Flex pra Linux não vai pegar?

[]'s

P

Porque não acredito que a Adobe fará duas versões idênticas de seu “produto”, sendo uma “paga” e outra, “gratuita”.

Ou você acha que os usuários Linux vão querer “comprar” a licença do Flex? :shock:

R

pcassiano:
Porque não acredito que a Adobe fará duas versões idênticas de seu “produto”, sendo uma “paga” e outra, “gratuita”.
Ou você acha que os usuários Linux vão querer “comprar” a licença do Flex? :shock:

Não é fazer duas versões idênticas, é portar sua ferramenta para outras plataformas além de Windows(hoje roda no Mac também.).
E em relação a licença, por que não pagariam?

Hoje o Flex Builder é free para estudantes, e se uma empresa/pessoa não está disposta a pagar pela licença dele, não vai pagar independente de qual seja o sistema operacional.

P

Eu gostaria de concordar contigo, mas não posso. Ou,

Liste para mim 10 softwares que seguem esse modelo (“pago” para Win/Mac, “gratuitos” para Linux). Duvido que você chegue ao décimo. Não existem!

IMHO, ainda existe uma mentalidade no mundo Linux de que “todo e qualquer software tem de ser livre”. Ainda que alguns defendam que “livre” e “gratuito” são coisas diferentes, mais uma vez, IMHO, na prática “livre” e “gratuito” são a mesma coisa…

F

Olá AUser tenho algumas dúvidas e interesses a respeito do flex e vou enumerá-las a fim de facilitar sua resposta

2. Como você resolveria problema de lazy load utilizando o flex para os seguintes casos abaixo (fectch/eager ou vo ?):
a. relatorio paginado com datagrid
b. transação com alto processamento e validação de regras de negócio

bem estes são alguns questionamentos que haviam vagos em minha mente sobre o uso do Flex. :wink:

A

Olá faelcavalcanti,

Bem, vamos lá.

Você não precisa encapsular todo o conteúdo em um objeto SWF, você pode dividir o que você quiser. A questão é que como eu disse, o Flex é para camada de View, apenas.

O ponto forte do Flex na minha opinião é facilidade de manutenção, tamanho minimo da aplicação, e a velocidade. O ponto mais fraco na minha opinião são os bugs do Flashplayer (nao sao mtos mas atrapalham), e a falta de documentação em cima de algumas features que são imprenscidíveis. E é meio dificil aprender Flex corretamente porque o que tem de programador Flex ruim é mais do que em PHP. Até hoje até os programadores da Adobe que eu já vi fazem besteiras. Nunca vi um código que um programador Flex não misturasse MXML com AS3, e isso na minha opinião é muito errado - e algumas outras coisas.

2. Como você resolveria problema de lazy load utilizando o flex para os seguintes casos abaixo (fectch/eager ou vo ?):
a. relatorio paginado com datagrid
b. transação com alto processamento e validação de regras de negócio

A paginação deve ser feita no lado do servidor, e não no lado do cliente. Se não porque adiantaria? O server me enviaria um objeto do tipo página e eu leria e colocaria no datagrid, e conforme a pagina que eu clicasse ele me retornaria um objeto pagina.

Você tem suporte a criar validadores muito robustos usando alguns frameworks como PureMVC ou Cairngorm. Você deve pensar muito no lado do servidor nessas situações.

Acho que Flex se aplica a aplicações RIA em geral. Qualquer aplicação WEB em geral ele se aplica bem. Mas eu por exemplo não usaria alguns recursos dele como efeitos, etc, caso eu tivesse um parque de máquinas completamente distintas. Eu particularmente acho que o Flex se aplica a camada de View de qualquer aplicação.

Benchmarks para renderização não disponho, só para acesso a dados e processamento de dados. Mas interessante, vou procurar algo a respeito.

O que me irritou muito no Flex é a questão de ser assíncrono, mas usando alguns padrões e um framework chamado Cairngorm deu pra dar conta do recado tranquilamente. Mas no geral estou achando Flex uma ferramenta muito boa. O que deve ser melhorado no FlexBuilder é a quantidade de bugs. Tem uns bugzinhos chatos que são tristes.

Bem, como estou meio sem tempo e não acho que minhas respostas foram suficientemente boas tô te mandando uma MP com meu email e aí vamos conversar melhor :).

[]'s!
bem estes são alguns questionamentos que haviam vagos em minha mente sobre o uso do Flex. :wink: [/quote]

G

Boa tarde, estou inciando agora um projeto em flex, java e blazeDs você pode me indicar algum material??? :slight_smile:

F

Olá

tenho um backend e uso o flex pra conectar a ela

gostaria de saber se tem alguma diferença de desempenho,
eu instanciando um objeto HTTPService
ou eu criando uma tag mx:HttpService e mandar o send dela

o que é melhor…

AMF, HTTPService, SOAP, WSDL… etc…

obrigado

A

HTTPService é um lixo p/ desempenho. Assim como WebServices.

Procure usar AMF, se tiver como.

[]'s

F

no meu caso estou usando rails como backend
e o tratamento de erros do flex
fault e result é horrível
pelo menos com o flex estou tendo dificuldades…

R

AUser:

[]'s

Em alguns casos eu tenho preferido utilizar HTTPService pela simplicidade. Em relação ao desempenho, também nunca tive problemas de desempenho, está tudo dentro de performances aceitáveis.

F

Rafael Nunes:
AUser:

[]'s

Em alguns casos eu tenho preferido utilizar HTTPService pela simplicidade. Em relação ao desempenho, também nunca tive problemas de desempenho, está tudo dentro de performances aceitáveis.

interessante, você poderia me dar alguns exemplos de performances aceitáveis??
e uma outra coisa, veja se meu conceito está certo
quando eu executo o httpservice posso ter o result ou fault, são mensagens referentes a conexão do httpservice ou é a mensagem vinda backend??

eu acho que é a primeira opção referente a conexão, preciso de uma confirmação
no meu ver, se eu tento excluir um dado do banco e não consegue, ele retorna uma mensagem, porém a minha requisão foi concluida, não da forma que eu queria, mas foi, estou pensando certo ou não??

e outra coisa, muda alguma coisa da tag mx:httpservice e do objeto httpservice criado pelo AS?

A

Com tantos browsers surgindo no mercado, cada vez mais incompatibilidade entre eles, as aplicações se tornando cada vez mais móbile, será que é o momento de deixar todos os padrões e partir para uma tecnologia proprietária onde não se sabe até onde vai a sua compatibilidade?

Não digo a todos projetos, mas em 99% dos projetos acredito que compatibilidade é um dos requisitos.

Pode ser que em um projeto interativo, onde devem ser utilizadas animações e ganhar o usuário pela qualidade gráfica, o flex seja uma boa opção, porém não vejo muito mercado para este tipo de aplicação. As vezes soa como uma evolução da camada view das aplicações, mas não acredito que este mercado tenha êxito com a plataforma Java, afinal a maioria das aplicações Java são criadas na busca de padrões, gratuidade e robustez.

Sou muito mais os padrões da web :!:

F

dohko:
Com tantos browsers surgindo no mercado, cada vez mais incompatibilidade entre eles, as aplicações se tornando cada vez mais móbile, será que é o momento de deixar todos os padrões e partir para uma tecnologia proprietária onde não se sabe até onde vai a sua compatibilidade?

Não digo a todos projetos, mas em 99% dos projetos acredito que compatibilidade é um dos requisitos.

Pode ser que em um projeto interativo, onde devem ser utilizadas animações e ganhar o usuário pela qualidade gráfica, o flex seja uma boa opção, porém não vejo muito mercado para este tipo de aplicação. As vezes soa como uma evolução da camada view das aplicações, mas não acredito que este mercado tenha êxito com a plataforma Java, afinal a maioria das aplicações Java são criadas na busca de padrões, gratuidade e robustez.

também sou adepto dos padrões, mas sabe quando o poder de decisão não é sua??
é assim :smiley:

e estou usando rails como backend

A

flavi0:
no meu caso estou usando rails como backend
e o tratamento de erros do flex
fault e result é horrível
pelo menos com o flex estou tendo dificuldades…

Aqui eu faço de forma bem simples. Trato todas as exceções possíveis, criamos uma classe p/ lançar exceções e no event.fault.message.rootMessage() jogamos o tipo da exceção. Então lemos a partir de um XML (ou .PROPERTIES do JBoss, cê que sabe) e pronto, a exceção sai bonitinha! :slight_smile:

Não vejo problema no tratamento de erros do Flex. Obviamente tem uns que são unhandable hehe. Mas nada que afete.

F

interessante, mas eu acho que estou usando fault e o result errado
como eu disse umas postagens antes, pelo que eu entendi o fault usando com o rails é só referente a conexão do httpservice…

F

uma vez desliguei o mysql e dai a mensagem de erro veio pelo result, era o correto??

A

dohko:

Ok, agora mude o padrão de todos os browsers e todo mundo vai mudar todas as aplicações Web também, desde o site do UOL até o Gmail. Tem alguma idéia do que isso representa? Reconstruir a web, caro.

Flash roda de todos os jeitos em todos os browsers, basta ter o FP correto. O flex não é uma boa opção pra ganhar o usuário pela qualidade gráfica. Bom p/ isso é Flash (conceitos diferentes). O Flex é bom para quem não quer ter 3 versões para 3 browsers diferentes, produzir rapidamente, com efeitos gráficos até interessantes. Isso é RIA. Já vi bem JSF e Flex. Dá pra dizer que a única coisa que estraga um pouco o Flex é o AS3. Fora isso, mata a pau qualquer outra brincadeira.

De todo jeito , temos uma aplicação em produção aqui que está com 250 forms até agora. Produzimos toda a aplicação (equipe de 4 pessoas, 2 em flex e 2 em java) em 2 meses. Posso garantir que não fizemos gambiarra alguma aqui e olha que tá ficando bonito o negócio. Tá ficando muito legal. Já já começamos a misturar um pouco de C# e aí sim o negócio vai ficar legal.

Tá com umas 20 mil linhas de código, tudo. Me diga quanto tempo você demoraria p/ fazer os mesmos 250 forms, com compatibilidade entre browsers, rapidez, etc, usando JSF ou AJAX ou qualquer coisa assim? E bem, a aplicação está com apenas 1.5 mb. No profiler do Flex o momento de pico da aplicação ocupa 3mb de memória, apenas.

Olha, não conhecia Flex mas posso dizer que apesar de suas grandes falhas (falta tipos genéricos e métodos genéricos no AS3, e mais uma porrada de coisas) eu posso dizer que foi a coisa mais rápida pra fazer RIA que já vi. Lazslo perde fácil.

[]'s

PS: Não tem mercado? Hoho. Essa nossa aplicação é pra um bom banco aí. Vejo vagas direto, gente procurando nego de Flex direto.

A

flavi0:
como eu disse umas postagens antes, pelo que eu entendi o fault usando com o rails é só referente a conexão do httpservice…

Nunca mexi no Rails. O fault é gerado sempre que o serverside retorna uma exceção.

A

Só se você tratou o erro e botou ele como resultado, rs.

F

AUser:
flavi0:

Nunca mexi no Rails. O fault é gerado sempre que o serverside retorna uma exceção.

isso melhora um pouco… 8)

R

dohko:

Cê tem desenvolvido para web nos últimos, hun, 10 anos?
Que compatibilidade e padrões você se refere se eu ainda tenho que validar e - quase sempre - modificar/adaptar minha aplicação para rodar em diversos browsers?

Por isso mesmo que Flex hoje garante muito mais compatibilidade entre plataformas do que as tecnologias Web que temos hoje. A não ser que você esteja falando de criar aplicações em HTML+CSS+Javascript e só.

Pra mim esse é um dos maiores problemas principalmente aqui no Brasil, se acostumaram a só utilizar o que for ‘di grátis’. E o Flex também é gratuito.

dohko:

Sou muito mais os padrões da web

Por exemplo…?

A

Que compatibilidade e padrões você se refere se eu ainda tenho que validar e - quase sempre - modificar/adaptar minha aplicação para rodar em diversos browsers?

Sim, desenvolvo para web.
Me refiro aos padrões da w3c, conehcimento básico para um desenvolvedor de software. As adaptações podem ocorrer no Java Script, mas são coisas mínimas e dependendo do conhecimento do desenvolvedor se resume em duas ou mais linhas de código.

Free e grátis não são populares apenas no Brasil, isso é mundial. Flex é gratuito, até onde?
Você tem acesso aos fontes, tem ferramentas grátis para desenvolver? Funciona corretamente nos browsers do Linux? --> Desculpe minha ignorância

Visitando o site da w3c você poderá ter uma introdução sobre os padrões da web.

Sem mais

A

Ademir,

Conforme você comentou sobre sua ignorância, todas as dúvidas sobre ser free, linux, etc, estão respondidas nesse tópico.

Cabe a você ter boa vontade e humildade suficiente para ler, sanar as dúvidas, e em seguida vir com algum outro questionamento.

Mas nunca, nunca faça afirmações não-embasadas ou preconceituosas como as que acabou de fazer. Você acaba se queimando feio no mercado. :slight_smile:

A

AUser:

Mas nunca, nunca faça afirmações não-embasadas ou preconceituosas como as que acabou de fazer. Você acaba se queimando feio no mercado. :)

Olá amigo, na verdade estou defendendo meu ponto de vista, afinal isto aqui é um forum de discussão. Se alguns não tem argumentos e começam a ir para o lado pessoal eu não tenho culpa.

Na verdade eu só coloquei o meu ponto de vista

Não quis ser preconceituoso, apenas defendo as tecnologias e padrões que levaram anos a serem definidos

Gostaria de ter argumentos relevantes para poder mudar meu ponto de vista sobre o adobe flex, mas não foi isso que aconteceu, fui irritado por um do forum e simplesmente respondi no mesmo nível.

A

dohko:

Me refiro aos padrões da w3c, conehcimento básico para um desenvolvedor de software. As adaptações podem ocorrer no Java Script, mas são coisas mínimas e dependendo do conhecimento do desenvolvedor se resume em duas ou mais linhas de código.

Alterações e coisas mínimas? Das duas uma: ou você está mentindo ou trabalha e sempre trabalhou em algum projeto ultra-super-pequeno.

R

dohko:

Ok.
Grande maioria dos browsers você utiliza Ajax através do objeto XMLHttpRequest, mas tenho de validar se o browser é Internet Explorer pois o objeto se chama ActiveXObject.
Com o Jquery eu acesso os objetos através da classe CSS deles, mas no Internet Explorer não posso ter o atributo ‘p’ neste CSS.
Se eu buscar pelo id do componente usando Javascript/JQuery/Prototype, já tenho que dar reviravoltas com JSF pois ele modifica o ID dos meus componentes.
Se eu usar RichFaces e JQuery tenho fazer algumas modificações pois são incompatíveis.

Esses foram alguns que me deparei na ultima semana.

dohko:
Free e grátis não são populares apenas no Brasil, isso é mundial. Flex é gratuito, até onde?
Você tem acesso aos fontes, tem ferramentas grátis para desenvolver? Funciona corretamente nos browsers do Linux? --> Desculpe minha ignorância

Gratuito, subentenda-se:
Faça o download do SDK e voilá, pode utilizar sem pagar nada.
É open source também desde 2005, ferramentas gratuitas também(a.k.a Flex Builder para Linux).
Uma aplicação Flex gera no final um .swf(que nada mais é que um bytecode reconhecido pelo Flash Player. Ou seja, qualquer browser, em qualquer SO que tenha um FlashPlayer vai rodar um aplicativo Flex da mesma forma, sem modificar uma linha de código.

Padrões definidos que você não tem ainda garantia nenhuma que estão(e não estão conforme podemos constatar) sendo seguidos.

Sugiro uma olhada no Flex/Laszlo e outras alternativas RIA.

R

AUser,
Estou começando agora a mecher no FLEX, teria como me passar algum guia ou manual de FLEX BUILDER 3, se possível em português…

Atenciosamente,

Renato.

A

renatosma:
AUser,
Estou começando agora a mecher no FLEX, teria como me passar algum guia ou manual de FLEX BUILDER 3, se possível em português…

Atenciosamente,

Renato.

Renato,
No site da Adobe tem algumas indicações de livros (em inglês) e uma seção “Flex in a Week”, que tem uns vídeos legais (em inglês, legendados em inglês) e uns exercícios bem legais de fazer (na verdade, é mais um tutorial).
Em português, tem o FlexBrasil, que é tipo o GUJ do Flex.

Abraço.

F

Só mais uma dúvidazinha…

o HTTPService e o AMF, usam o conceito de webservice para conectar do flex no backend, sim ou não??

obrigado…

R

flavi0:
Só mais uma dúvidazinha…

o HTTPService e o AMF, usam o conceito de webservice para conectar do flex no backend, sim ou não??

obrigado…

Depende o que você quer dizer com ‘WebService’. Se está se referindo a um serviço web/serviço disponibilizado via HTTP, então sim, ambos utilizam este conceito -uma requisição HTTP simples no caso do HttpService, e uma requisição Http implementando um protocolo de trasnformação chamado AMF-.

Agora se está falando de WebService da década passada, Basic Profile I, mensagens SOAP, XML´s, etc. Então não, é muito diferente disso.

F

Rafael Nunes:
flavi0:
Só mais uma dúvidazinha…

obrigado…

Depende o que você quer dizer com ‘WebService’. Se está se referindo a um serviço web/serviço disponibilizado via HTTP, então sim, ambos utilizam este conceito -uma requisição HTTP simples no caso do HttpService, e uma requisição Http implementando um protocolo de trasnformação chamado AMF-.

Agora se está falando de WebService da década passada, Basic Profile I, mensagens SOAP, XML´s, etc. Então não, é muito diferente disso.

SOAP, não seria nada comparado a ele então??
e por exemplo, posso enviar uma requisição HTTP e receber um xml de retorno…

minha dúvida é em relação a esses conceitos :smiley:

A

SOAP na minha opinião é um lixo perto de AMF. AMF é o objeto serializado compactado pelo ZLib que passa pela rede. Dá pra ter uma idéia de como a bagaça é boa.

E sim, é possivel sim fazer isso que tu queres. Mole mole.

L

bom eu prefiro usar Flex com Rails + REST do que o AMF

estou dando uma olhada no RubyAMF mas, pelo menos trabalhar com REST tá sendo bem menos trabalhoso, talvez falte configurar algumas coisas e depois fique fácil, mais pra frente pretendo alguns testes mais a fundo com o AMF no sistema aqui

R

Leozin:
bom eu prefiro usar Flex com Rails + REST do que o AMF

estou dando uma olhada no RubyAMF mas, pelo menos trabalhar com REST tá sendo bem menos trabalhoso, talvez falte configurar algumas coisas e depois fique fácil, mais pra frente pretendo alguns testes mais a fundo com o AMF no sistema aqui

Eu também, só a necessidade de configurar XML´s para as chamadas RPC pra mim já compensa a utilização de Flex + HttpService(REST/Servlet/etc) e ultimamente fazendo trafego via JSON com o ‘as3corelib’.

G

Minha duvida:

Hoje tenho um Sistema Desktop Desenvolvido em Delphi. Tenho que redesenvolver e colocar se nao todo, pelo menos parte para os clientes poderem acessarem pela web.

Vi no flex, uma boa solução para o caso. Pois o mesmo sistema desk, funciona na web igualzinho. Sem os problemas de pagina e html… Hoje os clientes acessar atraves de Terminal Server. Mas hoje em dia os clientes querem acesso direto, sem ter que depender WST.

Minha duvida é quanto acesso aos dados que o flex nao faz.

A performance online?

esta camada de acesso usando modulo php ou java que tem q exisitir. Isso nao ficou muito claro pra mim.

R

Que tipo de dado se refere? Não entendi.

Isso é beeeeeeeem relativo, há ‘n’ fatores que influenciam nisso.

A proposta do Flex é substituir a sua camada de ‘front end’, fazer a parte visual dasua aplicação, toda a sua camada de ‘back-end/regras de negócio/acesso a dados’ fica ainda como responsabilidade da sua tecnologia favorita: Java/PHP/.NET/Ruby/Python/etc.

G

Eu quis dizer, acesso ao banco de dados. Que voce explicou abaixo.

esta backend - q tem q ser bem feito para nao ficar um sistema lento. Quanto as tecnologias - php, java, .net ( este nao sabia ) nao deve haver muita diferença de performance.

Na sua opiniao, o flex seria a melhor solucao para colocar um sistema desktop rodando na web ?

valew

R

A melhor não, pois isso não existe.
Existem tecnologias ótimas dependendo de cada cenário.

Para uma aplicação intranet, ou mesmo umaaplicação web que eu tenho um certo ‘conhecimento’ de quem são meus usuário.
Flex para mim seria sim uma das primeiras alternativas a se considerar.

R

Ola!

Bem estive estudando o flex e surgiu umas duvidas que até esse momento não consegui sanalas.

Estou criando uma aplicação no Adobe Flex Builder 3(Estudante) e tenho todos as minhas telas prontas e com validações. E estou usando eclipse para desenvolver minhas paginas em java.

Meu problema é, não consigo fazer com que o blazeds se comunique com a aplicação java e com a aplicação flex.

Alguem poderia me dar umas dicas de que necessito fazer para que o flex reconheça o java e vice-versa? O que preciso configurar nas duas aplicações para a comunicação deles.

V

Ola eu consegui utilizando este exemplo aqui:

[url]

http://www.tomsas.com.br/cafecomtom/10_BlazeDSComMarioJunior.mov.zip

[/url]

Flw

T+

R

opa…
show de bola man…

me ajudou muitoooo

G

E ai pessoal

Foi aqui no fórum que tive as minhas primeiras informações sobre o Adobe flex ! isso já tem um ano , estudei muito no site da adobe que tem muita informação e vi muitos exemplos em sites internacionais. atualmente estou desenvolvendo um programa para uso pessoal em AIR , gostaria que dessem uma olhada e me retornassem algumas criticas.

se alguém se interessar passo o código fonte para avaliação ficarei feliz em compartilhar desde de que primeiro vejam o funcionamento. Gostaria que o código fonte fosse avaliado por alguém que realmente conhece pois todo meu conhecimento foi adquirido
via internet

o link e esse daí:

http://www.4shared.com/file/93908304/98cd80a4/controle.html

lembrando que para o AIR funcionar tem que ter instalado o Plugin

R

Obs:Para quem baixar, precisa baixar o AIR para rodar a aplicação.

Legal o seu sistema, mas ainda apresenta alguns pontos onde podem ser melhorados(na minha opinião).Acredito que:

*Deve exibir mais mensagens para o usuário, por exemplo quando o usuário efetua alguma alteração, ou adiciona um novo cliente.(acho alert um pouco intrusivo só uso quando o usuário vai realizar operações criticas, senão apenos exibo uma mensagem no status do titlewindow).
*Os ícones(na tela principal), tinham que ter uma descrição
*Usar mais tooltip’s

Não olhei muito, mas é isso, depois vou dar uma olhada melhor.Uma coisa que achei bem interessante é o esquema de salvar foto do cliente pela webcam.Se quiser deixar os fontes pro pessoal, acredito que é bastante útil.

Parabéns

G

Opa , que bom que gostou , estou ciente de que ainda tenho que melhorar muita coisa nele. por exemplo , na tela da cadastro de funcionarios nao segue o mesmo padrao das outras telas , e outras coisinhas, tipo , dar a possibildade do usuario usar o teclado. mas estou fazendo isto mas como um aprendizado. por enquanto vou me concentrar na parte de vendas , depois vou repassar arrumando tudo. pretendo disponibilzar tambem o codigo fonte , acho que ai e que vou receber criticas relmente contrutivas e destutrutivas tambem

G

se quiser o codigo fonte mande um email para [email removido] que te retorno com o codigo anexado

R

Blza. Seu sistema tem uma coisa bastante útil, que ainda não havia estudado sobre que é a integração da webcam com o sistema.Pode ser bastante útil.

Se precisar de alguma ajuda, e puder ajudar só entrar em contato :wink:

S

boa noite,

Sou iniciante em flex…
Gostaria de tirar as seguintes dúvidas estando ao seu alcance, gostaria de criar um fale conosco no Flex, mas nao se como fazer
para enviar as informações para determinado e-mail. Se puder me ajudar ficarei muito satisfeito.

Desde já agradeço a atenção!!!
Silas Aguiar

R

O flex, apenas é a camada de visão.

Você deve enviar o email pela linguagem do seu back-end que eu suponho que seja o Java.
Ou por servlet (usando HTTPService no Flex), ou por uma classe Java (usando RemoteObject no Flex)

I

Saberiam me dizer se posso utilizar o Flex para aplicativos Java stan-alone?

L

Standalone?

Poderia dar um exemplo de alguma situação?! Você quer utilizar classes Java para acesso a banco de dados e botar o flex como front-end?

I

Eu tenho um aplicativo pra frente de caixa em Java, q por conta da legislação PAF-ECF, o programa não pode rodar no servidor, tem q estar 100% na estação do cliente. Gostaria de usar os recursos do Flex nesse aplicativo. Isso é possível? ou só posso utilizar JAVA+Flex através de um servidor HTTP?

R

Num vai ficar a coisa mais higiênica do mundo o que você quer fazer.
Mas uma possibilidade é levantar um socket na aplicação Java e fazer a comunicação do Flex->Java através dele. E você precisaria estar rodando no AIR a app Flex.

I

Tem um projeto q, pelo q eu entedi (nem sei se estou certo), faz isso.
http://www.merapiproject.net/index.php

Estou dando uma estudada pra ver como fica…

H

Preciso saber como fazer upload de arquivo e conseguir carregalo dentro de um textarea arquivos formato html,pdf,doc e poder editalo copiar ,bom as funções de impressoa e de copiar ja estão prontos o problema é os pacotes que tem para projetos flex air desktop não tem para webbrowser dificultando o desenvolvimento do apicativo sou novo no flex mas programo em n linguagens meu forte é php tanto que upload esta em php preciso agora de uma dica de depois que conseguir o arquivo conseguir carregalo no container bom espero ajuda o dica ja tentei usar iframe não serve para mim não consigo editar só força a abrir uma pagina dentro do flex abraços fico no aguardp

A

Olá,

É possível sim rodar o Java / AIR na estação sozinha. Eu faço isso em uma aplicação minha (mas é com C#).

Dê um olhada em implementar xmlSocket usando o AIR. É a saída mais elegante.

Outra coisa: esqueça acesso à BD com Flex / AIR. Use o Java, nesse caso.

A

Olá,

Isso você não vai conseguir. O que eu faço aqui é o seguinte: pego várias aplicações de conversão (doc2pdf,etc), deixo em uma pasta separada e quando o cliente quer, o servidor vai lá e converte e devolve o PDF para o Air. E não é possível ler PDF em Flex. Só em Air. E tem que ter o Acrobat Reader instalado.

[]'s

A

icharus:
Tem um projeto q, pelo q eu entedi (nem sei se estou certo), faz isso.
http://www.merapiproject.net/index.php

Estou dando uma estudada pra ver como fica…

Acho XML socket mais elegante que Merapi. No fundo, o Merapi é um manager pro XML socket, nada mais…

J

Galera, aproveitando o embalo

http://guj.com.br/posts/list/144320.java
O que acham?

A

A.L:
Galera, aproveitando o embalo

http://guj.com.br/posts/list/144320.java
O que acham?

Dá um olhada no Swiz Framwork. É o mais interessante pra MVC que vi no Flex. Mas bem, eu passei pelo mesmo problema que você, a solução (que ainda vamos implementar) é criar um projeto separado que vai ser meio que um Manager dos resultados. (nossa aplicação trabalha com conceito de workflow).

J

Nossa esse Swiz tem umas idéias bem mais robustas. Entendi, dependendo da complexidade, é uma solucao viável.

S

pessoal comecei programa esse ano e to com uma pequena duvida !
instalei o flex e fis uma calculadora la fico bunitinha e tal xeio dos efeitos que o flex disponibiliza!
Agora vem a duvida como pego o frame visual que fis no flex e jogo no netbeans para inserir os codigos de que cada botao ira fazer???

R

Você insere os códigos no próprio Flex Builder (Ou eclipse com plugin). Entre tags mx:Script.

http://livedocs.adobe.com/flex/3/html/help.html?content=Part2_DevApps_1.html

J

e ai pessoal…

muito bom esse topico sobre flex
agora alguem podia me tirar uma duvida

como eu configuro o flex pra subir no glassfish com blazeds???
até agora só consegui fazer no tomcat
:cry: :cry: :cry: :cry:

A

Se não me falha a memória, é no arquivo services-config.xml que você configura os dados do servidor. Tenta dar uma olhada lá.

A

JavaKaiser:
e ai pessoal…

Olá,

Creio que é da mesma forma à ser implementada no Tomcat ou JBoss. Até porquê não é necessário mudar nenhuma configuração no container, só na aplicação (web.xml, etc).

Que erro está dando?

[’]s

V

JavaKaiser:
e ai pessoal…

No Tomcat é a mesma coisa do glassfish

Aqui tem um ótimo tutorial para integrar flex com java: http://blog.javacode.com.br/?p=22

Só precisa mudar o servidor de aplicação, colocar o glassfish ao invés do Tomcat

J

galera, consegui fazer a aplicacao rodar no glassfish,
agora so preciso verificar porque ele esta dizendo que nao encontra mais os servicos

mas vlw ai pessoal

J

Pessoal, o que acham?

http://guj.com.br/posts/list/144571.java

R

Acho que não é necessário a criação de uma nova mensagem para cada tópico criado.
Esse tópico foi criado quando ainda não existia aquela seção do fórum.

J

Concordo, podiam fechar essa thread

R

Olá pessoal, estamos usando EJB aqui. Na opinião de vocês, qual é a melhor forma de integrar ao flex, blazeds, graniteds ou weborb?

Quais as vantagens de um em relação ao outro?

Valeu

A

O intuito, desse tópico, é criar um “bate-papo” direto sobre dúvidas. Mais fácil que criar vários tópicos. Sem contar que tem muita coisa aqui já. Nao acho que seria certo fechar o tópico.

Respondendo ao colega, nunca usei graniteds nem webOrb. Achei muito fácil integrar o Flex usando o BlazeDS, mas muito fácil mesmo. Entretanto existem alguns pequenos “poréns” aí. Um fato que é um grande agravante no BlazeDS (e acho que todos os outros também) é a velocidade. Embora seja rápido, a velocidade para encodar e decodar o objeto é LENTA quando falamos de arrays de bytes (especificamente de arquivos) pois ocorre primeirio uma transformacao p/ array de doubles, depois compacta, e transforma novamente. O decoder do Flex para arrays de bytes não é bom. É lento.

Bom, qualquer dúvida só postar. E só pra avisar para galera que quiser estou dando consultoria em Brasília, DF. Ou outras cidades, caso seja o caso. No meu blog tem certificações que tenho e algumas outras coisas.

R

O problema desse tópico e a organização das dúvidas e soluções fica mais dificil achar algo em um tópico com várias páginas do que vários separados onde o nome do tópico serve para separar os assuntos.

Concorda?

A

Não, pois a busca deve ser usada antes. Logo, sempre vai aparecer a página do tópico corretamente. A indexação é pela busca. :slight_smile:

C

O problema desse tópico e a organização das dúvidas e soluções fica mais dificil achar algo em um tópico com várias páginas do que vários separados onde o nome do tópico serve para separar os assuntos.

Concorda?

eu concordo!!!

R

Então, tenho uma dúvida sobre “arquitetura” muito interessante. Já ví que existem alguns projetos que se integram perfeitamente com o Blazeds para hibernate lazy- loading, spring etc… Penso eu que uma boa solução seria “enviar tudo” para o cliente (quando falo enviar tudo, digo o objeto completo com seus relacionamentos e tal). Minha pergunta é, seria necessário neste caso utilizar carregamento sob demanda com um framework lazy-loading ou não ? Minha idéia enviar o objeto “completo” para o cliente(flex) e fazer algumas coisas tipo validação e algumas regras básicas lá.
Ou será que seria melhor utilizar full lazy-loading ?
Obrigado

Kloss

A

rafaelk:
Então, tenho uma dúvida sobre “arquitetura” muito interessante. Já ví que existem alguns projetos que se integram perfeitamente com o Blazeds para hibernate lazy- loading, spring etc… Penso eu que uma boa solução seria “enviar tudo” para o cliente (quando falo enviar tudo, digo o objeto completo com seus relacionamentos e tal). Minha pergunta é, seria necessário neste caso utilizar carregamento sob demanda com um framework lazy-loading ou não ? Minha idéia enviar o objeto “completo” para o cliente(flex) e fazer algumas coisas tipo validação e algumas regras básicas lá.
Ou será que seria melhor utilizar full lazy-loading ?
Obrigado

Kloss

Cara, NUNCA na vida faça isso.

Com essa solução você arrebenta o banco de dados. Fica horrível. Vai sobrecarregar, sem contar os relacionamentos. Em ambientes muito críticos, pra vc ter uma idéia, nós chegamos até a cortar todos os relacionamentos das tabelas.

No meu blog tem um hibernate modificado que fiz, que corrige isso com o BlazeDS. É só substituir o JAR.

[]'s.

R

Então vc recomenda utilizar sob demada, ou seja , lazy loading ?
Um exemplo: tenho uma aba com os “dados cadastrais” da pessoa, quando clico em outra aba, digamos… produtos comprados …

A

Então vc recomenda utilizar sob demada, ou seja , lazy loading ?
Um exemplo: tenho uma aba com os “dados cadastrais” da pessoa, quando clico em outra aba, digamos… produtos comprados …

Claro, por uma questão simples, imagina o tamanho do objeto se o cliente for grande? E outra coisa, imagina que você não vai querer ver os produtos que ele comprou, você vai ter tráfego e carga à toa. Lazy load sempre que possível. Mas também evite o Ping pong.

R

É, na verdade chegamos á conclusão que devemos ter equilíbrio entre oque enviar e não enviar ao cliente. Mas a minha dúvida maior era mesmo referente ao suporte de lazy-loading + blazeDs. O artigo no seu blog responde de fato esta questão e este suporte existindo fica muito mais fácil.

A

O meu conselho é: se existirem objetos que podem não ser usados do lado cliente e são grandes, esqueça, não mande. Mas se o caso for de um sistema crítico, eu recomendaria mais, corte todos os relacionamentos das tabelas, dê lazy em quase tudo que não possa ser cache, e divida tudo.

V

AUser… qdo vc diz cortar é a nivel de banco mesmo??? Tirar as Fks??? Não é arriscado?

A

Sim, falo à nivel de banco mesmo. Mas apenas e se, apenas a aplicação for realmente MUITO crítica.

Não é arriscado, uma boa ferramenta de teste nisso é fazer uns bons testes de stress. Ajuda MUITO nessas coisas.

[]'s!

R

E oque vcs acham do uso de DTO´s ao invés de utilizar diretamente o objeto persistente ?

A

Diferença entre tiers e layers: Layers devem rodar na mesma VM e podem se comunicar por referência de objetos. Tiers são em ambientes diferentes fisicamente falando, e não usam a mesma VM. E nem haveria como usar arquitetura de layers entre Flex/Java, é sempre TIER.

Uma aplicação Flex/Java é dividida em Tiers. Por vários motivos o que se usa quando falamos tiers (note a diferença entre tiers e layers) é SEMPRE DTO!

A comunicação deve ser feita com DTOs. Nunca com objetos persistentes.

D

Olá AUser,

Há algum tempo (quase 3 anos) me aventurei e aprender Flex pois tinha convencido o pessoal da onde eu trabalhava que uma aplicação que íamos desenvolver ficaria melhor usando o Flex. Pois bem, comecei a aprender, mas acabei saindo de onde eu estava (fui fazer mestrado) e acabei deixando o Flex de lado. Esse ano eu queria voltar a aprender tudo de novo, do zero. Queria algumas dicas:

Qual seria um bom livro de Flex? Pode ser em inglês, sem problema.
Um livro de AS3? O da O’Reilly parece ser bom.
E o mais importante agora: um bom livro que trata de integração Java + Flex. Essa eu lembro ser a maior dificuldade na época. Um livro de BlazeDS, tutoriais, etc. Como falei, na época o mais difícil era encontrar algo completo e que prestasse sobre o assunto.

Agora uma outra dúvida, vc sabe quando vai sair o Flex 4 e o Flash Builder 4?

Qual IDE vc recomenda para o desenvolvimento em Flex? Flash Builder + NetBeans? Flash Builder + Eclipse? Eu sinceramente prefiro o NetBeans. Lembro que na época que fiz algumas coisinhas eu usava umas ant tasks da adobe para fazer a compilação dos fontes do Flex.

Enfim, desculpe o monte de perguntas :wink:

[]´s

A

davidbuzatto:
Olá AUser,

Há algum tempo (quase 3 anos) me aventurei e aprender Flex pois tinha convencido o pessoal da onde eu trabalhava que uma aplicação que íamos desenvolver ficaria melhor usando o Flex. Pois bem, comecei a aprender, mas acabei saindo de onde eu estava (fui fazer mestrado) e acabei deixando o Flex de lado. Esse ano eu queria voltar a aprender tudo de novo, do zero. Queria algumas dicas:

Qual seria um bom livro de Flex? Pode ser em inglês, sem problema.
Um livro de AS3? O da O’Reilly parece ser bom.
E o mais importante agora: um bom livro que trata de integração Java + Flex. Essa eu lembro ser a maior dificuldade na época. Um livro de BlazeDS, tutoriais, etc. Como falei, na época o mais difícil era encontrar algo completo e que prestasse sobre o assunto.

Agora uma outra dúvida, vc sabe quando vai sair o Flex 4 e o Flash Builder 4?

Qual IDE vc recomenda para o desenvolvimento em Flex? Flash Builder + NetBeans? Flash Builder + Eclipse? Eu sinceramente prefiro o NetBeans. Lembro que na época que fiz algumas coisinhas eu usava umas ant tasks da adobe para fazer a compilação dos fontes do Flex.

Enfim, desculpe o monte de perguntas :wink:

[]´s

Opa david,

Relaxa, vou responder todas xD.

Bom, o melhor livro de Flex que tem na minha opinião é o Trainin’ from Source, próprio da Adobe. Mas é um livro que se deve ler enquanto programa. É meio chato ler ele sozinho. Lá na empresa temos todos os livros de Flex que lançaram até hoje. Mas o único que realmente vale a pena é este.

Livro de AS3, o da Oreilly é bonzinho mas não precisa, tudo que voce vai precisar sobre as3 voce vai encontrar no Trainin’ from Source. AS3 pra quem tem experiência com Java/Javascript é um pulo pra aprender 99% das coisas. xD

Pois é, não conheço nenhum livro que trate sobre integração de Flex/Java, até porquê os tutoriais tiram 99% das dúvidas. Mas vamos fazer assim, segunda ou terça (dependendo dos backlogs lá no trabalho xD) eu vou criar um projetinho tipo um appFuse com isso, do lado Java. Depois, qualquer coisa, crio o lado Flex tb com um comando de exemplo e disponibilizo.

O Flex 4 e o Flash Builder 4 já sairam, o Flash Builder está em beta 2, mas já dá pra usar muita coisa. Muita coisa melhor, muita coisa pior. Enfim, a principal diferença entre o Flex 3 e o Flex 4 é a parte de layouts. Foi feita uma adaptação grande pra permitir o uso de templates criados diretamente do Adobe Catalyst, assim como mudanças em Styling, etc. Contém muitos bugs, mas algumas vantagens tb. Assim como o Air 2.0(mudanças em classes de socket, e mais mudanças no sandbox) saiu esses dias. E o Flash Player 10.1 saiu tb (25% a mais de perfomance, o bichinho tá começando a ficar rápido).

Olha, varia da necessidade. Nós por exemplo não usamos a parte visual pois controlar layout é fácil, então usamos apenas o plugin do Flex. E o charting nos usamos o FusionCharts for Flex, então tb não usamos a Adobe para isso. A grande desvantagem da IDE e que estressa muito são os bugs, ela contém MUITOS bugs. Mas muitos mesmo. É lenta demais, também.

Lembre-se que a arquitetura de qualquer aplicação Flex é de 3-tiers. Então, eu não recomendo você misturar nem as IDEs de desenvolvimento nem os ambientes de deploy x).

Eu hj em dia uso o Ant na aplicação que fazemos pois ele acelera mto, o syntax checker do Eclipse, o pessoal do Flex conseguiu estragar. MUITO LENTO. Pra vc ter uma idéia estavamos demorando 5 min pra compilar ,usando o ant agora fica em torno de 1:15…

Mais dúvidas? xD

[]'s!!!

D

AUser:
Opa david,

Bom, o melhor livro de Flex que tem na minha opinião é o Trainin’ from Source, próprio da Adobe. Mas é um livro que se deve ler enquanto programa. É meio chato ler ele sozinho. Lá na empresa temos todos os livros de Flex que lançaram até hoje. Mas o único que realmente vale a pena é este.
Livro de AS3, o da Oreilly é bonzinho mas não precisa, tudo que voce vai precisar sobre as3 voce vai encontrar no Trainin’ from Source. AS3 pra quem tem experiência com Java/Javascript é um pulo pra aprender 99% das coisas. xD

Legal :wink: Seria esse aqui? Quando vc fala ir lendo e programando vc fala que deve ir seguindo os exemplos do livro? Se for isso, ótimo.

Ótimo, muito obrigado! Como falei faz tempo que não busco por isso, então não sei em que pé estão os tutoriais encontrados na net. Na amazon tem alguns livros que tratam essa integração, mas como vc falou que é fácil encontrar exemplos vou acabar não investindo nisso.

Legal tbm. Quanto aos betas eu realmente já tinha olhado, eu queria mesmo saber se vc sabia quando iam sair as versões finaisl. Eu queria voltar para o mundo do Flex indo direto para a versão 4, comprando livros da versão já entendeu? O que vc acha disso?

AUser:
Olha, varia da necessidade. Nós por exemplo não usamos a parte visual pois controlar layout é fácil, então usamos apenas o plugin do Flex. E o charting nos usamos o FusionCharts for Flex, então tb não usamos a Adobe para isso. A grande desvantagem da IDE e que estressa muito são os bugs, ela contém MUITOS bugs. Mas muitos mesmo. É lenta demais, também.

Lembre-se que a arquitetura de qualquer aplicação Flex é de 3-tiers. Então, eu não recomendo você misturar nem as IDEs de desenvolvimento nem os ambientes de deploy x).

Eu hj em dia uso o Ant na aplicação que fazemos pois ele acelera mto, o syntax checker do Eclipse, o pessoal do Flex conseguiu estragar. MUITO LENTO. Pra vc ter uma idéia estavamos demorando 5 min pra compilar ,usando o ant agora fica em torno de 1:15…

Realmente, pelo pouco tempo que usei tbm achei que tinham muitos probleminhas na IDE. Eu me sinto perdido as vezes dentro do Eclipse sabe e não tenho a mínima vontade de aprender (a não ser que eu precise é claro). Não me sinto nenhum pouco produtivo dentro dele, por isso minha preocupação em poder ser um pouco mais livre para escolher a IDE. Por exemplo, criar um projeto do Flex dentro de um projeto do NetBeans e automatizar os builds usando o Ant. Para mim seria uma mão na roda.

Acho que não, já coloquei mais algumas perguntinhas acima :wink:

Muito obrigado pelas respostas!

[]´s

A

David,

Um livro de integração de Java com Flex interessante é esse. Ele dá uma introdução e um how-to bem básico… Depois de ler ele, se você quiser alguma coisa mais avançada, você pode ir direto na documentação. Eu diria que ele não explica de forma detalhada a parte de Remote e Messaging (e as outras que o BlazeDS suporta), mas dá pra entender muito bem como funciona.

O Trainin from Source que o AUser falou é bom mesmo, mas eu não considero ele um textbook (que acho que é a mesma opinião do AUser): não é aquele livro pra você ler do começo ao fim sem escrever muito código.

D

Oi André, obrigado pelas dicas!

Realmente eu gosto de aprender coisas novas usando um livro com muitos exemplos práticos. Referência mesmo acabo preferindo usar as documentações que sempre acabam sendo muito mais úteis.

Quando ao livro de integração Flex + Java eu queria algo simples, nada muito cheio de firulas. Só preciso de exemplos simples e que prestem :wink:
Vou dar uma olhada no livro que você indicou.

Muito obrigado!

[]´s

A

davidbuzatto:
AUser:
Opa david,

Legal :wink: Seria esse aqui? Quando vc fala ir lendo e programando vc fala que deve ir seguindo os exemplos do livro? Se for isso, ótimo.

Ótimo, muito obrigado! Como falei faz tempo que não busco por isso, então não sei em que pé estão os tutoriais encontrados na net. Na amazon tem alguns livros que tratam essa integração, mas como vc falou que é fácil encontrar exemplos vou acabar não investindo nisso.

Legal tbm. Quanto aos betas eu realmente já tinha olhado, eu queria mesmo saber se vc sabia quando iam sair as versões finaisl. Eu queria voltar para o mundo do Flex indo direto para a versão 4, comprando livros da versão já entendeu? O que vc acha disso?

AUser:

Realmente, pelo pouco tempo que usei tbm achei que tinham muitos probleminhas na IDE. Eu me sinto perdido as vezes dentro do Eclipse sabe e não tenho a mínima vontade de aprender (a não ser que eu precise é claro). Não me sinto nenhum pouco produtivo dentro dele, por isso minha preocupação em poder ser um pouco mais livre para escolher a IDE. Por exemplo, criar um projeto do Flex dentro de um projeto do NetBeans e automatizar os builds usando o Ant. Para mim seria uma mão na roda.

Acho que não, já coloquei mais algumas perguntinhas acima :wink:

Muito obrigado pelas respostas!

[]´s

Opa David!

Seria sim esse o livro. Ele realmente não é interessante pra ler sozinho. O interessante é começar a desenvolver e ir consultando nele. É um excelente handbook, contém alguns conceitos bem interessantes e muito fácil de entender.

Não conhecia esse livro que o André citou. Ultimamente ando meio longe do Flex e muito, mas muito perto do Seam, Drools, jBPM, essas coisas rs. Integrando os dois. Então não acompanhei os últimos lançamentos de livros. Creio que hoje ou amanhã lhe prepare um exemplo, mas vc pode verificar tb juntamente com os exemplos que vem quando vc baixa o BlazeDS. É realmente simples! Só uma pergunta, que appserver vc tá querendo usar? JBoss, Tomcat, Glassfish?

Eu acho certo sim vc ir logo pra versão 4, a grande diferença é na parte de layout mesmo. Você poderia baixar o Catalyst e testar o conceito do Catalyst que é bem interessante, você desenha (desenha realmente rs) as telas pelo Fireworks, ou Photoshop, importa pro Catalyst, converte pra componentes (diz que o componenteX é um datagrid, etc), em seguida ele gera o código pro Flex 4 e você já pode começar a implementar. Eu acho esse ciclo realmente eficiente. É realmente o modelo ideal, entretanto o Catalyst tem mais bugs que o Flash Builder ainda rs.

Sobre a IDE talvez seja um probleminha pra vc, mas vc pode testar também os plugins que o VisualStudio tem se você realmente não quiser usar o Eclipse. Se me lembro, tem sim plugins do Flex para o NetBeans. Nunca usei pois eu detesto o NetBeans rs. Usei-o na época do Fortè Java e acho que isso me traumatizou! rs. Você pode automatizar sim as tarefas de compilação e inclusive eu há uns tempos atrás fiz um teste usando o Flex Ant Tasks e o CruiseControl e funcionou perfeitamente. =)

Teve um projeto de integrar o Flex ao Maven2, mas foi descontinuado. E eu não consegui fazer ele rodar nem a pau. Mas seria o ideal. Ant já deu o que era pra dar.

[]'s!!!

R

Ok, se entendi, vc sujere o seguinte:
Vamos usar uma classe Pessoa como exemplo. Então terei a classe Pessoa.as que é idêntica a PessoaDTO.java e ainda terei a Pessoa.java (esta persistente) ?
Se for assim, não vejo necessidade de utilizar “lazy loading”, pois aí no meu DTO coloco tudo o que é realmente necessário para a camada de visão.

Att
Rafaelk

A

rafaelk:

Diferença entre tiers e layers: Layers devem rodar na mesma VM e podem se comunicar por referência de objetos. Tiers são em ambientes diferentes fisicamente falando, e não usam a mesma VM. E nem haveria como usar arquitetura de layers entre Flex/Java, é sempre TIER.

Uma aplicação Flex/Java é dividida em Tiers. Por vários motivos o que se usa quando falamos tiers (note a diferença entre tiers e layers) é SEMPRE DTO!

A comunicação deve ser feita com DTOs. Nunca com objetos persistentes.

Ok, se entendi, vc sujere o seguinte:
Vamos usar uma classe Pessoa como exemplo. Então terei a classe Pessoa.as que é idêntica a PessoaDTO.java e ainda terei a Pessoa.java (esta persistente) ?
Se for assim, não vejo necessidade de utilizar “lazy loading”, pois aí no meu DTO coloco tudo o que é realmente necessário para a camada de visão.

Att
Rafaelk

Justo. Você deve ter no Flex, na verdade, PessoaVO.as, que é idêntico e mapeado como PessoaDTO.java.

Você está errado, Lazy-load não é apenas para diminuir o tráfego de objetos entre os tiers, mas também e tão importante quanto - não fazer consultas desnecessárias. Se você não usar Lazy-load seu banco vai afundar, é uma tática suicida. Vai por mim.

C

Prezados,
Tenho a seguinte duvida,
Vamos suporte que comprei o flex builder 3.0,
Acredito que o flex builber 3.0 é uma IDE apenas para flex, correto? Onde vou programar o java?
para programação/interação flex + java oque mais preciso?

Como vou começar agora com flex, tenho algumas duvidas e com certeza algumas são ridiculas.
Obrigado a todos,

V

Esse Tutorial ensina como integrar o flex e o java

http://blog.javacode.com.br/?p=22

P

Ola pessoal
Bem eu trabalhava com Java a um tempo, e a 3 meses comecei um projeto com Flex, nesse tempo aprendi flex, e comecei uma aplicação usando flex, java, blazeds e hibernate porem a mesma esta apresentando alguns erros agora.

O maior problema e o consumo excessivo de memoria no tomcat, passa de 100 megas direto e fica dando Java Heap Space :frowning:

Pelo que vi o problema esta no hibernate e blazeds, fiz cada classe com um EntityManagerFactory proprio, que é criado quando o Blaze-DS instancia a classse, o scope das classes está como application no blazeDs, Qnd inicio o Servidor ele cria varios EntityMangerFactorys (um pra cada Controller), e deixa la carregado na memoria, eu tentei usar uma classe de PersistenceUtil, para deixar o EntityManagerFactory como um Singleton, mais o BlazeDs sempre que uma nova classe chama o PersistenceUtil ele vai la e cria um EntitymanagerFactory de novo. Ou seja recria o EMF :frowning:

Como Posso contornar isso, mudar o scope dos RemoteObjects?? mudar Minhas classes do Hibernate? criar uma Factory??? Por favor me da a melhor solucao para este Problema.

O outro problema que tenho e quando fica muito tempo sem fazer um chamado no servidor e a Conexão Cai, tipo depois da noite toda, de manha sempre da um erro quando tento conectar novamente.
O erro é este
[codeorg.hibernate.util.JDBCExceptionReporter: The last packet successfully received from the server was 56697 seconds ago. The last packet sent successfully to the server was 56697 seconds ago, which is longer than the server configured value of ?wait_timeout?. You should consider either expiring and/or testing connection validity before use in your application, increasing the server configured values for client timeouts, or using the Connector/J connection property ?autoReconnect=true? to avoid this problem. [/code]

Estou usando Mysql, como vc resolveu este problema?

R

Você está usando o pool de conexões ?

P

Nenhum Especifico.

A

Ok, vamos partir do mais simples.

Que padrão você está usando para a persistência? Como está funcionando? Como você está deployando as libs?

[]'s

P
AUser:
Ok, vamos partir do mais simples.

Que padrão você está usando para a persistência? Como está funcionando? Como você está deployando as libs?

[]'s

Bem, vou colocar os arquivos aki.

Meu Persistence.xml
<persistence version="1.0" xmlns="http://java.sun.com/xml/ns/persistence" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"

xsi:schemaLocation="http://java.sun.com/xml/ns/persistence http://java.sun.com/xml/ns/persistence/persistence_1_0.xsd">
  <persistence-unit name="ticket-s">
    <properties>
      <property name="hibernate.connection.driver_class" value="com.mysql.jdbc.Driver" />
      <property name="hibernate.connection.url" value="jdbc:mysql://apache/ticket-s" />
      <property name="hibernate.connection.username" value="admin" />
      <property name="hibernate.connection.password" value="123123" />
      <property name="hibernate.dialect" value="org.hibernate.dialect.MySQL5Dialect" />
      <property name="hibernate.connection.pool_size" value="6" />
      <property name="hibernate.connection.autoReconnect" value="true" />
      <property name="hibernate.generate_statistics" value="false" />
      <property name="hibernate.show_sql" value="true" />
      <property name="hibernate.use_sql_comments" value="false" />
      <property name="hibernate.hbm2ddl.auto" value="update" />
      </properties>
  </persistence-unit>
</persistence>
O remoting-config
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<service id="remoting-service" class="flex.messaging.services.RemotingService">
	<adapters>
		<adapter-definition id="java-object" class="flex.messaging.services.remoting.adapters.JavaAdapter" default="true"/>
	</adapters>
	<default-channels>
		<channel ref="my-amf"/>
	</default-channels>
	<destination id="parametroService">
		<properties>
			<source>com.equipes.sticket.controller.ParametroJpaController</source>
			<scope>session</scope>
		</properties>
	</destination>
	<destination id="clienteService">
		<properties>
			<source>com.equipes.sticket.controller.ClienteJpaController</source>
			<scope>session</scope>
		</properties>
	</destination>
</service>
Services-config
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<services-config>
	<services>
		<service-include file-path="remoting-config.xml"/>
	</services>
	<security>
		<login-command class="flex.messaging.security.TomcatLoginCommand" server="Tomcat"/>
	</security>
	<channels>
		<channel-definition id="my-amf" class="mx.messaging.channels.AMFChannel">
			<endpoint url="http://{server.name}:{server.port}/{context.root}/messagebroker/amf" class="flex.messaging.endpoints.AMFEndpoint"/>
		</channel-definition>
		<channel-definition id="my-secure-amf" class="mx.messaging.channels.SecureAMFChannel">
			<endpoint url="https://{server.name}:{server.port}/{context.root}messagebroker/amfsecure" class="flex.messaging.endpoints.SecureAMFEndpoint"/>
			<properties>
				<add-no-cache-headers>false</add-no-cache-headers>
			</properties>
		</channel-definition>
		<channel-definition id="my-polling-amf" class="mx.messaging.channels.AMFChannel">
			<endpoint url="http://{server.name}:{server.port}/{context.root}/messagebroker/amfpolling" class="flex.messaging.endpoints.AMFEndpoint"/>

</channel-definition>
	</channels>
	<logging>
		<target class="flex.messaging.log.ConsoleTarget" level="Error">
			<properties>
				<prefix>[BlazeDS]</prefix>
				<includeDate>false</includeDate>
				<includeTime>false</includeTime>
				<includeLevel>false</includeLevel>
				<includeCategory>false</includeCategory>
			</properties>
			<filters>
				<pattern>Endpoint.*</pattern>
				<pattern>Service.*</pattern>
				<pattern>Configuration</pattern>
			</filters>
		</target>
	</logging>
	<system>
		<redeploy>
			<enabled>false</enabled>
		</redeploy>
	</system>
</services-config>
Minha Classe ParametroJPAController mapeada no Remote-config
public class ParametroJpaController {

private static Logger logger = Logger.getLogger(ParametroJpaController.class);

public ParametroJpaController() {
		logger.debug("** Criou a instancia Parametro e o EMF");
        emf = Persistence.createEntityManagerFactory("ticket-s");
    }
    private EntityManagerFactory emf = null;

public EntityManager getEntityManager() {
		logger.debug("** Criou Entity manager de Parametro");
        return emf.createEntityManager();
    }

public void create(Parametro parametro) {
    	if(parametro.getIdParametro() == null || parametro.getIdParametro() == 0){
    		parametro.setIdParametro(null);
    	}

EntityManager em = null;
        try {
            em = getEntityManager();
            em.getTransaction().begin();
            em.merge(parametro);
            em.getTransaction().commit();
        } finally {
            if (em != null) {
                em.close();
            }
        }
    }

public void edit(Parametro parametro) throws NonexistentEntityException, Exception {
        EntityManager em = null;
        try {
            em = getEntityManager();
            parametro = em.merge(parametro);
        } catch (Exception ex) {
            String msg = ex.getLocalizedMessage();
            if (msg == null || msg.length() == 0) {
                Integer id = parametro.getIdParametro();
                if (findParametro(id) == null) {
                    throw new NonexistentEntityException("The parametro with id " + id + " no longer exists.");
                }
            }
            throw ex;
        } finally {
            if (em != null) {
                em.close();
            }
        }
    }

public void destroy(Integer id) throws NonexistentEntityException {
        EntityManager em = null;
        try {
            em = getEntityManager();
            Parametro parametro;
            try {
                parametro = em.getReference(Parametro.class, id);
                parametro.getIdParametro();
            } catch (EntityNotFoundException enfe) {
                throw new NonexistentEntityException("The parametro with id " + id + " no longer exists.", enfe);
            }
            em.remove(parametro);
        } finally {
            if (em != null) {
                em.close();
            }
        }
    }

public List<Parametro> findParametroEntities() {
        return findParametroEntities(true, -1, -1);
    }

public List<Parametro> findParametroEntities(int maxResults, int firstResult) {
        return findParametroEntities(false, maxResults, firstResult);
    }

private List<Parametro> findParametroEntities(boolean all, int maxResults, int firstResult) {
        EntityManager em = getEntityManager();
        try {
            Query q = em.createQuery("select object(o) from Parametro as o");
            if (!all) {
                q.setMaxResults(maxResults);
                q.setFirstResult(firstResult);
            }
            return q.getResultList();
        } finally {
            em.close();
        }
    }

public Parametro findParametro(Integer id) {
        try {
            return em.find(Parametro.class, id);
        } finally {
            em.close();
        }
    }

public int getParametroCount() {
        try {
            return ((Long) em.createQuery("select count(o) from Parametro as o").getSingleResult()).intValue();
        } finally {
            em.close();
        }
    }

}

Meu remote Object em MXML

<mx:RemoteObject id="saveService" destination="parametroService" result="handleSaveResult(event)"
					 fault="handleFault(event)" showBusyCursor="true"/>

Bem Basicamente é isso repetido n vezes com varias classes e varios RemoteObjects

R

Aproveitando o mesmo tópico, qual a melhor maneira de se fazer “binding” usando flex e dto? é melhor usar algum framework ou flex tem um suporte nativo que já “dá conta” ?
algo tipo [Bindable] e no form <text value="{pessoa.nome}", deste jeito já resolve tando do dto para o form como do form para o dto ?

A

rafaelk:
Aproveitando o mesmo tópico, qual a melhor maneira de se fazer “binding” usando flex e dto? é melhor usar algum framework ou flex tem um suporte nativo que já “dá conta” ?
algo tipo [Bindable] e no form <text value="{pessoa.nome}", deste jeito já resolve tando do dto para o form como do form para o dto ?

Sim, resolve.

R

Olá amigo, acho que não estou entendendo o seguiente:
Imagine que eu declare uma variável do tipo pessoa
private var pessoa:Pessoa = new Pessoa();// ou recebendo de um remote object.
Ok, o problema é que no meu form eu tenho algo do gênero:
<mx:TextInput text="{pessoa.nome}"/>
Pois bem, quando eu chamo uma função, por exemplo “salvar” através de um botão, por mais que eu preencha o form, os atributos do objeto pessoa estão nulos. Não sei se estou fazendo algo errado, ou se teria que usar <mx:object > que vi em alguns exemplos… qual é a melhor forma ?

Obrigado
Kloss

R

O Binding no Flex é unidirecional. No Flex 4 vc já pode fazer ele bidirecional colocando um @ não me lembro onde, só ler a documentação. Caso esteja no Flex 3, vc teria basicamente duas opções:
Usar o creationComplete do componente desejado para fazer o binding view-> dominio usando o BindingUtils (Não use o Binding via XML, já via vários paus pra quem usa que não vou comentar aqui por brevidade).
A outra opção é vc no evento clique de seu botão salvar popular todo seu objeto na mão.
Em relação a essa última, na minha empresa eu e um amigo fizemos um framework para preencher campos de formulários automaticamente usando a convençao nome do atributo id do componente. Ficou bem legal, parecido com o SwingBean, com os métodos populateView(domínio) e getDomainObject().

R
  1. Você tem uma no Flex espelhando a sua entidade do Java?
  2. Você carrega o objeto depois de salvar? (uma maneira seria ao salvar no seu dao o return do método ser o tipo do objeto, e no resultSave você preenche seu objeto com o novo)
R

Hum, eu tinha entendido que o objeto nulo era no próprio Flex, vamos esperar ele se pronunciar…

R

Há algum tempo houve a pergunta se havia alguma empresa trabalhando com Flex com mais de 10 pessoas. Bem, minha empresa, a P2D, está trabalhando com 15 pessoas em um sistema Air (versão desktop do Flex) para a área de saúde.

[]s

R

Sim, ele falou que era no Flex… eu que não fiz a pergunta da maneira correta :S
Se o problema é no Flex logicamente ele tem uma espelhando :smiley:

O intuito da pergunta era porque se você no java tiver a variavel com o nome pessoa e no Flex pes, logicamente não vai achar porque são nomes diferentes, assim como a questão de maiusculas e minuscula os nomes devem ser estritamente iguais. (acho que é isso, porque isso confunde as vezes, mas é uma das possibilidades de estar vindo nulo)

R

Sim, ele falou que era no Flex… eu que não fiz a pergunta da maneira correta :S
Se o problema é no Flex logicamente ele tem uma espelhando :smiley:

O intuito da pergunta era porque se você no java tiver a variavel com o nome pessoa e no Flex pes, logicamente não vai achar porque são nomes diferentes, assim como a questão de maiusculas e minuscula os nomes devem ser estritamente iguais. (acho que é isso, porque isso confunde as vezes, mas é uma das possibilidades de estar vindo nulo)

Como ele falou que o objeto ficava nulo mesmo após ele preencher o formulário, achei que ele estava apenas não conseguindo popular o objeto a partir da view.

Outra coisa tb que queria dar uma opinião, a 2 meses atrás fiz um curso de Flex Avançado na Eng em SP. Apesar de já ter visto muito coisa do que eles falaram (já estava trabalhando com Flex há 5 meses na empresa) achei bacana pra ver alguns detalhes, e com certeza seria um excelente curso para iniciantes.

Para mim, para quem programa em Java, os principais pontos a serem estudades com profundidade é o esquema de Eventos e Binding de Flex. Com relação ao primeiro, mesmo durante o curso, no qual o professor era muito bom, percebi que nem mesmo ele compreendeu direito o sistema de lançamento de eventos. Demorei um pouco para entender, depois de passar uns perrengues e usar gambiarras como Aplication.aplication para lançar e receber eventos.

[]s

R

Sim, o a referência do objeto actionscript que tem os valores nulos, e tenho um “espelho” para cada objeto java. Mas já estou entendendo que vou ter que “bindar” na mão os objetos neste caso ou então utilizar algum tipo de framework / componente como citado. Aliás , aproveitando alguém conhece algum open source ?

P

deixe eu ver se entendi: dá para criar, por exemplo, um sistema ecf ‘com a cara do air’, mas com o java ‘por trás’ (ui!) cuidando da comunicação com a impressora e persistindo os dados no bd? :roll:

R

Persistindo os dados no banco de dados com certeza! Tanto Java, Hibernate, Spring, … Fica igual a qualquer outra aplicação web que utilize Java.A comunicação com a impressora teoricamente acho que da (Porque voce pode fazer tudo no Java, e apenas enviar os parametros do Flex), agora não sei maiores detalhes, nem posso te garantir porque nunca fiz algo semelhante.

P

valeu pela resposta, mas eu preciso ter (digamos uma) certeza que dá para aproveitar tanto a ‘beleza’ do air quanto a ‘funcionalidade’ - especialmente no trato com impressoras fiscais - do java… será que dá?

A

Sim, funciona. Pode ir fundo, você vai ter que usar comunicação por Sockets. Mas funciona tranquilo.

P

(me belisca, devo estar dormindo!) então poderemos criar a próxima geração de PDV’s ‘com a cara do air’? :shock: #sonhomeu

R

Um dos problemas do Adobe AIR é que não conecta-se nativamente a USB, porta serial, …
Mas usando o Java como back-end tem como:

Porém, como pode ver não é algo tão comum assim:

http://groups.google.com.br/group/flexdev/browse_thread/thread/35eddac2fe70f71/fe854331ba58110c?lnk=gst&q=Impressoras+fiscais+(ECF)+e+Leitores+Biométricos#fe854331ba58110c

A

Sim, podemos. Aqui ativamos um Scanner que scaneia as imagens, joga pro AIR, e tudo tem a cara do AIR. E não, não é dificil. Usar sockets é a melhor saída.

P

já tenho: air + java + sockets

sem querer abusar, mas, me dá mais uma meia dúzia de palavras-chave para eu ‘googlar’ sobre o assunto? :wink:

A

Opa pcassiano,

Entenda, o problema eh bem simples: vc pega, cria uma aplicacao java que vai cuidar da impressora, em seguida, vc disponibiliza os servicos por Sockets. Com autenticacao ou nao, vc que sabe, o AIR possui classes de comunicacao com socket, e inclusive por XMLSocket (que eh melhor pois envia por XML, no outro caso vc tem chance de receber varios pacotes).

Imaigna a integracao de 2 aplicacoes que usam sockets, apenas isso. =)

[]'s

R

Aproveitando mais uma vez o tópico … alguém aqui conseguiu encontrar uma forma de trabalhar com flex builder e maven integrado de forma eficiente ?

R

Existe o Plugin FlexMojos para o maven. Se for para Air, aí ele está meio ruim. Pro air, um amigo aqui do trabalho alterou o Flexmojos para funcionar direito. Parece que para flex ele funciona numa boa.

[]s

M

Bom, como esse parece o único tópico sobre Flex, ou o mais ativo, e como ele foi aberto com o propósito de tirar dúvidas, aqui vai uma bem de iniciante:

Como faço pra desativar ou esconder a barra de rolagem horizontal do Application?
Pelo menos imagino que seja dele, pois no teste que estou fazendo tem apenas um Panel.

Quando rodo a aplicação, não aparece a barra. Ela aparece quando clico em qualquer área.

Estou usando o FlexBuilder 4, e já dei uma pesquisada na documentação, sobre containers…

Obrigado!

R

horizontalScrollPolicy=“off”

Pode criar um tópico novo nessa seção, em vez de aumentar esse tópico.Imaginem daqui um ano como será dificil achar essa resposta em meio a tantas páginas?

M

Valeu pela resposta.
Mas essa propriedade é de qual tag? Não parece ser de “Application”, nem de “Layout”, pelo que notei.

Tem razão, na próxima dúvida eu abro outro tópico.

R

Não parece? Mas você testou?

http://livedocs.adobe.com/flex/3/langref/mx/core/Application.html

Sim.O application tem essa propriedade assim como todo container.

M

Sim, não parece. Não aparece no code completion.
Sim, testei antes de postar o tópico.

Mas descobri onde está nossa divergência: Como eu falei, estou usando o FlexBuilder 4, que vem com o Spark como skinning. E você deve estar usando o FlexBuilder 3, que vem com o MX como padrão.

Bom, vou continuar pesquisando.
Valeu.

W

Bom dia AUser

Minha dúvida é a seguinte:

Tenho o form principal da aplicação e um componente de login.
Ao iniciar a aplicação automaticamente o login (usando popup) do usuário é pedido.
Preciso que ao efetuar o login possa habilitar alguns botões que estão desabilitados na tela principal.

Eu queria receber um true do login e fazer as verificações no meu form principal e isto eu não estou conseguindo fazer.

Obrigado!

A

Wesley,

Você tem duas opções básicas. Pode usar um getChildByName() ou então (e bem mais aconselhável) é usar um ModelLocator. Dê um ohlada no padrão ModelLocator no google. Vai te ajudar.

[]'s

W

Obrigado pela dica!

A

alguém sabe me dizer se tem muita diferença se não usar algum framework para Flex…diferenças como manutenção,produtividade…etc…

abraco

M

Olá…

Gostaria de saber qual IDE é melhor pra trabalhar com o Flex 3… o Netbeans ou Eclipse?

M

Olá…

Gostaria de saber qual IDE é melhor pra trabalhar com o Flex 3… o Netbeans ou Eclipse?

Desde já, obrigada!

L

Mayzinha:
Olá…

Desde já, obrigada!

Flex builder, este é o cara…

E se eu não me engano ele só tem plugin para o eclipse…

M

Atividades:

Desenvolvimento em linguagem PHP (utilizando framework CakePHP)
Desenvolvimento em linguagem Flex/AS (utilizando framework MVC)
Especificação funcional e Técnica

Desafios:
Participar da conceituação de produtos com base em Framework Flex/PHP
Participar da arquitetura e desenvolvimento de novos produtos

Perfil:
Visão sistêmica
Pensamento analítico
Domínio técnico
Raciocínio Crítico

Formação:

Cursando superior em Engenharia da Computação, Ciência da computação,

informática;

Conhecimento em PHP5;

Conhecimento em orientada a objeto.

Idiomas: inglês intermediario (Essencial) / Avançado (Desejável)

Experiências :
No mínimo como estagiário;
projetos pessoais Também podem ser considerados.

Empresa Specta TI localizada no Centro do RJ
Interessados email para [email removido]

L

Como é melhor trabalhar com as páginas em FLEX?

com vários arquivos mxml, ou com componentes tornando visíveis ou não quando necessário ?

Grato.

R

Tenho umas duvidas, estou estudando o Adobe AIR no Flash 4, e tive olhando alguns tutoriais e todos eles usam o sqllite.

1- Pode usar com o SQL Server ?
2- As extensões das databases tem que ser necessariamente .db ?
3- Teria como utilizar outros bancos sem utilizar o um back-end (BlazeDS) ?
4- Na questão de relatorios que metodo poderia ta adotando para fazer imprimir os mesmos na minha aplicação ?

Se falei alguma besteira me desculpe, desde já grato! :smiley:

A

RaulCrash:
1- Pode usar com o SQL Server ?
2- As extensões das databases tem que ser necessariamente .db ?
3- Teria como utilizar outros bancos sem utilizar o um back-end (BlazeDS) ?
4- Na questão de relatorios que metodo poderia ta adotando para fazer imprimir os mesmos na minha aplicação ?

Sim.

Flex é camada de apresentação. Você pode usar ele pra fazer o front-end e depois qualquer coisa pro back-end, desde que tenha alguma forma de integrá-los. A segunda pergunta não entendi… vai depender da sua tecnologia de servidors (back-end, como o pessoal gosta de chamar).

Sobre a terceira pergunta, funciona assim. O BlazeDS serve pra fazer o Java falar com o Flex. Se você quer usar Ruby, por exemplo, precisa de outro mecanismo (tem o RubyAMF). C#, mesma coisa… e por aí vai. Então, como numa aplicação que não usa o Flex como apresentação, você pode ter diferentes bancos, usando diferentes tecnologias de servidores e a apresentação toda em Flex.

A resposta pra quarta pergunta é ‘depende’. Você pode fazer e mandar imprimir o relatório tudo pelo servidor. Então depende de qual tecnologia você usa nos servidore. Pra Java, eu recomendo fortemente JasperReports. A única coisa que você vai ter que fazer é selecionar uma impressora (que aí já depende das telas) (ou você pode seleciar uma impressora padrão configurada).

R

Obrigado Andre, mas é o seguinte quando eu me referi a todas essas duvidas era referente ao desenvolvimento de aplicações Flex na plataforma AIR, e não Web, pois o AIR pelo o que tenho visto tem algumas diferenças, ai quem vem aquela questão do banco pois os exemplos que vi so usavam extensões .db para criar as databases. Eu estive pensando pode ser besteira mas talvez vcs pode me corrigir, teria como eu fazer um back-end do java sem utilizar um servidor p/ emular o mesmo como serviço, tipo so manda chamar as classes java e fazer rodar na MV do JAVA sem o Tomcat (ex)… Obrigado !!

C

Alguém tem um tutorial para fazer a integração do java com flex ?

A

Agora ficou muito mais fácil de entender. Eu também tinha entendido errado, estava imaginando um ambiente web. Vou dar uma pesquisada sobre isso e te retorno uma resposta hoje a noite ou no final de semana. Também tenho essa dúvida, pois quero começar a desenvolver com o Flex pra desktop.

Eu usei este.

R

Vamos lá então:

1. Sim. Pode usar qualquer banco de dados desde que tenha uma linguagem de back-end com o projeto no caso do Java rodando no Tomcat ( como a aplicação é desktop, instalar o Tomcat na máquina de cada cliente é inviável, porém pode se manter o projeto rodando no servidor, então a aplicação se torna desktop, porém precisando estar online para funcionar corretamente, tem que como funcionar offline e online mas ai só com LCDS )
  2. Não sei depende do banco de dados :S
  3. Sem utilizar o backend o AIR só trabalha com o SQLite embarcado.Para acessar qualquer outro banco de dados você precisa do backend. ( dizem que tem uma biblioteca que se conecta no Mysql eu acho, mas dizem que não é nada seguro ).
  4. Como essa aplicação iria depender de um backend Java ( BlazeDS ou LCDS ), você pode usar o mesmo processo que se faz numa aplicação Flex na web.

Agora se você quer uma aplicação AIR + Java sem dependencia de um projeto no servidor, dizem sobre um tal de MERAPI, mas nunca cheguei a fazer nenhum teste.

C

[i]Muito bom Andre, vou usar tbm !

valeu ! …[/i]

R

Vlw Rafael vou da uma olhada nesse MERAPI, no meu ponto de vista se torna mais viavel rodar indepedente de um servidor p/ emular os mesmos … Espero tbm a resposta do Andre talvez ele achou algo que seja interessante tbm …

R

Qual seria a utilização desse aplicativo AIR?

R

Seria assim Rafael … queria montar uma aplicação pequena com algumas telas de cadastro de pessoas e outras … mas eu acho cara que estou sendo encoerente na forma de pensar … pois estaria utilizando o Tomcat ou outro para emular isso, eu tenho medo so de dá muito prblema na questão de servidor, (servidor não starta na maquina client e talz) mas meu colega aqui do serviço tava me explicando que isso seria relativo, pois o mesmo problemas que o servidor do aplicativo pode sofrer, o servidor de dados tbm pode sofrer, seria uma coisa que todas as aplicações estaria sujeitas … mas se existe outra forma de fazer essas classes javas serem manuseiadas e essa forma for viavel tbm gostaria de saber … Desde já grato ! :smiley:

R

O servidor ficaria online só daria problema se a internet caísse… mas para isso tem alternativas porém são caras para projetos pequenos…
Esse projeto AIR se comucaria com outras maquinas em rede? Ou ele trabalharia sozinho ( o que eu acho bem dificil atualmente )

R

Eu tava pensando caso eu optar pelo servidor de aplic. estaria colocando o mesmo em cada maquina local tanto as aplicações AIR como as classes java e colocar para startar local o servidor somente o servidor de dados estaria em uma maquina servidor mesmo, ou seja um programa em rede apontando a base de dados para um servidor

R

Nossa cara e o trabalho para manter isso? Se não é uma aplicação que necessita ficar 24 x 7 x 365 no ar, considere a opção de usar tudo online.

A

Não querendo me intrometer, mas parece meio estranho o que você quer fazer.
São pra empresas em específico? Digo, a empresa X vai só acessar os dados da empresa X? Se for, é de boa cara… mete um servidor de aplicação junto com o servidor de banco de dados e manda as máquinas apontarem pro ip do servidor.
Temos algumas aplicações assim onde trabalho… Roda o JBoss e o servidor de banco numa máquina fortinha e os que precisar usar ele faz lookup no ip do servidor. Isso não é muito difícil de fazer, e existem várias maneiras (que vai depender da sua camada de integração do servidor com o Flex). Se estiver usando Java, o mais simples (e limitado) acredito que seja o uso de RMI.

A

bom dia galera…
estou precisando implementar algo para controlar a autenticação e acessos do usuário…
estava vendo o Spring Security, e estou tendo alguns probleminhas para implementar…
então gostaria de saber se o Spring Security é a melhor, e mais fácil ferramenta para fazer esse serviço com Flex?
tem algum outro modo de fazer isso?

abraco!

A

Ola…

sobre a pergunta de cima, consegui usar o springSecurity…

agora é outra perguntinha…

estou iniciando com Flex… e estou tentando criar um componente genérico…
uns botões de avançar e voltar, usado nas consultas…
então criei os botões, depois importei a classe criada em outra, que é onde esta a consulta…
até ai tudo bem…
o problema esta na hora de usar as funções de actionScript, eu tenho um .as que tem varias funções
incluindo as que preciso usar nos botões de avançar…
mas acontece o seguinte, qdo eu importo o .as na classe dos botões, para de identificar os id da classe de consulta, entendem.?
pelo que vi é um ou outro…
então… como eu poderia usar o as para criar as funções genéricas?

obg

R

Se você usa um ActionScript File, e faz include dele, <mx:Script source"…" /> no código é como se o código estive inline, ou seja, se usar esse .as em muitos componentes vai haver muitos problemas com os ids, porque é como se tudo estivesse no mesmo código.

O ideal é trabalhar com classes ActionScript Class, assim cada classe é um “objeto” e tem comportamentos separados…

A

RafaelViana:
Se você usa um ActionScript File, e faz include dele, <mx:Script source"…" /> no código é como se o código estive inline, ou seja, se usar esse .as em muitos componentes vai haver muitos problemas com os ids, porque é como se tudo estivesse no mesmo código.

O ideal é trabalhar com classes ActionScript Class, assim cada classe é um “objeto” e tem comportamentos separados…

valeo cara… vou alterar para usar assim… depois posto mais umas dúvidas… hehe
abraco

U

Tá, todos falaram falaram, mas o prob dos acentos do Flex com Linux permace…

A

bom dia pessoal
estou com uma outra dúvida…
usar um servlet é a melhor forma para gerar um relatório pdf, fazendo todo o processo de consulta no java?
no caso estou usando o jasper… e tb vou precisar gerar boletos e vou usar o JBoleto…que a ideia, a princípio, é a mesma de gerar um relatório…

obrigado…

D

Olá a todos, estou começando em uma empresa onde eu precisarei dar manutenção num projeto que por sinal é bem grande. Como não tenho nenhuma experiência com Flex e Ant gostaria de saber como é que eu faço a chamada de um componente (um corretor ortográfico) para dentro do meu build.xml, para poder construir e fazer rodar corretamente.

O corretor que eu estou utilizando é o Squiggly : http://labs.adobe.com/technologies/squiggly

att. Eduardo Cordeiro

J

Aproveitando o tópico, alguém já usou o FlashBuilder4 na VirtualBox?
Uso Ubuntu, e instalei o Flash Builder4 na VM, mas quando crio um projeto flex e aponto o root directory, ele diz que falta os arquivos xml e a pasta flex, que na verdade estão no diretorio tomcat no ubuntu
como faço?

A

mas resumindo! o que preciso para desenvolver meus sistemas web usando adobeflex?

meus sistemas são compostos por:

Uso NetBeans 6.8 com subversion
Uso hibernate e sqlserver
na view uso extjs(javascript) para alguns sistemas e richfaces para outros.

E agora preciso incluir o que no meu projeto? libs? e a modelagem visual? no netbeans?
onde encontro um exemplo basico de flex com java?

pra poder visualizar é só ter o flash no navegador certo? funciona também no flash do linux? “Vi um topico falando de algo me parece”

R

Adobe Flash Builder 4 para desenhar as telas.
Eclipse ou Netbeans para fazer o projeto Java

ou então o Eclipse + Plugin do Flex Builder

Aqui tem alguns posts que estava escrevendo esses dias, vê se ajuda :smiley:
http://cauirs.com.br/rafael/?cat=3

Isso.Para visualizar é necessário ter apenas o Flash Player, no Linux ouvi comentários que não funciona a acentuação (como sou usuário Windows não posso confirmar nada)

A

blz mas vou ter que usar

esse Get the free Flex 4 SDK acho que sim!

e esse ->> Get BlazeDS ?
e esse ->>>Try LiveCycle Data Services ES2 ?

R

Assim baixa o Adobe Flash Builder: (aqui vem junto o Flex SDK)
http://www.adobe.com/products/flashbuilder/
É pago para uso comercial, se é para estudos consegue-se o serial grátis para estudantes.
Com ele você conseguirá trabalhar tudo com o Flex: desenhar telas, interação, …

Aqui tem uns videos para aprender:
http://www.adobe.com/devnet/flex/videotraining/ (ingles)

Ai para integrar o Flex com o Java você tem algumas opções:
HTTPService
WebService
RemoteObject (essa forma daqui é a mais comum para integrá-los, e utiliza frameworks ou BlazeDS ou LiveCycleDS) - aqui entra os dois que você comentou.

BlazeDS é free e é o mais utilizado.O LiveCycleDS é pago (e bem pago, aproximadamente 30.000~40.000 por maquina).
No meu blog que te passei antes mostro como fazer a comunicação do Flex com o Java você vai ver que é bem simples.
Agora que estou de férias da faculdade vou tentar colocar bastante material lá.
Lá mostra como funciona essa integração do Flex com o Java, e também mostra isso junto com o MySQL estou terminando um que mostra como integrá-lo com o Java junto com o Hibernate.

Se tiver alguma idéia de tutorial para escrever me manda aqui ou por MP que posso escrever algo específico lá.

E

Pessoal, ajudem um iniciante em Flex por favor…

Eu vi pessoas comentando sobre controle de acesso em Flex.
Estou tentando usar isso mas talvez da forma errada.
O que preciso fazer é o seguinte:
Criar uma tela de login separada da minha aplicação flex. Depois implementei da seguinte forma. Ao clique do botão login, conecto com BlazeDS no banco e verifico o usuário… até aí tudo bem… porém tenho que setar o tempo da sessão do usuário para que se em algum momento ele perder essa sessão por inatividade ou coisa do genero, tenho que retornar o usuário para a tela de login.
Não consegui implementar isso com BlazeDS…

É possível com BlazeDS ou outro framework?

Agradeço desde já

A

vlw RafaelViana vou começar a brincar com ele e a participar do seu blog me ajude! tem msn? email?

A

instalei o builder e agora? eu baixei om sdk mas na instalação do builder não pediu nada sobre sdk. reparei tbm que o sdk não é instalável sendo varias pastas algumas com jars. onde coloco ou aponto, o que faço com o jdk que eu baixei?

R

Cria um novo Flex Project, arraste um botão para a tela (no modo design).
Execute o projeto e você verá que já está funcionando.

F

Arthur,
Espero q lhe seja útil: http://fabiophx.blogspot.com/2009/04/por-onde-comecar.html

[]s

A

RafaelViana:
Cria um novo Flex Project, arraste um botão para a tela (no modo design).
Execute o projeto e você verá que já está funcionando.

blz arrastei e executei e funciona! mas onde entra o SDK nisso? sera que na instalação do FBuilder ele ja instalou?

A

fabiophx:
Arthur,
Espero q lhe seja útil: http://fabiophx.blogspot.com/2009/04/por-onde-comecar.html

[]s

vlw toda ajuda no inicio é bem vinda. ainda mais para poder estar trabalhando com produtod da adobe que no meu ponto de vista são muito bem feitos e visualmente impactante

A

e esse livro compensa comprar?

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2542163&sid=18742181142278708694867&k5=20B0632&uid=

D

A adobe já lançou o flash builder 4, mas acredito que valha a pena pois não mudou muuiittaaa coisa entre as ferramentas, apenas mais funcionalidades e este livro pelo que eu li ele é bem para iniciantes mesmo ou comprar as video aulas do neri, no youtube tem uns exemplos das video aulas dele, eu não comprei do flex mas acredito que valha mais apena do que o livro, porque vem tudo bem mastigado e o preço deve ser similar ao do livro.
Com relação ao SDK, assim que vc instala o flex builder ele já instala o sdk também, o que existe é a possibilidade de vc instalar apenas o SDK e programar flex na unha.

F

Arthur,
No meu blog indico alguns: http://fabiophx.blogspot.com/search/label/Livros, não li nenhum livro ainda de Flex, o pessoal comenta muito bem dos livros do Daniel (autor do livro q vc perguntou), o Flex 4 Cookbook eu comprei o ebook por achar muito bom o conteúdo mas ainda não li.
Documentação boa, só q em inglês é o da própria Adobe, o site para Flex 3 é http://www.adobe.com/support/documentation/en/flex/ para Flex 4 é http://www.adobe.com/devnet/flex/?view=documentation logo no topo seção Core Content.
Mas se quiser investir em livro pega de Flex 4.

Qq coisa estamos aí.

[]s

R

Se manda bem no Ingles nem precisa comprar livros ou video-aulas.

Tem o próprio treinamento da Adobe: http://www.adobe.com/devnet/flex/videotraining/ (eu comecei assim, só que na época o Flex 3)
Muito bom mesmo, e tem a legenda em ingles que ajuda :smiley:

E como o Fábio falou tem a documentação da Adobe que é bem completa, porém na minha opinião acho que é mais para consulta (deve ser cansativo ler ela inteira).

A

saquei mas como seria a programação do flex na unha? como exemplo tem o extjs que tem uma IDE agora paga mas eu sempre utilizei ele olhando na documentação e desenvolvendo no javascript mesmo até prefiro do que a IDE deles. mas e para o flex seria mais ou menos igual ou seria muito mais dificil tipo programar em delphi na mão?

D

programar na unha = programar no notepad++, é mais demorado porém se aprende mais rápido na minha opinião. Mas se vc sempre utilizar um flex builder eu acho que é desnecessário.

J

Olá, estou com o mesmo problema, tenho uma aplicação Flex AIR e uso Java como back end. E agora vendo a Lei PAF-ECF vi exatamente a restrição que o software deve rodar integralmente no cliente. Agora uma dúvida que me surgiu foi a seguinte: Técnicamente utilizamos um banco de dados para a aplicação inteira, ou seja… banco de dados compartilhado, sendo assim, para a homologação todos os componentes deveriam ser instalados na mesma máquina (banco de dados, ECF, PAF ) porém na vida real os componentes poderiam ser distribuídos. Isto seria factível?

[]'s

A

então é a mesma coisa pra o extjs eu acho mais vantajem do que na ferramenta e mais rapido tbm heheh

A

Pessoal, não estou conseguindo usar o Flex + BlazeDS + NetBeans! Tudo que eu acho na net é em relação ao Eclipse!
Tem como usar o NetBeans? veja meus passos mas não deu certo

1 - Criei nova apicação web
2 - Não escolhi nenhum framework
3 - Detro de Paginas Web/WEB-INF coloquei a pasta flex com os xml que veio dentro do blaze e tbm a pasta lib que veio dentro do blaze e subtituí
o web.xml = rodei e executou o Hello World! do jsp padrão (index.jsp) adicionei as libs dentro de bibliotecas tbm.
4- Criei uma classe no pacote de codigo-fonte chamada OlaMundo que retorna uma string
5 - dentro de remoting-config adicionei isso

<destination id="servico">
        <properties>
            <source>OlaMundo</source>
        </properties>
    </destination>

6- criei a pasta flex_src dentro de paginas da web com um arquivo teste.mxml (no net beans não tem ele e nem formata ele de maneira bonita fica igual bloco de notas) e
adicionei isso

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<mx:Application xmlns:mx="http://www.adobe.com/2006/mxml"
layout="absolute">
<mx:RemoteObject id="servico" destination="servico"/>
<mx:TextInput x="269" y="85" width="175"
change="servico.ola(campo.text);" id="campo"/>
<mx:Label x="269" y="115" width="201" id="label1"
text="{servico.ola.lastResult}"/>
</mx:Application>

rodei mas nada aconteceu não deu erro nem nada apenas deu a mensagem Hello World! do jsp o que ta faltando?

D

Oi Arthur.

Aqui tem uma solução (Flash Builder + NetBeans).

http://www.guj.com.br/posts/list/214056.java

[]´s

D

Você deveria verificar a possibilidade de utilizar o eclipse pois o suporte é bem maior, e isso conta muito na minha opinião.

A

vlw vou dar uma olhada

A

muito bom mesmo! super super super super explicado! muito boa sua didática!

Parabéns!!!

D

arthurminarini:
muito bom mesmo! super super super super explicado! muito boa sua didática!

Parabéns!!!

Obrigado :wink:

[]´s

R

AUser:
Olá Galera,

Andando pelo fórum vi muita gente falando besteira sobre Adobe flex. Então nesse tópico me disponho a tirar qualquer dúvida. Sou programador JEE e Flex.

Caso alguém tenha dúvida desde como as licenças do flex funcionam ou qualquer outra coisa, ou queira conhecer as desvantagens, só falar.

grato.

Bom Dia

Estou com seguinte erro!!!

faultCode:Client.Error.MessageSend faultString:‘Send failed’ faultDetail:'Channel.Connect.Failed error NetConnection.Call.Failed: HTTP: Status 404: url: ‘http://187.45.202.55:8080/IncheckDetran/messagebroker/amf

Você Poderia me ajudar

R

“”

R

Provavelmente é um problema no startup da aplicação Java.

Abra essa URL no browser: http://187.45.202.55:8080/IncheckDetran/messagebroker/amf

E verifique se aparece uma página branca.

R

“”

R

“”

R

Você tentou o que lhe falei?

Pessoas assim nem dá vontade de ajudar… Talvez alguém tenha mais paciência.

R

Opa !
Aparece uma pagina em branco…
O caminho é este
http://187.45.202.55:8080/IncheckDetranHO/messagebroker/amf
Utilizo o WebLogic 11
OBS: Localmente a aplicação sobe numa boa…só quando faço o Deploy para o server de Homo ele acontece isso.

Cara, desculpa por algum motivo a msg foi enviada varias veses !
vlw

R

Essa é a URL para acesso: http://187.45.202.55:8080/IncheckDetranHO/

Esse é o erro:

faultCode:Client.Error.MessageSend faultString:‘Send failed’ faultDetail:‘Channel.Connect.Failed error NetConnection.Call.Failed: HTTP: Status 404: url: ‘http://187.45.202.55:8080/IncheckDetran/messagebroker/amf’’

No remote object do login você esqueceu de colocar o HO no final (que é o caminho correto da aplicação)

Esse endereço dá erro: http://187.45.202.55:8080/IncheckDetran/messagebroker/amf (que é o que você tenta acessar ao fazer o login).

R

Muito obrigado cara ! agora foi !
Realmente estava chamando o outro caminho !

foi mais falta de atenção minha mesmo !

MUITO OBRIGADO !

B

Ola ja que vc é programador de flex eu queria saber como eu faço para colocar data no label muito obrigado

R

blackdoidaofudido
Não tenho a sintax de cabeça
mas quando precisei olhei aqui

http://hernandesfx.wordpress.com/2009/09/29/funcoes-de-data-e-hora-no-flex/
(esta nos meus favoritos, hehe)
Espero que ajude !

R

Simples, utilize um DateFormatter e modifique o text da Label.

Editado:

O rovides foi mais rápido rsrs

F

Gostaria de saber sobre alguma ferramenta gratuita em que eu pudesse desenvolver aplicaçoes flex no meu trabalho, pois sou programador JavaEE e gostaria de saber se poderia criar alguns relatorios usando alguma ferramenta gratuita na empresa, pois se tiver que pagar, pelo menos no inicio eles não irão aceitar.

PS: vi que no site da adobe estudantes tem direito a uma licença, gostaria de saber se eu poderia usar essa licença para produzir com o flex builder no meu trabalho.

D

O Flex SDK é gratuíto. Um editor muito usado é o FlashDevelop. Flex não é focado em relatórios. Se quiser desenvolver relatórios em Java com ferramentas livres, uma opção é o JasperReports. No meu blog tem um tutorial bem completo sobre o assunto (http://davidbuzatto.com.br/2010/10/09/jasperreports-trabalhando-com-relatorios-em-java-parte-1/).

A licença é do Flash Builder (IDE para desenvolvimento). Você não pode usar uma licença de estudante para desenvolver algo que tenha fins lucrativos.

[]'s

F

Valeu pela dica Jasper, vou estudar ele depois, mas ainda sim gostaria de usar o flex, mesmo que seja pra imprimir algumas planilhas usando “charts” disponibilizados pelo Flex.

Estava vendo no site da Adobe, possuem estas tres versoes do sdk pra ser baixada:

Free 4 SDK | Open Source Flex 4 SDK | Adobe Add-ons for Open Source Flex 4 SDK

, no caso eu devo usar a versão Open Source, ou posso usar a Free, qual direfença possuem entre elas, tanto do ponto de vista legal como funcional?

M

Boa Tarde!!!

Estou precisando criar uma aplicação onde a mesma terá dois bancos de dados, isso dependendo do Cliente logado, isso é possível?
Estou utilizando Flash Builder 4 + Java + Hibernate, caso conheçam, algum material, tutorial exemplo ou qualquer feedback que me auxilie ficarei grato.

Att
Bruno Sanches

S

pois é

S

talvez

M

MaktubBruno:
Boa Tarde!!!

Estou precisando criar uma aplicação onde a mesma terá dois bancos de dados, isso dependendo do Cliente logado, isso é possível?
Estou utilizando Flash Builder 4 + Java + Hibernate, caso conheçam, algum material, tutorial exemplo ou qualquer feedback que me auxilie ficarei grato.

Att
Bruno Sanches

Alguém???

V

Olá, é possivel sim, porém não tenho nenhum tutorial,

mas vamos lá.

vc precisa criar as conexões,

depois disso,

vc precisa criar um metodo, onde,
se a acao for x, entao o banco tem q ser o x
se for y o banco tem q ser y

é basicamente isso.

tem que ter essa diferença.

é bem simples.

é como vc criar uma aplicação com um banco,
porém vai ter um outro,
e mais um metodo que vai fzer essa seleção de banco.

espero ter ajudado…
abçs
vc vai precisar configurar ou no flex ou no java.
isso.

R

MaktubBruno:
MaktubBruno:
Boa Tarde!!!

Att
Bruno Sanches

Alguém???

Tenho uma aplicação desenvolvida em Flex 3 + Java que trabalha assim atualmente.
Tenha um arquivo para cada configuração do Hibernate e configure uma session factory para cada banco.

M

vitoryudi, de ante mão muito obrigado.
Eu estou perdido é nesse método para criticar as conexões, não estou conseguindo, tem como me passar um feedback, olha como eu faço com um Banco.

No

getSessao(String conectar)
eu passo o arquivo hibernate.cfg.xml que quero conectar, porém não está funcionando.

R

Qual o erro?

Observação 1: Não crie a SessionFactory toda vez, pois é um recurso caro para ser criado.
Observação 2: Como a SessionFactory é static ela é a mesma para todos os clientes. O que aconteceria se dois clientes tentassem criar a SessionFactory ao mesmo tempo?
Observação 3: Por que em um JOptionPane ali no meio? A interface não é em Flex?

Observação 4, mas não menos importante:

FabricaSessoes.close(); return (org.hibernate.classic.Session) FabricaSessoes.openSession();

Como você fecha a factory antes de abrir a sessão ?! Você precisa dela aberta para criar a sessão…

M

RafaelViana:
Qual o erro?

Observação 1: Não crie a SessionFactory toda vez, pois é um recurso caro para ser criado.
Observação 2: Como a SessionFactory é static ela é a mesma para todos os clientes. O que aconteceria se dois clientes tentassem criar a SessionFactory ao mesmo tempo?
Observação 3: Por que em um JOptionPane ali no meio? A interface não é em Flex?

Observação 4, mas não menos importante:

FabricaSessoes.close(); return (org.hibernate.classic.Session) FabricaSessoes.openSession();

Como você fecha a factory antes de abrir a sessão ?! Você precisa dela aberta para criar a sessão…

RafaelViana,

O erro é que a sessão não foi criada, acredito que seja porque estou passando hibernate.cfg.xm por parâmetro e ele não está escutando corretamente, mais pode ser porque estava fechando a factory antes. My fault!!!

Observação 1: Eu coloquei dentro porque estava passando como parâmetro o hibernate.cfg.xml que eu queria conectar, Devo neste caso criar um método para cada sessão?
Observação 2: Eu peguei de um exemplo em uma vídeo aula que assisti e tentei adaptar, para eliminar este problema é retirar o static?
Observação 3: Coloquei apenas para fim de teste, quando estava testando e como ainda não consegui fazer funcionar deixei, mais vou retirar.
Observação 4: My fault…

Desde já muito obrigado.

F

Estou começando os estudos com flex + swiz achei alguns materiais na internet na versao 0.6 funcionou certinho mas agora estou alterando para versao 1.0 e muita coisa mudou na parte de config do framework, voce recomenda o swiz?

N

Pessoal,

acabei de baixar o plugin para eclipse FlashBuilder_4_Plugin_LS10, porém, ao contrário de ser “Next… Finish”, o arquivo é um executável.

O processo de instalação aconteceu sem erros, aparentemente, mas quando abro o eclipse não exista nada sobre Flex.

Alguma idéia?

Obrigado!!

R

Duvida:

Peço que acessem essa aplicação Flex http://beneficiario.fundaplub.com.br.

É o seguinte, quando ele abre em uma tela muito pequena, ou quando se diminui o tamanho da janela, os campos da parte de cima do Forms são “escondidos” pela imagem de cima. Eu verifiquei onde esta o problema: esta no verticalCenter=“0” dos Forms. Se eu apago, os campos não escondem, mas não fica conforme foi solicitado.

Gostaria de saber se existe algum modo de solucionar esse problema.

Abraços e obrigado desde já!

D

Olá, sou novo no Forum, e iniciante em Flex.
Minha duvida é na parte da programaçao mesmo.

Seguinte, estou populando uma combobox com um ArrayCollection de objetos Professor. Mas nao estou conseguindo pegar o objeto selecionado para gravar no banco.
Tentei de varias formas:
listaProfessor.selectedItem
listaProfessor.selectedIndex
listaProfessor.selectedLabel

tentei um for…nao deu certo, talvez eu tenha feito ele de forma errada.

private function percorreProfessor():Object{

for(var cont: int = 0; cont < listaProfessor.length; cont++ ){

if(addProfessor.labelField == listaProfessor[cont][‘nome’]){

var objeto:Object = listaProfessor[cont];		

}	

}

return (objeto);	

}

Se puder, preciso de alguma dica. Abraços!

J

Saudações.
Sou um pouco iniciante em OO, venho do mundinho PROCEDURAL.
Tenho algumas dúvidas sobre a integração FLEX 3 + PROGRESS 4GL.
Alguém tem um exemplo do FLEX consumindo um WEBSERVICE e/ou uma dica de como popular um DATAGRID, com o retorno deste WEBSERVICE?.

Já tenho o webservice do PROGRESS rodando no endereço:

http://172.16.1.40/wsindustria/wsintegra/wsdl?targetURI=urn:SiGA

Esse webservice precisa receber um xml mais ou menos com a seguinte estrutura:

<soap:Envelope xmlns:soap=“<a href="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/">http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/</a> xmlns:xsi=“<a href="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance">http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance</a> xmlns:xsd=“<a href="http://www.w3.org/2001/XMLSchema">http://www.w3.org/2001/XMLSchema</a>”>

<a>soap:Body</a>

<ca_sistema xmlns="">INTEGRACAO</ca_sistema>

<ca_usuario xmlns="">USERNAME</ca_usuario>

<ca_operacao xmlns="">CONSULTAR</ca_operacao>

<ca_programa xmlns="">pidws</ca_programa>

<ca_procedure xmlns="">Lista_Produtos</ca_procedure>

<ca_envio xmlns="">

<![CDATA[

]]>

</ca_envio>

</soap:Body>

</soap:Envelope>

O retorno será também um XML.

Muito obrigado.

Y

[b]Olá, estou desenvolvendo meu TCC em Java e preciso fazer uma integração com o flex, comecei a desenvolver a arquitetura SOA, usando o Maven, Hibernate, entre outros, gostaria de saber se é possível fazer esta integração, SOA e Flex, e se tiver algum material do conhecimento de vcs que possam me indicar, ajudaria muito. Obrigado.[/b]

J

Boa tarde.

Estou precisando de alguns exemplos (que alguém já tenha feito) de gráficos.

Me solicitaram um gráfico, aonde vc tem ele fechado por ano, mas você clica no ano e abre mês a mês. Tem alguma coisa desde jeito?

Desde já agradeço.

E boa iniciativa.

Abraços :smiley:

F

Jean,
Recomendo o link:
http://www.adobe.com/devnet-apps/flex/tourdeflex/web/
e
http://help.adobe.com/en_US/flex/using/WS2db454920e96a9e51e63e3d11c0bf69084-7bdf.html

Pelo q entendi vc irá fazer um drill-down, terá um piechart com dados anuais, vc terá q interceptar o click num pedaço ou série (demais gráficos) e remontar o gráfico com dados mensais do ano selecionado. No link acima me lembro q tem um exemplo de ao clicar no pedaço ele é destacado.

[]s

G

bom pessoal sou novo no fórum e tenho algumas duvidas na parte lógica do adobe flex
procurei exsmplos mas não sei como encaixar os exemplos de java na minha aplicação

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>

<mx:Application xmlns:mx=“http://www.adobe.com/2006/mxml” layout=“absolute”>
<mx:Panel x=“41” y=“119” width=“296” height=“218” layout=“absolute” title=“Calculadora”>
<mx:TextInput x=“10” y=“0” width=“256”/>
<mx:Button x=“156” y=“40” label=“9” id=“bt9”/>
<mx:Button x=“229” y=“40” label="/" id=“div”/>
<mx:Button x=“10” y=“40” label=“7” id=“bt7”/>
<mx:Button x=“83” y=“40” label=“8” id=“bt8”/>
<mx:Button x=“156” y=“70” label=“6” id=“bt6”/>
<mx:Button x=“229” y=“70” label="*" id=“multi”/>
<mx:Button x=“10” y=“70” label=“4” id=“bt4”/>
<mx:Button x=“156” y=“100” label=“3” id=“bt3”/>
<mx:Button x=“229” y=“100” label="-" id=“sub”/>
<mx:Button x=“10” y=“100” label=“1” id=“bt1”/>
<mx:Button x=“83” y=“100” label=“2” id=“bt2”/>
<mx:Button x=“156” y=“130” label="=" id=“igual”/>
<mx:Button x=“229” y=“130” label="+" id=“adic”/>
<mx:Button x=“10” y=“130” label=“0” id=“bt0”/>
<mx:Button x=“83” y=“130” label="." id=“ponto”/>
<mx:Button x=“83” y=“70” label=“5” id=“bt5”/>
</mx:Panel>
</mx:Application>

aqui eu consegui colocar os botões mas não sei como colocar os callculos e os ifs.

J

Estude essa parte: http://books.google.com.br/books?id=avHTJuanx-YC&pg=PA13&lpg=PA12&ots=jL4wbhY7yl&hl=pt-BR&output=html_text

C

Bom, aproveitando que deram uma ressuscitada aqui, vou aproveitar para perguntar algo!!

A ultima vez que programei em Flex 4 para web ele ainda era da Adobe, agora é da Apache e muita gente ando falando que ele iria morrer por causa do html 5.

O que vocês acham do Flex agora que foi para a Adobe, deu alguma melhorada, sera que ele vai acabar por causa do html5, tem alguma chance do flex ter alguma alta no mercado novamente ??

Fico com medo do fim dele, pois usei Flex 4 para programar meu sistema de streaming de audio e video pro TCC e agora quero dar continuidade no projeto para vender ele.

O que me agradou agora que esta nas mãos da Apache é que da para instalar o Flex no Linux sem ficar fazendo gambiarras!

Flw!

J

chamuska:
Bom, aproveitando que deram uma ressuscitada aqui, vou aproveitar para perguntar algo!!

A ultima vez que programei em Flex 4 para web ele ainda era da Adobe, agora é da Apache e muita gente ando falando que ele iria morrer por causa do html 5.

O que vocês acham do Flex agora que foi para a Adobe, deu alguma melhorada, sera que ele vai acabar por causa do html5, tem alguma chance do flex ter alguma alta no mercado novamente ??

Fico com medo do fim dele, pois usei Flex 4 para programar meu sistema de streaming de audio e video pro TCC e agora quero dar continuidade no projeto para vender ele.

O que me agradou agora que esta nas mãos da Apache é que da para instalar o Flex no Linux sem ficar fazendo gambiarras!

Flw!

Esqueça o Flex, está fora de cogitação. O Flex como existe hoje dependente do Flash já está morto praticamente no mercado para soluções atuais, devido a não aceitação em browser mobile, que é uma fatia forte da web (intranet ou internet). Do que eu já li foi que a Apache estaria fazendo o Flex gerar HTML5, ficando independente do Flash, mas esses tipos de soluções obscuras que geram código client HTML magicamente não me agradam. Melhor você já partir pro universo HTML5 sob seu controle.

C

javaflex:
chamuska:

Flw!

Esqueça o Flex, está fora de cogitação. O Flex como existe hoje dependente do Flash já está morto praticamente no mercado para soluções atuais, devido a não aceitação em browser mobile, que é uma fatia forte da web (intranet ou internet). Do que eu já li foi que a Apache estaria fazendo o Flex gerar HTML5, ficando independente do Flash, mas esses tipos de soluções obscuras que geram código client HTML magicamente não me agradam. Melhor você já partir pro universo HTML5 sob seu controle.

E como que faz streaming de audio e video com html 5 ??!
Até onde eu sei não tem.

I

Não sei se perguntou sem pesquisar, ou pesquisou e não achou

Pesquisei no google (“Streaming audio html5)” e achou vários resultados, o primeiro deles foi esse:

http://www.rackspace.com/knowledge_center/article/streaming-audio-and-video-with-html-5

Da pra fazer muita coisa com HTML 5, até jogos

C

Não sei se perguntou sem pesquisar, ou pesquisou e não achou

Pesquisei no google (“Streaming audio html5)” e achou vários resultados, o primeiro deles foi esse:

http://www.rackspace.com/knowledge_center/article/streaming-audio-and-video-with-html-5

Da pra fazer muita coisa com HTML 5, até jogos

Ops, esqueci de fala, o streaming não é de um arquivo e sim da webcam e microfone do computador, pra transmissão ao vivo.

Pesquisei agora por isso e parece que existe algo assim(graças a Deus!) com html5! http://www.html5rocks.com/en/tutorials/getusermedia/intro/
Vou testar ele, se executar esse script conectando com o red5 pelo JS ou outra linguagem, cara, ai o Flex morreu, pelo menos pra mim! rsrsrs!

A

Alguém pode me ajudar ? estou tentando configurar um chat, porem tudo que li, fiz, nao dei conta de fazer funcionar, se alguem tiver algum exemplo ou puder me ajudar a fazer a configuracao para funcionar. por favor me ajudem !!!

postei meu codigo no endereço :

http://www.guj.com.br/13176-flex-chat-duvidas-para-configurar

Criado 23 de outubro de 2008
Ultima resposta 20 de jan. de 2014
Respostas 269
Participantes 73