Apenas algumas coisas sobre o GWT e o GXT.
Bem, o que o Jota está mencionando não é gwt-ext que foi mencionado (www.gwt-ext.com), é uma versão do ExtJS feita para o GWT(www.extjs.com).
Quando ao hibernate com o gwt, quando se faz o uso de lazy, por exemplo, ocorre-se um problema de serialização, pois algumas classes do hibernate não são serializaveis, como o LazyInit por exemplo. Para sanar esse problema existe o Hibernate4Gwt, que ao contrário do hibernate, não trabalha com a persistência mas sim na camada de serviço do gwt.
Vale ressaltar que o h4gwt faz uma cópia dos objetos que saem do lado servidor para o cliente, removendo os “lazy” das entidades. Algumas implementações, essas entidade são uma extensão de um BaseModel, que possuí alguns métodos que devem ser definidos para aparecer corretamente na tela [set(“nome_campo”,objeto_valor_campo)].
Como o hibernate define por reflexão (me corrijam se estiver errado) os atributos recuperados da base de dados, esses parâmetros não são definidos, o que faz com que os campos apareçam como “null” na tela. O h4gwt ao fazer essa copia dos elementos, força a definição dos valores pelos métodos de acesso e lá deve ser colocado o método set que mencionei acima.
Uma das coisas que reparei que acontece é o fato de alguns componentes do gxt (extjs) não possuem os métodos set, fazendo com que ao passar pelo h4gwt seus valores não sejam definidos, gerando muitos problemas. A solução ali é gerar um “novo” componente, com todos os métodos para definir valores.
Quanto a tradução, existe a opção de adicionar o arquivo de tradução junto a biblioteca do gwt/gxt, na verdade, não sei outra maneira, mas essa solução com certeza não é algo que me agrada.
Minha opinião sobre o assunto é que, apesar de “facilitar” a construção de sites utilizando ajax, o uso do gxt (extjs) está meio longe de ser algo realmente funcional e 100%, digo isso pois existem várias diferenças em o ExtJS e o Gxt, o que na verdade não era pra ocorrer. Quanto ao Gwt puro, não é lá muito ruim, é difícil no começo, pegar o jeitão das coisas, mas depois que se entende leva-se até que legal as coisas, tem lá suas limitações, mas nada mortal (=
Desculpem se me enrolei todo ali, mas to meio na correria aqui, qualquer coisa, pergunte-me e respondei assim que possível.
Abraços