Olá a todos GUJ!!! Boa noite. Pessoal eu tenho um algoritmo que usa a classe Random que em partes eu consegui fazer e outras coisas(por pouco conhecimento sobre a classe Random) que pede nesse algoritmo eu não consegui resolver. O algoritmo é esse:
Uma fábrica de auto-peças usa uma matriz 4x12 para armazenar a produtividade anual. Cada linha indica uma semana e cada coluna indica um mês. A tabela abaixo ilustra um exemplo desta matriz.
(VER IMAGEM)
Escreva um programa que gere randomicamente esta matriz (valores menores que 90) e em seguida calcule e mostre:
a) O total de peças produzidas em cada mês.
b) A produção do ano.
c) A melhor produção semanal de todas as semanas e, em que semana e em que mês ela ocorreu.
E o que eu consegui fazer foi isso(pode ser que em algumas coisas eu errei nesse algoritmo ou tem uma forma melhor pra mim fazer ele, mas daí eu não sei):
package calc.produção;
import java.util.Random;
public class Producao {
public static void main(String[] args) {
// TODO Auto-generated method stub
int x [] = new int[12]; // x é a quantidade de meses
int y,z; // y é a produção mensal e z a melhor produção semanal
int resultado;
Random gerador = new Random();
for (y = 0; y < x.length; y ++) {
System.out.println(gerador.nextInt(89));
}
}
As minhas dúvidas são:
1 - Como que eu conseguiria fazer o cálculo de produção anual de peças utilizando a classe Random ou para esse cálculo eu precisaria instanciar uma outra classe?
2 - Como também eu conseguiria pegar e mostrar a melhor produção semanal de peças da classe Random?
3 -Como está escrito no meu código acima, eu estou usando o System.out.println pra imprimir os resultados no console, será que não seria melhor usar a classe JOptionPane.showMessageDialog?
Quem pode me ajudar, por favor?
a imagem da tabela que ilustra um exemplo desta Matriz