Adobe flex - tire suas dúvidas

269 respostas
A

Olá Galera,

Andando pelo fórum vi muita gente falando besteira sobre Adobe flex. Então nesse tópico me disponho a tirar qualquer dúvida. Sou programador JEE e Flex.

Caso alguém tenha dúvida desde como as licenças do flex funcionam ou qualquer outra coisa, ou queira conhecer as desvantagens, só falar.

grato.

269 Respostas

F

oq exatamente é o flex?

não é uma plataforma de desenvolvimento tipo java, .net, php
não eh um time line tipo flash…

eu realemente me perdi, como ele comunica, acessa banco?

eu pretendo da uma estudada mais adiante … por enqnto do aprendendo java mesmo =p

se as perguntas não forem muito estupidas e tiveres tempo para responder
eu agradeceria XD

A

Olá Filipe,

Flex é uma plataforma de desenvolvimento para camada de View de uma aplicação. Uma grande vantagem que eu vejo nele é que ele é muito mais fácil de dar manutenção e criar do que um HTML da vida. Tudo é composto por MXML (XML, na verdade). Embora você várias vezes vá precisar de uma linguagem de Script chamada ActionScript que está na versão 3.

Mas uma grande parte dos usuários da comunidade acham que adobe Flex é fácil. Mas é fácil fazendo gambiarras, se você for programar em Adobe Flex usando padrões de projeto, deixar tudo bonito, as coisas são mais complicadas.

E um grande atrativo é também a questão do visual do flex que é bem bonitinho.

O flex não acessa Banco de Dados, ele serve apenas para camada de visualização. Mas você pode acessar serviços como WebServices, RemoteObject (AMF), ou HTTPService. Então basicamente você criaria uma aplicação Java rodando em WebService (SOAP, etc) e o Flex acessaria. Para converter para RemoteObject é bem simples, basta usar o BlazeDS. A grande vantagem é que os dados trafegam de forma binária, ou seja, nao tem uma grande carga.